You are on page 1of 16

redes sem fio

Projeto Um Computador por Aluno Ministrio da Educao

projetouca@mec.gov.br http://www.mec.gov.br Cartilhas Projeto UCA: Redes sem fio Copyright 2010, Escola Superior de Redes RNP Autor Equipe do Laboratrio de Pesquisas MdiaCom, vinculado ao Departamento de Engenharia de Telecomunicaes e ao Instituto de Computao da Universidade Federal Fluminense (UFF) Produo Editorial

Verso 1.0.1

Esta obra distribuda sob a licena Creative Commons: Atribuio e Uso No-Comercial 2.5 Brasil

Redes sem fio


Esta cartilha apresenta os conceitos bsicos da tecnologia Wi-Fi, o principal padro de comunicao em redes sem fio para notebooks e outros dispositivos mveis ou fixos.

O que uma rede sem fio?


Uma rede sem fio Wi-Fi uma tecnologia que permite a comunicao entre equipamentos sem a necessidade de utilizar cabos. Os equipamentos enviam e recebem sinais atravs do ar, utilizando uma faixa de frequncia no licenciada e, portanto, no necessitam de permisso para seu uso. A rede sem fio permite uma maior mobilidade e reduo de custo em relao s redes tradicionais, porque sua instalao mais simples e rpida.

Figura 1
Selo da Anatel

Para que os equipamentos possam se comunicar entre si, devem usar os mesmos padres de comunicao. A rede sem fio Wi-Fi est baseada no padro IEEE 802.11, criado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrnicos Antenas

(IEEE), que define o conjunto de regras para a comunicao sem fio de diferentes tipos de equipamentos.
Capacidade de comunicao entre diferentes equipamentos

Com o objetivo de garantir a interoperabilidade dos diversos tipos de equipamentos e fabricantes existentes, foi criado um consrcio chamado Aliana Wi-Fi. Este consrcio avalia, certifica e concede o selo Certificado Wi-Fi para os equipamentos que aderem ao padro IEEE 802.11. No Brasil, a Anatel a agncia reguladora responsvel pela certificao dos equipamentos sem fio. A certificao garante a aquisio e o uso de produtos de telecomunicaes que respeitam padres mnimos de qualidade e de segurana, alm das funcionalidades tcnicas regulamentadas pela agncia. Os equipamentos certificados possuem um selo conforme mostra a figura 1.

Wi-Fi marca registrada do Wi-Fi Alliance www.wi-fi.org

Caractersticas das redes sem fio


Taxa de transferncia (velocidade de transmisso)
A taxa de transferncia expressa a velocidade em milhes de bits por segundo (Mbps) com que um dispositivo de comunicao transmite os dados em uma rede. Em uma rede sem fio, a taxa de transmisso varia de acordo com a qualidade da comunicao entre os dispositivos. A presena de obstculos, interferncias de outros equipamentos e distncias maiores reduz a qualidade da comunicao. A ausncia desses elementos possibilita maior velocidade na transmisso dos dados.

Alcance
Alcance ou rea de cobertura do sinal de uma rede sem fio a distncia mxima com que um equipamento capaz de trocar informaes com uma rede sem fio. O alcance de 2 Projeto Um Computador por Aluno

uma rede sem fio pode chegar at 300m em ambientes abertos e sem obstculos. J em ambientes fechados com paredes, portas e at mesmo pessoas entre os equipamentos em geral o alcance fica em torno de 50m.

