You are on page 1of 11

A WEB SEMNTICA E SUA APLICABILIDADE NO MEIO ACADMICO

Graycielli Athanasio Mendes, Ana Carolina Xaves Ferreira, Rafael Couto dos S. Lima
mendes.grace@gmail.com, anacarolinaxaves@yahoo.com.br, rafaelcoutolima@yahoo.com.br

Associao Educacional Dom Bosco, FCEACDB Resende, RJ, Brasil

RESUMO Este artigo tem por finalidade abordar de forma simplificada conceitos bsicos relacionados a Web Semntica, exemplificando atravs de suas principais ferramentas aplicaes na estrutura de um domnio acadmico. Palavras-Chave: Web Semntica, Ontologias, Aplicaes, Meio Acadmico.

1. INTRODUO
Com o advento do hipertexto trazido pela Web, onde o objetivo maior era apresentar interfaces mais atraentes, o nmero de usurios cresceu de forma significativa e com eles a quantidade de informaes indexadas. O crescimento desordenado da Internet tem resultado na deteriorao do desempenho da mesma, gerando dificuldades para localizao, acesso, apresentao e manuteno da informao. Atualmente, as ferramentas de busca so incapazes de alcanar resultados plenamente satisfatrios, trazendo juntamente com o que foi solicitado outras informaes que no atendem as necessidades do usurio. Isso ocorre em decorrncia da maneira como a Web foi implementada, no possuindo nenhuma estratgia satisfatria para a indexao dos documentos. Alm disso, a recuperao das informaes, baseia-se essencialmente em palavras-chave contidas no documento original, o que gera a dificuldade de determinar os contextos das informaes e conseqentemente a pertinncia das mesmas em relao ao que se est buscando. Diante disso, Tim Berners-Lee, autor do principal artigo sobre a Web Semntica props a evoluo da Web atual, atravs da estruturao da informao de forma padronizada, de modo que tanto humanos quanto agentes automatizados pudessem manipular estas informaes corretamente. Esta proposta abrange a atualizao das tecnologias e linguagens utilizadas para o desenvolvimento de pginas Web focalizando alm dos aspectos de exibio e apresentao dos dados, a descrio contextual da informao.

Diante da grande quantidade e diversidade de informaes, a Internet tornou-se uma das ferramentas de pesquisa e trabalho mais comuns no meio acadmico, sendo adotada em bibliotecas virtuais, cursos distncia, portais educacionais, pesquisas, na organizao e at mesmo na estrutura de uma instituio de ensino superior. Por isso, veremos neste artigo exemplos de como o

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

projeto da Web Semntica pode se aplicar organizao de dados no domnio de aplicao acadmico. 2. A WEB SEMNTICA
A Web Semntica um novo conceito de web, na verdade, no se trata da substituio da atual, mas sim uma extenso e refinamento desta. Visa tornar a rede mais competente, fazendo com que o contedo disponvel na Internet possa atender as solicitaes dos usurios com mais eficincia, atravs da anlise semntica dos documentos, consulta de ontologias e agentes inteligentes capazes de processar essas informaes. O pleno funcionamento dessa nova Web depende da estandardizao de tecnologias, linguagens e, principalmente, do uso de metadados descritivos. Dessa forma todos os usurios da web compartilharo de regras idnticas para o armazenamento de dados e descrio das informaes armazenadas.

