You are on page 1of 12

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out.

2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

SIGNIFICADOS TEXTUAIS ACIONAIS E IDENTITRIOS NA MDIA: UMA AVALIATIVIDADE DO SISTEMA Ftima Andria TAMANINI-ADAMES*

ABSTRACT: In a different way, Halliday and Fairclough see texts as multifunctional, but rather than saying in different functions, Fairclough prefers to say in different meanings that texts may create, reproduce or change. These meanings can be found simultaneously at texts because they are dialectically related. Textual meanings in terms of action and in terms of identity are related to the interpersonal function. In this study, in terms of action, the first meanings show an author looking for readers support through a discourse that negatively "evaluates" and "judge" women after certain age; and in terms of identity, the second meanings show centripetal voices from mass media trying to maintain preconceived ideologies which construct womens identities connecting youth to physical beauty and maturity to questionable sex life. KEYWORDS: Appraisal; Mass Media; Critical Discourse Analysis.

1. Introduo De acordo com Franceschini (2004, p. 153), embora seja uma meta utpica, os leitores comuns esperam encontrar iseno e objetividade na mdia atravs do gnero discursivo reportagem, o qual reflete quase que exclusivamente a inteno do veculo de divulgar aquele assunto naquele momento. Segundo Swain (2001, p. 20), embora o feminismo hoje se encontrar desdobrado em teorias que apontam para a multiplicidade da condio feminina, a mdia do mundo globalizado continua a homogeneizar essa condio, tentando recuperar a imagem do que seria uma verdadeira mulher, o complemento do masculino, ou a costela de Ado reinventada, feita para o amor, para a maternidade e para a seduo. Aqui, acreditando que as reportagens encerram a ideologia da instituio miditica da qual so originrias, baseada em Halliday (2004) e Fairclough (1997, 2001, 2003a, 2003b), fao uma anlise crtica do discurso de uma reportagem oriunda da revista Veja (2008) intitulada Escndalo, p e morte, que envolve a atriz Susana Vieira quando da notcia da morte trgica de seu ex-marido - Marcelo Silva -, testemunhada pela ento namorada dele Fernanda Cunha -, a fim de observar como est avaliado o gnero social feminino, especialmente na maturidade. Para tanto, atravs da Teoria da Avaliatividade proposta por White (2004) e Martin & White (2005), verifico caracteres avaliativos de Afeto, Julgamento e Apreciao presentes no texto. 2. Mdia e gnero social De acordo com Pereira (2004, p. 195), o conceito de gnero gerou rupturas na viso biolgica do termo sexo, instituindo uma noo social. O gnero, sendo uma categoria analtica sob diversas perspectivas disciplinares, reforou a corrente no essencialista dos estudos de identidade e enfraqueceu o determinismo biolgico que eternizava a subjugao das mulheres. Os estudos de gnero propem que se estude tambm o modo pelo qual as
*

Pesquisadora/Mestre em Letras; Universidade Federal de Santa Maria.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

diferentes hierarquias sociais (de gnero, classe, raa ou idade) incidem umas sobre as outras, modelando-se mutuamente (HEILBORN & CARRARA, 1998, p. 373). Para Possenti (2002, p. 156), a identidade, no sendo uma cpia do real, uma representao imaginria, assim como o esteretipo, concebido como uma construo social e imagtica que representa de modo reducionista e com fora frequentemente negativa um grupo social ou uma pessoa em particular. O conceito de identidade envolve negao e diferena: algo uma coisa e no outra. A identidade social da mulher no unitria, mas resulta de diferenas. Identidade e diferena que, para Fairclough (1997, p. 296), so dois lados da mesma moeda que representam atualmente os maiores dilemas da vida social. A tecnologia e a mdia so potentes agentes fragmentadores da identidade da mulher no mundo contemporneo. Segundo Vieira (2005, p. 209), a transformao das relaes sociais dificulta a definio identitria em geral e, em particular, do gnero feminino. Mesmo que as identidades estejam em contnua construo, existe um descompasso em relao a essa mudana e evoluo global. Dessas diferenas resultam dificuldades, especialmente para as mulheres, em construir uma nova identidade. 3. Mdia e gnero discursivo reportagem Fairclough (2001, p. 161), baseado em Bakhtin1, diz que um gnero discursivo um conjunto de convenes relativamente estvel que associado com, e parcialmente representa, um tipo de atividade socialmente aprovado. Segundo Vilas-Boas (1996), o formato do gnero reportagem se destaca por procurar destrinchar um assunto por meio de pesquisa mais acurada, focalizando o assunto e no somente o fato que deu origem a esse. A reportagem pode organizar seu texto a partir da reviso de fatos que envolvem um tema, atualizando e ampliando suas dimenses. Por seu carter marcadamente interpretativo, o gnero reportagem revela de forma mais visvel a fragilidade da postura imparcial da mdia na exposio, comentrios, explicaes, comparaes, previses e provas com as quais ela (re)constri o fato. Para Benites (2002, apud SOUZA, 2007, p. 2), o gnero reportagem permite mdia argumentar de forma ardilosa ou velada para muito alm dos limites do seu dizer, construindo verdades e manipulando a opinio pblica atravs de recortes da realidade.
O mundo da comunicao contemporneo hoje, talvez o nico espao sem fronteiras e a circulao de imagens e representaes sociais virtualmente sem limites; as matrizes de inteligibilidade partilhadas e veiculadas pela mdia atualizam, das profundezas da memria discursiva, imagens estereotipadas do feminino e do masculino, mas no apenas em um espao cultural definido. (SWAIN, 2001, p. 20)

