You are on page 1of 4

ETEC Jorge Street Prova de Telecom I

Aluno: _______________________________________ N ____

Curso: Eletrnica

Turma: __________

Data: ___/____/____

01) A Rede Telefnica Pblica Comutada (RTPC): I - uma rede de comunicao (analgica ou digital), com acessos analgicos pelo assinante. II - Destina-se, basicamente, ao servio de telefonia, oferecendo suporte comunicao de dados na faixa de voz (entre 300 Hz e 3400 Hz). III - uma rede de telefones pblicos que ficam disponveis nas ruas. IV -Foi desenvolvida exclusivamente para o uso da tecnologia VOIP. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. A( B( C( D( E( ) Somente as afirmativas I e III esto corretas. ) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. ) Somente as afirmativas I e II esto corretas. ) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. ) Somente a afirmativa IV est correta.

02) Sabe-se que um sistema de comunicaes o conjunto de equipamentos e materiais eltricos e eletrnicos essenciais para a composio do sistema fsico de comunicao. Sobre esse sistema, analise as afirmaes abaixo se verdadeiras ou falsas. ( ) A fonte de informao pode ser considerada a cpsula que converte o sinal de udio em sinal eltrico. ( ) Na transmisso de voz, o transdutor o microfone, que converte a voz humana em sinais eltricos analgicos. ( ) Na recepo do sistema tambm h um transdutor, que realiza papel idntico ao do transdutor de transmisso. ( ) O canal de comunicaes o meio fsico entre a parte de transmisso e a parte de recepo. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. A( B( C( D( E( ) F/ V/ F/ V ) V/ F/ V/ F ) V/ F/ F/ V ) V/ V/ F/ V ) NDA

03) DTMF (Dual-Tone Multi-Frequency) : A( B( C( D( E( ) um sistema de identificao do nmero do telefone que originou a chamada. ) um sistema de discagem que combina os tons de duas frequncias. ) um circuito de proteo contra linha cruzada. ) uma frequncia utilizada pelas centrais telefnicas para gerar o tom de discagem. ) um teclado especial para fazer ligaes telefnica somente para sistema Voz sobre IP.

04) A hibrida um dispositivo existente nos aparelhos telefnicos responsvel pela: A( B( C( D( E( 05) ) pelo controle e identificao de chamadas. ) pela proteo contra grampos telefnicos. ) pela tarifao de chamadas locais. ) pela amplificao da voz do interlocutor no prprio aparelho. ) pela atenuao da voz do interlocutor no prprio aparelho.

06 ) No sistema telefnico, as centrais telefnicas desempenham um papel fundamental na conexo entre os assinantes. Dependendo da funo de uma central telefnica, ela recebe uma denominao especfica. Assim, podemos afirmar: A( B( C( D( E( ) Central Tandem aquela que interliga apenas assinantes comerciais. ) Central de Trnsito Internacional aquela que interliga apenas as Centrais Locais. ) Todas as centrais telefnicas so conectadas entre si atravs de fibras pticas. ) As Centrais de Trnsito Urbanas comutam apenas assinantes residenciais. ) Central Local aquela que atende/comuta assinantes dentro da sua rea de ao.

08)

09) Com relao ao modulao Pulse Code Modulation (PCM), utilizada em centrais telefnicas digitais, considere as seguintes operaes: I - Amostragem; II - Quantizao; III - Codificao; correto afirmar que o sinal de voz, na entrada do canal, passa pela seguinte sequncia de operaes: A( B( C( D( E( ) I, II e III. ) I, III e II. ) II, I e III. ) II, III e I. ) III, II e I

10) A tecnologia PCM utilizada no Brasil apresenta: A( B( C( D( E( ) 60 canais de voz de 37 Kbps cada. ) 30 canais de voz de 64 Kbps cada. ) 28 canais de voz de 64 Kbps cada. ) 14 canais de voz de 37 Kbps cada. ) N.D.A.

11) A taxa de 2048 kbps de um tributrio E1 de um PCM/TDM obtida quando ultiplicamos A x N x C, sendo A a taxa de amostragem em amostras por segundo, N o nmero de bits de codificao de cada amostra e C o nmero de canais em um tributrio E1. Desse modo teremos: A( B( C( D( E( ) A= 8, N= 16 e C= 16; ) A= 8, N= 8 e C= 32; ) A= 4, N=8 e C= 64; ) A= 8 , N=4 e C= 64; ) A=4, N= 4 e C=128.

12) Multiplexao uma tcnica utilizada em sistemas de telecomunicaes. Assinale a alternativa CORRETA. A ( ) A multiplexao contribui com a otimizao dos recursos dos sistemas de telecomunicaes. B ( ) A multiplexao garante a transferncia das informaes sem rudo. C ( ) A multiplexao destina-se a meios metlicos de transmisso digital de dados. D ( ) A multiplexao exclusiva para sistemas de telecomunicaes baseados em rdio-frequncia. E ( ) A multiplexao exclusiva para fibras pticas.

13) Sistemas de comunicao possuem topologias distintas quanto ao tipo de ligao entre transmissor e receptor. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de um sistema half-duplex. A ( ) Duas pessoas cochichando assuntos diversos, uma de cada vez no ouvido da outra. B ( ) Comcio de um candidato eleio discursando para uma multido silenciosa (que s escuta). C ( ) Sistema de videoconferncia, em que todos os participantes discutem o preo de um produto. D ( ) Sistema de alto-falantes da igreja da cidade, anunciando a festa junina local. E ( ) Sistema antigo de uma rdio AM local, em uma cidade do interior, anunciando a festa da cidade. 14) Na rede celular existem caractersticas quanto ao deslocamento da estao mvel entre vrias reas de abrangncia. Sobre essas situaes, assinale a alternativa correta. A ( ) A central de controle e comutao (CCC) dispensvel durante o handoff. B ( ) O handoff uma funo que permite a mudana de clula sem interromper a conversao. C ( ) Somente a estao rdio base (ERB) realiza o handoff. D ( ) O roaming o processo que define qual ERB ir encaminhar uma chamada numa rede celular. E ( ) NDA

15)

You might also like