You are on page 1of 3

A Desiluso nos Relacionamentos Alguns dicionrios definem iluso como: engano dos sentidos ou da inteligncia; errada interpretao de um fato

ou sensao. Se iludir algo comum, pois nunca sabemos ao certo todos os elementos que envolvem uma questo. Igualmente comum o fato de nos desiludirmos. Estamos sempre vivendo experincias que nos fazem ter um ponto de vista sobre a vida. Nos relacionamentos, por exemplo, tomamos o comportamento do outro e comeamos a gerar idias sobre quem aquela pessoa, como ela pensa, como ela sente e age. O problema comea quando comeamos a acreditar que a nossa verso dos fatos no apenas uma hiptese, mas sim a realidade; a nica hiptese. Ento a pessoa com quem estamos se torna uma pessoa que atenciosa ou carinhosa, por exemplo, e, por isso, ela deve sempre e em qualquer circunstncia ser atenciosa e carinhosa. E vivemos com esta realidade. Isso iludir-se: tomar uma percepo e a generalizar como se fosse uma verdade inquestionvel e imutvel na pessoa, como se ela sempre se comportasse desta forma. algo muito duro e rgido. No entanto a outra pessoa que, por vezes, comporta-se de forma atenciosa e carinhosa tambm tem sua vida e pode estar sem energia e cansada no conseguindo ser carinhosa e atenciosa. No entanto, este fato no bate com o que ns achamos sobre a pessoa, ento, obviamente, ela no est mais to interessada na relao ou est com outro(a). Tudo isso para justificarmos o porque uma pessoa que (inquestionavelmente) carinhosa e atenciosa no o est sendo. Isso se des-iludir, ou seja, perceber atravs de fatos que a realidade que criamos anteriormente no to real quanto parecia e que existem muitos outros elementos a considerar. Desiludir-se di quando depositamos no outro uma esperana irreal, por exemplo: algum que v sempre dar ateno tudo o que fazemos e nos dar carinho em todas as situaes. Assim, quando se percebe que a pessoa no sempre assim nos sentimos com raiva: porque voc est fazendo isso comigo?; frustrados: voc no est me dando carinho e trados: No confio mais em voc, voc no me deu ateno. A dor no exatamente pelo fato de o outro ter agido de forma diferente, mas sim sobre as conseqncias disto para a pessoa: se ele no essa pessoa, ento no terei mais o carinho e a ateno que preciso?. um contato com a realidade que frustra de forma muito crua as necessidades e expectativas que temos; da a dor. A grande oportunidade de mudana est em, ao invs de entrar em contato somente com a dor e a frustrao, entrar em contato com a necessidade que foi frustrada em ns e nos perguntarmos: Preciso disso desta forma e somente desta forma? Com esta e somente com esta intensidade? Muitas vezes a resposta no e podemos rever nossas necessidades e expectativas. Em outras a resposta sim e aprendemos que temos outros caminhos para conseguir o que nos importante e inegocivel podendo, assim, re-interpretar os fatos, nossos sentidos e sensaes; tornarmos-nos responsveis para com nossas necessidades. Perder nossas iluses para ganhar a realidade.

Iluso: engano dos sentidos ou da inteligncia; errada interpretao de um fato ou sensao. Se iludir algo comum; desiludir-se tambm. comum criarmos opinies sobre o que vivemos. complicado, por exemplo, se relacionar com algum e no ter opinio nenhuma sobre a pessoa: vemos o que ela faz, ouvimos o que ela pensa e tiramos nossas concluses. O problema comea quando comeamos a acreditar que a nossa verso dos fatos no apenas uma hiptese, mas sim a realidade; a nica hiptese. Ento a pessoa com quem estamos se torna uma pessoa que , por exemplo, atenciosa ou carinhosa e, por isso, ela deve sempre e em qualquer circunstncia ser atenciosa e carinhosa. E vivemos com esta realidade. Isso iludir-se: tomar uma percepo e a generalizar como se fosse uma verdade inquestionvel e imutvel, como se o outro tivesse que se comportar sempre desta forma. algo muito duro e rgido. No entanto a outra pessoa que, por vezes, comporta-se de forma atenciosa e carinhosa tambm tem sua vida e pode estar sem energia e cansada no conseguindo ser carinhosa e atenciosa. No entanto, este fato no bate com o que ns achamos sobre a pessoa: julgamos que h algum problema. Busca-se justificar porque uma pessoa que (inquestionavelmente) carinhosa e atenciosa no o est sendo. Isso se des-iludir, ou seja, perceber atravs de fatos que a realidade que criamos anteriormente no to real quanto parecia. A dor vem quando depositamos no outro uma esperana irreal, por exemplo: algum que v dar sempre carinho e ateno em todas as situaes. Quando se percebe que a pessoa no consegue podemos nos sentimos com raiva: porque voc est fazendo isso comigo?; frustrados: voc no est me dando carinho e trados: No confio mais em voc, voc no me deu ateno. A dor no exatamente pelo fato de o outro ter agido de forma diferente, mas sim sobre as conseqncias disto para a pessoa: se ele no essa pessoa, ento no terei mais o carinho e a ateno que preciso?. um contato com a realidade que frustra de forma muito crua as necessidades e expectativas que temos; da a dor. A grande oportunidade de mudana est em, ao invs de entrar em contato somente com a dor e a frustrao, entrar em contato com a necessidade que foi frustrada em ns e nos perguntarmos: Preciso disso desta forma e somente desta forma? Com esta e somente com esta intensidade? Muitas vezes a resposta no e podemos rever nossas necessidades e expectativas. Em outras a resposta sim e aprendemos a desenvolver outros caminhos para conseguir o que nos importante e inegocivel podendo, assim, re-interpretar os fatos, nossos sentidos e sensaes; tornarmos-nos responsveis para com nossas necessidades. Perdemos nossas iluses para ganhar a realidade.

You might also like