You are on page 1of 18

Cultura e desenvolvimento humano

O papel do Estado e da sociedade civil na consolidao da cidadania cultural

Eduardo Pordeus Silva

Sumrio
Introduo. 1. Cultura no Estado moderno. 2. Da atuao do Estado no fomento cultura. 3. Polticas pblicas de cultura e cidadania cultural. 4. Poder local e direito ao patrimnio cultural. 5. Consideraes finais.

Introduo
A cultura e as polticas culturais esto includas nas agendas das polticas pblicas, pois se tornaram assuntos pontuais na pauta do desenvolvimento socioeconmico das cidades e das regies no mundo. Sendo assim, a partir do entendimento acerca da cultura e das polticas a ela relacionadas, aponta-se mais fcil dimensionar as aes e os projetos em torno dos seus componentes, especificamente em se tratando do patrimnio cultural (material e imaterial). Dessa forma, o presente artigo aborda esse universo terico em relao cultura interligada s polticas pblicas, particularmente no mbito do Estado brasileiro. Consequentemente, traz o enfoque no campo jurdico, porque o direito cultura ou os direitos culturais so elementos tendentes a favorecer o desenvolvimento social, bem assim fortalecer a cidadania cultural, como se ver adiante.

Eduardo Pordeus Silva Doutorando em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Mestre em Cincias Jurdicas (rea de Concentrao em Direito Econmico) pela Universidade Federal da Paraba UFPB.
Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

1. Cultura no Estado moderno


Cultura conceito bastante discutvel e discutido, porquanto atine aos aspec105

tos materiais e imateriais (ou tangveis e intangveis) da vida humana. Assim, na maior parte das vezes, esse termo se presta a caracterizar formas de comportamento humano, as quais podem dizer respeito identidade, aos costumes, s memrias e aos valores a serem preservados na sociedade. Nada obstante Coelho (2007a, p. 9) afirmar que [...] a cultura est forrada de paradoxos1 [...], para Santos (2005, p. 50), [...] a cultura a dimenso da sociedade a qual inclui todo o conhecimento num sentido ampliado e todas as maneiras como esse conhecimento expresso.2 O termo cultura vem do vocbulo latino cultura, oriundo do verbo colere (que cultivar, em sentido concreto de cultivar os campos). Recentemente, vem adquirindo outra acepo, aplicada prpria pessoa humana, no sentido de significar o trabalho ou o cultivo de si mesmo no mbito espiritual, especialmente no campo das letras e do saber (GAMA, 1987, p. 173). Consoante Cunha Filho (2006, p. 87), a cultura se projeta, ultimamente, sobressaindo-se na pauta dos debates particulares e nas preocupaes do Estado. O mencionado autor, em outra obra, pondera acerca dos significados atribudos palavra cultura: 1)
1 Falar acerca da cultura denota bastante complexidade, porque, quando insuficientemente pensado, pode ensejar muitos equvocos, parcialidade de entendimentos e, at mesmo, erros grosseiros. uma vez que complexo e dinmico, o mencionado tema desdobra-se em vrios tpicos, tomados assim por Soveral (1992, p. 379,380): cultura e civilizao; pluralidade e unidade de culturas; ato criativo e seus componentes psicolgicos, sociolgicos e ontolgicos; ao cultural e ao tcnica. 2 A cultura, pois, a dimenso do humano, nas suas expresses mais diversas, desde o nvel considerado mais elementar do fabrico de objeto com certa finalidade, at s elaboraes abstratas e simblicas no campo das artes e do pensamento. Ela sempre ao da pessoa humana e toda a atividade humana desponta como expresso cultural (GAMA, 1987, p. 177) e apresenta significado espiritual, com relevncia coletiva; tudo que se liga a bens no econmicos; e tudo que se refere s obras de criao ou de valorizao humana em contraposio s expresses da natureza (MIRANDA, 2006, p. 29).

