You are on page 1of 4

A nossa seleco do ms de Agosto 2011

Ttulo: Quatro histrias com baro Autor: Joo Borges da Cunha, et al. Sinopse: Com o objectivo de comemorar o primeiro centenrio do nascimento de Antnio Jos Branquinho da Fonseca, quatro autores Joo Borges da Cunha, Rita Taborda Duarte, Filipe Faria e Gonalo M. Tavares escreveram um conto que tem como pano de fundo a novela O Baro. Quatro Histrias Com Baro, o resultado desse trabalho. Balo de viagem; O Rapaz que no se tinha quieto; O Baro foi para o boneco e Nove insultos a nove animais revelam a criatividade destes jovens escritores, quatro vozes particulares, com o seu estilo prprio, demonstrando afinal, que genuna a sua capacidade de inovao

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: A paixo segundo Constana H. Autor: Maria Teresa Horta Sinopse: A obra literria de Maria Teresa Horta tem

frequentemente contribudo para alterar modelos estticos ou comportamentais institudos e tem muitas vezes sido, ao longo dos ltimos trinta anos, sinalizados de mudanas essenciais, quer de mbito literrio, quer inclusivamente de alcance social. O romance A Paixo Segundo Constana H. traz consigo toda a violncia e todo o sofrimento daqueles a quem coube a sorte de viver num mundo de transformao, onde os valores tradicionais da famlia e os afectos que nos tnhamos habituado a considerar mais estveis resvalam pouco a pouco para um terreno movedio e irrespirvel.

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: Ao contrrio das ondas Autor: Urbano Tavares Rodrigues Sinopse: Em cada uma das quatro partes deste romance, uma personagem se desnuda ou tenta faz-lo, at aos limites do possvel, e uma sociedade consumista, hedonista e angustiada vai surgindo em seu redor. No entanto, persiste em algumas dessas personagens, cuja trajectria de vida passou pelas grandes transformaes do 25 de Abril, um conflito interior entre ideais e ambies. Assistimos a separaes, novas ligaes e frustraes de vrias ordens e a conflitos de gerao. Perto do final, uma deciso do governo sobre a privatizao da justia vem alterar o comportamento de vrias personagens. Escrita muito sensual e potica. Conflitos emocionais e geracionais. Temtica muito actual, a sociedade portuguesa e os seus conflitos sociais e polticos, um retrato irnico do nosso pas.

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: 1942: Cristvo Colombo Realizador: Ridley Scott Sinopse: Numa manh de Agosto de 1492, Cristvo Colombo, um humilde marinheiro levantou vela de terras espanholas, para aquela que viria a ser a maior aventura de todos os tempos. Ele partia em busca do oriente, mas em vez disso descobriu um lugar muito para alm do que poderia imaginar e que passaria a ser conhecido como o Novo Mundo. Comemorando os 5 sculos desta extraordinria descoberta, Ridley Scott, mostra-nos a luta de Colombo contra todas as adversidades e como o paraso que ele descobriu rapidamente se transformou num inferno...

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: A Senhora das noites e das brumas Autor: Ins Botelho Sinopse: Mais uma vez, as Terras da Luz esto em perigo. Morgriff recuperou novamente as suas foras e invadiu a cidade de Omnirion. A nica esperana do Povo da Luz Galaduinne, a filha de Ailura e Ednmtor, que se refugiou em Brumvium onde, com a ajuda da Senhora da Noite e das Brumas e das sacerdotisas de Nvila, aprender os segredos da noite e preparar-se- para defrontar Morgriff. Galaduinne partiu para Nvila, com Iruvienne, Aran e Liduvine, onde permaneceu durante 10 anos. Nesses 10 anos aconteceu muita coisa: Liduvine faleceu, Galaduinne foi eleita Senhora de Noite e das Brumas, Athilya foi ter com a me e uma nova rapariga apareceu em Nvila, a rapariga era Valindra uma das filhas dos Elementos, que ajudou Galaduinne no confronto com Morgriff.

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: O espectador intrometido Autor: Nuno Magalhes Guedes Sinopse: O JP e os seus amigos, todos doidos por futebol, decidem formar um clube. Mas continuam a enfrentar a oposio da BOLA-F e a ter grandes dificuldades nos seus jogos, visto no possurem balizas a srio. Mas quem este espectador misterioso que lhes vem interromper as melhores jogadas, os fantsticos passes e os golos mais incrveis? Como poder estar ele relacionado com as balizas que o clube quer construir? Objectivo Golo! Uma coleco que faz do futebol, um excelente pretexto para descontradas horas de leitura! Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura no programa de portugus do 5 ano de escolaridade.

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: Sonata em tons de azul Autor: Daniel Marques Ferreira Sinopse: Ablio tinha um projecto para a sua vida, mas a sua famlia tinha outro para lhe impor. Nesse desencontro comea o fim de um sonho. "Sonata em Tons de Azul" fala-nos do percurso de um grupo de jovens, das suas vivncias num tempo em que o ouro brilhava, e os risos ainda eram de cristal. Quando a tarde serena se sentava a escutlos, deixavam-se envolver por uma sonata de iluses.

Ver este documento no catlogo da BME

Ttulo: As aventuras de Huckleberry Finn Sinopse: Huckleberry Finn traz um olhar largo sobre os efeitos da guerra na mente americana e da criminalidade existente na escravido. Huck ajuda Jim, pois tambm ele sofre muitas barreiras de classe e assaltado em geral, por ideias errneas de afro-americanos. Quando os dois comeam a descer o Mississipi, (que visto como a riqueza central do pas), eles tm muito que se preocupar com dificuldades que vo surgir nesta viagem... a menos que consigam chegar a terra. Eles empregam-se no Sul para encontrar a famlia de Jim, precisamente quando a maioria dos escravos est lutando para se agregar ao Norte. Alguns apontam o dedo ao pas para mostrar a vergonha da devastao da guerra que ainda h pouco terminou.

Ver este documento no catlogo da BME

You might also like