You are on page 1of 9

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXLIO NA APRENDIZAGEM DE FORMAS GEOMTRICAS PARA DEFICIENTES VISUAIS1

Aldro Klinger de Arajo <aldroepunk@gmail.com> Maria Adelina Raupp Sganzerla <masganzerla@yahoo.com.br> - Orientadora Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Curso de Cincia da Computao Campus Gravata Av. Itacolomi, 3600 Bairro So Vicente CEP 94170-240 Gravata - RS 06 de julho de 2009

RESUMO
Este artigo apresenta a proposta de desenvolvimento de uma ferramenta para auxlio da aprendizagem de formas geomtricas, destinada aos deficientes visuais, possibilitando assim a autonomia tanto para pessoas de viso normais quanto por deficientes visuais. Contribuindo assim para a incluso social dessa categoria. Palavras-chaves: Deficiente Visual, Software Educacional, Formas Geomtricas.

ABSTRACT
Title: Educational Software to aid in the learning of geometrical forms for Visual Deficient This article presents a motion to develop a tool to aid learning of geometric forms, for the deficient visual, allowing such the autonomy both for people with normal vision as per deficient visual. Contributing thus for social inclusion in that category. Key-words: Visual Deficient, Educational Software, Geometric Shapes.

INTRODUO

Segundo Mazini (1994), deficincia visual um termo que se refere a uma situao irreversvel de diminuio da resposta visual de uma pessoa, em virtude de causas congnitas ou hereditrias, mesmo aps tratamento clnico e/ ou cirrgico e uso de culos convencionais. O Software, Desenvolvedor de Grficos Tteis, uma ferramenta para criao de grficos, mapas e realce tteis, em pontos Braille. Este recurso possibilita aos usurios com viso normal fazer grficos comuns para serem impressos em Braille ou tinta. A criao dos grficos feita a partir do mouse e no disponibiliza teclas de atalho ou suporte voz. Com esse realce de funcionamento, esta ferramenta no destinada ao uso do grupo de deficientes visuais com ausncia total da viso. Na Seo 4 so comentados os seus realces. Partindo dessa necessidade, surgiu o estudo do desenvolvimento de uma ferramenta que contemplasse os portadores de deficientes visuais, tendo assim autonomia sobre a sua utilizao, auxiliado por um leitor de tela. Este possibilita aos deficientes visuais a interao com o computador, tornando acessvel o uso do Windows, do Office, da Internet e de outros aplicativos, atravs da leitura dos menus e telas por um sintetizador de voz. A Seo 2 descreve a Deficincia Visual. A seguir, a Seo 3 descreve o leitor de tela, a Seo 4 descreve a Ferramenta Tactile Graphics Designer e a Seo 5 descreve a Proposta de Trabalho. Por fim, so apresentadas as concluses.

DEFICINCIA VISUAL
A Deficincia Visual uma patologia que causa a diminuio da resposta visual (MAZINI, 1994).

Proposta de Trabalho de Concluso de Curso em Cincia da Computao, submetida ao Curso de Cincia da Computao da Universidade Luterana do Brasil, Campus Gravata.

Para definir as deficincias visuais foi realizada uma entrevista com a Doutora Cristiane Magno Nunes2, para obter informaes sobre os termos mdicos dos trs tipos existentes de deficincia visual, que so baixa viso, viso subnormal e deficincia visual total (cegueira).

2.1

Baixa Viso

Baixa viso um comprometimento do funcionamento visual. Mesmo aps tratamento e/ou correo dos erros refrativos comuns como uso de culos, fica com a Acuidade Visual3 inferior a 20/60 (6/18, 0.3) ou com uma percepo de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixao. Mas mesmo assim, uma pessoa portadora de baixa viso potencialmente capaz de utilizar a viso para planejamento e execuo de uma tarefa. Uma forma de melhorar a eficincia visual dos portadores de baixa viso a utilizao de meios pticos, tais como, lupas e telescpios. Estes meios pticos se dividem em duas categorias: ampliao para perto e para longe, auxiliando na melhora da viso, assim, permitindo a leitura de material impresso ou digital. Na forma digital, ou seja, utilizando o computador tem-se a utilizao de ampliadores de tela, onde substitudo o monitor de vdeo por outro de dimenses maiores.

