You are on page 1of 5

PLACA-ME

Vale a pena consertar? Muito pouco pode ser feito em termos de conserto de uma placa de CPU moderna. Essas placas no foram feitas para serem consertadas. Se realmente existir um defeito, provvel que seja necessrio fazer a substituio por uma nova. Veremos agora alguns pontos que devem ser tentados antes de condenarmos uma placa, bem como alguns tipos de consertos que podem funcionar. Lembre-se que a troca da placa de CPU por uma nova pode ser uma opo altamente vantajosa. Alm de termos maior desempenho, evitamos consumir um nmero muito grande de horas de laboratrio, o que pode acabar custando mais caro que uma placa nova. Montagem por partes - A pesquisa por defeitos em uma placa de CPU envolve testes com o menor nmero possvel de componentes. Primeiro ligamos a placa de CPU na fonte, no boto Reset e no alto falante. Instalamos tambm memria RAM, mesmo que em pequena quantidade. O PC dever funcionar, emitindo beeps pelo alto falante. A partir da, comeamos a adicionar outros componentes, como teclado, placa de vdeo, e assim por diante, at descobrir onde ocorre o defeito. Nessas condies, o defeito provavelmente no est na placa de CPU, e sim em outro componente defeituoso ou ento causando conflito. Confira os jumpers - Todos os jumpers da placa de CPU devem ser checados. Erros na programao dos clocks e voltagens do processador impediro o seu funcio namento. Chipset danificado - Quando temos uma placa de diagnstico, a deteco de problemas pode ser muito facilitada. Mesmo quando a placa de CPU est inativa, alguns cdigos de POST podem ser exibidos. Se o cdigo diz respeito a um erro nos controladores de DMA, controladores de interrupo ou timers (circuitos que fazem parte do chipset), podemos considerar a placa como condenada, j que no ser possvel substituir o chipset. BIOS danificado - Uma placa de CPU pode estar ainda com o BIOS defeituoso (uma placa de diagnstico apresentaria este resultado, o display ficaria apagado). No possvel substituir o BIOS pelo de outra placa (a menos que se trate de outra placa de mesmo modelo), mas voc pode, em laboratrio, experimentar fazer a troca. Se beeps forem emitidos, ou se uma placa de diagnstico passar a apresentar valores no display, fica caracterizado que o BIOS original est defeituoso ou apagado. Capacitor danificado - A placa de CPU pode estar com algum capacitor eletroltico danificado. Com o passar dos anos, esses capacitores podem apresentar defeitos, principalmente assumindo um comportamento de resistor, passando a consumir corrente contnua. Desta forma, deixam de cumprir o seu papel principal, que fornecer corrente aos chips durante as flutuaes de tenso. Toque cada um dos capacitores e sinta a sua temperatura. Se um deles estiver mais quente que os demais, provavelmente est defeituoso. Faa a sua substituio por outro equivalente ou com maior valor de tenso, de capacitncia e de faixa de temperatura.

Figura 4 Capacitor eletroltico.

Cristais danificados As placas de CPU possuem vrios cristais, como os mostrados na figura 5. Esses frgeis componentes so responsveis pela gerao de sinais de clock. Os cristais mais comuns so apresentados na tabela abaixo.
Freqncia Funo 32768 Hz Este pequeno cristal, em forma de cilindro, gera o clock para o CMOS. Define a base para contagem de tempo. 14,31818 Nos PCs antigos, este cristal servia apenas para gerar o sinal OSC que MHz enviado ao barramento ISA. Sem ele a placa de vdeo pode ficar total ou parcialmente inativa. Algumas placas de expanso tambm podem deixar de funcionar quando o sinal OSC no est presente. Algumas placas de diagnstico so capazes de indicar se o sinal OSC est presente no barramento ISA. Nas placas modernas este cristal importantssimo, pois usado como referncia pelo chip gerador de clocks, e a partir dele gerado o clock do processador, das memrias, dos barramentos, etc. Portanto quando este cristal est danificado o computador fica totalmente inativo. 24 MHz Este cristal responsvel pela gerao do clock para o funcionamento da interface para drives de disquetes. Quando este cristal est danificado, os drives de disquete no funcionam.

Figura 5 Cristais de uma placa de CPU.

Nem todos os clocks so gerados diretamente por cristais. Existem chips sintetizadores de clocks, como o CY2255SC, CY2260, W48C60, W84C60, CMA8863, CMA8865, CY2273, CY2274, CY2275, CY2276, CY2277, ICS9148BF, W48S67, W48S87, entre outros. Esses chips geram o clock externo para o processador e outros clocks necessrios placa de CPU, como por exemplo o clock necessrio ao barramento USB. Todos esses clocks so gerados a partir de um cristal de 14,31818 MHz, o mesmo responsvel pela gerao do sinal OSC. Nessas placas, se este cristal estiver danificado, no apenas o sinal OSC do barramento ISA ser prejudicado todos os demais clocks ficaro inativos, e a placa de CPU ficar completamente paralisada.

Normalmente os chips sintetizadores de clocks ficam prximos ao cristal de 14,31818 MHz e dos jumpers para programao do clock externo do processador. Dificilmente esses chips ficam danificados, mas o cristal pode quebrar com um pequeno choque mecnico.
Figura 6 Um chip sintetizador de clock. Observe o cristal 14.31818 MHz ao seu lado, bem como os jumpers para selecionamento do clock externo do processador.

