You are on page 1of 6

Profissional versus Pra-quedista

Postedon3 de maro de 2011byFrederico Maia

> Nos ltimos dias (meses) tenho pensado melhor na minha carreira profissional, onde quero chegar e quais so os meus objetivos. Iniciei um planejamento de estudos de livros e de certificaes para este ano para me tornar um profissional mais qualificado. Como dizem: A sorte o encontro da competncia com a oportunidade. Estou em estudos constantes, mas as vezes nos perdemos no meio de tanta informao e acabamos perdendo nosso precioso tempo estudando cada dia uma coisa, comeando livros e no terminando, estudando tecnologias novas para estar atualizado e esquecendo do nosso objetivo profissional. Agora estou focando mais nos meus objetivos e at o prximo ano pretendo dar um salto em minha carreira e nos meus conhecimentos tcnicos.

Em meio s minhas novas decises, encontrei um artigo que eu j tinha lido quando foi publicado no blog do Fernando Franzini. S para citar o Fernando e o Camilo Lopes so profissionais que acompanho pelos seus respectivos blogs, alm de outros meios, e que so boas referncias para carreira Java. Quando li este artigo at pensei, ah no bem assim, pois me identifiquei com algumas caractersticas do pra-quedista, principalmente relacionado aos estudos sem foco tomarem nosso tempo, mas hoje concordo com tudo que foi dito. Enfim, vejo que amadureci profissionalmente e ainda tenho muito mais pela frente, este s incio.
Leiam o artigo abaixo, um pouco extenso mas vale a pena. E no se preocupe se voc se identificar com caractersticas do pra-quedista, geralmente os mais jovens so assim uma fase da vida. Apenas entenda o porque de no ser assim, se o meio em que vive ou trabalha te faz ser assim, reveja seus conceitos a partir de hoje e mude suas atitudes.

O profissional um especialista

Uma das maiores caractersticas de um profissional que ele especialista em fazer alguma coisa bem feita, possuindo conhecimentos profundos e iterativos em um determinado conjunto de assunto que reflete a sua rea de atuao. A pessoa que se enquadra neste perfil tem um destino claro na sua cabea, sabendo exatamente aonde quer chegar profissionalmente. Seu ciclo de investimento profissional exclusivamente em prol de chegar neste suposto destino. Este candidato quando indagado

do seu objetivo de vida, rapidamente responde: Eu quero ser ISSO e trabalhar NAQUILO. De forma comparativa, eu poderia exemplificar falando de um atacante de futebol que tem o nico objetivo de ajudar a equipe fazendo gols. Ele especialista em dominar as tcnicas que cooperem com o objetivo de atacar o gol do oponente.

O profissional sempre esta aprendendo


O profissional tem um investimento constante de aprendizado com objetivo de melhorar cada dia mais em sua determinada rea de atuao. Este investimento esta relacionadocom eventos, cursos, treinamentos, livros, certificaes e etc. Mesmo que em certos momentos da vida este investimento no aprendizado tenha oscilaes de intensidade, ainda sim ele continua iterativamente crescendo, algumas vezes com mais velocidade e outr com as menos. Continuando com o atacante de futebol, seu objetivo estar presente no momento exato para colocar a bola dentro no gol adversrio, por isso ele sempre esta investindo seus esforos com objetivo de melhorar o seu papel dentro da equipe. Ele busca aprender e melhorar somente nas determina caractersticas que iram cooperar para desempenhar o seu determinado papel.

O profissional usa seu tempo ocioso para crescer


Qualquer intervalo de tempo ocioso sabiamente usado para acompanhar as novas tendncias de sua rea. Cursos, treinamentos, sites, blogs, fruns, RSS, revistas e livros so algumas das possveis ferramentas usadas com objetivo claro de cooperar para seu aprendizado e crescimento que fazem parte do seu foco de atuao.

O profissional aprende antes de precisar


Devido a sua natureza iterativa de aprendizado, o profissional na maioria das vezes j detm o conhecimento prvio quando as oportunidades de aplicabilidade chegam a seu caminho. Ou seja, ele sempre esta preparado para usar ou decidir algo quando esta necessidade bate na sua porta. Mesmo que s vezes seje necessrio um aprofundamento maior, no geral ele j tem noo e conscincia do caminho a ser direcionado. Continuando o com o nosso jogador atacante, ele sempre esta preparado para dar aquela cabeada ou cobrar aquele pnalti quando a situao acontecer. Depois disso s correr para a torcida!