4. Anlise Crtica do Discurso De acordo com Wodak (2004, p. 225), a Anlise Crtica do Discurso ACD - est interessada na anlise das relaes estruturais de discriminao, poder e controle, manifestas na linguagem, transparentes ou veladas, e suas pesquisas muitas vezes se voltam para os discursos institucional, miditico e de gnero social, que materializam relaes mais ou menos explcitas de luta e conflito, conclui a autora (2004, p. 224).

Cf. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. (VOLOCHNOV) Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia da linguagem. Traduo de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9 ed. So Paulo: Hucitec, 1999.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

A terceira onda feminista e as teorias ps-estruturalistas contriburam para complexos e sutis entendimentos acerca de relaes de poder e gnero social no trabalho dentro de ordens sociais especificas. Dois importantes discernimentos para uma ACD feminista foram o reconhecimento da diferena entre mulheres (e homens), os quais chamam ao comprometimento com uma anlise de gnero e sexismo cultural e historicamente situada; e a perversidade da sutileza em trabalhos discursivos acerca do poder na modernidade. (LAZAR, 2005, p. 9)2

A linguagem da mdia, particularmente, analisada de modo a confrontar sua aparente transparncia e imparcialidade com o espao de lutas ideolgicas e de poder que representa. Segundo Wodak (2004, p. 230-231), Fairclough, principal terico da ACD, ilustra o papel mediador e construtivo da mdia com inmeros exemplos e demonstra a falcia da crena na neutralidade das instituies miditicas, as quais costumam se dizer objetivas por acreditarem dar espao ao discurso pblico, refletir os fatos de forma desinteressada e expressar os argumentos dos jornalistas. Entre os conceitos considerados indispensveis para a ACD esto o conceito de poder e o conceito de ideologia, que se propem instrumentos para que se investigue criticamente como a desigualdade social expressa, sinalizada, constituda, legitimada, e assim por diante, atravs do uso da linguagem (ou no discurso) (WODAK, 2004, p. 224). 5. Lingustica Sistmico-Funcional Na Lingustica Sistmico-Funcional LSF -, a linguagem organizada em torno de seu Sistema de Dados do Contexto Social e em torno do seu Sistema Lingustico, que se interrelacionam e formam uma rede sistmica. De acordo com Halliday (2004), o Sistema de Dados do Contexto Social formado pelas escolhas dos falantes nas variveis campo natureza da prtica social -, modo - maneira simblica e os canais retricos que so adotados para a transmisso da mensagem - e relaes - papis dos participantes da situao e a conexo entre eles - que, por sua vez, permitem as outras escolhas no Sistema Lingustico composto dos subsistemas semntico, lxico-gramatical e fonolgico - que vo determinar o significado da lngua. E todos os subsistemas esto interligados. Essas trs variveis do contexto so realizadas no Sistema Lingustico por trs metafunes da linguagem: a metafuno textual orao como mensagem (HALLIDAY, 2004, p. 64-105) que materializa a varivel modo e relaciona aspectos semnticos e gramaticais do texto, dando sentena seu status de mensagem e sendo responsvel pela organizao dos significados experienciais e interpessoais em um todo coerente (VENTURA & LIMA-LOPES, 2002, p. 1); a metafuno ideacional orao como representao (HALLIDAY, 2004, p. 168-305) , que materializa a varivel campo e refere-se a escolhas dos interlocutores que expressam o contedo do texto, possibilitando, assim, ao observador tirar partido da capacidade da linguagem de representar a natureza da prtica social, as experincias do mundo interior e exterior; e a metafuno interpessoal orao como troca (HALLIDAY, 2004, p. 106-167) , que materializa a varivel relaes e est ligada maneira como os interlocutores usam a linguagem para interagir socialmente. 6. Uma abordagem sistmica e crtica Segundo Ramalho (2006, p. 320), na LSF, o social trazido para o tecido gramatical da linguagem, e, para a ACD, isso significa a constituio da semiose pela sociedade, assim
2

