You are on page 1of 16

Exu Oro Exu Oro o responsvel pela transmisso do poder atravs da fala.

. Ele quem d para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de acionar as foras espirituais atravs das evocaes sagradas: preces , encantaes , cnticos . Existem algumas palavras de grande ax usadas nos rituais sagrados que muitas vezes no se conhece a traduo. Elas funcionam como cdigos para abrir certos portais do mundo Invisvel (ORUN), acionando o poder para transformar nossas vidas. Somente Exu Oro conhece estes segredos, e somente ele pode dar a autorizao necessria para entrarmos nestes mistrios. Oriki : Exu Oro ma ni ko. Exu Oro ma ja ko. Exu Oro Tohun tire site. Exu Oro Ohun Otohun ni ima wa kiri. Ax Traduo; O Divino Mensageiro do Poder da Palavra causa confronto. Divino Mensageiro do Poder da Palavra no me cause confronto. O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem a voz do poder. O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem uma voz que ressoa por todo o Universo. Que assim seja (ax). Exu Opin o Exu que deve ser evocado sempre que queremos estabelecer um local como sagrado. ele quem faz a demarcao dos limites que separam o espao sacralizado do espao comum. Fazem-se uma construo qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixs, alm de evocar o exu do nosso caminho pessoal ser necessrio pedir a Exu Opin que aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separao bem ntida entre este espao e o espao livre para a circulao. No caso de se colocar, por exemplo, um assentamento dentro de casa, aconselhvel coloc-lo sobre uma esteira e, se possvel cercar em volta com uma outra esteira. Sempre pedindo a exu Opin para sacratizar o ambiente, no importa a localizao ou tamanho. Isto vlido, tambm, para os ambientes ritualsticos estabelecidos ao ar livre. Ex GOGO Este caminho de Exu *Divino Executor*. conhecido tambm como o Exu responsvel peta recompensa divina a todos os atos dos seres humanos (e tambm dos seres espirituais). Exu Gog conhece todas as nossas reencarnaes estende sua ao atravs destes diversos ciclos encarnatrios. Aquilo que costumamos chamar lei do retomo exatamente a funo do ex Gog fazer este retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal. Dentro destas atribuies de cobrana espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro ritmo de vida. Quando isto no acontece numa vida, poder ser resgatado numa prxima encarnao. Oriki: EX GOG O, ORI MI MA JE NKO O. EX GOGO O, OR MA JE NKO O. EB LOWO RE GOGO? O OKAN LOWO EX GOG BABA AWO. AX. Traduo: Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabea para o pleno caminho. Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabea para o reto caminho. Quanto tu estas pedindo para o Divino Mensageiro do Pleno Pagamento? O Divino

Mensageiro do Pleno Pagamento, o Pai do Mistrio, est pedindo por um centavo. Que assim seja. Ex WARA Ele o ex que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de relacionamentos s possuem um estado de plena compreenso, harmonia e verdadeira colaborao quando aprovados por EX WARA. Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo aconselhvel consular Ex Wara e, de preferncia, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confuso, malentendidos, etc... Oriki de Exu WARA: EX WARA NA WA O. EX WARA O. EX WARA NA WA KO MI O, EX WARA O. BA MI WA IYAWO O, EX WARA O. MA JE ORI MI O BAJE O, EX WARA O. ME JE ILE MI O DARU. EX WARA O, AX. Traduo: Divino Mensageiro dos Relacionamentos Pessoais traga a boa fortuna. Divino Mensageiro dos relacionamentos pessoais. Divino Mensageiro dos Relacionamentos Pessoais. AS QUALIDADES MAIS CONHECIDAS SO: Ex Elegbra = senhor do poder Ex Yangi = pedra vermelha de laterita, primeira protoforma existente gua + terra Ex gb = pai-ancestre (representao coletiva de todos os exs individuais) Ex Ob = rei-de-todos Ex Alaktu = ttulo dado a ex pelos ktu da Bahia - rei do povo Ktu Ex Elebo = senhor-das-oferendas Ex Ojse-ebo = encarregado-e-transportador de oferendas Ex Elr = senhor do er (carrego) Ex Olbe = proprietrio e senhor da faca Ex En-gbrijo = explicitador de mensagens Ex Bara = o rei do corpo (ob + ara) (princpio de vida individual) Ex Odara = aquele que guia (mostra o caminho, vai na frente) Qualidades do Orix Ogun Como diz Altair Togun em seu livro, no existe qualidade de orix, mas sim diferentes meios de cultu-lo baseado em cultura advinda de vrias cidades africanas diferentes, porm a partir de hoje estarei escrevendo sobre suas qualidades e comearei com o Orix Ogun. - gn Meje - o mais velho de todos, a raiz dos outros, gn completo, velho solteiro rabujento. - gnj - um gn, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe consagrado como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitrio, veste-se de verde escuro e usa contas verdes..Dizem que acompanha Ognt.

