You are on page 1of 12

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -1-

GABINETE
O gabinete considerado a estrutura do PC porque nele que todos os componentes internos sero instalados e fixados. Portanto, a escolha de um gabinete adequado aos componentes que sero integrados de extrema importncia, pois uma escolha inadequada ir prejudicar a instalao e a fixao dos componentes. Outro fator na utilizao de um gabinete inadequado m refrigerao, o que aumenta a sua temperatura interna, prejudicando o funcionamento do PC com constantes travamentos do processador, e em alguns casos, at a sua queima ou de outros componentes. Modelos de Gabinetes O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integrao de PCs: Full tower Midi tower Mini tower Desktop Desktop slim Torre Grande Torre Mdia Torre Mini Gabinete de mesa Gabinete de mesa fino

Os modelos midi e mini tower so normalmente empregados na integrao de PCs para aplicaes profissionais ou domsticas. Para ambientes ao qual a economia de espao fundamental. Geralmente os gabinetes desktops necessitam que um ventilador interno adicional seja instalado para compensar o menor espao interno, o que dificulta sua refrigerao. Outra desvantagem dos modelos desktops a falta de espao para a instalao de perifricos adicionais. O modelo full tower empregado para integrao de PCs servidores, j que esses disponibilizam espao suficiente para a integrao de vrios perifricos adicionais, motherboards com dimenses maiores e, tambm maior circulao de ar interno. Do ponto de vista externo, um gabinete ATX bem parecido com um gabinete AT. As diferenas so mnimas. Uma delas que o velho boto Turbo, como o Turbo LED, que j haviam cado em desuso h alguns anos, foram definitivamente eliminados. Tambm existe diferena na disposio dos conectores na parte traseira do gabinete, como veremos a seguir.

Fig. 1 - Alguns Modelos de Gabinetes

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -2Os gabinetes possuem em seu painel frontal diversos LEDs indicadores e chaves de controle:
Chave para trancar o teclado Boto TURBO Boto RESET Boto ou chave para ligar o computador LED de POWER ON LED indicador de modo turbo LED indicador de acesso ao disco rgido Display digital para indicao de clock

Existem diversos modelos de gabinetes no mercado. Abaixo apresentamos alguns deles:

Fig. 2 - Gabinete Full Tower

Observar o maior espao para instalao dos componentes e perifricos. Este tipo de gabinete normalmente utilizado para implementao de Servidores.

Fig. 3 - Gabinete Midi Tower

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -3Estes so os gabinetes mais utilizados em ambientes domsticos. Normalmente utilizam uma fonte padro ATX, por ser a tecnologia mais utilizada no momento.

Fig. 4 - Gabinete Mini Tower

Ideal para quem precisa reduzir o espao utilizado pelo computador. Porm, voc perde em espao interior para ligao de perifricos. O sistema de refrigerao dever ser reforado.

Fig. 5 - Gabinetes no Padro AT Tm Um Sistema de LED Que Identifica a Velocidade de Processamento da CPU. Alm do Boto Turbo Que Aciona Sua Troca.

Os gabinetes modelos Desktop, so prprios para trabalharem com o monitor sobre eles. Desta forma, tambm economizam espao fsico, mas tambm precisamos ficar atentos ao sistema de refrigerao.

Fig. 6 - Modelo de Gabinete Desktop

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -4-

Fig. 7 - Desktop Slim

Os Desktops Slim so mais finos que os Desktops comuns. Notar que o espao fsico dentro do gabinete bastante reduzido.

Fig. 8 - Vista Interna de Um Gabinete Torre ATX

Fig. 9 - Interior de Um Gabinete Torre ATX

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -5Funcionalidades A placa de CPU padro ATX presa chapa do gabinete, de forma perecida como era feito nos modelos AT. Existem furos para fixao atravs de parafusos, alm de fendas para fixao atravs de espaadores plsticos. A diferena aqui que nos modelos AT, eram usados 2 ou 3 parafusos, e diversos espaadores. Nos modelos ATX, a quantidade de furos para fixao por parafusos, tanto no gabinete como na placa de CPU bem maior. Desta forma a placa de CPU fixada de forma mais rgida.
Espaadores Plsticos e Metlicos

A placa de CPU presa ao gabinete por dois processos: espaadores plsticos e parafusos metlicos hexagonais (figura 10). Esses espaadores plsticos devem ter inicialmente a sua parte superior encaixada em furos apropriados na placa de CPU. Sua parte inferior deve ser encaixada em fendas existentes no gabinete. Podemos observar essas fendas na figura 11.

Fig. 10 - Espaadores Plsticos e Parafusos de Fixao da Placa de CPU

Fig. 11 - Furos e Fendas Existentes na Chapa do Gabinete

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -6O encaixe dos espaadores mecanicamente um pouco difcil de fazer. Inicialmente devemos checar quais so as fendas existentes no gabinete que esto alinhadas com furos na placa de CPU. Encaixamos espaadores plsticos nos furos da placa de CPU que possuem fendas correspondentes na chapa do gabinete. A seguir colocamos a placa no seu lugar, de forma que todos os espaadores plsticos encaixem simultaneamente nas suas fendas. A figura 12 mostra em (A) o detalhe do encaixe de um espaador na sua fenda. Aps acoplar a placa de CPU, devemos olhar no verso da chapa onde a placa foi alojada, para verificar se todos os espaadores encaixaram-se nas suas fendas. Deslocamos ento a placa de CPU de modo que todos os espaadores fiquem posicionados como indica em (B) a figura 12.

