You are on page 1of 3

A pesquisa uma busca com o objectivo de discernir a verdade. Os que pesquisam realmente porque esto procura de respostas.

as. No nosso diaa-dia, todos ns desempenhamos o papel de pesquisador. Actualmente, milhares de empresas desenvolvem servios de pesquisa e auxiliam outras com fornecimento dos seus conhecimentos, no sentido de ajudar estas a resolverem os seus problemas de administrao, no que toca a estratgias, tcticas e operaes. Funo de busca da verdade a cincia tenta o mundo que realmente existe. o mundo real, ou fsico, do qual os cientistas procuram a verdade o mundo das realidades fsicas. Os qumicos lidam com fenmenos qumicos, os bilogos, com os fenmenos biolgicos, e assim por diante. Os cientistas sociais, tais como psiclogos e socilogos, tentam descrever as realidades do comportamento humano individual e as interaces dos humanos na sociedade. Os pesquisadores em administrao geralmente tm mais a ver com os cientistas sociais, pois, na realidade, a administrao lida com pessoas. Como os cientistas descritos acima, os pesquisadores em administrao buscam a verdade no que se refere aos fenmenos administrativos. A essncia da administrao a situao em que pessoas servem pessoas atravs da participao em um processo de criao de valor tendo a troca como centro. Isso inclui todos os sistemas de apoio necessrios para facilitar esse processo. A pesquisa em administrao procura prever e explicar todos os fenmenos que, tomados em conjunto, compreendem todo o ambiente administrativo sempre em mutao. Assim a pesquisa em administrao uma funo de busca da verdade que rene, analisa, interpreta, e relata informaes de modo que as decises administrativas se tornem mais eficazes. Elementos de pesquisa em administrao O escopo da pesquisa em administrao amplo e os tipos de fenmenos que os pequisadores estudam em administrao esto crescendo rapidamente. Estudos sobre tempos e movimentos so relativamente pouco frequentes hoje em dia, embora tenham sido essenciais no desenvolvimento da administrao empresarial cientfica. Em vez disso, podemos estudar a produtividade dos funcionrios em funo de um canal de comunicao ou como os pades de compra mudaram atraves da internet. Deste modo, a pesquisa em administrao verdadeiramente dinmica, razo pela qual os pesquisadores esto constantemente a estudar novas questes com novos instrumentos. Existe uma srie de elementos chave da pesquisa em administrao que ajudam a fornecer um quadro mais calro sobre o que envolve uma pequisa 1 a pesquisa em administrao ampla. Envolve o estudo de uma srie interminveis de fenmenso e concentra-se em:

Estudar pessoas, incluindo funcionrios, consumidores, supervisores gerentres e administradores. Entender sistema ou grupo de pessoas, incluindo unidades empresariais estratgicas, escritrios, mo de obra de fbricas, grupos administrativos, conselho de directores, executivos, segmentos de mercado, culturas, sug-culturas culturas corporativas, comunidades, empresas e indstrias. Examinar a interao de pessoas com sistemas, incluindo sistemas de auditorias/contabilidade, sistemas legais, prticas administrativas, sistemas de compensao, sistemas de produo, processos de produo e sistemas financeiros.

2 a pesquisa em administrao pode ser formal. Os pesquisadores podem empreender um projecto sistemtico e, s vezes, exaustivo com o propsito de responder uma questo de deciso especfica. Por exemplo a TOYOTA est interessada em conhecer os efeitos que a venda de preo fixo poderia ter nas vendas de veculos. A venda de preo fixo significa que os veculos no esto sujeitos a negociao. A TOYOTA deve pesquisar o efeito que isso ter na rede de revendedores e entre funcionrios. Assim, s essa questo resulta num estudo muito abrangente. 3 - A pesquisa em administrao pode ser informal. Os proprietrios e/ou gerentes de restaurantes com frequncia passam uma parte da noite circulando pelas salas. Param em cada mesa e perguntam: Est tudo bem?. A respostas que vo obtendo podem ajudar a melhorar os padres de servios para os clientes. Enquanto esse tipo de pesquisa fcil para pequenos empreendimentos, consiste num desafio para empresas maiores. No entanto, novas tecnologias esto a criar vias pelas quais o feedback informal pode ser reunido de modo que as irregularidades possam ser identificadas, talvez por meio de extraco de dados ou algum sistema especializado e de forma que as medidas apropriadas possam ser tomadas. A pesquisa informal com frequncia contnua. Isso significa que realizada frequentemente e no direccionada para uma questo especfica. 4 Uma boa pesquisa reproduzvel. Uma meta da pesquisa cientfica a de ser o mais objectiva possvel. Isto , os cientistas so um pouco anunciantes que descrevem os eventos como eles os vem. Quando uma pesquisa objectiva, geralmente reproduzvel, o que quer dizer que um outro pesquisador poder produzir os mesmos resultados, usando procedimentos idnticos aos empregados pelo pesquisador original. Por exemplo a pesquisa empreendida pela Coca-Cola em busca de um produto de melhor foi em parte motivada pelo desafio Pepsi. Este desafio constituiu uma promoo em que os consumidores eram abordados em supermercado, recebiam dois tipos de refrigerantes base de cola, no identificados, para provarem, e um pacote contendo seis unidades daquele que haviam preferido. A Pepsi transmitia regularmente essas experincias

ao vivo pela televiso. A maioria das pessoas escolheu a Pepsi no desafio. A Coca-Cola, questionando a autenticidade dessa pesquisa, realizou os seus prprios desafios, mas os manteve afastados dos olhos do pblico. A pesquisa da Coca-Cola confirmou os resultados do desafio da Pepsi. Deste modo viu-se que a pesquisa do desafio Pepsi era reproduzvel. 5 uma boa pesquisa deve oferecer mais benefcios do que o seu custo. Essencialmente, isso de grande importncia para determinar se a pesquisa teve algum valor. A administrao no deve encomendar um projecto de pesquisa de 100.000 USD para uma deciso de 100.000 USD. Muitas decises sa tomadas com pouca ou nenhuma pesquisa porque no envolvem muitos riscos. Algumas vezes, a pesquisa feita de modo negligente para limitar o custo em relao aos benefcios potenciais da deciso. A pesquisa em administrao uma investigao cientfica. Mas sua terminologia difere, dependendo do que motiva um determinado estudo. A pesquisa em administrao aplicada motivada por uma tentativa de resolver um determinado problema enfrentado por uma certa organizao. A pesquisa em administrao bsica motivada por um desejo de entender melhor alguns fenmenos relativos administrao, pois se aplica a toda uma indstria ou a todas as empresas em geral. A pesquisa em administrao aplicada ajuda os responsveis pelas decises a tomarem decises especficas de acordo com o tempo e organizao. A pesquisa bsica auxilia a desenvolver a teoria que tenta descrever e prever eventos administrativos de modo que todos os responsveis pelas decises administrativas possam se beneficiar.

You might also like