- gn Ajk - o "verdadeiro gn guerreiro", sanguinririo, que em princpio se veste de vermelho. Teria sido rei de y e irmo de Sng. Ajk um tipo particularmente agressivo de gn, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascvel e prepotente. - gn Xoroke - usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Es, seu irmo e amigo ntimo. "Xoroke um gn que tende a confundir-se com Es, agitado, instvel, suscetvel e manhoso. - Ogun Meme - veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunj, mas de uma tonalidade diferente. gn Wori - (Warri, ou wori: Yorb) - um gn perigoso, dado da feitiaria, ligado ao mriw, aos antepassados.; Tem temperamento difcil, suscetvel, autoritrio o esprito dogmtico. gn Lebede (Alagbede) - o gn dos ferreiros, marido de Ymnj Ognt e pai de gn Akoro. Representam um tipo mais velho de gn, trabalhadores conscienciosos, severos, que no brincam em servio, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabujento. gn Akor - o irmo de ssi, ligado a floresta, qualidade benfica de gn invocada no pd. Filho de Ognt, Akor um tipo de gn jovem e dinmico, entusiasta, era preendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a me. gn Onir - o ttulo do filho do gn que reinou sobre Ir, o dono de Ir, primeiro filho de Odduw. Onir um gn antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa tambm contas verdes. Guerreiro impulsivo o cortador de cabeas, ligado morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, no pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente. gn Olode - o gn dos caadores, originrio de Ktu. No come galo por ser um animal domstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e um guia seguro. Seu temperamento solitrio assemelha ao de ssi. Igbo - outro gn Popo seria o nome de gun quando foi a terra dos jeje, um tipo fantico. Qualidades do Orix Od Filho de YEMONJA e XL o deus da caa e vive nas florestas, onde moram os espritos dos antepassados. Tem a virtude de dominar os espritos da floresta. Na frica era a principal divindade de ILOBU, onde era conhecido pelo nome de YRINL ou INL, um valente caador de elefantes. Conduziu seu povo de ILOBU a guerra e os ensinou a arte de guerrear, permanecendo at hoje nesta cidade. Ocupa um lugar de destaque nos Candombls em Salvador, isto porque o patrono de todos os terreiros tradicionais.

XS o nico rix que entra na mata da morte, joga sobre si uns ps-sagrados, avermelhados, chamados AROL, que passou a ser um de seus dotes. Este p o torna imune morte e aos EGUNS. Sendo ele um rei, carrega o EYRUQUERE (espanta moscas) que s era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote. Come com X e mora do lado esquerdo, onde est situado toda a sua fora. Ele um EBOR da esquerda. Cura-se e raspa-se pelo lado esquerdo. OLOD o X de XS e come pelo lado esquerdo. QUALIDADES YBUALAMO velho e caador. Come nas guas mais profundas. Conta um mito que YBUALAMO o verdadeiro pai de LOGUNEDE. Apaixonado por XN e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas guas mais profundas em busca do seu amor. Sua vestimenta azul celeste, como suas contas. Come com OMOLU AZOANI. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha. INLE o filho querido de OXOGUIAN e YEMONJA. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapu com plumas brancas e azuis claro. to amado que OXOGUIAN usa em suas contas um azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua me (todos os bichos) e tem fundamento com GNJ. DANA DANA Tem fundamento com X, SNYN. XMR e OYA. ele o rix que entra na mata da morte e sai sem temer EGUN e a prpria morte. Veste azul claro. AKUERERAN Tem fundamento com XMR e SNYN. Muitas de suas comidas so oferecidas cruas. Ele o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas so azul claro. Seus bichos so: pavo, papagaio e arara, tiram-se as penas e se solta o bicho. OTYN Guerreiro e muito parecido com seu irmo GN, vive na companhia dele, caando e lutando. muito manhoso e no tem carter fcil. Muito valente este sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. No leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa azul claro e o vermelho, conta azul, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Tem que se dar comida a GN. MUTALAMBO Tem fundamento com X.

