You are on page 1of 9

A BELEZA NO UM ATRIBUTO FUNDAMENTAL Entre os mitos do amor no provados, porm muito acreditados encontra-se o da beleza.

za. Diz-se que a paixo pede a beleza para crescer e nosso querido poeta Vincius de Moraes chegou ao extremo de afirmar: As feias que me perdoem, mas beleza fundamental. J na descrio homrica da guerra de Tria, atribua -se o conflito beleza de Helena, reforando a crena no poder da esttica e em sua importncia para o florescimento do amor. No entanto, as coisas no se passam bem assim na realidade. Se a beleza fosse imprescindvel para o amor, onde ficariam todos os feios e as feias que conhecemos, provavelmente a maior parte da populao? Eles precisariam perguntar ao poeta para que seria a beleza fundamental. Como a beleza menos freqente do que a feira, podemos presumir que a maioria formada pelos feios d valor qualidade que lhes ausente e, por essa razo, haveria uma pondervel parcela de pessoas valorizando, at excessivamente, a beleza como qualidade importante na busca de um parceiro. Para confirmar essa hiptese, podemos tomar o exemplo do prprio Vincius de Moraes, que certamente j no primava pela beleza na poca em que criou a famosa frase. Freqentemente, vemos casais que nos chamam a ateno exatamente por serem singularmente dspares, pois, enquanto um muito bonito, o outro bem o contrrio. provvel que isso se deva a um fenmeno bastante comum a atrao dos opostos. Tanto quanto uma pessoa feia pode valorizar a beleza como qualidade que busca em seu parceiro, a pessoa bonita pode se desinteressar por uma qualidade que, para ela, no passa de um dom natural, em geral esc assamente apreciado por no ser fruto de um especial esforo, por no ser uma conquista, mas algo recebido, por assim dizer, de mo beijada. Na verdade, se pensarmos friamente, a beleza como caracterstica desejada no parceiro que buscamos deve vir numa posio no muito destacada, visto que existem muitas outras qualidades que so de fato mais fundamentais quando procuramos nosso companheiro de viagem pela vida. Honestidade, inteligncia, capacidade de amar, diligncia, generosidade, bondade, disciplin a pessoal e sade so algumas das qualidades que valorizam uma pessoa mais que simplesmente sua formosura. Da a sabedoria popular afirmar que beleza no pe mesa. No resta a menor dvida de que a beleza abre portas, facilita um primeiro contato, cria u ma impresso favorvel e uma predisposio positiva nas pessoas. At porque ela tende a ser vista como a expresso externa de algo interno, ou seja, mostra -se como uma prvia de qualidades a serem percebidas posteriormente. Tendemos a acreditar que uma pes soa boa e inteligente simplesmente porque bela. Isso, porm, pode

se tornar uma faca de dois gumes na medida em que se passa a esperar um melhor desempenho e um maior leque de qualidades em uma pessoa, apenas pelo fato de ela ser bonita. muito comum encontrarmos entre as mulheres como corolrio do mito da beleza fundamental um outro mito: o da capa de revista. Muitas mulheres tendem a ficar inseguras quando disputam um namorado com outra que consideram mais bonita ou quando percebem seu homem mani festar interesse por uma mulher do tipo capa de revista. Na imaginao, acolhem a idia de que os homens tenderiam a procurar mulheres especialmente bonitas para serem suas parceiras, o que viria a se encaixar com a idia de que a beleza seria mesmo a qu alidade mais valorizada por eles. Podem at existir aqueles que colocam a beleza em primeiro lugar, mas muito provvel que sejam minoria. A maior parte dos homens est em busca de mulheres com outras qualidades consideradas mais fundamentais. A qualidade de fato mais importante est na capacidade de cada indivduo tirar partido dos aspectos positivos de sua aparncia. Com isso, cada um de ns mostra que, mais fundamental do que ser bonito, revelar uma atitude de amor, carinho e cuidado consigo mesmo. Isso pode ser percebido por sinais exteriores que, por serem realmente mais valiosos do que a beleza natural, acabam se confundindo com ela. O que acontece, muitas vezes, que uma pessoa se torna atraente e nos parece bonita devido somente s suas outras qualidades. (Luiz Alberto Py. Caras, 2/3/1995.) acolher: aceitar, admitir. corolrio: resultado, conseqncia. diligncia: interesse, empenho. dspar: diferente. homrico: relativo a Homero, escritor grego que narrou a guerra de Tria no poema Ilada. imprescindvel: indispensvel, algo de que no se pode abrir mo. pondervel: que se pode pesar, avaliar. presumir: entender, crer. prvia: mostra antecipada. Procure no dicionrio outras palavras que voc desconhea.
COMPREENSO E INTERPRETAO 1. Com esse texto, qual dos seguintes pontos de vista o autor procura defender?

