You are on page 1of 10

A enxaqueca uma doena crnica caracterizada por crises de dor de cabea auto-limitadas devido a uma disfuno transitria do crebro.

. A dor geralmente do tipo pulstil, latejante; tipicamente em um lado da cabea, acompanhada de nusea, s vezes vmitos, e sensibilidade luz e sons. uma das cefalias mais comuns na populao geral, presente de 10 a 20% dos indivduos. uma das cefalias mais incapacitantes, responsvel por uma mdia de 4 dias de trabalho perdidos por ano nas pessoas acometidas. No existe cura para a enxaqueca, mas tratamentos modernos levam a um timo controle da doena, bem como rpido alvio das crises de enxaqueca.

Apoio:

A enxaqueca uma doena bastante comum na populao geral. So acometidas aproximadamente 20% das mulheres e 10% dos homens, mas em determinadas faixas etrias, principalmente na fase mais produtiva, entre 30 e 50 anos, pode acometer ate cerca de 30% das mulheres. A enxaqueca mais comum em pessoas da raa branca, seguida pela raa negra, e menos comum em orientais. A enxaqueca responsvel por uma perda mdia de 4 dias de trabalho por ano nas pessoas acometidas, sendo uma das principais causas de falta ao trabalho. O impacto da enxaqueca tambm atinge atividades familiares, sociais e escolares. O seu custo indireto estimado em 13 bilhes de dlares por ano nos estados unidos. Apesar do grande impacto na sociedade, a enxaqueca ainda uma doena pouco diagnosticada, muitas pessoas so acometidas mas no sabem. Por isso, a maioria dos enxaquecosos no recebem tratamento adequado para as suas dores de cabea. Enxaqueca uma doena multifatorial. Fatores genticos, ambientais (stress, poluio, barulho, mudanas climticas, odores), dietticos (glutamato monossdico (aji-no-moto), nitratos (presente em salsichas, salames), aspartame, cafena (caf, cha, coca-cola), lcool (vinho tinto) e jejum); hormonais (ovulao, menstruao, plula anticoncepcional) e irregularidade dos padres de sono so implicados como mecanismos causadores da enxaqueca. Vrios tipos de enxaqueca existem. Enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura, enxaqueca basilar, enxaqueca oftalmoplgica, enxaqueca hemiplgica familial, enxaqueca retiniana, status enxaquecoso, enxaqueca complicada e enxaqueca transformada (cefalia crnica diria) so os tipos descritos. Enxaqueca sem aura a forma mais comum de enxaqueca, na maioria das vezes o que popularmente se chama enxaqueca. A durao das crises de 4 a 72 horas, e so necessrias 5 crises para considerarmos o diagnstico de enxaqueca Os sintomas presentes na enxaqueca sem aura incluem a dor do tipo pulstil, de moderada a forte intensidade, tipicamente em um lado da cabea. A cefalia piora com atividades habituais e acompanhada de sensibilidade a luz, barulho e cheiros, enjo, e por vezes vmitos. Enxaqueca com aura. Apresenta as mesmas caractersticas da enxaqueca sem aura, porm, fenmenos visuais como luzes, pontos escuros, figuras geomtricas e at a perda de uma parte do campo visual so descritas. A enxaqueca apresenta quatro fases distintas: prdromo, aura, cefalia e resoluo/psdromo. Prdromo, ou fase premonitria, consiste no Apoio:

