You are on page 1of 80

minha vida no piaui

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


montagem de pc
MONTAGEM FSICA DE MICRO COMPUTADORES.

Montagem fsica Podemos dividir a montagem de PCs em duas partes: a que exige conhecimentos superficiais e a que exige conhecimentos avanados. Os conhecimentos superficiais so os mais fceis, que variam pouco de um computador para outro. Podemos citar alguns exemplos desses conhecimentos superficiais: Como encaixar e aparafusar placas Como encaixar os conectores Como configurar jumpers Como fixar um cooler no processador Conhecimentos deste tipo sero ensinados neste captulo. Acredite, muitas pessoas que montam computadores consideram que saber montar um PC ter esses conhecimentos. possvel montar um PC com segurana tendo apenas esses conhecimentos quando o processo de montagem repetitivo. Na linha de montagem de um grande fabricante de computadores, por exemplo, os operrios tm apenas esses conhecimentos. Por outro lado, quando preciso especificar a configurao de um computador em funo das aplicaes que ele vai ter, conhecer sobre compatibilidade, ajustes na configurao do sistema operacional e outras etapas mais complexas, preciso muito alm dos conhecimentos mecnicos. Consideramos que um bom montador de PCs no deve ter apenas os conhecimentos mecnicos, mas sim os conhecimentos mais profundos de software e hardware. Ainda assim, preciso dominar bem a parte fsica. Vamos ento ver detalhadamente como cada uma dessas conexes so realizadas, uma etapa que precisa ser dominada por quem quer ser um bom montador de PCs.

1 AULA

Configurando um micro computador

01 ) Placa me ( OFF-BOARD / ON-BOARD ); 02 ) Processador ( ZIF ou IN-BOX ); 03 ) Cooler ( de acordo com o processador ); 04 ) Memria ( SIMM / DIMM / DDR ); 05 ) Agregados ( HD / CR ou DVD ou GRAVADORA / Drive de DISQUETE ); 06 ) Cabos flats dos agregados ( CD / HD 40 VIAS OU 80 VIAS. DISQUETE 34 VIAS); 07 ) Placas perifricas ou flats ( VDEO / SOM / MODEM / REDE ); 08 ) Sadas seriais e paralela. 09 ) Gabinete ( AT ou ATX );

Apresentao dos componentes: Gabinete:

Placa me:

Processador ZIF

Processador In-Box

Cooler:

Memria:

HD

CD ou DVD ou GRAVADORA:

DRIVE DE DISQUETE:

Cabos flats dos agregados:

Vdeo:

Som:

Modem:

Rede:3

Flats ( ON BOARD )que substituem as placas perifricas de MODEM / SOM / VIDEO:

Sadas seriais e paralela:

2 AULA LEITURA DE PLACA ME

Vdeo - VGA /VGA 1 Som - SOUND / SOUND1 / J2 / J6 /J7 Rede - LAN / LAN1 Modem J1 / J5 / J7 /DAA / AMR / CNR Paralela PRN / LPT / PRN1 / P1 / PRINT / PRT / PRINTER Serial COM 1 / COM 2 Disquete FLOPPY / FDC / FDD / FDC1 HD / CD IDE1 / IDE2

PINO POSITIVO No cabo flat o pino positivo o lado colorido do flat / um pontilhado colorido / uma inscrio sobre o fabricante do flat Na placa me observe os desenhos abaixo:

Neste caso o pino positivo fica ao lado inverso do pino que falta. Para saber qual o pino positivo da IDE na placa me, olhe a IDE de maneira que a salincia fique voltada para voc, o pino positivo fica sempre a sua esquerda. Observe a figura abaixo:

Cabos flat Existe uma regra simples para fazer qualquer conexo de cabo flat: O fio colorido do cabo flat deve ser encaixado no pino 1 do conector Identificar o fio vermelho muito fcil. Todos os cabos flat possuem o seu fio nmero 1 pintado, ou ento listrado de vermelho. Resta ento saber identificar o pino 1 de cada tipo de conector. A figura abaixo mostra a conexo de um cabo flat em um drive de disquetes de 3. Podemos ver no conector, na parte direita, o nmero 33, que em geral facilmente visualizado. Este conector possui 34 pinos, sendo que em uma extremidade encontramos os pinos 1 e 2, e na outra extremidade encontramos os pinos 33 e 34. Se sabemos qual o lado onde est o pino 33, o lado oposto tem o pino 1, e com ele deve ser alinhado o fio vermelho do cabo flat.

Ligando o cabo flat em um drive de disquetes de 3.

No use regras empricas, como o fio colorido fica sempre do lado esquerdo, pois existem excees. A nica regra precisa a que manda ligar o fio vermelho no pino 1 do conector. Na figura abaixo vemos a conexo de um cabo flat IDE em um drive de CD-ROM. Como mostra a figura, o drive possui (em geral) uma numerao estampada na sua parte traseira, indicando os pinos 1 e 2 em uma extremidade, e 39 e 40 na outra extremidade. Caso voc tenha dificuldades para identificar o pino 1, consulte as indicaes em geral impressas na parte traseira do drive, e tambm encontradas no seu manual.

Ligando o cabo flat em um drive de CD-ROM.

Na figura abaixo temos a conexo de um cabo flat em um disco rgido IDE. Observe que o disco rgido no possui indicao do seu pino 1. Entretanto, existem diversas formas de identific-lo.

Conectando o cabo flat IDE no disco rgido.

Uma forma de descobrir a numerao dos pinos de um conector consultando a serigrafia da placa de circuito. A serigrafia nada mais que as inscries existentes nas placas, em geral em tinta branca. s vezes preciso utilizar uma lupa para ler essas inscries. A figura abaixo mostra a serigrafia prxima ao seu conector, vemos claramente os nmeros 39/40 em uma extremidade, e 1/2 na outra.

Em geral possvel identificar a posio do pino 1 atravs da serigrafia.

Nem sempre existe serigrafia, ou inscries na parte traseira do drive. Quando isso ocorre, precisamos consultar o manual. A figura abaixo mostra a parte traseira de um drive LS-120 (disquetes de 120 MB). No existem indicaes no drive, mas seu manual mostra claramente a posio do pino 1 do seu conector.

O manual do LS-120, e dos demais dispositivos IDE, informa a posio do pino 1.

Existe mais uma forma de localizar o pino 1 em conectores localizados tanto nas interfaces quanto nos dispositivos IDE. Em geral esses conectores possuem uma fenda localizada na sua parte central, como mostra a figura abaixo. Quando esta fenda est orientada para baixo, os pinos 1 e 2 estaro orientados para a esquerda.

A posio da fenda no conector fmea, quando voltada para baixo, indica que o pino 1 est para a esquerda.

Alm de ligar os cabos flat nos diversos tipos de drives citados aqui, preciso saber lig-los tambm nas suas interfaces, ou seja, nos conectores apropriados da placa de CPU. Continua sendo vlida a regra do fio vermelho, ou seja, o fio vermelho do cabo flat deve ficar alinhado com o pino 1 do conector. Precisamos ento localizar nos conectores das placas, a posio dos respectivos pinos 1.

Conectores para drives de disquete e interfaces IDE em uma placa de CPU.

Algumas vezes o conector do cabo flat e os conectores existentes na placa de CPU so feitos de tal forma que a conexo invertida evitada. Observe os conectores mostrados na figura acima. Cada um deles possui uma fenda na sua parte central, como j havamos mostrado na figura acima. Certos conectores usados em cabos flat possuem uma salincia que se encaixa exatamente nesta fenda. Se tentarmos encaixar o conector ao contrrio, a salincia no permitir a conexo.

A maioria dos cabos flat possuem uma salincia para evitar o encaixe na posio invertida.

A figura acima mostra um conector de um cabo flat, no qual existe uma salincia que impede o encaixe invertido. Infelizmente, nem todos os cabos flat possuem conectores com esta salincia. Desta forma, o usurio precisa realmente identificar a posio do pino 1, evitando assim o encaixe invertido. Alm de saber identificar a posio do pino 1, preciso tambm saber identificar as interfaces. O conector da interface para drives de disquete um pouco mais curto que os conectores das interfaces IDE. Possui apenas 34 pinos. Os conectores IDE possuem 40 pinos. Portanto, na figura acima, o conector mais curto o da interface para drives de disquetes, e os dois maiores so os das interfaces IDE. Alm disso, preciso identificar qual das duas interfaces IDE a primria, e qual a secundria. Muitas vezes esta indicao feita na serigrafia, como no exemplo da figura abaixo. Ao lado dos conectores, temos as indicaes IDE 1 (primria) e IDE 2 (secundria).

preciso identificar qual das interfaces IDE a primria e qual a secundria.

A figura abaixo mostra um cabo flat encaixado corretamente na interface IDE primria.

Conectando o cabo flat IDE na placa de CPU.

Como vimos, nem sempre o conector do cabo flat possui a salincia que se encaixa na fenda existente nos conectores da placa de CPU. Quando isso ocorre, devemos identificar o pino 1 por outros meios. Podemos verificar se o nmero 1 est indicado na serigrafia, ou ento consultar o diagrama existente no manual da placa de CPU. Para facilitar ainda mais, apresentamos na figura abaixo, a numerao dos pinos desses conectores. De acordo com a figura, quando olhamos esses conectores com a fenda central voltado para baixo, o pino 1 estar orientado para a esquerda.

Numerao de pinos de conectores IDE e da interface para drives de disquete da placa de CPU.

Em caso de dvida, consulte o manual da placa de CPU, onde sempre estaro as indicaes necessrias. A figura abaixo mostra um trecho de um manual, no qual est descrita a numerao dos pinos das interfaces IDE e da interface para drives de disquete.

O layout da placa de CPU, existente no seu manual, tambm facilita o encaixe correto dos cabos.

Como ficam os cabos flat na placa me Uma vez tendo identificado a interface IDE primria, ligue-a ao disco rgido, utilizando o cago IDE apropriado. Para o funcionamento nos modos ATA-66 e ATA-100, deve ser usado o cabo flat IDE de 80 vias. Para operar em ATA-33, o cabo IDE de 40 fias pode ser usado, mas ele deve ter no mximo 45 centmetros. Se esta regra no for observada, podero ocorrer erros de acesso ao disco rgido, e mesmo ao drive de CD-ROM. O cabo flat IDE do disco rgido deve ser ligado no conector apropriado do prprio disco, e tambm na interface IDE primria da placa de CPU.

Conectando o disco rgido na sua interface. A ligao do cabo flat IDE no drive de CD-ROM feita da mesma forma. Ligue o cabo flat no drive de CD-ROM e na interface IDE secundria.

Conectando o drive de CD-ROM na sua interface. Lembre-se que cada interface IDE pode ser conectada a dois dispositivos. Quando apenas um dispositivo usado, devemos utilizar o conector existente na extremidade do cabo. Se a extremidade de um cabo IDE ficar sem conexo, podero ocorrer erros no seu funcionamento. Quando dois dispositivos IDE so ligados na mesma interface, utilizaremos os dois conectores do cabo. O que definir qual deles o primeiro e qual deles o segundo (por exemplo, entre dois discos rgidos, qual ser C e qual ser D) so os jumpers Master/Slave. A posio de cada disco no cabo no tem influncia sobre a letra ocupada.

Conectando o drive de disquetes na sua interface. A conexo do drive de disquetes deve ser feita da mesma forma como fizemos para o disco rgido e o drive de CD-ROM. Usamos o cabo flat de 34 vias, prprio para o drive de disquetes. O drive deve ser obrigatoriamente ligado no conector da extremidade do cabo. ANALIZANDO TENS NA PLACA ME

Da figura acima, mostraremos vrios componentes importantes. 2 Chipset 3 Soquete para o processador 4 Soquetes para as memrias 5 Conector para a fonte de alimentao 6 Chaves de configurao 7 Interface IDE 8 Interface para drives de disquetes 9 Interface IDE 11 BIOS 15 Super I/O 16 Chipset 18 Slot AMR 19 Slots PCI 22 Slot AGP 23 Conectores de udio 26 Conector da porta paralela 28 Conectores USB 29 Conectores para teclado e mouse OBS: Alguns componentes foram omitidos por no serem relevantes para o entendimento do texto, e tambm por no serem genricos, sendo detalhes particulares do modelo de placa mostrado na figura. 3 AULA UNIDADES DE MEDIDAS, SLOTS E MEMRIAS

UNIDADES DE MEDIDAS

1 BIT a menor unidades de medida e equivale a 1 impulso eltrico entre 0 e 1 ou seja Desligado ou Ligado 1 BYTE o conjunto de 8 bits e equivale a 1 Caracter. = A 1 caracter As combinaes de 8 Bits formam 255 caracteres, que so chamados de caracteres ASC. 1 BYTE = 8 BITS 1 KILOBYTE / KBYTE/ KB = 1204 BYTES 1 MEGABYTE / MBYTE / MB = 1204 KBYTES 1 GIGABYTE / GBYTE / GB = 1204 MBYTES 1 TERABYTE / TBYTE /TB = 1204 GBYTES 1 PENTABYTE / PBYTE / PB = 1024 TBYTES

SLOTS ISA 16 BITS PCI 16 / 32 BITS AGP 32 / 64 BITS VIDEO AMR / CNR 32 / 64 BITS MODEM PCI EXPRESS 64 BITS

FABRICANTES DE PLACAS DE VIDEO NVIDEA GFORCE INVESTE MAIS EM REFRIGERAO MAIS BARATA ATI RADEON INVESTE MAIS EM VELOCIDADE E POTNCIA MAIS CARA MEMRIAS

DIMM - Double In Line Memory Module DIMM PC-66 CAPACIDADES de 64, 128, 256 e 512 MB DIMM PC-100 DIMM PC-133 Possui 168 VIAS Taxa de transferncia de 32 BITS DIMM PC-166

DDR - Double Data Rating DDR PC-200 DDR PC-266 128, 256, 512 MG E 1 GB DDR PC-300 DDR PC-333 Possui 184 VIAS Taxa de transferncia de 32 bits DDR PC-400

DDR2 - Double Data Rate 2 DDR2 PC-400 512 MB, 1GB E 2GB DDR2 PC-533 Possui 240 vias Taxa de transferncia de 64 bits DDR2 PC-667 DDR2 PC-800 Recomendada para os processadores DDR2 PC-1066 dual core / core 2 duo/ quad core

DDR3 - Double Data Rate 3 DDR3 PC-800 1GB, 2GB, 4 GB DDR 3 PC-1066 DDR3 PC-1333 6GB E 8GB EXCLUSIA PARA SERVIDORES

DDR3 PC-1666

TRAZER NA PRXIMA AULA QUAL A TAXA DE TRANSFERNCIA E QUAL A QUANTIDADE DE VIAS DA DDR 3?

