You are on page 1of 6

Conflitos na Lbia

Bloco de Contedo
Geografia

Contedo
Poltica e cultura: fronteiras

Contedo relacionado
Este plano de aula est ligado ao seguinte especial, publicado em VEJA.com: Revoltas no Mundo Islmico - 28/02/2011

Objetivos
Discutir a natureza da crise poltica e das revoltas populares na Lbia e avaliar suas repercusses.

Contedos
Lbia: economia, poltica, cultura e sociedade; Revoltas e protestos populares.

Tempo estimado
Quatro aulas

Introduo
A exemplo do ocorrido na Tunsia e no Egito, agora a vez da Lbia - a maior revolta popular das ltimas dcadas tem por objetivo derrubar o ditador Muamar Kadafi, que governa o pas desd e 1969. Kadafi chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, que deps a monarquia de ento. A situao do pas, localizado no norte da frica, mais um captulo da forte onda de manifestaes populares no mundo rabe-muulmano. Revoltas esto instaladas no Imen e no Bahrein e comeam a chegar a Marrocos, Arglia e Om. Em comum com outros pases, a Lbia tem a presena de um mesmo ditador h dcadas, de profundas desigualdades socioeconmicas (com altas taxas de desemprego) e de ricas reservas de petrleo. Mas as coincidncias ficam por a. Diferentemente de outras naes, a Lbia no tem um exrcito estruturado que sirva de interlocutor com a sociedade (como no Egito) nem recortes religiosos bem definidos (caso de pases do Golfo Prsico). No um Estado-nao

coeso e com sentimento consolidado de identidade nacional (casos do Egito e da Tunsia). Ao contrrio, permanecem identidades tribais, manipuladas por Kadafi, e cises entre as trs grandes provncias do pas. A revolta na Lbia tem tambm contornos mais dramticos de violncia, se comparada s dos vizinhos. Essas caractersticas motivaram o Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU) a adotar sanes contra o governo Kadafi. Convide a turma para examinar o desenvolvimento dos confrontos na Lbia e a refletir sobre mais um episdio desta verdadeira primavera dos povos rabe-muulmanos, que traz esperana s populaes ao mesmo tempo em que causa perplexidade e incertezas no Ocidente.

Desenvolvimento
1 e 2 aulas Explique aos alunos que nas prximas quatro aulas todos levantaro dados e debatero sobre a situao atual da Lbia. As informaes levantadas serviro de material para a elaborao, em grupos, de paineis e quadros explicativos sobre o pas. Os trabalhos podero ser complementados com fotografias, mapas e tabelas. essencial que os alunos escrevam sobre as relaes entre os acontecimentos na Lbia e o quadro geral de mudanas em curso no mundo rabe-muulmano. O ideal que os grupos tenham no mximo quatro alunos. Os temas de produo de cada grupo podem ser: 1. Histria pr-Kadafi 2. Dados socioeconmicos 3. Cultura 4. Clima, relevo e vegetao 5. Ascenso e estilo do governo Kadafi 6. Lbia na comunidade internacional 7. Prespectivas Para se aproximar da questo, proponha turma uma roda de conversa sobre o que j sabem sobre os ltimos movimentos no pas. Recolha as impresses da turma e recomende a leitura do infogrfico Revoltas no mundo islmico. Em seguida, em pequenos grupos, eles podero fazer novos levantamentos em busca de dados sobre a Lbia. Auxilie os alunos nesta tarefa e acrescente novas informaes (veja os quadros a seguir).

Muammar Kadafi
De perfil reconhecidamente excntrico, dado a gestos megalomanacos e de pura autopromoo, Muamar Kadafi (ou Gadafi, ou ainda Gaddafi - seu nome, associado sua origem tribal, vem sendo escrito de vrias maneiras) filho de um casal de nmades bedunos. De formao militar, esteve no movimento que derrubou o rei Idris do poder em 1969. Em 1975, lanou o Livro Verde, um panfleto sobre poder popular e "democracia islmica" e, em especial, sobre o que ele chamou de "a mquina de governar" (sugira aos alunos que consultem a reportagem

Muamar Kadafi, o escritor). Entre suas medidas peculiares, est a constituio de uma fora militar presidencial formada por cerca de 3 mil homens, muitos deles mercenrios recrutados em pases africanos. Sua guarda pessoal composta somente de mulheres. Gosta de viajar acompanhado de uma massagista ucraniana e, mesmo em territrio estrangeiro, faz questo abrigar-se em tendas armadas em espaos pblicos. Gosta de trajar roupas tradicionais bedunas ou uniformes militares paramentados, quase sempre acompanhados de culos escuros e barba e cabelos minuciosamente tratados.