perodo anterior a cefalia, podendo ser de dias precedendo a crise de enxaqueca. Mais de 50% dos pacientes apresentam sintomas premonitrios como fadiga, bocejos, reteno de fluido, dor muscular, desejo para determinadas comidas (chocolates, carbohidratos), alterao de humor. Acredita-se que boa parte destes sintomas so mediados pelo sistema dopaminrgico, e que medicaes antidopaminrgicas podem evitar a crise de enxaqueca. Diminuio da serotonina tambm ocorre na fase prodrmica. A aura enxaquecosa definida por uma disfuno neurolgica transitria originada no crtex cerebral (camada mais externa do crebro) ou no tronco cerebral (base do crebro, rea de controle de funes vitais do organismo). A aura geralmente precede a crise de enxaqueca, mas tambm pode acompanh-la. Em raras ocasies, pacientes podem apresentar auras sem cefalia. A Aura na maioria das vezes visual, ou seja, pontos luminosos, linhas em zig-zag, pontos escuros. Podem ocorre outros tipos de aura, como as auras motoras (perda de fora) ou sensitivas (formigamento ou perda da sensibilidade) geralmente em um brao, perna, face ou todo lado do corpo. A durao da aura e geralmente de 5 a 60 minutos, mas pode ser prolongada (mais que 60 minutos) ou curta (menos que 5 minutos). Auras ocorrem em cerca de 15% dos pacientes com enxaqueca, e so estes diagnosticados como enxaqueca com aura. A fase da cefalia certamente a que mais incapacita o sofredor de enxaqueca. A crise tpica apresenta a caracterstica dor pulstil (latejante), localizao em apenas um lado da cabea (unilateral), piora da dor com esforo fsico, dura de 4 a 72 horas. Apresenta nusea, vmitos, sensibilidade a luz, sons e cheiros associados a dor. A intensidade da dor moderada para forte, e a crise causa grande impacto na vida do paciente, com perda da capacidade para atividades habituais. A fase posterior cefalia, a fase de resoluo ou posdrmica caracterizada por intolerncia a alimentos, cansao, dificuldade em concentrao, e dolorimento muscular, esta fase pouco estudada no campo da cefalia, mas acredita-se que ela resulta da recuperao do organismo posterior a dor de cabea. A enxaqueca diagnosticada atravs das suas caractersticas clnicas, associada a um exame fsico e neurolgico realizado pelo seu mdico, para descartar a presena de doenas outras que podem caus-la. No h ate o momento nenhum teste para diagnosticar a enxaqueca. A Sociedade Internacional de Cefalia publicou em 1988 critrios diagnsticos para enxaqueca e revisou recentemente (2004). O seu mdico baseia-se nestas informaes para fazer o diagnstico de enxaqueca. Enxaqueca sem aura A - Pelo menos 5 crises preenchendo critrios B-D Apoio:

B - Crise de cefalia durando 4 a 72 horas (no tratadas ou tratadas sem sucesso) C - A cefalia tem no mnimo duas das seguintes caractersticas: 1. Localizao unilateral 2. Qualidade pulstil 3. Intensidade moderada ou severa 4. Agravada por atividade fsica rotineira D - Durante a cefalia, h no mnimo um dos seguintes sintomas: 1. Nuseas e/ou vmitos 2. Sensibilidade luz e barulho E - No ha evidncia no exame fsico ou histria clnica que sugira outra doena clnica ou neurolgica.

Enxaqueca com aura A - Pelo menos 2 crises que satisfaam o critrio B B - Pelo menos 3 das 4 caractersticas seguintes: 1. Um ou mais sintomas de aura totalmente reversveis que indicam disfuno focal cortical e/ou do tronco cerebral 2. Pelo menos um sintoma de aura que se desenvolva gradualmente em mais de 4 minutos, ou dois ou mais sintomas que ocorram em sucesso 3. Nenhum sintoma da aura que dure mais de 60 minutos 4. A cefalia segue a aura com um intervalo livre inferior a 60 minutos