Traduo minha.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

como a constituio da sociedade pela semiose (RAMALHO, 2006, p. 320). Mas a ACD localiza aspectos da LSF a serem contornados para uma efetiva abordagem da linguagem como prtica social, os quais no so problemas da gramtica sistmica, e sim da sua utilizao como ferramenta da ACD, cuja preocupao principal mapear conexes entre discurso e sociedade (RAMALHO, 2006, p. 320). Sendo assim, de acordo com Figueiredo & Moritz (2008, p. 55), o uso da linguagem constitui trs aspectos simultaneamente: identidades sociais, relaes sociais, e sistemas de conhecimento e crena vide Figura 1. Aspectos do social constitudos (em parte) pelo discurso Sistemas de conhecimento e crena Relaes sociais Identidades sociais Significados textuais (FAIRCLOUGH, 2003a) Representacionais Acionais/Relacionais Identitrios Metafunes hallidayanas (HALLIDAY, 2004) Metafuno Ideacional Metafuno Interpessoal Metafuno Interpessoal

Fig. 1 - Cruzamento da Viso Social da Linguagem segundo a ACD e a LSF adaptado de Figueiredo & Moritz (2008, p. 57). 7. Subsistema semntico e metafuno interpessoal Avaliatividade3 Expressamos nossas atitudes na interao com o nosso interlocutor atravs de textos. No nvel semntico, a metafuno interpessoal est ligada ao relacionamento entre as pessoas, ento, o modo como um produtor de texto posiciona-se em relao ao seu leitor mostra a forma como julga o mundo atravs de diferentes ndices avaliativos. Na Teoria da Avaliatividade, White (2004, p. 184) baseia-se na noo bakhtiniana de dialogismo e heteroglossia4, onde qualquer forma de comunicao verbal dialgica e significa referir-se a, ou retomar de alguma forma, o que j foi dito/escrito, e simultaneamente antecipar as respostas de leitores/ouvintes reais, potenciais ou imaginados. Sobre essa interao em funo do, para, e com o outro, Vian Junior (2009, p. 105) constata que, assim, o dialogismo o ponto de partida da discusso sobre avaliatividade.
A Teoria da Valorao (Martin & White, 2005) tem se revelado uma ferramenta eficaz para que se possa perceber o carter opinativo dos textos jornalsticos, uma vez que no so somente os qualificadores que atribuem valores a nomes, coisas e eventos. Tal aparato terico permite que se analise, atravs dos elementos lingusticos, a semntica do discurso empregado. Os recursos utilizados pelo escritor, tanto sob o ponto de vista da atitude, da intertextualidade e da dialogia permitem estabelecer que tipo de autor se constri no texto e que tipo de leitor o escritor constri para que consuma seu texto. (CABRAL & BARROS, 2006, p. 724)

Segundo Martin & White (2005), podemos categorizar recursos lxico-gramaticais para realizarmos as avaliaes em trs tipos principais: recursos de Atitude, recursos de Engajamento e recursos de Gradao. A funcionalidade desses recursos, entretanto, s pode

Nessa pesquisa, fiz a opo pela palavra avaliatividade (diferente dos termos avaliao e valorao), do ingls appraisal, que no advm, de acordo com Vian Junior (2009, p. 102), dos termos evaluation ou assessment. 4 Cf. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da potica de Dostoivski. Traduo de Paulo Bezerra. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

ser explicada adequadamente levando-se em conta, paralelamente, os efeitos dialgicos, lembra White (2004, p. 185).
[...] as aplicaes desenvolvidas at o momento voltaram-se para as seguintes questes: diferenas em perfis Atitudinais (diferentes padres de ocorrncia de subtipos Atitudinais) atravs dos quais textos individuais, ou grupos de textos (por exemplo, os que representam determinado registro ou gnero), podem ser contrastados; padres intratextuais de ocorrncia de valores Atitudinais que permitem a identificao de estgios funcionais; associaes entre certos atores sociais e tipos particulares de avaliao Atitudinal; o papel da Atitude na criao da despersonalizao estratgica nos textos; a associao de padres particulares de recursos dialgicos com efeitos retricos, tais como a construo de personas autorais, ou a criao de um pblico preferencial; padres de integrao entre Atitude e Engajamento que revelam as pressuposies ideolgicas presentes no texto. (WHITE, 2004, p. 201)