2.2

Viso Subnormal

Viso subnormal quando uma pessoa apresenta 20% (vinte por cento) ou menos do que chamamos viso normal (Acuidade Visual 20/20). Pode ser acompanhado de uma alterao do campo visual, ou seja, a pessoa pode enxergar como se estivesse vendo por dentro de um tubo (ausncia ou diminuio da viso perifrica) ou com uma mancha escura na parte central da viso quando a pessoa tenta fix-la em um objeto (ausncia ou diminuio da viso central). A viso subnormal no deve ser confundida com a cegueira, pois o portador tem uma viso til e capaz de ler impresses ampliadas com auxlios de aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a viso, tal como, lupas de leitura. As formas de melhorar a eficincia visual dos portadores de viso subnormal so as mesmas j comentadas na Seo 2.1.

2.3

Deficincia Visual Total (Cegueira)

A cegueira considerada uma deficincia grave, que pode ser amenizada por tratamento mdico e reeducao. a privao congnita ou perda, parcial ou total, transitria ou permanente da viso. A cegueira pode decorrer de leso no prprio olho, nas vias pticas ou nos centros nervosos superiores, com causas diversas, desde traumas oculares at doenas congnitas. Pode ser proveniente de quatro causas: Doenas Infecciosas, tais como, tracoma, sfilis, entre outras; Doenas sistmicas, tais como, diabetes, arteriosclerose, nefrite, molstias do sistema nervoso central, deficincias nutricionais graves, entre outras; Traumas oculares, tais como, pancadas, ao de cidos, entre outras; Causas congnitas, tais como, catarata senil, glaucoma, miopia maligna, entre outras. Em qualquer processo patolgico, a viso das cores a primeira sensao visual a ser comprometida e a ltima a ser recuperada. Todo o esforo educacional dirigido ao cego visa em ltima anlise sua integrao social. Uma forma de utilizao do computador por um deficiente visual a utilizao de leitores de tela, como ser descrito no captulo 3.

LEITOR DE TELA

Leitor de tela um programa que captura toda e qualquer informao apresentada na forma de texto, para obter resposta do computador por meio sonoro, e a transforma em uma resposta falada utilizando um sintetizador de voz. Basicamente, o leitor de tela l para o usurio o que est na tela, sintetizando a fala humana (informaes do site http://www.virtualvision.com.br). Esta ferramenta muito utilizada pelos portadores de deficincia visual, como forma de incluso digital, como por exemplo, navegar pela internet ou ler um texto. Para utilizar o computador os deficientes visuais utilizam os recursos de softwares leitores de tela
2 3

Cristiane Magno Nunes, Mdica Oftalmologista do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. Acuidade Visual a capacidade visual de um olho (monocular) ou dos dois olhos (binocular).

que, junto com sintetizadores de voz, "lem" o contedo da tela de um computador. Alguns dos mais populares leitores de tela com voz sintetizada em portugus so: Virtual Vision, Jaws e DosVox.

3.1

Virtual Vision

Em setembro de 2000 a empresa brasileira MicroPower lanou nacionalmente o Virtual Vision, para pessoas com deficincia visual, um software de voz com preo mais acessvel que os importados, a licena custa R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Mas distribudo gratuitamente pelos Bancos Bradesco e Real, mediante a um cadastro justificando a solicitao. Esta ferramenta fala portugus e ingls, com voz masculina e feminina em cada uma das lnguas. A ltima verso desta ferramenta a 6.0. Na sua instalao, cada passo falado ao usurio, oferecendo orientaes. Seu modo de demonstrao permite a utilizao por perodos de 30 minutos, ou seja, aps este perodo, para que volte a funcionar, preciso reiniciar o computador, isso acontece nos sem licena. Quanto aos com licena, ele fica falando todo o tempo. A licena gratuita para instituies de ensino e para deficientes visuais, mediante confirmao de sua situao visual. Para obteno da licena preciso se cadastrar nos Bancos Real ou Bradesco, eles oferecem a ferramenta e a licena mediante a um cadastro, pois seu site oferece navegao para deficientes visuais. Aps o cadastro, o Banco disponibiliza a licena em aproximadamente 30 (trinta) dias. As principais caractersticas so: Pronncia de letras, de palavras, de frases e todo o texto. Possui um mdulo de treinamento falado, permite a leitura de pginas da internet e, caso haja, cita os links para outras pginas. Navegao simples e transparente em textos utilizando as setas de direo do teclado ao invs de comandos especiais. Alm de oferecer uma resposta muito mais rpida navegao. Maior facilidade na navegao de pginas da Web, utilizando os navegadores Internet Explorer ou FireFox. Integrao total com o Microsoft Office 2000/2003/XP ou Open Office, permitindo explorar a maioria dos recursos desses aplicativos de forma eficiente, pois suas ferramentas possuem teclas de atalho. Suporte leitura de objetos no standards do Windows, como componentes oferecidos nas ferramentas de programao Visual Basic e Delphi.

