You are on page 1of 5

BENHABIB, Seyla. Los derechos de losotros: extranjeros, residentes y ciudadanos. Cambridge University Press, 2004.

INTRODUO Por membresa polticas quero significar os princpios e praticas apra a incorporao de forasteiros e estrangeiros, imigrantes e recm -chegados, refugiados e asilados, em entidades polticas existentes. As fronteiras polticas definem a alguns como membros, a outros como estrangeiros. ( p.13) As migraes transnacionais destacam o dilema constitutivo no corao das democracias liberais: entre a adeso aos princpios universais dos direitos humanos e a autodeterminao soberana. (...) No me pronunciarei a favor de terminar com o sistema estatal nem como o da cidadania mundia l. (p. 14) Minha posio difere das recentes teorias neokantianas de justia internacional que do precedncia a questes de distribuio de recursos e direitos antes que a questes de membresa . (...) Tal membresa justa implica: reconhecer o direito moral dos refugiados e asilados a uma primeira admisso; um regime de fronteiras porosas para imigrantes; um mandato contra a desnacionalizao e a perda de direitos de cidadania, e a reivindicao do direito de todo ser humano a ter direitos, dizer, a s er uma pessoa legal, com certos direitos inalienveis, no importa qual seja sua condio de membresa poltica. (p.15)
y y y

Crise de territorialidade Um regime internacional de direitos humanos Teoria discursiva e membresa poltica

A premissa bsica da tica discursiva afirma que s so vlidas aquelas normas e arranjos institucionais normativos que podem ser acordadas por todos os interessados em situaes especiais de argumentao chamadas discursos. Chamo a este princpio uma metanorma. (p.20) Metanorma: respeito moral universal (todos seres capazes de falar e agir) e reciprocidade igualitria. Teoria discursiva e membresa poltica: dado que ateoria discursiva articula uma postural moral universalista, no pode limitar o alcance da conversacin moral s a quem reside dentro de fronteiras reconhecidas nacionalmente; deve ver a conversacin moral como estendendo -se potencialmente a toda a humanidade. (p. 21) Isto confronta ao terico discursivo que examina praticas de membresa poltica com um dilema: um trao comum de todas as normas de

membresa, inclusive mas nao s as normas de cidadania, que quem est afetado pelas consequncias de tais normas e, em primeiro lugar, pelos critrios de excluso, por definio, no pode ser parte de sua artic ulao. As normas de membresa afetam a quem nao membro, precisamente distinguindo aos prprios dos estranhos, os cidados dos no cidados. (p. 22) Pode haver ento uma justificao terica discursiva de fechamento democrtico? Este livro responde que h algumas praticas de fechamento democrtico que sao mais justificveis que outras, mas que potencialmente todas as praticas de fechamento democrtico esto abertas ao questionamento, a mudana de significado e a desistitucionalizao. (p. 23) Justificativa da construo legal do estado constitucional: seguirei Habermas ao aceitar que os direitos humanos universais e a soberania popular, ou as normas da autonomia privada e pblica, aportan dos cimentos indispensveis do Estado Constitucional Democrtico . Os direitos humanos universais tem um atrativo que transcende o contexto, enquanto que a soberania popular e democrtica deve constituir um demos circunscrito que atua para autogovernar-se O autogoverno implica autoconstituio. (p. 24) Desenvolvo o conceito de iteraciones democrticas para mostrar que o compromisso com normas constitucionais e internacionais que transcendem o contexto podem ser mediadas com a vontade das maiorias democrticas. As interaes democrticas so processos complexos de debate, deliberao e aprendizagem pblico, atravs dos quais so questionadas e contextualizadas, invocadas e revocadas, as afirmaes de direitos universalistas, no conjunto das instituies legais e polticas assim como na esfera pblica das democracias liberais. (p. 25) Soberania popular Soberania territorial. Sem embargo sustentarei que nunca houve uma superposio perfeita entre o circulo de quem est abaixo da autoridade da lei e os membros plenos do demos. Cada demos democrtico tem marginalizados alguns, reconhecido s certos indivduos como membros plenos. A soberania territorial e a voz democrtica nunca tem -se equiparado completamente. (...) Sustento que tais negociaes e interaes democrticas se do no contexto de uma sociedade mundial de estados. (p. 25) A soberania um conceito relacional, no meramente autoreferencial.

CAPITULO 1 SOBRE A HOSPITALIDADE: UMA RELEITURA DO DIREITO COSMOPOLITA DE KANT

A paz perptua e o direito cosmopolita: uma reavaliao contempornea

Kant mesmo assinala o estranho d locuo de hospitalidade neste contexto e portanto comenta que uma questo no de filantropia mas de direito. (p. 30) Kant distingue o direito pelo qual o recm chegado pode exigir um tratamento de hspede, do direito de visitante. O direito a ser visitante permanente se outorga atravs de um acordo especial livremente decidido que vai mais alm do que se deve moralmente ao outro e o que se tem direito legalmente; portanto, Kant diz que isto um contrato de beneficncia. (p. 31) A obrigao de dar hospitalidade a estrangeiros e forasteiros nao ode se impor, segue sendo uma obrigao incorrida voluntariamente pelo soberano poltico. (p. 32) Direito de visitante: livre associao dos seres humanos e posse comum da terra. O que justifica realmente a premissa de posse comum da terra? Uma vez que a terra tem sido apropriada, outros j no tem direito a possu -la. Devem respeitar as relaes de propriedade existentes. (p. 34)
y y