O profissional tem objetivo definido


Focado no seu objetivo, o profissional no perde sua direo investindo ou mudando para caminhos que fogem do seu escopo de atuao. Qualquer desvirtuamento do seu destino alvo claramente identificado e adequadamente corrigido. Ele no pende para oportunidades relmpagos que sejam momentaneamente vantajosas que fujam do seu objetivo profissional final. O profissional prefere investir mais na sua capacitao, esperando uma oportunidade compatvel com seu objetivo. Continuando com a figura do atacante de futebol, ele no se aventura em desperdiar em prticas de goleiro ou de lateral esquerdo, uma vez que seu objetivo estar capacitado e pronto a fazer a bola entrar no gol adversrio. Mesmo que aparea uma oportunidade tampa-buraco que ganhe um pouco melhor para jogar em outra posio, em outro lugar.

O profissional alterna de emprego visando crescimento


Um bom emprego dotado de um bom salrio acontece quando uma oportunidade que demanda responsabilidade encontra algum com capacidades para desempenh-las. justamente isso que

acontece com o profissional! A cada nova oportunidade de emprego, o profissional vem iterativamente acumulando cada dia mais sua experincia e seu conhecimento para ocupar uma posio de responsabilidade compatvel na sua rea de atuao. O salrio acaba sendo mera conseqncia e espelho do nvel de responsabilidade assumido a cada cargo. O atacante do Manchester United tem um salrio muito melhor do que um atacante do Atltico Paranaense no somente pelo tamanho do clube, mas sim por que o jogador no porte da empresa tem muito mais responsabilidades! Perder um pnalti na semifinal da Champion League contra o Real Madri, no tem as mesmas conseqncias que perder o mesmo pnalti na semifinal do campeonato paranaense contra o Curitiba. Segue aqui as caractersticas do segundo perfil eu chamei sarcasticamente de candidato praquesdista:

Pra-quedista no especialista

O pra-quedista aquele camarada que afirma que sabe de tudo um pouco. Ele normalmente apresenta uma experincia mais ampla, entretanto bem superficial no tendo razes profundas em nenhuma vertente especifica. A verdade deste perfil que ele aparentemente sabe de tudo um pouco, mas que na realidade do dia a dia no tem profundidade de fazer nada bem feito. Algo unnime e importante para se pontuar aqui que as boas empresas, dotados de bons salrios so compostas de especialistas em suas respectivas reas, que somando suas foras fazem o empreendimento ter sucesso. Nos meses de entrevista que eu participei, pude perceber que este ponto se encontrava na grande maioria dos entrevistados. Os candidatos destacavam seu amplo conhecimento, mas no percebiam que a vaga requisitava algum que tivesse um nvel mnimo de profundidade em um conjunto de conhecimentos que viabilizasse sua capacidade em desempenhar com sucesso as responsabilidades do determinado cargo. Usando nossa comparao eleita como exemplo, seria como um jogador de futebol sendo contratado para uma vaga de atacante e durante a entrevista ele afirmasse o seguinte: Bom, eu adoro futebol desde pequeno, por isso j joguei dois anos como goleiro no time X, depois atuei um ano e meio como volante no time Y e hoje estou aqui interessado nessa vaga de atacante.

Pra-quedista no tem objetivo definido


O pra-quedista o camarada que sempre esta aprendendo, mas sem ritmo, foco e destino certo. Hoje ele inventa de investir em no caminho A, amanh ele esta atuando em outra vertente e dai resolvi investir no caminho B. Depois de amanh, os amigos esto falando de uma novidade e assim o persuadindo a investir no caminho C. O resultado disso que ele no consegue iterativamente acumular conhecimentos, no tendo profundidade considervel em nenhum escopo especifico. Voltando para nosso jogador multi-posio, eu fico imaginando ele investindo em recursos e treinando especficos para goleiro, outro momento de zagueiro e agora comeando como atacante. A pergunta que para mim fica : Aonde que este cara joga bem? Nos meses de entrevista que eu participei percebi que este foi um ponto encontrado nos entrevistados recm formados. Eles apresentavam iniciativas de investimentos profissionais discordantes que no traavam um a linha de perfil claro do objetivo profissional do individuo.

