You are on page 1of 5

A LINGSTICA TEXTUAL E SEUS MAIS RECENTES AVANOS Paulo de Tarso Galembeck (UEL) Este texto apresenta os mais recentes

avanos da Lingstica Textual, a partir do exame das etapas da evoluo dos estudos do texto. Para tanto, apresentam-se os trs passos da evoluo dos estudos do texto (anlises transfrsticas, gramticas textuais, teorias de texto). Na ltima parte do trabalho, discute-se a conceituao do texto como processo (e no como produto) , e o papel do contexto interacional na depreenso dos sentidos do texto. O percurso da Lingstica Textual A adoo do texto e do discurso como unidade bsica dos estudos lingsticos no foi um proc esso unitrio e uniforme, j que houve vrias orientaes, s quais correspondiam propostas terico metodolgicas diversas. De forma genrica, essas propostas podem agrupadas em duas tendncias: a Anlise do Discurso de linha francesa e a Lingstica Textu al, oriunda, sobretudo dos pases germnicos (Alemanha, Pases-Baixos) ou do Reino Unido. Na primeira, as preocupaes dominantes so o sujeito da enunciao (um ser situado num dado momento histrico) , os sentidos que ele produz e a ideologia que subjaz sua mensagem. A Lingstica Textual tinha por objeto especfico os processos de construo textual, por meio dos quais os participantes do ato comunicativo criam sentidos e interagem com outros seres humanos. Na seqncia do texto, so expostos os trs p assos principais da evoluo da Lingstica Textual: as anlises transfrsticas; a Gramtica de Texto; a Terica do Texto. Anlises transfrsticas As anlises transfrsticas ainda no consideram o texto como o objeto de anlise, pois o percurso ainda da frase para o texto. Alis, as anlises transfrsticas surgiram a partir da observao de que certos fenmenos no poderiam ser explicados pelas teorias vigentes na poca (estruturalismo e gramtica gerativa) , por ultrapassarem os limites da frase simples e complexa: a co-referenciao (anfora); a correlao de tempos verbais (consecutiotemporum); o uso de conectores interfrasais; o uso de elementos e indefinidos. Veja-se o exemplo a seguir:

(01)

O que os escndalos do governo Lula mostram um antdoto desculpa tipicamente nacional de que corrupo existe em todo lugar. Afinal revelam um padro que, como gosta de dizer o presidente, nunca, em 500 anos de histria, foi muito diferente do que agora. Portanto, tm uma especificidade, e sem olhar par a ela, o problema no ser combatido e atenuado (Daniel Piza, O labirinto da corrupo, O Estado de S. Paulo, 3/7/05, D3, p. 03)

Verifique-se, no fragmento acima, a presena dos conectores interfrsticos ( afinal, portanto); a presena de relaes anafricas entre termos situados em frases diferentes ( o presidente, retomando Lula; as elipses afinal revelam; tm que remetem escndalos; o problema, referindo-se a corrupo); o emprego dos tempos verbais (presente e futuro). Se observados a partir de uma perspectiva textual, os elementos citados (anafricos, conectores, tempos verbais) passam a ser encarados a partir de uma perspectiva diferenciada. Com efeito, os anafricos deixam de ser considerados meros substitutos (termo que entra no lugar de outro) e passam a ser vistos como termos que possibilitam a retomada do dado, para que a ele sejam acrescidas novas informaes. Assim, a retomada de Lula por o presidente indica que ele sabe da existncia da corrupo. Os conectivos afinal eportanto tm um ntido papel argumentativo: o primeiro introduz um fragmento que retoma o que foi dito e, ao mesmo tempo, encaminha o leitor para uma concluso. J oportanto encaminha o leitor para as concluses desejadas pelo autor. Os autores dessa fase valorizaram sobretudo o estudo dos vnculos interfrsticos (elementos coesivos). Nesse sentido, HARWEG (1968) define texto como uma seqncia pronominal ininterrupta e menciona como uma de suas (do texto) principais caractersticas o fenmeno do mltiplo referenciamento. ISENBERG (1971) conceitua texto como uma seqncia coerente de enunciados e enfatiza que o papel dos elementos coesivos no estabelecimento da coerncia textual. O papel atribudo aos elementos coesivos no estabelecimento do sent ido global do texto, porm, foi questionado quando se verificou que os citados elementos no so essenciais para a compreenso do sentido global do texto. Vejam-se os exemplos a seguir:

(02) (2a) No vi o acidente: no posso apontar o culpado.

