You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE SO TOMS DE MOAMBIQUE CINCIA POLTICA E DIRITO CONSTITUCIONAL APONTAMENTOS1

FORMAS DE GOVERNO: REGIMES POLTICOS E SISTEMAS DE GOVERNO

Introduo Qualquer Estado adopta um determinado modelo de organizao e exerccio do poder poltico. Os autores divergem na designao desse modelo. Porm a diversidade de designaes nem sempre corresponde diferena de contedos. Entre outras designaes, encontram-se as seguintes: forma de governo, sistema poltico forma poltica, sendo esta ltima a que foi adoptada, por exemplo, por Marcello Caetano no Manual de Cincia Poltica e Direito Constitucional.

Texto elaborado por Dr. Joo Guenha, docente da disciplina.

Neste curso dar-se- preferncia designao forma de governo, adoptada por Jorge Miranda em: Cincia Poltica: Formas de Governo. As duas obras citadas so aqui usadas como principais referncias, procurando-se uma sntese das ideias dos respectivos autores. Delimitao de conceitos A forma de governo traduz o modo como em cada sociedade poltica se estrutura e exerce o poder poltico (Caetano, p. 351), ou seja, a relao entre governantes e governados, o modo como se estabelece e estrutura essa relao em resposta aos problemas (i) da legitimidade do poder; (ii) da participao poltica; (iii) do pluralismo ou da liberdade; e (iv) da unidade ou diviso de poder (Miranda, p. 35). Com estes contedos, a forma de governo envolve outros dois conceitos: o de regime poltico e o de sistema de governo. Na determinao do regime poltico so tidas em considerao as concepes fundamentais das relaes entre o indivduo e a sociedade poltica, o Estado, cuja ideologia o poder poltico tem por misso verter na ordem jurdica (Caetano, p. 351). Na definio do sistema de governo toma-se em considerao a titularidade e o exerccio do poder poltico, de modo a determinar: (i) quem considerado o titular do poder poltico e (ii) quais so os rgo estabelecidos para o exerccio do poder poltico (Caetano, p. 351). Assim, dentro da forma
2

de governo, o sistema de governo prende-se com todos os problemas concernentes s relaes entre rgos de governo (entre rgos de funo poltica), ou at existncia ou no de uma pluralidade de rgos governativos (Miranda, p. 34) Assim, o conceito de forma de governo reveste-se de significativa amplitude na medida em que procura designar tanto as relaes entre o poder poltico e o povo como o modo como so estruturados e actuam os rgos do poder poltico. A definio exacta duma determinada forma de governo exige a combinao das duas dimenses supra-mencionadas, o que no dispensa a considerao, a ttulo auxiliar, de outros conceitos, nomeadamente as formas de Estado e os regimes econmicos. Com efeito, a forma de governo um conceito de sntese, pois, alm de se construir a partir de outros dois conceitos (regime poltico e sistema de governo), no se limita a avaliar pura e simplesmente a organizao jurdica do Estado vertida na Constituio e outras leis, procura tambm a efectividade dessa organizao, nomeadamente no concernente concretizao dos direitos fundamentais. A Constituio o estatuto jurdico do Estado quer na perspectiva de Estado-Poder quer na perspectiva de Estado-Comunidade e, neste sentido, ela institui o poder poltico e dispe sobre a sua organizao e o modo do seu exerccio, assim como define as relaes fundamentais entre o poder e a comunidade.
3

No entanto, a simples leitura do texto constitucional no permite determinar concretamente as relaes existentes entre o poder poltico e o povo, nem o modo como se exerce o poder poltico, porque uma coisa a norma esttica escrita no papel, outra coisa a realidade dinmica da vida poltica que a norma procura disciplinar. O ideal seria a coincidncia entre a disciplina jurdica formalmente estabelecida na Constituio e os comportamentos efectivos das instituies e dos actores da vida poltica, mas nem sempre essa coincidncia se verifica. Por isso o estudo das formas de governo concretamente existentes no deve privilegiar os aspectos normativos duma sociedade poltica com desprezo da realidade que nela se vive. A este propsito, Miranda (p.p. 36 e 37), distingue o regime poltico do sistema poltico considerando que aquele constitui a expresso poltica da Constituio material, pois a cada Constituio material corresponde um regime poltico, uma concepo dos fins e dos meios do poder e da comunidade. O sistema poltico atende mais efectividade do que normatividade; e abarca no s os rgos e instituies formais ou constitucionais mas tambm as demais instituies e corporaes polticas ou sociais politicamente relevantes, as foras polticas (partidos) e econmico-sociais (v.g. sindicatos e associaes patronais, a ideologia dominante e o enquadramento exterior do Estado.