A esfericidade da terra e o direito cosmopolita A relevncia contempornea do conceito de Kant de permanncia temporria

A afirmao de Kante de que um primeiro ingresso nao pode negar -se a quem o busca se isto resultar em sua destruio ser incorporada a Conveno de Genebra sobre o estatuo dos refugiados como o princpio de non refoulement (p. 35) O direito universal de hospitalidade que pertence a toda pessoa humana nos impe um dever moral imperfeito de ajudar e oferecer refugio a todos aqueles que veem em perigo sua vida, seu fsico e seu bem -estar. Este dever imperfeito dizer, condicional dado que pode permitir excees e pode ser anulado por motivos legtimos de autopreservao. (p. 36) O direito de buscar associao humana para Kant um direito humano fundamental. Minha preocupao radica na brecha imp ossvel de fechar que o sugere que existe entre o direito de permanncia temporria e a residncia permanente. (p. 37) Temporria: direito obrigao do soberano Permanente: privilgio contrato de beneficncia Kant imagina uma condio de mundo em que todos os membros da raa humana se convertem em participantes em uma ordem civil e entre uma condio de associao legal entre si. Mas esta condio civil de coexistncia

legal no equivalente a ser membro de um ente poltico republicado. Os cidados cosmopolitas de Kant ainda necessitam de suas repblicas individuais para ser cidado. Por isso Kant distingue com tanto cuidado um governo mundial de uma federao mundial. (p. 38)
y

O legado cosmopolita de Kant

Contra Kant, argumentarei que o direito de residncia temporal a ser membro deve verse como um direito humano que pode justifica -se nos princpios de uma moralidade universalista. Os termos e condies nos quais podem outorgar-se a condio de membro a longo prazo seguem sendo prerrogativa do soberano republicano. Mas aqui tambm devem respeitar -se os condicionantes que impe os direitos humanos, tais como a no discriminao e o direito de imigrante a um devido processo. (p. 40)
y

O paradoxo da legitimidade democrtica

O governo democrtico e as demandas de justia podem contradizer -se. Os compromissos prvios democrticos expressos e a idealizada fidelidade aos direitos humanos universais vida, liberdade e propriedade devem ser reatualizados e renegociad os dentro dos entes polticos presentes como intenes democrticas. Sempre h potencialmente um conflito entre uma interpretao destas demandas de direitos que precedem as formulaes expressas do soberano e as promulgaes efetivas do povo democrtico que potencialmente poderia violar tais interpretaes. (p. 41) Este paradoxo de legitimidade democrtica tem um corolrio que tem sido pouco notado: todo ato de autolegislao tambm um ato de autoconstituio. (...) A vontade do soberano democrtico s p ode estender-se ao territrio de sua jurisdio/ as democracias requerem fronteira. Os imprios tem confins, enquanto as democracias tem fronteiras. O governo democrtico, diferente do domnio imperial, se exerce em nome de uma comunidade especfica e s obriga esta comunidade. Portanto, ao mesmo tempo que o soberano se define territorialmente, tambm se define em termos cvicos. Os que so membros plenos do ente soberano se distinguem de quem est abaixo de sua proteo mas que nao disfruta de plenos direi tos de membresa. (p. 42) Tenho circunscrito em termos tericos gerais o paradoxo da legitimidade democrtica. O paradoxo que o soberano republicano deveria buscar limitar sua vontade a uma srie de compromissos prvios com uma srie de normas fomais e substantivas, a que geralmente se faz referencia como direitos humanos. Os direitos e ttulos de outros sejam auxiliares da comunidade poltica organizada, como se consideravam as mulheres, os escravos e os homens sem propriedade, ou sejam povos subjugados ou estrangeiros se negociam ento sobre este trreo franqueado pelos direitos humanos de um

lado e as afirmaes soberanas por outro. No que segue argumetarie que, enquanto este paradoxo nunca poder ser resolvido plenamente para as democracias, seu impacto pode ser mitigado atravs de uma renegociao e reiterao dos compromissos duais com os direitos humanos e a autodeterminao soberana. (p. 43)

CAPITULO 2: O DIREITO A TER DIREITOS: HANNAH ARENDT E AS CONTRADIES DO ESTADO-NAO No ter Estado ou a perda da nacionalidade, sustentou, era equivalente a perda de todos os direitos. Os que no tinham Estado eram privados no s de seus direitos de cidadania; foram privados de direitos humanos. (...) Desenvolvo uma sria de considerae s sistemticas que apontam porque nem o direito a naturalizao nem a prerrogativa da desnaturalizao pode considerar-se s privilgios soberanos; o primeiro um direito humano universal, enquanto o segundo sua abrrogao. (p. 46)
y

O imperialismo e o fim dos direitos humanos

O Estado-nao moderno estava sendo transformado em um rgo que executaria o imprio do direito para todos os cidados e residentes em um instrumento s da nao. (...) a perverso do Estado moderno que passou de ser um instrumento do direito a uma discricionariedade sem direitos, ao servio da nao, se completo quando os estados comearam a praticar desnaturalizaes massivas contra minorias indesejadas. (p.49)
y

Os muitos significados do direito a ter direitos

You might also like