a) A beleza fsica no existe; ela relativa e depende de outras qualidades que temos. b) A beleza fsica no o mais importante para a felicidade amorosa, apesar de ser muito valorizada socialmente. c) Alm da beleza fsica, outros valores devem ter menor importncia do que tm recebido socialmente. d) A beleza no valorizada socialmente como deveria ser.

2. No 2 pargrafo, o autor levanta uma hiptese sobre por que as pessoas valorizam tanto a beleza. a) Qual essa hiptese? b) Explique a ironia do autor ao citar Vincius de Moraes como exemplo ilustrativo de sua hiptese. 3. No 3 pargrafo, para demonstrar que a beleza no um atributo fundamental, o autor discute o princpio da atrao dos opostos, considerando casais em que uma das pessoas feia e a outra bonita. a) Em relao pessoa feia, esse princpio confirma o ponto de vis ta do autor? Por qu? b) E a pessoa bonita, como possivelmente ela v a beleza, segundo o texto? 4. No 4 pargrafo, o autor afirma que, quando procuramos uma pessoa para nos relacionarmos de forma mais profunda, outras qualidades podem ser mais fundamen tais do que a beleza fsica. a) As qualidades que ele menciona esto ligadas a quais dos itens seguintes? formao carter ndole educao nvel social

b) Explique o sentido do ditado popular: beleza no pe mesa. A beleza no suficiente para que as pessoas vivam felizes.
5. No 5 pargrafo, o autor reconhece que a beleza abre portas, facilita o contato inicial com outras pessoas. Porm, em contrapartida, ela tambm cria problemas para a pessoa bonita. De acordo com as idias do texto: a) Por que a beleza abre portas? b) Que tipo de problema a beleza pode trazer? 6. Segundo o texto, os homens esto interessados em qualidades mais importantes do que a beleza. De acordo com o ltimo pargrafo: a) O que torna uma pessoa bonita? b) A beleza interior pode transformar-se em beleza exterior? Em caso afirmativo, d exemplos. 7. Ao longo de todo o texto, o autor desenvolve seu ponto de vista com certo distanciamento, isto , procura convencer o leitor com exemplos e situaes mais ou menos conhecidos de todos. Assim, evita dar opinies puramente pessoais ou fazer julgamentos explcitos. Apesar disso, no ltimo pargrafo o autor explicitamente assume uma posio sobre os valores que julga superiores ou inferiores. Identifique a palavra ou expresso que comprova essa postura do autor. por seremrealmente mais valiosos do que a beleza natural. 8. Sabendo que Luiz Alberto Py mdico psicanalista e que publicou o texto em estudo na revista Caras, observe este trecho: A maior parte dos homens est em busca de mulheres

com outras qualidades consideradas mais fundamentais. Com base ness e fragmento, levante hipteses: a) O autor est pressupondo leitores do sexo masculino ou feminino? Por qu? b) Voc acha que o tema discutido no texto importante para esse pblico? Justifique.
9. A revista Caras, na maior parte de seus textos, trata de notcias relacionadas a pessoas de renome na sociedade: empresrios, socialites, artistas de televiso (principalmente de novelas), msicos, cantores, modelos, jogadores de futebol, etc. Muitas dessas pessoas so fotografadas em suas manses e aparecem maquiadas, com roupas finas, jias, carros luxuosos, etc. a) Com base nessas informaes, responda: Que importncia a beleza fsica tem nesse universo social retratado pela revista? b) O texto de Luiz Alberto Py confirma ou questiona os valores geralmente postos em destaque por esse grupo social? Justifique.
A LINGUAGEM DO TEXTO 1. No 1 pargrafo, o autor emprega o pronome apassivador se em duas ocasies: Diz-se

