You are on page 1of 3

Escola Secundria de Fontes Pereira de Melo - 401780 Escola em processo de mudana

rea: Cultura, Lingua e Comunicao


Ano Lectivo 2010/2011

Ncleo Gerador 2: DR3: Ambiente e Sustetabilidade Tema: Recursos Naturais

Formadores: Ftima Sousa Margarida Matos

Ncleo Gerador Ambiente e Sustentabilidade (AS) Tema Recursos Naturais (RN) Competncia Agir perante os recursos naturais, reconhecendo a importncia da sua salvaguarda e participando em actividades visando a sua proteco.

 Leia o texto com ateno:

O progressivo colapso do cordo de dunas da costa de Caparica, ao ritmo das luas cheias e luas novas de cada Inverno, ilustra de forma exemplar um problema clssico, tradicionalmente pouco atendido, mas hoje fundamental para a humanidade as sociedades humanas tm, ao longo de milnios, mas com particular intensidade ao longo dos dois ltimo sculos, produzido bem-estar custa da destruio de recursos naturais. As consequncias no so geralmente perceptveis a curto prazo e quando se apresentam a longo prazo tomam por vezes formas surpreendentes. No caso vertente, vai provavelmente ser necessrio optar entre a perda de um espao litoral significativo para o mar e a realizao de obras que consumiro grandes recursos e que podero defender a existncia desse espao litoral, mas sero possivelmente incapazes de preservar as suas caractersticas naturais e de o devolver s utilizaes econmicas que anteriormente tinha. Discuti-se frequentemente em torno deste problema das relaes entre preser vao de recursos naturais e produo de bem-estar segundo duas linhas. Uma afirma que no faz sentido preservar os recursos naturais se eles no puderem ser frudos pelos seres humanos. As restries utilizao de recursos so, nesta linha, consideradas negativas, porque limitam a produo de bem-estar. Outra afirma que a preservaodos recursos naturais deve ser vista como uma oportunidade de negcio e no como uma ameaa aos negcios. A produo de bem-estar surge, nesta linha, como um subproduto da preservao dos recursos naturais. Pgina Sem querer negar a validade a estas linhas de argumentao/discusso, importa sublinar que elas no vo ao fundo do problema. Na verdade, em nenhuma delas a preservao
Rua O Primeiro de Janeiro 4100-366 PORTO PORTUGAL Telef.: +351 226069563 Fax: +351 226008802 E -mail: esc_fontespmelo@sapo.pt

Escola Secundria de Fontes Pereira de Melo - 401780 Escola em processo de mudana dos recursos naturais considerada um bem, por si prprio proporcionador de bem -estar. Nestas circunstncias, sempre a utilizao da natureza como meio de produo, directo ou indirecto, que baseia a avaliao da razoablidade de sua preservao. Se os recursos naturais no forem utilizveis, ou no propor cionarem negcios para serem preservados, ento no h razo para os preserver. Vendo a questo de outra forma, s h razo para preservar os recursos naturais independentemente de serem utilizveis, ou de proporcionarem negcios para serem preservados, se se verificar uma de duas condies: a sua preservao ser considerada um bem (de consumo) por si prpria, quer possa ser apreciada ou no por seres humanos; ou a sua preservao ser compreendida como uma necessidade de longo prazo para a sobrevivncia da humanidade.
Nuno valrio, dirio de notcias, 24 de Janeiro de 2007 (adaptado)

1. Identifique o problema retratado no texto. O problema das relaes entre preservao de recursos naturais e produo de bem-estar.

2. Explique a dicotomia existente, segundo o autor, entre a preservao dos recursos naturais e a produo de bem-estar. Exitem duas diferenas entre essa afirmao: Uma afirma que no faz sentido preservar os recursos naturais se eles no puderem ser frudos pelos seres humanos. As restries utilizao de recursos so, nesta linha, consideradas negativas, porque limitam a produo de bem-estar. Outra afirma que a preservao dos recursos naturais deve ser vista como uma oportunidade de negcio e no como uma ameaa aos negcios. A produo de bem-estar surge, nesta linha, como um subproduto da preservao dos recursos naturais.

3. O texto que acabou de ler foi publicado na imprensa escrita. Classifica -o como uma notcia ou um artigo de apreciao crtica? Justifique a sua escolha. Na minha opinio um artigo de apreciao crtica, visto que o autor da a sua opinio a respeito do problema e tambm argumenta em forma de crticas o problema. Se fosse uma notcia apenas retrataria o problema em si como sendo um facto que demonstra a falta de consenso humano em relao a um problema meditico que envolve a natureza e faz parte do programa de desenvolvimento sustentvel do planeta.

Rua O Primeiro de Janeiro 4100-366 PORTO PORTUGAL Telef.: +351 226069563 Fax: +351 226008802 E -mail: esc_fontespmelo@sapo.pt

Pgina

Escola Secundria de Fontes Pereira de Melo - 401780 Escola em processo de mudana

4. Comente a seguinte afirmao: a preservao dos recursos naturais deve ser sempre considerada como um fim em si mesma. (mximo de 100 palavras) Nesta afirmao ficou bem claro que s h razo para preservar os recursos naturais independentemente de serem utilizveis, ou de proporcionarem negcios para serem preservados. S se deve preservar quando considerada um bem (de consumo) por si prprio, quer possa ser apreciada ou no por seres humanos; Mas nunca compreendida como uma necessidade de longo prazo para a sobrevivncia da humanidade. Infelizmente, mesmo sabendo que toda a matria-prima utilizada nos processos produtivos proveniente da natureza, a importncia estratgica dos recursos naturais ainda no bem reconhecida em Portugal, onde a ausncia de polticas pblicas e o desconhecimento por parte da populao, no assegura o seu uso controla do e a sua gesto racional. Dessa forma, como no so respeitados os conceitos de Limites do Crescimento, a humanidade est usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta capaz de repor. Ou seja, como estamos a usar os recursos alm de sua capacidade de reposio, significa que se ultrapassaram a capacidade de suporte, de autodepurao e de regenerao dos sistemas. Assim, esto a avanar sobre as reservas naturais da Terra, o que inviabilizar o desenvolvimento humano e econmico do pas, comprometendo as geraes atuais e futuras. A preservao s faz sentido se for por uma razo econmica ou de bem -estar pessoal.

Bom trabalho! Nota: Trabalho a realizar no programa Word, para imprimir e entregar at ao dia 14 de junho a uma das formadoras.

Nome: Maria de Ftima Cardoso da Mouta Gomes N.17 Curso: EFA _NS Turma: E10_2 Pgina

Rua O Primeiro de Janeiro 4100-366 PORTO PORTUGAL Telef.: +351 226069563 Fax: +351 226008802 E -mail: esc_fontespmelo@sapo.pt

You might also like