GONGOBILA um XS jovem. Tem fundamento com XL e XN. KOIF No se faz no Brasil e na frica, pois, muitos de seus fundamentos esto extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste vermelho, leva na mo uma espada e uma lana. Come com SNYN e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas so azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se KOIF e faz-se YBO, YNL ou XN KAR; trinta dias aps, faz-se toda a matana. AROL Propicia a caa abundante. invocado no PADE. um dos mais belos tipos de XS. Um verdadeiro rei de KTU. As pessoas dele so muito antipticas. Jovem e romntico, gosta de namorar, vive mirando-se nas guas, apreciando sua beleza. Come com GN e XN. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e gil na arte de caar. ODE KARE ligado as guas e a XN, porm os dois no se do bem, pois, exercem as mesmas foras e funes. Come com XN e XL. Usa azul e um BANT dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acaraj. Bom caador mora sempre perto das fontes. OD WAWA Vem da origem dos rixs caadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com XL e XNG, pois, dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira. Est extinto, assenta-se ele e faz-se AIR ou XN KAR. OD WAL velho e usa contas azuis escuro. considerado como rei na frica, pois, seu culto ligado, diretamente, a pantera. muito severo, austero, solteiro e no gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, so vaidosas e fracas. Come com X e GN. OD OSEEWE OU YGBO o senhor da floresta, ligado as folhas e a SNYN, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tampando o seu rosto. SUAS ERVAS: - Joo borandi, So Gonalinho, espinho cheiroso, alecrim do campo, maminha de vaca,

abre caminho, alfavaca, saio, ing, accia jurema, alecrim caboclo, arruda miuda, bredo de Santo Antonio caiara, erva curraleira, aperta ruo, groselha (folhas) , pitanga, rabo de tatu, patchulim ( folhas ) e lngua de vaca. LENDA Conta-se que um grande caador entrou na mata com seu filho, LOGUNEDE, ensinando-lhe a arte de caar e manejar o arco e a flecha, Aps inmeras caadas, LOGUN sentou-se embaixo de uma rvore para descansar. Nessa rvore pousou um pssaro e XS preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pssaro e, tambm, uma colmia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabea de LOGUNEDE, que sem ter como se defender foi picado. XS vendo o desespero do filho correu a acudi-lo, sendo mordidas vrias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer ps-se a chorar. Eis que o rix OMOL vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de LOGUNEDE, pois, a criana estava morrendo. OMOL tirou de sua capanga gua de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Aps isto, fez o mesmo com XS, curando-o completamente. XS ento lhe disse: Senhor dos aflitos ponho o meu reino a seus ps e toda a minha caa que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. OMOL agradeceu e seguiu seu caminho. Ento XS jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso XS no leva mel e LOGUNEDE lavado com acar mascavo e gengibre. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar AZOANI. Tem que ter um pedao de colmia para quando LOGUN chegar, depois se enrola num murim e joga-se no rio. Tambm proibido aos filhos de LOGUN comerem palmito, fgado de boi e caas. Parece que existe, para cada rs que conhecemos, uma qualidade que logo citada por algum, mas, como costumo dizer aos meus amigos, para mim s existem qualidades de sabonete, sabo em p, margarina; mesmo assim, se formos investigar a fundo veremos que em sua maioria pertencem mesma indstria, mudando to somente o nome fantasia, no passando de maquiagem os seus nomes. Tomo primeiramente como exemplo ss, onde temos algumas qualidades como: Ode Inl: outro rs ode cujo culto original se perdeu no tempo e como no caso de alguns outros rs, acabou virando qualidade a mais, de ss. Ode Of: No qualidade, significa, o arco e a flecha do caador, sendo de ss o seu principal apetrecho. Ode tf-tf: O caador arqueiro, aquele que exmio atirador de flechas, predicado que se diz de ss. Ode Dn-dn: Literalmente, o caador acendeu o fogo; quando termina a sua caada ele acende o fogo para cozinh-la e preparar sua refeio. Ode Ernl: tambm um outro rs ode, que, a exemplo de Inl, cujo culto tambm caiu no obscurantismo, acabando por tornar-se qualidade de ss.