que a paixo[...] e atribua -se o conflito[...]. Alm de apassivar, que outros efeitos o pronome se produz no texto? a) Torna-o mais coloquial. c) Torna-o mais simples. b) Torna-o mais impessoal. d) Torna-o mais claro.
2. Observe a pessoa em que esto estas formas verbais: podemos tomar o exemplo, vemos casais, se pensarmos, Tendemos a acreditar , etc. O autor, em vez da 1 pessoa do singular, emprega a 1 pessoa do plural. Esse procedimento visa obter principalmente quais destes efeitos? a) impessoalidade c) generalizao b) incluso do leitor no problema abordado d) profundidade 3. Considere estas informaes sobre o texto lido: O autor defende um ponto de vista com argumentos e exemplos. O autor tem uma opinio formada sobre o assunto, mas evita cair no plano puramente pessoal, buscando sempre a impessoalidade e a generalidade. O texto procura persuadir o leitor, modificar seu ponto de vista acerca do assunto tratado. Essas caractersticas so prprias de que tipo de texto: narrativo ou argumentativo?
TROCANDO IDEIAS 1. O que mais importante: a beleza fsica ou a beleza interior?

a) S os garotos: O que vocs primeiramente buscam numa garota? S as garotas: O que vocs primeiramente buscam nos meninos? b) Vocs, garotos e garotas, concordam com a opinio de que as meninas procuram ficar bonitas s para agradar aos rapazes?

2. Contando e ouvindo casos: a) Voc conhece algum casal em que uma das pessoas feia e a outra bonita e, mesmo assim, os dois se amam? Se no conhece, j ouviu falar de um casal assim? Que outras qualidades, no visveis, essas pessoas tm? b) J lhe ocorreu conhecer uma pessoa que, ao primeiro contato, no lhe pareceu to bonita, mas que, posteriormente, voc ficou achando bonita e charmosa? Conte como foi. 3. Voc j deve ter ouvido este ditado popular: Quem ama o feio, bonito lhe parece. a) O que ele quer dizer? b) Voc concorda com esse ditado? Por qu?
JOVEM SOFRE COM PADRES IRREAIS DE BELEZA

na adolescncia que a imagem corporal adulta construda: perde -se o corpo infantil e, pouco a pouco, entra em cena a imagem do corpo atual. No sem sobressaltos e receios que essa fase acontece, tudo motivado pelas prprias mudanas do corpo que so ora aceleradas demais, ora lentas para as expectativas criadas. Nessa fase, o espelho adorado e temido, e o olhar do outro um julgamento que tem o dom de fazer o adolescente aceitar ou rejeitar a nova aparncia. Em meio a tanta turbulncia,ainda tem a imagem do corpo ideal oferecida pela sociedade. Terrorismo puro! [...] (Rosely Sayo. Folha de S. Paulo, 24/1/2002.)

1. Com esse texto, qual dos seguintes pontos de vista o autor procura defender?

R: b) A beleza fsica no o mais importante para a felicidade amorosa, apesar de ser muito valorizada socialmente.

2. No 2 pargrafo, o autor levanta uma hiptese sobre por que as pessoas valorizam tanto a beleza.

a) Qual essa hiptese?

R: Se a beleza fosse imprescindvel para o amor, onde ficariam todos os feios e as feias que conhecemos provavelmente a maior parte da populao?

b) Explique a ironia do autor ao citar Vincius de Moraes como exemplo ilustrativo de sua hiptese.

R: ele trata ironicamente o texto Vincius de Moraes Pois texto ressalta que para se apaixona e preciso ter uma beleza fsica.

