You are on page 1of 4

Direito das Obrigaes Turma B / Exame final / 31 de Maio de 2011 Durao: 2h

I Antnio, proprietrio do andar X, prometeu vender o imvel a Bento (e este a compr-lo) por 250 000 . Aquando da celebrao do contrato-promessa, Bento entregou a Antnio 25 000 . Ficou marcada a escritura pblica para 1 de Junho de 2011. No dia 20 de Maio, Bento telefonou a Antnio comunicando que, em razo da actual crise financeira que se vive no pas, no consegue obter crdito para a aquisio da casa em questo em nenhum Banco. No dia 23 de Maio de 2011, Antnio enviou uma carta a Bento comunicando que resolvia o contrato-promessa. a) Pronuncie-se sobre a validade da resoluo. (3) b) Sendo a resoluo vlida, Antnio pode recusar-se a devolver os 25 000 ? (2) c) Bento invoca o facto de o incumprimento se dever recusa de os bancos lhe emprestarem a quantia necessria para a aquisio da casa. Considera procedente este argumento? (2)

II Carlos comprou a Daniel um frigorfico marca X, modelo Y, tendo ficado acordado que o frigorfico era uma prenda de Carlos a Eduarda (sobrinha daquele). Daniel, que recebeu logo o preo, informou o comprador (Carlos) que o frigorfico daquela marca e modelo ainda se encontrava no armazm do importador, em Santarm, mas que chegaria dentro de trs dias. No dia seguinte, em razo do temporal que assolou a regio de Santarm, o armazm do importador ficou inundado e os frigorficos irremediavelmente estragados. a) Daniel, invocando a intemprie e a destruio dos frigorficos por causas naturais, no entrega o frigorfico e no devolve o preo. Quid iuris? (2) b) Daniel, pela razo mencionada, entregou um frigorfico de marca e modelo diferente, mas de preo equivalente. Eduarda, que no conhecia os termos da compra ajustada pelo tio, aceitou. Quid iuris? (2) c) Daniel apresentou-se junto de Eduarda, esclarecendo que no tinha possibilidade de fornecer um frigorfico da marca e modelo acordado com

Carlos, mas entregava-lhe uma mquina de lavar. Eduarda aceitou. Quid iuris? (2) d) Daniel vendeu a sua loja de electrodomsticos a Francisco e comunicou a Carlos e Eduarda que as questes relacionadas com a venda do frigorfico deviam ser resolvidas com o novo proprietrio da loja (Francisco). Quid iuris? (2)

III Comente a seguinte afirmao: A distino entre prestaes de meios e de resultado assenta num critrio conceptualista. (3)

Acrescem 2 valores de apreciao geral.

Tpicos de correco

I a) A resoluo, para ser vlida, pressuporia que o incumprimento de uma prestao por parte do promitente comprador, alm de revestir gravidade, fosse definitivo. A prestao teria de ser cumprida a 1 de Junho, pelo que a resoluo em data anterior (23 de Maio) deveria encontrar justificao na declarao de Bento, entendida como declarao inequvoca de no cumprimento definitivo. Depende do sentido que se retire da declarao negocial, atentas as regras de interpretao; admite-se que o sentido seja de uma pura declarao de no cumprimento, mas possvel um entendimento diverso. Sendo uma verdadeira declarao antecipada de no cumprimento, havia ainda que justificar o incumprimento em data anterior ao do vencimento, no estando preenchidos os pressupostos da perda do benefcio do prazo. b) Sim, a quantia devia ser entendida como sinal (art. 441.) e no devolvida pelo promitente vendedor nos termos gerais do sinal (art. 442.). Pode contudo discutir-se da aplicabilidade do art. 812. e se 25 000 no seria um valor exorbitante em razo do dano. c) Ainda que os comportamentos de terceiros sejam invocveis como justificao de falta de culpa do devedor (art. 799.) e que, por via de regra, o devedor no responde se no tiver culpa no incumprimento, a situao descrita no integra um comportamento de terceiro excludente da culpa do devedor. Trata-se de um risco de mercado que no exime de culpa o devedor.

II a) Foi vendido um frigorfico, como coisa genrica, pelo que no se transferiu o direito (art. 408.) nem o risco (art. 796.). Havendo perecimento do gnero no havia mais frigorficos daquela marca e modelo , estar-se- perante uma hiptese de impossibilidade, devendo o preo ser restitudo nos termos prescritos para o enriquecimento sem causa (art. 795.). Admitindo que outro importador tem frigorficos daquela marca e modelo, o vendedor continua adstrito a cumprir. b) A entrega de prestao diversa da acordada poderia ser aceite pelo credor como ocorreu , contudo tal aceitao s vlida de o credor conhecia a

divergncia. O desconhecimento da divergncia justificado pelo facto de haver um contrato a favor de terceiro (Eduarda). Trata-se, assim, de um cumprimento defeituoso (eventualmente de um aliud), sujeito ao regime comum desta modalidade de no cumprimento. c) A aceitao de uma prestao diferente conhecendo o credor a situao pode corresponder a uma dao em cumprimento. d) A venda da loja em princpio trespasse com activos e passivos pode implicar a cesso da posio contratual dos vnculos ajustados pelo alienante para o adquirente. A ser uma cesso da posio contratual faltaria o consentimento da parte cedida (Carlos / Eduarda). Sendo cesso da posio contratual, por via de regra, importaria distinguir efeitos anteriores e posteriores cesso; no caso, o incumprimento antecedia a cesso, pelo que seria necessrio atender a um eventual efeito retroactivo.

III Fazendo a distino entre prestaes de meios e de resultado, e depois de indicar exemplos, pode concluir-se, ultrapassando o conceptualismo jurdico, que, tendo em conta a boa f, no h puras prestaes de meios e de resultado.

You might also like