You are on page 1of 9

PROPOSTA PEDAGGICA

ARTIGOS LIVRES SOBRE TEMAS MUSICAIS

Tema do artigo:

Prtica Musical e de Orquestra, Interpretao e Expresso Musical


Praticar preciso! Interpretao e Expresso. Sua interpretao pede socorro: faltou tudo, e agora? Interpretao Musical: tudo comea com dedicao. Expresso Musical: viso geral, 1a aula e novas propostas.

ESTE MATERIAL NO PODE SER VENDIDO


1

Praticar preciso!
Convidamos voc para a prtica musical no seu instrumento e fazer a diferena na sua performance. Sem a prtica musical no seu instrumento como andar com carro sem gasolina. E, ensaiar com a orquestra preciso, em anexo vo sugestes para prticas em grupo orquestral. Sr. Professor: ensinar um ato de prazer, quando no dividimos conhecimento com prazer, porque no estamos ensinando nada. Estimule o aluno ao prazer de ouvir a msica (sentir), escutar (perceber efeitos, articulaes, dinmicas), proponha atividades diversas que estimulem a expresso musical, e habilidades do coletivo como: ateno, concentrao, percepes, noo corporal, orientao espacial e temporal, memria auditiva, sensibilizao e percepo auditiva; vivncia e percepo das propriedades do som (altura e intensidade); vivncia e percepo das propriedades do ritmo (pulso e andamento); uso da voz e apropriao de exerccios respiratrios e habilidades motoras.

Sua interpretao pede socorro...


Falta embocadura, falta mo, falta deco, falta brao, falta respirao e nada te ajuda a expressar sua msica? Ento falta treino, falta prtica musical no seu instrumento: estudar SEMPRE preciso. Passos para o sucesso: 30 minutos por dia, no mnimo do extremamente mnimo. A escolha pela msica no um ato a ser praticado 1x por semana ou 1x ao ms, msica algo que precisa estar DENTRO de nossa vida para quando haver o momento de fazer msica, a sua expresso consiga "EXPOR" de voc tudo o que sente em cada nota ou melodia. Ensaio de Orquestra: a prtica orquestral ajuda-nos em tudo. Visite outras orquestras em sua cidade ou regio. Ento, a prtica instrumental, estudos, no importa o nome que se d, o importante deixar a msica, esta arte divina, agir por si em ns!

Interpretao Musical
TUDO REALMENTE TUDO EM NOSSAS VIDAS PARA HAVER SUCESSO: COMEA COM DEDICAO! ATENO: No existe msica pronta! Soprei, desceu/subiu o arco, dedilhei e est feito ou afinado? N-n-ni-n-noooo. A sua jornada como msico deve ser como uma estatstica de sucesso, sempre crescer em resultados como grficos de empresas de sucesso: sempre avante, sempre acima, sempre mais. Desde uma escala natural de d-a-d, antes de tocar voc precisa "cantar" dentro de voc, em sua mente, o que vai fazer, e ento, fazer a msica no seu instrumento pensando no que vai tocar. Prepare a "escala" na sua cabea e DEPOIS inspire/prepare-se e toque. Infelizmente o material didtica ora definido em grupos de estudos musicais de algumas igrejas e o preparo dos mesmos musicalmente pobre e enaltece as aes de decora/responde tornando-nos em parte, msicos que respondem perguntas e no dominam o prprio instrumento musical (afinar, tocar, manuteno, timbrar, estudar, emisso de som/articulao, etc), em pleno sculo 21 - ainda cobram $ por isto. Retomando o assunto: O poder da msica o de transformar simples vibraes em sentimentos. Ao ouvirmos uma msica, queremos fazer parte daquela obra, foi isto que inspirou 99% de ns a ser msicos para louvar a Deus com seus magnficos cntigos espirituais. E a melhor maneira de fazermos parte dela - desta msica- entendendo sua linguagem. Agora que fazemos parte desta obra, destas melodias de hinos de louvores e cnticos espirituais, realmente "cante" em seu ntimo durante os momentos que antecedem e na entrada da 1a nota acompanhe o seu "toque" com o seu "canto interno" novamente e sempre, e ento, com toda a nossa comunho e alegria de esprito, entoaremos para os hinos e os nossos sentidos e sentimentos se elevaro para que a melodia se transforme. E lembre-se: o que vai favorecer para que tudo isto d certo o treino e repetio, para que o seu esforo fsico para fazer msica com o seu instrumento musical, seja algo natural, fcil, leve e ento, haja harmonia.