3.2

Jaws

O Jaws uma ferramenta comercializada pela empresa Freedom Scientific Inc., de origem Americana do estado de Petersburg distribuidora de softwares. A licena desta ferramenta vendida pelo preo de mais ou menos R$5.000,00 (cinco mil reais). A ltima verso desta ferramenta a 10. Permite aos deficientes visuais trabalhar com diferentes verses do sistema operacional Windows e com seus aplicativos. Apesar de ser um produto americano, capaz de sintetizar o texto apresentado na tela em nove idiomas, inclusive no portugus do Brasil. Na sua instalao, cada passo falado ao usurio, oferecendo orientaes e permitindo que seja selecionado o idioma para leitura das telas. Desta forma, a instalao tambm pode ser realizada com autonomia por uma pessoa com deficincia visual. Seu modo de demonstrao permite a utilizao por perodos de 40 minutos, ou seja, aps este perodo, para que volte a funcionar, preciso reiniciar o computador, isso acontece nos sem licena. Quanto aos com licena, ele fica falando todo o tempo. O Jaws possui algumas configuraes definidas, que so realizadas atravs do seu gestor de configurao, so elas: Opes de utilizador: so as opes de ligar e desligar a utilizao do Jaws, dependendo da utilizao das ferramentas do computador; Opes de eloqncia: o nvel de fala do Jaws, pode ser principiante, intermedirio ou avanado; Processamento do texto: configuraes do modo de leitura de textos; Opes de formatos: configuraes do modo de leitura das informaes de formatos; Grficos e smbolos: forma de como o Jaws responder aos grficos ou smbolos grficos; Opes de cursor: qual a forma do Jaws reagir ao cursor; 3

Opes de teclado: qual a forma do Jaws reagir ao teclado; Opes de Braille: aciona a opo de dialogo Braille; Opes de sintetizador: aciona a opo de sintetizador de voz; Opes de HTML: aciona a opo de como o Jaws ir tratar os objetos encontrados em documentos HTML; Opes avanadas: aciona vrias ferramentas adicionais que so instaladas junto ao Jaws;

3.3

DosVox

Um projeto desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) distribudo gratuitamente, utilizado amplamente no Brasil e outros pases de lngua portuguesa, tais como, frica e Europa. Esta ferramenta disponibiliza para as pessoas com deficincia visual utilizarem um microcomputador comum para realizar diversas tarefas, possibilitando a incluso digital, em um nvel alto de independncia no estudo e no trabalho. Oferece um ambiente de trabalho com tarefas semelhantes s oferecidas pelo ambiente Windows e seus aplicativos. Algumas delas: jogos adultos e infantis, editor de textos, calculadora, navegador para Internet, lente de aumento para pessoa com baixa viso, entre outras. Diferentemente da instalao do Virtual Vision e do Jaws, o DosVox no oferece um assistente falado. Assim, se no houver auxlio de outro leitor de tela, a pessoa com deficincia visual poder precisar do auxlio de algum que enxerga para realizar sua instalao. O programa DOSVOX gratuito e no h necessidade de registr-lo ou adquirir uma licena para que funcione. Uma caracterstica positiva desta ferramenta o fato de ser um software livre4, disponvel no idioma portugus. Existe um projeto para transportar o sistema de acessibilidade DosVox para o Sistema Operacional Linux, chamado de Linvox, que atualmente est na verso 2.0