Ode Akeran: ( Ode keran ); O caador, aquele que mata animal (a caa), o que faz todo caador. Ode tkeran: O caador quem mata a caa, diz-se da atuao do caador. Ode Otkan ss: No qualidade, um ork que significa o caador que s tem uma flecha . Ele no precisa de mais nenhuma flecha porque jamais erra o alvo. Ttulo que ss recebeu ao matar o pssaro de ymi Elye. No fazendo parte do rol dos caadores que possuam vrias flechas, ss era aquele que s tinha uma flecha. Os demais erraram o alvo tantas vezes quantas flechas possuam, mas, ss com apenas uma flecha foi o nico que acertou o pssaro de ymi, ferindo-o com um tiro certeiro no peito. Por essa razo que ele no recebe mel, pois o mel um dos elementos fabricado pelas abelhas, que so tidas como animais pertencentes a sn, mas, tambm as ymi Elye. Ento, w (proibio) para ss. Por essa razo tambm, que se d para ss o peito inteiro das aves, como reminiscncia desse tn. Qualidades do Orix Sango Suas cores so o vermelho e branco Sua saudao : Kaw kabiysl! - Venham ver o Rei descer sobre a terra! Em sua dana, o aluj, Xang brande orgulhosamente seu ox e assim que a cadncia se acelera, ele faz um gesto de quem vai pegar num lab (sua bolsa) imaginrio, as pedras de raio, e lan-las sobre a terra. QUALIDADES 1) Dad 2) Afonj 3) Lub 4) Ogodo 5) Koso 6) Jakuta 7) Aganju 8) Baru 9) Oloroke 10) Air Intile 11) Air Igbonam 12) Air Mofe ou Adjaos XANGO: AIR (AGOYNHAM); AFONJ; AGANJ; AGOGO; BARU; ALAFIM Alguns constam ainda Oranian, que seria seu pai; Dad seu irmo, Aganju um dos seus sucessores, Ogodo que segura dois oxs, sendo o seu dn r composto de dois gumes e originrio de tap; Os Air seriam muito velhos, sempre vestidos de branco e usando segi (contas azuis) em lugar dos corais vermelhos, e seriam originrios da regio de Sav. Qualidades do Orix Obalaiy

o rei da terra, Na Nigria os Owo rindnlogun adoram Obluy e usam, no punho esquerdo, uma tira de Igbosu (pano africano) onde so costurados cauris es. Sua Saudao "Atoto" quer dizer; Silncios escutem; hora da devoo. Sua vestimenta feita de ko, uma fibra de rfia extraida do Ig-gr, a "palha da costa", elemento de grande significado ritualstico, principalmente em ritos ligados morte e o sobrenatural, sua presena indica que algo deve ficar oculto. Compostos de duas partes o Fil e o Az", a primeira parte, a de cima que cobre a cabea uma espcie de capuz tranado de palha da costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Az, seu as-ko (roupa de palha) uma saia de palha da costa que vai at os ps em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokot, espcie de cala, tambm chamado "cauul", em que oculta o mistrio da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaas penduradas, onde supostamente carrega seus remdios. Ao vestir-se com ko e cauris, revela sua importncia e ligao com a morte. Sua festa anual o Olubaj, (Olu-aquele que, ba-aceita, j-comer; ou ainda aqueleque-come), so feitas oferendas e so servidas suas comidas votivas, seus "filhos" devidamente "incorporados" e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona. Suas quizilas (proibies) mudam de casa para casa, e de nao para nao; carneiro, peixe de rio de couro, caranguejo, carne de porco, pipoca, jaca... Tido como filho de Nn, no Brasil, sua origem, forma, nome e culto na frica bastante variado, de acordo com a regio, essa variao de nomes de conformidade com a regio, Obluy/Xapan em Tap (nup) chegando ao territrio Mahi ao norte do Daom; Sapata sua verso fon, trazido pelos nags. Em alguns lugares se misturam em outros so deuses distintos, confundido at com Nn Buruku; Omolu em keto e Abeokut. Seu parentesco com Oxumare e Iroko observado em Keto (vindo de Ais segundo uns e Adja Popo segundo outros), onde pode se ver uma lana (oko Omolu) cravada na terra, esculpida em madeira onde figuram esses trs personagens superpostos, tambm em Fita prximo de Pahougnan, territrio Mahi, onde o rei Oba Sereju, recebera o fetiche Moru, trs fetiches ao mesmo tempo Moru (Omolu), Dan (Oxumare) e seu filho Loko (Iroko). QUALIDADES Jagun Agbagba (ligao com Oy) Omolu Obluy Soponna/Sapata/Sakpat Afoman/Akavan/Kavungo (ligao com Ex) afomo; contagiante, infeccioso Savalu/Sapek (ligao com Nana) Dasa Arinwarun (wariwaru) ttulo de xapanan Azonsu/Ajansu/Ajunsu (ligao com Oxal, Oxumare)