Memrias ROM e RAM Introduo As memrias so as responsveis pelo armazenamento de dados e instrues em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memria todas as informaes necessrias ao processamento. Existem 2 tipos de memria, ROM e RAM, cujas caractersticas sero mostradas a seguir.

Memria ROM ROM a sigla para Read Only Memory (memria somente de leitura). J pelo nome, possvel perceber que esse tipo de memria s permite leitura, ou seja, suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Em outras palavras, so memrias cujo contedo gravado permanentemente. Existem trs tipos bsicos de memria ROM: PROM, EPROM e EAROM: - PROM (Programmable Read Only Memory) - um dos primeiros tipos de memria ROM, o PROM tem sua gravao feita por aparelhos especiais que trabalham atravs de uma reao fsica com elementos eltricos. Os dados gravados na memria PROM no podem ser apagados ou alterados; - EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory) - esse um tipo de memria ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador. A tecnologia EPROM permite a regravao de seu contedo atravs de equipamentos especiais (geralmente encontrveis em estabelecimentos de assistncia tcnica); - EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory) - so memrias similares EPROM. Seu contedo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem especfica aos pinos de programao (da o nome "electrically alterable - alterao eltrica"); Vale frisar que existem outros dispositivos que armazenam informaes que no podem

ser alteradas. O CD-ROM, por exemplo. Um fato importante a ser citado que, atualmente, usa-se um tipo diferente de memria ROM. Trata-se da FlashROM, um tipo de chip de memria para BIOS de computador que permite que esta seja atualizada atravs de softwares apropriados. Essa atualizao pode ser feita por disquete ou at mesmo pelo sistema operacional. Tudo depende dos recursos que o fabricante da placa-me em questo disponibiliza.

Memria RAM RAM a sigla para Random Access Memory (memria de acesso aleatrio). Este tipo de memria permite tanto a leitura como a gravao e regravao de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usurio desliga o computador, a memria RAM perde todos os seus dados. Existem 2 tipos de memria RAM: estticas e dinmicas e as veremos a seguir: DIMM (Double In Line Memory Module) - esse o padro de encapsulamento que surgiu aps o tipo SIMM. Muito utilizado em placas-me de processadores Pentium II, Pentium III e em alguns modelos de Pentium 4 (e processadores equivalentes de empresas concorrentes), o padro DIMM composto por mdulos de 168 pinos. Os pentes de memria DIMM empregam um recurso chamado ECC (Error Checking and Correction - deteco e correo de erros) e tem capacidades mais altas que o padro anterior: de 16 a 512 MB. As memrias do tipo SDRAM utilizam o encapsulamento DIMM. Pente com encapsulamento DIMM

Memria DDR (Double Data Rating) Introduo A memria DDR (Double Data Rating) a tecnologia que substituiu as tradicionais memrias DIMM de 168 pinos, especialmente nos computadores pessoais. Trata-se de um tipo de memria baseado na to difundida tecnologia SDRAM. Suas especificaes foram definidas pela JEDEC, entidade formada por empresas do ramo de semicondutores para a formulao de padres nesse segmento. Este artigo mostrar as principais caractersticas da memria DDR e o porqu de sua popularidade. Como surgiu a memria DDR

Na poca em que o Pentium III, da Intel, era o processador mais usado, a velocidade padro do FSB (Front Side Bus) - velocidade externa do processsador, ou seja, a velocidade na qual o processador se comunica com a memria e com componentes da placa-me - era de 133 MHz, equivalente a 1.064 MB por segundo. No entanto, sabe-se que no geral, o chipset da placa-me no usa a freqncia de FSB para se comunicar com a memria, mas sim a velocidade desta ltima. Nessa poca, o padro para velocidade das memrias tambm era de 133 MHz (as conhecidas memrias SDRAM PC133), que tambm fornecia uma taxa de velocidade de 1.064 MB por segundo. Com isso, possvel notar que havia um equilbrio na velocidade de comunicao entre os componentes do computador. No entanto, com o lanamento da linha Pentium 4, da Intel e Duron/Athlon da AMD, esse "equilbrio" deixou de existir, pois o FSB dos processadores passou a ter mais velocidade enquanto que as memrias continuavam no padro PC133, mantendo a velocidade em 133 MHz. Isso significa que o computador no conseguia aproveitar todos os recursos de processamento. Para usurios do Pentium 4 at havia uma alternativa: utilizar as memrias do tipo Rambus (ou RDRAM). Esse tipo era mais rpido que as PC133, mas tinha algumas desvantagens: s funcionava com processadores da Intel, tinha preo muito elevado e as placas-me que suportavam as memrias Rambus tambm eram muito caras. Neste mesmo perodo, as memrias DDR j haviam sido lanadas, mas a Intel tentava popularizar as memrias Rambus, ignorando a existncia do padro DDR. A AMD, que at ento tinha que se contentar com os limites da memria DIMM SDRAM de 168 pinos, precisava de uma alternativa eficiente de memria que pudesse trabalhar integralmente com seus processadores. A companhia acabou apostando nas memrias DDR e a partir da o uso destas foi considerado extremamente vivel. O simples lanamento das memrias DDR no foi uma soluo imediata para os problemas de velocidade das memrias e do FSB. Somente com o lanamento das memrias Dual DDR que a soluo se tornou comprovadamente eficaz. Funcionamento das memrias DDR As memrias DDR funcionam de maneira parecida s memrias DIMM SDRAM. Seus pentes (ou mdulos) possuem 184 terminais, enquanto que o padro anterior possui 168 pinos. Fisicamente, h apenas uma diviso no encaixe do pente (ver imagem a seguir), enquanto que na memria DIMM h dois. Um detalhe interessante que a voltagem das DDR 2.5 V, contra 3.3 V das DIMM SDRAM. Isso diminui o consumo de energia e ameniza consideravelmente os problemas relacionados temperatura. Para um PC normal isso pode at no fazer muita diferena, mas faz em um notebook, por exemplo. Alm disso, a reduo da voltagem deixa a memria mais propcia aos overclocks.

Mas o grande diferencial das memrias DDR est no fato delas poderem realizar o dobro de operaes por ciclo de clock (em poucas palavras, a velocidade na qual o processador solicita operaes - entenda mais sobre isso em www.infowester.com/processadores2.php). Assim, uma memria DDR de 266 MHz

trabalha, na verdade, com 133 MHz. Como ela realiza duas operaes por vez, como se trabalhasse a 266 MHz (o dobro). Como j dito antes, as memrias DDR so muito parecidas com as memrias DIMM de 168 pinos. Veja o porqu: os pentes de memrias DIMM e DDR fazem uso da tecnologia SDRAM. Alm disso, ambos os tipos so divididos logicamente em bancos, onde cada um contm uma determinada quantidade de endereos de memria disponveis. Cada banco, por sua vez, se divide em combinaes de linhas e colunas. Acessando uma linha e coluna de um banco que se acessa um endereo de memria. Dentro de cada banco, somente um linha pode ser usada por vez, mas possvel que haja mais de um acesso simultneo, desde que seja a endereos diferentes. isso que a memria DDR faz: basicamente acessa duas linhas, em vez de uma, no sendo preciso mudar a estrutura da memria. Basta fazer alguns ajustes em circuitos e claro, criar chipsets com controladores de memria que consigam fazer acessos desse tipo. Um fato importante a citar que possvel acessar mais de 2 endereos de memria, mas isso gera custos bem maiores. Alm disso, quanto maior a quantidade de dados transferidos, maior o nvel de rudo eletromagntico (o que pode representar perda e necessidade de retransmisso de dados). Algo que tambm importante frisar que as memrias DIMM indicavam seu tipo informando a velocidade de seu funcionamento. H uma nomenclatura nas memrias DDR em que isso no ocorre. Observe o exemplo: numa memria SDRAM PC-133, o nmero "133" significa que a memria trabalha a 133 MHz. Quando voc encontra uma memria DDR PC-1600 no significa que ela trabalha a 1600 MHz. Esse valor indica a taxa de transferncia de MB por segundo. A tabela abaixo mostra mais detalhes sobre isso: Memria Velocidade DDR-100 ou PC-100 800 MB/s DDR-133 ou PC-133 1.064 MB/s DDR-200 ou PC-1600 1.600 MB/s DDR-266 ou PC-2100 2.100 MB/s DDR-333 ou PC-2700 2.700 MB/s DDR-400 ou PC-3200 3.200 MB/s Dual DDR-226 4.200 MB/s Dual DDR-333 5.400 MB/s Dual DDR-400 6.400 MB/s

Memria DDR2 Como o prprio nome indica, a memria DDR2 uma evoluo da to utilizada memria DDR. Entre suas principais caractersticas esto o menor consumo de energia eltrica, menor custo de produo, maior largura de banda de dados e velocidades mais rpidas. Este artigo mostrar essas e outras caractersticas, alm das diferenas entre as memrias DDR e DDR2. A memria DDR2 DDR2 a sigla para Double Data Rate 2. Trata-se de uma espcie de "substituto natural" das memrias DDR, uma vez que, em comparao com esta ltima, a tecnologia DDR2 traz diversas melhorias. Seu desenvolvimento foi feito pela JEDEC, um grupo criado por fabricantes para definir padres de produtos da indstria de semicondutores. Ao contrrio do que alguns pensam, a memria DDR2 no compatvel com placasme que trabalham com memria DDR. Embora os pentes de memria de ambos os tipos paream iguais numa primeira olhada (pois possuem o mesmo tamanho), na verdade, no so. Para comear, o tipo DDR tem 184 terminais e o DDR2 conta com 240 terminais. Alm disso, aquela pequena abertura que h entre os terminais est posicionada em um local diferente nos pentes de memria DDR2, como mostra a imagem a seguir.

Uma outra diferena visvel nos mdulos de memria DDR2 o tipo de encapsulamento usado: o FBGA (Fine pitch Ball Grid Array). Esse tipo derivado do padro BGA e sua principal caracterstica que os terminais do chip so pequenas soldas. A vantagem disso que o sinal eltrico flui mais facilmente e h menos chances de danos fsicos. A memria DDR usa um encapsulamento conhecido como TSOP (Thin Small Outline Package).

A memria DDR2 tambm merece destaque pelo seu menor consumo de energia eltrica. Enquanto o tipo DDR trabalha 2,5 V, a tecnologia DDR2 requer 1,8 V. Por causa disso, a memria DDR2 acaba tendo melhor desempenho no controle da temperatura. Freqncias da memria DDR2 As memrias DDR so comumente encontradas nas freqncias de 266 MHz, 333 MHz e 400 MHz. Por sua vez, o padro DDR2 trabalha com as freqncias de 400 MHz, 533 MHz, 667 MHz , 800 e 1066MHz . Na verdade, tanto no caso da memria DDR quanto no caso da memria DDR2, esses valores correspondem metade. A explicao para isso que ambos os tipos podem realizar duas operaes por ciclo de clock. Grossamente falando, como se a velocidade dobrasse. Em relao velocidade como um todo, necessrio tambm considerar o "CAS

Latency" (latncia do CAS - Column Address Strobe). Em poucas palavras, trata-se do tempo que a memria leva para fornecer um dado solicitado. Assim, quanto menor o valor da latncia, mais rpida a "entrega". Nas memrias DDR, a latncia pode ser de 2, 2,5 e 3 ciclos por clock. Nas memrias DDR2, a latncia vai de 3 a 5 ciclos de clock. Isso significa que, nesse aspecto, a memria DDR2 mais lenta que a DDR? Na prtica no, pois as demais caractersticas do padro DDR2, especialmente seus valores de freqncia, compensam essa desvantagem. H ainda um recurso nas memrias DDR2 que deve ser citado: o Additional Latency (AL) ou "latncia adicional". Esta usada para permitir que os procedimentos ligados s operaes de leitura e escrita sejam feitos at "expirar" o tempo da latncia do CAS mais a latncia adicional. como se houvesse um aumento do prazo para tais operaes. Assim, a medio da latncia deve considerar a soma desses dois parmetros para se obter um total. On-Die Termination (ODT) A memria DDR2 conta com um recurso conhecido como On-Die Termination (ODT). Trata-se de uma tecnologia que praticamente evita erros de transmisso de sinal. Para compreender a utilidade disso necessrio conhecer a chamada "terminao resistiva". Os sinais eltricos sofrem um efeito de retorno quando chegam ao final de um caminho de transmisso. Grossamente falando, como se a energia batesse numa parede no final de seu caminho e voltasse, como se fosse uma bola. Esse efeito tambm pode ocorrer no "meio do caminho", por motivos diversos, como trechos com impedncia diferente. No caso das memrias, esse problema, conhecido como "sinal de reflexo", pode significar perda de desempenho e necessidade de retransmisso de dados. Nas memrias DDR esse problema foi tratado atravs de um mtodo que reduz o sinal de reflexo por meio de resistores que so adicionados placa-me. desse dispositivo que vem o nome "terminao resistiva". No padro DDR2, a terminao resistiva na placa-me no se mostrou eficiente, pelas caractersticas fsicas desse tipo de memria. Diante desse problema, foi necessrio estudar alternativas e ento surgiu o ODT. Nessa tecnologia, a terminao resistiva fica dentro do prprio chip de memria. Com isso, o caminho percorrido pelo sinal menor e h menos rudos, isto , menos perda de dados. At a placa-me acaba se beneficiando dessa tecnologia, j que um componente deixa de ser adicionado, reduzindo custos de desenvolvimento. Esse mais um motivo pelo qual a memria DDR2 no compatvel com o padro DDR. Nomenclatura Em relao nomenclatura, as memrias DDR2 seguem praticamente o mesmo padro das memrias DDR, como mostra a tabela a seguir: Freqncia Nomenclatura

400 MHz DDR2-400 ou PC2-3200 533 MHz DDR2-533 ou PC2-4300 677 MHz DDR2-677 ou PC2-5300 800 MHz DDR2-800 ou PC2-6400 Voc pode ter se perguntado o porqu da denominao "PC2-3200" em relao memria de 400 MHz (e assim se segue com os outros tipos). O nmero 3200 indica a quantidade de MB por MHz, sua velocidade de 3.200 MB ou 3.2 GB por segundo. Finalizando Os recursos ODT e AL so considerados por muitos os principais destaques da memria DDR2. No entanto, o InfoWester arrisca a afirmar que o menor consumo de energia tambm um fator altamente relevante, pois essa caracterstica, se somada aos aspectos de velocidade do DDR2, permite alta performance com menos custo, ou seja, faz-se mais com menos. Esse menor consumo especialmente interessante a computadores mveis (notebooks), uma vez que economiza-se a energia da bateria e h menos riscos de problemas ligados temperatura.

