You are on page 1of 5

INTRODUO

Este trabalho parte integrante do seminrio apresentado na disciplina de morfologia vegetal, ministrada pela Professora Deborah Arago. Ele aborda os diversos tipos de caules e suas respectivas classificaes quanto espessura, o habitat, a forma e outros. O qual tem como objetivo tornar possvel a diferenciao dos tipos de caule levando-se em considerao a morfologia externa do mesmo.

CAULE
O caule tem a funo de sustentar folhas, flores e frutos, alm de conduzir a seiva bruta e a seiva orgnica, ou elaborada. A conduo das seivas feita por um sistema de vasos especializados. A seiva bruta transportada pelos vasos lenhosos. O conjunto formado por esses vasos chamado de lenho ou xilema. J a seiva orgnica conduzida pelos vasos liberianos, cujo conjunto chamado de lber ou floema. O lenho e o lber existem tambm no interior de razes, folhas, flores e frutos.

TIPOS DE CAULE
Os caules, geralmente, crescem acima da superfcie do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da gua. Portanto eles podem ser areos, subterrneos ou aquticos.

CAULES AREOS: Crescem acima da superfcie do solo. Podem ser: eretos, rastejantes ou trepadores. CAULES ERETOS: Os caules eretos crescem em posio vertical em relao ao solo. Podem apresentar-se sob quatro formas: Tronco, estipe, colmo ou haste. Tronco um caule lenhoso resistente e ramificado com desenvolvimento maior na base, o caule

da maioria das rvores como a mangueira, o jacarand, a seringueira e o eucalipto. Algumas apresentam tronco suculento, como as paineiras o baob e a barriguda. Estipe Caule que no apresenta ramificaes. As folhas situam-se na extremidade superior. So exemplos de estipe os caules das palmeiras e dos coqueiros. Colmo Caule que apresenta ns e entrens bem visveis. Pode ser oco, como o bambu, ou cheio, como a cana-de-acar.

Haste um tipo de caule frgil, comum nas plantas pequenas, como nas hortalias salsa, alface, agrio, etc. CAULES RASTEJANTES: Os caules rastejantes desenvolvem-se horizontalmente em relao ao solo, isto , estendem-se pelo cho. Exemplos: caules de melancia, abbora, melo e pepino. CAULES TREPADORES: Os caules trepadores crescem apoiando-se num suporte qualquer. Exemplos: caules de parreira, chuchu e maracujazeiro. CAULES SUBTERRNEOS: Crescem embaixo do solo. Podem ser de trs tipos: rizomas, tubrculos ou bulbos. Rizomas Prolongam-se horizontalmente sob o solo, embora produzam ramos areos. Exemplo: gengibre. Tubrculos Caules curtos e grossos, ricos em substncias nutritivas. Exemplo: batatinha. Bulbos So geralmente globosos ou em forma de disco. Na parte inferior apresentam razes e na superior, em algumas plantas, possuem folhas modificadas. Nos bulbos tunicados, como a cebola, as folhas sobrepem-se umas s outras. Nos bulbos escamosos, como os da aucena, as folhas tm o aspecto de escamas e dispem-se como as telhas de um telhado. CAULES AQUTICOS: Crescem dentro da gua. Geralmente so pouco desenvolvidos e tenros. Exemplo: aguap, eldea e vitria-rgia.

TIPOS DE CAULES CONSIDERANDO-SE A CONSISTNCIA DA PLANTA Caule herbceo - caule macio ou malevel com presena de tecido colenquimtico e consequentemente com acmulo da celulose junto parede celular (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha); Caule sublenhoso - lignificado apenas na parte mais velha, junto raiz, e ocorre em muitos arbustos e ervas; Caule lenhoso - amplamente lignificado, rgido e, em geral, de porte avantajado, forma, por exemplo, os troncos das rvores. TIPOS DE CAULES CONSIDERANDO-SE O TIPO RAMIFICAO DA PLANTA Caule monopodial: o crescimento ocorre por uma nica gema apical, que persiste por toda a vida da planta. o caso dos mamoeiros, e das palmeiras. O sistema monopodial pode tambm ser encontrado em plantas com muitos ramos laterais, como os pinheiros, onde o eixo principal facilmente reconhecido, por ser o nico a crescer verticalmente (os ramos laterais tm crescimento lento e oblquo). Caule simpodial: vrias gemas participam consecutivamente da formao de cada eixo, seja porque a gema apical perdeu a dominncia ou deixou de ser ativa. Obs.: Algumas gimnospermas, como as Cycas, por exemplo, apesar de se parecerem com palmeiras, possuem comportamento simpodial, pois produzem estrbilos (ramos modificados, portando sementes) apicais.

MODIFICAO NOS CAULES:


Em algumas plantas, o caule se modifica, desenvolvendo ramificaes especiais. Observe, por exemplo, a parreira. Note que certos raminhos so enrolados em espiral, possibilitando a fixao da planta em um suporte. Essas ramificaes modificadas denominam-se gavinhas.

Outra modificao que alguns caules apresentam so os espinhos, ramos curtos resistentes e pontiagudos, que funcionam como rgos de defesa da planta. Veja, por exemplo, um tronco de laranjeira. Os espinhos, neste caso, so prolongamentos do caule.

You might also like