You are on page 1of 11

DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS E DE ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA E GESTO DO BIODIESEL

Curso : Materiais e Equipamentos Professor: Carlos Andr Dias Bezerra DEMP

3. Tipos de falha de componentes mecnicos: ruptura, desgaste e obsolescncia.

objetivo: Apresentar os principais mecanismos de falha de elementos de mquinas. Capacitar os alunos a compreenderem os mecanismos de desgaste. Familiarizar os alunos com as tcnicas de anlise de falha de componentes mecnicos em servio, tais como ensaios destrutivos e no destrutivos, exames microscpicos pticos e eletrnicos, entre outros. Apresentar os principais mecanismos de falhas de materiais e a sua preveno. Mostrar que falhas de componentes podem ocorrer em todas as etapas, desde projeto, fabricao e operao. Todo componente ou elemento mecnico projetado para resistir aos esforos decorrentes das condies normais de operao. De tal maneira que ele projetado para uma determinada vida sob certas condies normais de uso. Se estas condies de uso reais forem mais severas do que as de projeto, o componente poder falhar. Esta falha pode ser por aumento de suas dimenses (escoamento, fluncia) ou pela ruptura (fratura e fadiga). Por exemplo, um componente projetado para ser usado em um ambiente no corrosivo, poder falhar se for usado em um ambiente corrosivo, mesmo submetido aos mesmos esforos nos dois ambientes. Tambm deve ser ressaltado que a todo material apresenta um limite de escoamento, abaixo do qual ele no escoa e conseqentemente no falha. Porm, um componente mecnico submetido a esforos dinmicos (que fariam com o tempo) poder falhar com esforos menores do que o necessrio para escoar. O tipo de fratura que ocorre em um dado material depende da temperatura. A fratura consiste na separao do material em duas ou mais partes devido aplicao de uma carga esttica ou dinmica temperaturas relativamente baixas em relao ao ponto de fuso do material. A fratura dctil a deformao plstica continua at uma reduo na rea para posterior ruptura. Os materiais com estrutura do tipo CFC apresentam a fratura dctil. Na fratura frgil no ocorre deformao plstica, requerendo menos energia que a fratura dctil que consome energia para o movimento de discordncias e imperfeies no material. Os materiais com estrutura do tipo CCC e HC apresentam fratura frgil. Na Figura 3.1 pode ver estes dois tipos de fratura, dita fratura macroscpica.

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Figura 3.1 Fratura a) dctil e b) frgil.


(www.em.pucrs.br/~eleani/Protegidos/8-%20fratura_fadiga.ppt )

Nos nveis macroscpico e microscpico, a superfcie da fratura dctil apresenta caractersticas diferentes em relao a superfcie da fratura frgil. Estas superfcies podem ser analisadas macroscopicamente tomando-se somente o seu perfil. Na Figura 3.2 esto representados tipos tipos de perfis relacionados a a) fratura de um material altamente dctil, b) fratura de um material dctil e na c) de um material frgil. Note que na fratura dctil existe a reduo da rea da seo transversal (pescoo), ou seja, existe a deformao antes da ruptura. Segundo Callister (2007), a fratura dctil pode ser observada em metais extremamente moles como o ouro e a prata temperatura ambiente e em outros metais, polmeros e vidros inorgnicos a elevadas temperaturas.

Figura 3.2 Aspectos da fratura dctil e frgil (Callister, 2007). A fratura dctil geralmente apresenta os seguintes estgios: formao do pescoo, formao de cavidades, coalescimento das cavidades para promover uma trinca ou fissura, formao e propagao da trinca em um ngulo de 45 graus em relao tenso aplicada e o rompimento do material por propagao da trinca. 2
Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Em metalografia costuma-se tambm analisar a fratura a nvel microscpico. Na Figura 3.3 est mostrada a fratura de um material dctil. J na Figura 3.3a, mostrada a fratura que ocorre atravs do gro e na Figura 3.3b, a fratura que ocorre no contorno do gro.

