You are on page 1of 26

DIREITO PROCESSUAL

- Enuncie o conceito de vindicta privada. No perodo pluralista, a falta de um sistema de punio estatal, originou uma pluralidade de solues e fez desenvolver vrios sistemas privados de punio, os quais se designam por regimes de auto-tutela, no mbito dos quais as populaes, com base no costume, estabeleciam as suas prprias formas de punir a prtica dos crimes, que, resultavam em vinganas privadas (Vindicta Privata). Importa pois salientar os quatro grandes momentos do sistema penal da poca pluralista. Com efeito, num primeiro momento foram estabelecidas algumas condies de aplicao da vindicta privada, e, num segundo momento as regras da punio, contemplando que a -se reaco deveria ser proporcional agresso, todavia, essa proporcionalidade era vista na lgica da lei de taleo (olho por olho, dente por dente). Com o decorrer do tempo, e, num terceiro momento alguns procedimentos da vindicta privada foram sendo alterados, tendo-se, inclusive, aceitado que a vingana pudesse ser substituda pelo pagamento de uma determinada quantia. E num quarto e ltimo momento, comeou-se a estabelecer um regime de arbitragem, em que as partes poderiam designar rbitros para resolver os conflitos. Primeiramente os rbitros eram facultativos e privados, porm, gradualmente passaram a ser obrigatrios e a ser nomeados pelo Rei, exercendo, portanto, funes pblicas. Com efeito, no perodo pluralista, mais concretamente nos secs. XII e XII, ainda antes da instituio e consolidao duma justia penal pblica, recorriam-se a duas formas de auto-tutela (vindicta privada), designadamente a perda de paz relativa (reaco do ofendido ou famlia) e a perda de paz absoluta. (reaco de toda a comunidade), ambas baseadas na lei de taleo.

- Enuncie os passos especficos do sistema de perda de paz relativa. A perda da paz relativa aplicava-se a delitos graves, como por exemplo a violao ou o homicdio e desenvolvia-se em vrias fases, a saber:

1) Comeava com o desafio do ofendido ou familiares ao agressor, desafio esse efectuado perante a Assembleia do Municpio. 2) Seguia-se um perodo de trguas de 9 dias, aps os quais o ofendido ou familiares faziam a declarao solene de inimizade. 3) Depois o agressor tinha 8 dias para abandonar o local do crime (desterro) ou para adiar a vingana, pagando, neste caso, uma quantia designada por fredume, todavia este pagamento no afastava a possibilidade de, findos os 8 dias, o ofendido e famlia perseguirem o agressor.
De salientar que, nesta fase, era tambm possvel evitar a vingana final, designada por Faida, atravs de um acordo ou composio da amizade, devendo, para isso, o agressor solicitar ao ofendido a substituio da vingana por uma das composies seguintes:

3.1 - Composio por compensao pecunria, correspondente a uma quantia proporcional perda do ofendido e exclua totalmente o direito de vingana (Pagamento do Whergeld homem + dinheiro). Ao contrrio da fredume, exclua a vingana.

3.2 - Composio corporal, ocorria quando o agressor no possua bens e consistia em dar ao acusado uma quantidade de aoites em pblico (entrar s varas); 3.3 - Composio por missas, em que o agressor se comprometia a mandar rezar um determinado nmero de missas em honra do ofendido; 3.4 - Composio por crcere, que consistia na privao da liberdade do agressor, podendo ser em crcere privada. Normalmente o agressor ficava preso em casa.
Depois de realizada a composio, extinguia-se o direito de vingana, dando-se a reconciliao pblica dos inimigos, que era encerrada normalmente, pelo osculumpacis, que simbolizava a amizade reposta. A composio, como defende Herculano, no era bem uma pena, j que era uma maneira da lei facultar ao criminoso sacrifcios para evitar a vingana do lesado ou seus parentes, quando morto. Caso no fosse possvel estabelecer um acordo por composio ou dirimir o conflito, o ofendido e famlia efectivavam a vingaa (Faida), a qual, muitas vezes, resultava na morte do agressor.

- Enuncie os passos especficos do sistema de perda de paz absoluta. Bastante diferente da paz relativa, situava-se a paz absoluta, que tinha como objectivo primordial a transformao do criminoso num inimigo pblico, perdendo este todos os seus direitos e regalias, j que tocava a toda a comunidade o dever de perseguir, matar e destruir todos os bens do acusado. Tal situao recaia somente sobre os crimes de maior gravidade, em que se verificava traio ou aleivosia, ou seja, s eram considerados certos tipos de homicdios, como os que ocorriam pela violao das trguas, de paz especial ou pela morte de um inimigo ps reconciliao, por exemplo. Poderiam ocorrer casos em que se violasse o especial dever de fidelidade, como o caso entre familiares. Do mesmo modo, quando ocorria uma ofensa ao poder real, incorria na ira rgia, podendo tambm ser morto pela comunidade. Segundo alguns criminalistas, deste tipo de perda de paz que resulta a pena de morte, porque, caso o dever de perseguio no fosse convenientemente exercido, a comunidade, atravs de rgos prprios, devia executar a perda da paz. A perda de paz absolutano admitia qualquer composio pelo que, uma vez iniciado o seu processo, o mesmo tinha de culminar com a morte do criminoso. - Saliente as 3 principais diferenas entre os dois sistemas.

- Enuncie o conceito de crime pblico.

- Enuncie o conceito de homicdio na idade mdia diferenciando da actualidade. O dt estatal vai reagir contra as formas de auto-tutela privada, procurando monopolizar o poder punitivo. Do pacote legislativo de 1211 sai a primeira ofensiva sistematica nesse senido, onde se proibe, por exemplo, a realizaao da vingana dentro da casa do vizinho, a destruiao de bens imoveis do mesmo, a morte dos homens prximos do inimigo, a no ser que tivessem participado no delito. Mas, mais importante, outra lei que regulava os homicidios. Derivado de homicidium, esta expresso, que significa a morte de homem, tem, neste perodo, uma sentido mais lato do que o atual homicidio, abrangendo todos os delitos que tinham o mesmo efeito que aquele (ex. ofensa honra, a violao, rapto e outras ofensas corporais graves). Nessa lei se estabelece que, em virtude de um estado de inimizade tivesse sido morto um homem de cada uma das partes, a luta deveria terminar.

- Enumere as formas de composio, dando exemplos.

- Sistematize a tipologia das penas, dando exemplos. Estes dois sistemas de auto-tutela, embora com limitaes que vm do incio do sc. XIII, vigoraram pelo menos at s reformas processuais de Afonso IV (ocorridas em meados do sc. XIV). Com efeito, gradualmente o monarca comeou a querer o monoplio do sistema penal punitivo e por isso, nos fins do sec. XIII e durante o sec. XIV, implantou algumas normas baseadas no costume, as quais, inicialmente, tiveram alguma resistncia por parte da nobreza. Porm, j em 1211, D. Afonso II havia proibido a vingana em casa do agressor e a destruio dos seus bens. Depois estabeleceu-se que a vingana devia terminar quando j tivessem ocorrido duas mortes, uma de cada lado. Em 1325 o rei D. Afonso IV decretou a ilicitude da vingana ressalvando, porm, os direitos dos fidalgos, conhecidos por direitos de acoimar. Em 9 de Julho de 1330, atravs duma lei rgia, proibiu-se por completo a vingana, mas o rei acabou por ceder s presses dos nobres e permitir o exerccio da vingana quando, passados 60

dias sobre a data da ofensa, o acusado no se tivesse apresentado perante a justia e, portanto, tivesse fugido. E em 1355, D. Afonso IV elaborou uma lei que definia e estabelecia a punio de um conjunto de crimes que pelas suas caractersticas se entendia que deviam ser de investigao oficiosa (crimes pblicos). Como tal eram considerados os seguintes crimes:
y y y y y y y

Crimes Polticos ou de Lesa Majestade; Homicdio doloso qualificado e os ferimentos graves; Crimes contra a justia pblica, como a resistncia ao oficial do rei; Crimes religiosos, como a heresia, sacrlgio ou a blasfmia; Crimes sexuais, como a violao, adultrio, o incesto e a bigamia; Crimes quanto propriedade, como o furto e o dano. Crimes de Feitiaria

Nesta poca, a pena mais comum para delitos mais graves era a pena de morte, geralmente executada por enforcamento. Outras formas de execuo eram: enterrar o criminoso vivo, a lapidao, a crucificao, reservando-se para os nobres a decapitao. Existiam ainda, alm da pena de morte, outros tipos de penas, tais como as penas pecunirias, as penas corporais, as penas privativas da liberdade e as penas cruis e infamantes. As penas pecunirias eram aplicadas para compensar o ofen dido na mesma proporo da perda que teve pela aco do infractor, sendo exemplo o anuveado, que era a pena aplicada ao crime de furto e que consistia no pagamento ao ofendido de 9 vezes o valor do objecto furtado. As penas corporais mais comuns eram o corte da mo, o desorelhamento, o esvaziamento dos olhos e os aoites em pblico. As penas privativas de liberdade consistiam na priso ou servido. As penas cruis e infamantes eram aquelas que se consideravam particularmente humilhantes e vexatrias, como por exemplo, o corte da barba, a procisso do ru com uma corda ao pescoo e a exposio em gaiolas no pelourinho das vilas. Assim sendo, verifica-se que o sistema penal da Idade Mdia no consagrava o princpio da legalidade e tipicidade, segundo o qual no h crime sem lei, nem respeitava o princpio da noretroactividade das leis. Permitia a punio de comportamentos violadores da religio e violadores de interesses menores, e fazia depender a punio das condies sociais do agressor e ofendido . Permitia tambm a desproporo entre a crueldade das penas e a gravidade dos crimes e a existncia de penas infamantes e vexatrias, bem como a transmissibilidade das penas de pais para filhos. Porm, a partir do sc. XIV com a lei de D. Afonso IV, o sistema foi gradualmente se modificando. - Enuncie a teoria da prova na idade mdia. - Distinga entre processo acusatrio e inquisitrio.

