You are on page 1of 4

Primeira Guerra Mundial

No inicio no do XX as grandes potencias econmicas da Europa estavam disputando por terras que lhes fornecesse matria prima e mercado consumidor. Frana, Alemanha e Inglaterra desencadearam uma srie de tenses que acabou por gerar o grande conflito. Depois da sua unificao a Alemanha adotou uma poltica de expansionismo territorial, eles se associaram ao Imprio AustroHngaro e ao Imprio Otomano, com isso Inglaterra e Frana sentiram sua hegemonia ameaada e formaram com a Rssia uma aliana para evitar esse avano da Alemanha. Essas duas alianas foram fundamentais para desencadear a guerra, pois a Trplice Aliana (Imprio Austro-Hngaro e ao Imprio Otomano e Alemanha) e Trplice Entente (Frana, Inglaterra e Rssia) marcaram a primeira fase da guerra, onde, a hostilidade dessas duas alianas arrastou vrios pases para o conflito. A segunda parte foi conhecida como Guerra das Trincheiras, onde os alemes construram varias trincheiras em solo alemo, nessa poca foram desenvolvidas aramas como metralhadoras e tanques. Em 1915, Japo e Itlia entram na guerra, dando inicio a terceira fase. O Japo, depois de conquistar a China e algumas colnias se retirou da guerra. Os EUA no participavam diretamente da guerra, mas vendiam alimentos, combustvel e produtos industriais para Frana e Inglaterra, porm esses dois pases s pagariam aps a guerra. Mas o a situao estava cada vez pior e os EUA comearam a ficar na defensiva com medo de que a Frana e a Inglaterra no tivessem como pagar pela mercadoria comprada, por isso os EUA fizeram uma grande campanha para entrarem na guerra.

Em 1917, o congresso votou a favor dos americanos declararem guerra contra a Alemanha, pois esta havia afundado alguns navios americanos que levava mercadoria para a Inglaterra. Em 1918 o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, levou a congresso varias propostas de paz que foram feitas ainda em 1917, este congresso ficou conhecido como Programa dos 14 Passos. Aps a revoluo socialista, em maro de 1918, a Rssia assinou um acordo de paz com a Alemanha e se retirou da guerra. Bulgria, o Imprio Turco e o Imprio Austro- Hngaro tambm seguiam o exemplo russo e se retiraram do conflito. Enquanto esses pases se retiravam da guerra a populao alem fazia protesto contra a guerra e quando a Alemanha se tornou uma republica o novo presidente aceitou o fim da guerra. Em 1919, foi realizado a Conferencia de Paris, do qual participaram os 27 pases vencedores da guerra para tomar as decises diplomticas ps-guerra. O Tratado de Versalhes substituir o Programa dos 14 Passos e os vencedores da guerra impuseram 3 penalidades a Alemanha, que foi considerada culpada pela guerra. A Alemanha deveria devolver todas as suas colnias, ela no poderia ter nenhum tipo de fora armada e teria que pagar uma grande indenizao aos pases vencedores. Com isso a Alemanha mergulhou em uma crise econmica muito grande. E a Europa toda passava por uma fase de grandes mudanas, com varias famlias destrudas e milhares de mortos, o desemprego era cada vez maior, surgiram novos pases e alguns imprios se dividiram como o Imprio Austro-Hngaro e o Turco.

Segunda Guerra Mundial O Tratado de Versalhes deixou a Alemanha humilhada, sem suas colnias, sem armamentos e com uma divida enorme com os pases vencedores da Primeira Guerra Mundial, a economia estava toda desestruturada e havia desempregos em massa. Foi nessa Alemanha, totalmente desestrutura que Adolf Hitler comeou a falar de grandeza nacional e da superioridade da raa ariana, segundo ele a culpa da crise em que a Alemanha se encontrava era dos judeus e comunistas. Por meio de propagandas ele criou o Partido Nacional-Socialista, que em 1932 j tinha cerca de 13 milhes de adeptos. Depois da morte do presidente Hindenburg, em 1934, Hitler conseguiu o poder absoluto. Nesse mesmo ano, desrespeitando a lei, estabeleceu um regime totalitrio. Logo depois comeou a um programa de rearmamento, ignorando o Tratado de Versalhes. Hitler queria que a Alemanha passasse de nao de segunda categoria para potncia mundial, mas para isso precisava de terras para expandir seu territrio e para cultivar matria-prima para energia e indstria. Em 1938, as tropas de Hitler atacaram a ustria, sem encontrar oposio, ele agregou o pas ao territrio alemo. Depois da ustria, Hitler agregou ao seu territrio a regio fronteiria da Checoslovquia que era uma regio rica em recursos minerais, possuam um grande exrcito e muitas fbricas de equipamento blico. Quando isso ocorreu o primeiro-ministro britnico foi a Alemanha tentar acalmar Hitler, depois de uma srie de reunies, Hitler ameaava comear uma guerra, a menos que, a regio fronteiria da Checoslovquia fosse definitivamente anexada ao seu territrio. Quebrando a sua promessa, posteriormente Hitler invadiu a Checoslovquia inteira. Depois que invadiu a Polnia, Inglaterra e Frana declararam guerra contra a Alemanha. Porm, essa declarao veio um pouco tarde, a Alemanha j era uma enorme potencia e possua o melhor exercito blico da Europa.

O exercito nazista ganhava batalha aps batalha, todos os seus oponentes eram reprimidos pela rapidez dos ataques alemes. O exercito alemo destrua todas as regies que conquistavam, fazendo questo de desarmar todos os derrotados, o nico lugar que Hitler no destruiu foi a Frana, que serviria para seus amigos mais prximos como uma colnia de frias.

You might also like