You are on page 1of 14

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


UNIDADE DIFERENCIADA - SOROCABA/IPER Engenharia de Controle e Automao

OMA
Oficina Mecnica para Automao

Acabamento de Superfcies Rugosidade Superficial

Professor.: Dr. Luiz Carlos Rosa

Rugosidade
Rugosidade das superfcies As superfcies dos componentes mecnicos devem ser adequadas ao tipo de funo que exercem. Por esse motivo, a importncia do estudo do acabamento superficial aumenta medida que crescem as exigncias do projeto. As superfcies dos componentes deslizantes, como o eixo de um mancal, devem ser lisas para que o atrito seja o menor possvel. J as exigncias de acabamento das superfcies externas da tampa e da base do mancal so menores. A produo das superfcies lisas exige, em geral, custo de fabricao mais elevado. Os diferentes processos de fabricao de componentes mecnicos determinam acabamentos diversos nas suas superfcies. As superfcies, por mais perfeitas que sejam, apresentam irregularidades. E essas irregularidades compreendem dois grupos de erros: erros macrogeomtricos e erros microgeomtricos. Erros macrogeomtricos so os erros de forma, verificveis por meio de instrumentos convencionais de medio, como micrmetros, relgios comparadores, projetores de perfil etc. Entre esses erros, incluem-se divergncias de ondulaes, ovalizao, retilineidade, planicidade, circularidade etc. Durante a usinagem, as principais causas dos erros macrogeomtricos so: defeitos em guias de mquinas-ferramenta; desvios da mquina ou da pea; fixao errada da pea; distoro devida ao tratamento trmico. Erros microgeomtricos so os erros conhecidos como rugosidade. Rugosidade o conjunto de irregularidades, isto , pequenas salincias e reentrncias que caracterizam uma superfcie. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrnicos, a exemplo do rugosmetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecnicos. Ela influi na: qualidade de deslizamento; resistncia ao desgaste; possibilidade de ajuste do acoplamento forado; resistncia oferecida pela superfcie ao escoamento de fluidos e lubrificantes; qualidade de aderncia que a estrutura oferece s camadas protetoras; resistncia corroso e fadiga; vedao; aparncia. A grandeza, a orientao e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas que, entre 2

outras, so: imperfeies nos mecanismos das mquinas-ferramenta; vibraes no sistema pea-ferramenta; desgaste das ferramentas; o prprio mtodo de conformao da pea. Conceitos bsicos Para estudar e criar sistemas de avaliao do estado da superfcie, necessrio definir previamente diversos termos e conceitos que possam criar uma linguagem apropriada. Com essa finalidade utilizaremos as definies da norma NBR 6405/1988. Superfcie geomtrica Superfcie ideal prescrita no projeto, na qual no existem erros de forma e acabamento. Por exemplo: superfcies plana, cilndrica etc., que sejam, por definio, perfeitas. Na realidade, isso no existe; trata-se apenas de uma referncia.

Superfcie real Superfcie que limita o corpo e o separa do meio que o envolve. a superfcie que resulta do mtodo empregado na sua produo. Por exemplo: torneamento, retfica, ataque qumico etc. Superfcie que podemos ver e tocar.

Superfcie efetiva Superfcie avaliada pela tcnica de medio, com forma aproximada da superfcie real de uma pea. a superfcie apresentada e analisada pelo aparelho de medio. importante esclarecer que existem diferentes sistemas e condies de medio que apresentam diferentes superfcies efetivas.

Perfil geomtrico Interseo da superfcie geomtrica com um plano perpendicular. Por exemplo: uma superfcie plana perfeita, cortada por um plano perpendicular, originar um perfil geomtrico que ser uma linha reta.

Perfil real Interseco da superfcie real com um plano perpendicular. Neste caso, o plano perpendicular (imaginrio) cortar a superfcie que resultou do mtodo de usinagem e originar uma linha irregular.

Perfil efetivo Imagem aproximada do perfil real, obtido por um meio de avaliao ou medio. Por exemplo: o perfil apresentado por um registro grfico, sem qualquer filtragem e com as limitaes atuais da eletrnica.

Perfil de rugosidade Obtido a partir do perfil efetivo, por um instrumento de avaliao, aps filtragem. o perfil apresentado por um registro grfico, depois de uma filtragem para eliminar a ondulao qual se sobrepe geralmente a rugosidade.

Composio da superfcie Tomando-se uma pequena poro da superfcie, observam-se certos elementos que a compem.