Uma srie de evidncias ligam as cefalias, particularmente a enxaqueca, e os hormnios sexuais femininos, estrgeno e progesterona. A enxaqueca na mulher influenciada por diversas mudanas hormonais ao longo da vida, tais como, a menarca, menstruao, uso de contraceptivos orais, gravidez, puerprio, menopausa e terapia de reposio hormonal. A enxaqueca mais freqente nas mulheres (18%) do que em homens (6%), numa razo de 3:1, porm, em crianas na fase pr-puberal, esta diferena no existe. As crises de enxaqueca esto ligadas ao perodo menstrual em 60% das vezes, e ocorrem exclusivamente neste perodo em 14% dos casos. Enxaquecas pr-menstruais podem tambm fazer parte da sndrome pr-menstrual. A enxaqueca pode piorar na gravidez, durante o primeiro trimestre, e, embora a maioria das gestantes fiquem livres de dor de cabea nos segundo e terceiro trimestres, 25%

das mulheres no apresentam qualquer mudana nas crises durante a gravidez. A enxaqueca menstrual tipicamente melhora durante a gravidez, potencialmente por causa dos altos nveis mantidos de estrgeno. A terapia de reposio hormonal pode exacerbar as crises de enxaqueca, assim como o uso de contraceptivos orais. A prevalncia da enxaqueca diminui com a idade, mas na menopausa pode ocorrer uma piora. O tratamento das cefalias em geral dividido em dois tipos: o tratamento agudo (para aliviar a crise de dor de cabea) e o tratamento preventivo (para evitar o aparecimento das cefalias). Tanto o tratamento agudo quanto o preventivo pode envolver remdios (medicamentoso / farmacolgico) ou no (no medicamentoso / farmacolgico A meta do tratamento agudo promover o alvio da dor o mais rpido possvel, sem efeitos colaterais. Outras questes importantes no tratamento da crise a comodidade da via de administrao do remdio (sublingual, via retal, via oral, injetvel), a taxa de recorrncia (retorno da dor de cabea em 24 horas), e o custo do tratamento. No entanto, no h nenhuma medicao perfeita. Alvio imediato pode no acontecer, efeitos colaterais podem ocorrer, por vezes necessrio o uso de medicaes injetveis, a dor de cabea pode voltar no dia seguinte, e o custo dos remdios pode ser alto. Por isso, pacientes e mdicos devem se preparar para escolher qual a melhor estratgia para o tratamento da crise de dor de cabea.
Analgsicos comuns

Analgsicos comuns ou simples, so medicamentos que geralmente no precisam de receita mdica, e que so encontrados facilmente em supermercados, bares e lanchonetes. Os mais comuns so o ACETOMINOFENO ou PARACETAMOL, cujo nome comercial tylenol, e a DIPIRONA, com vrias formulaes comerciais, Doril, Anador, Cibalena. Muitos analgsicos apresentam tambm em suas frmulas a cafena. O custo destes medicamentos baixo, so teis para crises de intensidade leve a moderada, apresentam poucos efeitos colaterais, mas no so eficazes para crises de enxaqueca mais intensas. H um grande potencial de cefalia rebote com o uso excessivo de analgsicos (mais que 3 vezes por semana).
Antiinflamatrios

So medicamentos usados para dor em geral. Eles agem em uma substncia chamada prostaglandina, diminuindo a inflamao. Vrios antiinflamatrios so usados para cefalias, tais como DICLOFENACO, INDOMETACINA, NAPROXENO, ASPIRINA. So eficazes no tratamento das crises de cefalia, mas apresentam efeitos colaterais indesejveis na mucosa do estomago e rins. A INDOMETACINA uma medicao especial para dores de cabea. Alguns tipos de cefalias apresentam uma resposta imediata e duradoura a indometacina, so as cefalias indometacino-responsivas (Hemicrania continua, hemicrania paroxstica crnica, cefalia do esforo, cefalia da tosse, cefalia da atividade sexual, cefalia em pontadas). NOVOS ANTIINFLAMATRIOS (INIBIDORES DA COX-2) Etoricoxib (ARCOXIA) e Celecoxib (CELEBRA) so novos antiinflamatrios cuja

