You are on page 1of 12

O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE POSSES RURAIS NA AMAZNIA.

Patrcia de Amorim Rgo 1 Leila Arajo de Medeiros 2 Mrcia Regina Pereira 3 Meri Cristina Amaral Gonalves 4 INTRODUO:

A inteno do presente estudo no , absolutamente, fazer uma incurso terica acerca do instituto jurdico da posse, tema repleto de controvrsias. Tampouco se prope a aprofundar o licenciamento ambiental per si, outro instituto suficientemente polmico. O objetivo , to somente, a partir de uma viso crtica e menos dogmtica do Direito, fazer uma reflexo acerca das normas positivadas que regem os referidos institutos e a sua implementao na realidade amaznica, tendo como referncia as experincias vivenciadas no mbito do Ministrio Pblico do Estado do Acre, na prtica de mediao de conflitos scioambientais, envolvendo posseiros de reas rurais.

EXPOSIO:

O conceito de posse rural tem encerrado inmeras discusses, suscitando as mais divergentes opinies no campo doutrinrio. um conceito que desde a sua origem no Direito Romano vem se transformado bastante e de l para c muito evolui, mas foi no Sc. XIX que surgiram as duas grandes teorias que influenciaram os Cdigos modernos, em especial, o Cdigo Civil brasileiro: a teoria subjetiva, defendida pelo jusfilsofo alemo Friedrich Karl von Savigny, em seu Tratado da Posse, de 1803, e a teoria objetiva,
Bacharel em Direito pela UFRN, Procuradora de Justia do Ministrio Pblico do Estado do Acre, Coordenadora da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrrios, Urbanismo e do Patrimnio Histrico e Cultural do Ministrio Pblico do Estado do Acre e aluna regular do Curso de Mestrado em Direito Internacional da UFSC. 2 Bacharel em Engenharia Agrcola pela UNICAMP, Secretria-Geral da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrrios, Urbanismo e do Patrimnio Histrico e Cultural do Ministrio Pblico do Estado do Acre e aluna regular do Curso de Direito da UFAC. 3 Bacharel em Direito pelo Instituto Benetti, Procuradora de Meio Ambiente do Estado do Acre e aluna regular do Curso de Mestrado em Direito Internacional da UFSC. 4 Bacharel em Cincias Biolgicas e em Direito pela UFAC, Promotora de Justia do Ministrio Pblico do Estado do Acre, Promotora Titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Rio Branco, e aluna regular do Curso de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC.
1

desenvolvida pelo tambm filsofo alemo Ihering. E muito embora marcante a diversidade de concepes de posse no sistema jurdico, impossvel cogitar o tema, sem fazer referncia a estas duas teorias. Para Savigny, dois elementos, conjugados entre si do vida posse: o elemento material denominado corpus que representa o poder fsico sobre a coisa, e o elemento subjetivo, o animus, que a vontade de possuir. Assim, para a teoria subjetiva, a posse o poder de disposio fsica de uma pessoa sobre a coisa com a inteno de t-la para si e de defend-la de toda e qualquer interveno alheia. Portanto, s haver posse quando o possuidor detiver a coisa com animus domini, ou seja, com a inteno de ter a coisa como sua. ela, portanto, um fato em sua origem e sua existncia independe de todas as regras de direito. J para Ihering o elemento objetivo e no o subjetivo que caracteriza a posse. Destarte, a posse, segundo a teoria objetiva, uma exteriorizao do domnio e dos poderes a ele inerentes, ou seja, o modo pelo qual o proprietrio usa de fato sua propriedade, dandolhe uma destinao econmica. A posse , pois, um interesse juridicamente protegido e, portanto, um direito. Conforme se v, a definio de posse no tarefa simples. Hodiernamente ainda persiste a discusso em torno das teorias formatadas no sc. XIX pelos filsofos alemes: seria a posse um fato, um direito, ou teria uma natureza dupla? De uma forma geral, a posse entendida como:

...um estado de fato, pelo qual uma pessoa tem em seu poder uma coisa, isto , detm-na na sua guarda ou para seu uso, com ou sem nimo a ter coisa prpria. Este estado de fato pode ou no corresponder a um direito da pessoa que exerce o poder sobre a coisa; tomado em considerao s por si e, sob determinadas condies; por um lado tutelado pelo ordenamento jurdico e produz, por outro lado efeitos vrios at o ponto de se transformar num estado de direito (PEREIRA, 2000, p.38).