A figura representa um perfil efetivo de uma superfcie, e servir de exemplo para salientar os elementos que compem a textura superficial, decompondo o perfil. A) Rugosidade ou textura primria o conjunto das irregularidades causadas pelo processo de produo, que so as impresses deixadas pela ferramenta (fresa, pastilha, rolo laminador etc.). Lembrete: a rugosidade tambm chamada de erro microgeomtrico. 5

B) Ondulao ou textura secundria o conjunto das irregularidades causadas por vibraes ou deflexes do sistema de produo ou do tratamento trmico. C) Orientao das irregularidades a direo geral dos componentes da textura, e so classificados como: orientao ou perfil peridico - quando os sulcos tm direes definidas; orientao ou perfil aperidico - quando os sulcos no tm direes definidas. D) Passo das irregularidades a mdia das distncias entre as salincias. D1: passo das irregularidades da textura primria; D2: passo das irregularidades da textura secundria. O passo pode ser designado pela freqncia das irregularidades. Altura das irregularidades ou amplitude das irregularidades. Examinamos somente as irregularidades da textura primria.

E)

Critrios para avaliar a rugosidade Comprimento de amostragem (Cut off) Toma-se o perfil efetivo de uma superfcie num comprimento lm, comprimento total de avaliao. Chamase o comprimento le de comprimento de amostragem (NBR 6405/1988). O comprimento de amostragem nos aparelhos eletrnicos, chamado de cut-off (le), no deve ser confundido com a distncia total (l t ) percorrida pelo apalpador sobre a superfcie. recomendado pela norma ISO que os rugosmetros devam medir 5 comprimentos de amostragem e devem indicar o valor mdio.

A distncia percorrida pelo apalpador dever ser igual a 5 le mais a distncia para atingir a velocidade de medio lv e para a parada do apalpador lm. Como o perfil apresenta rugosidade e ondulao, o comprimento de amostragem filtra a ondulao.

A rugosidade H2 maior, pois le 2 incorpora ondulao. A rugosidade H1 menor, pois, como o comprimento le 1 menor, ele filtra a ondulao. Sistemas de medio da rugosidade superficial So usados dois sistemas bsicos de medida: o da linha mdia M e o da envolvente E. O sistema da linha mdia o mais utilizado. Alguns pases adotam ambos os sistemas. No Brasil - pelas Normas ABNT NBR 6405/1988 e NBR 8404/1984 -, adotado o sistema M. Sistema M No sistema da linha mdia, ou sistema M, todas as grandezas da medio da rugosidade so definidas a partir do seguinte conceito de linha mdia: Linha mdia a linha paralela direo geral do perfil, no comprimento da amostragem, de tal modo que a soma das reas superiores, compreendidas entre ela e o perfil efetivo, seja igual soma das reas inferiores, no comprimento da amostragem (le).

A1 e A2 reas acima da linha mdia = A3 rea abaixo da linha mdia. A1 + A2 = A3

Parmetros de rugosidade
Rugosidade mdia (Ra) a mdia aritmtica dos valores absolutos das ordenadas de afastamento (yi), dos pontos do perfil de rugosidade em relao linha mdia, dentro do percurso de medio (lm). Essa grandeza pode corresponder altura de um retngulo, cuja rea igual soma absoluta das reas delimitadas pelo perfil de rugosidade e pela linha mdia, tendo por comprimento o percurso de medio (lm).

Esse parmetro conhecido como: Ra (roughness average) significa rugosidade mdia; CLA (center line average) significa centro da linha mdia, e adotado pela norma inglesa. A medida expressa em micropolegadas ( in = microinch). A norma NBR 8404/1984 de indicao do Estado de Superfcies em Desenhos Tcnicos esclarece que a caracterstica principal (o valor) da rugosidade Ra pode ser indicada pelos nmeros da classe de rugosidade correspondente, conforme tabela a seguir. Classe de rugosidade N12 N11 N10 N9 N8 N7 N6 N5 N4 N3 N2 N1 Rugosidade RA (valor em m) 50 25 12,5 6,3 3,2 1,6 0,8 0,4 0,2 0,1 0,05 0,025

O desvio mdio aritmtico expresso em micrometro ( m). Rugosidade mxima (Ry) Est definido como o maior valor das rugosidades parciais (Zi) que se apresenta no percurso de medio

(lm). Por exemplo: na figura a seguir, o maior valor parcial o Z3, que est localizado no 3o cut off, e que corresponde rugosidade Ry.

O parmetro Ry pode ser empregado nos seguintes casos: Superfcies de vedao; Assentos de anis de vedao; Superfcies dinamicamente carregadas; Tampes em geral; Parafusos altamente carregados; Superfcies de deslizamento em que o perfil efetivo peridico. Rugosidade total (Rt) Corresponde distncia vertical entre o pico mais alto e o vale mais profundo no comprimento de avaliao (lm), independentemente dos valores de rugosidade parcial (Zi). Na figura abaixo, pode-se observar que o pico mais alto est no retngulo Z1, e que o vale mais fundo encontra-se no retngulo Z3. Ambos configuram a profundidade total da rugosidade Rt.

