You are on page 1of 106

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimenses fsicas, psquicas e intelectuais.

Prof Mnica Maria de Souza Drumond Farias

Perspectiva Filosfica

O que o Conhecimento?

O Conhecimento o resultado da relao de dois elementos bsicos:

Um sujeito conhecedor

e um objeto conhecido

Os Filsofos da Antiguidade

SCRATES

PLATO

ARISTTELES

ESCOLAS DO PENSAMENTO DA IDADE MDIA

O Perodo Medieval foi considerado por muitos como a Idade das Trevas, uma poca marcada pela estagnao cultural, onde os homens viviam dominados por supersties e crenas. Apenas a Igreja Catlica mantinha-se como instituio organizada, passando a exercer importante papel poltico na sociedade medieval.

Escola Patrstica

Santo Agostinho (354 a 430 DC). Representava a fase em que os padres buscavam explicar a doutrina crist.

Escola Escolstica

Santo Toms de Aquino (1226-1274). Defendia o movimento filosfico cujo problema bsico era a busca da harmonizao entre a f crist e a razo.

O NASCIMENTO DA CINCIA MODERNA

Renascimento
O desenvolvimento de uma mentalidade racionalista.

PRINCIPAIS PENSADORES

Galileu Galilei
(1564-1642)

Considerado o fundador da Fsica Clssica.

Francis Bacon
(1561-1626)

Um dos fundadores do mtodo de investigao cientfica. Para ele: Saber Poder.

Os Filsofos Modernos e o Fundamento do Conhecimento

Ren Descartes Mecanismo e Racionalismo

Auguste Comte Positivismo

John Locke - Empirismo

Ren Descartes e sua contribuio para a Psicologia Moderna. (1596-1650)

Mecanicismo: Mecanicismo o funcionamento do homem era comparado ao funcionamento de um relgio, o homem como uma mquina. A vida humana era regida pelas leis da fsica; Problema Mente-Corpo: Toda a discusso girava em torno Mente-Corpo de como a mente (qualidades mentais) influenciava o corpo (qualidades fsicas). Para Descartes havia uma interao entre a mente e o corpo e um influenciaria o outro.

As Bases Filosficas da Nova Cincia (A Psicologia)

Materialismo

Doutrina que explica os fatos do universo em termos fsicos pela existncia e natureza da matria.

Empirismo
A busca do conhecimento mediante a observao da natureza e a atribuio de todo o conhecimento experincia. John Locke(1632-1704) Para ele,a mente do homem como uma tbula rasa, uma lousa vazia, em branco, onde se registraro todas as experincias.

O Associacionismo

Com a noo de que o conhecimento resulta da ligao ou associao de idias simples para a formao de idias complexas. Seu principal expoente foi George Berkeley (1685-1753).

Immanuel Kant (1724-1804) e o problema do conhecimento humano.

CONHECIMENTO EMPIRICO OU A POSTERIORI

CONHECIMENTO Puro ou a PRIORI

O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE


(1798-1857)

Designa toda uma diretriz marcada pelo culto da cincia e pela sacralizao do mtodo cientfico.

Karl Marx (1818-1883) e o Materialismo Dialtico

O termo refere-se teoria filosfica preocupada em destacar a importncia dos seres objetivos como elementos concretos da realidade do mundo.

Karl Heirinch Marx

PARTE II

Desenvolvimento Humano e suas Perspectivas Tericas e suas Implicaes

Fsicas

Psquicas

Intelectuais

Psicologia do Desenvolvimento Conceito, concepes e mtodos

A Psicologia Evolutiva a parte da psicologia que se ocupa dos processos de mudanas que ocorrem ao longo da vida humana.

A Psicologia do Desenvolvimento Humano procura descrever to completa e exata quanto possvel, as funes psicolgicas das crianas: suas reaes motoras, emocionais, intelectuais e sociais.

