You are on page 1of 4

TV DIGITAL BRASILEIRA 12.09.

07

A TV digital brasileira discutida desde 1994, pela SET/Abert. Mas o governo comeou a se interessar pelo assunto somente em 1999, no governo de Fernando Henrique. A Fundao EpqD passou ento a realizar pesquisas e relatrios referentes ao assunto. Foi indicado, ento, pela Fundao, que o Brasil deveria usar o padro japons de televiso digital, mesmo que muitos no concordem que este seja o melhor padro para ser adotado por um pas como o Brasil. um sistema limitado que no d acesso a toda a populao, os menos favorecidos, continuariam de fora. Assim, o Estado no define qual seria o padro utilizado e o assunto esquecido. A questo s retomada em 23 de novembro de 2003, no governo Lula, pelo ministro Miro Teixeira. O assunto comea a ser discutido publicamente. Porm, o ministro de comunicao, Hlio Costa, terminou com este debate, limitando-o somente ao governo, tornando a deciso comercial e no social. Assim, o assunto ficou ao encargo de trs grupos: Um Comit Consultivo, com 23 empresas; Um Comit de Desenvolvimento, comandado por nove ministros; E um Comit com 22 gestores.

Algumas melhorias que a TV Digital trar so: Melhoria de imagem e som (qualidade prxima ao DVD); Interatividade local (como a SKY, por exemplo); Uma melhoria considervel na qualidade de transmisso via radio onde a qualidade FM seria obtida em estaes AM, e a qualidade de CD em estaes FM.

PALESTRA DO PROFESSOR VALRIO BRITTOS:

A televiso brasileira tem um grande problema que o monoplio. Em uma dimenso poltica podemos perceber que existem poucos canais disputando posies. Atualmente a Rede Globo tem este controle, devido a uma qualidade elevada que ela oferece em suas transmisses, aos horrios perifricos de sua programao e a boa aceitao do pblico, gerando uma grande penetrao. Em segundo lugar aparece a Rede Record, com muito menos con-

trole, mas que apresenta uma tima qualidade nos programas de fico. Isto acarreta, na parte social, em uma baixa incorporao da sociedade no controle da programao e, tambm, na parte comercial e comunicacional, a limitao da explorao da criatividade.

Uma breve analise nos permite ver com clareza este monoplio de Rede Globo:

Emissora

N geradores

GLOBO SBT RECORD BAND GAZETA

121 92 78 43 01 Programa Novela Paraso Tropical Jornal Nacional A Grande Famlia Casseta e Planeta Novela Sete Pecados Audincia 46% 37% 37% 33% 31%

Mas Com o passar dos anos a Globo vem perdendo audincia, por incrvel que isso possa parecer. Em 1995 ele tinha uma media de 65 pontos, em 2006 ela caiu para 51,9 pontos. J a Record aumenta sua audincia a cada ano. Em 1995 tinha apenas 3 pontos, mas em 2006 ela subiu para 14,7 pontos.

Entramos, ento, na fase de multiplicidade das ofertas: Nesta fase (que a que estamos entrando) iro surgir mais agentes disputando o controle, o que no quer dizer que alcanaro as grandes, mas aumentaro a diversidade de canais, mais opes. A TV pela internet tambm se enquadra neste processo, pois uma facilidade desta nova era digital. Para coroar este processo, surge a TV digital, unindo contedos e programas tradicionais aos contedos de televiso fechada (SKY, NET etc.).

QUESTES TCNICAS:

A televiso, atualmente, tem uma dimenso de 4x3, dividida em 525 linhas e colocada a, aproximadamente, 37 do ngulo de viso. A TV Digital passa a ter 16x9 de dimenso, dividida em 1080 linhas e colocada a 140 do ngulo de viso. Estas mudanas facilitam e melhoram a qualidade das transmisses. Mas no perodo de transio preciso tomar cuidado com os enquadramentos e os cortes pois nem todos tero de imediato as televises com essas dimenses. As grandes emissoras no vm vantagem alguma nesta mudana , pelo contrario, argumentam que: No tero dinheiro novo com isso, ou seja, no ser uma tecnologia que ira lhes dar mais lucro; Tero que investir alto na produo; Tero que produzir em qualidade mxima.

Quem sofrer os impactos desta nova tecnologia: Profissionais da rea de comunicao; Produtoras; Fbricas de equipamentos; Fabricas de softwares;

INTERAO ENTRE TELEVISO, INTERNET E PROPAGANDA:

Internet: Dados (Arquivamento, indexao, busca), mdia (Migrao, lugar de contedo, sobrenome on-line), relacionamento (Redes sociais, comunicao virtual, MSN, WIKI). Publicidade: Marketing, linguagem prpria, compra de espao, objetivos de marketing, solues criativas. Televiso: Protagonista entre mdias, cultura audiovisual, canais, meio de massa, membro da famlia.

Todas estas particularidades de cada servio, interagindo em busca de um nico objetivo resultam em facilidades para os consumidores, onde se pode comprar determinado produto pela internet ou at mesmo pela TV, que foi trabalhado em uma campanha publicitria. Ou seja: TV + Publicidade = Pblico = Internet + Publicidade

You might also like