Classificaes clssicas das formas de governo As classificaes clssicas das formas de governo centram-se no regime poltico e so tripartidas e bibartidas. Classificaes tripartidas Na sua obra Poltica Aristteles faz a distino entre Constituies ss e Constituies degeneradas, correspondendo as primeiras s sociedades em que o poder poltico exercido no interesse geral e as segundas s sociedades onde o poder poltico exercido no interesse de um indivduo ou grupo de indivduos. As Constituies ss compreendem:
a) monarquia governo exercido por uma s pessoa;

b) aristocracia governo exercido por um pequeno grupo de pessoas;

c) politeia (ou repblica) governo exercido por toda a colectividade.

As Constituies degeneradas compreendem:


a) tirania quando o monarca exerce despoticamente o governo, no seu

esclusivo interesse;

b) oligarquia quando o governo aristocrtico exercido no exclusivo

interesse dos ricos;


c) demagogia quando a repblica atende apenas o interesse dos

pobres. Formas mistas As formas de governos mistas (consideradas ptimas) resultam da conjugao das formas de governo das Constituies ss. Neste sentido, So Toms de Aquino, na sua obra Suma Theologica, partindo da doutrina de Aristteles, considera ideal um regime misto em que houvesse um chefe assistido por uma equipa de governantes, mas todos escolhidos pelos seus mritos e aptides (secundum viritutem) de entre o povo e pelo povo. Classificaes bipartidas As classificaes bipartidas so atribuidas principalmente a Maquiavel que, na sua obra O Principe, divide os regimes em repblicas e principados (ou monarquias). No pensamento poltico dos sculos XVI e XVII, estas formas de governo eram caracterizadas da seguinte forma:.

a) A monarquia - sistema em que a soberania reside numa s pessoa

cuja vontade fonte de Direito, caracterizando-se, pois, pelo governo de um chefe e pelo predomnio da vontade de um homem a que os membros da colectividade estavam sujeitos como sbditos.
b) A repblica sistema em que a colectividade detm a soberania,

exercendo-a directamente ou mediante magistrados eleitos e temporrios encarregados de executar as leis votadas pela maioria dos cidados ou elaboradas pelos representantes destes. Na repblica haveria o governo das leis como expresso da vontade da colectividade, sendo os membros desta simultneamente governantes e governados, ou seja, cidados. No sculo XVIII, os doutrinrios da monarquia absoluta, para reforar a autotidade dos reis, acentuaram que estes exerciam o sumo imprio por direito prprio, isto para excluir as concepes escolsticas do sculo XVII que advogavam monarquias assentes na soberania popular em resultado do pacto de sujeio. A doutrina da monarquia absoluta entrou em crise a partir de finais do sculo XVIII com o advento do liberalismo e a generalizao, no sculo XIX, das monarquias constitucionais em que a soberania era atribuda Nao e exercida pelos Parlamentos, fugurando os reis como seus rgos, segundo a concepo da separao de poderes.

Assim, apareceu a concepo segundo a qual a monarquia seria a forma de governo em que o chefe do Estado hereditrio. Conceitos de monarquia
a) Forma de governo em que o poder supremo do Estado reside na

vontade de uma s pesssoa. Aqui no se faz referncia ao modo de designao do monarca (hereditria ou electiva) nem a origem do seu poder (direito prprio ou delegao popular).
b) Forma de governo em que a soberania exercida por uma s pessoa

em nome de um direito prprio, que pode resultar originariamente: (i) da investidura divina (direito divino sobrenatural), (ii) de uma alienao inicial consentida pela nao que assim teria transferido a sua soberania para uma dinastia (pacto de sujeiao), (iii) da conquista ou apropriao violenta do poder legitimada pelo longo exercicio do governo para bem da colectividade, originando a identificao posterior da dinastia com a nao em virtude de servios prestados pela pprimeira a segunda (legitimidade pela tradio)
c) Forma de governo em que existe um chefe de Estado hereditrio. Aqui

no interessa saber se o chefe de Estado possui ou no poder supremo e se invoca ou no direito prprio.