Reguladores de voltagem Esses so os componentes responsveis por gerar as tenses necessrias aos processadores. Recebem em geral 5 volts ou 3,3 volts (dependendo da fonte) e geram tenses de acordo com as voltagens interna e externa requeridas pelos processadores. As sadas dos reguladores podem ser medidas com um multmetro, e em caso de defeito (normalmente o regulador fica frio e com 0 volts na sada) possvel ser feita a substituio por um similar. Encontrar um regulador similar pode ser uma tarefa rdua. Uma forma simples mas que depende de sorte encontrar um regulador bom em uma placa de sucata. Outra forma usar o nmero do componente para fazer uma busca na Internet, localizando o seu datasheet no site do fabricante. A partir da podemos procurar nas lojas de eletrnica, um outro regulador com mesmas caractersticas de pinagem, tenso e potncia. trabalho para quem est altamente envolvido com eletrnica, por isso muitas assistncias tcnicas preferem condenar a placa e instalar uma nova.
Figura 7 Reguladores de voltagem.

Interface de teclado Muitas placas de CPU produzidas at aproximadamente 1997 utilizam uma interface de teclado formada pelo chip 8042. Em geral este chip possui a indicao Keyboard BIOS. Todos esses chips so compatveis. Em caso de mau funcionamento na interface de teclado, voc pode procurar obter este chip em uma placa de CPU danificada, encontrada venda em sucatas eletrnicas.

Figura 8 Interface de teclado 8042.

Troca do processador A culpa de todo o problema pode ser o prprio processador, por estar danificado. Voc pode fazer o teste instalando em seu lugar outro processador equivalente, ou ento outro modelo que seja suportado pela placa de CPU. Neste caso ser preciso, antes de lig-la com o novo processador, configurar corretamente os jumpers que definem os clocks e voltagens do processador. Instale uma interface auxiliar Uma placa de CPU pode ficar com uma determinada interface danificada. Como essas interfaces esto localizadas nos chips VLSI, invivel consert-las. Para no condenar a placa s por causa de uma interface, podemos desabilitar no CMOS Setup a interface danificada e deixar a placa funcionar sem esta interface. Uma COM1 no far falta, pois podemos ligar o mouse na COM2, ou ento na interface para mouse padro PS/2. Uma outra soluo instalar uma placa IDEPLUS de 16 bits. Devemos deixar esta placa com todas as suas interfaces desabilitadas (isto feito atravs dos seus jumpers) e habilitar apenas a interface correspondente que est defeituosa na placa de CPU. O custo desta placa IDEPLUS muito menor que o de uma placa de CPU nova. Vazamento da bateria - Baterias de nquel-cdmio podem vazar, deixando cair um cido que deteriora as trilhas de circuito impresso sua volta. Voc ver na parte afetada, uma crosta azul, que o resultado da reao entre o cido e o cobre das trilhas de circuito da placa. Quando a rea deteriorada muito grande, preciso descartar a placa de CPU. A figura 9 mostra um vazamento que no chegou a causar estragos significativos.
Figura 9 Uma bateria com vazamento. Observe o ataque que o cido fez na placa.

Quando isto ocorre devemos antes de mais nada retirar a bateria. Usamos spray limpador de contatos e algodo para limpar a parte corroda. Pode ser possvel recuperar a rea afetada, raspando os terminais dos componentes (em geral no existem chips prximos da bateria, apenas resistores, capacitores, diodos, etc) e reforando a soldagem. Tambm pode ser necessrio reconstruir trilhas de circuito impresso corrodas pelo cido. Use uma pequena lixa para raspar a parte afetada do cobre, e aplique sobre o cobre limpo, uma camada de solda. Solde uma nova bateria e deixe o PC ligado para carreg-la. Se as funes do PC estiverem todas normais, a placa de CPU estar recuperada. Use esmalte de unhas transparente para cobrir a rea da placa na qual foi feito o ataque pelo cido. O cobre exposto poder oxidar com o tempo, e o esmalte funcionar como o verniz que os fabricantes aplicam sobre as placas para proteger o cobre da oxidao. Se continuar com problemas ser pre ciso comprar uma nova placa de CPU.

Figura 10 Protegendo a placa me com cola plstica.

Veja o estrago que a placa de CPU da figura 10 sofrer em caso de vazamento da bateria. Logo ao seu lado existe um chip VLSI, no caso o Super I/O, que se estragar, deixar o PC sem interface de disquetes, seriais, paralela, CMOS e vrias outras funes. Voc pode reduzir bastante o risco de dano por vazamento, cobrindo a rea em torno da bate com cola ria plstica. Espere algumas horas at a cola secar, antes de ligar novamente o computador.

melhor comprar uma placa nova Uma placa de CPU pode estar com um chip VLSI danificado, ou uma trilha partida, ou ainda um capacitor, diodo, bobina ou transistor danificado. Chegamos ao ponto em que para consertar a placa seria ne cessrio usar um osciloscpio, ter o esquema da placa, equipamento especial para soldagem e dessoldagem de componentes VLSI, e principalmente, chips VLSI para reposio. Levando em conta que o preo de uma placa nova relativamente baixo, no vale a pena investir nesses equipamentos, e nem perder vrias horas neste tipo de conserto. hora de desistir de consertar a placa e comprar uma nova.

You might also like