Com efeito, o conceito de posse est ligado idia de: estado de fato que antecedeu a propriedade na apreenso e utilizao dos bens, para a satisfao das necessidades do homem; fato reconhecido pelo Direito (utilizao do bem com um fim social e econmico); relao do homem com a terra; e instituto jurdico independente da propriedade. No direito positivo brasileiro, possvel identificar as seguintes referncias ao instituto da posse: no Cdigo Civil, nos arts. 1196 a 1224, que convencionamos denominar de

posse civil; no Estatuto da Terra (Lei n 4504/64) e na Lei agrria (Lei n 8629/93), a posse agrria; e na Constituio Federal, art. 231, que trata da posse indgena. Contudo, no seria errado afirmar que tais referncias representam a codificao de apenas algumas possibilidades, mas no uma teoria geral para todas as manifestaes encontradas na realidade atual, em face da complexidade e da diversidade das relaes sociais contemporneas. Tal posio defendida pelo Jurista Jos Carlos Moreira, citado por Benatti (2003, p. 43), ao assinalar que:

...todas as tentativas de incluso da posse numa das categorias dogmticas conhecidas falham por causa de algumas de suas singularidades que com elas no se ajustam, e no por outro motivo que desanimados, em razo das peculiaridades que a posse apresenta, de a enquadrarem em qualquer das categorias jurdicas da dogmtica moderna, vrios autores se tm limitado a salientar que a posse uma figura especialssima, e, portanto, sui generis.

Partidrio da mesma corrente, o professor Benatti afirma que:

...um dos principais motivos deste impasse terico no enquadramento do instituto da posse , em primeiro lugar, resumi-lo apenas a um conceito jurdico, com uma viso hegemonicamente civilista. O segundo aspecto deve-se ao fato de que todas as interpretaes apresentadas sobre as concepes desenvolvidas por Savigny e Ihering, assim como de outros autores, partiram do pressuposto de que estes conceitos deveriam ser uma teoria geral da posse, ou seja, encontravam nestas idias uma noo larga, compreendendo todos direitos (2003, p. 43, grifo do autor).

E continua:

...esta necessidade da universalidade como critrio jurdico fundamental faz parte da concepo positivista, tanto assim, que os conceitos universais so aceitos com muita facilidade pelos juristas devido a sua prpria formao terica (2003, p. 44).

Finalizando sua argumentao, sustenta o professor Benatti (2003, p. 45), a negao de uma teoria geral da posse, mas to somente uma pluralidade de concepes de posse e observa que:

...mesmo se tratando de um nico instituto jurdico, devido aos diferentes momentos histricos e as influncias econmicas, sociais e ambientais, foram sendo construdas diferentes concepes para a posse. Sua referncia no cdigo civil a codificao de algumas possibilidades e no uma teoria geral para todas as manifestaes de posse.

De fato, os conceitos da legislao positivada, definitivamente, no contemplam as formas de apossamentos encontradas na vida cotidiana, porquanto so inadequados para responder a todas as manifestaes sociais e jurdicas contemporneas, especialmente na Amaznia, em face da complexidade e heterogeneidade ambiental e cultural desta regio. Tal contradio entre o Direito positivo que considera apenas a concepo do sistema legal estatal e a realidade, representada pela diversidade de apossamentos no oficiais, construdas no contexto histrico e nas prticas cotidianas insurgentes, tem gerado freqentemente, no cenrio amaznico, graves conflitos de cunho scio-ambiental, com nefastas conseqncias para a ordem pblica, para as populaes que ali residem e, em especial, para o meio ambiente. Na Amaznia, possvel identificar, basicamente, trs formas de apossamentos rurais: 1 - os projetos de assentamentos e/ou colonizao, em terras particulares, atravs de desapropriao de latifndios, ou em terras pblicas, realizados nos moldes da poltica oficial de regularizao fundiria, a maioria fruto da expanso da fronteira agrcola; 2- as posses existentes nas unidades de conservao, tais como florestas nacionais e estaduais, reservas extrativistas, reservas de desenvolvimento sustentvel, estas duas ltimas conquista dos povos tradicionais da floresta, atravs da sua luta de resistncia; 3- as posses tradicionais de extrativistas, ribeirinhos e pequenos produtores. justamente no ltimo grupo apontado, ou seja, as posses rurais que no fazem parte de unidades de conservao ou assentamentos oficiais, cujos titulares so seringueiros e ribeirinhos que embora ocupando, h dcadas, espaos da floresta amaznica, nunca tiveram suas reas regularizadas, encontram-se totalmente desprezados pelas polticas oficiais e margem da legalidade, onde se manifestam os conflitos, foco do presente estudo. Como se sabe, tais formas de apossamentos no oficiais so frutos da ocupao econmica da regio marcada pela migrao de nordestinos que, fugindo da seca, vieram trabalhar na explorao dos seringais nativos para produo da borracha, inicialmente, em meados do sc. XVIII, para o abastecimento da indstria europia de pneumticos e artefatos de borracha e, num segundo momento, j no incio do sculo passado, para atender as