Azoani (ligao com Yemanj e Oy) Posun/Posuru Agoro Tetu/Etetu Topodun Paru Arawe/Arapan (ligao com oy) Ajoji/Ajagun (ligao com Ogun, Oxagian) Avimaje/Ajiuziun (ligao com Nana, Ossain) Ahoye Aruaje Ahosuji/Seg (Ligao com Yemanj, Oxumare/Besn). Qualidades do Orix Ob Sua cor vermelha. Sua saudao: Oba sire (Ob xir) QUALIDADES 1) Ob Gideo 2) Ob Rew Qualidades de Oxun sun, divindade feminina por excelncia, a filha predileta de sl e de Yemnj. Alguns do sun por fruto de uma relao ilcita de Ymnj com If, mas ela tambm aparece, como outras verses mticas, como mulher deste ltimo; ela est relacionada como a dona do jogo divinatrio. Os mitos mostram-nos sun casada com ssi e me de Logun Ed; s vezes ela cria Yasan, outras vezes, na qualidade de co-esposa de ssi com Yasan, ela cria os filhos que esta ltima abandona. sun, mulher volvel, engana Ossi com Sng, razo pela qual, desgostoso, o deus da caa resolve ir viver sozinho na floresta. Ela seduz Omolu, deixando-o perdidamente apaixonado, e obtm dele que afaste a peste do reino de Sng. Mas sun unanimemente considerada como a esposa de Sng que por ela apaixonou-se, o como rival de Yasan e de Ob com as quais disputa os favores, do senhor do trovo. sun divindade das guas doces e do rio sun no pas ijs, ligada famlia real de Osogbo. Foi trazida pelos escravos Ijs, e considerada como Oris dessa nao; sun a deusa dos rios, fontes e regatos, das guas que nascem da terra. No uma divindade das guas salgadas, embora receba em dezembro um presente no mar, juntamente com Ymnj. sun essencialmente a divindade ds mulheres, e preside s funes fisiolgicas femininas, menstruao, gravidez, ao parto. Pode castigar suas filhas provocando-lhes hemorragias, ou tirando-lhes a menstruao antes do tempo. sun olo kiki (dona do ekdde), transformou o sangue da governanta de sl em ekdde, pena do papagaio da Costa cuja cor vermelha associada ao sangue menstrual e que evoca a idia do nascimento, da fecundidade e da riqueza. sun, divindade da gestao e do nascimento desempenha, pois importante funo nos ritos de iniciao. Ela orna as crianas, e foi ela quem criou os filhos do Yasan.