ao e mais especfica para dor, causa menos lcera gstrica e sangramento. O preo, no entanto, maior que outros antiinflamatrios convencionais. Recente polmica quanto segurana deste anti-inflamatrios fez com que duas substncias desta mesma classe fossem retiradas do mercado, o valdecoxib (BEXTRA) e Rofecoxib (VIOXX). ERGOTAMINAS Ergotaminas so medicaes antigas para cefalias, particularmente enxaquecas, cuja resposta muito boa em alguns casos. Apresenta efeitos colaterais indesejveis como vasoconstrio arterial e nusea. Algumas ergotaminas apresentam preparaes com cafena. So medicaes com grande potencial de causar cefalia rebote. Exemplos desta classe de medicaes so: Cefalium, Cefaliv, ormigrein, Migrane, Parcel, Tonopan e dihydergot. TRIPTANS Os triptans so medicaes criadas especificamente para o tratamento das enxaquecas. Elas agem nos receptores de serotonina, melhorando a crise de enxaqueca mais rapidamente, com menos efeitos colaterais que as ergotaminas. O primeiro remdio lanado foi o SUMATRIPTANO. Recentemente, outros novos triptans como o RIZATRIPTAN, ZOLMITRIPTAN e NARATRIPTAN esto disponveis. Apesar de eficazes, o preo dos triptans considerado ainda alto.
Agudo no medicamentoso

Alm dos remdios, algumas outras estratgias podem ser usadas para o alvio mais efetivo da crise de dor de cabea. A aplicao de uma compressa fria, ou gelo na regio cervical e/ou frontal pode ajudar no alvio da dor. Pessoas com intensa ansiedade na hora da crise, acabam entrando em desespero, chorando, hiperventilando (respirando aceleradamente), o que causa piora dos sintomas da crise de cefalia. Para tais condies, o treinamento de tcnicas de relaxamento pode reduzir e at abolir um nmero considervel de crises, porm, preciso um esforo pessoal do paciente maior. o principal tratamento das dores de cabea, o tratamento preventivo, tambm conhecido como profiltico, visa evitar as crises, torn-las menos intensas, menos freqentes, e mais responsivas ao tratamento agudo. Expectativas realistas para o tratamento so necessrias, reduo das crises em 50% acontecem na maioria dos casos. ANTIDEPRESSIVOS Mais de 20 diferentes tipos de antidepressivos existem, divididos em vrias classes (tricclicos, inibidores da MAO, inibidores da recaptao de serotonina, serotonina e noradrenalina, serotonina e dopamina) porm poucos so sabidamente eficazes no tratamento das cefalias. A medicao mais usada e com comprovao cientfica mais ampla a AMITRIPTILINA, um antidepressivo tricclico, cujos principais efeitos colaterais so sonolncia (til para pacientes com insnia), e boca seca. uma medicao utilizada para depresso, vrios tipos de dor, Apoio:

