You are on page 1of 19

Cartilha Rimada

AGROECOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Jaques Wagner

SECRETARIA DA AGRICULTURA

Roberto Muniz

EMPRESA BAIANA DE DESENVOLVIMENTO AGRCOLA S.A. EBDA


Diretor Presidente

Emerson Jos Osrio Pimentel Leal


Diretores Executivos

Hugo Pereira de Jesus Filho Osvaldo Alves de Sant'Anna Terezinha Matias da Silva

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Cartilha Rimada de Agroecologia


Srgio Ricardo Matos Almeida
Engenheiro Agrnomo

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrcola S. A. EBDA Salvador - BA

Exemplares desta publicao podem ser solicitados : Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrcola S . A. - EBDA Av. Dorival Caymmi, 15.649 - Itapu CEP 41635-150 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 3116-1846 Fax: (71) 3116-1848 E-mail: sdf@ebda.ba.gov.br http://www.ebda.ba.gov.br COMIT DE PUBLICAES: Presidente: Osvaldo Alves de Sant'Anna Secretria: Maria de Lourdes de Souza Membros: Antonio Vicente da Silva Dias Ccero Nascimento Magalhes Evandro Gilson Lemos de Carvalho Hugo Pereira de Jesus Filho Jos Edivaldo de Souza Mendes

Reviso Gramatical: Ana Maria Salgado Lbo Luzia Oliveira Lopes Reviso Bibliogrfica: Projeto Grfico, Diagramao e Capa: Rosamaria Lago de Salles Brasil Tiragem: 3.000 exemplares

ALMEIDA, S.R.M; Cartilha Rimada de Agroecologia. Salvador: EBDA, 2009, .21p. Agroecologia; Cartilha Rimada. CDD: 631.584

EBDA, 2009

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Apresentao EBDA vive um momento histrico, de reestruturao e renovao, a fim de melhor cumprir a sua maior misso que apoiar o desenvolvimento e a prosperidade da Agricultura Familiar, o que implica promover a melhoria da Qualidade de Vida dos agricultores e agricultoras familiares baianos. Nesse contexto, a Agroecologia assume papel fundamental, uma vez que constitui a matriz tecnolgica para uma agricultura sustentvel. Nessa perspectiva, e com a diretriz, o incentivo e o apoio permanentes do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, a EBDA vem promovendo a reciclagem e capacitao de seu quadro tcnico, patrimnio maior da Empresa, nos fundamentos da Agroecologia, como estratgia essencial para o atendimento de seus objetivos e misso. A presente Cartilha Rimada de Agroecologia constitui um material didtico leve e sinttico, que pode servir de suporte para a capacitao e reciclagem dos tcnicos. consciente da oportunidade e pertinncia do tema que a EBDA publica esta Cartilha, demonstrando aqui sua satisfao em faz-lo.

Osvaldo Alves de Sant'Anna


Diretor Executivo

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Sumrio Cincia, tica e Poesia, 9 Fundamentos da Agroecologia, 10 Leis da Adubao, 11 Nutrio Mineral, 12 O Solo como Ser Vivo, 13 Tecnologia Tropical, 14 Teoria da Trofobiose, 15 A gua e suas Questes, 16 Sociologia Vegetal, 17 Espontneas Sucesses, 18 Nossa Mensagem, 20 Referncias, 21

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Cincia, tica e Poesia Estimados amigos A Agroecologia, uma revoluo Na nobre Agronomia. Em versos ritmados Meditemos, em verdade, Que ela Cincia Da Sustentabilidade. Uma singela sntese Aqui apresentamos, Complemento do curso Que amide ministramos. Sem ter a pretenso De ensinar nada a ningum, Apenas amealhamos Reflexes que nos convm. De modo a proclamar Que a Agroecologia Cincia que rima bem Com tica e Poesia.
9