Processo acusatrio: A nvel de dt consuetudinrio, no existiam fronteiras entre o processo civil e penal. De facto, at D. Afonso IV, o processo revestia uma estrutura publica, oral, formalista e acentuadamente acusatoria. Ou seja, mesmo em caso de crimes, no se instaurava um processo sem uma caixa prvia dos ofendidos. O processo, tanto penal como civil, traduzia-se assim numa luta entre acusador e acusado, qual o tribunal assistia passivamente como espetador.

A nvel do direito foraleiro


Como se desenrolava a nivel dos ribunais locais: a) O 1 ato de qualquer pleito era a queixa ou querela nos crimes mais graves, era necessria que se desse perante os juzes, dentro de certo prazo b) Seguia-se o chamamento do ru, levada a cabo por oficiais pblicos ou pelo prrio autor, diante de testemunhas. c) Admitiam-se advogados dos litigantes (vozeiros ou arrazoadores), com ampla liberdade de escolha. - Distinga excepes peremptrias e excepes dilatrias. O ru pode defender-se por impugnao (quando ataca de frente os dados aduzidos pelo demandante) ou por excepo (quando se defende indiretamente, invocando facto ou direio t susceptivel de paralisar a ao) Os tipos de excepo que podiam ser induzidos:
y Excepes dilatrias (as que apenas visavam extinguir a instancia, nao impedindo novo processo, tendo apenas como efeito a apreciao mais tardia da ao e no de a extinguir) eram ento admitidas:

o o o o o

Impugnaao da procuraao outorgada pelo adversario; Deduao de suspeio contra o juiz Incompetencia do tribunal Ilegitimidade das partes Defeito da citao

y Excepes peremptrias traduzem-se na invocaao de factos ou causas inpeditivas, modificativas ou extintivas do direito do demandante, no atingindo a forma mas o fundo da questo, levando a uma sentena desfavoravel ao demandante. Por entre vrias, pode-se destacar:

o o o

coisa julgada avena ou acordo das partes que tivesse regulado o assunto prescriao

As excepes so consideradas umas das principais causas das delongas processuais, por isso, na lei de 1352 se estabelece a exigencia de testemunhas para provar o que havia dito. Apresentada uma excepo, esta era superada do seguinte modo: o o o o audiencia das duas partes produao de prova arrazoado deciso do juiz

- Diga o que sabe sobre o 1. Cdigo Penal, referindo: autor, data, influncias estrangeiras e circunstancialismos de elaborao. Autor: Duarte Leito, Sequeira Pinto e Alves S Data: 1852 Influncias estrangeiras: - Enumere todas as datas dos Cdigos Penais, ligando-os aos autores e s correntes penalistas. O primeiroCdigo Penalsurgiu em 1852, e foi da autoria de Duarte Leito, Sequeira Pinto e Alves S., considerados dos melhores juristas da poca. O segundoCdigo Penalsurgiu em 1886, com base num projecto da autoria de Levy Maria Jordo, tendo vigorado at 1982. O terceiroCdigo Penalsurgiu em 1982 e foi da autoria de Eduardo Correia. O quartoCdigo Penalsurgiu em 1995, baseado num projecto do Prof. Figueiredo Dias e j foi revisto por diversas vezes. e

DIREITO DA FAMLIA
Segundo os profs. Albuquerque so institutos familiares, aquelas diversas formas de organizao social, que se projectam, por vezes, em normas ou complexos normativos, e das quais resultam laos civis de parentesco, normalmente produtores de importantes consequncias na esfera social e patrimonial dos sujeitos. Existem trs grupos de famlias que marcaram a evoluo histrica do conceito de famlia: a Famlia Inicial, a Famlia Patriarcal Romana e a Famlia Conjugal. A lgica originria da famlia (famlia inicial) denominada de cl, o qual correspondia ao agrupamento duma comunidade de pessoas, provenientes de um mesmo antepassado, resultando a sua identidade prpria de vnculos religiosos, propriedade comum e de trabalho colectivo. Os cls eram simbolizados pelo Totem(smbolo normalmente um animal ou planta), sendo que os seus membros podiam ou no ter proximidade afectiva.

A famlia patriarcal romanaassentava na autoridade do chefe, do paterfamilias, o qual agregava sua volta um grupo de pessoas e de meios patrimoniais, sobre os quais exercia a sua autoridade. Na famlia patriarcal romana no eram exigidos vnculos sanguneos, existindo dois tipos de vnculos: o agnatcio(que no passava pela obrigatoriedade de laos familiares sanguneos, mas sim de autoridade) e o cognatcio(caracterizado pela existncia de laos familiares sanguneos). Em ambos os vnculos, o pai dispunha da existncia dos filhos, podendo ordenar ou permitir a sua morte e isentar-se da obrigatoriedade de lhe prestar alimentos. Esta estrutura familiar foi sendo combatida pelos imperadores cristos, como Constantino, o qual determinou mesmo que, nas relaes familiares, se desse mais importncia afectio. A famlia conjugaltambm se apresenta atravs de formas variadas, sendo o seu grau de coeso e de disciplina muito diverso e flutuante. Em perodos de grande instabilidade poltica a famlia agrupa-se, enquanto em perodos individualistas a famlia afasta-se. As instituies jurdico-familiaresque se iro estudar so: os esponsais, o casamento, o poder paternale a adopo.

Esponsais
Os esponsaisconsistem numa promessa recproca de casamento a celebrar entre os futuros cnjuges ou entre os seus representantes e que podem desencadear efeitos pessoais e patrimoniais. Os esponsaispodem ter alguma correspondncia com o actual noivado. No direito Romanoda poca clssica, os esponsais no eram vinculativos na medida em que no se podiam associar sanes ao incumprimento deste compromisso. Todavia, na poca ps clssica passou-se a admitir a possibilidade de sano por incumprimento do compromisso. No direito Germnico de matriz Visigticaos esponsais constituam a primeira fase do casamento, o qual s se consumava com a tradictio(acto de transmisso da mulher da sua famlia de origem para o domnio familiar do marido). No seguimento do costume visigodo, os esponsais foram utilizados em Portugal e para serem vlidos deveriam ser reduzidos a escrito perante testemunhas. Os noivos tinham de ter pelo menos 15 anos, podendo, caso no tivessem atingido essa idade, ser representadas pelos pais ou irmos, tendo o casamento de se realizar obrigatoriamente no prazo de 2 anos. Durante a cerimnia o noivo entregava noiva o anel esponsalcio, celebrando-se depois uma escritura em que ficava consignado que o noivo entregava um dote ao pai da noiva, designado porarras, que correspondia a um quantitativo pecunirio destinado a assegurar o sustento futuro da noiva para o caso do noivo vir a falecer ou a repudiar a noiva injustificadamente antes do casamento. No final dava-se a cerimnia do beijo dos noivos (lei do sculo), fazendo a mulher uma jura de fidelidade ao noivo, sendo certo que se no a cumprisse era considerada adltera e punida como tal, que podia ser a morte. O dote (arras) deveria corresponder a 1/5 ou a 1/10 (dependendo dos autores) da fortuna do noivo, todavia em muitos casos dependia dos costumes da regio. Caso o noivo viesse a falecer antes do casamento, a noiva recebia parte do dote (normalmente metade). Caso o noivo

repudiasse a noiva sem motivo antes do casamento, perdia o dote na totalidade, sendo este uma forma de a compensar. No caso do direito medieval portugus, os esponsais tiveram um regime semelhante ao do direito visigtico. Alm deste casamento tradicional dividido em duas partes: a desponsatio(esponsais) e a tradictio, em que o consentimento da mulher estava excludo, surgiu tambm por influncia visigoda o casamento por raptoque consistia no casamento sem o pretiumpuelae (preo pago pelo noivo ao pai da noiva), sendo certo que este casamento s tinha efeitos jurdicos caso houvesse o consentimento da raptada. Com efeito, este casamento de rapto s tem o nome, pois a raptada consentia o rapto, sendo certo que ocorria quando o noivo no tinha condies econmic para pagar o dote, ou no as agradava estrutura familiar da noiva.