Lbia - territrio e economia


Situada no norte da frica, tendo Arglia, Egito e Tunsia como vizinhos, a Lbia possui hoje cerca de 6,5 milhes de pessoas. A grande maioria vive na faixa costeira, banhada pelo mar Mediterrneo, onde h ocorrncia de chuvas e possibilidade de desenvolver a agricultura. Ali esto tambm as grandes cidades, como a capital Trpoli e Benghazi. O petrleo, descoberto em 1959, responde por mais de 90% das exportaes. Desde 1969, com o golpe de Estado liderado pelo ento jovem coronel do exrcito, Muamar Kadafi, constituiu-se no pas uma repblica de partido nico, comandada com mo de ferro pelo governante. O PIB per capita elevado (13,8 mil dlares), mas a distribuio dos petrodlares pela populao desigual. H pobreza e precariedade nas cidades e o desemprego est na casa dos 30%. Assim como no caso do ditador Hosni Mubarak, derrubado do poder no Egito, a famlia de Kadafi possui recursos e investimentos em diferentes setores dentro e fora do pas e teria fortuna acumulada em torno de 70 bilhes de dlares. A Lbia composta por trs antigas provncias do Imprio Otomano: Cirenaica, a leste, primeiro espao dos conflitos atuais, dotado de grandes reservas de petrleo; Tripolitnia, onde est a capital Trpoli, trincheira final de Kadafi, e Fezzan, rea desrtica de baixa densidade demogrfica no sul-sudoeste e reduto de povos tuaregues. De maioria sunita, emerge no pas a questo tribal. So centenas de grupos: rabes, berberes arabizados, toubous, tuaregues nmades e semi-nmades, alm de comunidades estrangeiras como as de turcos e egpcios, criando fidelidades ou rivalidades em funo das origens tribais, e no propriamente por nuances polticas ou religiosas. Para se perpetuar no poder, Kadafi sempre manteve as Foras Armadas fracas e desunidas. Muitos dos batalhes so formados por linhagens tribais. em funo de aspectos como esse que se assistiu nos ltimos dias inmeras deseres de militares, sendo que muitos passaram a cerrar fileiras ao lado dos revoltosos e ajudaram a tomar cidades do leste, como Benghazi. No sculo XVI, o territrio passou para as mos do Imprio turco otomano, situao que perdurou at 1911. A regio foi invadida pela Itlia, no contexto do neocolonialismo, cuja ocupao se efetivou aps 1934. A independncia do pas ocorreu em 1951, mudando sua face e seu destino em 1959, com a descoberta de jazidas de petrleo. Em 1969, Kadafi chegou ao poder, na esteira do Pan-arabismo lanado por Gamal Abdel Nasser, lder egpcio.

Alm de governar o pas com mo de ferro ao longo de dcadas, sufocando e reprimindo qualquer tentativa de oposio, Kadafi levou a Lbia a um tortuoso percurso no cenrio internacional. Alm do apoio - incluindo fornecimento de armas - a grupos como o Exrcito Republicano Irlands (IRA) e o grupo separatista ETA (Espanha), o governo lbio teve envolvimento direto em atos terroristas no Oriente Mdio e na exploso de um jato da Pan Am, em 1988, em Lockerby, na Esccia, matando os 270 passageiros. Esse quadro levou ao aumento da tenso, em especial com os Estados Unidos, que lideraram sanes econmicas contra a Lbia na dcada de 1980 e o bombardeio de Trpoli e Benghazi, sob o argumento de que era preciso destruir campos de treinamento de terroristas. A ONU imps amplo embargo ao pas em 1992, envolvendo restries ao trfego areo, ao comrcio de armas e s relaes diplomticas. A partir de 2003, mediante multa em dinheiro e reconhecimento da autoria do atentado em Lockerby, propugnados pelo Conselho de Segurana da ONU, passou a haver distenso nas relaes do Ocidente com os lbios, em especial em funo do interesse no petrleo. Na pauta, esteve tambm o compromisso de Kadafi de combater o fundamentalismo islmico. Portanto, em funo desses interesses, o dspota seguiu governando com a anuncia do Ocidente, num regime desprovido dos elementos mais bsicos de cidadania e liberdades democrticas.