Figura 3.2 - Fratura de um material dctil. a) sob trao e b) sob cisalhamento.


(www.em.pucrs.br/~eleani/Protegidos/8-%20fratura_fadiga.ppt )

Figura 3.3 - Fratura frgil a nvel microscpico: a) atravs do gro e b) atravs do contorno do gro.
(www.em.pucrs.br/~eleani/Protegidos/8-%20fratura_fadiga.ppt )

Na fratura frgil (clivagem) ocorre com a formao e propagao de uma trinca que ocorre a uma direo perpendicular aplicao da tenso. Clivagem o processo de propagao de trinca para a maioria dos materiais cristalinos frgeis que corresponde a quebra sucessiva e repetida ao longo de planos cristalogrficos especficos. Estes tipos de fratura so ditos transgranular ou transcristalina. Se a quebra ocorre ao longo do contorno de gro, a fratura dita intergranular.

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

3.1. Falha por ruptura. A falha por ruptura caracterizada pelo rompimento do componente mecnico ao ser submetida a uma tenso maior do que o material que o compe e a sua seo geomtrica pode resistir. No projeto de elementos de mquinas geralmente considerado como critrio de falha o escoamento do material, no sendo assim, necessrio o rompimento da pea. Na Figura 3.4 esto representados os trs modos de deslocamento de trincas no material com as respectivas direes das tenses aplicadas. Note a analogia com as direes dos eixos cartesianos.

Figura 3.4. Modos de deslocamentos de trincas. a) Modo I - tenso, b) modo II tesoura e c) modo por deslizamento. importante lembrar que caso a superfcie do componente mecnico apresente alguma mudana abrupta de sua seo, denominada de entalhe, haver concentrao de tenses e esta seo ser provavelmente uma forte candidata ao incio da falha. Os entalhes so extremamente importantes para a fixao do elemento ou de outros elementos de mquinas nele. Por exemplo, no se pode conceber um eixo para transmitir movimento sem a presena de mancais, polias, chavetas, engrenagens entre outros. Assim, sempre recomendado analisar todas as sees que apresentem entalhes, principalmente se o carregamento for variante com o tempo. Para a determinao do fator de segurana contra a falha de componentes mecnicos necessrio determinar quais as propriedades mecnicas deste material, utilizado na fabricao do componente, e quais so as tenses aplicadas (direo e mdulo). Geralmente, o fator de segurana pode ser determinado pela relao matemtica entre a resistncia que o material que compe o elemento mecnico (S) e a tenso aplicada ( ou ). FS = S / ou FS = S / (3.1)

Para os propsitos deste curso ser apresentada resumidamente algumas tenses: normal e de cisalhamento. A tenso normal ocorre na direo perpendicular a seo transversal do elemento em anlise, ela representada pela letra grega (sigma) : =F/A = M.c / I 4
Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

(3.2) (3.3)

onde F o mdulo da fora aplicada, A a rea da seo transversal, M o momento fletor na seo, c a distncia do elemento mais solicitado a partir da linha neutra e I o momento de inrcia da seo. A tenso de cisalhamento pode ser originada a partir de uma fora cortante ou por exemplo, atravs de uma toro ou momento torsor: =F/A = T.r / J (3.4) (3.5)

onde (tau) a tenso de cisalhamento, geralmente no plano que contm a seo transversal, T o torque nesta seo, r o raio da seo e J o momento polar de inrcia. A ruptura tambm pode ocorrer com tenses menores que a resistncia do material, conforme pode ocorrer nos casos em que o elemento mecnico submetido carregamentos que variam de intensidade ou direo com o tempo, isto , carregamentos dinmicos. Esta forma de falha ou ruptura que ocorre nas estruturas sujeitas foras dinmicas e cclicas denominada de Fadiga. Nessas situaes de fadiga, o material rompe com tenses muito inferiores correspondente resistncia trao (determinada para cargas estticas). comum ocorrer em estruturas como pontes, avies, componentes de mquinas e at mesmo em navios, conforme pode-se ver na Figura 3.5.

