You are on page 1of 3

Redao

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema. O trabalho na Construo da Dignidade Humana, apresentando experincia ou proposta de ao social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. O que trabalho escravo Escravido contempornea o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade A assinatura da Lei urea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situaes que mantm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patres. H fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formao de pastos, produzir carvo para a indstria siderrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecurias, contratam mo de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados gatos. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros no sejam responsabilizados pelo crime. Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre visvel, uma vez que no mais se utilizam correntes para prender o homem terra, mas sim ameaas fsicas, terror psicolgico ou mesmo as grandes distncias que separam a propriedade da cidade mais prxima.
Disponvel em: http://www.reporterbrasil.org.br. Acesso em: 02 set. 2010 (fragmento).

O futuro do trabalho Esquea os escritrios, os salrios fixos e a aposentadoria. Em 2020, voc trabalhar em casa, seu chefe ter menos de 30 anos e ser uma mulher Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente, como vivemos. E as transformaes esto acontecendo. A crise despedaou companhias gigantes tidas at ento como modelos de administrao. Em vez de grandes conglomerados, o futuro ser povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Os prximos anos tambm vo consolidar mudanas que vm acontecendo h algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupao com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas tambm em nossos trabalhos. Falamos tanto em desperdcio de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdcio de talentos?, diz o filsofo e ensasta suo Alain de Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows of Works (Os prazeres e as dores do trabalho, ainda indito no Brasil).

Disponvel em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 02 set. 2010 (fragmento).

Instrues: Seu texto tem de ser escrito tinta, na folha prpria. Desenvolva seu texto em prosa: no redija narrao, nem poema. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. O texto deve ter, no mximo, 30 linhas. O Rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.

Anlise da Proposta
A proposta de redao seguiu o formato j consagrado: tema explcito e textos verbais e no verbais como motivadores. O candidato deveria produzir um texto de carter dissertativo-argumentativo em norma culta escrita sobre o tema O Trabalho na Construo da Dignidade Humana, apresentando experincia ou proposta de ao social que respeitasse os direitos humanos. Mais uma vez, a preferncia foi por tema de interesse pblico, ligado realidade brasileira. A redao deveria ter entre 7 e 30 linhas. O primeiro texto aproxima a escravido que perdurou no Brasil at 1888 a prticas arcaicas ainda remanescentes no interior do pas, em que o trabalhador, aliciado por intermedirios, no consegue se desvencilhar do patro. Obviamente, h nesse fragmento uma definio do que seria o trabalho que degrada e no dignifica: aquele que cerceia a liberdade. A imagem ao lado do fragmento figurativiza a reificao do homem. Observa-se um trabalhador de costas, sem identidade, com a camisa rasgada, em estado subumano. O segundo texto, de uma perspectiva mais otimista, aborda as projees para a situao do trabalho no futuro, tomando como base circunstncias j presentes no mundo atual. Afirma-se que nunca houve tantas ferramentas para mudar o modo como trabalhamos, deixando explcito que o trabalho pode ser sinnimo de busca de qualidade de vida... e vontade de nos realizarmos como pessoas tambm em nossos trabalhos. De forma bemhumorada, o texto comea dizendo que em 2020 trabalharemos em casa, o chefe ter menos de trinta anos e ser uma mulher. Segue-se uma equao que sintetiza essa viso otimista: a relao com o trabalho como resultado da busca de qualidade de vida, preocupao com o meio ambiente e inovao, potencializadas pela globalizao.

Encaminhamentos Possveis
O candidato poderia, entre outras opes: contrastar as duas realidades descritas nos textos motivadores: permanncia de trabalho escravo e existncia de relaes trabalhistas mais flexveis e satisfatrias; associar os contrastes observados no mundo do trabalho s desigualdades sociais: submisso a trabalhos degradantes devido pauperizao do indivduo e possibilidade de escolha de trabalhos satisfatrios por parte da populao oriunda das classes mdia e alta; criticar a viso otimista do texto 2, abordando relaes de trabalho no mundo globalizado que continuam a degradar o homem ou mencionando que possibilidades de transformao esto ao alcance apenas de setores sociais mais privilegiados; abordar o desenvolvimento tecnolgico e a atuao poltica como formas de libertar o homem da degradao do trabalho, observada de forma mais violenta nos casos de escravido e de forma mais branda nos casos de ocupaes que no exigem criatividade e inveno; assumir que a globalizao seria fator positivo na mudana das relaes de trabalho. A fragmentao de companhias gigantes, aliada necessidade do mercado voltado para a busca de qualidade de vida e preocupao com o meio ambiente teria como consequncia a criao de profisses mais criativas e flexveis.

Propostas de Interveno Social


O candidato poderia propor: sanes de prticas que cerceiam a liberdade do trabalhador por meio de efetiva fiscalizao (feita por rgos como o Ministrio do Trabalho, o Ministrio Pblico e a Polcia Federal) e aplicao das leis o que garantiria um ambiente propcio a uma realidade mais digna hoje e no futuro; criao, aprimoramento e ampliao de medidas inclusivas, como programas de redistribuio de renda e de estmulo formalizao do emprego o que levaria ao aumento do mercado consumidor e, consequentemente, abertura de postos de trabalho; a qualificao dos trabalhadores por meio de novos recursos de formao, voltados para as necessidades do mundo globalizado tais como cursos de gesto ambiental, estmulos a novas formas de aprendizado que privilegiem a inovao e ampliao das formas de aprendizado distncia; estmulos ao investimento em tecnologia objetivando a mecanizao do campo e, ao mesmo tempo, criao de postos de trabalho relacionados direta ou indiretamente com a tecnologia, o que estimularia a absoro da mo de obra liberada; acelerao dos processos de integrao do Brasil com o mundo, para que o pas se beneficie das possibilidades abertas pela globalizao, como a criao de prestadoras de servios a transnacionais e de empresas capazes de lidar com a transferncia de tecnologia.

Experincias de ao social
O candidato poderia tambm fazer meno a prticas ou projetos j adotados, como: a fiscalizao feita pelo Ministrio Pblico do Trabalho, que, se no consegue extinguir o trabalho escravo, tem sido capaz de tornar a legislao vigente uma realidade, reduzindo a impunidade. diversas organizaes no governamentais tm promovido qualificao dos trabalhadores como forma de incluso social, preparando-os para as necessidades do mercado.

You might also like