As orientaes tericas da Psicologia do Desenvolvimento


Modelo Mecanicista: o Mecanicista: importante no o que h dentro do organismo, seno o que vem de fora e o molda. Modelo Organicista: a Organicista: nfase dada aos processo internos. O processo evolutivo se caracteriza por se dirigir a uma meta.

Modelo do Ciclo Vital: contexto Vital: amplo aceita que o desenvolvimento psicolgico um processo que tem mltiplas causas e se orienta em mltiplas direes. Leva em considerao a conexo do aspecto psicolgico com o biolgico e o histrico social.

Papel da Herana e do Meio no Desenvolvimento Humano


A polmica sobre o papel que a herana e o meio ambiente desempenham na determinao do desenvolvimento comeou a ser interessante quando deixou de ser apresentada em termos taxativos e exclusivistas.

Contedos Fechados (caractersticas da espcie, inalterados)

Cdigos Genticos
Contedos Abertos (relaciona-se com a aquisio e o desenvolvimento)

MTODOS

A Psicologia do Desenvolvimento tem utilizado alm dos mtodos bsicos de observao e experimentao, os mtodos longitudinal e transversal na apreenso e compreenso do desenvolvimento humano.

Longitudinal permite acesso as mudanas intra-individuais, quanto as diferenas interindividuais.

MTODOS

Transversal estuda a criana ou um grupo de crianas num determinado momento.

Seqencial proporciona informaes relevantes em relao a influncias histricas sobre o desenvolvimento psicolgico, permitindo captar as diferenas de geraes.

Psicologia da Aprendizagem

o processo atravs do qual a criana se apropria ativamente do contedo da experincia humana, daquilo que o seu grupo social conhece.

A APRENDIZAGEM TEM SIDO DEFINIDA COMO UMA MODIFICAO RELATIVAMENTE DURADOURA DO COMPORTAMENTO, OBTIDO ATRAVS DO TREINO, DA OBSERVAO E DA EXPERINCIA

A Aprendizagem um processo pessoal, gradual e integrativo.

Principais tericos do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educao Desenvolvimento e Aprendizagem

Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Sigmund Freud

Desenvolvimento Fsico/Psquico

Henri Wallon
(1879-1962)

As principais ideias de Wallon prope o estudo da pessoa completa.Tanto em seu carter cognitivo quanto afetivo e motor.

Perspectiva interacionista. Ressalta a importncia das influncias sociais e psicolgicas no desenvolvimento humano. O processo de aprendizagem dialtico. No existe verdades absolutas, apenas direes e possibilidades.

Conceito de Desenvolvimento Humano para Wallon


o processo pelo qual o indivduo emerge de um estado de completa imerso social, em que no se distingue do meio, para o estado em que pode distinguir seus prprios motivos, dos motivos dos outros oriundos do seu meio ambiente.

Estgios do Desenvolvimento Humano


1- Impulsivo-emocional: 1 ano de vida. Predomnio da afetividade que orienta a vida do beb; 2- Sensrio-motor:aparece a aquisio da marcha e da preenso que do criana maior autonomia na manipulao dos objetos. Vai at os 3 anos; 3- Personalismo: Desenvolve a conscincia de si mesmo mediante as interaes sociais. Dos 3 aos 6 anos; 4- Categorial: Os progressos intelectuais dirigem a interao da criana para o conhecimento e para a compreenso do mundo; 5- Predominncia funcional: Ocorre nova definio dos contornos da personalidade,questes morais e existenciais so trazidas tona.

O Papel da Emoo

Wallon enfatizou o papel da emoo no desenvolvimento humano. Todo contato que a criana estabelece com as pessoas que cuidam dela, desde o nascimento, so feitos de emoes e no apenas de cognies.