(2b) (2c)

No vi o acidente: naquela hora, tinha acabado de entrar na / loja. No vi o acidente, contaram-me que ele no respeitou a preferencial.

Mesmo sem a ausncia de conectivos; ouvinte/leitor tem a capacidade de construir o significado global da seqncia, porque pode estabelecer as relaes lgico -argumentativas entre as partes dos enunciados: 2a: relao conclusiva (portanto). 2b: relao explicativa (pois). 2c: relao adversativa (porm). Em outros textos, verifica-se que a presena de elementos coesivos no basta para assegurar o sentido global ao texto:

Ivo viu a uva. A uva verde. (03) A vagem tambm verde. Vov cozinha a vagem. A necessidade de considerar o conhecimento intuitivo do falante na construo do sentido global do enunciado e no estabelecimento das relaes entre as sentenas, e o fato de vnculos coesivos no assegurarem unidade ao texto conduzem construo de outra linha de pesquisa. Nessa nova linha, procurou-se considerar o texto no apenas como uma lista de frases, mas u m todo, dotado de unidade prpria. Gramticas de texto De acordo com MARCUSCHI (1999) , as gramticas textuais, pela primeira vez, propuseram o texto como o objeto central da Lingstica e, assim, procuraram estabelecer um sistema de regras finito e recorrente, partilhado (internalizado) por todos os usurios de uma lngua. Esse sistema de regras habilitaria os usurios a identificar se uma dada seqncia de frases constitui (ou no) um texto e se esse texto bem formado. Esse conjunto de regras constitui a competncia textual de cada usurio e permite aos usurios diferenciar entre um conjunto aleatrio de palavras ou frases, ou um texto dotado de sentido pleno. Outras manifestaes dessa competncia so a capacidade de resumir ou parafrasear um texto, perceber se ele est completo ou incompleto, produzir outros textos a partir dele, atribuir -lhe um ttulo, diferenciar as partes constitutivas do mesmo e estabelecer as relaes entre essas partes. CHAROLLES (1983) admite que o falante possui trs competncias bsicas: Competncia formativa: permite ao usurio produzir e compreender um nmero infinito de texto e avaliar, de modo convergente, a boa ou m formao de um texto. Competncia transformativa: refere-se capacidade de resumir um texto, parafrase-lo, reformul-lo, ou atribuir-lhe um ttulo, assim como de avaliar a adequao do resultado dessas atividades. Competncia qualificativa: concerne capacidade de o usurio identificar o tipo ou gnero de um dado tipo, bem como possibilidade de produzir um texto de um tipo particular. As gramticas de texto tiveram o mrito de estabelecer duas noes basilares para a consolidao dos estudos concernentes ao texto/discurso. A primeira a verificao de que o texto constitui a unidade lingstica mais elevada e se desdobra ou se subdivide em unidades menores, igualmente passveis de classificao. As unidades menores (inclusive os elementos lxicos e gramaticais) devem sempre ser considerados a partir do respectivo papel na estruturao da unidade textual. A s egunda noo bsica constitui o complemento e a decorrncia da primeira noo enunciada: no existe continuidade entre frase e texto, uma vez que se trata de entidades de ordem diferente e a significao do texto no constitui unicamente o somatrio das partes que o compem.