demandas da 2 Grande Guerra (os denominados soldados da borracha). Estes migrantes trabalhadores estabeleceram-se na regio, constituindo famlias e ocupando extenses considerveis de terra, onde se situavam as estradas de seringa e a colocao. Posteriormente, a partir da dcada de setenta, com a expanso da fronteira agrcola, iniciou-se na regio a implantao da atividade pecuria, sendo que muitas famlias de seringueiros, por vrias geraes, permaneceram em suas colocaes praticando o extrativismo e a agricultura de subsistncia sem, contudo, deter a propriedade da terra, mas to somente a sua posse. A ausncia de regularizao fundiria das reas ocupadas tem por dcadas impedido esses extrativistas e pequenos produtores de cumprirem as exigncias legais para a implantao de suas atividades laborais, at mesmo da agricultura de subsistncia, uma vez que o licenciamento ambiental e a conseqente averbao da rea de reserva legal, pressupostos para o desenvolvimento dessas atividades, tm como pr-requisito legal, a apresentao do ttulo do imvel, via de regra, inexistente, relegando-os, assim, absoluta clandestinidade, e muitas vezes, sujeitando-os responsabilizao civil, administrativa e at mesmo penal pelos rgos ambientais e pelo prprio Ministrio Pblico. De outra parte, tal situao tem gerado como conseqncia, a absoluta falta de controle dos desmatamentos e queimadas realizados nessas reas, altamente numerosas e dispersas espacialmente, uma vez que a impossibilidade de licenciamento ambiental, por ausncia de reconhecimento oficial, impede, por conseguinte, o monitoramento e a fiscalizao, ou seja, o controle ambiental nas referidas reas de posses. Apenas para ilustrar a magnitude do problema, segundo dados oficiais da Estao Grfica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre, no Estado do Acre, 54,92% da totalidade dos desmatamentos efetuados no ano de 2004 esto na escala de at 10 hectares, sugerindo, desta feita, que mais da metade dos desmates ocorreram em pequenas reas rurais, o que sem sombra de dvida, demonstra que tal situao no pode e nem deve ser mais ignorada. Importante ressaltar que, embora no haja estatstica oficial, parte expressiva desses apossamentos est em reas de reserva legal de grandes e mdias propriedades rurais regularmente tituladas ou mesmo griladas. Com a falncia dos seringais e a poltica de expanso agrcola para a regio fomentada pelo Governo, a partir do final da dcada de 60, extensas reas de florestas foram vendidas ou apropriadas indevidamente, para fins de implantao de pecuria e agricultura extensiva, tendo boa parte dos novos adquirentes, por oportunidade da averbao da reserva legal de que trata o disposto no art. 44 do Cdigo