4 AULA

FREQUNCIA, TAXA DE TRANSFERNCIA, SOCKET, PROCESSADOR E COOLER

FREQUNCIA E TAXA DE TRANSFERNCIA

FREQUNCIA X TAXA DE TRANSFERNCIA HERT X BIT VELOCIDADE X INFORMAO

Pode-se usar pentes de memria de maior freqncia ( funciona mas s usa a freqncia da placa-me).

No se pode usar pentes de memria de menor freqncia ( no vai funcionar).

Processadores e socketes

Diferena entre os socketes

Encaixando o processador no soquete ZIF O encaixe de processadores em soquetes ZIF bastante simples. Isto engloba todos os processadores quer usam o Socket 7 (Pentium, Pentium MMX, K5, K6, 6x86, 6x86MX, C6), o AMD Duron e as verses novas do Athlon, bem como as verses novas do Celeron e Pentium III, e ainda o Pentium 4. Antes de mais nada, devemos evitar a todo custo, tocar nas perninhas do processador, caso contrrio poderemos danific-lo com eletricidade esttica. O outro detalhe importante identificar a orientao do processador no seu soquete. A figura abaixo mostra que um dos cantos do soquete possui uma configurao de furos diferente das dos trs outros cantos. Isto varia de um processador para outro. No Soquete 7, apenas um canto diferente dos outros trs, enquanto nos soquetes para Pentium III, Celeron, Athlon e Duron existem dois cantos como o mostrado na figura abaixo.

Checando a orientao do soquete ZIF.

Os processadores tambm possuem um ou dois dos seus cantos com uma configurao diferente, como mostra a figura abaixo. Ao instalar o processador no soquete, devemos fazer com que esses cantos coincidam.

Checando a orientao do processador.

A prxima figura mostra a instalao do processador no seu soquete. Inicialmente levantamos a alavanca. Colocamos a seguir o processador no seu soquete, observando a sua orientao correta. Podemos agora abaixar a alavanca e trav-la.

Instalando um processador em um soquete ZIF.

Encaixando e retirando o processador In Box no slot J no so mais fabricados processadores com formato de cartucho, mas ainda possvel encontrar alguns deles no comrcio. Voc tambm precisar lidar com eles, caso v trabalhar em manuteno ou upgrades. Os processadores que usam formato de cartucho so: Pentium II As primeiras verses do Celeron As primeiras verses do Pentium III As primeiras verses do Athlon Os conectores usados por esses processadores no so chamados de soquetes, e sim, de slots. Os processadores Pentium II, Pentium III e Celeron citados acima usam o Slot 1, enquanto o Athlon no formado de cartucho usa o chamado Slot A. Ambos os tipos de slots possuem uma salincia (figura abaixo) que encaixada em uma fenda existente no conector existente no processador.

Salincia existente no Slot 1 e no Slot A. A figura abaixo mostra o processo de encaixe do Pentium II no seu slot. Observe que pelo padro, a inscrio Pentium II (o mesmo vale para os demais processadores) deve ficar voltada para a parte traseira da placa de CPU. Encaixamos o processador no seu mecanismo de reteno e aplicamos fora para baixo, para que o encaixe seja feito no slot. No podemos esquecer que, alm de encaixar o processador no seu slot, precisamos ainda ligar o seu cooler no conector apropriado da placa de CPU.

Encaixando um processador Pentium II no seu slot. Em algumas hastes de fixao de processadores, existem travas que devem ser posicionadas para cima ou para baixo durante o processo de colocao e retirada do

processador. Coloque a trava para cima, fixando o processador aps o encaixe. Desloque a trava para baixo antes de colocar ou retirar o processador do seu slot.

Trava do processador.

A retirada dos processadores de cartucho dos seus slots um pouco difcil. Teria que ser feita a 4 mos, ou ento com uma ferramenta extratora especial. O procedimento depender das hastes de fixao do processador. Quando existem travas, como no caso da figura acima, basta destrav-las e puxar o processador para cima com cuidado. Em certos tipos de haste, temos que forar para dentro, duas alas plsticas localizadas na sua parte interior, ao mesmo tempo em que puxamos o processador cuidadosamente para cima (figura abaixo).

Retirando o processador inbox.

Tabela de soquetes e processadores ( Intel e AMD ) Soquete Nmero de Pinos Exemplos de Processadores Compatveis Pinagem Soquete 0 168 486 DX Pinagem Todos Todos Soquete 1 169 486 DX 486 DX2 486 SX 486 SX2 Pinagem - todos Soquete 2 238 486 DX 486 DX2

486 SX 486 SX2 Pentium Overdrive Pinagem todos Soquete 3 237 486 DX 486 DX2 486 DX4 486 SX 486 SX2 Pentium Overdrive 5x86 Pinagem todos Soquete 4 273 Pentium-60 e Pentium-66 Pinagem Intel Soquete 5 320 Pentium-75 at Pentium-133 Pinagem Intel Soquete 6 235 486 DX 486 DX2 486 DX4 486 SX 486 SX2 Pentium Overdrive 5x86 (Nunca usado) Soquete 7 321 Pentium-75 at Pentium-200 Pentium MMX K5 K6

6x86 6x86MX MII Pinagem todos Soquete Super 7 321 K6-2 K6-III Pinagem amd Soquete 8 387 Pentium Pro Pinagem Intel Soquete 370 370 Celeron Pentium III FC-PGA Cyrix III C3 Pinagem intel e Cyrix Soquete 423 423 Pentium 4 Pinagem Intel Soquete 463 463 Nx586 Pinagem Soquete 478 478 Pentium 4 Celeron Celeron D Celeron M Core Duo Core Solo Pentium 4 Extreme Edition Pentium M Mobile Pentium III Mobile Celeron

Mobile Pentium 4 Pinagem Intel Soquete 479 (Soquete M) 479 Core Duo Core Solo Pentium M Mobile Pentium III Mobile Celeron Mobile Pentium 4 Celeron M Pinagem Intel Soquete 775 (LGA775) (Soquete T) 775 Pentium 4 Pentium 4 Extreme Edition Pentium D Pentium Extreme Edition Celeron D Core 2 Duo Core 2 Extreme Pinagem Intel Soquete 603 603 Xeon Mobile Pentium 4 Pinagem Intel Soquete 604 604 Xeon Pinagem Intel

Soquete 771 771 Xeon Pinagem Intel Soquete 418 418 Itanium Pinagem Intel Soquete 611 611 Itanium 2 Pinagem Intel Soquete 462 (Soquete A) 453 Athlon Duron Athlon XP Sempron Pinagem amd Soquete 754 754 Athlon 64 Sempron Turion 64 Pinagem amd

Soquete 939 939 Athlon 64 Athlon 64 FX Athlon 64 X2 Opteron Pinagem amd

COOLER Encaixando o cooler Nas figuras 1 e 2 vemos em detalhe, a ala para fixao do cooler usado para todos os processadores modernos citados aqui. No soquete existem duas alas plsticas, nas quais fazemos a fixao atravs das garras metlicas existentes no cooler.

Figura 1 - O soquete possui alas plsticas nas suas partes laterais, para fixao do cooler. Na figura acima vemos em detalhe, as duas alas metlicas presas no soquete do processador.

Figura 2 - As alas metlicas do microventilador so presas nas alas plsticas do soquete.

5 AULA JUMPERS E FONTES

Jumper uma ligao mvel entre dois pontos de um circuito eletrnico. , geralmente, uma pequena pea plstica que contm um metal no seu interior, responsvel pela conduo de eletricidade. So responsveis por desviar o fluxo eltrico permitindo configuraes por meio fsico do hardware em questo. Jumpers (pequenas peas de plstico metalizadas internamente)

Fontes

Voltagens dos fios das fontes AT e ATX

ATX - Conector principal de alimentao 24 Pinos( 20 pinos + 4 pinos(11,12 e 23,24) ) Tenso Pino Cor Cor Pino Tenso +3.3 V 1 13 +3.3 V +3.3 V 2 14 -12 V Terra 3 15 Terra +5 V 4 16 PS_ON Terra 5 17 Terra +5 V 6 18 Terra Terra 7 19 Terra Power OK 8 20 -5 V(opcional) +5 VSB 9 21 +5 V +12 V 10 22 +5 V +12 V 11 23 +5 V +3.3 V 12 24 Terra Cinco tipos de tenses so essncias de uma fonte ATX: +5 V: utilizada na alimentao de chips, como processadores, chipsets e mdulos de memria; -5 V: aplicada em dispositivos perifricos, como mouse e teclado; +12 V: usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor responsvel por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir

a gaveta e para girar o disco); -12 V: utilizada na alimentao de barramentos de comunicao, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture). +3,3 V: usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia. A fonte do padro ATX passou a oferecer o recurso de desligamento via software, pois conta com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando o computador est em uso a placa-me mantm um nvel de tenso baixo para o PS_ON, j quando em desuso o nvel de tenso do PS_ON permanece alto. Esse sinal de ativao e desativao pode partir de recursos como: Soft On/Off: ativao e desativao da fonte via software. Wake-on-LAN: ativao e desativao da fonte via placa de rede; Wake-on-Modem: ativao e desativao da fonte via placa de fax modem; O sinal PS_ON depende da existncia do sinal 5VSB (Standby). Esse recurso proporciona o computador entrar em modo descanso, ou seja, permite que determinados circuitos sejam alimentados quando as tenses em corrente contnua esto suspensas, mantendo ativa apenas a tenso de 5 V. Com isso possvel o computador se manter ligado mesmo que placa de vdeo ou HD desativados. O Power OK um recurso j contido no padro AT e presente no padro ATX. Esse recurso funciona como uma proteo, sua funo de comunicar que a fonte est funcionando corretamente, ou seja, operando com voltagens aceitveis para o bom funcionamento e sem riscos de danificar algum componente do computador, caso esse sinal no exista ou seja interrompido, o computador geralmente desliga automaticamente. Voc deve estar se perguntando: como saber a potncia adequada para o meu computador? Voc j sabe que ter problemas se adquirir uma fonte com potncia insuficiente. Por outro lado, se comprar uma fonte muito poderosa para um PC que no precisa de tudo isso, vai ser como comprar um nibus para uma famlia de 5 pessoas. A tabela a seguir pode te ajudar nisso. Ela fornece uma estimativa do quanto os principais componentes de um computador podem consumir: Item Consumo Processadores medianos e top de linha 60 W - 110 W Processadores econmicos 30 W - 80 W Placa-me 20 W - 100 W HDs e drives de DVD ou Blu-ray 25 W - 35 W

Placa de vdeo com instrues em 3D 35 W - 110 W Mdulos de memria 2 W - 10 W Placas de expanso (placa de rede, placa de som, etc) 5 W - 10 W Cooler 5 W - 10 W Teclado e mouse 1 W - 15 W Como j dito, processadores e placas de vdeo so os dispositivos que mais exigem energia. Para piorar a situao, essa medida pode variar muito de modelo para modelo. Por isso, importante consultar as especificaes desses itens para conhecer suas mdias de consumo. Suponha, por exemplo, que voc tenha escolhido a seguinte configurao: Processador 95 W HD (cada) 25 W + 25 W Drive de DVD 25 W Placa de vdeo 3D 80 W Mouse ptico + teclado 10 W Total 260 W Veja que o total de 260 W, sem considerar outros itens, como placas-me, pentes de memria, etc. Neste caso, uma fonte com pelo menos 400 W reais seria o ideal (lembrese da dica de sempre contar com uma "folga"). As fontes de alimentao geram vrias tenses que so descritas na tabela abaixo. Tenses do conector de alimentao da motherboard AT Conectores Pino Cores dos fios Tenso VDC P1 1 Laranja +5 V (PowerGood) 2 Vermelho +5 Volts 3 Amarelo +12 Volts 4 Azul -12 Volts 5 Preto 0 Volts 6 Preto 0 Volts

P2 7 Preto 0 Volts 8 Preto 0 Volts 9 Branco -5 Volts 10 Vermelho +5 Volts 11 Vermelho +5 Volts 12 Vermelho +5 Volts

P1 e P2 so os conectores que alimentam a placa motherboard. Estes pinos possuem somente um modo de serem encaixados na placa me. Ligue os conectores com os fios preto no centro, como visto abaixo. Conectores de alimentao da Fonte AT para motherboard

cuidado para no inverter os conectores. Power Good, um sinal que mantm os circuitos digitais (Processadores, Memrias, chipsets, etc.) da motherboard em Tri-start ou reset at que as tenses da fonte se estabilizem nos seus valores nominais. Isto ocorrer por que os circuitos digitais trabalham com nvel lgico 0 e 1, sendo que o nvel lgico 0 pode variar de 0 a 1,8 volts e o nvel lgico 1 pode variar de 2,3 a 5,0 volts para um circuito TTL, o problema que entre 1,8 e 2,3 o circuito integrado determina o nvel lgico de sada aleatoriamente, o que pode provocar erros no processamento. Tenses, os fios que saem da fonte so coloridos para indica qual a tenso que ele tem, e qual a sua funo, Os fios vermelho, amarelo e preto so fios de cores padres. Veja a baixo as suas caractersticas. Todos os fios de cor vermelha que saem da fonte possuem +5 Volts de tenso que so usados para alimentar os circuitos integrados (processador, chipsets, memrias, etc.), observe que os +5 volts tm mais potncia para suprir o alto consumo de corrente. Todos os fios que saem da fonte de cor amarela possuem uma tenso de +12 Volts, sendo que ela usada para alimentar as memrias ROM e RAM mais modernas e os diversos motores do sistema (HDD, driver, CD-ROM, Cooler da fonte, etc.), veja que ela tem baixa potncia.

