You are on page 1of 6

Se o seu filho est com diarria no hesite em ligar para seu mdico a fim de obter orientaes.

Diarria especialmente perigosa em recm-nascidos e bebs, ocasionando desidratao em apenas um ou dois dias. Uma criana pode morrer de desidratao em poucos dias. O principal tratamento para diarria em crianas a reidratao para repor a perda rpida de fluidos.

Quando a criana ou beb com diarria deve ser levada ao mdico Os pais devem levar o filho ao medico se no houver melhora depois de 24 horas, ou se aparecer qualquer um desses sintomas: * Fezes com sangue ou ps. * Fezes negras. * Temperatura acima de 38 graus. * Sinais de desidratao. A medicao para tratar diarria em adultos pode ser perigosa para crianas, e s deve ser dada com orientao de um mdico. Diarria e desidratao em crianas e bebs A diarria pode causar desidratao, a qual significa que o corpo perdeu quantidade to grande de fluidos ou eletrlitos que no funciona apropriadamente. A desidratao particularmente perigosa em crianas e bebs, e deve ser tratada imediatamente para evitar problemas de sade. Sinais de desidratao incluem: * Sede. * Urinar menos freqentemente. * Pele seca. * Fadiga. * Tontura leve. * Urina escura.

Sinais de desidratao em crianas e bebs incluem: * Boca e lngua secas. * Falta de lgrimas ao chorar. * Ausncia de fraldas molhadas por 3 horas ou mais em bebs. * Olhos, face ou abdmen afundados. * Febre alta. * Irritabilidade. * Pele que no fica plana depois de puxada e solta. Caso tenha suspeita que seu filho est desidratado, chame o mdico imediatamente. Desidratao grave pode necessitar hospitalizao.

Preveno da desidratao decorrente de diarria Os fluidos e eletrlitos perdidos durante a diarria precisam ser repostos imediatamente porque o corpo no pode funcionar sem eles. Eletrlitos so os sais minerais que afetam a quantidade de gua no corpo, atividade muscular, e outras funes importantes. Embora gua seja extremamente importante para prevenir desidratao, ela no contm eletrlitos. Caldos e sopas contm sdio. J o potssio pode ser encontrado em alguns vegetais,

sucos de fruta e frutas. Solues vendidas em farmcia para reidratao, como Pedialyte, tambm so boas fontes de eletrlitos e especialmente recomendados para crianas.

Diarreia
As principais caractersticas da diarreia so o aumento do nmero de evacuaes e a perda de consistncia das fezes, que se tornam aguadas. Uma das piores complicaes da diarreia a desidratao. Adultos so mais resistentes, mas bebs, crianas e idosos desidratam-se com facilidade. Boca seca, lbios rachados, letargia, confuso mental e diminuio da urina so sintomas de desidratao que, alm de diminuir as reservas de gua do corpo humano constitudo por cerca de 75% de gua, reduzem os nveis de dois importantes minerais: sdio e potssio. Causas * Toxinas bacterianas como a do estafilococus; * Infeces por bactrias como a Salmonella e a Shighella; * Infeces virais; * Disfuno da motilidade do tubo digestivo; * Parasitas intestinais causadores de amebase e giardase; * Efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibiticos, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o corao e cncer; * Abuso de laxantes; * Intolerncia a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose (acar do leite); * Intolerncia ao sorbitol, adoante obtido a partir da glicose. Tipos de diarreia a) Diarreia comum: caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas. Ocorre mais em crianas. Pode estar associada a uma combinao de estresse, remdios e alimentos. Por exemplo, excesso de gorduras, de cafena, mudana do tipo de gua ingerida ou mesmo ansiedade diante de acontecimentos importantes podem provocar esse tipo de diarria; b) Diarreia infecciosa comum em crianas, provoca alm dos sintomas da diarria comum, febre, perda de energia e de apetite. causada por viroses e bactrias. Se no for convenientemente tratada, pode demorar at uma semana os sintomas desaparecerem;

c) Amebase pode ocasionar desde leve dor de estmago e flatulncia at febre, priso de ventre, debilidade fsica e fezes aguadas com manchas de sangue. causada por um protozorio que invade o sistema gastrintestinal transportado por gua ou comida contaminada. Infeco tpica dos trpicos, manifesta-se tambm nos habitantes de regies de clima temperado; d) Giardase causada pela girdia, um protozorio, seus sintomas variam da simples dor estomacal diarria persistente ou presena de fezes pastosas. Outros sintomas tambm podem aparecer: desconforto abdominal, eructao (arroto), dor de cabea e fadiga. A girdia espalha-se no aparelho digestivo atravs da ingesto de gua e alimentos contaminados. Tambm pode ser transmitida por relaes sexuais ou por excrementos; e) Intolerncia lactose algumas pessoas no conseguem digerir a lactose, acar encontrado no leite e seus derivados, porque no produzem uma enzima chamada lactase. Entre seus sintomas, destacam-se tanto diarria quanto priso de ventre, desarranjos estomacais e gases. Recomendaes * Beba muito lquido, de 2 a 3 litros por dia. Como a gua no repe a perda de sdio e potssio, procure suprir essa necessidade com soro caseiro ou outros lquidos que contenham tais substncias. Pessoas com presso alta, diabetes, glaucoma, doenas cardacas ou com histrico de derrames devem consultar o mdico antes de ingerir bebidas que contenha sdio porque correm o risco de elevar a presso; * No deixe de comer. Em geral, pessoas com diarria associam comida disfuno gastrintestinal e suspendem toda a alimentao. Tal medida, alm de agravar o quadro de desidratao, suspende o fornecimento dos nutrientes necessrios para o organismo reagir. Prefira ingerir arroz, caldos de carne magra, bananas, mas e torradas. Esses alimentos do mais consistncia s fezes e a banana, especialmente, rica em potssio; * Suspenda a ingesto de alimentos com resduos: saladas, bagao de frutas e fibras; * Chs de camomila, erva-doce e hortel, por exemplo, podem ajudar; * Evite caf, leite, sucos de frutas e lcool que um desidratante poderoso; * Evite alimentos muito temperados ou com alto teor de gordura (frituras, alguns cortes de carne, embutidos, etc.) at que as fezes voltem ao normal; * No faa uso de adoantes base de sorbitol; * No se esquea de lavar bem as mos vrias vezes por dia e, especialmente, antes das refeies ; * No deixe de ferver a gua de rios, lagos, riachos ou mesmo a de torneiras nos locais em que no seja tratada, se tiver necessidade de beb-la;