conjunto de conhecimentos de uma nica pessoa; 2) o sentido que confunde expresses como arte, artesanato e folclore, como sinnimas de cultura; 3) cultura como o conjunto de crenas, ritos, mitologias e demais aspectos imateriais de certo povo; 4) cultura para o desenvolvimento e acesso s mais modernas tecnologias; 5) o conjunto de saberes, modos e costumes de determinada classe, categoria ou de uma cincia (cultura burguesa, cultura dos pescadores, cultura do direito etc); 6) o conceito pelo qual se refere a toda e qualquer produo material e imaterial de uma coletividade especfica, ou at mesmo de toda a humanidade (CUNHA FILHO, 2000, p. 22,23). No mais, observam-se os mbitos da cultura, quais sejam: artes plsticas (as manifestaes artsticas cujas finalidades so a criao de certa obra original e nica, primando pela dimenso visual, ligadas arquitetura, ao desenho, escultura), artes cnicas (manifestaes artsticas e culturais sobre a cena e a recriao interpretativa de texto ou pea literria, por exemplo, o teatro, a dana etc.), msica (a arte de combinar os sons da voz humana ou os instrumentos musicais, ou isoladamente), literatura (a manifestao artstica pela qual o uso da palavra o principal meio de expresso, tais como o livro, o jornal, entre outros), cine e audiovisuais (so as atividades e manifestaes artsticas, independentes de suporte, quando se servem da linguagem da imagem em movimento e do som para criar realidades sensoriais, como o rdio, a televiso, vdeos, entre outros meios), patrimnio (referentes aos bens cujo valor se firma em testemunhos materiais de determinada cultura, em todas as suas concepes: tangveis arquitetnico, urbanstico, natural, ambiental, museogrfico, arqueolgico, paleontolgico, histrico etc. e intangveis gastronmico, festas populares, lnguas etc.); e arquivos e bibliotecas (so as instituies pblicas e privadas as quais tenham como finalidade a aquisio e a conservao de livros, doRevista de Informao Legislativa

106

cumentos e outros elementos de consulta disposio das pessoas) (CARRASCO ARROYO, 2006, p. 17,18). A noo de cultura prende-se, muitas vezes, sua antiga e frequente identificao com os costumes, com as tradies e com os valores eleitos pela sociedade3. Mais recentemente, adotou-se, principalmente no mbito internacional, a perspectiva de entender a cultura sob o vis antropolgico. Desta feita, a cultura compreendida, especificamente, como a totalidade dos modos de vida, como os diversos modos de viver juntos, em relao com as noes de herana e de integrao sociais.4 Para Cuche (1999, p. 10), a cultura processo de adaptao imaginada e controlada pela pessoa humana, o que revela a substituio dos seus instintos de forma mais flexvel, facilitada e clere do que a adaptao gentica, o que favorece adaptar-se ao meio e adapt-lo ao ser humano, tornando possvel a transformao do meio natural, bem como demonstrando a vantagem de ser mais facilmente transmissvel s geraes seguintes. No mais, possvel destacar duas dimenses da cultura a antropolgica e a sociolgica. A compreenso em torno delas fundamental porque, do ponto de vista da poltica pblica, requerem distintas
3 Vige, no Estado brasileiro, o princpio do respeito memria coletiva, segundo o qual todo o acmulo cultural produzido no Estado no pode ser preterido nas prticas de polticas pblicas para no se perder os referenciais de origem. Por esse princpio, deve-se levar em considerao tudo o que j se foi vivenciado e praticado pelos antecedentes, mas no para se seguir os mesmos passos, e sim para respeitar a memria, punindo a quem causar danos s referncias memoriais, no tombamento a cones de luta pela liberdade, aos quilombos e documentos a eles referentes (CUNHA FILHO, 2003, p. 110). 4 A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco) (MONDIALCULT, MXICO, 1982) assim define a cultura: [...] conjunto de caractersticas distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abarca, alm das artes e das letras, os modos de vida, os sistemas de valores, as tradies e as crenas.