Nesse estudo, analiso apenas os significados atitudinais (positivos e negativos), os quais podem ser agrupados em trs grandes campos semnticos: Afeto, Julgamento e Apreciao (WHITE, 2004, p.179). Entretanto, de acordo com Cabral & Barros (2006, p. 725), esse tipo de posicionamento atitudinal nem sempre est explcito, podendo ser desvendado com o auxlio do contexto em que o texto est inserido. Os valores apreciativos so significados utilizados para fazer avaliaes de fenmenos semiticos e naturais atravs de referncias a seu valor num determinado campo, talvez de forma mais tpica referindo-se s suas qualidades estticas (WHITE, 2004, p. 180). Conforme White (2004, p. 191), a Apreciao o campo semntico relacionado com avaliaes de objetos materiais, e tambm de fenmenos naturais e estados de coisas, atribuindo-se a esses objetos um valor negativo ou positivo. De acordo com Cabral & Barros (2006, p. 726), a Apreciao a avaliao esttica da composio, estrutura e forma, da apresentao, do contedo e da disposio de objetos. Porm, tambm seres humanos podem ser apreciados quando se discute suas qualidades estticas e seus comportamentos em sociedade, como lembra White (2004, p. 191), o qual subdivide a apreciao em trs tipos avaliativos: de reao, de composio, e de valorizao (no verificados aqui). Os valores de Julgamento so significados que indicam uma viso da aceitabilidade social do comportamento de agentes humanos, uma avaliao feita atravs de referncias a algum sistema de normas sociais (WHITE, 2004, p. 179) atravs dos quais construmos posies de aprovao/condenao em relao ao comportamento humano - avaliaes do carter de algum - atravs de referncias aceitabilidade e s normas sociais (WHITE, 2004, p. 187). Para Cabral & Barros (2006, p. 726), o Julgamento deve variar considerando-se a posio social e ideolgica do autor. Existem os Julgamentos de sano social, que envolvem questes de legalidade e moralidade (WHITE, 2004, p. 187) e relacionam-se com os conceitos de veracidade (quo sincero algum ) e propriedade (quo tico algum ). O autor (2004, p. 188) escreve que esses Julgamentos codificam-se atravs de leis, regulamentos e normas produzidas por instituies de grande poder social, como o governo, o sistema jurdico e a igreja. Tambm existem os Julgamentos de estima social, os quais envolvem avaliaes que podem levar o indivduo a ser elevado ou rebaixado na estima de sua comunidade, mas que no possuem implicaes legais ou morais (WHITE, 2004, p. 188). Esses, por sua vez, relacionam-se com os conceitos de normalidade (at que ponto algum estranho ou pouco usual), capacidade (quo capaz esse algum ) e tenacidade (quo determinado algum ). As redes sociais cotidianas, a famlia e a amizade, so formadas atravs desses valores, diz White (2004, p. 5

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

188). Essa taxonomia de cinco partes conceituais inspirada na noo hallidayana de metfora interpessoal, como uma lexicalizao das categorias gramaticais da modalidade de Halliday (2004): a normalidade est para a usualidade; a capacidade est para a habilidade; a tenacidade est para a inclinao; a veracidade est para a probabilidade; e a propriedade est para a obrigao (WHITE, 2004, p. 188-189). Os valores do Afeto so significados fundamentalmente atitudinais associados emoo os textos indicam vises positivas ou negativas atravs de relatos das respostas emocionais do falante/escritor, ou relatos das respostas emocionais de terceiros (WHITE, 2004, p. 179), que podem ser expressos na forma de adjetivos, na forma de processos verbais, ou ainda na forma de comentrios adjuntos como substantivos, atravs de nominalizaes. O Afeto pode ser classificado de acordo com seis fatores, conforme White (2004, p. 186-187): sentimentos construdos pela cultura como positivos (agradveis) ou negativos (desagradveis); sentimentos representados como uma onda comportamental envolvendo algum tipo de manifestao paralingustica ou extralingustica, ou representados na forma de um estado emotivo ou de um processo mental em andamento; sentimentos representados como reao a um estmulo, ou como um estado de esprito geral; sentimentos, numa escala de baixa, mdia, a alta intensidade; sentimentos envolvem inteno com relao a um estmulo ainda no realizado ou em oposio a um estmulo j realizado; por fim, as emoes podem ser reunidas em trs grupos ligados in/felicidade (assuntos do corao tristeza, raiva, felicidade e amor), in/segurana (bem-estar ecossocial ansiedade, medo, e confiana), e in/satisfao (busca de objetivos tdio, desprazer, curiosidade, respeito). Valores afetivos subjazem s categorias atitudinais, mas White (2004, p. 191-192) alerta para no confundirmos o Afeto construo das emoes do sujeito com Apreciao atribuio a coisas do poder de gerar emoes no sujeito vide Figura 2.