"IYA MI TI TO SO OKU DE IY - (ela transforma a morte em vida) ODI ONA KU ITA RUN - (ela fecha o caminho da morte) sun tambm uma mulher-menina que brinca de boneca. Sua relao com a maternidade exprime-se atravs de sua associao com o peixe, como no caso do Ymnj; ela representada sob a forma de uma sereia que levada em procisso no dia do ipt, ou s vezes na forma de um peixe, smbolo da fecundidade e da fartura. Seu abb geralmente enfeitado de um pequeno peixe ou de uma sereia. Generosa, nada recusa, e nunca se enfurece, o que pode acontecer com Ymnj. Fecundidade e fertilidade significam por extenso abundncia e fartura, sun a divindade da riqueza. "A WURA OLU" (a dona do ouro) O pssaro de sun, segundo me informaram, o ADB tipo de pombo de olhos vermelhos. Por outro lado, sun desempenha importante papel no jogo de bzios, pois ela quem formula as perguntas s quais Esu responde. Em outros terreiros pode ser assentada junto com Sng. Seu assento uma sopeira de loua tampada com desenhos amarelados de tonalidade clara contendo seus ot, seixos redondos de cor tambm amarelada, e sua ferramenta, geralmente um pequeno abbe de lato, imersos no mel. O peji enfeitado de bonecas, de flores e frascos de perfume; sun representada sob a forma de uma sereia que sai em solene procisso numa charola, no dia do Ipt de sun. O dia do y de sun sbado, dia das guas; oferecem-lhe nesta ocasio omolukum, ovos cozidos, arroz, o gbo de milho de sl. Nos dias da obrigao, ela pode receber uma cabra de cor amarelada; os animais de dois ps que acompanham so geralmente pombas ou galinhas. Mas, sun aprecia igualmente pato e conqum. Suas comidas secas so as j citadadas omolukum, ipt, adun, isu, feijo preto, milho com coco, k, alua. O ovo, sobretudo consagrado a sun, pela cor amarelo dourado de sua gema e por representar a gestao. sun adora o mel, doce como ela. sun; como era de se prever, no suporta o carneiro, e os filhos de sun no podem por esta razo assistir ao sacrifcio na festa de Sng. Quiabo e mamo so proibidos. Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferncia amarelas que a sua cor consagrada; porm, dependendo da qualidade, sun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, sun velha de branco e azul claro; sun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, ja e ad cor de rosa. sun leva na mo direita seu leque ritual, o abb de lato ou qualquer outro metal dourado, com uma sereia, um peixe ou at mesmo uma pequena pomba no centro. O nmero de sun sendo dezesseis, o colar ter dezesseis fios, dezesseis firmas (ou duas, ou quatro) que podem ser de divindades com as quais ela tem afinidade, ou com as quais sua filha estiver relacionada: ssi, Sng, Ymnj, por exemplo. sun dana os ritmos ijesa, com passos midos, segurando graciosamente a saia. O toque Ijs ritmado como o balano das guas tranqilas, e muito apreciado pelos fiis. Quando esto Presentes ssi e Logun Ed acompanham sun. gn tambm dana com sun os ritmos Ijs, assim como snyn. No terreiro jeje do Bogun, sun (YLODE) dana o bravum como Nan. Ela se banha no rio, penteia seus cabelos, pe

suas jias, anis e pulseiras. No dia do dek de uma filha de Yasan (Oya Bale) daquela casa, sun manifestou-se para disputar Sng, empurrando-a e danando, provocante, diante do deus do trovo. Dizem que h dezesseis sun; obtive dados sobre as seguintes: - SUN ABALU (Agba ilu) uma velha sun, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal av amorosa uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas bastante severa e autoritria. Usa azul claro. E abb - SUN IJIMU (ou Ajmu, ou Jimu) outro tipo de sun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abb e seus colares so feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga. - IYA OMI a sun saudada no sir, tambm idosa. aquela que faz as perguntas a Esu no jogo divinatrio de If. - SUN ABOTO uma sun muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de loua amarelo claro. - SUN APAR seria a mais jovem das sun, e um tipo guerreiro que acompanha gn (ou Sng) vivendo com ele pelas estradas; dana com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na m o e pode vestir-se de cor de rosa. - SUN AJAGURA, outra sun guerreira que leva espada, jovem, casada com Aganju, rival de Yasan. Representa um tipo semelhante a Apar; Apara parece, porm mais agressiva, e Ajugura mais orgulhosa. - YEYE OKE , provavelmente, a mesma que Yeye Loke, tipo muito guerreiro. - YEYE POND (ou sun Ipond ) tambm uma sun Guerreira, casada com ssi Iboalama, me de Logun Ed . Yeye Pond a verdadeira sun ijesa que veio de Ijesa ou de Ipond Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro. E desconfiada, astuta, observadora, intuitiva. - YEYE ODO a sun das fontes; talvez seja a mesma que y mi Odo ou Iya Nodo, um tipo Yemnj. - YEYE OGA uma sun velha e rabugenta. - YEYE KAR um tipo de sun mais velha, autoritria guerreira e agressiva. - SUN WUJ uma sun maternal e generosa, saudada no pd. - YEYE IPETU deve ser Oya Petu. Como sacrifcio aceita Pepey (pata), ateute (cabra amarela), od (bode castrado). Omolokun - feijo fradinho, camaro e ovos cozidos.