ansiedade, insnia, sndrome do clon irritvel e fibromialgia. Outros antidepressivos so usados para o tratamento da enxaqueca, cefalia do tipo tensional e cefalia crnica diria, porm apenas os tricclicos tem sabida eficcia. OS antidepressivos so : NORTRIPTILINA, IMIPRAMINA, DOXEPINA (classe dos tricclicos); FLUOXETINA, CITALOPRAM, SERTRALINA, PAROXETINA, FLUVOXAMINA (classe dos inibidores da recaptao da serotonina); BUPROPRION, AMINEPTINA (inibidores da noradrenalina e dopamina); MIRTAZAPINA, NEFAZODONE, VENLAFAXINA, ROLIPRAM (inibidores da recaptao da noradrenalina) FENELZINE, TRANILCIPRAMINE (inibidores da MAO). Recentemente foi lanada a medicao antidepressiva DULOXETINA, com ao equilibrada de dois neurotransmissores: a serotonina e a noradrenalina, os resultados so promissores. NEUROMODULADORES So tambm conhecidas como anticonvulsivantes, medicaes originalmente usadas para epilepsia, mas que so timos preventivos para enxaqueca. O primeiro e mais usado o CIDO VALPRICO. Efeitos colaterais mais comuns so tremores e aumento de peso. TOPIRAMATO tambm vem sendo usado com eficcia para o tratamento da enxaqueca, e uma das nicas medicaes que podem induzir a perda de peso, porm podem apresentar distrbios cognitivos e formigamentos como efeitos colaterais. A GABAPENTINA tambm pode ser eficaz na preveno da enxaqueca. Outros anticonvulsivantes como a LAMOTRIGINA, CARBAMAZEPINA E HIDANTONA so eficazes para dores do tipo nevrlgicas (dores faciais, neuralgia do trigmeo). Novos anticonvulsiovantes como o LEVATIRACETAM e a ZONIZAMIDA tem o potencial de tambm agirem no controle da dor. BETABLOQUEADORES So uma das classes de medicaes mais antigas no tratamento da enxaqueca e tambm eficazes. So tambm usados no tratamento da hipertenso arterial. O PROPRANOLOL e o ATENOLOL so os mais usados, com boa eficcia. Efeitos colaterais so cansao e depresso. Betabloqueadores so contraindicados em pacientes com asma. Outros betabloqueadores como o NADOLOL, PINDOLOL e METOPROLOL podem tambm ser usados. BLOQUEADORES DO CANAL DE CLCIO Uma das teorias para as causas da enxaqueca a de que ocorre um distrbio dos canais de clcio (parte da clula nervosa). Medicaes que bloqueiam este sistema atuam bem na preveno da enxaqueca. A mais usada a FLUNARIZINA, mas outras medicaes como o VERAPAMIL tambm so utilizadas, especialmente no tratamento de

enxaquecas hemiplgicas (com perda de fora em um dos lados do corpo) e nas cefalias em salvas. OUTROS RIBOFLAVINA (vitamina B2) e MAGNSIO tem sido usados tambm com sucesso na profilaxia da enxaqueca. MELATONINA pode tambm ser muito eficaz na enxaqueca quando h tipos especficos de distrbio do sono envolvidos, e na maioria dos pacientes com cefalia em salvas. A toxina botulnica pode ser tambm utilizada. PREVENTIVO NO FARMACOLGICO Vrias estratgias no medicamentosas sabidamente melhoram o controle das cefalias. Identificar e evitar os fatores desencadeantes, no ficar longos perodos sem alimentao, no fumar, evitar o stress, ter um sono regular so teis no controle das crises de dor de cabea. Fazer exerccios regularmente pode tambm reduzir sensivelmente o nmero de crises. Quando ansiedade, ou depresso, ou crises de pnico, ou fases de mania esto presentes, a psicoterapia cognitiva aumenta o grau de controle das cefalias. Outras estratgias como o biofeedback, a hipnose so tambm teis em alguns casos. Acupuntura pode ajudar, e o uso de fitoterpicos e outros tratamentos no esto ainda bem estudados. o principal tratamento das dores de cabea, o tratamento preventivo, tambm conhecido como profiltico, visa evitar as crises, torn-las menos intensas, menos freqentes, e mais responsivas ao tratamento agudo. Expectativas realistas para o tratamento so necessrias, reduo das crises em 50% acontecem na maioria dos casos. ANTIDEPRESSIVOS Mais de 20 diferentes tipos de antidepressivos existem, divididos em vrias classes (tricclicos, inibidores da MAO, inibidores da recaptao de serotonina, serotonina e noradrenalina, serotonina e dopamina) porm poucos so sabidamente eficazes no tratamento das cefalias. A medicao mais usada e com comprovao cientfica mais ampla a AMITRIPTILINA, um antidepressivo tricclico, cujos principais efeitos colaterais so sonolncia (til para pacientes com insnia), e boca seca. uma medicao utilizada para depresso, vrios tipos de dor, ansiedade, insnia, sndrome do clon irritvel e fibromialgia. Outros antidepressivos so usados para o tratamento da enxaqueca, cefalia do tipo tensional e cefalia crnica diria, porm apenas os tricclicos tem sabida eficcia. OS antidepressivos so : NORTRIPTILINA, IMIPRAMINA, DOXEPINA (classe dos tricclicos); FLUOXETINA, CITALOPRAM, SERTRALINA, PAROXETINA, FLUVOXAMINA (classe dos inibidores da recaptao da serotonina); Apoio:

BUPROPRION, AMINEPTINA (inibidores da noradrenalina e dopamina); MIRTAZAPINA, NEFAZODONE, VENLAFAXINA, ROLIPRAM (inibidores da recaptao da noradrenalina) FENELZINE, TRANILCIPRAMINE (inibidores da MAO). Recentemente foi lanada a medicao antidepressiva DULOXETINA, com ao equilibrada de dois neurotransmissores: a serotonina e a noradrenalina, os resultados so promissores. NEUROMODULADORES So tambm conhecidas como anticonvulsivantes, medicaes originalmente usadas para epilepsia, mas que so timos preventivos para enxaqueca. O primeiro e mais usado o CIDO VALPRICO. Efeitos colaterais mais comuns so tremores e aumento de peso. TOPIRAMATO tambm vem sendo usado com eficcia para o tratamento da enxaqueca, e uma das nicas medicaes que podem induzir a perda de peso, porm podem apresentar distrbios cognitivos e formigamentos como efeitos colaterais. A GABAPENTINA tambm pode ser eficaz na preveno da enxaqueca. Outros anticonvulsivantes como a LAMOTRIGINA, CARBAMAZEPINA E HIDANTONA so eficazes para dores do tipo nevrlgicas (dores faciais, neuralgia do trigmeo). Novos anticonvulsiovantes como o LEVATIRACETAM e a ZONIZAMIDA tem o potencial de tambm agirem no controle da dor. BETABLOQUEADORES So uma das classes de medicaes mais antigas no tratamento da enxaqueca e tambm eficazes. So tambm usados no tratamento da hipertenso arterial. O PROPRANOLOL e o ATENOLOL so os mais usados, com boa eficcia. Efeitos colaterais so cansao e depresso. Betabloqueadores so contraindicados em pacientes com asma. Outros betabloqueadores como o NADOLOL, PINDOLOL e METOPROLOL podem tambm ser usados. BLOQUEADORES DO CANAL DE CLCIO Uma das teorias para as causas da enxaqueca a de que ocorre um distrbio dos canais de clcio (parte da clula nervosa). Medicaes que bloqueiam este sistema atuam bem na preveno da enxaqueca. A mais usada a FLUNARIZINA, mas outras medicaes como o VERAPAMIL tambm so utilizadas, especialmente no tratamento de enxaquecas hemiplgicas (com perda de fora em um dos lados do corpo) e nas cefalias em salvas. OUTROS RIBOFLAVINA (vitamina B2) e MAGNSIO tem sido usados tambm com sucesso na profilaxia da enxaqueca. MELATONINA pode tambm ser muito eficaz na enxaqueca quando h tipos especficos de