Pra-quedista desperdia seu tempo

Esta caracterstica uma bem comum que eu percebo se repetir ao longo das empresas que eu venho passando nestes anos. Qualquer tempo ocioso ou livre desenfreadamente desperdiado com Orkut, Facebook, Twitter, MSN, outros robbies ou assuntos pessoais. Eu no teria ousadia em criticar qualquer uma destas prticas, uma vez que eu mesmo tambm tenho as minhas, mas a questo que eu percebo uma total falta de diligncia pessoal na questo do investimento profissional. No existem dvidas que faz parte da sade humana ter momento de lazer, acompanhado daquele superrobbies, entretanto tudo tem que ser na medida certa. Devido a estes fatores, o pra-quedista aquele camarada que participa de treinamentos, mas no se compromete nas aulas, inicia a leitura de vrios livros, finalizando poucos deles, no tem a nem pacincia de acompanhar uma revista trimestral e so desprovidos de qualquer habito de leitura regular profissionalmente construtiva. Hoje a concorrncia do mercado de trabalho impetuosa, as melhores vagas com os melhores salrios sero ocupados por pessoas que realmente tenham capacidade de assumir as responsabilidades e isso este intimamente ligado ao nvel de investimento que cada um faz na sua rea de atuao. Em contra partida, o pra-quedista aquele camarada que vive reclamando da empresa e de seu salrio, no percebendo que bate o carto todos os dias as 18 e vai para casa investir nos seus preciosos hobbies ao invs do seu salrio de amanh.

Pra-quedista aprende quando precisa


Devido falta de foco e uma natureza de aprendizado iterativa, o pra-quedista aquele tipo de pessoa que sempre precisa aprender e dominar algo no momento exato de colocar o conhecimento em prtica. Ou seja, quando a situao bater a porta, ele ento movido em uma correria louca e desorganizada atrs de assimilar informaes com o objeto de fazer e ou tomar importantes decises. Eu realmente fico pensando no que aconteceria se uma pessoa dentro de um avio em pleno voou assumisse a responsabilidade de sozinho a pousar aquela aeronave? Eu posso ver claramente a imagem do individuo a poucos momentos de pilotar a coisa, digitando a seguinte frase na busca da Google: Com o pousar uma avio modelo XYZ?. Voltando ao exemplo oficial, como ficaria se o atacante tivesse que aprender a bater um pnalti no final do campeonato no momento exato que o time sofreu a falta dentro da rea? Teoricamente existem chances destes tipos de situaes darem certo, mas na prtica vemos que o pior sempre acontece. Eu espero que no exista duvidas no leitor dos finais mais provveis de cada situao. Nos meses de entrevista que eu participei pude perceber que este foi o maior ponto forte nos entrevistados deste perfil. Nos conhecimentos que os candidatos apresentavam, a maioria era resultante exclusivo de iniciativas de aprendizado voltada s necessidades imediatas e emergentes do dia a dia. Um ndice bem baixo apresentou uma postura proativa de investimentos de qualidade no seu crescimento profissional. Existe um ditado popular que diz que assim: Quando a gua bate na bunda que aprende a nadar. Em minha opinio, na atual situao do mercado de trabalho, aprender a nadar no momento que gua estiver neste ponto, pessoa sem sombra de dvidas morrer afogado de alguma forma.

Pra-quedista alterna de emprego visando salrio


Como o pra-quedista o camarada que atira para todos os lados, qualquer coisa motivo para a mudana de emprego. Dentro dos muitos por mim documentados, o mais usado ainda o aumento de salrio como motivao e no como conseqncia. Ou seja, o pra-quedista esta disposto a perder seu foco, investimentos, conhecimentos, experincia e o tempo no emprego atual acumulado em troca de um aumento salarial imediato e instantneo. Eu tambm percebi durante as entrevistas e currculos que apresentaram o efeito galho em galho sem concretizar projetos ou marcos nos lugares que passaram.

