You are on page 1of 6

FELIZMENTE H LUAR

Acto I
1. Identifique a personagem que andou na guerra com o General Gomes Freire de Andrade. A personagem que andou na guerra com o General Gomes Freire de Andrade foi o Antigo Soldado. 2. Explique se Gomes Freire de Andrade, estava do lado do povo ou do poder, na opinio de Vicente. Na opinio de Vicente Gomes Freire de Andrade, estava do lado do poder. 3. Refira os valores em que Vicente acredita. Vicente acredita no dinheiro e na fora. 4. Qual o sonho/ambio de Vicente? Vicente sonhava ter uma carruagem, criado e libr e o povo a bater-lhe porta... 5. Explique os motivos que levaram Vicente a trair o Povo, a classe social a que pertence. Vicente desejava ascender socialmente e sair da misria em que nasceu. 6. Na presena caracteriza. de D.Miguel, como que Vicente se auto

Vicente diz ser honesto e dedicado a el-rei. 7. Refira a misso de que Vicente incumbido por D.Miguel. Vicente incumbido por D. Miguel para vigiar a casa de Gomes Freire de Andrade. 7.1. Pormenorize a referida misso. "Quero que se torne conhecido para os lados do Rato e que veja quem entra em casa de meu primo. Quero que me venha aqui trazer, todas as manhs, uma lista das pessoas com quem o general se d. Uma lista a que no falte ningum." (p. 38) 8. Indique como Beresford caracteriza Andrade Corvo. Para Beresford, Andrade Corvo bom rapaz, bem vestido, mas ignorante, mau oficial, pedreiro-livre, ambicioso, promovido atravs da denncia e no por mrito. 9. Explique o que leva Andrade Corvo e Morais Sarmento a no terem escrpulos e a serem denunciantes.

Andrade Corvo e Morais Sarmento agem por dinheiro, uma penso anual de 800$00.

10. O que para D. Miguel um patriota? Os "patriotas" raras vezes andam sozinhos... Defendem-se sempre, andando em grupo, tal o conhecimento que tm de si mesmos... (p. 48); Os "patriotas" acabam sempre por julgar os outros pelo conceito que de si prprio tm... Quando querem crdito para o que dizem, avanam sempre de prova em punho e testemunha ao lado... (p. 49). 11. Identifique a figura de estilo presente na frase Sou duma terra onde um homem vive como um homem. A figura de estilo a comparao. 12. Refira como Beresford se autocaracteriza em dilogo com Principal Sousa. Beresford diz ser um simples tcnico estrangeiro, "o mais fiel e o mais dedicado dos vassalos destebReino" (p. 58), materialista "Troco os meus servios por dinheiro" (p. 58). 13. Aponte o que se evidencia no conflito verbal entre Beresford, Principal Sousa e D. Miguel. No conflito entre Beresford, Principal Sousa e D. Miguel evidencia-se o seguinte: o desprezo que Beresford vota a Portugal embora esteja disposto a colaborar com a regncia para a obteno dos seus fins "Troco os meus servios por dinheiro" (p. 58); a acusao de mercenrio feita por D. Miguel a Beresford; a hipocrisia do Principal Sousa fascinado pelo poder; o conservantismo de D. Miguel; o receio que os trs manifestam face ao general Gomes Freire de Andrade (personagem que no revelam). 14. Identifique o objectivo da conspirao. O objectivo da conspirao implantar no reino o sistema das cortes. 15. Identifique quem ordena a priso em massa dos conjurados. D. Miguel quem ordena a priso em massa dos conjurados 16. Explique como D.Miguel caracteriza Gomes Freire, o chefe da revolta. Notai que no lhe falta nada: lcido, inteligente, idolatrado pelo povo, um soldado brilhante, gro-mestre da Maonaria e , senhores, um estrangeirado...

17. Na opinio de Beresford, quem podero ser os seus inimigos? Ser inimigo de Beresford quem lhe dificulte a misso de reorganizar o exrcito e quem o possa substituir na organizao do mesmo. Refere estar rodeado de inimigos: o clero odeia-me porque no sou da sua seita; a nobreza, porque no lhe concedo privilgios; o povo, porque me identifica com a nobreza; e todos, sem excepo, porque sou estrangeiro...

18. Refira como se manifesta o conservadorismo de D.Miguel. D. Miguel tem como objectivo: exterminar a anarquia e o jacobinismo; lutar por uma nobreza que mantenha os seus privilgios; lutar a favor da discriminao social; lutar pela distino de classes e pela desigualdade social; lutar contra a democracia, no admitindo que o povo alguma vez possa eleger os seus chefes. 19. Identifique a figura de estilo presente na frase E as rvores quem no viu as rvores da minha terra, nunca viu rvores. A figura de estilo a hiprbole.