Fig. 12 - Encaixando os Espaadores Plsticos nas Fendas da Chapa do Gabinete

Parafusos de Fixao da Placa de CPU

Como vimos, a fixao da placa de CPU feita por espaadores plsticos e por parafusos metlicos hexagonais. Devemos, contudo, tomar muito cuidado com o uso desses parafusos. Inicialmente devemos identificar quais so os furos existentes na chapa do gabinete, prprios para a recepo desses parafusos. A seguir, devemos checar quais so os furos da placa de CPU que tm correspondncia com esses furos da chapa do gabinete. Observando os furos existentes na placa de CPU, podemos verificar que existem dois tipos, ambos mostrados na figura 13:
Furo normal Furo metalizado

O furo metalizado pode ser usado para fixao atravs de parafusos metlicos. O furo normal deve ser usado apenas para fixao por espaadores plsticos. Se usarmos um parafuso metlico em um furo sem metalizao, este parafuso poder arranhar a camada de verniz, provocando contato entre as trilhas de circuito impresso, resultando em um curto-circuito que danificar a placa.

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -7Na parte direita da figura 13 vemos o detalhe da fixao da placa de CPU atravs de parafusos. Inicialmente os parafusos so fixados na chapa do gabinete. Depois que a placa de CPU est em seu lugar, colocamos parafusos associados a arruelas isolantes.

Fig. 13 Furos da Placa de CPU (Placa Me)

Ateno aos encaixes dos espaadores. A placa me nunca poder encostar na parte metlica do gabinete. Caso isso ocorra, haver o curto-circuito. Com isso, os danos sero irreversveis e voc perder sua placa.

Fig. 14 - Encaixando os Espaadores Plsticos nas Fendas da Chapa do Gabinete

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -8-

Fig. 15 - Disposio dos Componentes no Gabinete ATX 1) Placa de CPU - 2) Placa de Vdeo - 3) Processador - 4) Disco Rgido 5) Driver de Disquetes de 3" - 6) Driver de CD-ROM - 7) Fonte de Alimentao

Na parte traseira do gabinete ATX, existem fendas nas quais sero alojadas as partes traseiras das placas de expanso. Normalmente essas fendas so tampadas, e o usurio deve remover as lminas que as tampam antes de dar incio montagem.

Fig. 16 Para Instalao das Placas de Expanso Necessrio Retirar as Fendas do Gabinete

Em uma fenda retangular, localizada na parte traseira do gabinete ATX, aloja-se um painel fixo na placa de CPU ATX, no qual esto o conector do teclado, seriais, paralela, USB e outros. Existem tambm fendas (que so tampadas, e devem ser abertas na medida do necessrio) prprias para a instalao de mais conectores.

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica -9-

Fig 17 Abertura Para Encaixe da Placa Me ATX

Permanecem inalterados em relao ao padro AT, os locais para instalao de driver e discos rgidos. Apenas convencionou-se que as placas de CPU ATX devem ter os conectores para driver e disco rgidos localizados na sua extremidade mais prximos desses driver, evitando assim que os cabos flat sejam longos e fiquem emaranhados no interior do gabinete, provocando reteno de ar quente.

Fig. 18 Correta Circulao de Ar Em Um Gabinete

Existem diferenas no painel frontal. Alm da eliminao do boto e LED Turbo, o boto liga/desliga agora funciona de forma diferente. Ao invs de ser ligado na fonte, ligado na placa de CPU, que ao ser desligada, fica na verdade em "stand by", assim como ocorre com TVs e aparelhos de som atuais. Com o pressionamento deste boto, a placa de CPU faz o ligamento integral da fonte, e passa ento a funcionar normalmente.

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica - 10 -

Fig. 19 Conectores Para o Painel Frontal do Gabinete ATX O Conector Power SW Ligado na Placa Me

O Power SW o conector da chave liga/desliga (On/Off) do painel frontal do gabinete ATX. Caso ele seja ligado de forma errada, ou no ligado na placa me, o computador no ir funcionar.

Alguns fabricantes disponibilizam muitas funcionalidades em seus gabinetes. O espao ficou adequado, possibilidades de expanso e colocao de vrias ventoinhas, so algumas das melhorias dos atuais gabinetes. Abaixo segue alguns exemplos:

Fig. 20 Ventoinha Para Ser Ligada a Placa Me ATX

Fig. 21 Ventoinha Para Ligao Nas Fendas do Gabinete

Fig. 22 Ventoinha Para Ligao AT - ATX

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica - 11 -

Fig. 23 Exemplo de Gabinetes Atuais

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

Montagem & Manuteno Oficina de Informtica - 12 -

Fig. 24 Voc Mesmo Poder Fazer as Variaes Que Achar Necessrio

Compilao e Edio www.cura.metafisica.nom.br

You might also like