3. No 3 pargrafo, para demonstrar que a beleza no um atributo fundamental, o autor discute o princpio da atrao dos opostos, considerando casais em que uma das pessoas feia e a outra bonita.

a) Em relao pessoa feia, esse princpio confirma o ponto de vista do autor? Por qu?

b) E a pessoa bonita, como possivelmente ela v a beleza, segundo o texto?

4. No 4 pargrafo, o autor afirma que, quando procuramos uma pessoa para nos relacionarmos de forma mais profunda, outras qualidades podem ser mais fundamentais do que a beleza fsica.

a) As qualidades que ele menciona esto ligadas a quais dos itens seguintes? carter = Honestidade, inteligncia, capacidade de amar, diligncia, generosidade, bondade, disciplina.

b) Explique o sentido do ditado popular: beleza no pe mesa. A beleza no suficiente para que as pessoas vivam felizes. R: Nesta frase ressalta, que a beleza fsica no e fundamental. Uma pessoa pode ser feliz do pelo o fato de outra pessoa supri com seus desejos. A beleza pode ser facilmente substituda pelo carter
5. No 5 pargrafo, o autor reconhece que a beleza abre portas, facilita o contato inicial com outras pessoas. Porm, em contrapartida, ela tambm cria problemas para a pessoa bonita.

De acordo com as idias do texto: a) Por que a beleza abre portas? R: A beleza s fundamental graas imposio da mdia e da indstria dos cosmticos, do emagrecimento, academias e afins. Isso ilusrio; b) Que tipo de problema a beleza pode trazer?

A falsidade e uma delas, a pessoas podem tira proveito disso como, por exemplo: o cara pode s querer desfilar com voc s pelo fato de ser bonita, e nunca reconhece seu merecido valor. E o amor que o mais importante ficar para escanteio.

6. Segundo o texto, os homens esto interessados em qualidades mais importantes do que a beleza. De acordo com o ltimo pargrafo:

a) O que torna uma pessoa bonita? Ser amistoso, gentil, atencioso, boas caractersticas de personalidade, inteligente, carinho,romntico...etc. b) A beleza interior pode transformar-se em beleza exterior? Em caso afirmativo, d exemplos.

Sim, dando a oportunidade para conhece a pessoa a beleza fsica deixara de conta, e passara imperceptvel.

7. Ao longo de todo o texto, o autor desenvolve seu ponto de vista com certo distanciamento, isto , procura convencer o leitor com exemplos e situaes mais ou menos conhecidos de todos. Assim, evita dar opinies puramente pessoais ou fazer julgamentos explcitos. Apesar disso, no ltimo pargrafo o autor explicitamente assume uma posio sobre os valores que julga superiores ou inferiores. Identifique a palavra ou expresso que comprova essa postura do autor. por seremrealmente mais valiosos do que a beleza natural.

8. Sabendo que Luiz Alberto Py mdico psicanalista e que publicou o texto em estudo na revista Caras, observe este trecho: A maior parte dos homens est em busca de mulheres com outras qualidades consideradas mais fundamentais. Com base nesse fragmento, levante hipteses:

a) O autor est pressupondo leitores do sexo masculino ou feminino? Por qu? Feminino,pois so elas que acham que eles querem so a beleza fsica. b) Voc acha que o tema discutido no texto importante para esse pblico? Justifique. Claro, sem duvidas...pois a beleza e um mito para ambos sexo.

9. A revista Caras, na maior parte de seus textos, trata de notcias relacionadas a pessoas de renome na sociedade: empresrios, socialites , artistas de televiso (principalmente de novelas), msicos, cantores, modelos, jogadores de futebol, etc. Muitas dessas pessoas so fotografadas em suas manses e aparecem maquiadas, com roupas finas, jias, carros luxuosos, etc.

a) Com base nessas informaes, responda: Que importncia a beleza fsica tem nesse universo social retratado pela revista? Pois ressalta o poder, o dinheiro, a fama. E uma disputa de ambies.

b) O texto de Luiz Alberto Py confirma ou questiona os valores geralmente postos em destaque por esse grupo social? Justifique.

You might also like