Frequncias de operao
Forma de propagao de energia capaz de conduzir informao pelo espao livre Unidade de medida que significa repeties por segundo Padro de comunicao para redes pessoais sem fio de curto alcance

Frequncia a taxa com que a onda eletromagntica se alterna, usualmente medida em Hertz. Enquanto as estaes de rdio e TV necessitam de autorizao para uso das frequncias em suas transmisses, as redes sem fio utilizam frequncias que no necessitam de autorizao para o seu uso frequncias de 2,4 GHz e 5 GHz. Por no necessitarem de licenciamento, estas frequncias tambm so utilizadas por outros equipamentos, como forno de microondas, telefones sem fio e dispositivos Bluetooth. Os dispositivos que operam em 2,4 GHz so mais difundidos do que aqueles que operam em 5 GHz. Por conta de sua popularidade, estes dispositivos sofrem maior interferncia, prejudicando a qualidade da comunicao e a eficincia da rede. Por sua vez, os dispositivos operando em 5 GHz, por sua menor popularidade, esto menos sujeitos a interferncia. A interferncia dificulta a comunicao entre os dispositivos de uma rede sem fio, pois, quando um sinal desejado e outro indesejado (interferente) so recebidos simultaneamente por um dispositivo, este pode ser incapaz de distinguir (isolar) o sinal original, provocando a perda da mensagem.

Canais de operao
Um equipamento de rede sem fio configurado para operar em um determinado canal, o que significa que os dispositivos que operam nesta rede devem sintonizar este canal de forma anloga a uma rdio FM. No Brasil, a faixa de frequncia de 2,4 GHz est dividida em 11 canais, numerados de 1 a 11. Cada canal tem Redes sem fio 3

uma largura de 22 MHz, separados um do outro por apenas 5 MHz. A implicao prtica que os canais vizinhos interferem uns nos outros. Os canais 1, 6 e 11, por estarem suficientemente separados, no interferem entre si, e por isso so chamados de canais ortogonais, conforme ilustra a figura 2. A escolha apropriada do canal de operao do ponto de acesso, ou seja, a procura de um com menos trfego (ou rudo), uma prtica recomendada para a reduo da interferncia.

Figura 2 Canais de operao de uma rede sem fio Wi-Fi

Canal 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Frequncia (MHz) 2412 2417 2422 2427 2432 2437 2442 2447 2452 2457 2462

Projeto Um Computador por Aluno

Padro IEEE 802.11


medida que a tecnologia de redes sem fio Wi-Fi evolua, o padro IEEE 802.11 foi expandido de forma a melhorar aspectos da rede, como a taxa de transmisso e a segurana. Estas melhorias foram incorporadas sob a forma de emendas, designadas por letras acrescentadas ao nome do padro, como o IEEE 802.11g. A seguir, algumas dessas emendas so explicadas sucintamente.

802.11b
O padro 802.11b foi o primeiro padro IEEE 802.11 a se popularizar. Ele opera na faixa entre 2,4 e 2,4835 GHz e tem a possibilidade de estabelecer conexes nas seguintes velocidades de transmisso: 1 Mbps, 2 Mbps, 5,5 Mbps e 11 Mbps.

802.11a
O padro 802.11a foi lanado no mesmo ano que o 802.11b (1999) e, apesar de oferecer taxas mais altas, no alcanou a mesma popularidade. As taxas adicionais oferecidas pela emenda a so: 6 Mbps, 9 Mbps, 12 Mbps, 18 Mbps, 24 Mbps, 36 Mbps, 48 Mbps e 54 Mbps. As frequncias utilizadas por este padro esto entre 5,725 e 5,875 GHz. Nesta faixa de frequncia mais alta, o sinal mais suscetvel a perdas de propagao, diminuindo seu alcance em comparao com a faixa utilizada pelo IEEE 802.11b. Em contrapartida, o uso desta frequncia pode ser conveniente por estar menos sujeita a interferncia de outros dispositivos.

802.11g
O padro 802.11g pode ser considerado o sucessor do padro 802.11b, pois opera na mesma faixa de frequncia. Dispositivos que implementam o 802.11g costumam

Redes sem fio

tambm ser retro-compatveis, isto , implementam tambm o 802.11b, sendo muitas vezes especificados como dispositivos 802.11b/g. Sua principal vantagem a possibilidade de operar com taxas de transmisso de at 54 Mbps, como o IEEE 802.11a, e ao mesmo tempo ter o alcance do IEEE 802.11b.

