You are on page 1of 3

Resumo do Marco Regulatrio da Minerao

1. Quanto atual legislao: O Decreto-Lei no 227, de 1967 Cdigo de Minerao estabelece um sistema de normalizao, outorga e fiscalizao das concesses baseado em procedimentos burocrticos e centralizadores. A outorga da concesso tornou-se um ato vinculado, no qual os direitos minerrios so obtidos pelo cumprimento dos requisitos burocrticos, sem que o Poder Concedente possa exercer seu julgamento pela convenincia tcnica e o interesse da sociedade naquela concesso. A realizao de empreendimentos minerrios ficou, ao longo desses anos, submetidos a adiamentos e muitas vezes no refletiram as reais necessidades do pas. As atuais regras permitem artifcios jurdicos para manter ttulos inoperantes, que, associadas ao baixo custo financeiro para requerimento, manuteno, reteno do ttulo, resultam em extensas reas de concesso improdutivas. H ausncia de instrumentos inovadores e eficientes para a gesto pblica do aproveitamento dos recursos minerais. 2. A proposta do novo marco regulatrio resulta de: amplos estudos, inclusive da legislao de outros pases; amplas discusses, com contribuies das entidades do Setor Mineral; busca do desenvolvimento contnuo e de incentivo aos investimentos 3. A matriz de competncia institucional da minerao resumida na figura a seguir: COMPETNCIA Poltica Setorial MME MME (concesso) Poder Concedente DNPM (autorizao)i Regulao e Fiscalizao Explorao Mineral Pesquisa e Lavra Pesquisa e Lavra em reas Especiais Desenvolver, Produzir e Comercializar Arrecadao da CFEMiii DNPM Empresas Privadas CPRMii Empresas Privadas No h Agncia Reguladora Empresas Privadas CPRM Empresas Privadas Licitao Pblica para Concesso Empresas Privadas Agncia Reguladora MME ATUAL PROPOSTA Conselho Nacional de Poltica Mineral

Empresas Privadas DNPM

4. Os destaques no Novo Marco Regulatrio da Minerao so: a. Cria o Conselho Nacional de Poltica Mineral, rgo de assessoramento do Presidente da Repblica, para a formulao e implementao da poltica mineral. b. Define competncias do Poder Concedente: i. estabelecer diretrizes e outorga dos direitos minerrios; ii. disciplinar a forma de aproveitamento das substncias minerais; iii. definir diretrizes para os procedimentos licitatrios e promover as licitaes. c. O direito minerrio para pesquisar e lavrar ser acessvel a brasileiros e pessoas jurdicas, no conceito de organizao empresarial. A exceo ser no caso da outorga por meio da Autorizao de Lavra para aproveitamento de bens minerais de mais fcil extrao (areia, argila, brita, cascalho) d. Define o prazo de 5 anos para autorizao de pesquisa. Esse prazo poder ser prorrogado, uma nica vez e por at 3 anos, no caso em que for comprovada necessidade de complementar a pesquisa. e. Define o prazo de 35 anos para as atividades de Lavra. O prazo poder ser prorrogado. f. Cria o instituto da Autorizao de Lavra, destinado a extrao de minrios independente da realizao de pesquisa mineral prvia, revogando o atual Regime de Licenciamento, criado pela Lei n 6.567, de 1978. g. Mantm a exigncia de pagamento, pelos titulares de direitos minerrios, de taxa por ocupao, incluindo sua progressividade. O objetivo incentivar os empreendedores e inibir a ao de especuladores improdutivos. h. O minerador dever realizar investimento mnimo na rea objeto da autorizao de pesquisa mineral. Esse mecanismo visa inibir a especulao improdutiva com direitos minerrios. i. Oferta pblica de reas, a partir de Licitaes Pblicas e Contratos, para ampliar oportunidades de acessos. Essa nova regra substituir o atual procedimento de disponibilidade de reas, de complexa operacionalizao. Cria reas Especiais de Minerao, para pesquisa mineral e lavra, em reas que contenham minerais considerados estratgicos para o Pas e que devero ser submetidas a regras licitatrias, com prazo determinado para a escolha do empreendedor.

j.

k. As reas no oneradas sero consideradas como reas disponveis para requerimentos de pesquisa.

l.

A sano pelo descumprimento de obrigao fundamental passa a ser o cancelamento do ttulo, aps a instaurao do competente Processo Administrativo.

m. As sanes foram alteradas para permitir a punio adequada do minerador que descumprir com suas obrigaes. Exemplo: a caducidade dos direitos daquele que praticou lavra ilegal. 5. O prazo para a entrada em vigor da nova lei ser de 180 dias, para que a transio do modelo atual em direo nova estrutura legal possa ocorrer sem transtornos. 6. O Projeto de Lei contm regras transitrias, visando resguardar as situaes legalmente constitudas e assegurar que a passagem para a nova sistemtica regulatria se faa sem qualquer prejuzo para os interessados.

DNPM = Departamento Nacional de Produo Mineral CPRM = Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais iii CFEM = Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais
ii

You might also like