Figura 3.5. Foto de um navio que apresenta falha por fadiga. No se esquea: A falha por fadiga geralmente de natureza frgil mesmo em materiais dcteis, conforme pode ser visto na Figura 3.6.

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Figura 3.6. Aspecto da fratura por fadiga de um ao inoxidvel.


http://corrosionlab.corrosionlab.net/Failure-Analysis-Studies/Failure-Analysis-Images/29097.mechanical-fatigue.stainless-steel-tube/fracture %20surface.jpg

Uma outra situao a ser analisada o comportamento de um elemento mecnico submetido a um carregamento em um ambiente com elevadas temperaturas, onde provavelmente as suas propriedades mecnica, resistncia mxima a trao, ser modificada. O teste de fluncia ou creep se prope a medir a deformao plstica com o tempo. O princpio bsico o seguinte: quando um metal submetido a um carregamento, imediatamente sofre uma deformao elstica. Com a aplicao de uma carga constante, a deformao plstica progride lentamente com o tempo (fluncia) at haver um estrangulamento e ruptura do material nesta seo estrangulada. A relao entre deformao plstica e tempo, ou seja, a velocidade de fluncia, aumenta com a temperatura. Esta propriedade de grande importncia na seleo de materiais para operar a altas temperaturas. Uma definio formal de fluncia a deformao permanente, dependente do tempo e da temperatura, quando o material submetido uma carga constante. Este fator muitas vezes limita o tempo de vida de um determinado componente ou estrutura. Este fenmeno observado em todos os materiais, e torna-se importante altas temperaturas (>=0,4TF). Em laboratrio, o ensaio de fluncia realizado em um corpo de prova com a mesma geometria dos utilizados no ensaio de trao, a uma temperatura elevada e constante atravs da aplicao de uma carga uniaxial constante. A mquina de fluncia mede as deformaes ocorridas em funo do tempo. O tempo de aplicao de carga estabelecido em funo da vida til esperada do componente. Na Figura 3.7 representado um aparelho que realiza o teste da fluncia.

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Figura 3.7 Aparelho de teste de fluncia. 3.2. Falha por obsolescncia. A palava obsolescncia pode ser entendida como envelhecimento. sabido que alguns bens materiais ficam obsoletos, mesmo ainda em perfeitas condies de uso. Por exemplo, os discos de vinil e os respectivos toca disco que no so mais vendidos em lojas de eletrodomsticos. Assim, tambm ocorreu com o aparelho de vdeo cassete e at mesmo com o gravador de fita cassete. Outros candidatos so as mquinas fotogrficas com filmes de pelculas, aparelhos de telefone celular, computadores e muitos outros exemplos. 3.1. Falha por desgaste. O desgaste de componentes mecnicos pode ocorrer de cinco modos diferentes: desgaste adesivo, desgaste abrasivo, desgaste por corroso, eroso e fadiga superficial. Tambm deve ser visto que a fadiga sob corroso e a corroso por microabraso constituem se encaixam em mais de um modo ou em nenhum deles. A falha por desgaste um processo gradual que pode ser reparado em alguns casos, mas inevitavelmente, todo sistema mecnico que falhe por ruptura ou obsolescncia falhar por desgaste. Desgaste adesivo O desgaste adesivo ocorre quando duas superfcie limpas, isto sem a presena de contaminantes, esto em contato devido a uma carga de tal modo que algumas das asperezas em contato tendero a aderir umas as outras devido a fora de atrao entre os tomos das superfcies destes materiais. Se ocorrer movimento de deslizamento entre elas, as asperezas destas superfcies tendem a se quebrar e estes micro pedaos aderem a uma das superfcies e as partculas que no aderirem causaro riscos nas superfcies. Na Figura 3.8 tem-se a representao do mecanismo de desgaste adesivo e na Figura 3.9, um componente que sofreu tal desgaste. A transformao que o componente sofre as vezes chamado de escoreamento (scuffing). 7
Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Figura 3.8 - Mecanismo de desgaste adesivo. (www.oerlikonbalzerscoating.com/)