3.4

Vantagens x Desvantagens

Os programas DosVox, Virtual Vision e Jaws so muito importantes, pois trazem sensibilidade ao computador possibilitando o estudo, o trabalho e a incluso digital dos portadores de deficincia visual. Na Tabela 1, esto dispostas as vantagens e desvantagens dos trs leitores de tela estudados. Tabela 1 Comparativo entre os leitores de tela Ferramentas Vantagens Fcil instalao (Autorun) Virtual Vision Projeto nacional Baixo custo tima sntese de voz Compatvel com programas Jaws Processamento muito rpido Diferentes nveis de leitura Melhor leitura na Internet Fcil instalao Projeto nacional DosVox Baixssimo custo Multitarefa Processamento rpido
4

Desvantagens Processamento lento Incompatibilidade programas Software instvel Limitaes na Internet Difcil instalao Sntese de voz muito ruim Alto custo Software importado Limitaes na Internet No permitindo alteraes Projeto sem recursos No permite leitura em softwares Difcil manuseio

Software livre: segundo a definio criada pela Free Software Foundation qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem nenhuma restrio.

O DosVox mais utilizado por ser relativamente fcil de ser aprendida, alm de ser gratuito, na verso reduzida, e de processamento rpido. O Jaws, traduzido para ler e falar portugus, um timo leitor de telas para a maioria das aplicaes no computador, mas a licena possui um valor alto. O Virtual Vision apesar de ser paga, tem a possibilidade de se obter uma licena gratuita nos Bancos Real e Bradesco, esta ferramenta muito simples de se utilizar, desde a sua instalao. As trs ferramentas facilitam a interao dos deficientes visuais ao computador, garantindo-lhes um timo nvel de independncia e autonomia, motivando-os e oportunizando sua incluso tecnolgica e social, sendo esses alguns dos motivos para a escolha do Virtual Vision na elaborao do projeto.

SOFTWARE TACTILE

GRAPHICS DESIGNER

O Software Tactile Graphics Designer uma ferramenta desenvolvida e distribuda pela Duxbury Systems Inc., uma empresa americana do estado de Massachusetts distribuidora de softwares e equipamentos para Braille. A licena desta ferramenta vendida pelo preo de $499 (quatrocentos e noventa e nove dlares). Aqui no Brasil esta ferramenta comercializada e distribuda pela empresa Bengala Branca5, que a empresa pioneira na fabricao, e comercializao de equipamentos, produtos e servios para deficientes visuais. Atuando h mais de dez anos neste mercado, fornece para todos os Estados brasileiros suprindo Universidades, rgos pblicos e instituies especializadas. A Figura 1 apresenta a tela inicial desta ferramenta. Fig ura 1

Tela inicial do Software Desenvolvedor de Grficos Tteis A caracterstica desta ferramenta a de criao de grficos, mapas e realce tteis, pois possibilita fazer realce em pontos Braille e gerar uma figura, para ser impressa posteriormente. destinada a usurios com viso normal ou subviso, para que faam grficos comuns e imprimirem em Braille. Todos os grficos so criados via mouse e no possui nenhum tipo de sintetizador de voz. Qualquer arquivo criado pode ser enviado diretamente para uma impressora Braille ou convertido para um grfico e estampadas. Os grficos que so destinados a impresso pode utilizar vrias linhas ou uso de diferentes estilos e preenchimentos. A impressora Braille tem como caracterstica a impresso de pontos em relevo, podendo ser o alfabeto Braille ou realces tteis. A caracterstica da impresso em realces tteis ser a necessidade desta proposta de trabalho, onde ser o modelo de impresso das formas geomtricas.
5