Todos os fios pretos so usados como ponto de referncia do circuito tambm chamado de terra. Observao: as tenses negativas (-12, -5 e o sinal de Power good) no tem cores padres, sendo que a cor do fio pode variar entre laranja, branco, verde ou azul, mais nunca vermelho, amarelo ou preto, as tenses negativas so usadas no circuito serial e nas memrias. As novas fontes geralmente seguem o padro de cores da tabela acima. Fazendo as ligaes eltricas Ligao da fonte na placa de CPU ATX Na figura abaixo vemos a conexo da fonte de alimentao ATX, em uma placa de CPU ATX. Tanto a placa de CPU como a fonte ATX possuem conectores de 20 vias para esta ligao. Devido diferena entre os formatos dos pinos (alguns so quadrangulares, outros so pentagonais), impossvel fazer esta conexo de forma invertida. Em ambos os conectores existem travas de plstico. Essas travas se encaixam quando os conectores so acoplados. Para retirar o conector, preciso apertar a trava existente no conector superior.

Conectando uma fonte de alimentao em uma placa de CPU ATX. A) Trava no conector da fonte B) Trava no conector da placa de CPU C) Para desencaixar os conectores, preciso pressionar a trava no ponto indicado Conexes na placa de CPU AT e ATX No caso de fontes AT, preciso tomar cuidado para no errar a posio. Ligue os dois conectores de 6 vias que partem da fonte AT ao conector de 12 vias existente da placa de CPU. Faa a ligao de forma que os 4 fios pretos fiquem juntos na parte central do conector.

Conectando a fonte de alimentao na placa de CPU.ATX e AT

Ligao da fonte nos drives e disco rgido Essas conexes so as mesmas, tanto em fontes AT como em ATX, tanto em dispositivos novos quanto nos modelos antigos. Voc j conhece os conectores existentes na fonte, prprios para a alimentao dos drives de disquetes, disco rgido,

drive de CD-ROM e demais dispositivos que possam ser chamados de drives. Na figura 4 vemos a conexo da fonte no disco rgido. Observe o tipo de conector da fonte que usado nesta ligao. Normalmente as fontes possuem trs ou mais desses conectores. Todos eles so idnticos, e voc pode ligar qualquer um deles em qualquer dispositivo que possua este tipo de conector. Devido ao seu formato pentagonal achatado, este conector no permite ligao errada. Se tentarmos lig-lo em uma posio invertida, o encaixe no poder ser feito.

Conectando a fonte de alimentao no disco rgido Na figura abaixo vemos como ligar a fonte de alimentao em um drive de disquetes de 3. Preste muita ateno nesta conexo, pois se voc tentar encaix-lo de cabea para baixo, ou ento deslocado para o lado, a conexo ser feita, e quando voc ligar o computador, o drive queimar.

Conectando a fonte de alimentao em um drive LS-120 Use a figura 6 como referncia para fazer esta ligao corretamente.

Figura 6 Orientao correta da ligao do conector para drives de disquetes de 3.

Alm de encaixar conectores, existem situaes em que voc precisar fazer o inverso, ou seja, desencaixar conectores. A regra geral para desconectar corretamente, puxar sempre o conector, e no os fios. Ocorre que determinados conectores possuem travas que impedem ou dificultam a desconexo. Se voc tiver dificuldade para desconectar, no puxe com muita fora, pois voc poder danificar o conector existente no drive. Use uma chave de fenda para destravar os conectores, facilitando assim a desconexo. A chave de fenda deve ser introduzida como mostra a figura abaixo.

s vezes preciso de uma chave de fenda para desconectar a fonte de um drive de disquetes de 3.

A conexo da fonte de alimentao no drive de CD-ROM similar j mostrada para o disco rgido, pois utilizado o mesmo tipo de conector.

Figura 8 - Conectando a fonte de alimentao em um drive de CD-ROM.

Ligao eltrica dos agregados no gabinete A fonte de alimentao j foi ligada na placa de CPU. Chegou a hora de lig-la tambm no disco rgido, no drive de disquetes e no drive de CD-ROM. Se estiver utilizando outros tipos de drives (por exemplo, um gravador de CDs ou um drive de DVD), ligueos tambm na fonte.

Ligando o disco rgido na fonte de alimentao.

Ligando o drive de CD-ROM na fonte de alimentao.

Ligando o drive de disquetes na fonte de alimentao.

Cabo de udio do drive de CD-ROM Alm do cabo de alimentao e do cabo flat, o drive de CD-ROM precisa ainda ser ligado atravs de um cabo de udio at a placa de som (entrada CD-IN). Este cabo transmitir o som de CDs de udio.

Ligando a sada de udio do drive de CD-ROM na entrada correspondente da placa de som.

Obviamente no caso de placas de CPU com som onboard, o cabo de udio que parte do drive de CD-ROM deve ser ligado na entrada CD-IN da placa de CPU. Cooler As placas de CPU modernas possuem uma conexo de 3 pinos para o cooler do processador. Este tipo de conexo com 3 pinos possui um controle de velocidade. Desta forma a placa de CPU pode ligar o ventilador apenas quando a sua temperatura est muito elevada, ou desliga-lo quando o computador estiver em estado de espera.

Placas de CPU modernas possuem uma conexo para alimentar o cooler do processador (CPU FAN)

A figura abaixo mostra a conexo para o cooler do processador em uma placa de CPU. O conector fmea de 3 vias, que faz parte do ventilador, deve ser ligado ao conector macho de 3 vias, existente na placa de CPU. Observe que os trs orifcios do conector fmea so mais prximos de uma das suas faces laterais. Este formato dificultar o encaixe na posio errada.

Ligando o cooler do processador na placa de CPU.

Tipos de conexes para o cooler do processador. A figura acima mostra na parte (A), a conexo de um cooler para processador, ligado na placa de CPU. Todos os modelos modernos so deste tipo. Em (B) vemos um modelo de cooler antigo, que era ligado na fonte de alimentao.

Cooler frontal Ligue o cooler frontal do gabinete. Este um cooler adicional que deve ser usado com

os processadores que esquentam muito, tipicamente aqueles que dissipam mais de 30 watts. Todas as placas de CPU modernas possuem uma conexo Chassis FAN, que deve ser usada para este propsito. No confunda com o conector CPU FAN, que deve ser usado para o cooler do processador.

Ligao do cooler frontal do gabinete.

Ligando o painel frontal do gabinete

Todos os gabinetes possuem um painel frontal com LEDs e chaves, alm de um pequeno alto-falante. Do outro lado desses LEDs e chaves, na parte interna do gabinete, partem diversos fios com conectores nas suas extremidades. Esses conectores devem ser ligados na placa de CPU, em pontos descritos no seu manual. A figura abaixo mostra um trecho do manual de uma placa de CPU.

O manual da placa de CPU traz as instrues para as conexes com o painel do gabinete.

Conexo do alto-falante

Conexo do alto-falante. Conexo do RESET

Conexo do boto RESET.

Conexo do Hard Disk LED

Conexo do HD LED. Conexo do Power LED e Keylock

Conexo do Keylock e Power LED. Voc poder encontrar algumas placas de CPU, bem como gabinetes, que no possuem mais o keylock. 6 AULA MONTAGEM DE GABINETE PARAFUSOS ROSCA GROSSA Gabinete, Fonte, HD, Placas Perifricas e algumas Placas-mes.

PARAFUSOS ROSCA FINA CD, Disquete e Placas-mes.

Coneco do Painel Frontal Existem dois tipos bsicos de conectar os painis frontais atualmente Padro INTEL 9 PINOS Padro ASUS 20 PINOS

O GABINETE Acessrios do gabinete e para que servem. Todos os gabinetes para PC so acompanhados de uma pequena caixa onde existem dezenas de pequenas peas usadas para a montagem do computador. Podemos v-la na figura abaixo. So vrios parafusos, alm de diversos outros acessrios usados

principalmente na fixao das placas.

Caixa de acessrios que acompanha os gabinetes.

As dezenas de parafusos que acompanham o gabinete so de tipos diferentes. Infelizmente a indstria padronizou parafusos diferentes para os diversos mdulos envolvidos na montagem de um PC. Por exemplo, o parafuso usado para fixar o disco rgido diferente do usado para fixar o drive de 3. Para no perder tempo durante a montagem do micro, recomendvel identificar antes qual a funo de cada parafuso. Parafusos Separe todos os parafusos que voc recebeu junto com o gabinete. Voc poder observar que so divididos em duas categorias

Parafusos de classes 1 e 2. Observe que o de classe 2 mais gordinho e tem menor nmero de voltas.

Classe 1: Esses parafusos so usados para os seguintes dispositivos: Drive de 3 (*) Drive de 5 1/4 Drive de CD-ROM Drive LS-120 Placas de expanso (**) Classe 2: Usados para os seguintes dispositivos: Disco rgido Tampa traseira do gabinete (**) OBS(**): As furaes para parafusos existentes no drive de disquetes nem sempre so padronizadas. Voc deve, a princpio, tentar usar os parafusos de classe 1. Se forem

muito finos para a furao existente, use parafusos classe 2. OBS(**): As furaes para parafusos existentes nos gabinetes nem sempre so padronizadas. Voc deve, a princpio, tentar usar os parafusos de classe 1. Se forem muito finos para a furao existente, use parafusos classe 2. As figuras 1, 2, 3 e 4 mostram alguns pontos onde so utilizados os parafusos de classes 1 e 2 apresentados aqui.

Figura 1 - Placas de expanso so fixas ao gabinete, a princpio com parafusos classe 1; se forem inadequados, use os de classe 2..

Figura 2 - Drives de CD-ROM so fixados ao gabinete atravs de parafusos classe 1.

Figura 3 - Drives de disquete de 3 so fixados ao gabinete atravs de parafusos classe 1.

Figura 4 - Para fixar o disco rgido ao gabinete, usamos parafusos classe 2.

A figura abaixo mostra a parte interna de um gabinete, no qual esto presentes um drive de CD-ROM, um drive de disquetes de 3 e um disco rgido. Todos so fixados ao gabinete atravs de parafusos laterais. suficiente utilizar dois parafusos de cada lado.

Fixao dos drives no gabinete.

Existem ainda parafusos bem diferentes, mostrados na figura abaixo. So usados para fixar a placa de CPU ao gabinete. Um deles, mostrado na parte direita da figura, um parafuso metlico hexagonal. Deve ser aparafusado em locais apropriados na chapa do gabinete, e sua rosca poder ser de Classe 1 ou Classe 2.

Parafusos para fixar a placa de CPU ao gabinete.

Na figura abaixo vemos como fixar a placa de CPU ao gabinete, utilizando os parafusos mostrados na figura acima. Primeiro fixamos ao gabinete, os parafusos hexagonais (figura 82, parte direita). Devemos utilizar os furos da chapa do gabinete que possuem correspondncia com os furos da placa de CPU. Depois colocamos a placa de CPU no gabinete e fazemos a sua fixao, usando os parafusos apropriados (figura acima, parte esquerda).

Fixao da placa de CPU no gabinete atravs de parafusos hexagonais.

Tampa plstica frontal Os gabinetes so acompanhados de tampas plsticas para serem usadas nos locais vagos reservados para a instalao de drives.

Tampas plsticas frontais.

Tampas traseiras Os gabinetes possuem, na sua parte traseira, fendas onde se alojam os conectores traseiros das placas de expanso. Como nem sempre utilizamos todas essas posies, conveniente tampar as que no estiverem em uso. Para isto so usadas tampas metlicas apropriadas.

Tampas traseiras.

Espaadores plsticos A placa de CPU presa ao gabinete por dois processos: Parafusos metlicos hexagonais (j apresentados em figura anterior) e espaadores plsticos (figura abaixo). Esses espaadores plsticos devem ter inicialmente a sua parte superior encaixada em furos apropriados na placa de CPU. Sua parte inferior deve ser encaixada em fendas existentes no gabinete. Podemos observar esses furos na figura da chapa lateral do gabinete abaixo.

Espaadores plsticos. Fixar a placa me na chapa lateral do gabinete

Furos e fendas na chapa lateral do gabinete, para fixao da placa de CPU.

O encaixe dos espaadores um pouco difcil de fazer. Inicialmente devemos checar quais so as fendas existentes no gabinete que esto alinhadas com furos na placa de CPU. Encaixamos espaadores plsticos nos furos da placa de CPU que possuem fendas correspondentes na chapa do gabinete. A seguir colocamos a placa no seu lugar, de forma que todos os espaadores plsticos encaixem simultaneamente nas respectivas

fendas. A figura abaixo mostra o detalhe do encaixe de um espaador na sua fenda.