Florestal, atualmente alterado pela Medida Provisria n 2166-67, de 28.08.2001, de forma irregular e mesmo de m f, gravado com o referido nus, as reas de suas propriedades ocupadas pelas populaes tradicionais que ali j habitavam h dcadas, ignorando os seus direitos possessrios e impossibilitando-as de exercer as atividades habitualmente desenvolvidas, como a agricultura de subsistncia. De fato, as grandes propriedades privadas rurais da Amaznia, via de regra, foram constitudas, ignorando-se os apossamentos de famlias extrativistas que ali se encontravam de forma absolutamente legtima h geraes, desrespeitando, conforme j assinalado, os seus direitos possessrios e ainda, a legislao ambiental, ante a descaracterizao destas reas ocupadas para os fins da reserva legal florestal. Tal fato tem ensejado conseqncias danosas ao meio ambiente, uma vez que embora inexistindo qualquer reconhecimento oficial dos referidos apossamentos rurais, os mesmos existem e neles so exercidas atividades degradantes para o meio ambiente, como por exemplo, a agricultura de subsistncia, implicando em desmatamentos e queimadas normalmente ignorados pelos rgos oficiais que, quando resolvem agir, se limitam a sancionar os pequenos produtores e extrativistas, sem adotar providncias efetivas com relao origem do problema, fazendo perdurar, assim, o ciclo vicioso de omisso histrica estatal frente ao tema. Importante ressaltar, ainda, que a ausncia de reconhecimento oficial dessas reas de posse tem condenado seus titulares negao do acesso a uma srie de benefcios, tais como: crdito oferecido pelas instituies financeiras s atividades produtivas desenvolvidas; assistncia tcnica e extenso agroflorestal; e benefcios previdencirios, como a aposentadoria rural; deixando tais populaes literalmente excludas e margem da legalidade. Destarte, considerando que mesmo no regularizadas tais ocupaes so absolutamente legtimas, no h como se admitir do intrprete legal frente ao quadro acima delineado, especialmente, do membro do Ministrio Pblico que tem como misso precpua fazer valer os direitos insculpidos na nossa Carta Magna, uma postura excessivamente dogmtica e monista da anlise do Direito, que aceita apenas como fenmeno jurdico o que foi codificado pelo Estado, o que, no caso da Amaznia, impe, consoante j demonstrado, uma viso de uso que massacra as formas originais de posse construdas historicamente pelas populaes que ali habitam, ignorando, destarte, os problemas sociais e ambientais da advindos. Urge, portanto, a necessidade de se colocar em pauta a discusso desta temtica, a fim de que a leitura jurdica da posse venha a se aproximar da realidade de

milhares de trabalhadores rurais que vivem nesta regio, repensando conceitos e paradigmas secularmente ordenados que no mais conseguem responder s demandas atuais, visando alcanar meios que permitam uma sada para tais contradies decorrentes da crise e da ineficcia da legalidade monista vigente. Com efeito, somente uma viso pluralista e crtica do Direito possibilitar avanar sobre a compreenso de posse na Amaznia e a criar mecanismos jurdicos para o reconhecimento dessas posses sui generis. imprescindvel, pois, divorciar-se do dogmatismo jurdico convencional, tal como aponta Wolkmer (1997, p. XV):

...tanto a nvel terico quanto prtico, logicamente possvel, para alm dos meios de regulamentao institudos e at agora dominantes (normas costumeiras, judiciais e legais), a existncia concorrente e paralela de expresses normativas no estatais, no derivadas dos canais oficiais e formalizadas, mas emergentes das interaes e das flutuaes de um processo de auto-regulao em constante recriao.

Ao enfatizar a importncia da escolha do pluralismo jurdico como novo modelo poltico e jurdico de validade, caracterizado por formas alternativas de produo de juridicidade e por modalidades democrticas e emancipatrias de prticas sociais, bem assinala Wolkmer (1997, p. XII-XIII):

...o modelo de cientificidade que sustenta o aparato de regulamentao estatal liberal-positivista e a cultura normativista lgico-formal j no desempenha a sua funo primordial, qual seja a de recuperar conflitos do sistema institucionalmente, dando-lhes respostas que restaurem a estabilidade da ordem estabelecida. Na medida em que o aparato de modelos institucionais desta ordem apresenta-se insuficiente para dar conta de suas funes, tornando as relaes sociais previsveis e regulares, a srie de sintomas disfuncionais deflagra a crise deste aparato, da emergindo formas alternativas que todavia carecem de um conhecimento adequado. As atuais exigncias tico-polticas colocam a obrigatoriedade da busca de novos padres normativos, que possam melhor solucionar as demandas especficas advindas da produo e concentrao do capital, das profundas contradies sociais, das permanentes crises institucionais e das ineficazes modalidades de controle e de aplicao tradicional da justia. Da a relevncia do tema abordado, tendo em vista a prioridade, hoje, de se questionar, repensar e reconhecer as mais diversas e crescentes manifestaes normativas noestatais/informais, reflexos de um fenmeno maior, que o pluralismo jurdico.