Lbia - Densidade e distribuio populacional


ampliar)

(Clique na imagem para

Imagem: Robles/Pingado.

Lbia - Grupos tnicos (Clique na imagem para ampliar)

Imagem: Robles/Pingado.

Lbia - Atividades econmicas

(Clique na imagem para ampliar)

Imagem: Robles/Pingado.

Solicite aos grupos que organizem em quadros-sntese as informaes e dados econmicosociais, polticos e os traos culturais da Lbia levantados na pesquisa. Como passo seguinte, converse com a turma sobre o desenrolar da revolta popular na Lbia. Esclarea que, diferentemente do ocorrido em pases vizinhos, nesse caso os eventos adquiriram carter de confronto armado entre foras do governo e manifestantes. Contam-se os mortos aos milhares e h notcias de inmeros episdios de brutal represso perpetrada pelos comandados de Kadafi, com disparos sobre a populao e at mesmo bombardeio de cidades. 3 e 4 aulas Retome os debates anteriores, destacando que o regime de Kadafi tentou bloquear a comunicao com a internet e impedir a presena da imprensa estrangeira no pas. Muitas informaes e imagens - sem data, confirmao ou autoria precisas - so enviadas ao exterior por manifestantes. Estimativas sobre mortos ou feridos so obtidas com base nos atendimentos nos hospitais das cidades tomadas pelos manifestantes (pea a leitura da matria Situao catastrfica na Lbia). A estratgia de Kadafi para tentar manter o poder vem sendo marcada por discursos que apelam para as influncias de fundamentalistas islmicos (como a Al Qaeda). O ditador tambm chama os opositores de "ces" ou "ratos" e afirma que muitos dos manifestantes so "jovens drogados". Esse ponto merece uma reflexo pela turma, j que, tanto na Lbia como nos outros vizinhos em convulso, grupos religiosos e organizaes fundamentalistas foram deslocados pelos acontecimentos e no tm tido qualquer liderana ou participao direta na organizao das revoltas populares. Em boa medida, isso pode representar um fracasso das propostas e aes defendidas por agentes do terror como a Al Qaeda. Informe que, apesar desse quadro, ficou evidente a utilizao das redes sociais pelos manifestantes para organizar a revolta, a exemplo do que ocorreu no Egito. Ao longo dos dias, as notcias deram conta que os manifestantes no retrocederam, mesmo diante da forte represso. Foram se apropriando de armas, tanques e veculos militares e tomando cidades (em primeiro lugar, as do leste) e espaos pblicos. Inmeros militares, incluindo os de alta patente, desertaram, recusando-se a cumprir ordens como a de disparar contra a populao civil. No vcuo de poder, j comeam a surgir comits populares organizados para administrar cidades e bairros. O cerco a Trpoli j est constitudo e a queda do ditador parece iminente. Reserve a ltima aula para a finalizao dos painis. Proponha a apresentao dos trabalhos e o

debate coletivo dos resultados, lembrando a importncia de a turma acompanhar as aceleradas mudanas na Lbia e em outros pases do norte da frica e do Golfo Prsico.

Avaliao
Leve em conta a participao de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Verifique o domnio de informaes e dos processos e conceitos em jogo. Examine com ateno a clareza e correo dos textos escritos e orais e a organizao dos paineis. Considere a possibilidade de desdobramentos desse trabalho.

Quer saber mais?


ATLAS NATIONAL GEOGRAPHIC: frica II: Egito. So Paulo: Ed. Abril, 2008 (vol. 10). Revolta popular no Egito - plano de aula SMITH, Dan. Atlas dos conflitos mundiais. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007

Consultoria Roberto Giansanti gegrafo e autor de livros didticos.

Comente
Comentrios (1)
MARCIA HELENA DA SILVA - Postado em 23/03/2011 22:39:57

You might also like