Acto II
1. Indique o estado de esprito de Manuel no incio do 2. acto. O estado de esprito de Manuel no incio do segundo acto de desengano, desalento, desencanto, revolta e desnimo. 2. Refira os dois papis representados por Manuel no inicio do 2. acto. Manuel, no incio do 2 acto, representa o papel de mendigo (humilde) e de nobre (rspido). 3. Explique a frase: Para ns, a noite ainda ficou mais escura... (p. 80). A frase quer dizer que, alm da misria em que o povo vive, a situao desesperanosa e arriscada. 4. Identifique a figura de estilo presente na frase: Parecia um animal ferido a ganir beira duma estrada... (p. 82). A figura de estilo presente a imagem. 5. Refira os sentimentos presentes no monlogo de Matilde.

O monlogo de Matilde revela sentimentos de revolta, rancor, determinao / nimo, nostalgia e desencanto. 6. Explique o valor expressivo das formas verbais: Baterei / clamarei / mendigarei (p. 86). As formas verbais revelam determinao / nimo para solicitar ao poder a libertao do marido.

7. Explicite como Matilde se autocaracteriza, em dilogo com Beresford. Primeiro perodo solteira: natural de Seia; foi criada no meio da natureza, num ambiente pobre e muito religioso. Segundo perodo casada com Gomes Freire de Andrade, com quem viveu feliz, em total dedicao e com quem tomou conscincia da pequenez do mundo e da opresso da sociedade. 8. Indique a atitude de Beresford quando Matilde lhe solicita a libertao do marido. Beresford assume uma atitude de ironia, sarcasmo, um tom trocista, uma vontade de humilhar Gomes de Andrade atravs da mulher. 9. Refira a atitude dos populares face ao desespero de Matilde. Os populares assumem uma atitude de indiferena, face ao desespero de Matilde. 10. Explique a simbologia da moeda que Manuel d a Matilde. A moeda que Manuel d a Matilde simboliza o gesto de traio a que o povo se v obrigado contra o general, por no ter meios para o libertar. 11. Identifique o nico amigo e confidente de Matilde e de Gomes Freire de Andrade. O nico amigo e confidente de Matilde e Gomes Freire de Andrade Sousa Falco. 12. Explique como Sousa Falco caracteriza D. Miguel Forjaz e Gomes Freire de Andrade. Para Sousa Falco, D. Miguel Forjaz frio, desumano, calculista, rancoroso, cobarde, hipcrita, assassino, medocre, um cristo de Domingo. Em oposio, Sousa Falco considera Gomes Freire de Andrade aberto, franco e leal.

13. Explicite o sentido da frase: intil bater-lhe porta. (p. 117). A frase significa que D. Miguel Forjaz no atender s splicas de Matilde. 14. Aponte as razes pelas quais Matilde, mesmo sabendo que D. Miguel Forjaz no atender o seu pedido, decide solicitar-lhe a libertao do marido. Matilde quer obrigar D. Miguel Forjaz a definir-se; quer que seja julgado mesmo que o juiz seja, na sua opinio, ela prpria, o Gomes Freire, o criado, o prprio D. Miguel e a Vida! 15. Como justifica o criado o facto de D. Manuel no receber Matilde? D. Miguel, atravs de ordem expressa ao criado, recusa receber Matilde porque Sua Ex no recebe amantes de traidores e amigos dos inimigos del rei (p. 119).

16. Qual o significado da frase: Lisboa h-de cheirar toda a noite a carne assada, Excelncia, e o cheiro h-de-lhes ficar na memria durante muitos anos... (p. 131)? A frase significa que na mente de D. Miguel o objectivo dissuadir, pelo medo, qualquer projecto de conspirao contra a regncia. A condenao ser sempre a mesma: a execuo pela fogueira. 17. Indique o significado da moeda lanada aos ps do Principal Sousa. por Matilde. o smbolo amaldioado da sua venalidade consciente. 18. Explique como se autocaracteriza Sousa Falco por no ter tido a coragem para estar na primeira linha. Sousa Falco, por no ter tido a coragem para estar na primeira linha, autocaracteriza-se de cobarde Faltou-me sempre coragem para estar na primeira linha... (p. 137) e de injusto Quando os justos esto presos, s os injustos podem ficar fora das cadeias... (p. 137) 19. Refira o que simboliza o claro da fogueira. O claro da fogueira simboliza o incio de uma revoluo que por fim opresso e ditadura. 20. Explique o ttulo Felizmente H Luar!

O ttulo Felizmente H Luar! significa que numa noite de luar muitos tero a oportunidade de ver a fogueira que, se por um lado, pe fim vida de Gomes Freire de Andrade, por outro, poder ser tambm o incio de uma revoluo.

You might also like