Desta feita, Wolkmer (1997, p. XV) entende que as respostas para os conflitos gerados pela normativa atual s ocorrero na medida nas seguintes condies:
...pela ruptura com esse aparato hegemnico incidindo na constituio gradual e alternativa de um novo paradigma societrio de produo normativa. A condio bsica para a realizao concreta desse intento implica a retomada e construo de um pluralismo jurdico que se revele aberto, descentralizado e democrtico, bem como contemple a transformao de carncias e necessidades na positivao de novos direitos.

Com esse propsito, iniciou-se, no ano de 2003, no mbito do Ministrio Pblico do Estado do Acre em parceria com a Procuradoria da Repblica, um processo de discusso participativa, para resoluo dos conflitos emergentes desta problemtica, com a realizao de uma srie de reunies e audincia pblicas, envolvendo todos atores, instituies governamentais e no governamentais, que pudessem contribuir para tanto. Desta feita, procurou-se ampliar o debate para alm da questo do controle ambiental e da regularizao fundiria, a partir da compreenso de que a necessidade do pequeno produtor em desmatar anualmente resulta, dentre outras causas, do atraso tecnolgico a que est condenado, da ausncia de assistncia tcnica e de informaes. Foram envolvidas nesse processo, as instituies representativas dos pequenos produtores: Central nica dos Trabalhadores - CUT, Comisso Pastoral da Terra -CPT, Federao dos Trabalhadores Rurais do Acre - FETACRE, Conselho Nacional dos Seringueiros - CNS, Sindicatos Rurais e Associaes de Produtores Rurais e Extrativistas; as instituies pblicas e no governamentais de pesquisa, fomento e extenso agroflorestal: Secretaria Estadual de Assistncia Tcnica e Extenso Agroflorestal SEATER, a Secretaria Estadual de Extrativismo e Produo Familiar SEPROF, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA, a Universidade Federal do Acre UFAC e o Grupo de Pesquisa e Extenso em Sistemas Agroflorestais do Acre PESACRE; e as demais instituies governamentais envolvidas diretamente com a problemtica: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA/AC, o Instituto do Meio Ambiente do Acre - IMAC, o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA/AC, o Instituto de Terras do Acre - ITERACRE, a Defensoria Pblica do Estado do Acre e Procuradoria Geral do Estado PGE. Aps vrias reunies com as instituies pblicas e representativas da sociedade, foram realizadas duas audincias pblicas, que contou com a participao dos interessados, ou seja, os detentores da posse. A primeira foi realizada em Rio Branco, em