O principal desafio da Web Semntica criar padres de linguagem para descrio de dados, onde os mesmos sejam definidos e ligados de tal forma que seus significados sejam legveis s pessoas e tambm operem como uma fonte de dados para que os computadores possam process-los automaticamente. 3. A LINGUAGEM XML
Hoje em dia, a maior parte das pginas Web so construdas com o uso da linguagem HTML (HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcao em HiperTexto). O HTML constitui um conjunto definido de tags que tratam somente da forma como os dados do documento sero exibidos. A linguagem HTML muito fcil de ser aplicada e por essa razo se tornou to popular entre usurios do mundo todo. Contudo, a ela possui muitas limitaes, principalmente no que se trata da impossibilidade de atribuir significado ao contedo textual de documentos. O XML (eXtensible Markup Language ou Linguagem Extensvel de Formatao) uma linguagem que surgiu para suprir as carncias do HTML. Com o XML possvel definir ou nomear Tags livremente e com isso, trat-las como objetos, atribuindo um significado conhecido pela aplicao na qual ela definida. Alm disso, ela permite a manipulao e a transferncia de dados pela Internet ou intranet de forma prtica e abrangente possibilitando que qualquer tipo de aplicao independente de sua linguagem, sistema operacional e plataforma possa manuse-los inteligivelmente, ou seja, o XML a linguagem mais indicada para a Web Semntica no tocante a descrever o contedo semntico e os significados contextuais dos documentos. A Figura 3.1 apresenta parte da bibliografia de uma disciplina marcada em XML. Este exemplo ressalta que a linguagem XML capaz de definir tags arbitrrias, tais como: <autor>, <local>, <editora>, entre outros. Atuando de acordo com a necessidade da aplicao.

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig. 3.1 Parte de uma bibliografia marcada em XML Devido s caractersticas funcionais do padro XML, o mesmo oficialmente recomendado pela W3C (World Wide Web Consortium) como padro de troca de dados na web. Contudo ainda existe um empecilho a ser transposto: a falta de padres na descrio de dados, assunto que trataremos a seguir.

4. A LINGUAGEM RDF
O RDF (Resource Description Framework ou Sistema de Descrio de Recursos) um padro de definio e manipulao de metadados para ser embutido na codificao XML. O que muitas pessoas confundem que embora o XML permita adicionar estruturas arbitrrias em seus documentos, no trata do significado (semntica) destas estruturas, ou seja, as tags XML permitiro um claro entendimento para o leitor humano, no entanto, para os computadores no haver diferena, j que essas tags tratam somente da sintaxe. Sendo assim, lanamos mo do RDF, a fim de adicionar semntica aos documentos. O RDF vale-se de estruturas ou afirmaes denominadas triplas, que so compostas de sujeito, predicado e objeto. Uma tripla RDF tambm pode ser chamada de declarao ou afirmao. Para compreender melhor a estrutura RDF, necessrio que os seguintes conceitos sejam esclarecidos: Resource (Recurso): constitui tudo o que descrito atravs de expresses RDF. Um recurso pode ser uma pgina Web, parte de uma pgina, entre outros. Os recursos so sempre nomeados atravs de URIs (Uniform Resource Identifier) que permitem a introduo de identificadores para qualquer entidade.

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Property (Propriedade): um atributo ou caracterstica que descreve o recurso. Uma propriedade representa tambm o relacionamento entre recursos.

Statement (Expresso/Afirmao): Corresponde associao de um recurso especfico, uma propriedade e um valor desta propriedade para este recurso. Uma declarao dividida em sujeito, predicado e objeto. O objeto desta declarao pode ser um recurso ou um literal.
Para compreender melhor como funciona a estrutura de uma declarao RDF aplicada a organizao de uma estrutura Acadmica, tomemos como exemplo a seguinte afirmao: Ana Carolina estudante de Sistemas de Informaes, onde o sujeito Ana Carolina, estudante de o predicado, e Sistemas de Informaes o objeto da declarao. O endereo correspondente a Ana Carolina no servidor da faculdade http://projetos.aedb.br/si2004/si20457073. Vejamos o exemplo na tabela 5.1. Tabela 4.1 - Modelo de declarao RDF Recurso (Sujeito) Propriedade (Predicado) Valor (Objeto) Ana Carolina http://projetos.aedb.br/si2004/si20457073 Estudante Sistemas de informao

Veja, agora, a figura 5.1 que representa o grafo da seguinte declarao: Graycielli estudante de Sistemas de Informaes, cursando a disciplina de Tpicos Avanados em informtica I, cujo professor Eduardo Barrre.

