You are on page 1of 8

Um pouquinho da fabricao da Cermica

A cermica fabricada apartir de argila mida, o que torna fcil de mold-la. Aps secagem completa da pea moldada ela submetida a altas temperaturas, em forno para cermica, onde feita a sua queima. Aps a cermica ser pintada, decorada ou esmaltada em sua superfcie, ela volta ao forno para nova queima. De acordo com o material e tcnicas utilizadas, podemos classificar a cermica em:
y y y

TERRACOTA: argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, s vezes, pintada. VIDRADA: o exemplo mais conhecido o azulejo. FAIANA: loua fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual pintam-se motivos decorativos.

Acho que assim j da pra ter uma noo de como chego ao resultado das minhas peas.

Cermica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A cermica (do grego "matria-prima queimada"[1][2] ) a atividade ou a arte de produo de artefatos cermicos. Qualquer classe de material slido inorgnico, no-metlico (no confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aproximadamente 540C) na manufatura. Geralmente uma cermica um xido metlico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir anies.[3]

Tipos de cermica
As cermicas so comumente dividas em dois grandes grupos:
Concepo artstica de um nibus espacial entrando na atmosfera terrestre, onde a temperatura atinge mais de 1.500C.
y

Cermica Tradicional - Inclui cermica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e tambm potes, vasos, tijolos e outros objetos que no tem requisitos to elevados se comparados ao grupo seguinte. Cermica "Avanada" criatura, ou de engenharia - Geralmente so materiais com solicitaes maiores e obtidos a partir de matria prima mais pura. so abstrados motivo,[4] ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratrios para fornos.[5]

Classificao
Os materiais cermicos podem ser classificadas de diversas formas, o mais usual classificao por aplicao. Outras formas de classificao mais aprimoradas so:
y

Composio qumica o xidos, Carbetos, Nitretos e Oxinitretos. Origem Mineralgica o Quartzo, bauxita, mulita, apatita, zircnia, entre outros. Mtodo de moldagem o Compresso isosttica, colagem por barbotina (slip casting), extruso e moldagem por injeo, calandragem entre outros.[6]

Histria da cermica
As peas de cermica mais antigas so conhecidas por arquelogos foram encontradas na Tchecoslovquia, datando de 24,500 a.C. Outras importante peas cermicas foram encontradas no Japo, na rea ocupada pela cultura Jomon h cerca de oito mil anos, talvez mais. Peas assim tambm foram encontradas no Brasil na regio da Floresta Amaznica com a mesma idade. So objetos simples. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporo correta de gua, e de endurecer aps a queima, permitiu que ela fosse destinada ao armazenamento de gros ou lquidos, que evoluram posteriormente para artigos mais elaborados, com bocais e alas, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decorao. Imagens em cermica de figuras humanas ou humanides, representando possivelmente deuses daquele perodo tambm so frequentes. Parte dos artesos tambm chegou a usar a argila na construo de casas rudes. Em outros lugares como na China e no Egito, a cermica tem cerca de 5000 anos. Tendo destaque especial o tmulo do imperador Qin Shihuang e seus soldados de terracota. No Egito, a arte de vidrar datada em cerca de 3000 anos a.C.. Colares de faianas vidradas aparecem entre as relquias do 3o. milnio, juntamente com estatuetas e amuletos. O mais velho fragmento de cermica vidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito. Outras manifestaes importantes na histria da cermica foram os Babilnicos e os assrios que utilizavam cermica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (sculo VI a.C.), bem como os persas com sua fabricao de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturando xidos metlicos, mtodo usado ainda nos nossos dias. Com o tempo, a cermica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas no sem contar com os esforos dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemes e norte-americanos. A esmaltao industrial teve incio por volta de 1830, na Europa Central.

Por muitos anos, as placas cermicas foram conhecidas como sinnimo de requinte e luxo. Aps a segunda Guerra Mundial, houve um grande aumento da produo de revestimento cermico, por consequncia do desenvolvimento de novas tcnicas de produo. Isso fez com que os preos comeassem a baixar, possibilitando a uma faixa maior de classes sociais a condio de adquirir o produto cermico. Nesta poca, as placas cermicas eram utilizadas primordialmente em banheiros e cozinhas. Com o passar dos anos, a indstria cermica se desenvolveu com grande rapidez. Novas tecnologias, matrias-primas, formatos e design foram desenvolvidos, o que proporcionou a migrao da cermica do banheiro e cozinha para outras partes da casa, alis, acabou migrando tambm para fora dos portes das residncias, indo para shoppings, aeroportos, hospitais, hotis, entre outros locais. No tocante da tecnologia atual, o uso da cermica no se restringe apenas aos tijolos refratrios, mas tambm em aplicaes aeroespaciais e de tecnologia de ponta, como na blindagem trmica de nibus espaciais, na produo de nanofilmes, sensores para detectar gases txicos, varistores de redes eltricas entre outros.