Casamento
Em primeiro lugar h que distinguir o casamento enquanto estado civil (comunho de vida entre pessoas resultante de acto de casamento) e o casamento enquanto acto jurdico (momento da cerimnia com expresso de consentimento e que d origem ao estado de casado ). Na Idade Mdia, entre os secs. V e XV, existiram trs formas de casamento: o casamento por bno, o casamento de juras, o casamento de pblica fama/forma e o casamento por rapto (forma de casamento visigodo). O casamento por bnoera realizado, luz do direito cannico, num templo (local sagrado) e presidido por um sacerdote ou ministro do culto, o qual ministrava o sagrado sacramento do matrimnio, sendo certo que esta forma de casamento tinha necessariamente de ter o consentimento dos noivos e no podia ter impedimentos legais, com por exemplo relaes de parentesco entre os noivos. Este casamento similar ao actual casamento religioso. O casamento de jurasno recebia qualquer sacramento e era celebrado em qualquer local, no podendo ser realizado num templo e ser presidido por um sacerdote o ministro do culto, u que, no entanto, podia testemunhar o acto como outro cidado qualquer. Esta forma de casamento celebrava-se atravs de uma jura recproca dos noivos. Este casamento similar ao actual casamento civil. O casamento de pblica fama ou pblica forma ou cunhuudosfoi reconhecido em 1311 pelo rei D. Dinis, porm j existia antes na clandestinidade, pelo que tambm designado por casamento clandestino, casamento cognosudos ou casamento por conhecimento . Foi clandestino durante muito tempo porque a unio de facto no era aceite pelo facto de no ter sido abenoada, estando assim margem da lei civil e cannica. Esta forma de casamento consiste na existncia do estado de casado e na inexistncia do acto de casar. Em 1311 D. Diniz enquadra juridicamente esta forma de casamento, estabelecendo que para se reconhecer um casamento de pblica fama (presuno iniludvel) seria necessrio que um homem e uma mulher vivessem na mesma casa h 7 anos consecutivos como marido e mulher, fizessem compras e vendas juntos e fossem conhecidos na vizinhana como casados. A lei de D. Dinis estabelece assim uma presuno iniludvel, ou seja, quem preenchesse estes requisitos no podia ser afastado desta presuno. A Lei de 07 de Dezembro de 1352 de Afonso IV estabeleceu a obrigatoriedade dos clrigos casados registarem os seus casamentos num tabelio existente em cada freguesia.

Duvida-se porm que esta lei tenha sido apenas referida para os clrigos (grupo social ao qual tambm pertencem os estudantes e professores universitrios, rfos e vivas), sendo talvez por isso que no teve muita eficcia. Os registos mais antigos que se conhecem datam de 1531. O casamento por raptoera um casamento de origem visigoda e consistia no casamento sem o pretiumpuelae (preo pago pelo noivo ao pai da noiva), sendo certo que este casamento s tinha efeitos jurdicos caso houvesse o consentimento da raptada. Este casamento de rapto s tem o nome, pois a raptada consentia o rapto, sendo certo que ocorria quando o noivo no tinha condies econmicas para pagar o dote, ou no agradava estrutura familiar da noiva.

Relaes pessoais e patrimoniais


Quanto ao regime de bens, a regra da poca era a de que a propriedade dos bens dos noivos se mantinha individualizada aps o casamento, isto , os bens da mulher continuavam a ser da mulher e os do marido continuavam a ser dele, sendo comuns os bens adquiridos aps o casamento. Porm, a no ser que a mulher fosse comerciante, a administrao de todos os bens passava a ser exclusivamente do marido, podendo mesmo este alienar os bens da mulher em seu favor e sem o consentimento dela. Aps o casamento, a mulher no podia contratar, afianar e estar em juzo, activa ou passivamente, sem o consentimento do marido. Com efeito, no ordenamento foraleiro portugus era comum encontrar-se o regime de bens supra descrito (comunho de adquiridos), no mbito do qual os bens que cada um possua antes do casamento, permaneciam dos prprios aps o casamento, embora a administrao dos bens coubesse ao marido, salvo se a mulher fosse comerciante. Este regime de bens conhecido por gaanase corresponde ao actual regime de comunho de adquiridos, tendo sido mais utilizado no norte de Portugal. Neste regime existiam algumas categorias de bens que no eram comunicveis pelo casamento, tais como: os bens recebidos por sucesso, recebidos por doao e os bens sub rogados. Aps o sc. XII, surge um outro regime designado por carta de metade, o qual corresponde ao regime actual de comunho geral de bens. Todo o patrimnio anterior e posterior ao casamento era comum aos cnjuges, sendo certo que este regime verificou-se mais no sul do Pas.

Poder paternal
O Direito romano, apesar de com os pater-familiater influenciado o nosso Direito da Famlia, desenvolveu a figura do paterpostestas(poder paternal), que no , todavia, igual ao que o actual poder paternal. Com efeito, no direito romanovivia-se sob o princpio da autoridade suprema do paterfamilia, o qual detinha a titularidade dos bens de todos os membros do grupo familiar e dispunha do poder de vida ou de morte dos filhos (agnao) e das pessoas que compunham a sua famlia, o que extravasava o nosso entendimento de poder paternal.

No direito visigticoa autoridade do pai no se fundamentava em aspectos polticos e servia para disciplinar a vida familiar. O exerccio do poder paternal cabia ao pai, e se ele morresse durante a menoridade dos filhos, a me no passava a exercer o poder paternal mas sim uma tutela sobre os filhos. O direito foraleiro portugusrevela j uma evoluo nesta matria, o poder paternal extingue-se pela morte, mas o cnjuge sobrevivo, ainda que seja a mulher, mantm o exerccio do poder paternal (patriapotestas).

Adopo
No direito romanoa adopo revestia a forma de adrogatio e adoptio. A adrogatio era a sujeio formal de um pater-familia a outro de pater-familia perante os comcios curais. A adoptio era a adopo de um simples filiusfamilia. Na poca ps-clssica acentuou-se a tendncia para eliminar a adrogatio e fazer a adopo no sentido da adoptio, segundo o princpio adoptionaturamimitatur. Mantm-se e evolui um conceito de adopo em que se pretende colocar o adoptado na situao que teria se tivesse nascido no seio da famlia, deixando de existir a forma poltica de adopo. Para os romanos deveria existir uma diferena pelo menos de 18 anos de idade entre o adoptante e o adaptado.

ORDENAES AFONSINAS
Elaborao e incio de vigncia
Os elementos essenciais relativos histria das Ordenaes Afonsinas constam do promio do seu livro I. A se referem os insistentes pedidos, formulados em Cortes, no sentido de ser elaborada uma colectnea do direito vigente que evitasse as incertezas derivadas da grande disperso e confuso de normas, com graves prejuzos para a vida jurdica e a administrao da justia.

D. Joo I atendeu essas representaes e encarregou Joo Mendes, corregedor da Corte, de preparar a obra pretendida. Entretanto, ocorria a morte de D. Joo I e pouco depois, a de Joo Mendes. Por determinao de D. Duarte, a continuao dos trabalhos preparatrios foi confiada ao Dr. Rui Fernandes, outro jurista de mritos firmados, que pertencia ao conselho do rei. Porm, a obra ainda no estava concluda no fim do breve governo de D. Duarte. Falecido este rei, o Infante D. Pedro, regente na menoridade de D. Afonso V, incitou o compilador a aplicar-se tarefa. Rui Fernandes viria a consider-la concluda em 28 de Julho de 1446. O projecto foi submetido a uma comisso composta pelo mesmo Rui Fernandes e por outros trs juristas, o Dr. Lopo Vasques, corregedor da cidade de Lisboa, Lus Martins e Ferno Rodrigues, do desembargo do rei. Aps ter recebido alguns retoques, procedeu-se sua publicao com o ttulo de Ordenaes, em nome de D. Afonso V. Desconhece-se a durao exacta dos trabalhos de reviso. Parece de admitir que a aprovao das Ordenaes se tenha verificado pelos fins de 1446, mais provavelmente em 1447, portanto, ainda antes de D. Pedro abandonar a regncia, nos comeos do ano imediato. Como quer que seja, cabe-lhe a posio de grande impulsionador da obra.

Afigura-se que os anos de 1446 e de 1447 foram, presumivelmente, o da entrega do projecto e da publicao das Ordenaes. Mais difcil parece a determinao da data da sua entrada em vigor. Como j foi dito, no havia na poca uma regra bsica definida sobre a forma de dar publicidade aos diplomas legais e o incio da correspondente vigncia. Alm disso, ainda no existia a imprensa, pelo que levaria bastante tempo a tirarem-se as cpias manuscritas, laboriosas e dispendiosas, necessrias difuso do texto das Ordenaes em todo pas. Acresce que se verificavam grandes desnveis de preparao tcnica entre os magistrados e demais intervenientes na vida jurdica dos centros urbanos e das localidades deles afastados. Essa efectiva generalizao deve ter-se operado, apenas, dobrados os meados de quatrocentos. De qualquer modo, inexacta a opinio que levanta a dvida da prpria vigncia das Ordenaes Afonsinas. A ampla expanso que alcanouencontra-se indicada pelos exemplares, embora truncados ou parciais, que se conhecem. Fontes utilizadas. Tcnicas legislativas
Com as Ordenaes Afonsinas procurou-se sistematizar e actualizar o direito vigente. Utilizaram-se na sua elaborao as vrias espcies de fontes anteriores, como leis gerais, resolues rgias, subsequente a peties ou dvidas apresentadas em Cortes ou mesmo fora destas, concrdias, concordatas e bulas, inquiries, costumes gerais e locais, estilos da Corte e dos tribunais superiores, ou seja, jurisprudncia, praxes ou costumes a formados, normas extradas das Siete Partidas e preceitos de Direito Romano e de Direito Cannico.