Fig. 2 - Julgamento e Apreciao como Afeto Institucionalizado (WHITE, 2004, p. 183). 8. Metodologia Combinando a LSF e a ACD, analiso um exemplar do gnero discursivo reportagem oriundo da revista Veja (2008) - especialmente escolhida por ter uma representativa tiragem semanal -, para a verificao de como est avaliado o gnero social feminino, especialmente na maturidade. A partir do Sistema Lingustico, dentro do subsistema semntico, estudo a metafuno interpessoal, a qual deve expressar a maneira como o autor do texto usa a linguagem para interagir socialmente, posicionando-se em relao ao seu leitor - e que Fairclough (2001, 2003a) relaciona a significados acionais/relacionais e identitrios relativos s formas de ser, s identidades sociais construdas pelos textos (Figueiredo & Moritz, 2008, p. 56) -, com base em White (2004) e Martin & White (2005) para, atravs da Teoria da 6

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

Avaliatividade, identificar caracteres avaliativos atitudinais de Afeto, Apreciao e Julgamento. Finalmente, sigo o Modelo Analtico de Fairclough (2003b, p. 184) para resumir a investigao das relaes existentes entre os eventos sociais, as prticas sociais e as estruturas sociais, baseada nos resultados obtidos na etapa analtica anterior, que inclui: 1 focalizar um problema social e seu aspecto semitico; 2 identificar seus obstculos para poder abord-los, seja atravs da anlise da rede de prticas nas quais esto localizados, seja atravs da relao semitica que eles mantm com outros elementos da(s) prtica(s) social (ais) onde se inserem no discurso (isto , da prpria semiose), o que inclui a anlise lingustica anterior; 3 considerar se a ordem social (a rede de prticas) depende desse problema para existir; 4 identificar as possveis formas de superar os obstculos; e, 5 refletir criticamente sobre a anlise. 9. Anlise e discusso dos resultados5 A presena de Afeto permeia todo o texto, estando presente tanto nos caracteres avaliativos atitudinais de Julgamento quanto nos de Apreciao, indicando uma busca constante de sensibilizao do leitor-alvo para com o assunto tratado, bem como para com os atores sociais envolvidos na reportagem. Aqui entendo que, quanto mais apela para a emoo do leitor na tentativa de solidarizar-se com ele, mais o(a) autor(a) do texto afasta-se da objetividade jornalstica - vide Figura 3. um lugar-comum comparar a vida de atores s tramas mirabolantes das novelas, mas provavelmente existem poucos exemplos mais cabveis do que a histria de amor, fama, poder, deslumbramento, ascenso social, traio e escndalo que aproximou e afastou Susana e Marcelo com a fora de mil sis da paixo e o apelo abissal da autodestruio. Fig. 3 Exemplo de Afeto na reportagem da Veja (2008). As Apreciaes positivas (+) esto relacionadas a Marcelo e a Fernanda, mas quase nunca a Susana. Ao contrrio, as Apreciaes negativas (-) esto relacionadas quase que exclusivamente a Susana, muito pouco a Marcelo e nenhuma vez a Fernanda, indicando a juventude feminina como parte importante do padro esttico ocidental - vide Figura 4.

5 A anlise completa dessa reportagem encontra-se em: TAMANINI-ADAMES, Ftima Andria. Anlise polifnica de esteretipos na mdia: uma nova identidade para a mulher na maturidade? 214f. Dissertao. (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