ipet - massa de inhame cozida temperado com cebola e camaro seco Ariok - feito com feijo fradinho, galinha e mel (comida na nao de Angola) Wuado - milho torrado e modo com mel Moinmoin - parecido com o vatap Seja qual for feita com azeite doce, o dend somente para certas qualidades as quais tem fundamento com os oriss que pegam dend Come tambm ek, papa de milho, obi, orogb, ew, egb, arroz mel. Suas filhas no podem comer quiabo, mamo, pombo ou pato. Qualidades de Yemonj So 16 as qualidades, na realidade no so qualidades, cada uma um oris individual (independente) da outra. EWO (PROIBIES): Azeite de dend, sal por ser oris odo ( gua doce). ASDGBA OU SOBA - a mais velha manca e rabugenta, gosta de fiar seu cristal, comanda caadas mais profundas do oceano, afinidade com Nana no se d etu. Veste branco ou vestes sem branco. OGUNT - Pela hierarquia a Segunda, considerada nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogun ferreiro e me de Ogum Akor e Osossi, veste branco e azul, em cima do okut pode levar em vez do abeb, miniatura de um faco. YA SESSU - Alm do assentamento, tem que se assentar Osun e Obaluay, no seu assentamento leva corais e 8 conchas brancas, veste branco. IYAMI ODO - tem aproximao Osum e Yemohj, gua doce sendo muito feminina e vaidosa. A OYO - benfica, muito feminina, saudada na cerimnia do pad, veste branco, rosa e azul claro. IYWEA - igual a Ewa no tem ligao com santo nenhum. IYEMOYO - ligao com Osal, fundamento est no ori, representa a vida, pode curar doenas da cabea. IYA SUSSURE - ligada gestao So sete conhecidas e seus nomes diferem conforme regio: 1) Yemoja Ogunte (esposa de Ogum Alagbed) 2) Yemoja Saba (fiadeira de algodo, foi esposa de Orunmil) 3) Yemoja Sesu/Susure (voluntariosa e respeitvel, mensageira de olokun) 4) Yemoja Tuman/Aynu/Iewa 5) Yemoja Ataramogba/Iyku (vive na espuma da ressaca da mar) 6) Iya Masemale/Iamasse (me de Xang)

7) Awoy/Iemowo (a mais velha de todas, esposa de Oxal) Alimentos: Ek, is, abado min. (arroz), obi, orob. Bichos: (agbo) carneiro, od (bode castrado), eur, cabara, ajap, adie. Coquem no aconselhada pra qualquer qualidade, toda comida feita sem sal, tempero: azeite doce e mel. Qualidades de Oxal Os deuses da famlia de Orsal - batal. O Oris ou Rei do pano branco deveriam ser sem dvida, os nicos a serem chamados Orisas sendo os outros deuses chamados por seus prprios nomes, ou, ento sob a denominao mais geral de Ebora para es deuses masculinos o termo imole empregado abrangeria o conjunto dos deuses yorubanos. Os Orisas Funfun seriam em nmero de cento e cinqenta e quatro, aqui escreverei sobre algum deles: ORIS OLOFON AJIGNA KOARI - aquele que grita quando acorda (conhecido por ns s pelo nome de Oxalufon) ORIS OGIYAN EWLEE JIIGBO - senhor de Ejigb (conhecido pelo nome de oxagui) ORIS OBANJITA ORIS AKIRE OU IKIRE - um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem negligencia ORIS ETETO OB DUGBE - outro guerreiro, ligado a Orisal ORIS ALASE OU OLOROGBO - salvou o mundo fazendo chover num perodo de seca. ORIS OLJO, ORIS ARWU, ORISA ONIKI, ORIS, ONRINJA ORISA AJAGEMO - para o qual durante a sua festa anual em ed, dana-se e representa-se com mmicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este ltimo sai vencedor. ORINSALA/OBATAL - casado com Yemowo, suas imagens so colocadas uma do lado da outra e cobertas com traos e pontos desenhados com efum, no ilsin, local de adorao, dizem que Yemowo foi a nica mulher de Orisal - batal um caso excepcional de monogamia entre orisas e eboras OSALUF (ORISA OL FON) Oris velho e sbio, cujo templo Ifn pouco distante de Oxogb, a cerimnia de saudaes de dezesseis em dezesseis dias.