24.06.2004, com a participao de cerca de 600 (seiscentas) pessoas (extrativistas e pequenos produtores), tanto de Rio Branco, como de municpios e localidades vizinhas: Porto Acre; Bujari, Senador Guiomard e Sena Madureira, dentre outros. A segunda audincia pblica foi realizada em Brasilia, em 30.06.2004, com participao de cerca de 400 (quatrocentas) pessoas e tambm contou com a participao de produtores de outros municpios: Assis Brasil, Epitaciolndia e Xapuri. A realizao dessas audincias foi de uma importncia mpar para esses trabalhadores, pois pela primeira vez estavam ali, com eles, reunidos os rgos pblicos que poderiam ouvir e dar encaminhamento para uma srie de problemas que os afligem diuturnamente. Todo esse processo de negociao entre as partes, coordenado pelo Ministrio Pblico, teve sempre como finalidade dar uma soluo concreta e relativamente gil ao problema, a partir da construo de consensos entre os atores envolvidos, assegurando a participao das comunidades interessadas, especialmente considerando que estes beneficirios pertencem a uma categoria historicamente colocada margem da sociedade, sem acesso a um de seus direitos fundamentais: a terra, com sua riqueza maior a floresta, condio primordial para a sua sobrevivncia humana. O coroamento desse processo se deu com a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta TAC, em 02.08.2004, tendo como compromitentes o Ministrio Pblico Estadual e o Ministrio Pblico Federa, e como compromissados, os seguintes rgos: a Defensoria Pblica do Estado do Acre, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA/AC, o Instituto do Meio Ambiente do Acre - IMAC, o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA/AC, o Instituto de Terras do Acre - ITERACRE, a Secretaria Estadual de Assistncia Tcnica e Extenso Agroflorestal - SEATER e a Secretaria Estadual de Extrativismo e Produo Familiar SEPROF. Com um prazo de vigncia de dois anos, permitida a prorrogao, o ajustamento de conduta foi firmado tendo como objetivo primordial convergir interesses comuns dos compromissados, para assegurar o desenvolvimento scio-ambiental nas posses rurais existentes no Estado do Acre, buscando a regularizao fundiria, a implementao do licenciamento ambiental, bem como o aprimoramento do controle e fiscalizao dos desmatamentos clandestinos e explorao irregular de madeira, inclusive em reas protegidas (reserva legal e reas de preservao permanente), e a assistncia tcnica e tecnolgica aos posseiros, visando incentivar a utilizao de prticas menos degradantes. Assim, o TAC centrou-se em trs eixos bsicos: Licenciamento e Controle Ambiental; Regularizao Fundiria; e Assistncia Tcnica e Tecnolgica.

Quanto ao Licenciamento Ambiental pelos rgos competentes, antes vedado, restou pactuada a possibilidade pelos posseiros informais de converso de, no mximo 01(um) hectare de floresta primria e 01 (um) hectare de capoeira, sendo autorizado, para fins de explorao de produtos florestais, o volume mximo de 10 metros cbicos por hectare, sendo vedado o licenciamento em reas de conflitos pela posse da terra j judicializados, bem como em reas de reserva legal devidamente averbadas pelo proprietrio, problema este que deixou de ser enfrentado. Aos rgos ambientais, IMAC e IBAMA, tambm restou enfatizada a obrigao dos mesmos quanto fiscalizao e o monitoramento das reas de posse licenciadas no que tange ao cumprimento da legislao ambiental. No tocante Regularizao Fundiria, foi estabelecida a obrigao pelo rgo ambiental competente, IMAC, do encaminhamento de todos os processos de licenciamento ambiental em reas de posse rural recebidos aos rgos de regularizao fundiria, ITERACRE e INCRA, para a realizao dos estudos e levantamentos tcnicos, tais como elaborao de mapas com memoriais descritivos e discriminao dos lindeiros, levantamento da cadeia dominial dos ttulos de propriedade onde houver e informaes georreferenciadas, para a adoo de medidas administrativas e judiciais necessrias regularizao, com o posterior envio, quando for o caso, Defensoria Pblica que dever tambm adotar medidas judiciais, para fins da regularizao fundiria das reas licenciadas. Segundo o pactuado, a SEATER e a SEPROF realizaro oficinas de capacitao em tcnicas sustentveis, envolvendo as reas licenciadas, cabendo SEPROF a elaborao, em parceria com o pblico-alvo das oficinas, dos Planos de Desenvolvimento Comunitrio e SEATER o acompanhamento da execuo dos mesmos. Em face da complexidade da execuo do programado, ficou estabelecido que o licenciamento e o controle ambiental abrangeria todo o Estado e que a regularizao fundiria e a assistncia tcnica seriam implementados, nesses dois primeiros anos, apenas para uma rea piloto, sendo eleita a Regio do Baixo Acre, a mais antropizada, compreendendo sete municpios: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Plcido de Castro, Acrelndia, Porto Acre e Bujari. Aps esse perodo, a meta replicar a experincia para as outras regies do Estado. Objetivando assegurar a participao da sociedade no processo, ficou criado o Grupo de Trabalho Permanente - GT, composto pelas partes signatrias, bem como pela EMBRAPA, UFAC, PGE e pelas entidades da sociedade civil, ligadas ao objeto do TAC e interessadas em participar, com o propsito de discutir, implementar e acompanhar as aes necessrias ao cumprimento das obrigaes pactuadas, cujas reunies devem ocorrer em