(+) O rosto que as cmeras adoram e est na memria coletiva: Susana no incio da carreira com o primeiro marido, Rgis Cardoso; com Carson, o segundo, e com Marcelo, o bonito da Baixada que foi expulso da PM depois do primeiro escndalo de drogas e quebradeira. (+) A histria to antiga quanto a humanidade, mas todo mundo continua a acompanhar com emoo a trama de poder, fama, traio e vcio que uniu Susana Vieira e Marcelo Silva, depois os separou e por fim o levou overdose fatal em companhia da nova e bela namorada. (-) Num processo incomum, ela foi ganhando mais destaque com o tempo, que sempre pareceu desmentir com a aparncia jovial ajudada pelas plsticas de costume e o temperamento desafiador. Fig. 4 Exemplos de Apreciao na reportagem da Veja (2008). Em relao aos Julgamentos, somente Susana recebe os de estima social positiva (+): o que compreensvel, pois se trata de uma atriz de grande sucesso. Nesse caso, a atriz aparece quebrando esteretipos: continua fazendo sucesso, mesmo que pesquisas indiquem que a maioria das atuais mulheres no climatrio e/ou menopausa ainda perde no s a autoestima, mas tambm espao no mercado de trabalho ao envelhecerem. De acordo com Mendona (2004, p. 159), o advento da menopausa afeta negativamente a construo da autoimagem da mulher, marcando decisivamente sua concepo do envelhecer, seja associando-se o incio do envelhecer a ela, seja apelando-se para a tecnologia para tentar apagar seus primeiros sinais fsicos. Por outro lado, Susana quem recebe tambm o maior nmero de Julgamentos de estima social negativa (-), mas dessa vez por causa de seu envolvimento com homens mais jovens, no caso, com Marcelo - vide Figura 5. (+) Aos 66 anos, tem uma caracterstica rara: continua a ser protagonista de novelas. (-) Os que j passaram pelo teste da paixo fazer uma coisa que normalmente a pessoa no faria, e sabendo que vai dar errado preferiram no julgar, ou pelo menos entender que esse um campo onde a irracionalidade vence, sempre. Fig. 5 Exemplos de Julgamento de estima social na reportagem da Veja (2008). Quanto aos Julgamentos de sano social, os de carter negativo (-) aparecem como os mais relevantes pelo contedo fortemente discriminatrio em relao unio de mulheres com homens mais jovens- vide Figura 6. (-) a lio de moral que o senso comum de justia exige, mas que quando acontece no pode deixar ningum feliz. Fig. 6 Exemplo de Julgamento de sano social na reportagem da Veja (2008).

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

9. Consideraes finais As respostas ao Modelo Analtico de Fairclough (2003b, p. 184) ajudam a entender as relaes existentes entre os eventos sociais, as prticas sociais e as estruturas sociais pesquisados aqui, de maneira coerente e sinttica, de modo a finalizar essa seo, e incluem: 1 Problema social e seu aspecto semitico: A representao do gnero social feminino, percebida atravs das vozes veiculadas por uma instituio miditica relevante, e a relao com a construo identitria das mulheres. 2 Identificao dos obstculos para abordar o problema: Seleo de um corpus representativo do problema - reportagem da revista Veja (2008) e seleo de metodologia reveladora do problema social detectado LSF como ferramenta para a ACD, sob uma perspectiva dialgica. 3 Considerao sobre a ordem social ou rede de prticas depender desse problema para existir: Essa anlise revela a manuteno de uma lgica masculina na sociedade brasileira refletida em uma das suas principais instituies miditicas, a qual tende a resistir mudana e tenta manter padres femininos baseados na juventude, o que deve afetar negativamente na construo e na consolidao da identidade das mulheres, especialmente daquelas no climatrio e/ou menopausa. Levo-me a perguntar aqui, com Caldas-Coulthard (2005, p. 125), se as mulheres dependem de vozes de experts, geralmente masculinas, para reger suas vidas? 4 Identificao de possveis formas de superar os obstculos: Divulgao dos resultados da pesquisa a fim de sensibilizar os que detm o poder no caso, o poder da mdia - e so responsveis pela representao negativa da mulher, em especial da mulher madura, e que poderiam adotar uma perspectiva que buscasse a abertura e a manifestao de vozes de grupos sociais com interesses diversos. 5 Reflexo crtica da anlise: Fairclough (1997, p. 296) critica a dominao e o poder de certas classes de sujeitos sobre outros, e contribui com a concepo de que a construo do sujeito do discurso resulta de um processo ideolgico, conceito defendido pela ACD, preferindo falar, conforme Figueiredo & Moritz (2008, p. 56), em diferentes significados que os textos criam, reproduzem ou alteram, em vez de funes exercidas por eles: esses significados podem ser encontrados simultaneamente em textos, uma vez que esto dialeticamente relacionados, ou seja, cada um internaliza os outros (RAMALHO, 2006, p. 322). Os significados textuais acionais ou relacionais aproximam-se da metafuno interpessoal e incorporam a metafuno textual hallidayana, segundo Ramalho (2006, p. 322). Nesse estudo, eles evidenciam um(a) autor(a) a reportagem no assinada - buscando solidariedade nos leitores para com um discurso que aprecia e julga de maneira negativa mulheres que, aps certa idade, ousam fugir de padres imagticos pr-estabelecidos. Por ltimo, os significados textuais identitrios que tambm incorporam traos da metafuno interpessoal de Halliday (2004) mostram que existem foras centrpetas de poder manifestas nas vozes da mdia a servio da permanncia de ideologias preconcebidas, as quais constroem identidades de sexo que, no caso da mulher, ainda ligam juventude a beleza fsica e maturidade a vida afetiva e sexual questionvel.