Formas de Governo Modernas 1. Monarquia absoluta (dominante at 1789) a forma de governo que extraiu do princpio da legitimidade monrquica o mximo da concetrao do poder (e de exerccio do poder) no rei. 2. Governo representativo clssico ou liberal repousa numa legitimidade democrtica; aceita a representao poltica mas com sufrgio censitrio e com autonomia dos representantes; aceita ainda a separao de poderes com tendncia mecanicista. 3. Democracia jacobina ou radical leva s ltimas conseqncias o princpio democrtico, recusa a representao poltica, assim como a separao de poderes. 4. Governo cesarista assenta numa legitimidade democrtica, mas atenua a representao poltica atravs do recurso ao plebescito. Concentra o poder no csar, mesmo que no rejeite formalmente a separao de poderes. 5. Monarquia limitada monarquia que se autolimita, nomeadamente atravs de cartas constitucionais. Aceita a separao de poderes mas to somente no domnio das instituies representativas.

6. Democracia reprersentativa resulta da modificao das instituies representativas pela realizao do sufrgio universal, corolrio lgico do princpio da legitimidade democrtica. O sufrgio liga-se ao enorme papel adquirido pelos partidosm polticos (Estado de partidos). 7. Governo leniniata correponde ao regime marxista-leninista ou de tipo sovitico: o povo, que surge como titular do poder, j no o mesmo que titular do poder no governo reprentativo clssico ou na democracia representativa. No a universalidade dos cidados ou o povo identificado com a comunidade poltica. o povo igual a classes trabalhadoras (ou noutra fase, o povo em que j no ha separao de classes ou onde desapareceu a burguesia). Esta forma de governo recusa a representao poltica e rejeita o princpio da separao de poderes, verificando a concentrao do poder mais no partido do que no Estado. o governo do Estado pelo partido comunista, considerado vanguarda dac classe operria. 8. Governo fascista No proclama peremptoriamente nem rejeita a legitimidade democrtica. Ele substitui o povo (conjunto de cidados concretos por um povo algo diferente, por exemplo identificado com a raa. No fascismo afasta-se o pluralismo e nega-se a separao de poderes em moldes liberais. Leva ao domnio do poder por um partido nico (ideolgico e de massas).

10

SISTEMAS DE GOVERNO Os sistemas de governo exprimem o relacionamento entre os rgos da funo poltica o Chefe de Estado, o Parlamento e o Governo e so estudados segundo uma perspectiva poltica e uma perspectiva jurdica. O conceito jurdico de sistemas de governo atende s normas constitucionais reguladoras dos rgos governativos e das suas posies recprocas e o conceito poltico atende ao funcionamento, ao modo como na prtica esses rgos desenvolvem as suas actividades e se relacionam entre si. A Perspectiva jurdica dos sistemas de governo No plano jurdico-constitucional, os sistemas de governo definem-se a partir de trs conceitos jurdicos essenciais:
a)

Separao de poderes, no sentido de especializao orgnico-fincional, paralelamente fiscalizao ou colaborao dos vrios rgos para a pratica de actos da mesma funo.
a. Dependncia, independncia ou interdependncia dos

rgos quanto s condies de subsistncia dos seus titulares ou quanto ao modo como certos rgo vem a projectar-se na composio concreta de certo rgo (o modo, por exemplo, determina ou escolhe os titulares de outros rgos ou vem a determinar a cessao das suas funes).