Cermica tradicional
As principais matrias-primas so o Feldspato (particularmente os potssicos), a slica e a argila. Alm destes trs principais componentes, as cermicas podem apresentar aditivos para o incremento de seu processamento ou de suas p ropriedades finais. Aps submetida a uma secagem lenta sombra para retirar a maior parte da gua, a pea moldada submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistncia mediante a fuso de certos componentes da massa, fixando os esmaltes das superfcies. A cermica pode ser uma actividade artstica, em que so produzidos artefactos com valor esttico, ou uma actividade industrial, atravs da qual so produzidos artefactos com valor utilitrio. De acordo com o material e tcnicas utilizadas classifica-se a , cermica em :
y y y y

terracota - argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, s vezes, pintada. cermica vidrada - o exemplo mais conhecido o azulejo. grs - cermica vidrada, s vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia. faiana - loua fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual pintam-se motivos decorativo.

Cermica artstica
Com possvel exceo do fabrico de tijolos e telhas, geralmente utilizados na construo desde a antiguidade na Mesopotmia, desde muito cedo a produo cermica deu importncia fundamental esttica, j que seu produto, na maioria das vezes, destinavase ao comrcio. Talvez por esta razo a maioria das culturas, desde seus albores, acabou por desenvolver estilos prprios que com o passar do tempo consolidavam tendncias e evoluam no aprimoramento artstico, a ponto de se poder situar o estado cultural de uma civilizao atravs do estudo dos artefatos cermicos que produzia. Afora a cermica para a construo, a cermica meramente industrial s ocorreu na Antiguidade em grandes centros comerciais, iniciando vigorosa etapa com a Revoluo industrial.

Com a utilizao da porcelana, a cermica alcanou nveis elevados de sofisticao. Um exemplo notrio da cermica artstica em Portugal a barrista Rosa Ramalho que usou a argila para criar as figuras surrealistas do seu imaginrio.

Cermica industrial
A indstria cermica responsvel pela fabricao de pisos, azulejos e revestimento de larga aplicao na construo civil, bem como pela fabricao de tijolos, lajes, telhas, entre outros. Ainda, o setor denominado cermica tecnolgica, responsvel pela fabricao de componentes de alta resistncia ao calor e de grande resistncia compresso. Atualmente a cermica objeto de intensa pesquisa tendo em vista o aproveitamento de vrias das propriedades fsicas e qumicas de um grande nmero de materiais, principalmente a semicondutividade, supercondutividade e comportamento adiabtico.

ARGILAS A argila um material proveniente da decomposio, durante milhes de anos, das rochas feldspticas, muito abundantes na crosta terrestre. As argilas se classificam em duas categorias: Argilas Primrias e Argilas Secundrias ou Sedimentares. As primeiras so formadas no mesmo local da rocha me e tm sido pouco atacadas pelos agentes atmosfricos. Possuem partculas mais grossas e colorao mais clara, so pouco plsticas, porm de grande pureza e possuem alto nvel de fuso. O caulim uma das argilas deste tipo. Argilas secundrias ou sedimentares so as que tm sido transportadas para mais longe da rocha me pela gua, pelo vento e incluindo ainda o desgelo. A gua especialmente tritura a argila em partculas de diferentes tamanhos, fazendo com que as mais pesadas se depositem primeiro, as outras vo de depositando de acordo com seu peso pelo decorrer do caminho, sendo que as mais leves se depositam onde a gua pra. As secundrias so mais finas e plsticas que as primrias, podendo, no entanto conter impurezas ao se misturarem com outras matrias orgnicas. O mineral bsico das argilas a caolinita. A argila um silicato de alumnio hidratado, composto por alumnio (xido de alumnio), slica ( xido de silcio ) e gua. Uma partcula de argila formada por uma molcula de alumnio - que contm dois tomos de alumnio e trs de oxignio, duas molculas de slica - que contm um tomo de silcio e dois de oxignio, e duas molculas de gua - com dois tomos de hidrognio e um de oxignio. Argilas e caulins so rochas. A composio qumica mais comum : 2SiO , AL O , 2H O , silicato aluminoso hidratado. So espalhados pela superfcie da terra chegando a basicamente 75% das rochas sedimentares do planeta. H uma grande variedade de materiais possveis de classificao neste grupo, quase todos possuem composio semelhante, mas h pequenas variaes. As argilas derivam em geral de rochas base do tipo cristalina e eruptiva como os feldspatos, granitos e basaltos que em um processo longo e lento de decomposio por efeito de agentes geolgicos como vento, chuvas, temperaturas frias e quentes e a eroso pelas partculas de areia que carregadas pelo vento causam a fragmentao da rocha macia em gros de vrios tamanhos. Argilas e caulins so materiais plsticos pois tm a propriedade de quando misturados com gua em devidas propores, apresentarem a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se quer. Quando secos ainda crus basta adicionar gua para que voltem ao estado de plasticidade.