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

Chouliaraki e Fairclough (1999)6 defendem que a modernidade tardia mina identidades individuais e coletivas, logo, lutas para a construo de identidades no discurso so um trao saliente da vida social nessa fase da modernidade. Harvey (1989)7 contribui para a sustentao dessa defesa, ao identificar, segundo Chouliaraki e Fairclough (1999, p. 78), dois tipos de reao s mudanas ocorridas na modernidade tardia: de um lado, uma explorao das mltiplas possibilidades geradas, por exemplo, no cruzamento de fronteiras e no hibridismo de prticas; de outro lado, uma reao mais defensiva que tenta restabelecer identidades individuais e coletivas e que envolve tematizao da nao, da religio, da comunidade e da famlia em formas de novos movimentos sociais. [] Uma das funes da cincia crtica tentar desvelar aspectos negativos da nova ordem mundial hegemnica e mostrar que podem ser mudados pela agncia humana, dado que no so naturais, mas so, pelo menos em parte, o resultado de estratgias particulares engendradas por meio de decises polticas de acordo com interesses determinados. (RESENDE & RAMALHO, 2004, p. 200-201)

Bernardes (2009, p. 78) diz que a imagem tornou-se poderosa no mundo ps-moderno fragmentado e diversificado, circulando mundialmente atravs da mdia e criando valores e crenas que pouco ou nada tm que ver com a histria das reas em que vivemos ou at mesmo com nossa histria particular. Isso, de acordo com a autora (2009, p. 78), compromete a nossa prpria identidade, localizando-nos em um momento de transio. Concordamos com Vieira (2005, p. 235) quando ela diz que o sexo masculino ainda o responsvel direto pela formao discursiva da identidade da mulher. A quebra dos padres discursivos, bem como a desnaturalizao das crenas e dos comportamentos verbais presentes no discurso masculino sobre a mulher devem iniciar qualquer mudana. Referncias BENITES, Sonia Aparecida Lopes. Contando e fazendo a histria: a citao no discurso jornalstico. So Paulo, SP: Arte & Cincia; Assis, SP: Ncleo Editorial Proleitura, 2002. BERNARDES, Walkyria Wetter. Ps-Modernidade, mdia e perfil identitrio feminino. In: VIEIRA, Josenia Antunes; SILVEIRA, Regina Clia Pagliuchi da; MAGALHES, Clia Maria; BENTO, Andr Lcio; SILVA, Francisca Cordlia Oliveira da; MANDARINO, Georgina Amazonas; ROCHA, Harrison da; FERRAZ, Janana de Aquino; ORMUNDO, Joana da Silva; BERNARDES, Walkyria Wetter. (Orgs.). Olhares em Anlise de Discurso Crtica. Braslia, DF: Editora da UnB, 2009, p. 75-88. CABRAL, Sara Regina Scotta; BARROS, Nina Clia de Almeida. Linguagem e avaliao: uma anlise de texto opinativo. In: International Systemic Functional Congress, XXXIII, jul. 2006, So Paulo, SP. Proceedings. So Paulo, SP: LAEL-PUC-SP, 2006, p. 722-734. CALDAS-COULTHARD, Carmem Rosa. O picante sabor do proibido: narrativas pessoais e transgresso. In: FUNK, Suzana Borno; WIDHOLZER, Nara. (Orgs.). Gnero em discursos da mdia. Florianpolis, SC: Mulheres; Santa Cruz do Sul, RS, Edunisc, 2005, p. 121-146. FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London, UK; New York, NY/USA: Routledge, 2003a. ______. El anlisis crtico del discurso como mtodo para la investigacin em ciencias sociales. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael. (Orgs.). Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona, ESP: Gedisa Editorial, 2003b, p. 179-204.
Cf. CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press, 1999. 7 Cf. HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. Trad. Adail U. Sobral e Maria S. Gonalves. So Paulo, SP: Loyola, 1992.
6