distrbio do sono envolvidos, e na maioria dos pacientes com cefalia em salvas. A toxina botulnica pode ser tambm utilizada. PREVENTIVO NO FARMACOLGICO Vrias estratgias no medicamentosas sabidamente melhoram o controle das cefalias. Identificar e evitar os fatores desencadeantes, no ficar longos perodos sem alimentao, no fumar, evitar o stress, ter um sono regular so teis no controle das crises de dor de cabea. Fazer exerccios regularmente pode tambm reduzir sensivelmente o nmero de crises. Quando ansiedade, ou depresso, ou crises de pnico, ou fases de mania esto presentes, a psicoterapia cognitiva aumenta o grau de controle das cefalias. Outras estratgias como o biofeedback, a hipnose so tambm teis em alguns casos. Acupuntura pode ajudar, e o uso de fitoterpicos e outros tratamentos no esto ainda bem estudados. Se a cefalia uma experincia de quase todo ser humano e a nutrio elemento crucial na vida de todo ser vivo, a interao dos dois temas naturalmente ampla e complexa. Mitos e verdades circundam estes tpicos, vamos esclarecer a seguir. Vamos abordar as diferentes tipos de cefalias que so originadas ao se consumir determinados alimentos, os diversos fatores desencadeantes alimentares em enxaqueca, e os recentes achados de suplementaes vitamnicas como tratamento para a enxaqueca. Tipos curiosos de cefalias ligadas a alimentao so descritos. A
Cefalia do Sorvete, ou cefalia por estmulo frio, originada aps o

Apoio:

consumo de sorvetes, havendo um estmulo das estruturas da boca e garganta levando dor de cabea, uma cefalia benigna, cujo tratamento consiste na retirada do estmulo frio, da ingesta sorvete. A Cefalia do Restaurante Chins, ou cefalia secundria a ingesta de glutamato monossdico, tambm conhecido como agi-no-moto, tambm descrita. Ocorre uma cefalia aps o consumo desta substncia, muito usada na culinria chinesa. O glutamato um aminocido excitatrio do sistema nervoso central que faz com que o sistema de dor esteja mais excitvel e propenso a crises. Vrios so os fatores desencadeantes alimentares de crises de enxaqueca, mas muito mais frequentes so os mitos relacionados a eles. Podemos dizer que existem trs grandes fatores alimentares que causam enxaquecas: o jejum, as bebidas alcolicas e a alta ingesta de cafena

MITOS E VERDADES. Jejum um dos mais frequentes desencadeadores de enxaqueca, juntamente com o stress. Bebidas alcolicas todas causam cefalia, porm os vinhos tintos so mais provveis de provocar a dor devido ao seu contedo de taninos. A relao lcool enxaqueca dose dependente, se a bebida for consumida em grande quantidade as chances so maiores da conhecida ressaca. Admite-se que um consumo de mais de 200 mg de cafena por dia torna um indivduo mais susceptvel para ter crises de enxaqueca, isto significa o uso de trs cafs expressos por dia, ou cerca de cinco xcaras de caf coado, ou cinco latas de cocacola. Alm disso o uso de cafena aps as 18 hs desestrutura o ritmo normal de sono, o que tambm pode causar enxaqueca. Uma outra sndrome a cefalia da retirada da cafena, que acontece quando no final de semana a tomada de caf em grandes quantidades durante a semana parada. Uma lista grande de outros alimentos provocadores de cefalia existem, como adoantes, leite, queijos fortes, frutas ctricas, nozes, banana, feijo, doces, salsicha, condimentos, pimenta, mas no h evidncia cientfica que dietas ou mesmo que a busca ativa de desencadeantes quando eles no so relatados pelo paciente resulte em algum benefcio clnico. Por ltimo vamos comentar sobre os produtos nutricionais que podem ser usados na preveno da enxaqueca. Recentemente alguns estudos controlados com placebo mostram que a RIBOFLAVINA, a vitamina B2, em altas doses significativamente eficaz na profilaxia da enxaqueca. Da mesma forma, o Magnsio e a Coenzima Q 10 tambm se mostraram eficazes. O mecanismo pelo qual estes produtos agem na enxaqueca incerto mas possvel que ocorra estabilizao de membrana celular e melhora da funo mitocondrial. Outra substncia que age favoravelmente na enxaqueca a MELATONINA. Estudos mostram que seus nveis esto diminudos na enxaqueca e que sua suplementao eficaz na preveno da enxaqueca.

You might also like