Figura 5.1 Grafo da declarao A figura 5.1 descreve o recurso curso de Sistemas de Informao, representado pelo site do mesmo; disciplina e professor so propriedades de sistemas de informao. Assim, conclumos que um recurso um objeto a ser descrito, no se tratando necessariamente do sujeito de uma declarao.

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

<?xml version=1.0?> <rdf:RDF xmlns:rdf=http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns# xmlns=http://www.inf.aedb.br/> <rdf:Description about=projetos.aedb.be/si2004/si20457042/> <telefone>99-9999-9999</telefone> <email>mendes.grace@gmail.com</email> <estudante> <rdf:Description ID=www.inf.aedb.br> <disciplina>Tpicos Avanados I</disciplina> <professor>Eduardo Barrre</professor> </rdf:Decription> </estudante> </rdf:Description> </rdf:RDF> Fig. 3.3 Sintaxe RDF Os grafos e declaraes so apenas meios de representar as idias que pretendemos relacionar atravs do RDF, afinal, para que as mquinas processem tais informaes necessrio que estas idias estejam codificadas, como est exemplificado na figura 3.3. Descrevemos os recursos atravs do elemento Description juntamente com uma lista de propriedades que se aplicam a esse recurso. As propriedades do primeiro recurso que estamos descrevendo so telefone e e-mail. Aqui, o elemento estudante indica a relao entre os recursos. O segundo elemento Description descreve o recurso Sistemas de Informao e suas propriedades disciplina e professor.

5. O PADRO DUBLIN CORE


RDF a base para processamento de metadados. Os metadados em documentos Web tm por finalidade definir caractersticas dos dados que descrevem, a forma com que sero utilizados, exibidos, ou mesmo seu significado em um contexto. Especificamente, no contexto de RDF, os metadados so utilizados para definir recursos da Web.

O autor de uma pgina pode criar a tag <AUTOR> em XML para descrever o fato de que aquela pgina especfica foi criada por ele, entretanto, outro sujeito poderia utilizar uma tag <CRIADOR> pelo mesmo ensejo, o que provocaria uma ambigidade e impossibilitaria a coerncia na recuperao de informaes. Por essa razo, a W3C e as comunidades de usurios tm trabalhado em conjunto para determinar os padres necessrios para o compartilhamento de informaes na Web. Neste contexto, foi criado o padro Dublin Core (Dublin Metadata Core Element Set), com a finalidade de estandardizar as nomenclaturas utilizadas na marcao semntica de documentos.

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

O padro Dublin Core composto de 15 elementos: TITLE - o nome dado ao recurso, ou ttulo; CREATOR - a pessoa ou organizao responsvel pelo contedo; SUBJECT - o assunto, ou tpico coberto pelo documento; DESCRIPTION - descrio do contedo; PUBLISHER - o responsvel por tornar o recurso ou documento disponvel; CONTRIBUTORS - aqueles que contriburam para o contedo; DATE - data em que o recurso foi tornado disponvel; TYPE - uma categoria preestabelecida para o contedo; FORMAT - o formato no qual o recurso se apresenta; IDENTIFIER - identificador numrico para o contedo, tal como uma URL; SOURCE - fonte de onde foi originado o contedo; LANGUAGE - a linguagem em que est escrito; RELATION - como o contedo se relaciona com outros recursos, como, por exemplo, se um captulo em um livro; COVERAGE - onde o recurso est fisicamente localizado; RIGHTS - um ponteiro ou link para uma nota de copyright; Como exemplo, considere a seguinte declarao: O trabalho Web Semntica foi feito por Graycielli. Explicitamente est descrito que o mesmo (trabalho) se encontra no endereo correspondente a matrcula de Graycielli no servidor. <?xml version=1.0?> <rdf:RDF xmlns:rdf=http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns# xmlns:DC=http://purl.org/dc/elements/1.0/> <rdf:Description about=projetos.aedb.be/si2004/si20457042/web semantica.doc> <DC:Creator>Graycielli</DC:Creator> <DC:Title>Web Semntica</DC:Title> <DC:Date>31-05-2006</DC:Date> </rdf:Description> </rdf:RDF> Figura 5.1 Cdigo RDF com Tags DC. Neste exemplo foram utilizadas as propriedades creator, title e date do padro Dublin Core, repare que aparecem sempre precedidas pelo prefixo DC.