A argila na natureza

TIPOS DE ARGILA

1. Argila natural: uma argila que foi extrada e limpa, e que pode ser utilizada em seu
estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substncias.

2. Argila refratria: Argila que adquire este nome em funo de sua qualidade de resistncia

3. 4.

5.

6.

7.

8.

ao calor. Suas caractersticas fsicas variam, umas so muito plsticas finas, outras no. Apresentam geralmente alguma proporo de ferro e se encontram associadas com os depsitos de carvo. So utilizadas nas massas cermicas dando maior plasticidade e resistncia em altas temperaturas, bastante utilizadas na produo de placas refratrias que atuam como isolantes e revestimentos para fornos. Caulim ou argila da china: Argila primria, utilizada na fabricao de massas para porcelanas. de colorao branca e funde a 1800C - pouco plstica, deve ser moldada em moldes ou formas pois com a mo impossvel. Argilas de bola (Ball-Clay): So argilas secundrias muito plsticas, de cor azulada ou negra, apresenta alto grau de contrao tanto na secagem quanto na queima. Sua grande plasticidade impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa com a gua. adicionada em massas cermicas para proporcionar maior plasticidade e tenacidade massa. Vitrifica aos 1300C. Argilas para grs: Argila de gro fino, plstica, sedimentria e refratria - que suporta altas temperaturas. Vitrificam entre 1250 - 1300C. Nelas o feldspato atua como material fundente. Aps a queima sua colorao varivel, vai do vermelho escuro ao rosado e at mesmo acinzentado do claro ao escuro. Argilas vermelhas: So plsticas com alto teor de ferro resistem a temperaturas de at 1100C porm fundem em uma temperatura maior e podem ser utilizadas com vidrados para grs. Sua colorao avermelhada escuro quando mida chegando quase ao marrom, quando biscoitada a colorao se intensifica para o escuro de acordo com seu limite de temperatura de queima. Bentonite: Argila vulcnica muito plstica, contm mais slica do que alumnio, se origina das cinzas vulcnicas. Apresenta uma aparncia e tato gorduroso, pode aumentar entre 10 e 15 vezes seu volume ao entrar em contato com a gua. Adicionada a argilas para aumentar sua plasticidade. Funde por volta de 1200C. Argilas expandida: A argila expandida produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas (1100oC), transformando-as em um produto leve, de elevada resistncia mecnica, ao fogo e aos principais ambientes cidos e alcalinos, como os outros materiais cermicos. Suas principais caractersticas so: leveza, resistncia, inrcia qumica, estabilidade dimensional, incombustibilidade, alm de excelentes propriedades de isolamento trmico e acstico. Desde o incio das pesquisas, a argila expandida apresentou excelentes qualidades, equivalentes aos melhores agregados citados na literatura internacional, sendo aplicada em obras de vulto e projeo como na pavimentao da ponte Rio - Niteri, na reconstruo do elevado Paulo de Frontin, dentre outras.

9. MASSAS CERMICAS
Alm das argilas existem outros materiais cermicos que misturados s argilas produzem as chamadas massas ou pastas cermicas. Alguns so adicionados como anti-plsticos e outros como fundentes. Os anti-plsticos reduzem o encolhimento das argilas quando secam, enquanto os fundentes abaixam a temperatura de vitrificao destas. s massas cermicas podemos adicionar Bentonite, Caulim, Carbonato de Clcio, Quartzo, Dolomita, Feldspato, Talco e Chamote. Os objetos cermicos podem ser produzidos atravs da mistura de duas ou mais argilas que misturadas iro adquirir uma caracterstica prpria e formaro o que chamamos de massa cermica. Porm, desde que sejam compatveis entre si, as argilas ou massas cermicas podem ser utilizadas juntas para a execuo de um corpo cermico. H misturas com argilas de tons diferentes o que possibilita um efeito muito interessante. Mas para serem misturadas na modelagem, as argilas ou massas precisam ser testadas quanto ao ndice de retrao, ou seja, a porcentagem do encolhimento em funo da sada da gua. Entendem -se como

