You are on page 1of 3

Ritmos em Partituras

RITMOS EM PARTITURA
Talvez uma das maiores dificuldades para se tocar uma msica saber seu ritmo, mas alguns padres rtmicos podem ajudar a amenizar essa dificuldade. Obs: Esse tutorial estar sendo atualizado sempre que possvel com novos padres ou variaes para facilitar ainda mais essa tarefa de acompanhar uma musica com ritmo bem definido. Se quiser colaborar envie um e-mail para junior_osnildo@yahoo.com.br com assunto Ritmos mostrando o ritmo ou variao da forma que desejar e especificando ao menos uma msica que pode ser tocada com ele. Os ritmos sero apresentados em partituras e talvez sejam de mais fcil execuo no teclado ou piano. Os acordes usados so somente demonstrativos.

1. Cano
Um ritmo extremamente verstil devido a seu compasso de 2/4 que acaba por aceitar 2/4, 4/4 e mltiplos.

O padro pode ser usado para acompanhar vrias msicas como: Frejat Segredos, Paralamas Meu Erro (acelerado), Guns n Roses Knocking on heavens door, Caetano Veloso Sozinho, etc. O Contratempo usado em apenas poucas partes de algumas msicas que se acompanha por este ritmo, como na introduo de Eric Clapton Tears in Heaven. O modo arpejado simplesmente substitui o padro em algumas msicas e pode ser usado para variar um pouco no meio delas, mas tambm existem msicas que pedem este estilo, como a Fly Away From Here Aerosmith. Vale lembrar que improvisos e variaes so sempre de grande utilidade para se tocar uma msica e que este esquema de padro somente para auxilio. No inicio pode-se tocar somente em cima do padro, mas depois se deve incrementar a msica com variaes.

2. Reggae
Ritmo simples e de grande uso, o reggae um ritmo em 2/4 que tambm aceita 4/4 e outros.

Ritmo obviamente usado em reggae como: Gilberto Gil Vamos Fugir, Akundum Emaconhada (Acelerado), Bob Marley No Womam No Cry, Paralamas Uma Brasileira, Skank Te Ver, etc. O compasso duplo s uma idia para quando se tem um acorde que se prolonga por dois compassos ou mais, da se faz o baixo mais constante e alternado entre notas do acorde, serve somente como um complemento ao ritmo padro.

3. Balada 6/8
Ritmo usado em msica normalmente mais lentas, feito em 6/8 um ritmo de uso um pouco restrito.

Apesar de todas as notas serem tocadas em intervalos de colcheias os baixos devem ser mantidos enquanto se toca a parte aguda do ritmo. Esse ritmo pode ter diversas variaes desde que mantenha o 1, 2, 3, 4, 5, 6 ritmado em colcheias e sempre segurando os graves para dar maior fora ao ritmo. Praticamente qualquer msica que seja em 6/8 , ou pode ser, tocada nesse ritmo, porm conheo poucas msicas que so assim, um exemplo Los Hermanos Primavera.

4. Guarnia
Ritmo um pouco diferenciado em 3/4.

Usa-se ou o padro 1, ou o 2 em uma msica. Alternar entre os dois um pouco difcil, mas pode ser feito em momentos apropriados. No padro 2, existe o tempo arpejado, deve-se tocar uma nota de cada vez em uma seqncia rpida soltando as trs juntas ao acabar o tempo. Corretamente, o acorde circulado seria anotado assim:

No conheo muitas msicas desse ritmo, mas uma popular bem conhecida Geraldo Vandr Pra no dizer que no falei das flores (Caminhando e Cantando).

5. Bossa Nova
Um ritmo da mpb em 2/4.

Bossa Nova um ritmo que possui um contratempo muito bom para se estudar em seu padro. Esse contratempo feito pela seqncia dos tempos de semi-colcheia, colcheia e semicolcheia usado com freqncia em msicas da mpb, at mesmo na melodia. O Arpejo s uma idia de subida que fica interessante nesse ritmo e tambm em alguns outros. Um exemplo conhecido de bossa nova a consagrada Vinicius de Moraes Eu sei que vou te amar.

You might also like