Bengala Branca: http://www.bengalabranca.com.br

A forma de impresso Braille pode ser interponto ou no interponto. Onde a interponto a impresso de caracteres nos dois lados de um formulrio continuo, enquanto a no interponto a impresso de caracteres apenas em um lado. O Desenvolvedor de Grficos Tteis dividida em ambiente grfico e menu de opes. As funes do menu de opes, referentes a formas geomtricas, esto descritas logo abaixo: Arrow (Seta): traa uma seta, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho desejado. Circle (Crculo): traa a forma de um crculo, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho desejado. Curve (Curva): traa a forma de uma curva, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico e depois se leva o ponteiro do mouse outra extremidade e clica-se novamente depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho e forma desejada. Ellipse (Elipse): traa a forma de uma elipse, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho desejado.. Paint (Pintura): preenche todo o ambiente grfico com pontos. Quadrant (Quadrante): traa a forma de um quadrante, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho e forma desejada.. Rectangle (Retngulo): traa a forma de um retngulo ou quadrado, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho e forma desejada. Semi Circle (Semicrculo): traa a forma de um semicrculo, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho desejado. Sketch (Esboo): est opo traa formas livres de desenho, via mouse. Smart Line (Linha Fina): traa uma linha, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico e depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho desejado. Triangle (Tringulo): traa a forma de um tringulo, primeiramente se clica com o mouse em qualquer ponto do ambiente grfico e depois se leva o ponteiro do mouse outra extremidade. Clica-se novamente para formar a base do tringulo, depois se leva o ponteiro do mouse clicando novamente quando se chega ao tamanho e forma desejada. As funes do menu de opes, referentes a edio, esto descritas abaixo: Braille (Braille): traa as letras do alfabeto Braille. Control Screen (Controle de tela): limpa o ambiente grfico. Copy (Cpia): seleciona-se um fragmento do desenho para ser copiado. Cut/Copy (Corta/Cpia): seleciona-se um fragmento do desenho para ser cortado ou copiado, possibilitando transferir para outras ferramentas. Edit (Editar): seleciona-se um fragmento do desenho e automaticamente ele aumentado, para assim, editar alguns pontos manualmente. Emboss (Gravar em Relevo): salva o desenho que est no ambiente grfico em relevo. Erase (Apaga): seleciona-se um fragmento do desenho para ser apagado. Loa dor Save (Procurar ou Salvar): procura ou salva trabalhos feitos nesta ferramenta, em formato brg ou sig. Move (Mover): seleciona-se um fragmento do desenho para ser movido. Page Setup (Opes de Pgina): opes de formato da pgina, que ser impressa, editando o tamanho e a orientao da impresso. Paste (Colar): cola no ambiente grfico o que foi selecionado anteriormente, por exemplo, 6

um desenho. Print (Imprimir): imprime o desenho que est no ambiente grfico. Undo (Desfazer): desfaz a ltima ao no ambiente grfico. A caracterstica negativa desta ferramenta a manipulao feita via mouse, tornando-a impossvel de ser executada por deficientes visuais, no proporcionando a incluso digital a estas pessoas. Outra caracterstica negativa a de no possuir nenhum tipo de interao com o usurio, tal como, a entrada de valores, como centmetros, para a criao de figuras geomtricas.

PROPOSTA DE TRABALHO

Esta proposta de trabalho tem como objetivo a implementao de uma ferramenta que auxilie na aprendizagem de formas geomtricas para deficientes visuais, usvel e acessvel a todos, ou seja, sensitivo s suas necessidades. No ser apenas uma ferramenta de aprendizagem, mas atravs desta, os deficientes visuais podero realizar suas tarefas de forma independente, sem a necessidade de ajuda de terceiros. Com estas caractersticas, pode-se considerar tambm a incluso digital. A ferramenta proposta ser desenvolvida na linguagem de programao Delphi, escolha dada pelo fato da utilizao de um leitor de tela. O leitor de tela escolhido o Virtual Vision, pois d suporte leitura de objetos no normativos do Windows, como os componentes oferecidos nas ferramentas de programao Visual Basic e Delphi. Dessa forma, diversas aplicaes comerciais escritas nessas linguagens passam a ser acessveis. A escolha por este leitor de tela se fez devido aos testes que sero feitos no Instituto Santa Luzia da ferramenta proposta, pois neste Instituto eles utilizam este leitor de tela, alm de ser uma ferramenta gratuita e com isso possui mais usurios. A Figura 2 apresenta um diagrama de caso de uso da ferramenta.

