You are on page 1of 2

O ETANOL ( CH3-CH2-OH)

O Etanol (lcool etlico) por ser um liquido incolor utilizado como reagente de partida na obteno de vrios compostos qumicos. Como solvel em gua e na maioria dos solventes orgnicos, est presente em perfumes, loes, desodorantes e medicamentos, graas ao seu poder bactericida, sua solubilidade, a alta taxa de evaporao e ao baixo custo usado na limpeza domestica, tambm utilizado como anti-sptico e como combustvel automotivo, tendo este o lcool desnaturado com teor entre 93,2GL e 93,8GL (Grau-Lussac) Mas o Etanol mais comum o presente nas bebidas alcolicas, que so misturas como Etanol, gua e eventualmente outras substancias, com teor alcolico de at 54GL. O lcool das bebidas alcolicas o etanol, portanto quando ingerimos 100 ml de cerveja, estamos ingerindo 4 ml de etanol, e por ser totalmente solvel em gua, ele se dissolve no sangue e se distribui por todas as partes do organismo atuando como depressor do sistema nervoso central,diminuindo o tempo de resposta aos estmulos externos; outros efeitos fisiolgicos a inibio de alguns hormnios antidiurticos, aumentando a produo de urina, podendo at causar desidratao. Se ingerida bebida alcolica durante a gravidez pode provocar srios problemas no crebro do feto.

EFEITOS DO ETANOL
Porcentagen de lcool no sangue 0,05 0,1 0,2 0,3 0,4 a 0,5 0,6 a 0,7 Efeitos no ser humano Sensao de euforia, tranqilidade Perda da coordenao motora Desequilbrio emocional Inconscincia Estado e coma Morte

35% dos acidentes nas estradas brasileiras tem como causa o uso de bebidas alcolicas.

O METANOL (CH3-OH)
O Metanol (lcool Metlico) tambm conhecido como lcool de madeira, pois foi originariamente obtido da destilao seca da madeira ao abrigo do ar, um lcool altamente txico, portanto se ingerido ate mesmo em pequenas quantidades como 30 ml leva a morte, e em quantidades menores causa cegueira, o metanol produz tais efeitos pois sua metabolizao produz substancias que atacam as clulas do nervo ptico e do fgado. Atualmente o metanol no mais obtido da madeira. Ele produzido do petrleo e do carvo mineral por meio transformaes qumicas feitas na indstria. Sua produo a partir do carvo se da em duas etapas. Na primeira, o carvo incandescente reage com gua no estado gasoso, formando uma mistura dos gases CO e H2. tal mistura de CO e H2 entra em contato, a 300 atm e 300 , com um catalisador de metanol. O metanol utlizado principalmente como combustvel, mas pode tambm ser empregada, como matria-prima, na fabricao do formol. Como combustvel o metanol e relativamente limpo, sua combusto produz CO2 e H7O; tendo em vista sua que em combustes de outros combustveis devem ser quebrados muitas ligaes C-C, j que no metanol no h ligaes C-C, h no entanto, alguns problemas relacionados ao uso do metanol em automveis. Os automveis ao usarem metanol como combustvel emitem metanol, em quantidades maiores que os carros a gasolina, e sua presena no ar prejudicial a sade humana. Alem do metanol, o uso do metanol como combustvel causa reduo da vida til do motor e de difcil manuseio devido a elevada toxicidade dessa substancia. OBS: O ETANOL AO SER METABOLIZADO PELO ORGANISMO TRANSFORMA-SE EM METANOL QUE RESPONSAVEL PELO ENJOO E PELA DOR DE CABEA PROVOCADOS PELO EXAGERO NO CONSUMO DE TAIS BEBIDAS. O metanol um dos combustveis usados em competies automotivas.

You might also like