Apesar dos avanos apontados, cabe reconhecer alguns problemas na formulao das Gramticas Textuais. O primeiro a conceituao do texto como uma unidade formal, dotada de uma estrutura interna e gerada a partir de um sistema finito d e regras, internalizado por todos os usurios da lngua. Esse sistema finito de regras constituiria a gramtica textual de uma lngua, semelhante, em sua formulao, gramtica gerativa da sentena, de Chomsky. Ora, fica difcil propor um percurso gerativo para o texto, pelo fato de ele no constituir uma unidade estrutural, originria de uma estrutura de base e realizada por meio de transformaes sucessivas. Outro problema das gramticas de texto a separao entre as noes de texto (unidade estrutural , gerada a partir da competncia de um usurio idealizado e descontextualizado) e discurso (unidade de uso). Essa separao injustificada, pois o texto s pode ser compreendido a partir do uso em uma situao real de interao. Foi a partir das considera es anteriores que os estudiosos iniciaram a elaborao de uma teoria de texto, que discutisse a constituio, o funcionamento, a produo dos textos em uso numa situao real de interao verbal. Lingstica textual Como lembra MARCUSCHI (1998) , no final da dcada de setenta, o enfoque deixa de ser a competncia textual dos falantes e, assim, passa -se a considerar a noo de textualidade, assim estabelecida por BEAUGRANDE e DRESSLER (1981): modo mltiplo de conexo ativado sempre que ocorrem eventos comunicativos. Outras noes relevantes da Lingstica Textual so o contexto (genericamente, o conjunto de condies externas lngua, e necessrios para a produo, recepo e interpretao de texto) e interao (pois o sentido no est no texto, mas surg e na interao entre o escritor / falante e o leitor/ouvinte). Essa nova etapa no desenvolvimento da Lingstica de Texto decorre de uma nova concepo de lngua (no mais um sistema virtual autnomo, um conjunto de possibilidades, mas um sistema real, uso em determinados contextos comunicativos) e um novo conceito de texto (no mais encarado como um produto pronto e acabado, mas um processo uma unidade em construo). Com isso, fixou se como objetivo a ser alcanado a anlise e explicao da unidade texto em funcionamento e no a depreenso das regras subjacentes a um sistema formal abstrato. A Lingstica Textual, nesse estgio de sua evoluo, assume nitidamente uma feio interdisciplinar, dinmica, funcional e processual, que no considera a lngua como entidade autnoma ou formal (MARCUSCHI, 1998). O texto como processo A Lingstica Textual parte do pressuposto de que todo fazer (ao) necessariamente acompanhado de processos de ordem cognitivo, de modo que o agente dispe de modelos e tipos de operaes mentais. No caso do texto, consideram-se os processos mentais de que resulta o texto, numa abordagem procedimental. De acordo com KOCH (2004) , nessa abordagem os parceiros da comunicao possuem saberes acumulados quanto aos diversos tipos de atividades da vida social, tm conhecimentos na memria que necessitam ser ativados para que a atividade seja coroada de sucesso. Essas atividades geram expectativas, de que resulta um projeto nas atividades de compreenso e produo do texto. A partir da noo de que o texto constitui um processo, HEINEMANN e VIEHWEGER (1991) definem quatro grandes sistemas de conhecimento, responsveis pelo processamento textual: Conhecimento lingstico: corresponde ao conhecimento do lxico e da gramtica, responsvel pela escolha dos termos e a organizao do material lingstico na superfcie textual, in clusive dos elementos coesivos. Conhecimento enciclopdico ou de mundo: compreende as informaes armazenadas na memria de cada indivduo. O conhecimento do mundo compreende o conhecimento declarativo, manifestado por enunciaes acerca dos fatos do mundo (O Paran divide-se em trezentos e noventa e nove municpios; Santos o maior porto da Amrica Latina) e o conhecimento episdico e intuitivo, adquirido atravs da experincia (No d para encostar o dedo no ferro em brasa.). Ambas as formas de conhecimento so estruturadas em modelos cognitivos. Isso significa que os conceitos so organizados em blocos e formam uma rede de relaes, de modo que um dado conceito sempre evoca uma srie de entidades. o caso de futebol, ao qual se associam: clubes, jogadores, uniforme, chuteira, bola, apito, arbitro... Alis, graas a essa estruturao, o conhecimento enciclopdico transforma-se em conhecimento procedimental, que fornece instrues para agir em situaes particulares e agir em situaes especficas. Conhecimento interacional: relaciona-se com a dimenso interpessoal da linguagem, ou seja, com a realizao de certas aes por meio da linguagem. Divide -se em: conhecimentoilocucional: referentes aos meios diretos e indiretos utilizados para atingir um dad o objetivo;