Quatro elementos bsicos


1- Afetividade: possui papel fundamental no desenvolvimento da pessoa pois por meio dela que o ser humano descobre seus objetivos e valores; 2- Emoes: ajuda o ser humano a se conhecer. Ex:raiva, medo, tristeza,alegria; 3- Movimento: As emoes organizam os espaos para o movimento. A motricidade tem um carter pedaggico, tanto pela qualidade do gesto quanto pela maneira como ele representado; 4- Formao do Eu: a construo do eu depende essencialmente do outro.

A infncia

Para Wallon a infncia considerada uma obra em construo. A primeira condio para a construo da pessoa do eu psquico evidentemente a construo do eu orgnico.

Educao e Pedagogia em Wallon

A concepo de Wallon sobre a educao se caracteriza pelo otimismo, decorrente de sua concepo da criana e de seu desenvolvimento.A educao um fato social. O homem um ser social e membro de uma dada sociedade. na realidade social concreta que ele vive, atua e procur-la modific-la.

Papel da Escola

O meio escolar uma condio para a integrao das atividades infantis num sistema que possui uma unidade, permitindo relaes sempre novas entre a criana e o meio.

Jean Piaget e a inteligncia da criana


Rejeita o enfoque psicomtrico e a padronizao. Para ele a inteligncia uma adaptao biolgica e tambm a forma de equilibrao para a qual todas as estruturas (cognitivas) tendem.

Equlibrio

Refere-se a um ajustamento harmonioso entre dois fatos: aes mentais (as estruturas cognitivas) da pessoa e o ambiente. Piaget enfatiza o aspecto evolutivo da inteligncia. A criana gradualmente atinge estruturas cognitivas cada vez mais eficientes.

O Conhecimento da realidade

A realidade deve ser construda pela atividade da criana.

Teoria de Piaget distingue quatro aspectos fundamentais:

1. Contedo: refere-se aos dados comportamentais, ou seja, aquilo que o individuo sempre est pensando, ou como ele resolve um problema. 2. Estrutura: um conceito nitidamente biolgico. O desenvolvimento da inteligncia afetado por fatores biolgicos. Um dos quais a transmisso hereditria. A estrutura psicolgica advm gradualmente criana atravs das interaes com o objeto. Uma estrutura psicolgica composta por esquemas.

3. Esquema: uma espcie de padro de comportamento ou uma ao que se manifesta com ordem e coerncia. Ex: esquema de suco, chupar o dedo.

4. Funo: Tendncias bsicas :adaptao e organizao.

Adaptao
Todo os organismos tem a tendncia a se adaptar ao ambiente. Envolve um equilbrio entre dois processos:

acomodao

assimilao

Organizao

RefereRefere-se tendncia de todas as espcies de sistematizar e organizar seus processos em sistemas coerentes que podem ser fsicos ou psicolgicos.

Acomodao
RefereRefere-se a mudanas que o organismo faz em suas estruturas a fim de poder lidar com estmulos ambientais.

Assimilao

RefereRefere-se ao processo de que o organismo mais o objeto que transformado e se torna parte do organismo.

O Conhecimento e o Desenvolvimento Humano em Piaget

O conhecimento resulta da interao do sujeito com o ambiente. Cada um constri ao longo do seu processo de desenvolvimento o seu prprio modelo de mundo.

As chaves principais para o desenvolvimento:

1- A prpria ao do sujeito.

2- O modo pelo qual esta ao se converte num processo de construo interna (construtivismo).

Influncias educacionais
A educao deve ser orientada para a autonomia. Num momento em que a meta da educao a formao de indivduos autnomos, os educadores deveriam retornar a anlise do desenvolvimento afetivo-social.

Lev S. Vygotsky: A teoria histricocultural ou Sciointeracionista

Projeto de Vygotsky possui dois objetivos: 1- compreender a relao entre os seres humanos e seu ambiente fsico e social;

2- identificar as formas novas de atividade que fazem com que o trabalho fosse o meio fundamental do relacionamento entre o homem e a natureza das relaes entre o uso de instrumentos e o desenvolvimento da linguagem.

