You are on page 1of 17

Fortaleza, I2 de julho, 19h30

Dermeval Franco

Temporada 2011

Patrocinadores

Afinal, o que fazem os lderes

Para saber a resposta utilizei o que h de mais democrtico atualmente. As Redes Sociais na internet. Atravs do linked-in, postei a questo e recebi vrios comentrios no perodo de 21 de junho a 10 de julho de 2011. Leves, pesados, cidos, amorosos ou raivosos, retratam, por vezes, o estado emocional dos respondentes a partir de suas vivncias como subordinados. E talvez como chefes, visto que no possvel ao indivduo ser um super-homem em competncias de liderana. Sempre temos o que corrigir, aperfeioar.
Vejamos agora, o que a turma do linked-in falou.

1. O lder observa, desenvolve, decide, se comunica com clareza, se reserva, e tem a capacidade de falar sem emitir palavras. Tem o poder de mover e transformar por seus atos e no por seu comando. 2. Lderes contribuem para o crescimento e melhoria dos resultados de uma equipe, empresa e projetos com maestria, equilbrio e domnio. 3. O lder nato conquista seus colaboradores e seus superiores demonstrando toda sua capacidade tcnica. A sabedoria de transmiti-la aos seus subordinados de forma clara e objetiva. Tambm, ao mesmo tempo que atende s exigncias do cargo, busca valorizar o seu pessoal, alm procurar estar sempre disponvel para dvidas e necessidades. 4. Lder aquele ser que faz com a equipe seja autnoma, independente. Faz com que os liderados tenham o poder de decidir, atuar e mudar. 5. O lder mostra o caminho a ser percorrido, simplifica, resume, fala na mesma lngua e afasta o medo. 6. O lder acredita em si mesmo e convence aos demais.

7. O Lder eleva a auto-estima.


8. O lder o responsvel pela excelncia de uma organizao. 9. Inspira, pela prtica coerente, a sua equipe. Apia e ouve muito de modo a estimular trocas verdadeiras e o esprito de cooperao. capaz de ser firme e claro quanto ao alcance dos objetivos.

10. O lder inspira e manifesta orgulho nos liderados.


11. Consegue ver uma oportunidade onde muitos no enxergam. A partir da, o lder motiva, inspira, desenvolve e prepara as pessoas para transformar aquela oportunidade em resultados e em sucesso.

12. O lder fortalece a empresa as competncias da empresa. No somente focado em sua rea de atuao.

13. Lder aquele que mesmo distante no faz falta.


14. Lderes do sentido s organizaes, mantendo vivos os propsitos da empresa.

15. Um lder capaz de conquistar seus colaboradores e todos os seus colegas, tendo no o poder imposto, mas sim o "poder" pela conquista. Um lder deve incentivar seus liderados a crescer e trocar o maior nmero de informaes possvel, pois somente assim que possvel um crescimento de forma constante e bem alicerado. Alm de todas as atribuies, do incentivo ao crescimento, at por seu papel de delegao, e do trabalho como um facilitador, ele deve ter em mente sempre formar outros lderes.
16. Um lder de verdade aquele que sabe se impor sem a necessidade de causar constrangimento a seus subordinados. Ele sabe expor suas idias e ouvir o que os outros tm a dizer, sendo humilde o suficiente para acatar ideias novas que venham de outros. Enfim, lidera sempre visando o bem coletivo sem se levar pelo individualismo. 17. Acredito que os Lderes influenciam pessoas. Eles tm uma viso que maior do que eles mesmos e fazem com que outras pessoas adotem essa viso como se fosse delas mesmas.

18. Lder aquele prepara o liderado para ser um lder em potencial. Proporcionando conhecimento, desafios, habilidades e mudanas.
19. Lder aquele que tem a competncia e o carisma de ensinar e, ao mesmo tempo, a pacincia e o entusiasmo para aprender.

20. Se no consegue conduzir sua equipe at seu objetivo, dentro do prazo, cronograma e custos, ento talvez no seja um lder.
21. Todo lder, alm de influenciar pessoas deve ser um lder servial. Para ser um bom lder, tem que saber servir.

22. Lder aquele que sabe manter, mesmo em tempo de caos, sua equipe coesa e motivada.
23. Os verdadeiros lderes descobrem outros lderes. Identificam potenciais, e sutilmente influenciam os outros. 24. Lderes formam outros lderes. 25. Liderar obter resultados atravs das pessoas. E no apesar delas.

Os Sete hbitos de pessoas espetacularmente malsucedidas

1
Eles vm a si mesmos e s suas empresas como dominadores do ambiente.

Eles identificam-se tanto com a empresa que no h limites claros entre seus interesses pessoais e os da empresa.

3
Eles parecem ter todas as respostas, quase sempre deixando as pessoas perplexas com a velocidade e exatido com as quais lidam com questes complexas.

Eles exigem que todos fiquem 100% atrs deles, eliminando impiedosamente os que tentam minar seus esforos.

Eles so porta-vozes perfeitos da empresa e quase sempre dedicam a maioria de seus esforos a gerenciar e desenvolver a imagem da empresa.

Eles tratam grandes obstculos como impedimentos temporrios a serem removidos ou superados.

Eles nunca hesitam em retomar as estratgias e as tticas que primeiro deram sucesso a eles e as suas empresas.

Voc est preparado para ter um chefe mais jovem do que voc?

Liderana um esporte de contato

Lder
on de road

You might also like