Figura 2 Diagrama de caso de uso da ferramenta proposta Sero disponibilizados atalhos, via teclado, para acesso aos menus, e submenus das formas geomtricas. Algumas dessas formas, tais como, circulo e quadrado, tero interao com o usurio quanto dimenso das formas. Alm de um guia de ajuda, onde ter as definies, de forma textual, das caractersticas de cada tipo das formas geomtricas. A impresso das formas geomtricas ser em alto relevo, onde as celas Braille podero combinar os grficos desenhados pelo usurio. A Figura 3 apresenta um modelo de tela da ferramenta proposta. Onde possuem teclas atalho, facilitando a manipulao dos deficientes visuais. O restante da documentao ser realizado no trabalho de TCC II. 7

Figura 3 Modelo de tela da ferramenta proposta

5.1

Dificuldades

Como a ferramenta proposta ser utilizada por deficientes visuais, obrigatoriamente ter que ter a capacidade de ser lida por um leitor de tela. Como j mencionado anteriormente, na Seo 5, o leitor de tela escolhido o Virtual Vision. Com isso, a necessidade da aprendizagem da linguagem de programao Delphi e sua sintaxe. Outra dificuldade que vir no desenvolvimento deste projeto ser a impressora Braille, pois uma impressora especial, de custo alto e somente as escolas de deficientes visuais dispem. Para a realizao dos testes, dever ser feito visitas peridicas para verificao das funcionalidades do software. Alm da impressora, os suprimentos tambm so necessrios, tal como, folhas para impresso que so especiais para a leitura em Braille. Os testes deveram ser feitos em uma Escola para Deficientes Visuais. O Instituto Santa Luzia disps seus recursos para que sejam feitos todos os testes necessrios. A impresso das formas geomtricas tambm ser uma dificuldade, quanto comunicao da impressora com o software, pois a impressora Braille uma impressora de texto, assim precisar da converso dos caracteres Braille para imprimir as formas geomtricas.

CONCLUSO

Os recursos tecnolgicos tm contribudo muito para incrementar o aprendizado e dentre eles o que mais se destaca o computador que, sem dvida, um dos melhores meios de integrao social com o mundo, e inclusive para pessoas portadoras de alguma limitao. Esta ferramenta foca na facilidade de manuseio de todas as pessoas, tanto normais quanto deficientes visuais, pois ser implementada em uma linguagem de programao lida pelos leitores de tela, auxiliando os deficientes visuais. Possuir teclas de atalho para acesso a todas as formas geomtricas, incluindo os menus de opes. Existir um guia com a definio de cada forma geomtrica. Nesta proposta de projeto ser possvel contemplar os portadores de deficincias visuais em um mbito geral, e desta forma apresentar uma pequena contribuio construo do aprendizado dessas pessoas que muitas vezes so esquecidas pela sociedade. evidente a necessidade do aperfeioamento da acessibilidade do deficiente visual com a informtica, construindo ferramentas usveis por eles.

Esta ferramenta uma necessidade por parte da Comunidade Deficiente Visual, principalmente os alunos do Ensino Fundamental e Mdio, pois no existe uma ferramenta acessvel a eles.

REFERNCIAS
BENGALA BRANCA Disponvel em: <http://www.bengalabranca.com.br>. Acessado em: 30 mai. 2009. DUXBURY SYSTEMS Disponvel em: <http://www.duxburysystems.com/products.asp>. Acessado em: 30 de mai. 2009. FREEDOM SCIENTIFIC Disponvel em: <chttp://www.freedomscientific.com/products/fs/jaws-productpage.asp>. Acessado em: 07 jun. 2009. MAZINI, E.F.S. O Perceber e o relacionar-se com o deficiente visual. Braslia: Corde, 1994. MICROPOWER Disponvel em: <http://www.micropower.com.br>. Acessado em: 31 mai. 2009. NUNES, Cristiane M. - Doutora Oftalmologista do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. SOFTWARE TACTILE GRAPHICS DESIGNER Disponvel em: <http://khronopediaje.incubadora.fapesp.br/portal/pne/knpspne/dv/iddv/facilidades-do-mundo-eletronico>. Acessado em: 30 mai. 2009. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Disponvel em: <http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox>. Acessado em: 07 jun. 2009.

You might also like