intervalos no superiores a quatro meses, para avaliao da execuo dos compromissos firmados, atravs dos relatrios quadrimestrais encaminhados pelos compromissados acerca do cumprimento de suas respectivas obrigaes. Como cedio, o TAC, instrumento previsto na Lei n 7347/85, tem eficcia de ttulo executivo extrajudicial, sujeitando os compromissados s sanes previstas na legislao, de forma cumulativa, em caso de descumprimento, ainda que parcial, das obrigaes ajustadas. Todavia, em face da natureza, da complexidade e do ineditismo das obrigaes pactuadas que demandam uma soma considervel de recursos tcnicos, financeiros e de pessoal, alm de muitas outras adversidades intrnsecas problemtica, como a dificuldade de acesso s reas rurais na regio, a burocracia estatal e cartorial, as mudanas polticas nos rgos pblicos e o prprio fator cultural no tocante ao avano do desmatamento e do uso fogo, evidencia-se que a execuo e o acompanhamento do referido instrumento no ser tarefa fcil, sendo este o maior desafio, especialmente, para o Ministrio Pblico, em razo do papel estratgico que tem ocupado no decorrer de todo o processo. possvel que no se consiga atingir integralmente o objetivo pactuado: fazer com que posseiros informais passem a ser proprietrios de suas terras, explorando-as de modo sustentvel, respeitando a natureza e a legislao ambiental, no prazo de dois anos. Contudo, o que se pode testemunhar desta iniciativa quo importante se mostra o dilogo entre os vrios atores envolvidos, a fim de contribuir para a resoluo dos conflitos, atravs do encaminhamento de uma soluo eficaz e relativamente rpida. Importante ressaltar tambm a postura jurdica crtica adotada pelos rgos ministeriais que diante da crise e do esgotamento das normas vigentes que no oferecem respostas satisfatrias aos reclamos sociais e ambientais insurgentes, buscaram uma outra direo, um outro referencial epistemolgico comprometido com as mudanas da sociedade e com a vida humana digna, sem a qual no teria sido possvel avanar sobre a compreenso jurdica de posse na Amaznia e criar alternativas para o reconhecimento dessas posses sui generis e para a efetiva proteo e gesto dos recursos ambientais.

CONCLUSES

1-

A referncia de posse no Cdigo Civil apenas uma das possibilidades

e no uma teoria geral para todas as manifestaes de apossamento; 2A questo da posse na Amaznia, em razo da heterogeneidade do meio

ambiente, assim como de sua populao regional, assume uma complexidade maior, razo pela qual imprescindvel o reconhecimento oficial de outras formas de apossamento da terra, ocorrendo a partir da o reconhecimento da posse dos trabalhadores agro-extrativistas da Amaznia, a partir de um novo paradigma, assentado nas condies histricas, nas prticas cotidianas e no uso sustentvel dos recursos naturais; 3Diante da crise e do esgotamento das normas jurdicas vigentes e do

modelo jurdico atual que no oferece respostas satisfatrias aos reclamos sociais e ambientais insurgentes, somente uma viso crtica e pluralista do Direito, isto , o Direito entendido no apenas como norma que orienta e preside as relaes sociais, mas como instrumento de emancipao e de transformao social, comprometido com a vida digna, com a tarefa de resguardar e defender a cidadania possibilitar avanar sobre a compreenso de posse na Amaznia e a criar mecanismos jurdicos para o reconhecimento dessas posses sui generis e para a efetiva proteo e gesto dos recursos ambientais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. AQUINO, lvaro Antnio Sagulo Borges de. A posse e seus efeitos. So Paulo: Atlas, 2000. BENATTI, Jos Heder. Posse agroecolgica e manejo florestal. Curitiba: Juru, 2003. PEREIRA, Carlos Alberto de Campos Mendes. A disputa da posse. So Paulo: LTr, 1999. RIO GRANDE DO SUL. Ministrio Pblico. Centro De Apoio Operacional De Defesa Do Meio Ambiente. Coletnea de legislao ambiental. Porto Alegre: Procuradoria-Geral de Justia, 2003. WOLKMER, Antnio Carlos. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. So Paulo: Alfa Omega, 1997. WOLKMER, Antnio Carlos. Introduo ao pensamento jurdico crtico. So Paulo: Saraiva, 2002.

You might also like