10

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

______. Discurso e mudana social. Trad. Isabel Magalhes et al. Braslia, DF: Editora UnB, 2001. ______. Critical discourse analysis in the 1990s: challenges and responses. ln: PEDRO, Emlia Ribeiro. (Org.). Discourse Analysis. Internacional Conference on Discourse Analysis, I, jun. 1996, Lisboa, POR. Proceedings. Lisboa, POR: Edies Colibri, 1997, p. 289-302. FIGUEIREDO, Dbora Carvalho; MORITZ, Maria Ester Wollstein. Discurso e sociedade: a perspectiva da Anlise Crtica do Discurso e da Lingustica Sistmico-Funcional. In: BRAGA, Sandro; MORITZ, Maria Ester Wollstein; REIS, Marilia; RAUEN, Fbio Jos. (Orgs.). Cincias da linguagem: avaliando o percurso, abrindo caminhos. Blumenau, SC: Nova Letra Grfica e Editora, 2008, p. 47-65. FRANCESCHINI, Felipe. Notcia e reportagem: sutis diferenas. Comum. Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 22, p. 144-155, jan./jun. 2004. HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 3rd ed. Revised by Christian M. I. M. Matthiessen. London, UK: Arnold, 2004. HEILBORN, Maria Luiza; CARRARA, Srgio. Em cena, os homens... Estudos feministas. Florianpolis, SC, v. 6, n. 2, p. 370-374, 1998. LAZAR, Michelle M. Politicizing gender in discourse: feminist critical discourse analysis as political perspective and praxis. In: LAZAR, Michelle M. (Ed.). Feminist Critical Discourse Analysis gender, power and ideology in discourse. New York, NY/USA: Palgrave Macmillan, 2005, p. 1-28. MARTIN, James R.; WHITE, Peter. The language of evaluation: appraisal in English. New York, NY/USA: Palgrave, 2005. MENDONA, Eliane Azevedo Pereira de. Representaes mdicas e de gnero na promoo da sade no climatrio/menopausa. Revista cincia & sade coletiva. Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 155-166, fev. 2004. PEREIRA, Verbena Laranjeira. Gnero: dilemas de um conceito. In: STREY, Marlene Neves; CABEDA, Snia T. Lisboa; PREHN, Denise R. (Orgs.). Gnero e cultura: questes contemporneas. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2004. POSSENTI, Sirio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba, PR: Criar, 2002. RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Macrofuno interpessoal da linguagem e construo de identidades em discursos sobre conflitos internacionais. In: International Systemic Functional Congress, XXXIII, jul. 2006, So Paulo, SP. Proceedings. So Paulo, SP: LAELPUC-SP, 2006, p. 315-330. RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Anlise de Discurso Crtica, do modelo tridimensional articulao entre prticas: implicaes tericometodolgicas. Linguagem em (Dis)curso. Tubaro, SC, v. 5, n.1, p. 185-207, jul./dez. 2004. SOUZA, Jefferson Adriano de. Uma ceia nada santa: viso sacrlega do banquete do poder, capturada pelas cores berrantes da pardia. In: Congresso de Leitura do Brasil, XVI, jul. 2007, Campinas, SP. Anais. Campinas, SP: ALB, 2007, p. 2-10. SWAIN, Tnia Navarro. Feminismo e representaes sociais: a inveno das mulheres nas revistas femininas. Histria: Questes & Debates. Curitiba, PR, n. 34, p. 11-44, 2001. Veja. Escndalo, p e morte. So Paulo, SP: Abril, ed. 2091, ano 41, n. 50, p. 132-138, 17 dez. 2008. VENTURA, Carolina Siqueira Muniz; LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. O Tema: caracterizao e realizao em portugus. Direct Papers. So Paulo, SP/Liverpool, UK, n. 47. p. 1-16, 2002.

11

Anais do IX Encontro do CELSUL Palhoa, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina

VIAN JUNIOR, Orlando. O sistema de avaliatividade e os recursos para gradao em Lngua Portuguesa: questes terminolgicas e de instanciao. Delta. So Paulo, SP, v. 25, n. 1, p. 99-129, 2009. VIEIRA, Josenia Antunes. A identidade da mulher na modernidade. Delta. So Paulo, SP, v. 21, n. especial, p. 207-238, 2005. VILAS-BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em revista. So Paulo, SP: Summus, 1996. WHITE, Peter. Valorao: a linguagem da avaliao e da perspectiva. Trad. Dbora de Carvalho Figueiredo. Linguagem em (Dis)curso. Tubaro, SC, v. 4, n. esp., p. 177-205, 2004. WODAK, Ruth. Do que trata a ACD um resumo de sua histria, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Trad. Dbora de Carvalho Figueiredo. Linguagem em (Dis)curso. Tubaro, SC, v. 4, n. esp., p. 223-243, 2004.

12

You might also like