4. ONTOLOGIAS
Aps a marcao e estruturao semntica do contedo das pginas, necessrio criar meios de viabilizar o processamento dos dados. Esse processamento

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

dever promover o intercmbio de informaes entre humanos e agentes informatizados. Para isso, as ontologias possibilitaro a compreenso de termos de forma consensual entre si. Alm disso, serviro de auxilio ao computador para deduzir significados de informaes inseridas nos documentos. A princpio o termo ontologia era mais popular no campo filosfico, mais especificamente na rea que trata do Existencialismo e questes metafsicas, na verdade, na rea de Tecnologia da Informao este termo comeou a ser utilizado a partir da dcada de 90 no ramo da Inteligncia Artificial. Podemos empregar ontologias para descrever um domnio de aplicao especfico. De maneira geral, uma ontologia comum define o vocabulrio com o qual as pesquisas e afirmaes so trocadas entre os agentes, registrando os significados dos termos e as relaes entre eles, organizando-os em uma classificao e contendo as vises primitivas de modelagem da informao. Para exemplificar o uso de ontologias de acordo com o que se prope este artigo faremos uso da DAML+OIL, desenvolvida pelo USAmerican/European Commitee, um projeto da DARPA (Defense Advanced Research Project Agency). A sintaxe utilizada para a implementao a RDF. As ontologias so compostas pelas descries de objetos e necessrio que se descreva o tipo de objeto que se est relacionando. Para demonstrar a utilidade de ontologias na organizao do meio acadmico, representaremos o domnio inerente ao curso de Sistemas de Informao.

Fig. 4.1 Ontologia de um Meio Acadmico Mais especificamente pretendemos representar as pessoas envolvidas nesse curso, portanto, podemos criar uma classe geral denominada Pessoas, atravs da tag Class:

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

<daml:Class rdf:ID=Pessoas> Declaramos a existncia de uma classe denominada Pessoas, porm, at este momento nenhuma informao foi fornecida a respeito da mesma. Para identificar e fazer comentrios sobre esta classe sero utilizadas as marcas label e comment.
<rdfs:label>Pessoas</rdfs:label> <rdfs:comment> Esta classe descreve as pessoas envolvidas no Curso de Sistemas de Informao. </rdfs:comment>

Para encerrar a descrio usa-se: </daml:Class>

Para que cada agente esteja representado coerentemente descreveremos os tipos de Pessoas que interagem no domnio de aplicao, tais como estudante, professor e coordenador, dessa forma, usa-se: <daml:Class rdf:ID=Professor> <rdfs:subClassOf rdf:resource= #Pessoas/> </daml:Class> <daml:Class rdf:ID=Estudante> <rdfs:subClassOf rdf:resource= #Pessoas/> </daml:Class> <daml:Class rdf ID=Coordenador> <rdfs:subClassOf rdf:resource= #Pessoas/> </daml:Class> A marca subClassOf afirma que o sujeito Professor e o sujeito Estudante so subclasses de seu objeto, o recurso identificado por #Pessoas. Para afirmar que Pessoas no podem ser Estudante e Professor ou Estudante e Coordenador simultaneamente, usam-se as marcas about e disjointWith: <daml:Class rdf:about= #Professor> <daml:disjointWith rdf:resource= #Estudante/> </daml:Class> <daml:Class rdf:about= #Coordenador> <daml:disjointWith rdf:resource= #Estudante/> </daml:Class> Uma propriedade ou uma relao binria conecta dois itens. Em DAML+OIL as propriedades relacionam objetos com outros objetos, ou objetos com valores de