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

Fundamentos da Agroecologia A Agroecologia Cincia multidisciplinar, Prope produo limpa E sustentabilidade j. Traz para a agricultura Profundidade e beleza, Pensamento Ecolgico, Dilogo com a Natureza. Trata causas e no sintomas Nas questes estudadas, Suas bases cientficas Sero aqui apresentadas: Leis da adubao, Nutrio mineral, O solo como ser vivo, Tecnologia tropical, Teoria da trofobiose, A gua e suas questes, Sociologia vegetal, Espontneas sucesses. Com viso sistmica, Estudemos esses temas, Na viva perspectiva De solucionar problemas.
10

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Leis da Adubao Apresentou Andr Voisin Cinco leis da adubao, As quais se forem seguidas Do sade plantao. Leis do mnimo e mximo, Dos elementos desaparecidos, Da Qualidade Biolgica, Dos elementos extrados. Constitui a adubao Importante incremento Da produo vegetal Se feita com conhecimento. Os nutrientes minerais Existem em interaes. Adubaes unilaterais Desequilibram tais relaes. Zinco e fsforo, Boro e potssio, Cobre e nitrognio, Mangans e clcio, Minerais completamentares Que vivem associados; Se juntos os aplicamos, Rendimentos aumentados.
11

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

Nutrio Mineral Afirmou Artur Primavesi Que no h doena vegetal Sem prvia e determinada Deficincia mineral. Carncia de boro gera Ataque de nematide, Falta de clcio produz Incidncia de antracnose. Sem zinco, h ocorrncia De odio na seringueira, E o mal-do-panam Castiga a bananeira. Falta de cobre e boro, Observe quando puder, Provoca a ferrugem No trigo e no caf. E sem oxignio no solo: Metabolismo vagaroso, A planta fica suscetvel, Sofre ataque rigoroso. essencial entender A relao existente Entre nutrio e sade, Na planta, animal e gente.
12

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

O Solo Como Ser Vivo O solo um ser vivo, Eis lio fundamental; Da porque necessita Cuidado especial. O solo um organismo: Sua pele a vegetao, Ele nasce, cresce, respira, Reproduz e faz digesto, Pelos microorganismos, E os pequenos animais, Formando teia complexa Que sustenta os vegetais. Nosso solo tropical No precisa ser adubado, Pois o que ele necessita de ser vivificado. A matria orgnica base da fertilidade, Ela nutre e determina A biodiversidade. A prosperidade e a runa Do agricultor, no dia a dia, Depende da vida edfica Equilibrada e sadia.
13

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

Tecnologia Tropical Afirma Ana Primavesi Que a tecnologia importada Das zonas temperadas Precisa ser modificada, Pois o solo tropical Tem suas peculiaridades, Proteg-lo e refresc-lo base da fertilidade. O solo frio necessita Ser exposto e aquecido, No Brasil, ao contrrio, Carece ser protegido. Vinte e cinco graus Celsius temperatura ideal Para a sade e produo Do solo tropical. A matria orgnica, No trpico, deve fornecer A maior parte do que a planta Precisa para crescer. Sem ela no pode haver Agricultura tropical. Compreender esta lio dever fundamental.
14

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Teoria da Trofobiose Se criam pragas e doenas Pelo desequilbrio, lgico, Ambiental e nutricional E pelo uso de agrotxico. A planta bem nutrida, Com metabolismo eficiente, No agrada aos parasitas, No lhes fornece nutriente. As pragas e doenas No so capazes de digerir As protenas complexas Que a planta produzir. E os venenos sistmicos, Alm dos crimes usuais, Paralisam a proteossntese, Enfraquecem os vegetais. A lei da trofobiose assim enunciada: Fazendo proteossntese A planta resguardada. Eis a o princpio Da resistncia natural A qualquer parasita, De que dispe o vegetal.
15