Expresso Musical
VISO GERAL, DEFINIO DE MSICA, 1A AULA, NOVAS PROPOSTAS. A prtica obtida com exerccios de "repetio" que daro agilidade necessria aos movimentos tcnicos, desenvolvendo elementos rtmicos, meldicos, acompanhamentos e toda a harmonia.

Viso geral
ATENO: A diviso de tempos importante, mas morta sem expresso musical. Teoria musical e a prtica devem andar sempre juntas. O contato freqente com o instrumento que trar os resultados que o msico espera. Este contato deve ser freqente, e o ideal que no seja interrompido nunca. A sua "Oficializao" foi o fim da sua msica? A sua "Oficializao" foi o fim da sua dedicao? A sua "Oficializao" foi o fim da sua interpretao? Mesmo nas frias de aulas musicais, se viajar, caso se mude; em qualquer caso o seu instrumento musical o seu companheiro de toda a vida. Pratique! Professores e coordenadores devem encontrar novas formas para tornar o estudo prazeroso e de qualidade. Neste contexto, a metodologia utilizada importante e precisa ser dinmica. Vale ressaltar que a teoria e a prtica devem caminhar sempre juntas, jamais dissociadas uma da outra, uma vez que a aplicao de uma gera o entendimento da outra e faz todo o sentido.

A sua 1. aula de msica provavelmente foi...


"A msica a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som" A sua definio de msica parou aqui? Caso sim (em maioria: sabemos que sim), falaram muito pouco e transformaram o curso de msica em curso de "definies de termos", e o curso de msica transformou-se em um curso duro: de fsica quntica nuclear, com perguntas/respostas, preenche aqui, completa ali. Mas, cad o som? No um curso de MSICA? O que a msica faz e/ou permite: A msica exalta o esprito humano, criativa, auto-expressiva (fala por si mesma) e permite a expresso de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.

Proposta de 1. aula de msica, apresentando a proposta: definio da msica.


A msica a arte de dominar uma prtica instrumental para ento manifestar os diversos sentimentos e expresses de nossa alma mediante o som meldico em harmonia com instrumentos de orquestra. Onde nasce a expresso musical - acompanha cada palavra sublinhada: Msica: a msica est dentro de ns, o nosso sentido musical, nosso corao bate em um "ritmo", respiramos em um determinado "andamento", piscamos os olhos em vrios tipos de "expresso", a nossa voz por si s um rico instrumento de msica, nossos passos ao caminhar determinam "como" e nosso destino determina "onde", em tempos remotos antes de falar o ser humano j fazia msica para se expressar, sem falar de infinitos tipos de gesto e a nossa fala que so centenas. O que falar de nosso ouvido ento...!? 1a lio: transportar tudo isto para o seu instrumento musical, e depois, organizar-se com a orquestra para harmonizar as suas caractersticas com a ajuda da famosa: prtica orquestral. 5