Quanto tcnica legislativa empregou-se, em geral, o estilo compilatrio, isto , transcrevem-se, na ntegra, as fontes anteriores, declarando-se depois os termos em que estes preceitos eram confirmados, alterados ou afastados. Contudo, nem sempre se adoptou este sistema. Designadamente, em quase todo o livro I, utilizou-se o estilo decretrio ou legislativo, que consiste na formulao directa das normas sem referncia s fontes precedentes. A diferena dos estilos, tem sido explicada com a atribuio da autoria do livro I a Joo Mendes e dos restantes a Rui Fernandes, ou pel o facto de aquele texto conter matria original, no contemplada em fontes nacionais anteriores. So simples conjunturas, apresentando-se a segunda, s por si, suficientemente justificativa. Sistematizao e contedo Talvez por influncia dos Decretais de Gregrio IX, as Ordenaes Afonsinas encontramse divididas em cinco livros. Cada um dos livros compreende certo nmero de ttulos, com rubricas indicativas do seu objecto, e estes, frequentemente, acham-se subdivididos em pargrafos [1]. Todos os livros so precedidos de um promio, que no primeiro se apresenta mais extenso, em consequncia de nele se narrar a histria da compilao. Livro I - 72 ttulos ocupa-se dos regimentos dos cargos pblicos, tanto rgios como municipais; Livro II - 123 ttulos (muito heterogneos) disciplinam-se os bens e privilgios da Igreja, os direitos do rei, e a sua cobrana, a jurisdio dos donatrios e as prerrogativas da nobreza, o estatuto dos Judeus e dos Mouros; Livro III - 128 ttulos trata de processo civil, incluindo o executivo e nele se regulam extensamente os recursos;

Livro IV - 112 ttulos regula o direito civil substantivo (obrigaes, coisas, famlia, sucesses; Livro V - 121 ttulos ocupa-se direito e processo criminal. Importncia da Obra As Ordenaes Afonsinas assumem uma posio destacada na histria do Direito Portugus. Constituem a sntese do trajecto que, desde a fundao da nacionalidade, ou mais aceleradamente, a partir de D. Afonso II, afirmou e consolidou a autonomia do sistema jurdico nacional no conjunto peninsular. Alm disso, representam o suporte da evoluo subsequente do nosso direito. As Ordenaes ulteriores nada fizeram do que, em momentos sucessivos, actualizar a colectnea afonsina. Transmite-nos muitas instituies jurdicas da poca que de outro modo dificilmente conheceramos. Embora no apresente uma estrutura orgnica comparvel dos cdigos modernos e se encontre longe de oferecer uma disciplina jurdica completa, trata-se de uma obra meritria quando vista na sua poca. A publicao das Ordenaes Afonsinas liga-se ao fenmeno geral da luta pela centralizao. Traduz uma espcie de equilbrio das vrias tendncias ao tempo no perfeitamente definidas. De outro ngulo, acentua-se a independncia do direito prprio do Reino em face do Direito Comum, subalternizado no posto de fonte subsidiria por mera legitimao da vontade do monarca. Estas ordenaes transmitem-nos certas instituies jurdicas da poca que de outro modo dificilmente conheceramos, pelo menos de uma maneira to completa e em aspectos que escapam, frequentemente, nos documentos avulsos. Edio
A codificao afonsina no chegou a ser dada estampa durante a respectiva vigncia. S nos fins do sc. XVIII, a Universidade de Coimbra promoveu a sua edio impressa. Vivia-se um ciclo de exaltao dos estudos histricos e tinha surgido o ensino universitrio da histria do direito ptrio. No se encontrou um nico exemplar que reproduzisse os cinco livros. Nem entre os manuscritos conhecidos se achava o original autntico. Alm disso, as vrias cpias apresentavam omisses e erros considerveis. Houve, todavia, a possibilidade de reconstituir com grande segurana o texto integral das Ordenaes Afonsinas. Assim surgiu a edio crtica de 1792. Ao pensar-se numa republicao, que sairia em 1984, levantou-se a alternativa de uma nova edio crtica ou da pura reproduo fac-similada do texto de 1792. Ainda que se afigurasse que a soluo cientificamente mais perfeita consistiria em efectuar uma nova edio crtica, muito morosa, na sua preparao, pensou-se que as deficincias encontradas, porventura relevantes do ponto de vista filolgico, no se apresentavam de molde a desincentivar uma acessvel reproduo fac-similada.

HUMANISMO
Tanto entre ns, como no estrangeiro, a cultura jurdica continuava centrada nos estudos romansticos e canonsticos. Manteve-se a subalternidade do estudo do direito ptrio, quer no mbito universitrio, quer fora dele.

O Humanismo e a Renascena constituem dois fenmenos marcantes da evoluo do esprito europeu. restaurao erudita dos textos da antiguidade clssica, seguiram-se transformaes gerais nos campos das artes, cincias, cultura e da filosofia. Estiveram subjacentes motivos polticos, religiosos, sociais e econmicos. Despontam ou acentuam-se algumas das ideias e estruturas que os tempos ulteriores haveriam de prosseguir e consolidar. No mbito do humanismo renascentista inclui-se uma natural reviso da crtica da cincia do Direito. Essa nova mentalidade enforma a orientao da chamada Escola dos Juristas cultos, Escola dos Jurisconsultos Humanistas, Escola Histrico-Crtica e, ainda, Escola Cujaciana (nome que deriva de Cujcio, considerado o mais alto expoente do humanismo jurdico).

Causas do seu aparecimento. Caractersticas

A ecloso desta nova directiva do pensamento jurdico prende-se a dois factos essenciais: o progresso do humanismo renascentista e a decadncia da obra dos Comentadores (verificada na segunda metade do sc. XV). Em contraste com os ideais defendidos pelos humanistas, assiste-se ao uso rotineiro do mtodo escolstico. A partir de certa altura, os Bartolistas limitam-se a amontoar nos seus escritos uma srie interminvel de questes, distines e subdistines, ao lado de uma quase exclusiva citao das opinies dos autores precedentes. A normal impreparao e o menosprezo dos Comentadores quanto aos aspectos histricos provocaram viva censura dos espritos cultos da poca. A prpria deselegncia do seu estilo se tornava menos chocante. Desconheciam, sem suma, as bonaelitterae que estavam na ordem do dia. Eis o quadro em que surgiu o humanismo jurdico quinhentista. Comeou-se a encarar-se o direito romano como uma das vrias manifestaes da cultura clssica. Foram os juristas desta escola os iniciadores do estudo crtico das fontes romanas, os primeiros que procuraram detectar as interpolaes nos textos justinianeus. O humanismo jurdico no apenas um movimento cultural dominado pela filologia e a investigao erudita das fontes que continham as normas do Direito Romano. Ele desenvolveuse sob diversas tendncias, abrangendo o conjunto das correntes espirituais e intelectuais, mormente os impulsos racionalistas e individualistas que definem esse perodo, representando uma viragem profunda em face do pensamento dos Comentadores.

Percursos e apogeu da Escola

Foi com o italiano Alciato, o francs Bud e o alemo Zasio que o Humanismo Jurdico, pelos incios do sc. XVI, comeou a afirmar-se em termos de movimento europeu. A estes juristas cabe acrescentar o nome de Antnio Gouveia, natural de Beja e que cedo fez estudos em Paris. Nunca mais regressou a Portugal, passando o resto da vida como mestre de universidades francesas e italianas. Sabe-se que o ponto de partida da Escola dos Comentadores se encontra em Frana, mas que esta conheceu a sua verdadeira expresso na Itlia. A Escola Humanista teve trajecto oposto: surgiu uma primeira corrente filolgico-crtica italiana, depois continuada e desenvolvida em Frana. Foi neste pas, com destaque para a Universidade de Bourges, onde Alciato inaugurou o ensino do Direito Romano segundo a nova metodologia, que o Humanismo Jurdico conseguiu incremento decisivo. Seguir-se-ia a irradiao europeia, mais ou menos bem-sucedida, destacando-se a tendncia que se caracteriza pela autonomia interpretativa do jurista em face das normas legais.

Considera-se a poca de Cujcio como a do apogeu da Escola Humanista.

Contraposio do Humanismo ao Bartolismo

Nem mesmo na Frana o humanismo jurdico conseguiu um triunfo absoluto sobre o bartolismo. Na Itlia e na Alemanha, a orientao bartolista continuou a predominar claramente. Um pouco por toda a Europa se levantam vozes defendendo os mtodos tradicionais. Iria assistir-se, do sc. XVI ao sc. XVIII, a um debate entre o mtodo jurdico francs mos gallicus e o mtodo jurdico italiano mos italicus. Os humanistas envolveram-se demasiado na especulao pura e, por isso, construram, sobretudo, um direito terico, de tendncia erudita, enquanto os processos dos comentadores levaram a um direito prtico, quer dizer, utilizao do sistema romano com o esprito de encontrar solues para os casos concretos. O programa do mos gallicus apresentava-se no s mais difcil de executar, merc da preparao cientfica que exigia, mas tambm menos atractivo para a rotina forense. O Humanismo Jurdico cumpre, em termos gerais, um ciclo efmero. No venceu os critrios enraizados. Contudo, lanaram-se inegveis sementes que o setecentismo iluminista faria frutificar.

RACIONALISMO
Este movimento surgiu no sec. XVIII e corresponde manifestao jurdica do iluminismo, realando a importncia da razo, mas uma razo humana diferente da que era considerada no sec. XII. A razo que deveria ser considerada era a recta razo, iluminada pelo conhecimento humano e no pelo divino. As principais manifestaes desta razo encontravam-se descritas numa obra de Lus Antnio Verney, onde o mesmo critica a opinio de Brtolo e a metodologia dos prudentes, adiantando ainda que os prudentes no tinham aprofundado a histria do Direito Romano, escondendo essa falha grave com a imposio da sua autoridade. Os racionalistas do Direito Natural defendiam a existncia de um direito natural eterno e imutvel assente na razo humana, a que chamava recta ratio. Outras manifestaes racionalistas foram encontradas no sec. XVIII, nomeadamente na elaborao da Lei da Boa Razo, na Reforma dos Estatutos da Universidade de Coimbra e nos movimentos da codificao. Em suma, o racionalismo jurdico uma corrente de pensamento profundamente nacionalista, que pretende afastar o Direito Romano e substitui-lo pelo Direito Nacional.