compatveis as que encolhem em proporo semelhante no apresentando, portanto rachaduras durante a secagem e a queima. As massas cermicas podem ser classificadas de maneira geral em dois grupos, no primeiro as porosas (no vitrificadas), e as vitrificadas. So compostas por diferentes argilas e outros materiais cermicos. 1. PORCELANAS - Produzidas com argilas brancas, com 30 a 65% de caulim; 20% a 40% de feldspato e com 15 a 25% de quartzo. H variaes quando se fala de porcelanas especiais como as produzidas pela Manufatura Nacional de Svres, na Frana. 2. PORCELANA DE OSSOS - (Bon China) Pasta dura e translcida, branca e fina, composta basicamente de ossos calcinados (fosfato de clcio), que atua como fundente. Na sua composio entram aproximadamente uns 50% de ossos calcinados, uns 25% de feldspato e outros 25% de caulim. A temperatura para queima est entre 1200 e 1250C 3. LOUA - Granito, P de pedra, Mailica ou Faiana, so denominaes especiais que caracterizam determinadas produes. A massa da loua menos rica em caulim do que a porcelana e associada a argilas mais plsticas. So massas porosas de colorao branca ou marfim e precisam de posterior vitrificao. 4. GRS - Massa que queima alto como a porcelana e tambm de grande dureza. Em sua composio no entram argilas to brancas ou puras como na porcelana o que apresenta possibilidades de colorao avermelhada, branca, cinza, preto, etc. Depois de queimadas so impermeveis, vitrificadas e opacas. A temperatura de queima vai de 1150C a 1300C. 5. TERRACOTA ou ARGILA VERMELHA - Popularmente conhecida como barro. De grande plasticidade e em sua composio entram uma ou mais variedades de argilas. Produzidas sem tanta preocupao com seu estado de pureza, quando queimadas no mximo at 1100C adquirem coloraes que vo do creme aos tons avermelhados, o que mostra o maior ou menor grau da porcentagem de xido de ferro. Formadas por argilas ferruginosas. 6. MASSAS REFRATRIAS - Possuem um ponto de fuso muito alto, alm de 1600C. Podem suportar vrios choques trmicos e em sua composio no deve haver ferro. So massas argilosas misturadas com chamote de argilas petrificadas, que foram trituradas e queimadas.

MASSAS ESPECIAIS: 1. PAPER-CLAY - Argila com polpa de papel, quando queimada fica muito leve e

delicada. Dependendo da formulao essa massa pode produzida como um tipo de papier mach. Surge como uma possibilidade para escultores. 2. PASTA EGPCIA - Pode ser considerada como a mais antiga forma de vidrado, pois se sabe de sua utilizao desde 5000 anos A.C. uma pasta de preparo especial e seu aspecto vtreo se deve aos sais solveis de sdio, em forma de um p cristalino e seco que fica na superfcie durante o lento processo de secagem. No deve ser tocada em fase de secagem pois h que se evitar que o vidrado se solte. A pasta egpcia pouco plstica, podendo at ser adicionado ela a bentonita para melhorar a plasticidade. A queima fica em torno de 950C. As peas durante a queima devem ser colocadas em suportes cobertos com alumnio, evitando assim que se colem nos suportes ou placas.
FONTES DE CONSULTA: CLARK, Kenneth. The Potters Manual. London:Quarto Publishing Limited, 1992. COOLBEK, John. Materiales para el Ceramista. Barcelona: Ediciones CEAC, 1. Ed. Espaola, 1989. LEACH, Bernard. Manual del Ceramista. Barcelona: Editorial H. Blume, 1. Ed. Espaola 1981. NORTON, F.H. Ceramica para el Artista Alfarero. Mxico:C.E.C.S.A.,12. Impresin, 1976. SEDIN, Armando Moral. Cermica Artstica. So Paulo:Editor Folcomasucci, 1965.

O QUE NO ARGILA E NEM SER CERMICA: Cermica Plstica ou Polymer Clay Polymer clay o termo em ingls para argila plstica. um material plstico para modelagem, composto por partculas de PVC (Polyvinyl Chloride) - plastificantes (maleabilidade), antioxidantes e com pigmentos que quando aquecidas se fundem transformando-se em um plstico, duro, resistente e durvel. Sua variedade de cores e texturas tem possibilitado a confeco de peas como objetos de decorao, bijuterias, jias, esculturas, moldes de produtos, ms, brinquedos, bonecos de animao e artesanato em geral. Sua queima ocorre em forno convencional a 130C.

Observao: O material chamado de cermica plstica, uma massa de modelar, que tem o nome de cermica em funo de seu processo de modelagem e at de uma queima em baixssima temperatura. Cabe lembrar que o material no composto por material argiloso ou cermico, no devendo portanto ser confundido com a cermica.

You might also like