Prtica orquestral: sim, estudar preciso. Sabe-se que, independente do msico ser um autodidata ou com formao musical, a prtica musical no seu instrumento que faz a diferena na sua performance. A teoria musical o alicerce, mas o "telhado" e o "acabamento" o que vai lhe permitir alcanar esta tal "expresso musical". Tudo nasce no ambiente de estudos e na prtica de estudos. - As virtudes no ensino: descobrimento, desperta, amadurecimento, incentivo, entusiasmo, descontrao, surpresa, reconhecimento, encorajamento, inspirao, dedicao. - Aes de ensino: ouvir, ler, tocar, ensinar, ouvir, orientar, esclarecer, corrigir, ouvir, indicar, compartilhar, conduzir, ouvir, unir, idealizar, ouvir, priorizar, zelar, acompanhar. Sim, ouvir o mais importante. 2a lio: pratique sempre o seu instrumento, oua CDs e assista a DVDs de orquestras, Youtube? Use-o ao seu favor, baixe vdeos, baixe MP3. Aqui vai uma dica para downloads: http://artigosmusicais.4shared.com (Navegue e explore a pasta: Coleo MP3) Manifestar: a inspirao nasce com a sensibilidade de algum sentimento, que nos desperta para algum sentido, ao ou resposta. Algumas respostas so internas em nosso ntimo, em nossa mente. Sendo msicos e organistas organizaremos estas "informaes" para traduzi-las em algo musical. Como? Planejando como vai transformar o seu som. Aprimorar a sua tcnica. Desenvolver SEMPRE algo novo, criar SEMPRE algo inusitado, propor SEMPRE uma nova habilidade. 3a lio: e, como somos humanos, esta manifestao com o uso de nossa msica ser sempre diferente, e o esprito santo d o TIPO e o NVEL e a INTENSIDADE de seu "manifestar", e com todo o nosso pensamento e prazer voltado para o nosso Grande DEUS e para tudo o que Desejamos para o Bem de nossa Alma e da Salvao de Nosso Ser em Glria Eterna: ah sim, este o sentido de nosso louvor. Com toda simplicidade, experimente e tire provas por si mesmo. Aleluia.

Expresses: como voc est hoje? Entusiasmado, triste, magoado, alegre, com raiva, com muita alegria, s vezes normal, e etc. Tudo ao nosso redor interfere em nossa expresso humana. 4a lio: faa este teste: escolha tocar uma msica que est de acordo o seu sentimento. Vai ser fcil tocar. E depois, experimente tocar uma msica (um hino por exemplo), que est totalmente contrrio do seu sentimento. Vai perceber que vai ser difcil, pois voc realmente no est sentindo aquilo. Quem ouve o que voc toca vai sentir o que voc est sentindo com a sua msica. Isto expresso! A tcnica ajuda, mas o Ser humano naturalmente sensvel ao que sente, pensa e faz. Nossa alma: tudo o que sentimos o que enxergamos o que falamos o que ouvimos o que a nossa vida ou FOI, transforma o nosso dia-a-dia, transforma o nosso convvio e o nosso ser. E a nossa alma corresponde a tudo isto. 5a lio: elevar conscientemente a sua comunho para ajudar a sua msica em tudo o que for feito com hinos de splicas de louvores a Deus. Tudo o que nos falta, a nossa comunho suprir. Som meldico: infelizmente alguns se preocupam somente com isto, e o resultado final uma "msica": exatamente dura, marcada, triste, cercada de "nos" e termos duros e realmente sem harmonia = sem msica. As palavras positivas em todo o momento que permitem em todas as fases as mudanas significativas em direo do que se busca alcanar para o benefcio deste som meldico e natural. O som meldico , entre outras palavras, a unio da concepo terica com a prtica. Somado com a orientao pela necessidade e disciplina para tocar com cuidado, ou seja, tocar de forma: solene, doce, afetuosamente natural. E alis, sempre falta o que aprender. Abrir os ouvidos para aprender SEMPRE MAIS muito importante, e negar-se a alcanar tal aprimoramente tal como negar a existncia do prprio instrumento musical, e quando precisar toc-lo, sempre vai ser algo forado, no-natural, no-fcil..., ou forado do tipo: agora que estou aqui, tenho fazer, tenho que tocar. A expresso algo natural e no deve programado para ser. 6a lio: fidelizar as expresses com a prtica instrumental em grupo com orientao para aprimorar estudos com o apoio de udio, vdeo, instrues tcnicas do prprio instrumental musical. 7