conhecimento comunicacional: ligado ao anterior, relaciona -se com os meios adequados para atingir os objetivos desejados; conhecimentometacomunicativo: refere-se aos meios empregados para prevenir e evitar distrbios na comunicao (procedimentos de atenuao, parfrases, parnteses de esclarecimento, entre outros). Conhecimento acerca de superestruturas ou modelos textuais globais: permite aos usurios reconhecer um texto como pertencente a determinado gnero ou tipo. Contexto e interao O processamento do texto depende no s das caractersticas internas do texto, como do conhecimento dos usurios, pois esse conhecimento que define as estratgias a serem utilizadas na produo/recepo do texto. Todo e qualquer processo de produo de textos caracteriza-se como um processo ativo e contnuo do sentido, e liga-se a toda uma rede de unidades e elementos suplementares, ativados necessariamente em relao a um dado contexto scio -cultural. Dessa forma, pode-se admitir que a construo do sentido s ocorre num dado contexto. Alis, segundo SPERBER e WILSON (1986:109 e ss.) o contexto cria efeitos que permitem a interao entre informaes velhas e novas, de modo que entre ambas se cria uma implicao. Essa implicao s possvel porque existe uma continuidade entre texto e contexto e, alm do mais, a cognio um fenmeno situado, que acontece igualmente dentro da mente e fora dela. O sentido de um texto e a rede conceitual que a ele subjaz emergem em diversas atividades nas quais os indivduos se engajam. Essas atividades so sempre situadas e as operaes de construo do sentido resultam de vrias aes praticadas pelos indivduos, e no ocorrem apenas na cabea deles. Essas aes sempre envolvem mais de um indivduo, pois so aes conjunt as e coordenadas: o escritor / falante tem conscincia de que se dirige a algum, num contexto determinado, assim como o ouvinte/leitor s pode compreender o texto se o inserir num dado contexto. A produo e a recepo de textos so, pois, atividades situadas e o sentido flui do prprio contexto. Essa nova perspectiva deriva do carter dilogo da linguagem: o ser humano s se constri como ator e agente e s define sua identidade em face do outro. O ser humano s o em face do outro e s define como tal numa relao dinmica com a alteridade (BAKHTIN, 1992). A compreenso da mensagem , desse modo, uma atividade interativa e contextualizada, pois requer a mobilizao de um vasto conjunto de saberes e habilidades e a insero desses saberes e habilidades no interior de um evento comunicativo. O sentido de um texto construdo (ou reconstrudo) na interao texto -sujeitos (ou texto-coenunciadores) e no como algo prvio a essa interao. A coerncia, por sua vez, deixa de ser vista como mera propriedade ou qualidade do texto, e passa a ser vista ao modo como o leitor/ouvinte, a partir dos elementos presentes na superfcie textual, interage com o texto e o reconstri como uma configurao veiculadora de sentidos. Cabe assinalar, em forma de concluso, que essa nova viso acerca de texto, contexto e interao resulta, inicialmente, de uma contribuio relevante, proporcionada pelos estudiosos das cincias cognitivas: a ausncia de barreiras entre exterioridade e interioridade, entre fenmenos mentais e fenmenos fsicos e sociais. De acordo com essa nova perspectiva, h uma continuidade entre cognio e cultura, pois esta apreendida socialmente, mas armazenada individualmente. Ressalta-se, tambm, a evoluo da noo de contexto. Para a anlise transfrstica o contexto era apenas o co-texto (segmentos textuais precedentes e subseqentes, a um dado enunciado). J para a Gramtica de Texto contexto a situao de enunciao, conceito que foi ampliado para abranger, na Lingstica Textual, o entorno scio -cultural e histrico comum aos membros de uma sociedade e armazenado individualmente em forma de modelos cognitivos. Atualmente, o contexto representado pelo espao comum que os sujeitos constroem na prpria interao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BEAUGRANDE, Robert-Alain de e DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to Text Linguistics. London: Longman, 1981. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. CHAROLLES, Michel. Coherence as a principle of Interpretability of Discourse. Text, 3 (1) , 1983, p. 71-98. HEINEMANN, Wolfgang e VIEHWEGER, D. Textlinguistik: eine Einfhrung. Tbingen: Niemeyer, 1991.

HARWEG, Roland. Pronomina und Textkonstitution. Mnchen: Fink, 1968. ISENBERG, Horst. berlergungen zur Texttheorie. In: Jens 1 hwe (ed.). Literaturwissenschaft und Limgustik.Frankfrt: Athenum, 1971, p. 150-173. KOCH, IngedoreGrunfeld Villaa. Introduo lingstica textual. So Paulo: Martins Fontes, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Aspectos lingsticos, sociais e cogni tivos da produo de sentido.1998, (mimeo). SPERBER, Dan e WILSON, Deidre. Relevance. Communication and Cognition. Oxford: Blackwell, 1986.

You might also like