11

b. Responsabilidade poltica de um rgo ou de dos titulares

de um rgos perante outro rgo. A partir da conjugao destes trs conceitos resulta a seguinte contraposio: a) Os sistemas de governo com concentrao de poderes caracterizam-se por: Inexistncia de separao de poderes; Os demais rgos moverem-se em torno de um nico rgo; A responsabilidade poltitica se verificar em relao apenas a um rgo. Os sistemas de governo com concentrao de poderes, posteriores Revoluo francesa so, fundamentalmente:

A monarquia limitada (ou o sistema de concentrao de poderes que coresponde que corresponde forma de governo que a monarquia limitada). o Verifica-se a concentrao de poder no chefe do Estado, que resulta da subsistncia do princpio monrquico, s limitado, nos casos previstos na Constituio, por um parlamento de competncia reduzida.

O sistema de governo representativo simples o Verifica-se concentrao de poder no chefe do Estado, que resulta do primado representativo deste rgo;

12

O sistema de governo convencional o Verifica-se a concentrao do poder na assembleia poltica, que resulta da traduo da unidade poltica na unidade do poder da assembleia. b) Sistemas de governo com desconcentrao de poderes caracterizam-se por: Existncia de diviso ou mesmo separao de poderes; haver interdependncia dos rgos; conseguir-se alcanar independncia recproca com base da pluralidade. Os sistemas de governo com desconcentrao de poderes ou baseados num princpio de separao de poderes so: O sistema parlamentar o Existncia de trs rgos polticos o Chefe do Estado (Rei ou Presidente), o Parlamento e o Governo; o O Chefe do Estado ou puramente simblico ou as suas competncias so muito reduzidas ou, para se exercerem, carecem de refernda ministerial; o O governo assenta na confiana poltica do parlamento, sendo emanao da maioria parlamentar; o O governo responsvel politicamente perante o parlamento;

13

o O parlamento pode ser dissolvido pelo chefe do Estado O sistema parlamentar pode ser:
o Sistema

parlamentar de gabinete (de matriz

britnica): traduz-se em governos de legislatura e exige a dissoluo sempre que o Governo por ele derrubado;
o Sistema parlamentar de assembleia (de matriz

francesa): traduz-se na maior dependncia efectiva do Governo do Parlamento e admite a sucesso de governos durante a mesma legislatura.
o Sistema parlamentar racionalizado: baseia-se na

definio de regras jurdicas capazes de propiciarem estabilidade ministerial, numa tentativa de adaptao do esquema fundamental de funcionamento do sistema britnico a outros pases (Alemanha e Espanha desde a Constituio de 1978). A sua regra mais conhecida a da mono de sensura construtiva. O Sistema presidencial o Existem dois rgos polticos o Parlamento e o Presidente; o Assenta na independncia recproca, quanto subsistncia dos titulares, do rgo do poder executivo e do rgo de poder legislativo;

14

o O

rgo

de

poder

executivo

no

responde

politicamente perante o rgo de poder legislativo; o A assembleia no pode ser dissolvida em caso algum; o O rgo do poder executivo singular (um Presidente da Repblica). O sistema presidencial pode ser:

Perfeito quando o nico rgo constitucional de poder executivo o Presidente da Repblica, apenas coadjuvado por certos colaboradores (ex: EUA); Imperfeito quando a Constituio prev a existncia de Ministros com poderes prprios, ainda que totalmente dependentes do Presidente (ex: alguns pases latinoamericanos).

O sistema directorial o Existem dois rgos polticos o Parlamento e o Colgio Diectorial; o Assenta na independncia recproca, quanto subsistncia dos titulares, do rgo do poder executivo e do rgo de poder legislativo; o O rgo de poder executivo no responde politicamente perante o rgo de poder legislativo; o A assembleia no pode ser dissolvida em caso algum; o O rgo de poder executivo um colgio restrito (um directrio ou um conselho).

sistema

semiparlamenter

(orleanista

semipresidencial)

15

o Existncia de trs rgos activos o Parlamento, o

Governo e o Chefe do Estado; o Pode suceder que o governo seja responsvel politicamente perante o Chefe do Estado como perante o Parlamento; o Pode ainda suceder que a interveno do chefe do Estado seja mais na linha de Poder Moderador.

16

You might also like