LEI DA BOA RAZO


Reformas pombalinas respeitantes ao direito e cincia jurdica
As correntes acabadas de referir tiveram capital influncia na chamada reforma pombalina; a polarizao dessas doutrinas, adquiriu maior clareza e acentuou-se no meio portugus, atravs dos "estrangeirados" - qualificao atribuda aos letrados e cientistas nacionais que, pela sua permanncia alm fronteiras, conheciam a mentalidade e as novas correntes de pensamento que percorriam a Europa - destaque especial para Lus Antnio Verney.

Contudo as suas advertncias e sugestes no encontraram eco de imediato; apenas mais tarde, se viriam a revelar importantes nas transformaes operadas no domnio da cincia jurdica pelo governo do Marqus de Pombal. Estas alteraes, alcanaram fundamentalmente trs vertentes: modificaes legislativas pontuais, a actividade cientfico-prtica dos juristas e o ensino do direito. No que diz respeito ao primeiro daqueles aspectos, operaram-se efectivamente alteraes substanciais de mltiplos institutos: processo necessrio sempre que houve preceitos expressos a revog ou se ar quiseram introduzir modificaes rpidas e completas; algumas dessas providncias trouxeram um progresso significativo e permaneceriam; outras, todavia, viriam a revelar-se efmeras (exemplo: os diplomas que disciplinaram em moldes inteiramente novos a matrias da sucesso testamentria, legtima e legitimria). Mais relevantes, sem dvida, se mostraram as providncias adoptadas nos outros dois planos: o da cincia do direito, enquanto voltada para a interpretao, integrao e aplicao das normas jurdicas; e o da formao dos juristas. Foram atendidos pela Lei da Boa Razo e pela reforma da Universidade, consubstanciada nos Estatutos Novos.

A Lei da Boa Razo (apelo "recta racio do jusnaturalismo), de 18 de Agosto de 1769, apenas receberia esta designao no sculo XIX, representava o dogma supremo da actividade interpretativa e integrativa, estivesse cristalizada nos textos romanos, no direito das gentes ou nas obras jurdicas e leis positivas das naes estrangeiras.
Este diploma visou, no apenas impedir irregularidades em matria de assentos e quanto utilizao do direito subsidirio, mas tambm fixar normas precisas sobre a validade do costume e os elementos a que o intrprete podia recorrer para o preenchimento das lacunas; analisemos as vrias solues que ela consagrou: 1) Primazias do direito ptrio - isto , os diferendos submetidos a apreciao dos tribunais deviamser julgados, antes de tudo, pelas leis ptrias e pelos estilos da Corte; estes ltimos, que constituam jurisprudncia a observar em casos idnticos, apenas valiam quando aprovados atravs de assentos da Casa da Suplicao (o que significa uma perda de eficcia autnoma relativamente a pocas anteriores);

2) Assentos da Casa da Suplicao - passam a ter autoridade exclusiva, na medida em que a Casa da Suplicao era o tribunal supremo do Reino; os assentos das Relaes apenas alcanariam valor normativo, mediante confirmao daquele tribunal supremo; assim se ps termos ao problema dos assentos contraditrios;

3) Costume - para valer como fonte de direito tem de observar trs condies: ser conforme boa razo, no contrariar a lei e ter mais de cem anos de existncia; o direito consuetudinrio, deste modo, deixou de ser contra legem;

4) Casos omissos - na ausncia de direito ptrio, representado pelas fontes imediatas atrs indicadas, caberiam recurso para o direito subsidirio: o direito romano apenas se aplicaria se fosse conforme boa razo, ou seja, as suas normas seriam aplicadas, caso a caso, se mostrassem concordes com a boa razo, que o mesmo que dizer, de acordo com a "recta ratio" jusnaturalista; numa palavra, apresentar-se conforme boa razo, equivalia a corresponder aos princpios do direito natural ou do direito das gentes, que contem verdades essenciais, intrnsecas e inalterveis; deste modo, era fonte subsidiria, ao lado do direito romano

seleccionado pelo jus racionalismo, o sistema de direito internacional resultante daquela orientao; mais tarde, por ocasio da promulgao do Estatutos Novos da Universidade, fixaram-se um conjunto de regras, por via das quais, se aponta ao intrprete o critrio prtico de averiguar qual o "uso moderno" que dos preceitos romanos em causa faziam os jurisconsultos das naes europeias modernas; desta forma, o direito romano aplicvel subsidiariamente, reconduzia-se ao aceito nas obras doutrinais da escola do "ususmodernuspandectarum", que, assim, adquiriam, entre ns, valor normativo indirecto como fontes supletivas;

5) Lacuna poltica, econmica, mercantil ou martima - determinava-se o recurso s leis das "Naes Crists, iluminadas e polidas"; nestes casos, o direito romano era liminarmente recusado, pois entendia-se, que pela sua antiguidade, se revelava inadequado disciplina de tais recentes matrias;

6) Direito cannico - relegado para os tribunais eclesisticos; deixou de se contar entre as fontes subsidirias;

7) Glosa de Acrsio e opinio de Brtolo - tambm se proibiu o uso em juzo da Glosa de Acrsio, da opinio de Brtolo e da "communisopinio"; o legislador justifica tal medida, pelas imperfeies jurdicas atribudas, tanto falta de conhecimentos histricos e lingusticos dos referidos autores, como ignorncia das normas fundamentais de direito natural e divino.

CDIGOS
Durante todo o sculo XIX, mas j com precedentes desde os meados do sculo XVII, a Europa assiste a um movimento codificador generalizado, traduzido na elaborao de amplos corpos legislativos unitrios, obedecendo a uma orgnica mais ou menos cientfica e que condensavam, autonomamente, as normas relativas aos ramos bsicos de direito, j ento individualizados. O processo mostra-se complexo nas vrias determinantes (filosficas, ideolgicas, polticas, econmicas e sociais); embora o movimento revele denominadores comuns, importa salientar, no campo civilstico, duas orientaes, formal e substancialmente diferenciadas, cujos paradigmas residem, justamente, nos Cdigos Civis Francs (1804) e Alemo (1900). Os Cdigos modernos, so fundamentalmente inovadores, propem-se realizar uma verdadeira transformao jurdica, com o escopo da modernizao, progresso e felicidade dos povos; dito de outro modo, em vez de pura sntese do direito do passado, manifesta-se uma profunda inteno prospectiva (ao contrrio da velha tradio do Corpus IurisCivilis e das Ordenaes, que, basicamente representavam perodos de sntese ou de estagnao da criatividade jurdica, na qual a principal inteno consistia na mera organizao de repositrios actualizados de direito vigente). Na raiz do movimento codificador, encontram-se vectores jus racionalistas e iluministas; havia que estabelecer a nova ordem decorrente do direito natural racionalista, isto , daquele conjunto de normas que traduziam valores imutveis que se tornava possvel atingir pela razo.

Importa reter uma diferena importante: em determinados pases as codificaes surgiram com o patrocnio do Despotismo Esclarecido, ao passo que noutras foram consequncia da difuso das ideias oriundas da Revoluo Francesa, onde o princpio da separao de poderes detinha um enorme relevo; este postulado conduzia a que todo o direito se apresentasse como uma exclusiva criao do poder legislativo: daqui se traa o caminho do positivismo legalista - o direito uma criao do Estado, enquanto poder legislativo, e esse direito positivo transforma-se num dado indiscutvel; o direito identifica-se com a lei e qualquer problema seria resolvido atravs do formalismo de uma deduo lgica do sistema para o caso concreto; negava-se assim, ao julgador, qualquer possibilidade mnima associada a uma funo criadora, transformando-se num autmato do silogismo judicial; igualmente desta maneira, se relevavam os valores da certeza e segurana jurdicas, tidos na altura como valores fundamentais. Relativamente ao movimento codificador portugus importa reter dois cdigos: o Cdigo Comercial de 1833, que se deve a Ferreira Borges; est dividido em duas partes: a primeira trata do comrcio terrestre e a segunda trata do comrcio martimo; o Cdigo Civil de 1867, que assentou no projecto de Antnio Lus Seabra, desembargador da Relao do Porto.