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

tipo de dados. No exemplo seguinte, usa-se a marca ObjectProperty para definir a propriedade temMatricula para Estudante. <daml:ObjectProperty rdf:ID= temMatricula> <rdfs:domain rdf:resource= #Estudante/> <rdfs:range rdf:resource= Estudante/> </daml:ObjectProperty>
Neste caso a propriedade temMatricula aplicada somente a Estudante.

5. LGICA
atravs da camada lgica que so possveis os relacionamentos de informao e as inferncias (deduo) de conhecimento da Web Semntica. As regras de inferncia possibilitam aos agentes inteligentes (programas) o poder de raciocnio sobre os termos e seus significados e de raciocinar a respeito dos relacionamentos entre os conceitos (ontologia). Divide-se em trs nveis: Lgica (propriamente dita), Proof (prova) e Trust (Confiana). Em sua parte Lgica (lgica de descrio), o agente poder deduzir informaes. Por exemplo: O Histrico Escolar de um aluno mostra que este j cursou o Ensino Superior. O sistema (baseado em Web Semntica) afirma que, ao ter cursado Ensino Superior, est apto a fazer ps-graduao MBA e, caso tenha os requisitos necessrios (tais como artigos publicados no campo almejado), seria classificado tambm como apto a fazer mestrado. Se pusssemos esta regra em forma de algoritmo, seria: INCIO SE CURSOU(ALUNO, ENSINO SUPERIOR) = VERDADEIRO ENTO MBA = VERDADEIRO; SE REQUISITOS(ALUNO, MESTRADO) = VERDADEIRO ENTO MESTRADO = VERDADEIRO; SENO O ALUNO AINDA PRECISA CURSAR O ENSINO SUPERIOR PARA FAZER UMA MBA E/OU PS-GRADUAO; FIM. No nvel Proof, possvel verificar a consistncia dos dados acessveis na Web Semntica, pois, ao utilizar-se a lgica definida no nvel inferior, pode-se verificar a existncia de dados contraditrios e apont-los. Como exemplo podemos citar uma universidade que utiliza um sistema padronizado atravs da Web Semntica com o qual verifica se o aluno est apto a fazer sua inscrio para o vestibular. Para isto, o aluno envia seu Histrico Escolar para o sistema analisar. Este, por sua vez, utiliza a lgica que

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

10

Se o aluno cursou o Ensino Mdio, est apto a fazer sua inscrio para o vestibular, seno no poder, provando assim que o aluno pode (ou no) inscrever-se. Por fim, o nvel Trust baseia-se na assinatura digital, visando garantir a procedncia de um documento ou definio, o que vital para decidir se uma informao confivel ou no. As assinaturas digitais fornecem provas de que uma certa pessoa escreveu um documento ou afirmao. Pode-se assinar digitalmente qualquer contedo virtual (e.g. trabalhos acadmicos, dissertaes e teses), de forma que, durante uma pesquisa poder ser comprovada a procedncia e integridade daquele contedo; desta forma, o usurio pode decidir se a informao confivel ou no. Pode-se, ainda, criar um agente que trabalhe somente com dados confiveis na Web Semntica para que, alm de verificar a consistncia dos dados, possa ser programado para confiar ou no em uma fonte, atravs da assinatura digital.