Detalhe do encaixe de um espaador plstico em uma fenda do gabinete. Aps acoplar a placa de CPU, devemos olhar no verso da chapa onde a placa foi alojada, para verificar se todos os espaadores encaixaram-se perfeitamente nas suas fendas. Cada espaador plstico deve estar alinhado com a fenda, como indicado em A em figura anterior. Estando todos alinhados, movemos a placa de forma que todos os espaadores fiquem encaixados nas fendas metlicas como indicado em B em figura anterior. Furos de fixao da placa de CPU Como vimos, a fixao da placa de CPU feita por espaadores plsticos e por parafusos metlicos hexagonais. Devemos contudo, tomar muito cuidado com o uso desses parafusos. Inicialmente devemos identificar quais so os furos existentes na chapa do gabinete, prprios para a recepo desses parafusos. Furo normal Furo metalizado

Furo normal e furo metalizado.

O furo metalizado pode ser usado para fixao atravs de parafusos metlicos, ou de espaadores plsticos. O furo normal deve ser usado apenas para fixao por espaadores plsticos. Se usarmos um parafuso metlico em um furo sem metalizao, este parafuso poder arranhar a camada de verniz da placa, provocando o contato entre as trilhas de circuito impresso, resultando em um curto circuito que danificar a placa. Resta ainda ressaltar que em placas de CPU e gabinetes padro ATX, a fixao feita quase que exclusivamente por diversos parafusos hexagonais metlicos. Painel traseiro do gabinete ATX As placas de CPU padro ATX possuem um painel traseiro, no qual ficam os conectores de vrias das suas interfaces: seriais, paralela, teclado, etc. Os gabinetes ATX so acompanhados de uma pequena chapa metlica, na qual este painel se encaixar. A instalao desta chapa mostrada nas figuras 1 e 2. Primeiramente devemos encaixar a chapa pela parte interna do gabinete (figura 1). Depois aparafusamos a chapa ao gabinete. Quando a placa de CPU for instalada no gabinete, os conectores existentes na sua parte traseira ficaro encaixados nesta chapa (figura 2).

Figura 1 Chapa metlica para painel das interfaces de uma placa de CPU ATX. Deve ser encaixada pela parte interna do gabinete.

Figura 2 A chapa deve ser aparafusada no gabinete, e nela se encaixaro os conectores da placa de CPU. INCIO DA MONTAGEM DO GABINETE Comeamos agora a montagem propriamente dita. Esta uma etapa mais de preparao do que de montagem. Mos obra! 1 ) Abra o gabinete, o que normalmente feito pela remoo de parafusos localizados na sua parte traseira.

Abrindo o gabinete Modelo AT.

2 ) Ser preciso abrir caminho para introduzir a placa de CPU. Em gabinetes horizontais, podemos em geral coloc-la no lugar sem obstruo de partes do gabinete. Em gabinetes tipo mini-torre, em geral ser preciso retirar uma das tampas da sua parte inferior, atravs da remoo de parafusos. Em certos modelos de gabinete, a tampa inferior fixa, mas a pea onde so alojados o disco rgido e o drive de disquetes removvel, atravs de um parafuso. Finalmente, existem gabinetes torre que possuem uma tampa lateral removvel. Esta tampa removida para permitir a fixao da placa de CPU. Uma vez fixada a placa de CPU, esta tampa aparafusada novamente ao gabinete. Existem ainda casos de gabinetes muito espaosos que no requerem nenhum tipo de remoo para dar passagem placa de CPU. Voc dever observar o seu gabinete e verificar se a placa de CPU pode ser introduzida diretamente ou se preciso abrir caminho atravs de um dos mtodos comentado aqui.

Retirando a tampa lateral removvel para fixar a placa me.

Preparao prvia do gabinete Voc tambm j preparou o gabinete para receber a placa de CPU. Podem ter ocorrido diversas situaes, dependendo do formato e do tamanho do gabinete: 1) Remoo da bandeja que aloja o disco rgido e o drive de disquetes 2) Remoo do fundo do gabinete 3) Remoo da chapa onde a placa de CPU ser fixada 4) Remoo da fonte para abrir caminho para a placa de CPU

Abrindo caminho para a placa de CPU. O processo a ser usado depende do tipo e do tamanho do gabinete.

Existem gabinetes que so to espaosos que no precisam de providncias especiais para a colocao da placa de CPU. o caso dos gabinetes torre tamanho grande (full tower ou torro), de alguns gabinetes torre tamanho mdio, e alguns gabinetes horizontais. O gabinete neste ponto j dever estar com os parafusos hexagonais instalados. Alguns gabinetes so acompanhados de parafusos plsticos. Esses parafusos devem ser fixados no gabinete, e a seguir a placa de CPU encaixada sobre os mesmos.

Parafusos metlicos hexagonais e parafusos plsticos.

Outros tipos de parafusos Separe os parafusos que acompanham o gabinete. A maioria deles recai em duas categorias distintas, que aqui chamamos de Classe 1 e Classe 2.

Parafusos do gabinete.

Fixao da placa de CPU Finalmente fixamos a placa de CPU ao gabinete. Normalmente nos modelos ATX, basta apoiar a placa sobre os parafusos metlicos hexagonais e se for o caso, encaix-la nos parafusos plsticos. Em alguns gabinetes so usados espaadores plsticos, que devem ser encaixados na placa de CPU e a seguir introduzidos em fendas existentes no gabinete. Use a seguir parafusos com arruelas isolantes para fixar a placa de CPU. Devem ser aparafusados sobre os parafusos metlicos hexagonais.

Espaadores plsticos devem ser encaixados na placa de CPU e depois introduzidos nas fendas do gabinete.

Parafusos com arruelas isolantes devem ser fixados sobre os parafusos hexagonais. Colocao do painel dos conectores ATX

A chapa metlica que cobrir os conectores de uma placa ATX pode, dependendo do caso, ser montada internamente ou externamente.

Caminho para fixar os drives

s vezes a placa de CPU pode obstruir a parte lateral dos drives. Neste caso os drives devem ser instalados antes da placa de CPU.

Montagem dos drives Esta etapa no depende do fato do gabinete ser AT ou ATX. As pequenas diferenas dependem muito mais do fato do gabinete ser horizontal e vertical. Mesmo considerando gabinetes do mesmo tipo (horizontal e vertical), pequenas diferenas ainda podem ocorrer, como mostraremos aqui.

Fixando o drive de CD-ROM em um gabinete torre. A figura abaixo mostra a instalao do drive de disquetes em um gabinete torre. Assim como ocorre com o drive de CD-ROM, o drive de disquetes deve ser introduzido pela parte frontal e aparafusado por seus furos laterais. Se achar conveniente pode conectar o cabo flat no drive de disquetes antes de introduzi-lo no gabinete.

Montando o drive de disquetes. A figura abaixo mostra a montagem do disco rgido em um gabinete torre. O disco introduzido pela parte interna e a seguir aparafusado pelas laterais. Tanto para o disco rgido como para o drive de disquete e drive de CD-ROM, devemos utilizar dois parafusos de cada lado para a fixao.

Montando o disco rgido em um gabinete torre. O processo de montagem em gabinetes torre pode ter pequenas variaes. Em certos gabinetes torre muito compactos, preciso retirar a bandeja na qual so montados o drive de disquetes e o drive de CD-ROM, para dar acesso placa de CPU. Esses drives podem ser montados na bandeja, e depois de aparafusados, podemos fixar a bandeja ao gabinete.

Fixando o drive de disquetes e o disco rgido em uma bandeja removvel.

Montagem das placas de expanso Esta mais uma etapa que independe do fato do gabinete ser horizontal ou vertical, AT ou ATX, grande ou pequeno. Em todos os modelos a posio relativa entre a placa de CPU, as placas de expanso e os pontos de fixao no gabinete so semelhantes. As principais placas de expanso que um computador pode ter so: Placa de vdeo Placa de som Placa de interface de rede Placa fax/modem Placa controladora SCSI Todas as placas so instaladas fisicamente de forma semelhante. Devem ser encaixadas no slot apropriado e a seguir aparafusadas ao gabinete. A figura abaixo mostra o encaixe de uma placa de expanso, e a figura 62 mostra a mesma placa sendo aparafusada ao gabinete.

Encaixando uma placa de expanso em um slot.

Aparafusando uma placa de expanso no gabinete.

Conectores auxiliares de interfaces onboard. Da esquerda para a direita:

1) USB; 2) SOM; 3) VDEO.

No caso das placas de CPU padro AT, instale ainda os conectores das interfaces seriais e paralelas. Esses conectores podem ser aparafusados diretamente ao gabinete, nos pontos onde se fixam placas de expanso, ou ento podem ser desmontados e instalados em fendas existentes na parte traseira do gabinete.

Instale os conectores das interfaces seriais e paralela, se estiver usando uma placa de CPU AT.

Distribuio das placas pelos slots A escolha dos slots a serem usados um ponto importante. Para placas AGP, no existe escolha, pois as placas de CPU possuem um nico slot AGP. J os slots PCI so em maior nmero. Devemos tentar deixar livre o primeiro slot PCI localizado ao lado da placa AGP, se isto for possvel. As placas 3D modernas esquentam muito, e deixar uma posio livre ajudar a melhorar a dissipao do calor gerado por este chip. Feche as fendas sem uso Utilize as tampas metlicas que acompanham o gabinete para fechar as fendas traseiras que no estiverem em uso. Se as fendas sem uso ficarem abertas, o fluxo de ar no interior do gabinete, fundamental para a sua boa refrigerao, ser prejudicado.

Use as tampas metlicas para fechar as fendas sem uso no gabinete.

Mais um teste rpido Neste ponto o computador estar com todas as placas de expanso encaixadas nos seus slots.

As placas de expanso esto instaladas nos seus slots.

Retirando uma placa de expanso Para retirar a placa, devemos pux-la em movimentos alternados, como mostra a figura abaixo. Devemos ter cuidado para no tocar com as mos, os circuitos da placa que est sendo retirada.

Retirando uma placa de expanso.

Conexo do monitor

Conectando o monitor na placa de vdeo.

Conexo do mouse e teclado

Conexo do teclado SERIAL.

Conexo do teclado PS2 em uma placa de CPU ATX.

Diagrama de conexes na parte traseira de uma placa de CPU ATX.

Conexo do mouse em uma porta serial (COM1 ou COM2).

Conexo para mouse PS/2 em uma placa de CPU ATX. Existem teclados com conectores de dois tipos: DIN e PS/2.

Adaptadores para teclado. De serial para PS2.

O tipo indicado na figura como A possui um conector PS/2 macho e do outro lado, um conector SERIAL Da mesma forma existem adaptadores de mouse, convertendo de DB-9 para PS/2 e vice-versa.

Adaptador para mouse.

CUIDADOS NA MONTAGEM Como proteger os circuitos muito fcil evitar as descargas eletrostticas. No d trabalho algum, s uma questo de cuidado. Vendedores devem manter os produtos dentro das suas embalagens antiestticas. Ao retir-los da embalagem, devem sempre segurar as placas pelas bordas, sem tocar nos chips e conectores.

Pulseira anti-esttica e sua utilizao. O ideal que voc utilize a pulseira anti-esttica ao manusear componentes de hardware. Segure as placas pelas suas bordas laterais. A figura 4 mostra a forma correta e a forma errada de segurar uma placa. Um disco rgido deve ser segurado pela sua carcaa metlica. A figura 5 mostra a forma correta e a forma errada de segurar um disco rgido. Mdulos de memria e processadores tambm devem ser segurados pelas laterais, sem tocar nos seus contatos metlicos.

Forma certa e errada de segurar uma placa.

Forma certa e errada de segurar um disco rgido.

O gabinete ideal para seu computador. O ideal usar gabinetes com no mnimo 50 cm de altura, chamados de midi torre. Esses gabinetes devem ter, alm do exaustor da fonte, que puxa o ar quente para a parte traseira do computador, um outro ventilador dianteiro que puxa o ar frio para o interior do gabinete. Opcionalmente podemos usar ainda um ventilador-exaustor, tambm instalado na parte traseira do gabinete. Os melhores gabinetes j vm com todos esses ventiladores instalados, mas podemos compr-los separadamente e fazer sua instalao.

Exaustor traseiro no interior da fonte Exaustores traseiros opcionais - Usar quando o PC tem muitos componentes que aquecem Entrada frontal de ar obrigatria para Pentium 4 e Athlon XP Interior de um gabinete de PC Devemos ainda organizar os cabos flat no interior do gabinete para que no atrapalhem o fluxo de ar. No CD-ROM que acompanha a placa de CPU encontramos um programa que faz a monitorao de diversos itens de hardware, como a temperatura do processador e a temperatura do gabinete. So chamados respectivamente de CPU temperature e Motherboard temperatura. A temperatura interna do gabinete no deve ser superior a 42 graus. Se estiver elevada, devemos instalar ventiladores adicionais e organizar os cabos flat no interior do gabinete. Desenhos vindos de manuais de placa me

7 AULA CMOS - SETUP Ajuste fino no hardware Um bom tcnico de manuteno e um bom produtor de PCs deve estar preparado para, alm de usar a forma fcil de programao do CMOS Setup, fazer ajustes finos visando: Resolver problemas Otimizar o desempenho Utilizar opes de funcionamento que por padro so desativadas Para isto preciso um conhecimento profundo dos inmeros comandos do CMOS Setup. O mtodo padro O mtodo inicial recomendado para a programao do CMOS Setup consiste no seguinte: 1. Usar a auto-configurao. 2. Acertar a data e a hora 3. Definir o drive de disquetes 4. Auto detectar o disco rgido

5. Sair e salvar O uso desses comandos suficiente para que o PC funcione, e permitir a realizao das etapas seguintes da montagem: formatao do disco rgido e instalao do sistema operacional. A maior parte do trabalho feita com o comando de auto-configurao, que preenche as respostas das dezenas de itens do Setup com valores default sugeridos pelo fabricante da placa de CPU. Modelo de tela do CMOS Setup em forma te texto.