O ponto camuflado nesta questo que o pra-quedista que apresenta esta caracterstica sempre esta a procura de outros salrios melhores, pois em todas as trocas de oportunidades j feitas, ele dificilmente consegue alguma mudana salarial significativa que quebre este ciclo.

Concluso
Eu gostaria de fechar com uma analogia a frase: Boas empresas, dotados de bons salrios so compostas de especialistas em suas respectivas reas, que somando suas foras fazem o empreendimento ter sucesso.

Essa almejada empresa como se fosse nossa ilustre seleo brasileira de futebol. Se pararmos para analisar, a seleo brasileira uma empresa composta somente de especialistas! Ou seja, cada jogador selecionado algum especialista na sua posio com capacidades de desempenhar algum papel relacionado com sua especialidade. Todos nos brasileiros j sabemos qual o gosto do resultado quando cada especialista deste time desempenha bem suas responsabilidades e infelizmente tambm sabemos o gosto amargo quando os especialistas das outras selees desempenham melhor as suas. Eu acredito que todos nos, em alguns momentos j manifestamos ou iremos manifestar algumas caractersticas de pra-quedista em nossas vidas. Por isso gostaria de dar algumas dicas para que o leitor interessado possa combater isso:

Alvo Profissional
Cada pessoa precisa o mais rpido possvel definir qual seu alvo profissional! Responda as seguintes perguntas para voc mesmo:
  

O que eu quero fazer na minha vida?


O que eu quero ser? Como eu quero trabalhar?

Uma dica particular minha que cada um precisa escolher uma rea que realmente lhe gere satisfao. No existe mais nada frustrante e desmotivante na vida de uma pessoa que acordar todos os dias para ir trabalhar em algo que no tenha prazer em fazer.

Investimento Profissional
Use todos os recursos possveis imaginveis para investir naquilo que voc deseja fazer que coopere para alcanar seu objetivo. Separe recursos cclicos (tempo e dinheiro) e invista em na sua vida profissional, delimitando claramente seu tempo de investimento profissional e de lazer pessoal. Use todos os recursos disponveis para isso: cursos, eventos, treinamentos, certificaes, livros, revistas e sites.

Defina Metas Anuais

No comeo de cada ano, faa uma lista de objetivos a ser alcanados. Responda as seguintes perguntas:


Quais so os cursos, eventos, treinamentos, certificaes, livros, revistas e sites que eu possa ler, fazer ou prestar que far de mim um profissional melhor capacitado para desempenhar as atividades da minha rea de atuao?

Quais so os cursos, eventos, treinamentos, certificaes, livros, revistas e sites que eu possa ler, fazer ou prestar que me proporcionem capacidade para assumir mais responsabilidades, com perspectivas melhores de salrio dentro ou fora da empresa que estou?

Defina esta lista, coloque na parede do seu trabalho e mos a obra! Algo que eu gostaria de deixar claro que eu no estou querendo criar um mundo de utopia no qual uma pessoa fica vinte e quatro horas por dia bitolado no trabalho e nos estudos, deixando de ser um ser humano normal socivel. Muito pelo contrario, meu desejo que todos sejam pessoais plenas. A dica simples, ao invs de voc perder duas horas de almoo intil por ai, faa apenas uma hora e vinte e invista os quarenta minutos em estudos na sua lista de metas. Caso voc tenha o horrio de almoo reduzido, faa depois do expediente. Ao invs de ir para casa s dezoito horas e jogar seu tempo na intil televiso, fique mais quarenta minutos investindo na sua lista de metas. Calcule o quanto de tempo voc ira acumular no final de um ano lendo quarenta minutinhos por dia? Imagine ento se voc se esforar e separar uma hora e meia por dia? Agora pense, se voc no o fizer, tenha certeza que algum por ai j esta fazendo. Amanh este algum estar colhendo os frutos deste investimento e voc ainda estacionado no mesmo lugar. E voc ? Concorda comigo ? O artigo fica aberto para comentrios e opinies. O corao do sbio busca cada dia mais conhecimento, mas o tolo alimenta-se de sua prpria ignorncia. Provrbios 15:14 Fonte: http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/

You might also like