INTERAO SOCIAL
Enfatiza a dialtica entre o indivduo e a sociedade. O conhecimento se constri de forma compartilhada. Desenvolvimento e Aprendizagem so processos inseparveis, mesmo que distintos. A importncia da Fala: atravs da fala que a criana aprende o seu ambiente fsico e social. A criana se apropria da experincia social e a internaliza.

Funes Psicolgicas Superiores

Consiste no modo de funcionamento psicolgico tipicamente humano. Ex:capacidade de planejamento, imaginao, etc. Esses processos mentais so chamados de superiores por que referem-se a mecanismos intencionais, aes conscientemente controladas, processos voluntrios que do ao indivduo a possibilidade de independncia em relao s caractersticas do momento e do espao presente. No so inatos, se originam nas relaes entre os indivduos e se desenvolvem ao longo do processo de interao.

O Desenvolvimento e a Aprendizagem
O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criana realiza num determinado grupo social Ele sempre mediado pelos outros (ambiente social). o aprendizado que possibilita o processo de desenvolvimento.

Nveis de Desenvolvimento
1- Nvel do Desenvolvimento Real: se refere s conquistas j efetivadas pela criana. 2- Nvel de Desenvolvimento Potencial: se refere s capacidades a serem construdas. A criana realiza as atravs da colaborao com os outros. 3- Zona de Desenvolvimento Proximal: a distncia entre aquilo que ela capaz de realizar sozinha e aquilo que ela s consegue realizar com a ajuda dos outros.

Processo de Mediao
O ser humano no tem acesso direto aos objetos. atravs da mediao e do processo de internalizao que ele consegue adquirir conhecimento e desenvolver-se.

Sigmund Freud e a Psicanlise


A Psicanlise como um mtodo de tratamento: 1 - associao livre de ideias-elaborao do material reprimido;

2 - resistncia e

3 - represso.

A Psicanlise como um sistema de personalidade

1 - Os instintos - foras propulsoras ou motivadoras da personalidade.

2 - A libido - energia psquica que direciona o individuo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos.

Nveis da personalidade:

ID

EGO

SUPEREGO

Mecanismos de defesa

Comportamento que representa as negaes inconscientes ou distorcidas da realidade mas que so adotadas para proteger o ego contra a ansiedade.

Estgios psicossexuais: Estgios do desenvolvimento infantil centrados nas zonas ergenas.

Aplicabilidade da Psicanlise Educao

Em seu "Estudo autobiogrfico" Freud disse: no contribui com coisa alguma para a aplicao da Psicanlise Educao, mas compreensvel que as investigaes da vida sexual das crianas e de seu desenvolvimento psicolgico tenha atrado a ateno de educadores e lhes mostrado seu trabalho sob uma nova luz.

A Psicanlise influenciou o pensamento educativo no atravs da aplicao direta de sua teoria ao ensino, mas devido ao fato de que ela efetiva um estudo do desenvolvimento dos seres humanos, de suas foras internas, de suas inter-relaes.

Para Freud s pode ser educador aquele que penetrar na alma infantil e para isso ele precisar penetrar primeiro na sua prpria infncia.

Abordagem Behaviorista ou Comportamentalista: Burrhus Frederic Skinner (1904-1990)

O termo Behaviorismo foi institudo por Skinner em 1913 que postulou o comportamento (behavior) como objeto de estudo a ser estudado cientificamente.

Skinner props estudar a anlise experimental do comportamento. Sua viso cientfica compreende que o homem no uma vitima ou um observador passivo do que lhe acontece, pois ele controlado por um ambiente que em parte construdo por ele mesmo.

Para Skinner, o homem tem o poder de influenciar, modificar, modelar e controlar o comportamento humano.

Precursores do Behaviorismo
John Watson: que defendia uma viso funcionalista para a psicologia. Ivan Pavlov: fisiologista russo que realizava seus experimentos com animais.

