You are on page 1of 2

PSORASE - ABC da Sade

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?353

PSORASE
O que ?
A psorase uma doena inflamatria da pele, benigna, crnica, relacionada transmisso gentica e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da populao mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o incio seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalncia: antes dos 30 e aps os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Como se desenvolve?
uma doena no contagiosa, multignica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos. Pode aparecer sob diferentes formas clnicas e diferentes graus da doena. descrito 30% de incidncia familiar. O desencadeamento pode ocorrer em qualquer idade, motivado por influncia do meio, alguns medicamentos ou estresse. Em pessoas com histria familiar, o incio parece ser mais precoce.

O que se sente?
As leses so muito tpicas, com perodos de exacerbaes e remisses, localizados principalmente em superfcies de extenso como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mos, sola dos ps (reas de maior traumatismo). Os quadros de psorase recebem sua denominao conforme sua localizao e aspecto:

Psorase Vulgar:
Placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns (couro cabeludo, cotovelos, joelhos, por exemplo).

Psorase invertida:
Leses mais midas, localizadas em reas de dobras (embaixo das mamas, rea genital, entre ndegas).

Psorase Gutata:
Leses em forma de gotas associadas a processos infecciosos. As leses so pequenas, localizadas no tronco e parte proximal dos braos e coxas (mais perto dos ombros e quadril), poupando mos e ps. So numerosas e aparecem abruptamente mais em crianas e adultos jovens.

Psorase Eritrodrmica:
Leses generalizadas (75% ou mais da rea corporal).

Psorase Ungueal:
Pode ser comprometimento isolado na psorase, acometendo mais unhas da mos que dos ps. So caractersticas da doena, mas no especficas. Podem ser mais freqentemente depresses puntiformes ou manchas amareladas cor de leo, mas existem outras alteraes menos comuns nas unhas.

Psorase Artroptica:
Por volta de 8% dos casos pode haver o comprometimento articular. Na artropatia perifrica as manifestaes freqentes so: incio agudo (abrupto) ou sub-abrupto, com comprometimento assimtrico de vrias articulaes nas pontas dos dedos das mos e ps e, ocasionalmente, associao com alguma articulao grande como joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular prolongado e mais grave, aparecem deformidades nos dedos que adquirem a "forma de salsicha". Na artropatia central, a coluna lombar superior e torcica inferior so as mais acometidas.

Na artrite psorisica juvenil (menores de 16 anos), as meninas so mais acometidas e o incio do quadro de artrite pode preceder o quadro cutneo.

Psorase Pustulosa:
Aparecimento e leses com pus (mas estveis). H uma forma localizada em mos e ps e uma generalizada.

Psorase Palmo-Plantar:
Pode haver envolvimento de palmas das mos e sola dos ps em 12% dos casos. As leses tpicas podem apresentar fissuras (rachaduras), e so de difcil manejo.

Como o mdico faz o diagnstico?


O diagnstico, em geral, fcil, e baseia-se na histria clnica e achado de leses tpicas com dados caractersticos na raspagem das leses ao exame pelo mdico.

1 de 2

14/10/2010 07:56

PSORASE - ABC da Sade

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?353

Em casos mais graves ou formas no usuais pode-se lanar mo de bipsia de pele (exame de pele com diagnstico caracterstico ou indicativo). Alguns exames laboratoriais podem colaborar na investigao de desencadeantes da doena (como diabete e infeco estreptoccica).

Como se trata?
importante fornecer orientaes gerais quando doena, individualizando o tratamento conforme as caractersticas de cada paciente. Lembrar do aspecto no contagioso da doena, dos fatores desencadeantes, tais como estresse, frio, exposio excessiva ao sol, algumas doenas (diabetes no controlada, surtos infecciosos), e uso de alguns medicamentos. Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicao de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo mdico. Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicaes de uso oral em esquema rotativo, visando o mnimo de efeitos colaterais de cada medicao e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto. A exposio moderada ao sol e a hidratao contnua da pele so importantes para a maioria dos pacientes.

Como se previne?
muito importante esclarecer o paciente sobre a doena: sua evoluo, desencadeantes, tratamentos disponveis e envolvimento emocional. No se tem ainda como prevenir a psorase. Cada vez se estuda mais a doena, j com muitos avanos no tratamento, mas ainda um desafio manter o paciente sem leses com segurana por muito tempo.

2 de 2

14/10/2010 07:56

You might also like