No importa qual seja o fabricante e a verso do seu Setup, normalmente voc encontrar certos comandos ou menus padronizados na sua tela principal. Vejamos a seguir os principais comandos:

MENU PRINCIPAL Standard CMOS Setup Aqui existem itens muito simples, como a definio do drive de disquetes, os parmetros do disco rgido e o acerto do relgio permanente existente no CMOS. Advanced CMOS Setup Esta parte do Setup possui uma miscelnea de itens um pouco mais complicados, mas em geral fceis. Por exemplo, temos aqui a seqncia de boot (A: C: ou C: A:), a definio da taxa de repetio do teclado, a Shadow RAM e diversos outros. Advanced Chipset Setup Nesta seo encontramos controles para diversas funes dos chips VLSI existentes na placa de CPU. Muitos dos itens encontrados aqui esto relacionado com a temporizao do acesso das memrias. Peripheral Configuration Atravs deste menu podemos atuar em vrias opes relativas s interfaces existentes na placa de CPU. Podemos por exemplo habilitar ou desabilitar qualquer uma delas, alterar seus endereos, e at mesmo definir certas caractersticas de funcionamento. PnP Configuration Nesta seo existem alguns comandos que permitem atuar no modo de funcionamento dos dispositivos Plug and Play. Podemos, por exemplo, indicar quais interrupes de

hardware esto sendo usadas por placas que no so PnP. Power Management Este menu possui comandos relacionados com o gerenciamento de energia. Todas as placas de CPU modernas possuem suporte para esta funo. O gerenciamento de energia consiste em monitorar todos os eventos de hardware, e aps detectar um determinado perodo sem a ocorrncia de nenhum evento, usar comandos para diminuir o consumo de energia. Security Em geral esta parte do Setup muito simples. Consiste na definio de senhas que podem bloquear o uso do PC ou do Setup (ou ambos) por pessoas no autorizadas. IDE Setup No IDE Setup existem comandos que permitem detectar automaticamente os parmetros dos discos rgidos instalados, bem como ativar certas caractersticas do seu funcionamento. Anti Virus Aqui temos a opo para monitorar as gravaes no setor de boot do disco, uma rea que atacada pela maior parte dos vrus. Desta forma, o usurio pode ser avisado quando algum vrus tentar realizar uma gravao no setor de boot. CPU PnP Na verdade este nome no muito adequado. Dispositivos Plug and Play devem ser jumperless (ou seja, no usam jumpers para serem configurados), mas nem tudo o que jumperless pode ser chamado de Plug and Play. Este menu d acessos a comandos que definem o clock interno e o clock externo do processador. Load Defaults Em geral o fabricante da placa de CPU apresenta dois conjuntos de valores para o preenchimento automtico de praticamente todos os itens do Setup. Um desses conjuntos, chamado s vezes de Default timo, o que resulta no maior desempenho possvel, sem comprometer a confiabilidade do PC. O outro conjunto de valores o Default prova de falhas, que faz o PC operar em baixa velocidade. Deve ser usado quando o PC apresenta falhas. Best defaults Em alguns setups existe o comando Best Defaults, que faz com que todos os parmetros sejam programados com as opes que resultam no maior desempenho, mas sem se preocupar com a confiabilidade e a estabilidade do funcionamento do PC. Em geral este recurso funciona apenas quando so instaladas memrias bastante rpidas. A opo Optimal Defaults uma escolha mais sensata, pois resulta em

desempenho alto, sem colocar em risco o bom funcionamento do PC. Power Up Control Este menu possui vrios comandos relacionados com operaes de ligamento e desligamento do PC. Por exemplo, podemos program-lo para ser ligado automaticamente em um determinado horrio, ou ento quando ocorrer uma chamada pelo modem, ou quando chegarem dados atravs de uma rede local. Podemos escolher o que fazer quando ocorre um retorno no fornecimento de energia eltrica aps uma queda, se o PC ligado automaticamente ou se o usurio precisa pressionar o boto Power On. Exit Ao sair do programa Setup, temos sempre as opes de gravar as alteraes no CMOS antes de sair, ou ento ignorar as alteraes. Para facilitar nosso estudo, dividimos o assunto em vrias partes, como Standard CMOS Setup, Advanced CMOS Setup, etc. At neste ponto podemos encontrar diferenas entre os Setups de diversos PCs. Determinados itens podem ser encontrados em um grupo de um PC, e em outro grupo de outros PCs. Por exemplo, o item Display Type, explicado adiante, poder ser encontrado em alguns casos no Standard CMOS Setup, e em outros casos no Advanced CMOS Setup. A maioria dos itens do CMOS Setup podem ser programados com duas opes: Enabled (Habilitado) ou Disabled (Desabilitado). Existem entretanto itens que possuem opes diferentes, e at mesmo opes numricas.
Standard CMOS Setup

Esta parte do Setup praticamente a mesma na maioria dos PCs. Possui comandos para definir os seguintes itens: Data e Hora Tipo do drive de disquete Parmetros dos discos rgidos Em alguns casos, o Standard CMOS Setup possui alguns comandos adicionais, como: Tipo de placa de vdeo Habilitao do teste do teclado Daylight Saving (horrio de vero) OPES DO MENU Date / Time

O primeiro comando que normalmente usamos o acerto do relgio. Devemos usar as setas para selecionar o item a ser alterado, e a seguir, usar as teclas Page Up e Page Down para alter-lo. Floppy drive A/B ou Legacy Diskette A/B Atravs deste comando, definimos o tipo dos drives A e B, ou seja, os drives de disquetes. Existem as seguintes opes: None (no instalado) 360 kB (5 DD) 720 kB (3 DD) 1.2 MB (5 HD) 1.44 MB (3 HD) 2.88 MB (3 ED) Em um tpico PC com apenas um drive de 1.44 MB instalado, devemos declarar A=1.44 MB e B=Not Installed. Setups mais recentes j chamam este item de Legacy Diskette A/B. O termo legacy significa legado, uma coisa antiga. Hard Disk Usado para o preenchimento dos parmetros chamados de Geometria Lgica dos discos rgidos. Esses parmetros so: Cyln Nmero de cilindros Head Nmero de cabeas Sect Nmero de setores WPcom Cilindro de pr-compensao de gravao LZone Zona de estacionamento das cabeas CD-ROM Devemos usar esta opo quando conectamos um drive de CD-ROM em uma controladora IDE da placa de CPU. Caso esta opo no esteja presente, devemos usar a opo Not Installed. Mesmo assim o o sistema operacional pode us-lo sem problemas. Vdeo / Display Type

Alguns Setups possuem um campo para a indicao do tipo de placa de vdeo. As opes so CGA, MDA e VGA. Nos PCs atuais usamos a opo VGA, que pode aparecer com outros nomes, como SVGA, EGA, MCGA, ou PGA. Todas elas so equivalentes.
Advanced CMOS Setup

Os itens apresentados nesta parte do Setup so mais ou menos comuns em todos os PCs, seno independentes do processador e do chipset. Hit Del Message Display Em geral, durante a contagem de memria, exibida na tela uma mensagem indicando qual a tecla que deve ser pressionada para ativar o CMOS Setup. Pode aparecer como Hit DEL to run Setup, Press F1 to run Setup ou algo similar. Com este item, podemos desabilitar a exibio desta mensagem, com o objetivo de afastar curiosos. Mesmo que a mensagem no seja exibida, o PC continuar aceitando o pressionamento da tecla que ativa o CMOS Setup. Virus Warning Veja o item Security, explicado mais adiante. Na maioria dos PCs, este comando ocupa um menu prprio no Setup, mas tambm pode estar dentro do Advanced CMOS Setup. Password Check Habilita um pedido de senha para ter acesso ao PC. Em geral, so apresentadas as opes Setup e Always. Ao escolher a opo Setup, s ser permitido ter acesso ao programa Setup mediante o fornecimento da senha. Entretanto, para executar o boot e fazer uso normal do PC, no ser preciso fornecer senha alguma. Por outro lado, se este item for programado com a opo Always, ser preciso fornecer a senha, tanto para executar o Setup, como para realizar o boot e fazer uso normal do PC. Antes de utilizar este item, devemos realizar um cadastramento de senha, o que feito atravs do menu Security ou Password. Internal Cache (ou Level 1 cache) Serve para habilitar e desabilitar o funcionamento da cache L1 do processador. Deixamos esta memria cache habilitada, exceto nos casos em que queremos que o PC diminua drasticamente sua veloci-dade, e quando realizamos um check-up na memria DRAM. External Cache (ou Level 2 cache) Habilita e desabilita a cache L2. Normalmente deixamos este item habilitado, a menos que seja nossa inteno diminuir drasticamente a velocidade do PC, ou fazer um check-up na memria DRAM. Boot Sequence

O PCs executam o boot preferencialmente pelo drive A, e caso no seja possvel, o boot feito pelo drive C. A maioria dos Setups possui este item, no qual encontramos as opes A: C: e C: A:. vantajoso usar a opo C: A:, o que faz com que o boot seja mais rpido, j que no ser perdido tempo checando a existncia de um disquete no drive A. Esta checagem demora alguns segundos, pois para que seja feita, preciso ligar o motor do drive. Se for preciso executar um boot pelo drive A, devemos alterar este item para A: C:. As placas de CPU modernas tm tambm podem executar um boot atravs de um CD-ROM. Este CD-ROM precisa estar conectado em uma das interfaces IDE existentes na placa de CPU, pois o BIOS no d suporte direto a interfaces IDE existentes nas placas de som. Quando o BIOS pode executar o boot por um CD-ROM, este faz parte das opes de seqncias de boot. comum nas placas de CPU modernas, a existncia de outras opes de boot, como LS-120, ZIP Drive, um segundo disco rgido, discos SCSI e outros tipos de discos removveis. Try other boot devices A seqncia de boot pode ser programada de diversas formas, alternando drives de disquete, discos rgidos IDE, discos rgidos SCSI e at discos removveis. O boot s tentado com todos os dispositivos da seqncia quando este item programado com a opo YES. PS/2 mouse support Em um dos chips VLSI existentes nas placas e CPU modernas, existe uma interface prpria para a conexo de um mouse padro PS/2. Ligar o mouse nesta interface pode ser vantajoso, j que deixa a COM1 e a COM2 livres para outros dispositivos seriais. Basta ento deixar este item na opo Enabled. Por outro lado, se o mouse padro PS/2 no for utilizado, melhor deixar este item na opo Disabled. Desta forma, estaremos deixando livre a interrupo 12 (IRQ12), que poder ser posteriormente utilizada na instalao de novas placas de expanso.

Floppy Disk Access Control Este item permite habilitar ou desabilitar as operaes de gravao em disquetes. Em um PC normal, os drives de disquetes devem ficar habilitados tanto para leitura como para gravao. Em certos PCs nos quais as normas de segurana visam evitar que dados armazenados no disco rgido sejam copiados atravs de disquetes, podemos programar o controle de acesso para que faa apenas leituras. USB Function Este comando habilita o funcionamento da interface USB (Universal Serial Bus), existente na maioria das placas de CPU atuais. Se voc no utiliza dispositivos USB, pode deixar este item desabilitado. USB Keyboard/mouse support

Faz com que um teclado ou mouse USB funcionem mesmo antes do carregamento do sistema operacional. O controle seria feito pelo prprio BIOS, e nesse caso o teclado e o mouse USB podem ser usados mesmo no modo MS-DOS e em outras etapas pre-boot. Processor Type As placas de CPU modernas podem operar com diversos processadores compatveis. A maioria delas detecta automaticamente o processador presente, mas muitas delas, sobretudo as que usam processadores para o Soquete 7, podem apresentar em seus Setups, um item atravs do qual podemos definir o processador empregado. Quando este item est presente, podemos encontrar opes como Intel, Cyrix, AMD e Auto. O default Auto, o que faz com que o BIOS tente detectar o processador em uso. Caso esta auto deteco no funcione, podemos indicar diretamente qual o processador instalado. Quando uma placa antiga no detecta um processador novo, e por esta razo apresenta problemas de mau funcionamento, devemos adquirir uma nova placa de CPU, ou ento tentar fazer um upgrade de BIOS. Processor Speed (CPU Internal Core Speed) Algumas placas de CPU possuem um comando no CMOS Setup para informar o clock do processador. Para que para que isto funcione o processador tem que ser do tipo no travado, ou seja, no utilizar multiplicadores fixos. Tome muito cuidado com este item. Se ele existe no seu CMOS Setup, especifique o valor correto do clock do seu processador. Se voc utilizar um valor mais elevado, poder danific-lo, ou tornar o funcionamento do PC instvel.
Advanced Chipset Setup

Perigo !!! Alguns dos itens localizados no Advanced Chipset Setup devem permanecer obrigatoriamente com seus valores default, caso contrrio, a placa de CPU pode experimentar problemas de funcionamento. Por exemplo, existem alguns itens que definem a velocidade de acesso s memrias. Se for utilizada uma velocidade acima da recomendada, o processador pode receber dados errados da memria, o que inviabiliza o seu funcionamento. Altere esses itens apenas se for estritamente necessrio, e se voc souber muito bem o que est fazendo. Auto Configuration Em todos os Setups, este item est ativado por default. Faz com que diversos itens crticos relacionados com a velocidade de transferncia de dados entre o processador e a memria sejam programados de modo adequado, alm de ficarem inacessveis para alteraes. Se voc no quer ter problemas, deixe esta opo habilitada. Se voc quiser alterar a maioria dos itens descritos a seguir, ser preciso desligar a Auto Configurao. CPU Frequency Permite escolher o clock externo a ser usado pelo processador. Em geral este item

programado atravs de jumpers da placa de CPU, mas muitas delas podem operar em modo jumperless, com comandos do Setup substituindo os jumpers. O clock externo deve ser programado de acordo com o processador (66, 100, 133 MHz, etc.). No esquea que processadores Athlon e Duron operam com DDR (Double Data Rate). Quando um Athlon, por exemplo, usa o clock externo de 200 MHz, est na verdade usando 100 MHz com duas operaes por ciclo. Legacy USB Support Deixe este item desabilitado. habilitado apenas para permitir o uso de dispositivos USB antigos. Como voc provavelmente vai utilizar dispositivos USB de fabricao recente (os antigos so bastante raros), no ser necessrio ativar o suporte a dispositivos USB antigos.
Peripheral Configuration

Esta parte do Setup define vrios parmetros de funcionamento das interfaces existentes na placa de CPU: Seriais, paralela, interfaces IDE e interface para drives de disquetes. Muitos desses itens podem ser programados com a opo Auto, deixando por conta do BIOS a programao. Para usurios mais avanados, a possibilidade de usar valores default diferentes pode ser uma caracterstica muito oportuna, para possibilitar certos tipos de expanso. AGP 1x / 2x / 4x / 8x Mode As primeiras placas de CPU equipadas com slots AGP podiam operar apenas no modo 1x, com taxa de transferncia de 266 MB/s. Posteriormente surgiram placas AGP 2x, 4x e 8x. Quando uma placa AGP instalada no seu slot, utilizado automaticamente o modo mais veloz permitido simultaneamente pela placa 3D e pela placa de CPU. Podemos entretanto usar este item para reduzir a velocidade mxima suportada pelo slot AGP da placa de CPU. Por exemplo, slots capazes de operar em at 4x podem ter a velocidade reduzida para 2x ou 1x. Este ajuste pode ser necessrio para resolver problemas de compatibilidade com certas placas AGP. Game Port Function Na maioria das placas de CPU com udio onboard, encontramos tambm uma interface para joystick. Este comando permite habilitar e desabilitar esta interface. Sound Blaster Emulation A compatibilidade com placas Sound Blaster um requisito importante para sonorizar programas que operam no modo MS-DOS. Vrias placas de CPU com udio onboard podem operar neste modo de compatibilidade. Neste caso devemos habilitar a emulao de Sound Blaster. Onboard Video So bastante comuns atualmente as placas de CPU com vdeo onboard. A maioria dessas placas de CPU permite a instalao de uma placa de vdeo avulsa, PCI ou AGP.