6. WEB SEMNTICA: VANTAGENS PARA A EDUCAO BASEADA EM WEB No contexto da Educao Baseada em Web (EBW), ainda no existem meios automatizados para compartilhamento e reutilizao de objetos de aprendizagem entre aplicaes. Mesmo porque, grande parte dos sistemas, atualmente, utilizam linguagens e vocabulrios distintos para representao de tais informaes (assim como as demais aplicaes de outras reas), alm disso, se preocupam mais com a rea de gesto da educao, deixando as tarefas rotineiras dos professores, como planejamento de aulas e busca de materiais para ilustrao das mesmas em segundo plano. Atualmente, existem dificuldades em relao busca de materiais coerentes. Quando encontrado algum material til, ainda h dificuldade em reutiliz-lo, devido s adaptaes que precisam ser feitas. A Web Semntica cogitada entre meios de pesquisa e universidades para dar novos rumos a EBW, atravs das suas tecnologias. Uma soluo possvel desenvolver aplicaes educacionais nas quais os objetos de aprendizagem sejam baseados em ontologias. Esse processo de converso de tecnologias resultaria no ganho de eficincia na busca, recuperao e adaptao de materiais didticos. 7. CONCLUSO A Web Semntica um projeto inovador desenvolvido para acessar de maneira inteligente dados heterogneos, propondo uma evoluo baseada na eficincia de resultados. Entretanto, este no um projeto simples: organizar e estruturar todos os dados analisando-os semanticamente no uma tarefa fcil, visto que os cdigos tm que ser compreendidos tanto por seres humanos quanto por mquinas. Todavia, essa tecnologia pode ser aplicada em setores especficos (o que a torna um pouco menos densa), tais como a medicina, na tomada de decises mdicas, na geografia e na educao, atravs de bibliotecas virtuais, ensino a distncia, desenvolvimento de pesquisas, entre outros. Vale a pena ressaltar que o problema do contexto de semntica na web a falta de exemplos prticos que demonstrem como implement-la. Considerando o universo

III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

11

acadmico e sua influncia no avano da tecnologia e do conhecimento, importante buscar desenvolver exemplos reais de acordo com as necessidades vigentes. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BERNERS-LEE, Tim. HENDLER, James. LASSILA, Ora. The Semantic Web. Disponvel em:<http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=00048144-10D2-1C7084A9809EC588EF21> Acesso em: 24 fev. 2006. BERNERS-LEE, Tim. Semantic Web Road Map. Disponvel em: <http://www.w3c.org> Acesso em: 12 mar. 2006. CIUFFO, Leandro Neumann. Linguagens e Ferramentas para a Web Semntica. Disponvel: <http://www.areaweb.com.br/websemantica/index.xml> Acesso em: 15 mar. 2006. CHAHOUD, Juliana Jabra. RELATRIO DE ESTUDO: Web Semntica. Disponvel:<http://www.ime.usp.br/~yoshi/2003i/mac5701/Relatorios/Juliana.relatorio.pdf>. Acessado em: 09. mar.2006 DZIEKANIAK, Gisele Vasconcelos; KIRINUS, Josiane Boeira. WEB SEMNTICA. Disponvel:<http://www.encontrosbibli.ufsc.br/Edicao_18/2_Web_Semantica.pdf>. Acessado em: 08 mai. 2006. PARREIRA, Fernando Silva. Web Semntica: a soluo para o caos da Internet. Disponvel: <http://www.fernando.parreiras.nom.br/content/view/36/42/>. Acessado em: 08 mai. 2006. MORAIS, Erikson Freitas de. SOARES, Marcelo Borghetti. Web Semntica para Mquinas de Busca. Disponvel em: <http://www2.dcc.ufmg.br/~nivio/cursos/pa03/seminarios/seminario7/seminario7.pdf> Acesso em: 12 mar. 2006. SILVA, Geysa Cristina da; LIMA, Tarcsio de Souza. RDF e RDFS na Infra-Estrutura de Suporte Web Semntica. Disponvel em: <http://www.revolucao.etc.br/archives/introducao-a-semantica-web/> Acesso em: 12 mai. 2006. SOUZA, Renato Rocha. A Web Semntica e suas contribuies para a cincia da informao. 2003.

You might also like