You are on page 1of 2

ATIVIDADES CINCIAS Stimo Ano

1) Leia o texto abaixo para responder as perguntas que seguem: Para facilitar os estudos e a compreenso sobre os seres vivos, os cientistas ao longo dos anos procuraram dividi-los em grupos, realizando assim uma classificao. Para agrup-los, os estudiosos se valeram no incio apenas da observao de sua morfologia (forma do corpo) ou de seus hbitos (voadores, nadadores, carnvoros, etc). Atualmente a classificao vai alm destes pontos, levando em conta sua fisiologia (maneira como os sistemas do organismo funcionam) e sua filogenia, que consiste num estudo mais aprofundado para revelar sua ancestralidade e seus parentescos evolutivos. a) Quais o motivos pelos quais os cientistas classificam os seres vivos?
b) Atualmente, que fatores os estudiosos se utilizam para classificar?

c) Diferencie morfologia de fisiologia. d) Explique o que filogenia.

2) A Sistemtica a cincia que se ocupa de classificar os seres vivos,

sendo nos dias de hoje a Sistemtica Filogentica a mais utilizada devido se utilizar de mais fatores e de melhores tecnologias. Junto com a Sistemtica trabalha a Txonomia que tem por objetivo nomear os grupos criados pela Sistemtica, estes grupos recebem o nome de Categorias Taxonmicas ao passo que os constituintes destes grupos so chamados Txons. Por exemplo: a categoria taxonmica Gnero, pode possuir vrios txons como Panthera ou Felis. Com base no texto responda: a) O que Sistemtica? b) Porque atualmente se d preferncia a Sistemtica Filogentica? c) Explique o objetivo da Taxonomia? d) Diferencie Categoria Taxonmica de Txon.

3) Para facilitar o trabalho da Taxonomia, foram criadas as regras de

nomenclatura, que nada mais so que um conjunto de regras utilizadas no momento de se nomear os txons. Estas regras so conhecidas

como cdigos de Nomenclatura e so internacionais, ou seja, so utilizados por todos os pases. Deste modo, existem os cdigos de nomenclatura Botnica (para as plantas), Zoolgica (para os animais), Micolgica (para os fungos) entre outros. Desta maneira, a forma como um taxonomista (taxonomista o profissional que trabalha com taxonomia) botnico brasileiro nomeia uma determinada planta, a mesma como um taxonomista japons. A lngua utilizada para estes nomes tambm universal entre os cientistas, que adotaram o latim, por ser uma lngua morta (por isso no surgem novas palavras os grias) e por no ser usada por nenhuma nao (desse modo evitando possveis conflitos entre pases). De posse destas informaes responda: a) O que so os cdigos de nomenclatura e para que foram criados? b) Defina Taxonomista. c) Explique o que seria um cdigo de nomenclatura Botnica. d) Que lngua utilizada para a nomenclatura cientfica, e porque?

4) Um grande nome para a taxonomia, foi cientista Carolus Von Linneus, que ficou mundialmente conhecido como Lineu, a ele atribuda a criao das regras de nomenclatura de espcie (espcie a categoria taxonmica mais restrita, contendo sempre um nico txon), grande parte destas regras so usadas ainda hoje, como: nomenclatura binomial (os nomes cientficos so formados por dois nomes onde o primeiro indica o gnero e o segundo caracteriza a espcie), nomes em latim, destacados do restante do texto em itlico, entre outras. a) Qual a principal contribuio de Lineu para a cincia?
b) Segundo as regras de Lineu, o ser vivo Cenostigma macrofilum pertence

a que gnero?
c) Tente explicar com suas palavras por que a categoria Taxonmica

espcie a mais restrita.

You might also like