Podemos ento desabilitar totalmente os circuitos de vdeo onboard. A seqncia de operaes a serem feitas a seguinte: 1) Ainda com o vdeo onboard, desabilitamos este item no CMOS Setup. 2) Usamos o comando Salvar e Sair. 3) Depois de alguns segundos, desligamos o PC. 4) Instalamos a nova placa de vdeo e nela ligamos o monitor. 5) Ligamos o PC e a nova placa de vdeo estar ativa.

Video Sequence (PCI/AGP) Muitas placas de CPU com vdeo onboard no permitem que este vdeo seja desabilitado, apesar de ser possvel a instalao de uma placa de vdeo avulsa. Ambos os circuitos de vdeo ficaro ativos, mas temos que definir qual deles o primrio, ou seja, o que usado como padro. Muitas dessas placas no possuem slot AGP. O vdeo onboard internamente ligado ao barramento AGP atravs do chipset, e apenas placas PCI podem ser instaladas. Neste caso, AGP sinnimo de onboard, e PCI sinnimo de placa avulsa. Usamos a seqncia PCI/AGP para usar como padro, a placa de vdeo avulsa. Note que esta combinao PCI/AGP no geral. Existem placas de CPU com vdeo onboard e ainda equipadas com slot AGP. Nesses casos, este item do Setup aparece com outros nomes, como Onboard / AGP. On Board IDE Ports As placas de CPU modernas possuem duas interfaces IDE, sendo uma primria e outra secundria. Assim como vrias outras interfaces existentes nessas placas de CPU, as interfaces IDE podem ser habilitadas ou desabilitadas. Por exemplo, se no estivermos usando a interface secundria, podemos desabilit-la, evitando assim que uma interrupo (em geral a IRQ15) seja ocupada desnecessariamente. Da mesma forma, podemos utilizar interfaces IDE existentes em placas de expanso, e neste caso, devemos desabilitar as interfaces IDE da placa de CPU. Este item em geral possui opes como: None Primary Only Secondary Only Both (ambas ficam ativas) On Board Parallel Port Este item habilita ou desabilita a interface paralela existente na placa de CPU. Em geral

podemos deixar esta interface habilitada, mas em certos casos especiais, quando temos muitas placas de expanso instaladas e todas as interrupes de hardware esto ocupadas, desabilitar a porta paralela (caso o PC no possua impressora) pode ser a melhor forma de conseguir uma interrupo livre.
Security

Em geral, esta parte do Setup possui apenas dois comandos, sendo um para cadastramento de senha, e outro relacionado com deteco de vrus. Password Tome muito cuidado para no cadastrar uma senha e depois esquec-la. Voc poder ficar impossibilitado de usar o Setup, ou ento de executar um boot e usar o Setup, dependendo de como est programado o item Password Checking Option, no Advanced CMOS Setup. Se voc pretende usar uma senha, anote-a em um local seguro. Quando o usurio esquece a senha, preciso apagar os dados do chip CMOS. Isto faz com que a senha seja desligada, mas ser preciso reprogramar todo o Setup novamente. O manual da placa de CPU sempre traz instrues sobre como realizar esta operao. Quando usamos o comando Password, o Setup nos pede que seja digitada uma senha, apresentando a mensagem Enter New Password. Depois de digitada, apresentada a mensagem Re-Enter New Password. preciso digit-la novamente, para confirmao. Caso j tenha sido anteriormente cadastrada uma senha, o Setup pedir antes que seja digitada a senha atual, apresentando a mensagem Enter Current Password. Sem saber a senha antiga, no possvel cadastrar uma senha nova. Se quisermos desabilitar a senha, basta responder ENTER pergunta Enter New Password. Depois que a senha estiver cadastrada, a checagem ser feita de acordo com o item Password Checking Option, definido no Advanced CMOS Setup. Programe este item da seguinte forma: Setup, se voc quer que seja pedida a senha apenas para uso do CMOS Setup. Desta forma, qualquer um poder usar o PC, mas apenas mediante o fornecimento da senha ser possvel utilizar o Setup. Always. A senha ser sempre requisitada, tanto para executar um boot, como para acessar o Setup. Anti Virus Quase todos os BIOS so capazes de detectar possveis contaminaes por vrus de PC, atravs do monitoramento das operaes de escrita no setor de boot e na tabela de parties do disco rgido. Essas reas so monitoradas porque a maioria dos vrus se instalam nelas. Quando deixamos esta opo habilitada, qualquer operao de gravao em uma dessas reas imediatamente seguida de uma men-sagem alertando o usurio sobre uma possvel contaminao, e perguntando se a operao deve ou no ser realizada. Em geral, o usurio pode escolher trs caminhos: Permitir a gravao, no permitir a gravao ou executar um boot. A gravao deve ser permitida apenas quando esto em uso programas que realmente gravam nessas reas, como por

exemplo, o FDISK e o FORMAT, usados no processo de inicializao do disco rgido. Tambm durante a instalao de sistemas operacionais ocorrem essas gravaes, que devem ser permitidas. Por outro lado, se a mensagem alerta sobre vrus ocorre durante o uso de programas comuns, a melhor coisa a fazer executar um boot e tomar providncias para detectar e eliminar eventuais vrus existentes no PC.
IDE Setup

Esta parte do Setup contm itens relacionados com as interfaces IDE e com os discos rgidos. Alguns desses itens podem ser encontrados em outras partes do Setup, como no Advanced CMOS Setup e no Peripheral Configuration Setup. Auto Detect Hard Disk Este comando realiza a deteco automtica de todos os discos rgidos instalados, seja na interface IDE primria, seja na secundria. Sempre sero detectados os parmetros relacionados com a geometria lgica do disco, como o nmero de cilindros, cabeas e setores. Em geral, outros parmetros como LBA, Block Mode, PIO Mode e 32 bit transfers podero ser tambm detectados. Entretanto, nada impede que esses itens sejam detectados e programados por comandos independentes do IDE Setup. Certos Setups possuem um nico comando que faz a deteco de todos os discos IDE instalados. Outros possuem comandos independentes para a deteco dos 4 dispositivos possveis: Primary Master, Primary Slave, Secondary Master e Secondary Slave.
Power Management

Os PCs modernos possuem um recurso que at pouco tempo atrs s estava disponvel em PCes portteis: o gerenciamento de energia. Consiste em uma monitorao do uso do PC, e ao detectar inati-vidade durante um perodo preestabelecido, colocar o PC e seus dispositivos em estados de baixo consumo de energia. um procedimento muito similar ao usado nos Screen Savers (economizadores de tela). A diferena que, ao invs de simplesmente prolongar a vida do monitor, o objetivo principal a economia de energia. Existem ainda funes para ligamento automtico do PC, desde que ocorram de-terminados eventos. Modo Standby Neste modo, ocorre uma boa reduo no consumo de energia. Menos tempo ser preciso para que o equipamento volte ao estado ligado. Um monitor, por exemplo, ao ser colocado em estado standby, inibe o amplificador de vdeo, fazendo com que a tela fique escura, mas mantm em funcionamento a maioria dos seus circuitos internos. Com o simples toque em uma tecla, ou o movimento do mouse, ou qualquer atividade, o monitor volta ao seu estado normal, em poucos segundos. Power Management Este o comando que ativa as funes de gerenciamento de energia. Suas opes so Enabled e Disabled. Quando desabilitado, o PC no estar usando os recursos de gerenciamento, e todos os itens seguintes do Power Management Setup ficaro inativos e inacessveis. Ao habilitar este item, teremos acesso aos itens seguintes.

Thermal Monitor xxxC/xxxF ou CPU Current Temperature Este item serve para checar, atravs do CMOS Setup, como est a temperatura interna do processador, sem que para isto seja preciso carregar o software DMI no ambiente Windows (veja o item Fan Monitor xxx RPM acima). Motherboard temperature monitor As placas de CPU modernas podem informar no apenas a temperatura do processador, mas tambm a temperatura interna do gabinete. Ao manter a temperatura interna do gabinete baixa, estamos contribuindo para reduzir a temperatura do processador. O ideal permitir que esta temperatura esteja no mximo entre 40 e 45 graus. Se a temperatura aumentar devemos tomar providncias para melhorar a refrigerao. Usar ar condicionado, organizar os cabos flat no interior do gabinete para no bloquear o fluxo de ar, instalar um cooler adicional na parte frontal do gabinete so algumas providncias que ajudam bastante.
Load Defaults

Felizmente, todos os Setups modernos possuem comandos para realizar a programao automtica de todos os seus itens, fazendo com que o usurio no tenha obrigao de conhecer profundamente o seu significado. Depois de feita esta auto configurao, o usurio s precisa acertar o relgio, definir os tipos de drives e os parmetros do disco rgido. Vejamos quais so esses comandos. Load Optimal Defaults Este o comando utilizado na maioria dos casos. Faz com que todos os itens sejam programados da forma mais eficiente possvel, mas sem ativar os itens que so considerados envenenamentos. Em geral, so programados os seguintes itens, alm de diversos outros: habilitada a cache interna e a externa habilitada a Shadow RAM para o BIOS principal e o da placa SVGA ativado o mximo clock do processador Com essas poucas providncias, em geral o processador atinge o seu pleno desempenho. Entretanto, nem sempre chegamos ao mximo desempenho total do sistema. O bom conhecedor do Setup pode realizar ajustes visando obter, por exemplo, uma melhor taxa de transferncia do disco rgido, atravs da ativao dos modos Ultra DMA e os outros recursos j apresentados. Load Fail Safe Defaults Quando o PC est apresentando problemas de funcionamento, muitas vezes preciso reduzir bastante a sua velocidade. Com esta reduo, em geral o PC passa a funcionar bem, pelo menos o sufi-ciente para que faamos uma investigao mais profunda sobre

o problema. Por exemplo, algum inadvertidamente instala memrias DRAM com 70 ns, quando a placa de CPU exige memrias de 60 ns. Isto faz com que a programao obtida com o Optimal Defaults resulte em erros de acesso memria. Quando usamos o comando Load Fail Save Defaults, todo o Setup feito de forma que o PC opere com a menor velocidade possvel. As caches so desabilitadas, o clock do processador reduzido, e os tempos para acessar a DRAM sero os mais longos possveis. O PC acaba ficando to lento quanto um PC dos anos 80. Quando o PC funciona com esta reduo de velocidade, devemos experimentar habilitar cada um dos itens do Setup, at descobrir qual deles o causador do problema. Load Original Values Quando este comando est presente, so descartadas todas as alteraes que o usurio realizou, sendo todos os itens reprogramados com os seus valores vigentes no instante em que o programa Setup entrou em execuo. Seu uso equivalente a sair do Setup sem gravar os dados no chips CMOS, e depois executar o Setup novamente.
Exit

Todos os Setups possuem um comando de finalizao, aps do qual dado prosseguimento ao processo de boot. Alguns Setups continuam de onde pararam quando o usurio invocou a sua execuo. Outros comearo tudo desde o incio, apresentando uma nova contagem de memria e tudo o mais que ocorre durante o processo de boot. Ao sairmos do Setup, temos duas opes, como mostramos a seguir:
Save and Exit

Com este comando, as alteraes feitas pelo usurio so armazenadas definitivamente no chip CMOS, antes do Setup terminar sua execuo.
Do not Save and Exit

Usamos este comando para desistir das alteraes que fizemos. Os dados do chip CMOS sero os mesmos vigentes no instante do incio da execuo do Setup.

8 AULA

Instalao do windows Xp Com o CD de instalao no drive e o boot iniciando por ele, aparecer uma tela rpida pedindo...Pressione uma tecla para iniciar do cd. Tecle qualquer coisa EX : espao, enter ... Aps o carregamento dos drivers de terceiros aparecer tela de boas-vindas...

Tecle ENTER para continuar com a instalao...

Tecle F8 para concordar com os termos da licena...

Na tela de particionamento, tecle ENTER para continuar com a instalao...

Na tela da seleo do sistema de arquivos, escolha o desejado... aconselhvel selecionar NTFS e sem formatao rpida...

Aguarde o trmino da formatao do disco...

Aps a formatao, a instalao ir copiar os arquivos necessrios...