802.11n
O desenvolvimento do padro 802.11n foi iniciado em 2004, com previso de publicao em 2010. Este padro pode operar nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, o que o torna compatvel com os padres anteriores. Sua principal caracterstica o aumento considervel das taxas de transferncia de dados atravs da combinao de vrias vias de transmisso (mltiplas antenas). Uma das configuraes mais comuns o uso de ponto de acesso com trs antenas e estaes com a mesma quantidade de receptores. O padro 802.11n pode operar com taxas de transmisso de dados de at 300 Mbps. Existem no mercado equipamentos que oferecem capacidades baseadas nas verses preliminares do padro, chamados pr-n.

Tipos de equipamentos
Pontos de acesso
O ponto central de qualquer rede sem fio o ponto de acesso (access point ou AP), tambm chamado de roteador sem fio (figura 3). O ponto de acesso conecta todos os equipamentos sem fio rede tradicional cabeada, onde est a conexo com a Internet. Existe um nmero mximo de clientes que podem se conectar ao mesmo tempo ao mesmo ponto de acesso. 6 Projeto Um Computador por Aluno

Devido ao compartilhamento das frequncias, quanto maior for o nmero de clientes conectados a um mesmo ponto de acesso, menor ser a velocidade de acesso rede. Para que um dispositivo possa utilizar a infraestrutura de uma rede sem fio, ele deve primeiramente se associar a um ponto de acesso. Cada conjunto formado por um ponto de acesso e seus clientes constitui uma rede que identificada por um SSID (Service Set Identifier). O usurio dever selecionar o nome da rede (SSID) a qual deseja se conectar, para iniciar o processo automtico de associao.

Figura 3 Ponto de acesso

Para saber mais, leia a cartilha Segurana

Para aumentar a segurana da rede e evitar o uso no autorizado, comum o emprego de senhas de segurana configuradas no ponto de acesso. O usurio deve conhecer esta senha e inform-la para ter acesso rede. Uma vez associado, o cliente ter acesso aos servios oferecidos pela rede, como o acesso Internet.

Clientes
Os clientes da rede sem fio so os computadores de mesa, portteis (notebooks), agendas eletrnicas (PDA), telefones celulares (tipo smartphones) e at consoles de videogame (figura 4).

Redes sem fio

Figura 4 Exemplos de clientes

Para conectarem-se a uma rede sem fio, os equipamentos precisam ter uma interface Wi-Fi. Atualmente, a maioria dos notebooks j possui uma interface Wi-Fi integrada. Computadores de mesa e modelos antigos de notebook necessitam da instalao de uma placa de rede Wi-Fi.

Placa PCI Wi-Fi


A placa PCI Wi-Fi (figura 5) instalada na parte interna docomputador de mesa, o que requer mo de obra especializada.

Figura 5 Placa PCI Wi-Fi

Projeto Um Computador por Aluno

Adaptador USB Wi-Fi


Como o prprio nome indica, o adaptador USB Wi-Fi (figura 6) utiliza uma porta USB do computador. A vantagem desse tipo de dispositivo est no fato de no ser necessrio abrir o computador para instal-lo, e de ser possvel remov-lo facilmente para conect-lo em outro computador.
Figura 6 Adaptador USB Wi-Fi

Carto PCMCIA
PCMCIA um formato tradicional de carto encontrado em notebooks antigos, tendo sido substitudo pelo padro PC Express.

Redes sem fio

10

Projeto Um Computador por Aluno

Redes sem fio

11

12

Projeto Um Computador por Aluno

Projeto Um Computador por Aluno

Introduo Redes sem fio

> >>

Propagao de ondas > Antenas >>

Planejamento da instalao Configurao do ponto de acesso

>

>>

Segurana Projetos de rede sem fio

>

>>

Projeto UCA Redes sem fio Esta cartilha apresenta os conceitos bsicos da tecnologia Wi-Fi, o principal padro de comunicao em redes sem fio para notebooks e outros dispositivos mveis ou fixos.

You might also like