O parmetro Rt tem o mesmo emprego do Ry, mas com maior rigidez, pois considera o comprimento de amostra igual ao comprimento de avaliao. Rugosidade mdia (Rz) Corresponde mdia aritmtica dos cinco valores de rugosidade parcial. Rugosidade parcial (Z i) a soma dos valores absolutos das ordenadas dos pontos de maior afastamento, acima e abaixo da linha mdia, existentes no comprimento de amostragem (cut off). Na representao grfica do perfil, esse valor corresponde altura entre os pontos mximo e mnimo do perfil, no comprimento de amostragem (le). Ver figura a seguir.

O parmetro Rz pode ser empregado nos seguintes casos: Pontos isolados no influenciam na funo da pea a ser controlada. Por exemplo: superfcies de apoio e de deslizamento, ajustes prensados etc.; Em superfcies onde o perfil peridico e conhecido.

Representao de rugosidade
Simbologia: Norma ABNT - NBR 8404/1984 A Norma ABNT - NBR 8404 fixa os smbolos e indicaes complementares para a identificao do estado de superfcie em desenhos tcnicos. Quadro 1: Smbolo sem indicao Smbolo Significado Smbolo bsico; s pode ser usado quando seu significado for complementado por uma indicao. Caracteriza uma superfcie usinada, sem mais detalhes. Caracteriza uma superfcie na qual a remoo de material no permitida e indica que a superfcie deve permanecer no estado resultante de um processo de fabricao anterior, mesmo se ela tiver sido obtida por usinagem. Smbolos com indicao da caracterstica principal da rugosidade, RA Superfcie com rugosidade de valor mximo Ra = 6,3m e mnimo Ra = 1,6m.

10

Smbolo com indicaes complementares Smbolo Significado Processo de fabricao: fresar. Compromisso de amostragem cut off= 2,5mm. Direo das estrias: perpendicular ao plano; projeo da vista. Sobremetal para usinagem = 2mm. Indicao (entre parnteses) de um outro parmetro de rugosidade diferente de Ra, por exemplo, Rt = 0,4mm. O rugosmetro um aparelho eletrnico amplamente empregado na indstria para verificao de superfcie de peas e ferramentas (rugosidade). Assegura um alto padro de qualidade nas medies. Destina-se anlise dos problemas relacionados rugosidade de superfcies.

Processo da determinao da rugosidade Esse processo consiste, basicamente, em percorrer a rugosidade com um apalpador de formato normalizado, acompanhado de uma guia (patim) em relao ao qual ele se move verticalmente. Enquanto o apalpador acompanha a rugosidade, a guia (patim) acompanha as ondulaes da superfcie. O movimento da agulha transformado em impulsos eltricos e registrados no mostrador e no grfico. Tabelas e informaes gerais importantes.

11

12

Ra 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,08 0,1

APLICAES TPICAS DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL Blocos-padro, rguas triangulares de alta preciso: guias de aparelhos de medida de alta preciso. Aparelhos de preciso, suoperfcies de medida em micrmetros e calibres de preciso. Calibradores, elementos de vlvulas de alta presso hidrulicas. Agulhas de rolamentos, suuperacabamento de camisa de bloco de motor. Pistas de rolamentos, pecas de controle de alta preciso. Vlvulas giratrias de alta presso, camisas de blocos de motores. Agulhs de rolamentos de grandes dimenses, colos de virabrequim. Assentos cnicos de vlvulas, eixos montados sobre mancais de bronze, teflom, etc., a velocidades mdias.

13

0,15 0,2 0,3 0,4 0,6 1,5

2 3 4 5a 15 Maior Peas fundidas, forjadas e laminadas. que 15 BIBLIOGRAFIA:

Rolamentos de dimenses mdias, colos de rotores de turbinas e redutores. Mancais de bronze, nilon, etc. Cones de cubos sincronizados de caixa de cmbio de automveis Flancos de engrenagens. Pistas de assento de agulhas de cruzetas em cardas, superfcie de guia de elementos de presiso. Vlvulas de esfera, tambores de freio Assentos de rolamentos em eixos com carga pequena, eixos e furos para engrenagens, cabeas de pisto. Superfcies usinadas em geral, eixos, chavetas de preciso, alojamentos de rolamentos. Superfcies usinadas, superfcies de referncia, de apoio, etc. Superfcies desbastadas por operao de usinagem Superfcies fundidas, superfcies estampadas.

AGOSTINHO. O L; RODRIGUES. A C S; LIRANI, J: Tolerncias, ajustes,desvios e analise de dimenes, Ed 2004, Editora Edgard Blucher, S Paulo

14

You might also like