* No beba refrigerantes ou outra bebida qualquer no prprio vasilhame. Use um copo limpo; * Faa gelo com gua tratada ou fervida; * Evite consumir leite e derivados, se tiver intolerncia lactose. Lembre-se, porm, de suprir a necessidade de clcio ingerindo alimentos como salmo, tofu, etc. Advertncia Diarria pode ser sintoma inicial de vrias doenas srias: lcera gastrintestinal, alguns tipos de cncer, AIDS e de patologias que acarretam a m absoro dos nutrientes. No se descuide e procure assistncia mdica imediatamente: * Se os sintomas no passarem em um ou dois dias. Crianas e idosos desidratam muito depressa. preciso estar alerta; * Se houver presena de sangue nas fezes que adquirem colorao preta ou avermelhada; * Se as fezes adquiriram aspecto volumoso e com traos evidentes de gordura indicativos de m absoro; * Se os episdios de diarria forem repetidos e, principalmente, se eles se alternarem com crises de priso de ventre (sintomas sugestivos de tumores intestinais).

Diar ria infantil Escrito por Vilma Medina Sex, 17 de Abril de 2009 16:28

Causas e tratamentos da diarria em crianas e bebs. A diarria uma doena que se caracteriza pelo aumento do nmero de vezes que uma criana evacua. s vezes podem ser leves, lquida ou semi-lquida. Pode ser que a criana apresente febre ou vmitos.

Causas da diarria em crianas e bebs


A maioria das causas nas crianas por vrus, ainda que existam outras causas. As crianas com diarria viral sentem-se muito mal. A diarria em crianas e bebs tm numerosas causas entre as quais esto as enfermidades, infeces, sensibilidade aos alimentos, antibiticos e o consumo excessivo de frutas ou suco de frutas. O que come ou bebe uma criana tambm pode piorar a diarria. Algumas crianas podem aliviar-se com mudanas na dieta.

Tratamento e preveno da diarria em crianas e bebs


O perigo da diarria a desidratao. A criana no deve deixar de comer. No suspenda o leite materno e d criana soro oral cada meia hora. O soro caseiro mais que recomendvel: para cada litro de gua fervida e repousada, acrescente 8 colheres rasas de acar e 1 colherinha de sal. A preveno muito importante. Lave bem as mos antes de manipular os alimentos. Lave bem os alimentos, ferva as chupetas e mantenha a tampa do lixo sempre fechada. Se a criana menor de 6 meses, e apresenta sangue nas fezes, vmito frequente, dor abdominal, choro sem lgrimas, perda de apetite por lquidos, febre alta, mais de 3 evacuaes por dia, perda de peso, e sede extrema, procure o mdico urgentemente. Em geral, recomenda-se seguir consumindo os alimentos normalmente. Anteriormente se aconselhava como tratamento deixar descansar os intestinos, mas a teoria atual sugere que se continue com a alimentao, j que assim a diarria ser mais fcil de se tratar. A maioria das crianas podem repor os nutrientes que perdem pela diarria se aumentam a quantidade de comida ingerida. Nos bebs, deve-se continuar sempre com a alimentao materna ou com leites de frmula para cada idade. Muitas crianas desenvolvem intolerncia lactose de forma leve e temporal. Continuar com produtos lcteos pode prolongar a diarria, mas tambm pode permitir um retorno mais rpido dieta normal. Os bebs que esto consumindo alimentos slidos podem continuar fazendo-o, sempre que possam com-los sem vomitar. O apetite normal , muitas vezes, o ltimo comportamento a normalizar-se depois de uma doena, e as crianas devem ter a oportunidade de retornar, sem pressa, aos seus hbitos alimentares normais. No existe uma dieta especfica que se recomende para combater a diarria, mas as crianas podem tolerar melhor as comidas leves. Os alimentos ricos em fibras, como as frutas e as verduras, ajudam a produzir fezes mais firmes. Os sucos de frutas podem produzir fezes menos consistentes. O consumo de lquidos muito importante, porque uma criana com diarria se desidrata facilmente. A desidratao uma afeco grave em bebs e nas crianas. Deve-se repor os lquidos perdidos. Exceto nas crianas mais gravemente desidratadas ou nas que no podem beber sem vomitar, as crianas podem repor os lquidos (reidratar-se), bebendo. Para a maioria das crianas, qualquer lquido que estejam acostumados, adequado. Beber muita somente gua, em qualquer idade, pode ser ruim porque a gua no contm acares nem eletrlitos importantes, como o sdio. Entre as solues apresentadas para a reidratao esto os sais de reidratao oral da Organizao Mundial da Sade e Rehydralyte. Outros produtos, como Pedialyte e Infalyte, podem ajudar a manter a hidratao da criana e a evitar a desidratao. Algumas dessas solues esto disponveis nos supermercados e farmcias e se vendem sem receitas, mesmo assim devem consultar o mdico antes de us-las em lactantes.

You might also like