FORAIS
Para Alexandre Herculano, o foral era uma carta constitutiva de um municpio porque estava relacionada com o conceito de autonomia territorial. Os forais eram cartas de privilgio outorgadas pelo monarca, pelo senhor eclesistico ou pelo senhor feudal, sendo que no caso do monarca tambm a mulher e os filhos os tinham de confirmar. Os forais eram cartas de privilgio mais extensas e completas que as cartas de povoao, pois englobavam mais matrias, tais como normas de direito administrativo, penal, fiscal e militar. Os forais surgiram assim da necessidade de criao de normas de direito pblico, com o fim de regular as relaes entre o Estado e os particulares. No que respeita relao entre as normas do monarca e as normas especficas dos forais, h que referir que a norma do foral prevalecia do monarca, tendo esta, no foral, um carcter subsidirio, j que s se aplicava em caso de lacuna no ordenamento do foral. Os forais podem-se classificar de acordo com 4 critrios: 1) Quanto entidade outorgante, podendo esta ser: a) Rgios (do rei, com a confirmao da rainha e dos filhos). b) Particulares ( do senhor eclesistico ou do senhor feudal) 2) Em funo do molde ou matriz (modelo normativo) Havendo a salientar as famlias de forais, designando-se dessa forma porque tinham um texto base comum, destacando-se as famlias de forais de Lisboa/Santarm, de vora/vila e a de Salamanca. 3) Quanto ao grau de complexidade das instituies municipais. a) Rudimentares b) Imperfeitos c) Perfeitos 4) Quanto ao grau de originalidade a) Originrios Eram os criados especificamente para uma determinada comunidade

b) Ampliativos Eram os criados com base na estrutura de outros forais (originrios ou no), aos quais se acrescentavam normas especficas. c) Confirmativos Eram os confirmados pelo monarca ou os que correspondiam a cpias integrais de outros anteriores. Os forais tinham constitudo uma importante fonte de direito local mas com o decurso do tempo, foram-se desactualizando. Uma parte do seu contedo encontrava-se revogada pela legislao geral, designadamente, os preceitos respeitante administrao, ao direito e ao processo civil e ao direito penal. Mesmo quanto s normas ainda vigentes, relativas aos encargos e isenes tributrias, era manifesto o seu carcter obsoleto: por um lado, referiam-se a pesos, medidas e moedas em desuso, por outro lado, as providncias estabelecidas com vista actualizao das prestaes, merc da sucessiva desvalorizao monetria, no raro, originavam incertezas e arbitrariedades. Muitos deles apresentavam-se num estado de deteriorao ou no ofereciam garantias de autenticidade. O progressivo robustecimento do poder do rei e a uniformizao jurdica, alcanada atravs da legislao geral, iam determinando o declnio das instituies concelhias, bem ntido ao longo do sc. XV. Da que os forais perdessem o seu alcance anterior e se transformassem em meros registos dos tributos dos municpios. Numerosas cartas estavam cheias de deturpaes ou apenas obscurecidas pelo rodar dos anos. Nas Cortes de 1472/1473, iniciadas em Coimbra e concludas em vora, os procuradores dos concelhos alegaram as deficincias dos forais, solicitando a D. Afonso V a sua reforma, para se por cobro s opresses de que os povos eram vtimas. Idntico pedido se formulou nas cortes de vora e Viana do Alentejo, que decorreram em 1482/1482, logo nos comeos do reinado de D. Joo II. Como resposta, este ltimo monarca deu conta de deciso que j tomara em tal sentido. E, de facto, por Carta Rgia de 15 de Dezembro de 1481, determinou-se o envio Corte de todos os forais, a fim de se proceder respectiva reforma, sob pena de perderem a validade. Quando D. Manuel subiu ao trono, a obra no se encontrava efectuada, e os muncipes voltaram a pedir essa reviso, agora nas cortes de Montemor-o-Novo, de 1495. Para que a tarefa fosse levada a cabo, imps o rei, em 1497, a remessa Corte dos forais ainda no entregues, ao mesmo tempo que nomeou uma comisso de reviso composta por Rui Boto, Joo Faanha, Ferno de Pina. Admite-se, tambm, a colaborao de Rui da Gr. De qualquer modo, a reforma ficou concluda em 1520. Surgem assim, os forais novos ou manuelinos, por contraposies aos forais velhos, que eram os anteriores. Quanto ao contedo, os novos forais limitaram-se a regular os encargos e os tributos devidos pelos concelhos ao rei e aos donatrios das terras. Havia-se encerrado a sua carreira como estatutos poltico-concelhios.

DIREITO PRUDENCIAL
O direito prudencial fundamentalmente um direito criado nas universidades, portanto um direito universitrio que, embora no tenha surgido com o poder poltico, o ajudou a consolidar.

O direito prudencial foi aceite porque ajudou a consolidar o poder politico e porque foi produzido sob duas qualidades que era reconhecidas aos prudentes: a Inventio(capacidade de criar, de descobrir novas solues para os casos em anlise) e a Auctoritas(autoridade, o saber socialmente reconhecido). O direito prudencial baseia-se no direito romano, exclusivamente no direito romano contido no cdigo de justiniano. Com efeito, foram os prprios clrigos que ao estudar o direito romano nas universidades, constataram que o mesmo dava resposta uma srie de problemas para os quais o direito cannico no tinha soluo. O direito prudencial assim um direito de docentes acadmicos . Todavia, na base do surgimento do direito prudencial esto causas de natureza politica, religiosa, econmica e cultural. Com efeito, nos fins do sec. XI, a recriao do Imprio do Ocidente, iniciada com Carlos Magno no ano de 800, bem como o desenvolvimento da economia medieval, que estava sujeita a trocas comerciais cuja evoluo levou criao de mais cidades Estado e ao surgimento de ttulos de crdito, transportes martimos e seguros, bem como ainda o aumento da curiosidade cientifica do estudo do direito e a criao das universidades para o efeito, levaram necessidade de criao de um direito moderno, que favorecesse no s os objectivos polticos, isto , um direito imperial, como tambm que produzisse as solues capazes de corresponder s realidades econmicas e culturais da poca, a que o direito cannico no dava resposta. Assim sendo, interessava tambm aos clrigos receber o que de bom o Direito Romano tivesse. O processo de renascimento do direito romano iniciou-se no sec. XI, em Bolonha, com Irnrio, monge fundador da escola dos glosadores, o qual descobriu a obra de justiniano. Com efeito, o cdigo de justiniano que actualmente se encontra dividido em Institutas e Digesto (Vol I), Codex (Vol II) e Novelas (Vol. III), quando descoberto pelos prudentes foi dividido da seguinte forma: Os livros do Digesto, consoante foram sendo cronologicamente descobertos e conhecidos, foram divididos em: Digesto Velho, que abrange os livros 1 a 24

Digesto Novo, que abrange os livros 39 a 50 Digesto Esforado, que abrange os livros 25 a 39, sendo que foram os ltimos livros do Digesto a serem descobertos por Inrio, o qual assim os designou por entender que o Direito contido nos livros anteriores ficava com estes reforado.
Os livros do Codextambm foram divididos pelos prudentes em duas parte, sendo que os primeiros nove livros formaram um s volume, designado por Volume Grande (dada a sua grande dimenso) e os ltimos trs livros integraram-se num outro volume, designado por Volume Autntico ou Volume Pequeno, que continha as Instituies (Institutas), as Novelas e os Livros dos Feudos (LibriFeudorum colectnea de Direito feudal que na poca se agregou ao Cdigo de Justiniano).

Os novos Estatutos da Universidade - mais do que a Lei da Boa Razo, a reforma pombalina dos estudos universitrios que, de um modo especial, reflecte a influncia das correntes doutrinrias europeias dos sculos XVII e XVII.
Em 1770, foi nomeada uma comisso, denominadaJunta de Providncia Literria, incumbida de dar parecer sobre as causas da decadncia do ensino universitrio; esta comisso, apresentou, no ano seguinte, um relatrio circunstanciado, com ttulo deCompndio Histrico da Universidade de Coimbra, onde se faz uma implacvel crtica da organizao existente, recuperando-se, em larga medida, as advertncias de Verney anteriormente manifestadas. Na parte que diz respeito Faculdade de Leis e de Cnones (a que interessa aqui analisar), cuja

autoria parece ser atribuda a Joo Pereira de Azeredo Coutinho, essas crticas, dirigem-se fundamentalmente, para a preferncia absoluta dada ao ensino do direito romano e do direito cannico, em evidente prejuzo do direito ptrio, para o abuso que se fazia do mtodo bartolista e da "opiniocommunis", o completo desprezo pelo direito natural e pela histria do direito. Os novos estatutos da Universidade, tambm conhecidos por Estatutos Pombalinos, aprovados em 1772, apresentaram relevantes inovaes. A saber: incluso de matrias novas (direito natural, onde se fundiam o direito natural em sentido estrito, o "direito pblico e universal" e o "direito das gentes"), a histria do direito e o ensino das instituies de direito ptrio; o ncleo central dos cursos de Leis e de Cnones, continuou a ser constitudo, respectivamente, pelo Corpus IurisCivilis e pelo Corpus IurisCanonici. Inspirado pelas Universidades alems, adopta-se um novo mtodo de ensino - "sintticodemonstrativo-compendirio", precursor de uma nova orientao, com base na qual, se fornecia aos estudantes um conspecto geral de cada disciplina, atravs de definies e da sistematizao das matrias numa linha de progressiva complexidade (passavam-se de uma concluses para outras aps o total esclarecimento cientfico das suas precedentes e como sua deduo). Aos estudantes passaram a ser distribudos manuais adequados sujeitos a aprovao oficial; traaram-se, minuciosamente os novos programas das diferentes cadeiras, impondo-se aos professores a escola de jurisprudncia prefervel (no que diz respeito aos direitos romano e cannico, o tradicional mtodo escolstico ou bartolista foi substitudo pelas directrizes histrico-crticas ou cujacianas); as tradicionais postilas (apontamentos manuscritos) foram substitudas por compndios breves, claros e ordenados. Em suma a reforma pombalina, revolucionou o ensino jurdico portugus, colocando-o a par do que melhor se fazia na Europa culta. No obstante, os progressos registados, estiveram, ainda assim, longe de corresponder aos desejos dos reformadores; assim se compreendem algumas crticas que foram surgindo, que no abalaram o prestgio das modificaes introduzidas, mantendo os Estatutos Pombalinos at 1836.

