You are on page 1of 3

Da turma do fundo aos tmidos: pesquisa mostra tipos de alunos

29 de julho de 2011 09h07 Comentrios A. Notcia

Segundo especialistas, importante que o professor "entenda" o perfil dos seus alunos para aumentar o rendimento da turma Foto: Ilustrao/Diego Medina/Terra

A patricinha, o roqueiro, o sonolento, a estudiosa. Os tipos de alunos encontrados em uma escola j foram retratados com humor em filmes adolescentes e em videoclipes musicais, mas agora pesquisadores da Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS) traaram um perfil psicolgico de 51 mil pessoas que deve servir para que os professores "entendam seus alunos". Fazendo uso de um questionrio online (www.temperamento.com.br), os estudiosos analisaram o perfil de pessoas com idades entre 11 e 32 anos. Mdico psiquiatra e professor titular da Faculdade de Biocincias da PUCRS, Diogo Lara aplicou os resultados obtidos em uma sala de aula e concluiu que, dentro de um ambiente de ensino, existem quatro perfis de estudantes: estveis, internalizados ou inibidos, instveis e externalizados. De acordo com ele, esses perfis so baseados em caractersticas pessoais e sentimentos que se manifestam no indivduo durante uma aula, seja da escola ou da faculdade. "Os tipos so determinantes

para o sucesso ou fracasso do ensino. O desafio do professor se adequar aos seus estudantes para aumentar o rendimento da turma", diz. O perfil predominante em uma escola so os estveis, que compreendem 30% da populao escolar. "Eles so perfeccionistas, bem dispostos e tm perfil de liderana. o grupo mais fcil de trabalhar, pois se adaptam a diferentes tipos de atividades com facilidade", explica Lara. Contudo, o mesmo no acontece com os internalizados ou inibidos, que representam de 20% a 25% dos estudantes e possuem caractersticas como timidez e depresso. Eles lidam bem com aulas expositivas, mas no gostam de trabalho em grupo. Alm disso, participam pouco da aula. Os conhecidos como "galera do fundo", tambm foram identificados na pesquisa, em que receberam a denominao de instveis e representam de 20% a 25% dos alunos em uma sala de aula. Possuindo comportamentos como alternncia de humor e agitao, esse grupo tende a no lidar bem com regras e ensinamentos montonos. Segundo o psiquiatra, os professores devem ser pacientes com este grupo e saber conversar. Aulas interativas so bem recebidas por eles. Por fim, existem ainda os externalizados, que tambm se sentam no fundo da sala e representam de 20% a 25% dos estudantes. Conforme o estudo, eles so desinibidos e no gostam de aulas formais, preferindo atividades dinmicas e esportivas, nas quais possam descarregar energia. Lara explica que a diferena deste grupo para os instveis est na forma como lidam com conflitos. "Os instveis se magoam, e os externalizados passam para a briga", define. Ou seja, os grupos externalizados e instveis, que juntos representam 40% dos estudantes, no aprendem com o tipo de aula mais usada nas escolas: as expositivas. O pesquisador explica que o estudo comprova que o sucesso em sala de aula depende da capacidade do professor de saber ler seus alunos e variar os tipos de exerccios para atingir todos os grupos. "Em uma sala de aula, sempre vai existir os quatro perfis. Mas se houver predomnio de algum tipo, o professor deve se adaptar para dar aulas em um estilo que se encaixe mais com a maioria. Por exemplo: dar aulas mais dinmicas e interativas em uma turma com mais instveis e externalizados", recomenda. Observao e intuio do professor ajudam a identificar perfis Para os professores que desejam reconhecer os perfis dos seus alunos, Lara sugere analisar o local onde os estudantes costumam sentar. Os estveis, por exemplo, preferem as mesas no centro ou na frente da sala. Os Inibidos, geralmente, escolhem as cadeiras da frente, e os externalizados e instveis se renem nas classes do fundo. "Normalmente, os educadores conseguem perceber isso por intuio e observao. A questo saber se eles esto trabalhando com essa diversidade", diz. Ou seja, segundo sugere o psiquiatra, no preciso usar metodologia cientfica para identificar os diferentes tipos de alunos em uma aula. Com sensibilidade, alguns pro fessores fazem suas prprias definies de perfis e trabalham a partir disso.

____________________________________________________________________________________

O professor universitrio Arievaldo Alves de Lima, da Universidade Estcio de S, do Rio de Janeiro, tem o costume de observar muito seus alunos nos primeiros dias de aulas e realizar atividades interativas seguidas de alguns questionrios. O objetivo do educador de Cincias Contbeis traar o perfil de seus estudantes para saber qual o tipo de aula ser mais eficaz para cada um deles. "Cada um tem o seu modelo prprio de ao e recepo do aprendizado, e o professor precisa compreender isso", afirma. Lima conta que passou a ter essa sensibilidade somente depois que se formou em Pedagogia. Devido a anos de experincia e observao, o professor tambm traou quatro perfis de alunos. O primeiro grupo o que Lima chama de diplomatas: "Esse aluno prefere trabalhar com pessoas a lidar com informao escrita; prefere estudar em grupo e gosta de ateno especial do professor". Tambm existem os burocratas, que gostam de trabalhar sozinhos com leituras, textos e exerccios. "Esse grupo tende a rejeitar atividades subjetivas, pois eles do valor informao documentada que faz com que tenham controle de seu estudo. Alm disso, eles costumam pensar muito antes de falar, o que resulta em uma baixa participao em sala de aula", afirma Lima.

Outro perfil de estudante observado pelo professor so os prticos, que preferem que a aula v direito ao ponto, sem aes paralelas. "Eles gostam de realizar exerccios e preferem trabalhar sozinhos. Minha dica para trabalhar com eles abusar de listas como, cinco regras para acentuar bem, trs axiomas de probabilidade, etc.". Contudo, este tipo de exerccio no ir funcionar para os radicais, que respondem a aulas cheias de novidades e interatividades. "Eles basicamente so a turma do fundo e se interessam por aulas em power point, com vdeos e cheias de histrias ilustrativas e curiosas", ensina. A professora de ingls e espanhol da Escola de Idiomas CCAA, de Diadema (SP), Zailda Coirano, define seus alunos pela motivao de cada um deles para estar ali. Ela afirma perceber que alguns alunos so motivados pela vontade de serem os melhores da turma e ser reconhecidos por isso, outros, somente pelo desejo de fazer amigos e serem aceitos pelo grupo. Um ltimo grupo o que ela chama de individualistas, so preocupados com o contedo em si e com sua prpria compreenso e aprendizagem. "Quando um aluno est com dificuldades, por exemplo, eu vou incentiv-lo de acordo com sua motivao. Se ele for individualista, vou dizer que ele deve melhorar para no rodar, por exemplo. J se ele for preocupado com o grupo, vou usar o argumento de que ele precisa estudar para acompanhar os colegas", ensina, destacando que percebeu um maior rendimento dos alunos quando passou a trabalhar dessa forma.

You might also like