Aps a cpia, o computador ser reinicializado... Voc pode teclar ENTER para no ter que aguardar os 15 segundos...

Aps reiniciar, a instalao ser reiniciada em modo grfico...

A instalao ir detectar e instalar os dispositivos...

Tela para seleo das opes regionais e de idioma. Clique em detalhes e depois em adicionar para adicionar um teclado ABNT2, clique em ok e depois selecione o tipo de teclado e clique em aplicar depois em ok e Clique em Avanar...

Preencher com o nome do utilizador e a organizao RECOMENDVEL coloque o mnimo de informao possvel EX; . em nome e . em organizao clicar em Avanar...

Preencher com o serial do Windows XP e clicar em Avanar..

Preencher com o nome que deseja para o computador e tambm com a senha do usurio Administrador, caso deseje que esse usurio tenha uma senha... Clicar em Avanar...

Tela de opes de data e hora... Se estiverem corretas, clicar em Avanar...

A instalao ir detectar os dispositivos de rede e instal-los...

Selecionar Configuraes tpicas e clicar em Avanar...

Caso a instalao tenha detectado e instalado a sua placa de rede, a tela acima aparecer para se digitar o grupo de trabalho... Clicar em Avanar...

A instalao ir copiar os arquivos necessrios...

A instalao entrar no processo de concluso...

Instalao dos itens do Menu Iniciar...

A instalao ir registrar os componentes...

A instalao ir salvar as configuraes...

A mquina ser reiniciada...

Tela de carregamento do Windows XP...

Clicar em OK para o Windows ajustar automaticamente a resoluo da tela...

Clicar em OK para confirmar e continuar.

Tela de boas-vindas do Windows XP. Clique em avanar..

Tela de configurao das atualizaes automticas... aconselhvel selecionar a opo Ajudar a proteger meu PC ativando as Atualizaes Automticas agora. Se seu Windows for pirata escolha NO AGORA. Clicar em Avanar...

Caso exista uma conexo com a Internet, a tela acima ser exibida... Selecionar a opo adequada e clicar em Avanar... H tambm a opo para ignorar essa configurao. QUE PODE SER IGNORADA SEM PROBLEMAS o Windows configurar automaticamente .

Tela de registro da sua cpia do Windows... Selecionar a opo NO, DEIXAR PARA DEPOIS e clicar em Avanar...

Tela para a criao dos usurios que utilizaro o Windows... Digitar cada nome de usurio em um campo e clicar em Avanar...

Tela de agradecimento e final da instalao...

Pronto! O Windows XP est instalado...

Aps a instalao, voc deve instalar os drivers dos dispositivos e os programas a serem utilizados...

9 AULA REINSTALAR O Windows E INSTALAR OS DRIVERS Para instalar os drivers primeiro voc deve saber quais so os drivers que esto faltando, Para isso clique com o boto direito do mouse em meu computador e clique em propriedades. Procure a guia hardware e clique em dispositivos de sistemas, l estaro listados todos os drivers do computador inclusive os que esto faltando. Instale o Everest e clique 2 vezes em placa-me , aparecer o nome da sua placa-me. Se voc tiver o CD de drivers da sua placa basta colocar no drive de CD e mandar instalar, se no tiver ter que procurar na internet. Clique com o boto direito do mouse no driver que esta faltando e clique em atualizar, se o Windows no achar, v ate a pasta do driver e clique 2 vazes no driver e force uma instalao.

10 AULA Instalando Windows Vista Passo a Passo Para voc poder instalar o Vista voc vai precisar de um computador com no mnimo 512MB de RAM e CPU acima de 1.6GHz e um disco rgido de pelo menos uns 20GB e claro um leitor DVD ou gravador DVD-RW e o DVD do sistema operacional Vista.

Configure a Bios (setup) a opo de boot pelo CD, Ir aparecer mensagem para apertar alguma tecla para dar o BOOT pelo DVD aperte qualquer tecla, logo aps isso ir aparecer uma tela igual abaixo.

Com isso o computador est carregando os arquivos para comear a instalao do Vista, depois de carregar ir aparecer uma tela assim:

Nesta tela iremos escolher o Idioma, Layout do teclado e Fuso horrio. Escolha e clique no boto avanar. Na prxima tela ir aparecer o boto Instalar Agora:

Na prxima tela ele vai lhe pedir para colocar o seu serial (Key), se voc por acaso usa um Vista (pirata) e no tem uma Key ento clique em avanar sem colocar nada no campo, como mostra na tela abaixo:

Quando voc clicar em avanar ir aparecer uma mensagem igual imagem abaixo perguntando se voc vai querer colocar a chave agora l, pois o vista d somente 30 dias para verso de teste. Ento clique em NO para continuar.

Como voc no colocou o serial (key) o instalador vai perguntar qual foi a verso do vista que voc comprou, ento selecione a que mais lhe agrada e marque l em baixo onde tem Eu selecionei a verso do Windows que comprei e clique em avanar como mostra a figura abaixo; lembrando que a verso mais completa a Vista Ultimate.

Na prxima tela o instalador ir pedir para que voc aceite o termo de licena, basta marcar l embaixo Aceito os termos de Licena e clica em Avanar.

Na prxima tela devemos escolher o mtodo de instalao, geralmente s o modo Personalizado (avanado) est podendo ser selecionado como o caso desta figura abaixo, ento clicamos l para ir para o prximo passo.

No prximo passo iremos mecher no HD, ento aperte o boto l Opes avanadas

para aparecer s opes, ento ai voc pode formatar e particionar. Ento depois de escolher ao seu gosto clique em avanar.

Ai vai comear a parte de cpia de arquivos e configurao, basta esperar acabar. Vai reiniciar o PC quando acabar, MAS NO CLIQUE NOVAMENTE PARA COMEAR PELO DVD, POIS SENO VAI COMEAR TUDO NOVAMENTE.

Depois de vrios reboots o instalador chega ao fim. E fica como a imagem abaixo:

Depois de finalizar o processo de instalao, devemos colocar nosso nome de usurio, senha e escolher um desenho desse ai como na figura e depois clicar em avanar:

Na prxima tela iremos colocar o nome do computador um plano de fundo e clicar novamente em avanar:

Depois teremos que escolher as opes para deixar o computador seguro, selecione a terceira opo (perguntar depois) para continuar:

Logo aps iremos acertar o fuso horrio, data e hora do sistema e clicar em Avanar.

Prximo passo escolher uma das trs opes de configurao de Rede para configurar a mesma. Escolha Home.

Depois ir aparecer a tela de agradecimento da Microsoft como abaixo, basta clicar em iniciar.

Na prxima tela o Vista ir testar o desempenho do seu computador isso ir levar alguns minutos como mostrado na tela abaixo.

Depois de tudo isso a sua rea de trabalho ir ser preparada para a primeira utilizao, como na imagem abaixo.

E finalmente. O Vista instalado e pronto para usar

11 AULA

Instalando o Windows 7 passo a passo O Windows 7 promete lavar a vergonha do Windows Vista. Digo vergonha no sentido da adeso ao programa no ter tido o sucesso esperado. Com o Internet Explorer 8 (IE 8) e Windows Media Player 12 chega a mais nova verso: Windows 7 que sua instalao no tem segredo algum. Com o disco de instalao no drive reinicie o computador. Nessa hora a chamada ordem de inicializao (boot) importante. Se o seu computador iniciar automaticamente em seu antigo sistema, porque ele no leu o DVD. Para forar a leitura do disco existem duas formas: a primeira alterando a ordem de boot nas configuraes da BIOS de seu computador. A segunda, mais simples, est presente na maioria das placas mais modernas e permite alternar entre os dispositivos de inicializao sem reconfigurar a BIOS. A opo de seleo de boot sem entrada na BIOS aparece descrita usualmente na primeira tela do sistema e est em uma das teclas de funo (as teclas Fx na parte superior do teclado). Se essa alternativa no for apresentada, ser preciso alterar o valor na BIOS, pressionando a tecla Del na inicializao do PC. Consulte o manual de sua placa para saber exatamente que precisa ser alterado. O valor normalmente est dentro de alguma opo de menu como "Advanced BIOS Features" ou "Boot Priority Order".

1 Com o disco carregado, ser apresentada a primeira tela da instalao. Nela, escolha o idioma, formato da moeda e de tempo e o teclado que est sendo utilizado. No Brasil, quase todos os teclados j seguem o padro ABNT2, com a tecla "" prxima tecla Enter.

2 Na prxima tela voc dever informar sua deciso de atualizar (disponvel apenas se

seu sistema atual o Windows Vista) ou fazer uma instalao personalizada (a limpa entra aqui). Faremos uma instalao personalizada.

3 Agora, uma lista de seus discos e partio aparecer. Todo cuidado pouco caso voc possua mais de uma partio. Se voc escolheu uma partio dual boot, seja cuidadoso em identificar o espao em que seu Vista (ou XP) est instalado e no sobrescrev-lo.

4 O boto Opes revela informaes de formatao. Selecione a partio ou disco em que o Windows 7 ser instalado e clique em Formatar. Lembre-se, isso excluir TODOS os dados do referido espao.

5 Agora preciso aguardar. A instalao copiar todos os arquivos novos para o disco rgido. Este o passo que mais demora em todo processo. Em alguns minutos o computador ser reiniciado, deixe que ele inicialize normalmente e no se preocupe em iniciar o DVD.

6 hora da configurao: digite um nome de usurio e batize seu computador. O nome que atribuir mquina ser o nome mostrado em sua rede. Defina a senha e confirme no campo abaixo.

7 A prxima tela pedir a chave de ativao de seu Windows. Esta chave veio junto ao seu sistema operacional, impressa no manual do programa. Voc pode pular esta etapa, mas a ativao precisar ser feita manualmente dentro de 30 dias, caso contrrio seu Windows ser bloqueado.

8 Escolha qual ser o comportamento do Windows 7 com relao s atualizaes do sistema. Caso queira que o sistema automaticamente aplique qualquer atualizao importante, deixe marcada a primeira opo. Falaremos mais sobre atualizaes no captulo 7.

9 Configure o relgio e, na tela seguinte, indique em que tipo de rede voc se conectar. Aqui a opo mais adequada a rede domstica, marcada pelo cone de uma casinha.

10 Pronto, a instalao est concluda!!!!!!!!!!!!!

Requisitos do sistema Windows 7 Se quiser executar o Windows 7 no seu PC, veja o que preciso: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits) 16 GB de espao em disco disponvel (32 bits) ou 20 GB (64 bits) Dispositivo grfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior Requisitos adicionais para usar determinados recursos: Acesso Internet (taxas podem ser aplicadas) Dependendo da resoluo, a reproduo de vdeo pode exigir mais memria e hardware grfico mais avanado. Alguns jogos e programas podem exigir uma placa grfica compatvel com DirectX 10 ou superior, para o melhor desempenho Para alguns recursos do Windows Media Center, um sintonizador de TV e hardware adicional podem ser necessrios. O Windows Touch e os Tablet PCs exigem hardware especfico O Grupo Domstico exige uma rede e PCs com o Windows 7 A utilizao de DVD/CD requer uma unidade tica compatvel O BitLocker exige Trusted Platform Module (TPM) 1.2 O BitLocker To Go exige uma unidade flash USB O Modo Windows XP exige mais 1 GB de RAM, mais 15 GB de espao disponvel em disco e um processador compatvel com virtualizao de hardware com Intel VT ou AMD-V ativados Msica e sons requerem sada de udio A funcionalidade do produto e os grficos podem variar com base na configurao do seu sistema. Alguns recursos podem exigir hardware avanado ou adicional.

12 AULA

Rede Cabeamento e Crimpagem

Conectores RJ-45.

Cabo UTP com seus quatro pares tranados. .

Testadores de cabos.

Um Hub ou Um Switch

O alicate em detalhes. (1): Lmina para corte do fio (2): Lmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector

Clipagem do cabo par tranado: Voc identificar quatro pares de fios:

a) Verde / Branco-verde b) Laranja / Branco-laranja c) Azul / Branco-azul d) Marrom / Branco-marrom OBS.: Branco-verde significa fio branco com listras verdes. Em alguns cabos este fio verde claro, ao invs de branco listrado de verde. O mesmo se aplica aos outros trs pares, com as respectivas cores. Crimpagem Hub Mquina: Procure separar os pares na ordem indicada no item 3. O par laranja / branco-laranja dever ser desmembrado. O fio branco-laranja ficar depois do par verde/branco-verde. Depois vir o par azul/branco-azul. Depois vir o fio laranja, e finalmente o par marrom/branco-marrom. Desenrole agora os pares e coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita: Branco-verde Verde Branco-laranja ou somente branco

Azul Branco-azul Laranja Branco-marrom Marrom

Encaixando o cabo no conector RJ-45. Cabo crossed mquina / mquina possvel ligar dois computadores em rede utilizando par tranado, sem utilizar um hub. Para isso preciso usar um cabo tranado (crossed ou crossover). Este cabo possui plugs RJ-45 em suas extremidades, porm feita uma inverso nos pares de transmisso e recepo. Para isso, um plug RJ-45 montado da forma padro. O outro deve ser montado de acordo com o diagrama da figura 36.

Ligaes em um dos conectores do cabo crossed. Branco/laranja Laranja Branco/Verde Azul Branco/Azul Verde Branco/Marrom Marrom O funcionamento deste cabo baseado nas inverses dos sinais TD e RD (transmisso e recepo): Postado por plasma s 06:55 Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz

0 comentrios: Postar um comentrio Postagem mais antiga Incio Assinar: Postar comentrios (Atom)

Seguidores Arquivo do blog


y o

2011 (1) Janeiro (1)  montagem de pc 2010 (4)

Quem sou eu

plasma Andre da silva torres Eu muito muito feliz graa a Deus gosto de amizade pos sou de bom caracte sou pobre estudo fao curso para ter meu proprio Negocio daqui um pouco? Visualizar meu perfil completo Modelo Picture Window. Tecnologia do Blogger.

You might also like