CURIA DE 1211
Relativamente cria de 1211, esta consagra-se porter sido a primeira portuguesa ligada elaborao de legislao rgia 1. Do ponto de vista peninsular, esta insere-se numa srie de iniciativas semelhantes que caracterizam o reino-matriz do qual o portugus se autonomizou, no se demarcando totalmente, contudo, esta cria tradio legislativa peninsular, ficando apenas a dvida sobre o motivo concreto pelo qual o rei a convocou. Verifica-se, porm, que existem pontos contundentes entre as leis portuguesas e algumas leonesas anteriores. No que diz respeito cria leonesa de 1020, duas leis se inserem na portuguesa de 1211, no que respeita cria de 1188, em cinco leis, e no que respeita cria de 1188, numa. Destaca-se, dentre as demais, a proximidade entre a lei I e a correspondente da cria leonesa de 1020. So, em alguns aspectos, anlogas, as leis leonesas e as leis portuguesas, portanto. Retira-se daqui um porqu? O porqu da criao de um regime em algo anlogo ao leons deve-se sobretudo ao facto de de acompanhar a realidade poltica e legislativa do reino vizinho, o que sugere, at, que o rei portugus tinha presente a tradio de parecencia com o modelo legislativo leons, e decidiu protagoniz-lo, independentemente das razes pelas quais o fez. No s o imitou, como se interessou pelas normas dela resultantes, aparentemente utilizandoas como inspirao para delinear algumas medidas tomadas2 .

Mas no nos podemos limitar legislao leonesa como nica fonte de inspirao dos textos de 1211. Com base em certas outras leis e decretos (como os de Soeiro Gomes), entende-se que ainda era tido como texto de referncia da poca a compilao visigtica. Mas no s, ao lado da legislao curial leonesa e visigtica perfilam-se fontes de inspirao romana e cannica 3, entre as quais: o Cdigo Teodosiano, o Brevirio de Alarico, o Corpus JurisCivilis, o Decretum, entre outros. Estas influncias permitem-nos constatar que as leis de 1211, mesmo que plausivelmente oriundas dessa ano provavelmente a maioria foram elaboradas num ambiente permeado pelo conhecimento de normas de diferente origem 4. Passemos ento s leis propriamente ditas. Estas so aceites, pela maioria da doutrina, apesar de no ser completamente certo, como tendo a sua origem curial extraordinria em 1211. Esta, devido a no existirem muitos factos que comprovem esta data, mas tambm nenhum (ou quase nenhum) que prove em contrrio, um omisso mias pela negativa do que pela positiva. Quanto sua natureza, embora a maioria deva corresponder a textos que pretenderam ter alcane legal na elaborao, em alguns casos pode estar-se perante meras declaraes de contedo poltico, posteriormente interpretados como leis, assim tendo passado histria5. Assim como tambm algumas das leis podem corresponder a partes de textos bem mais extensos. Assim, o ser fraccionamento deve-se maneira como foram encontradas, muitas delas provavelmente incompletas. Assim partimos directamente para 1211, ano da cria. Apesar de neste sentido a doutrina divergir, note-se que o complexo normativo do ano anterioremente referido no seria um mero aglumerado de leis, mas sim um acervo compreensvel em funo de um pensamento poltico estruturado 6. Neste mbito, outros autores diro que estes sero apenas textos dispersos, sem maior ligao entre si; e outros ainda centram-se na procura do sentido subjacente a subconjuntos de leis, ou em interpretaes parcelares.7 Citam-se assim para a segunda e a terceira posio Sanchez-Albornoz e Herculano, exemplificativamente. Para a primeira Damio Peres, o maior pensador da doutrina subjacente. Damio Peres sucinta o seu iderio sobre o complexo normativo de 1211 atravs: a) da sua sistematizao na ideia de nao ou de Estado, em detrimento de uma viso senhoralstica; b) do assimilar ideia de respeito pelas normas, mas discordante, o Prof. Duarte Nogueira, do pensamento de Peres, pelo menos na sua totalidade. Isto porque pr em confronto leis e normas jurdicas, em detrimento das primeiras, pouco claro e explcito. Isto porque se por um lado no se compreende bem como pode uma lei ser norteada pelo desejo de instilar o respeito pelas normas juridicas, por outro, est subjacente emisso de qualquer lei o pressuposto do dever de o direito ser cumprido, incluindo o contido na prpria lei 8. Sendo este pensamento pouco claro, podendo quanto muito deduzir-se que tinha especialmente em vista as regras no campo processual. Sendo assim, das leis de 1211, a particularidade mais significativa que se retira , no tanto ess objectivo, mas sim o facto do rei interferir na sua reformulao ou, mais provavelmente, o facto de tentar evitar prticas nuito diferentes nessas matrias, atravs da fixao de regras por escrito 9 . Tambm a ideia de equidade entre rei e sbditos vaga quando usada com alcance poltico. Porque, mesmo que o rei tente aludir comportamentos a regras e valores pr-existentes de nvel superior, compreendendo-se que poderia ter em mente o direito natural ou divino, nada mais se poder fazer do que sancionar os reis pela violao da lei, mas no queos reis estavam acima da lei. Assim prescutava-se o poder de jure de uma tal posio, mas que de mais vantagens se abdicava? Quanto muito renunciava a desrespeitar o direito enquanto comportamento de facto, mas isso no mais do que cumpri-lo 10 . Isto para dizer que apesar da tentativa de subordinar o rei lei, criando um Estado que respeita o Direito, este j existiria. O que faltava eram instrumentos capazes de fazer resultar eficazmente a subordinao rgia ao Direito; tanto que, desrespeitado o direito por parte do rei nem sempre era possivel obrig-lo ao cumprimento ou reparao dos prejuzos 11. c) Do ponto de vista da incidncia jurdica, sobressai por ordem decrescente a rea criminal e processual, a rea administrativa com relevncia para a fiscal, rea social com incidncia na parte sucessria, familiar, a segurana e outras. Do ponto de vista da distribuio de vantagens, este relaciona-se com as

regras que favorecem a Coroa, interpretando os interesses desta como os do reino ou da sociedade em sentido amplo. A rea criminal e processual tem um vasto leque de incidncias, surgindo muitas vezes em conexo, onde se evidencia a vingana privada, crimes contra o patrimnio regio, procedimento judicial, impostos e outros assuntos (391). A matria fiscal tambm tem um carcter evidente, embora incida mais sobre a inseno de certos grupos no que toca a esta matria. Este desejo de beneficiar certos grupos em geral est bem patente nesta cria. Apesar da predominncia do Direito cannico sobre o direito rgio, a maior fatia desta parte parece incidir sobre o terceiro estado. Tambm a Igreja tem direito a uma quota parte, enquanto que as Ordens Militares so olhadas criticamente. Quanto Nobreza, esta aparentemente deixada de parte no que toca a posies vantajosas, passando a legislao margem da estrutura senhorial 12. Finalmente, observam-se medidas que procuram ir de encontro ao agrado do povo, como o caso da lei da avoenga. De forma global, emergem sentidos gerais no que toca legislao afonsina: 1. O rei tem um conjunto de preocupaes () que quer concretizar atravs da legislao 13. Ou seja, tem razes que no enuncia, de cariz poltico, que pretende obter atravs do ato legislativo, mas estabelecendo fronteiras do que pode ou no ultrapassar, como, por exemplo, o quadro senhorial, onde muitas normas estavam limitadas aos funcionrios em nome do rei. Segundo Duarte Nogueira, a existir uma legislao, esta tinha limites 393. 2. No conjunto de preocupaes legislativas, a principal consiste em proteger o patrimnio rgio contra riscos efectivos ou potenciais que o podem afectar 14, onde o rei quer evitar a perda de bens da Coroa, denotando-se uma forte desconfiana da sociedade em geral. 3. Outra das preocupaes est em manter o statu quo com a Igreja 16. Este, a ser, um raciociniooportunstico, a se consignar sob forma de lei promessas paternas, como deve ter sido o caso das insenes fiscais. 4. Outra preocupao parecia ser conseguir ter alguma simpatia da parte do povo, atravs da outurgao de vantagens fiscais e sociais e protegendo-os contra abusos. Seriam tambm simpticas aos olhos do povo as restries a judeus e mouros (394), de forma a conseguir proteger. Poder-se- tambm especular um possvel acesso ao povo por parte do rei. 5. A interveno num leque de problemas concretos de natureza processual e criminal 18 mais uma das questes defendidas. possvel que a interveno rgia tivesse sido com o intuito de dar a leis prticas consuetudinrias o carcter de obrigatoriedade. 6. Por fim, restam medidas que no se torna perceptvel qual o fim preciso das mesmas, sendo possvel que estejam incutidos interesses, de forma oculta, nas preocupaes enunciadas. Assim, atravs da cria de 1211, v-se um rei preocupado com o patrimnio rgio, ou seja, consigo mesmo e eventualmente com a Coroa, o que afasta, por esta via, a teoria de rei centralizador. Observa-se um rei que procura conciliar os seus interesses com o da Igreja, impondo balizas, embora disposto a atitudes condescendentes. No que toca nobreza, v-se um rei que no lhe amplifica direitos, e embora a legislao no simpatize com esta classe, no interfere num campo senhorial. Temos um rei que interfere em duas reas jurdicas de interesse generalizado direito criminal e processual, ostentando um comportamento poltico, com um vasto leque de

preocupaes mas tambm de intenes, e se Herculano estiver correto, ao afirmar que era dado acumulao de riqueza, este ponto evidencia-se Um rei, que apesar de tradicional, ao tentar aprofundar o costume, com a sua grande influncia nas Crias Leonesas, no Direito Visigtico e no Direito Cannico, contribuiu em larga escala para a evoluo legislativa de Portugal, por incios do primeiro milnio, poca de enorme relevo histrico.