Para Skinner
Cada ser humano introjeta, mediante o uso adequado de reforo, um conjunto de crenas, atitudes e valores que passam a constituir seus princpios ticos.

Ideia Bsica de Skinner

O comportamento modelado e mantido por suas consequncias. Logo a tarefa do modelador (educador) consiste em estruturar o ambiente do organismo de modo que ele emita o comportamento desejvel.

O Papel da Cultura para Skinner Ela se constitui como um sistema de reforos generalizados. Apresenta-se para ele como o repositrio das experincias passadas imprimindo ao mundo um roteiro determinado.

Principais Conceitos do Behaviorismo ou Comportamentalismo

COMPORTAMENTO RESPONDENTE

Estudo desenvolvido por Watson.

Comportamento Respondente

o comportamento reflexo, involuntrio que acontece devido a estmulos do ambiente. Ex: salivao, contrao das pupilas.

O Condicionamento Respondente a resposta (comportamento) aprendida devido a uma associao entre estmulos.

Comportamento Operante

o comportamento que opera sobre o mundo direta ou indiretamente. voluntrio, ou seja, depende da vontade do sujeito.

O Condicionamento Operante: um mecanismo de aprendizagem de um novo comportamento. Um processo que Skinner chamou de modelagem em que o instrumento fundamental o reforo.

Para Skinner o que propicia a aprendizagem dos comportamentos a ao do organismo sobre o meio e o efeito dela. Por exemplo: a satisfao de uma necessidade.

A Aprendizagem est na relao entre uma ao e seu efeito.

R ----- S

RESPOSTA

ESTMULO

Relao entre a ao do individuo (emisso de resposta) e as consequncias.

Estmulo Reforador chamado de


reforo. Agimos ou operamos sobre o mundo em funo das consequncias criadas.

REFORO
Toda consequncia que seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrncia dessa resposta.

O Reforo pode ser


POSITIVO Todo evento ou consequncia que aumenta a probabilidade da resposta.

NEGATIVO Todo evento ou consequncia que aumenta a probabilidade da resposta no sentido de remover ou atenuar o comportamento.

Extino
um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada em consequncia disto, a resposta diminuir de frequncia ou ate mesmo deixara de ser emitida.

PUNIO
a apresentao de um estmulo aversivo ou a remoo de um reforador positivo. Exemplo: Uma criana que impedida de ver televiso por uma semana porque quebrou o vaso da me.

DISCRIMINAO
Um estmulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situao reforadora. No caso do motorista do nibus. Ele ir parar o veculo quando o semforo estiver vermelho.

GENERALIZAO
Na generalizao respondemos de forma semelhante a um conjunto de estmulos percebidos como semelhantes. Exemplo: os conceitos aprendidos na escola, como ler e escrever, transferimos para qualquer outra situao.

O conceito chave do pensamento de Skinner o do Condicionamento Operante que ele acrescentou noo de reflexo condicionado formulado por Pavlov.

O Reflexo Condicionado

uma reao a um estmulo casual.

O Condicionamento Operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar necessidade ao.

Contribuies de Skinner para a Aprendizagem


Avaliao e Aprendizagem

O papel da avaliao na aprendizagem est no contexto de uma concepo que supervaloriza o acerto.

O aluno deve responder a uma pergunta de cada vez. As perguntas devero ser simples para que os alunos cometam poucos erros. E o aluno no dever passar para o item seguinte antes de haver respondido ao anterior.

O aluno levado de modo gradual, e logicamente, a um domnio cada vez mais completo do assunto.

A expresso Tecnologia Educacional usada para designar a aplicao sistemtica de conhecimentos cientficos soluo de problemas da Educao.

O papel do professor reside na sua competncia para manipular as condies do ambiente do aluno, a fim de assegurar a aprendizagem.

O papel do aluno
O aluno passa a ser um receptor do conhecimento.

A Aprendizagem deve ser diretamente observvel, a partir das respostas dadas pelo aluno.

You might also like