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

A gua e suas Questes 97% da gua Est nos mares, salgada, 1% doce, circulante, 2%, nos plos, congelada. Da gua doce consumida, 71%: atividades rurais, 8% pelas cidades, 21%: setores industriais. A gua doce circulante, No subsolo, nos rios, no ar, Est inserida num ciclo Que convm analisar: Fontes, riachos e rios, Mares, evaporao, Nuvens, chuva, terra, Subsolo, reposio. Em solo nu, compactado, No ocorre infiltrao, A consequncia desse estado seca, enchente e eroso. Mas conservar solo e gua No difcil, pode crer: Fazer a gua infiltrar na terra Ajudar o solo a se proteger.
16

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Sociologia Vegetal Os vegetais produzem Dejetos pelas razes, Exudando substncias De variados matizes. Tais produtos orgnicos Na rea radicular, Definem os organismos Que deles vo se alimentar. Diversificando, portanto, A cobertura vegetal, Evita-se, dessa forma, Parasitas em geral. As plantas companheiras Se ajudam mutuamente, Plantadas em rotao Ou consorciadamente. Arroz amigo da mamona; Cenoura, da cebola e do feijo; Mandioca, da melancia; Milho, do girassol e do melo. So chamadas antagnicas, As que no convivem bem, Seus exudados se repelem, Seu consrcio no convm.
17

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

Espontneas Sucesses As ervas nativas So aliadas, de verdade; Com elas recuperamos, Do solo, a fertilidade. Enfermeiras da terra, So boas indicadoras Dos problemas do solo, Sendo suas sanadoras. Capim carrapicho indica Terra depauperada, Deficiente em clcio, Dura e compactada. A tiririca indica Solo cido, adensado, Carente de magnsio, Sem ar, mal arejado. Mamona d em terra boa, Deficiente em potssio; Cochonilha em leguminosa Revela falta de clcio. A jurubeba retrata Subsolo adensado, Sendo ela o remdio Da terra nesse estado.
18

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Urtiga, carncia de cobre, Ou excesso de nitrognio. Carqueja, solo compactado E pobre em molibdnio. Na medida em que revelam A falta de um mineral, Elas prprias constituem Reposio natural. A expresso 'erva daninha' , portanto, equivocada; De planta espontnea Deve ser denominada. Pelas ervas espontneas, E a sucesso vegetal, Percebemos se o solo Est bem ou est mal. Cada espcie aparece Se o meio favorvel. Assim, em diagnstico Tem valor admirvel. Fonte de matria orgnica Que ao solo fertiliza, So as plantas espontneas Belo campo de pesquisa.
19

Cartilha Rimada de Agroecologia

Srgio Ricardo Matos Almeida

Nossa Mensagem Amigos(as), boa cincia a que produz harmonia. E isto ns aprendemos Com a Agroecologia. preciso fazer rimar tica com Cincia, Cincia com Poesia, Poesia com coerncia. Se assim o conseguirmos, A Natureza agradece, Nosso ser se edifica, Nossa luz resplandece. Agradeo a ateno Nessa leitura ritmada, Ter a sua companhia prazer que nos agrada. Semeando com vigor Cincia e Poesia, Com certeza colheremos Desejada harmonia.
20

Srgio Ricardo Matos Almeida

Cartilha Rimada de Agroecologia

Referncias
CHABOUSSOU, F. Plantas doentes pelo uso de agrotxicos: a teoria da trofobiose. Porto Alegre, RS: L & M, 1995. PRIMAVESI, A. Manejo ecolgico de pragas e doenas. So Paulo,SP: Nobel, 1988. PRIMAVESI, A. Agricultura sustentvel. So Paulo, SP: Nobel, 1992. PRIMAVESI, A. A Biologia do solo. Rio de Janeiro; RJ: 1970. PRIMAVESI, A. Preservao do meio ambiente. Rio de Janeiro, RJ: 1972. VOISIN, A. Adubos: novas leis cientficas de sua aplicao. So Paulo, SP: Mestre Jou, 1974.

21

You might also like