NOVO CDIGO
Em 1778 a rainha D. Maria I tomou a deciso de nomear uma comisso, na qual se integravam 10 juristas, que funcionavam como assessores de uma junta de ministros, com o objectivo de, todos de em conjunto, procederem reforma das Ordenaes Filipinas e elaborarem um Novo Cdigo. Os motivos desta deciso tinham a ver com a antiguidade de algumas leis, a existncia de outras de que no havia a certeza se estavam revogadas, a existncia de leis que levantavam dvidas de interpretao na prtica forense e a existncia de leis que a experincia aconselhava a modificar. Como o trabalho desta comisso no foi produtivo, em 1783, um outro jurista, de seu nome Pascoal Jos de Melo Freire dos Reis, conhecido pela sua tendncia conservadora e absolutista, foi incumbido de reformar os livros II e V das Ordenaes, relativos a matrias de direito pblico politico-administrativo e direito criminal. Do seu esforo resultaram dois projectos de Cdigo de Direito Pblico e de Cdigo Criminal. Para apreci-los foi, por Decreto de 3 de Fevereiro de 1789, nomeada uma Junta de Censura e Reviso, da qual fazia parte um outro jurista e lente de cnones, de seu nome Antnio Ribeiro dos Santos, conhecido pela sua tendncia liberalista . Com efeito, as diferenas de concepo do poder poltico de um e de outro, levaram a uma polmica e conflito poltico-jurdico entre os dois, o que frustrou completamente a aprovao desses projectos, os quais no passaram de uma tentativa para a elaborao de um novo cdigo. Melo Freire defendia um conceito de monarquia pura, era absolutista convicto e simpatizante das teses hierocrticas, argumentando que no poderiam existir leis limitadoras do poder do monarca. Ribeiro dos Santos era considerado um pr-liberal, simpatizante das teses anti-hierocrticas e defendia um conceito de monarquia consensualista, em que o poder do monarca estava limitado pela existncia das chamadas leis fundamentais, que resultavam expressa e tacitamente duma conveno entre o Rei e o Povo. As Cortes, na opinio deste jurista, no podiam ser vistas como uma fonte limitativa do poder, at porque existiam direitos inviolveis. Esta diferena poltica de base no deve, no entanto, esconder a proximidade que, no fundo, ambos tinham quanto a concepo monista do direito. Embora defendendo modelos polticos diferentes, ambos consideravam o direito como monoplio do Estado, fosse ele produzido exclusivamente pelo Rei (Melo Freire) ou dividido entre o Rei e as Cortes (Ribeiro Santos). Para ambos, a ordem jurdica assentava numa viso monista, em que a lei era praticamente a fonte exclusiva do direito. Relativamente ao direito Romano, ambos concordavam em retirar-lhe a posio de direito subsidirio. Ribeiro dos Santos criticou bastante o exagero de existirem oito cadeiras de direito e uma de direito ptrio.

Quanto ao direito criminal, a polmica foi particularmente grande. Melo Freire, apesar de crtico das Ordenaes, mantinha no seu projecto solues como a pena de morte para vrios delitos e o esquartejamento em caso de crime de traio, soluesessas que o seu opositor, Ribeiro dos Santos, um dos primeiros defensores da abolio da pena de morte, influenciado pelas ideias do humanitarismo jurdico, considerava aberrantes. O trabalho de censura foi to contundente e levantou tantas dvidas que os projectos de cdigo de Melo Freire no passaram disso mesmo, ou seja de projectos.

Ficou conhecido por Novo Cdigo, o projecto decretado por D. Maria I, no sentido de se proceder reforma geral do direito vigente, consequncia da necessidade de actualizao das Ordenaes Filipinas. O principal propsito da Junta de Ministros criada para o efeito, consistia em averiguar, no s as normas (contidas naquelas Ordenaes e leis extravagantes) que conviria suprimir por antiguidade, mas tambm aquelas que tinham levantado dvidas de interpretao na prtica forense e as que a experincia aconselhava a modificar. Sugeria-se, expressamente, que se seguisse a sistematizao bsica das Ordenaes, na medida em que a adopo de uma nova metodologia poderia criar dificuldades aos julgadores, largamente familiarizados com a tradio arreigada. Observam-se contudo, considerveis divergncias no seio da Junta, quanto orientao dos trabalhos preparatrios. Observa-se uma preocupao sistemtica que no se encontra nas outras compilaes anteriores - a criao de partes gerais antecedentes ao primeiro ttulo de cada matria, onde se deveriam indicar as regras bsicas a ela pertinentes, acompanhadas das divises que parecessem oportunas, isto com o objectivo de proporcionar uma abordagem compreensiva das solues adoptadas. E s depois se desenvolveria estruturadamente a matria. O respeito pelas Ordenaes sobressaiu, igualmente, nas restantes orientaes genricas que passaram a vincular os membros da Junta. Impunha-se-lhes que conservassem, na medida do possvel, os termos e o estilo das Ordenaes, mantendo a diviso em ttulos e pargrafos. Concludos os planos parcelares de cada um dos ministros, a rainha promoveria a elaborao de um plano geral. Procurava-se a simples actualizao das Ordenaes, posto que uma parte dos membros da Junta defendesse a realizao de uma obra com rasgos inovadores. Deste modo, a iniciativa de D. Maria, inibia uma elaborao de um cdigo semelhante aos que no estrangeiro iam sendo publicados, na sequncia natural do pensamento Jus racionalista e Iluminista. Mello Freire, entretanto encarregado de proceder reviso dos Livro II e V das Ordenaes, elabora os projectos do cdigo de direito Pblico e do Cdigo Criminal, que viriam a ser objecto de forte contestao por parte de um outro jurista prestigiado - Ribeiro do Santos, integrado na Junta de Censura e Reviso, com o propsito de apreciar os projectos de Mello Freire. As divergncias decorrem, fundamentalmente de conotaes polticas (Mello Freire era prximo dos ideias absolutistas, enquanto Ribeiro dos Santos se aproximava dos princpios liberais); esta polmica, denominada por formidvel sabatina, constitui um expressivo contributo para o estudo do pensamento poltico portugus dos fins do sc. XVIII. Os projectos de Mello Freire, todavia, acabariam por no vingar, fracassando igualmente a tentativa de reformulao das Ordenaes Filipinas. Para isso tambm concorreu o perodo de indefinio poltica vivida no pas estava-se no ocaso do Despotismo Esclarecido e os ideais

da Revoluo Francesa ainda mal se avistavam entre ns. Nem um caminho nem outro propiciava modificaes legislativas de vulto e assim haveria que esperar pelo ciclo imediato.

PANDECTSTICA ALEM (BGG)


Assinala-se com frequncia, que a Escola Histrica revela uma notria incoerncia entre o seu programa e os resultados a que chegou; ou seja, por um lado, promove -se uma concepo do direito como produto de um povo, e, por outro lado, admite a -se existncia de um direito independente dessa conscincia colectiva (o direito romano, no caso); a linha mais influente daquela Escola, seguida por Savigny e Hugo, dedicou-se elaborao de uma doutrina moderna a partir do direito romano; para preservar a coerncia, entendiam os juristas seus defensores, que a sua obra cabia no sentido amplo de conscincia colectiva. neste contexto que a Escola Histrica chega formulao de um direito erudito e acaba na Pandectstica: o seu objectivo consiste em reunir todo o universo jurdico de forma sistemtica e abstracta. Verifica-se na Pandectstica, um certo retorno a um positivismo, aceitando-se um critrio prximo do jus racionalismo; com simples perspectiva cientfica, procura -se edificar um sistema dogmtico completo e fechado, onde se encontraria resposta para todos os problemas jurdicos, ignorando-se a dinmica iniludvel das realidades poltico-econmicas, sociais e culturais. A Pandectsticaalem (a sistematizao germnica do direito civil constitui um verdadeiro smbolo deste movimento) adoptou a aplicao de um mtodo sistemtico compreenso do direito, bem distante da casustica romana, deduzindo as solues individuais dos princpios a que as mesmas so subsumveis; o fulcro reside na teoria das instituies; isto , as regras particulares podem reconduzir-se a um nmero restrito de instituies, susceptveis de uma ndole mais sociolgica, como o casamento e a famlia, ou mais tcnica, por exemplo, a obrigao e o direito real. Tal reduo das normas a instituies constitui o meio adequado, no s para anlise e interpretao do direito, mas tambm para a sua aplicao; ainda com base no esprito das instituies que se podem preencher as lacunas da lei.

A pandectstica alem propugnou a aplicao de um mtodo sistemtico compreenso do Direito. O fulcro reside na teoria das instituies. Esta construo parte da anlise do Direito em dois planos: os das normas consagradas nos preceitos legais e o das instituies. Todas as normas podem reconduzir-se a um nmero restrito de instituies, susceptveis de uma ndole mais sociolgica, como o casamento e a famlia ou mais tcnica, como a obrigao e o direito real. Tal reduo das normas a instituies constitui o meio adequado, no s para anlise e interpretao do direito, mas tambm para a sua aplicao, ainda com base no esprito das instituies que se podem preencher as lacunas da lei. A cincia do Direito opera ignorando a relevncia das valoraes extrajurdicas, qualquer que seja a sua natureza. Ficava de fora toda a explicao prtica das solues legais. Transformaes no mbito do Direito Poltico

You might also like