You are on page 1of 2

Jpiter - Sistema de Graduao Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade de Ribeiro Preto Contabilidade Disciplina: RCC0219 - Probabilidade e Estatstica Aplicadas

Contabilidade I
Crditos A ula: 4

Crditos Trabalho: 0 Tipo: Se m e stral

Objetivos Essa disciplina tem com o objetivo introduzir e a plica r e m conta bilidade conceitos b sicos de proba bilidade e e sta tstica que so utiliza dos nas re a s de controla doria e conta bilidade . O obje tivo e specfico forne ce r a os discentes conhe cim e ntos de com o cole ta r e processar da dos, construir tabe la s e gr ficos, perm itindo a de scri o e e nte ndim e nto dos fe nm enos estuda dos. Essa disciplina introduz distribuie s de proba bilida de, fundam entais pa ra e studos posteriores e nvolve ndo aplica e s de m todos quantita tivos. Em sum a , a disciplina qua lifica o discente a de scre ver e inte rpre tar da dos re laciona dos a fe nm enos contbe is, forne ce ndo-lhe , a l m disso, os conce itos b sicos ne ce ss rios ao se u conhe cim e nto e m proba bilida de e e statstica .

Docente(s) Responsvel(eis) Eva ndro Ma rcos Sa idel Ribe iro

Programa Resumido Descri o, Explorao e Com pa rao de Da dos. Distribuie s de proba bilida de . Distribuie s am ostra is. O Te ore m a C entral do Lim ite . C ole ta e an lise de da dos na re a contbil. Programa 1. Distribuies de freqncia, m e dida s de dispe rso, m edidas de posi o, va ria bilida de e assim etria . 2. P roba bilida de . 3. Distribuies de P roba bilida de Binom ial, Poisson e Distribui o de P roba bilida de Norm al. 4. Distribuies Am ostra is. 5. A Norm a l com o aprox im a o da Binom ia l. 6. De te rm inao de Norm a lida de . 7. Estim ativa s e Tam anhos Am ostra is. 8. Mdia P opula cional: s conhecido e s desconhecido. 9. Va rincia Populaciona l. 10. Distribuio . 11. Te ore m a C e ntral do Lim ite . A valiao Mtodo Aula s ex positiva s com a plicao de e xe rccios, tra ba lhos e provas.

Critrio A = (P+E), onde: A = aproveita m e nto; P = m dia da s prova s; E = m dia dos ex e rccios e tra balhos.

Norma de Recuperao AR = (A + R )/2, onde: AR = a prove itam ento na re cupe rao; A = Aprove ita m e nto obtido no crit rio a nte rior; R = nota obtida na prova do pe rodo de re cupe rao. Bibliografia B sica A) Triola , M.F. Introdu o Estatstica , 9 e d., LTC Editora , Rio de Ja neiro, 2005. C om plem enta r: A) Steve nson, W .J. Esta tstica Aplicada Adm inistra o. Ha rbra, So Pa ulo, 1986. B) Fre und, J.E. Esta tstica Aplica da Econom ia Adm inistra o e Conta bilida de , 11 e d., Book m a n, P orto Alegre, 2006. C ) Bussa b, W .O . e More ttin, P. A. Esta tstica B sica , 5 e d., Sa ra iva , S o P a ulo, 2004.

C lique pa ra consulta r o ofe recim e nto pa ra RC C0219.

You might also like