Figura 3.9 Amostra de uma pea que sofreu desgaste adesivo. (www.oerlikonbalzerscoating.com/) O desgaste adesivo est estreitamente ligado ao fenmeno da compatibilidade metalrgica. De tal modo que os materiais metalurgicamente compatveis no apresentam facilidade de deslizarem um sobre o outro, devido a sua aderncia mtua. Rabinowicz (1980) props um diagrama de compatibilidade para pares de metais, conforme pode-se ver na Figura 3.10.

Figura 3.10 - Diagrama de compatibilidade para pares de metais. Rabinowicz (1980)

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Segundo Rabinowicz (1980), metais idnticos e metalurgicamente compatveis no devem ser usados juntos em situaes com deslizamento e sem lubrificao. Metais metalurgicamente incompatveis e parcialmente compatveis podem trabalhar juntos. Metais parcialmente incompatveis e metalurgicamente incompatveis devem trabalhar juntos nas situaes com deslizamento e sem lubrificao. Desgaste abrasivo O desgaste abrasivo a remoo de material mais mole por um mais duro na presena de movimento relativo, geralmente de deslizamento. Ele se d a partir da ao de partculas duras abrasivas pressionadas e deslizando umas sobre as outras e sobre as superfcies em contato. O desgaste abrasivo pode ser de dois corpos, quando uma superfcie dura e rugosa desliza sobre uma superfcie de menor dureza, produzindo ranhuras, e de trs corpos, quando as partculas duras so livres para rolar e deslizar entre as duas superfcies. As partculas do material abrasivo so tipicamente pequenas, duras e possuem extremidades afiadas. As mais utilizadas so os gros de areia, partculas de metal ou xido que atacam uma superfcie de metal. A dureza relativa das partculas abrasiva influencia a taxa de desgaste. O desgaste produzido por uma partcula abrasiva pode ser classificado como controlado e no controlado. So exemplos de materiais abrasivo: diamante, alumina (Al2O3), zircnia (ZrO2), Slica (SiO2) e vidro (silicato). So exemplos de materiais resistentes a abraso: Ferro fundido branco com alto teor de cromo, ao ferramenta, Ao cementado e ao normalizado. So exemplos de desgaste abrasivo de dois corpos: usinagem, retificao, lapidao e esmerilhamento. J de trs corpos: polimento e a decapagem em tambor rotativo. Na Figura 3.11 tem-se a representao do mecanismo de desgaste abrasivo e na Figura 3.12, um componente que sofreu tal desgaste.

Figura 3.11 - Representao do mecanismo de desgaste abrasivo. (www.oerlikonbalzerscoating.com/)

Figura 3.12 - Componente que sofreu desgaste abrasivo. (www.oerlikonbalzerscoating.com/) 9


Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Desgaste corrosivo A corroso ocorre em ambientes normais em quase todos os materiais, com exceo daqueles denominados de nobres. Grande parte dos metais reage com o oxignio para formar xidos Ligas de ferro, ao reagirem com oxignio formam um filme de xido que poroso que se quebra com facilidade expondo o metal de base ao contato com o oxignio J as ligas de alumnio, forma-se uma camada de xido que protege o metal do contato com o oxignio O desgaste corrosivo ocorre devido quebra da camada da superfcie devido ao movimento de deslizamento, expondo o metal ao ambiente corrosivo que o envolve, fazendo com que o produto desta reao seja removido da superfcie com a continuidade do movimento. O desgaste corrosivo pode ser controlado pela presena de lubrificante. Deve ser lembrado que os produtos removidos da superfcie podem acarretar outros desgastes, por exemplo, o desgaste abrasivo, uma vez que o produto da corroso seja duro e abrasivo. Alguns produtos produzidos pelas reaes metlicas (como fosfato, sulfetos e cloretos) apresentam uma dureza menor do que o material do ncleo e ainda no so frgeis. Eles so utilizados em sistemas onde o processo dominante o desgaste por adeso como contaminantes benficos. Os lubrificantes indicados para contatos com presses elevadas (EP extreme pressure) contm aditivos compostos de cloro, enxofre e outros agentes reativos, que so capazes de formar estes cloretos, fosfatos e sulfetos para evitar o desgaste por adeso rpido as custas de um desgaste por corroso mais lento. Eroso Pode-se definir como eroso de um material metlico o desgaste causado pela abraso superficial de uma substncia slida, lquida ou gasosa. A ao erosiva sobre um material metlico observada quando se desloca um material slido, ou um lquido contendo partculas slidas, ou quando se desloca um gs contendo partculas lquidas ou slidas. Nas tubulaes se observa geralmente ao erosiva provocada pela passagem de lquidos e gases. A eroso uma das responsveis pela remoo das pelculas protetoras aplicadas em produtos sujeitos aos ambientes corrosivos. Assim, pode-se afirmar que o processo corrosivo tornase mais intenso quando combinado com eroso. Conforme foi dito anteriormente, a camada produzida pela corroso ser removida pelo agente erosivo, expondo a superfcie a novo desgaste corrosivo. Portanto, o desgaste corrosivo ser muito maior do que se apenas o processo corrosivo ou erosivo agisse isoladamente. Um tipo de eroso bastante comum a cavitao. Ela o desgaste provocado numa superfcie metlica devido ao choque do lquido, oriundas das bolhas gasosas. Ela pode surgir em zonas de baixa presso, onde o lquido entra em ebulio (formando bolhas), as quais ao entrarem nas zonas de presso mais alta so destrudas criando ondas de choque no lquido e superfcie metlica. A cavitao tambm destri as pelculas protetora dos produtos da corroso, expondo o material ao ambiente corrosivo, alm de provocar a deformao plstica com encruamento devido a incidncia de ondas de choque de alta presso. Fadiga superficial Nos mecanismos de desgaste adesivo e abrasivo, o movimento relativo presente era o deslizamento. Quando as superfcies em contato devido a ao de uma carga de compresso apresentam o movimento de rolamento, surgem tenses de contato, as quais produzem tenses de cisalhamento cujo valor mximo ocorre prximo a superfcie de contato, tem-se a fadiga superficial. 10
Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

Neste estudo so utilizados dois modelos de distribuio de tenses de contato: contato esfrico e o contado cilndrico. Ambos descrevem a regio de contato atravs da distribuio de tenses em forma de uma elipse. Um terceiro caso, denominado de contato geral definido a partir destes dois modelos. Nestes modelos, baseados nos estudos de tenses de contato de Hertz, as tenses de contato existentes so tenses normais e de cisalhamento. Na zona de contato, a tenso normal de compresso mxima na superfcie e a de cisalhamento mxima abaixo da superfcie. Acredita-se que devido as tenses cclicas, esta tenso de cisalhamento pode levar a uma falha por fadiga do material. Esta teoria reforada pela probabilidade de existir abaixo da superfcie uma trinca (ou se formar) que logo se propaga devido ao carregamento cclico, podendo chegar superfcie lascando-a e fazendo surgir uma partcula superficial macroscpica com a correspondente formao de craterao (pitting) ou lascamento (spalling). So exemplos destes tipo de falhas : mancais de rolamento, dentes de engrenagens, cames e em partes de mquinas que envolvem superfcies em contato com rolamento. Na Figura 3.13 podese ver uma representao do mecanismos da fadiga superficial e na Figura 3.14, uma engrenagem com este tipo de falha.

Figura 3.13 - Representao do mecanismos da fadiga superficial. www.oerlikonbalzerscoating.com/

Figura 3.14 - Engrenagem com falha por fadiga superficial (lascamento). www.oerlikonbalzerscoating.com/

11

Prof. Carlos Andr Dias Bezerra

You might also like