You are on page 1of 5

PORTAS NAND (NE)

OBJETIVOS: a) Verificar experimentalmente o funcionamento de uma porta NAND; b) Utilizar uma porta NAND como inversor; c) Demonstrar que uma porta NAND universal; d) Aprender como interpretar as especificaes das folhas de dados (Data Book). INTRODUO TERICA A porta NAND uma das mais utilizadas em eletrnica digital. Suas propriedades so essencialmente equivalentes a uma porta AND seguida de um inversor lgico. A porta NAND pode ser utilizada para executar a funo de um inversor lgico e, com uma combinao de portas NAND podemos obter as operaes de portas OR e AND. Uma porta NAND portanto, considerada como universal. INVERSOR: Na figura a seguir temos uma porta NAND de 2 entradas, onde ambas esto conectadas juntas, assim, existem apenas duas possibilidades de entrada de nvel lgico: 0 e 1. Observa-se ento claramente que a porta NAND neste caso executa a funo de um inversor lgico.

OPERAO AND: As duas portas NAND da figura abaixo so conectadas em srie, onde a primeira executa a funo NAND e a segunda inversor lgico. Portanto X o complemento da sada da primeira porta, isto :

Esta combinao de portas pode ser usada ento como nica porta AND de 2 entradas. OPERAO OR: A figura a seguir mostra um diagrama lgico que consiste em uma porta NAND de 2 entradas precedida de duas portas NAND de 1 entrada operando como inversores. Em uma porta NAND se ambas entradas forem 0 a sada ser 1. Agora, como as duas entradas da porta NAND so complementadas podemos descrever a operao total do circuito como: se ambas as entradas A ou B forem 1, ento a sada X ser 1, o que exatamente a operao de uma porta OR.
LABORATRIO DE ELETRNICA DIGITAL PORTAS NAND Prof. Edgar Zuim 1

Logo, a combinao de portas NAND conforme mostra a figura acima pode ser usada como uma nica porta OR.

PARTE PRTICA
MATERIAIS NECESSRIOS 1- CI 7410 1- Multmetro digital ou analgico 1- Treinador lgico 1- Consulte a folha de dados (Data Book) e anote para o CI 7410 os seguintes valores: Vcc = ____________ ICC (MAX) = _________ 2- Alimente corretamente o circuito, conforme figura abaixo:

Procedimento: Ligue as entradas A, B e C nas chaves programas do treinador lgico e a sada X em uma das sadas de nveis lgicos, como por exemplo, NL1. Proceda de forma idntica para os demais itens a seguir. 3- Verifique seu funcionamento medindo a tenso de sada para cada uma das combinaes da tabela a seguir: A B C X 0 0 0 Nvel lgico 1 = +5V 1 0 0 1 0 0 Nvel lgico 0 = Gnd 1 0 1 1 0 0 0 1 1 0 1 1 1 1 1

4- Faa a conexo das trs entradas de uma das portas do CI em uma nica entrada e verifique se a porta opera como um inversor, aplicando na entrada nvel lgico 1 ( + 5Vcc) e nvel lgico 0 (Gnd). Preencha ento a tabela a seguir:

LABORATRIO DE ELETRNICA DIGITAL PORTAS NAND Prof. Edgar Zuim

Entrada (A) Sada (X)

0 (Gnd)

1 (Vcc)

5- Determine se a porta NAND de 3 entradas funcionar ou no como inversor, se duas das trs entradas forem deixadas em flutuao, aplicando sinal em apenas uma das entradas. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6- Faa a conexo de duas portas NAND conforme sugere a figura abaixo e complete a tabela a seguir, a fim de verificar se o circuito comporta como uma porta AND.

Nvel lgico 1 = +5V Nvel lgico 0 = Gnd A 0 1 0 B 0 0 1 X

1 1

OBS: Uma porta NAND de trs entradas pode ser utilizada como uma porta NAND de duas entradas, conforme ilustra a figura abaixo:

7- Faa as conexes de trs portas NAND conforme sugere a figura a seguir e complete a tabela a fim de comprovar se o circuito opera como uma porta OR.

A B X

Nvel lgico 1 = + V 0 0

Nvel lgico 0 = Gnd 1 0 0 1

1 1

LABORATRIO DE ELETRNICA DIGITAL PORTAS NAND Prof. Edgar Zuim

QUESTES: 1- O CI 7410 est sendo usado como uma porta NAND de 2 entradas. O que deve ser feito com o terminal de entrada que no est sendo usado? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2- Explique o significado de uma sada em leque de 8. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3- Usando os resultados do item 5, explique se o CI 7410 funcionar ou no como inversor se duas das trs entradas forem deixadas em flutuao. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4- Explique porque uma porta NAND considerada como porta universal. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5- Um determinado circuito lgico necessita de trs inversores, duas portas NAND de 3 entradas e uma porta OR de 2 entradas. Se esse circuito for montado usando apenas CIs 7410, quantos CIs sero necessrios? Desenhe o diagrama desse circuito para cada tipo de porta. _____________________________________________________________________

6- Desenhe o diagrama de um circuito lgico que mostre como obter a funo OR (X = A + B + C). Use o CI 7410 e suponha que todas as funes e seus complementos esto disponveis.
LABORATRIO DE ELETRNICA DIGITAL PORTAS NAND Prof. Edgar Zuim 4

LABORATRIO DE ELETRNICA DIGITAL PORTAS NAND Prof. Edgar Zuim

You might also like