Harmonia: antes de tudo voc precisa estar em constante harmonia com o seu instrumento musical, dominando-o e no sendo dominado pela falta de estudos. E, em harmonia com o maestro, em harmonia com a orquestra a qual faz parte, em harmonia com o naipe em que voc membro (cordas, madeiras, metais, etc), e em harmonia com quem senta do seu lado. Sem "estas harmonias" no existir harmonia com a sua msica. A afinao do seu instrumento musical o conceito mais importante, e desenvolver harmonia na msica trata de desenvolver as suas habilidades musicais no mbito de aplicar as articulaes corretamente, obedecer respiraes e sem detalhar: dar ateno a todas as especificaes de seu instrumento musical. O volume do seu instrumento musical deve ser o mesmo de toda a orquestra, com prioridade para a voz do canto, que a voz do soprano. As demais vozes com relativa intensidade inferior (mais fraco). 7a lio: aplicar-se com disciplina para a interpretao solene de hinos sacros de louvores e splicas a Deus. Instrumentos Musicais: na expresso musical, este o menos importante! O mais importante o seu Ser humano fidelizar o seu sentimento com o que faz COM o seu instrumento musical ou PARA tocar uma melodia. Tudo comea com voc, com a sua pessoa. O instrumento voc! Lio final: encaixar sua "msica" com a expresso que a msica pede, com o seu sentimento, harmonizar-se com os conceitos do tipo de msica que vai fazer, lembrar-se da comunho e do seu papel na orquestra respeitando a todos colaborando para a comunho do canto congregacional. Onde o "volume" mais importante o da humildade. O da comunho. O da integrao da orquestra. O da satisfao pelos resultados. Expresse-se musicalmente com o seu instrumento musical, no precisa forar, no se preocupe: VAI SAIR SOM. E este som vai ser organizado, doce e vai elevar a sua e a alma de quem ouve para a elevada e crescente comunho com o esprito santo de Deus. Que o que nos determina como msicos em uma orquestra de msica sacra (sacra = respeito). E ento, use o seu instrumento musical para expressar a sua msica mediante a emisso de som. Lembre-se: a expresso musical algo natural e no deve programado para ser. 8

A msica exalta o esprito humano, criativa, auto-expressiva e permite a expresso de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.
Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de msica. Todos os conceitos e artigos sobre msica atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (fsico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, mente e s emoes. Voc que estudante de msica, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinao; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeioar o seu aprendizado na msica e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Voc que ensina msica e tem seu papel como professor ou instrutor de msica, saiba que os alunos esto te avaliando tambm e apreciam as palavras positivas, o reconhecimento e aes de recompensa. Use sempre palavras positivas as coisas boas comearo a acontecer mais rapidamente e com maior freqncia para os seus alunos. Ame-os ou deixo-os. Realizando estas aes teremos a possibilidade de nos aperfeioar como pessoas, com ateno a importncia do respeito e considerao pelo seu prximo. Imprima os materiais e artigos em anexo, compartilhe sempre. O ser humano reconhecido como msico/organista tm nome e sobrenome, e a msica entre ns (ref. CC) MUITO MAIS deslumbrante, esplndida, gloriosa, magnfica e resplandecente do que demonstram reconhecer. Aleluia! Deus seja louvado.

Marcos Oliveira
Contato por e-mail: marcos_oboista@yahoo.com.br Downloads de Mtodos Musicais e Artigos relacionados: http://www.escolinhamusical.com.br
E S T E M A T E R I A L N O P O D E S E R V E N D I D O . F O T O C P I A S S O P E R M I T I D A S . I M P R I M A E S T E M A T E R I A L . C O M P A R T I L H E C O M S A B E D O R I A

You might also like