OSOGUI (ORIS OGIYAN) Oris jovem e guerreiro, cujo templo principal encontra-se em Ejigb. Tomou o titulo de ELEEJIGB Rei de Ejigb uma de suas caractersticas e o gosto pelo inhame pilado chamado lyn, que lhe valeu o apelido de ORISA-JE-IYN ou ORISJIYAN. A tradio exige que os habitantes de dois bairros XOL e OK MAP lutem uns contra os outros a golpes de varas Qualidades do Nan Oby - um ris ligado a gua, a lama e aos pntanos, a qualidade de Nan que usa contas de cristal e veio do pas Bariba. Ajosi (guardi da esquerda)- uma Nn guerreira e agressiva que veio de If e, e confunde-se s vezes com Ob. uma divindade das guas doces, e que se veste de azul. Ajpa (guardi que mata) - um ris bastante temido, ligado a lama e a morte, que veio de Sav . Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de bzios. Ajpa associada s profundezas da terra, aos mistrios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predominam a razo. Opor - veio de Ktu, coberta de sun vermelho. a me de Obalaiy, ligada a terra, temida, agressiva e irascvel. Burk (o mal) - tambm chamada Ol waiye (senhor da terra), ou Ol wo (senhor do dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este ris veio de Abomey; ligado gua doce dos pntanos, usa um ibir azul. As comidas: Em geral so iguarias para todas as qualidades. EWOS (proibies) - feijo vermelho, pimenta vermelha, banana prata, seus ases podem ser azeite doce ou dend. Alimentos: Adun, ek , aberem, damboro, obi osi, isu, eguidy (feito na folha da banana seca). Aves: Adie (galinha), et, pepeye (pata), eyele Animais: Eure - ajapa - guia - r Qualidades de Oy Foi a nica mulher de Sango que o acompanhou em sua fuga para a terra de Tapa, mas se desencorajou em Ira, sua cidade natal, onde, de acordo com o ditado "Oy wole ni ile Ira, Sango wole ni Koso" (Oy entrou na terra na casa de Ira, Sango entrou em Koso), ela suicidou-se ao receber a noticia da morte de Sango. Oya tornou-se a divindade do

Rio Nger. Os tornados e tempestades so as marcas de seu descontentamento. QUALIDADES: 1) Oy Binik 2) Oy Seno 3) Oy Abomi 4) Oy Gunn 5) Oy Bagn 6) Oy Onr 7) Oy Kodun 8) Oy Maganbelle 9) Oy Yapopo 10) Oy Onisoni 11) Oy Bagbure 12) Oy Tope 13) Oy Filiaba 14) Oy Semi 15) Oy Sinsir 16) Oy Sire 17) Oy Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra) se subdividem em: a) Oy Gbale Funn b) Oy Gbale Fure c) Oy Gbale Guere d) Oy Gbale Toningbe e) Oy Gbale Fakarebo f) Oy Gbale De g) Oy Gbale Min h) Oy Gbale Lario i) Oy Gbale Adagangbar Essas Oys esto ligadas ao culto dos mortos, quando danam parecem expulsar as almas errantes com seus braos. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Ex. YANSA So nove divindades das nove cabeas, Ya Mesan Oru, oito tem fundamento com Ogum e Omul a nona com Es. IYA MESAN - me nove, esprito meio animal meio mulher, foi esposa de Osossi e Sang OYA PETU -senhora dos ventos, esposa de nag e amante de osoyin, fundamento com as rvores e suas folhas, guerreira usa cobre. OYA ONIRA - guerreira e agressiva, companheira de Osun, dona das estradas, principalmente com nas encruzilhadas, tem quizila com Ogum. OYA ODO - simboliza o amor e o sexo, o prazer, fundamento na gua. OYA BAGAN - fundamento com Oossi

OYA EGUNITA - fundamento com Ogum Wari e Ode OYA ONISONI - fundamento com Omul OYA TOPE - fundamento com Ogum Soroqu Bichos de yas Eure (cabrita), ajap, Agb (abo), mal (vaca). Aves Adie, et, pepey, eyele Qualidades de Osumar Dan - corresponde ao nome jeje de sumar e, no Alaktu, constitui uma qualidade deste ltimo: a cobra que participou da criao. uma qualidade benfica, ligada a chuva, fertilidade de abundncia; gosta de ovos e de azeite de dend. Como tipo humano, generoso e at perdulrio. Dangb - um smr mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuio e pode ser um adivinho esperto. Becm - dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becm um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de sumare, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, tambm uma qualidade de smr conhecida no Bogun. Azaunodor - o prncipe de branco que reside no baob, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".

You might also like