estratgias de poltica cultural. Assim, em razo de suas caractersticas estruturais, em sua totalidade, devem ser tomadas a partir da responsabilidade compartilhada dentro do Estado.5 A dimenso antropolgica da cultura se traduz na interao social dos seres humanos, os quais trabalham seus modos de pensar e de sentir, elaborando seus valores, suas identidades e diferenas e estabelecendo suas rotinas. Desta forma, cada indivduo ergue sua volta, e em funo de determinaes de tipo diverso, pequenos mundos de sentido que lhe permitem uma relativa estabilidade [...] (BOTELHO, 2001, p. 74).6 No que se refere dimenso sociolgica, a cultura produto elaborado com a finalidade de construo de certos sentidos e para alcanar algum pblico, com meios prprios de expresso. Para que isso ocorra, imprescindvel que pessoa humana sejam facultadas as condies de desenvolvimento dos seus talentos, ao mesmo tempo em que existam canais os quais permitam a expresso de suas potencialidades. 7
5 Sabendo o diferencial das dimenses da cultura, podem-se entender os processos e os tipos de investimento governamental em diversos pases, pois alguns tm como aporte a conceituao mais ampla de cultura e j outros minguam ao universo especfico das artes. A abrangncia dos termos de cada uma dessas definies estabelece os parmetros que permitem a delimitao de suas respectivas estratgias (BOTELHO, 2001, p. 74). 6 Sob a dimenso antropolgica, a cultura toda ao humana, fsica ou simblica, exercida no meio em que se vive e se mostra inadequada para delimitar os direitos culturais, conforme ver-se- mais adiante, porquanto todos os ramos do direito, j que so oriundos da criao humana, seriam, tambm, culturais (CUNHA FILHO, 2006, p. 92,93). Ademais, preciso acrescentar que a cultura, nessa percepo antropolgica, para ser atingida pela poltica, [...] preciso que, fundamentalmente, haja uma reorganizao das estruturas sociais e uma distribuio de recursos econmicos (BOTELHO, 2001, p. 74). 7 Trata-se aqui da cultura no sentido derivado, pois elaborada com o fim de construir sentidos etc. A dimenso sociolgica da cultura o conjunto diversificado de aes profissionais, institucionais, polticas e econmicas, com visibilidade em si prpria, compondo campo especfico, no qual seja possvel

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

107

O fato de a dimenso sociolgica da cultura denotar organicidade que torna mais fcil planejar a interferncia do Estado por meio de polticas pblicas e, assim, buscar resultados relativamente previsveis. Nesta medida, cria-se o espao apropriado de acesso s diversas linguagens, at como forma descompromissada, mas que, de certa maneira, colabora formao de pblico consumidor de bens culturais. Esse universo institucionalizado pode apresentar-se propcio s polticas culturais, pois demanda visibilidade e estas podem ter ao efetiva porque possvel a elaborao de diagnsticos para enfrentamento de problemas de forma programada, estimando recursos a serem alocados e dirimindo as deficincias dos planos e projetos governamentais, por meio do estabelecimento de metas a curto, mdio e longo prazos (Idem, p. 74,75). A cultura no se limita apenas ao valor constituinte da sociedade, mas direito fundamental da pessoa humana, inclusive, possibilitando pessoa humana o direito de participar da cultura e usufruir do patrimnio cultural (ROTHENBURG, 2004, p. 45). Em outros termos, compreende-se a dupla configurao da cultura como dever e como direito constitucional, extraindo dela a perspectiva prospectiva, com vistas a legar para as geraes futuras o patrimnio cultural adquirido e de modo a assegurarlhes condies para seu prprio desenvolvimento cultural (Idem, p. 48).8
gerar (ou interferir em) [...] um circuito organizacional, cuja complexidade faz dela, geralmente, o foco de ateno das polticas culturais, deixando o plano antropolgico relegado simplesmente ao discurso (BOTELHO, 2001, p. 74). 8 A cultura tomada como instrumento libertador da sociedade, pois envolve a emancipao da sociedade, de sorte no apenas a descrever e compreender a realidade, mas a apontar caminhos ou contribuir para a modificao desse universo. Nesse sentido, Silva (2001, p. 55), Santos (2005, p. 43) e Rothenburg (2004, p. 59). Ela desponta como pilar do processo de desenvolvimento, cujos aspectos culturais deste so to importantes quanto os econmicos, j que a pessoa humana tem o direito fundamental de participar e se

Destaque-se que a viso acerca da cultura como ponte para o desenvolvimento partilhada por Herrera Alamos (1990, p. 4)9, que traz consideraes sobre a necessidade de fortalecer a cooperao internacional, destacando o papel dos organismos internacionais e a importncia da criao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco) em 1945.10 O processo cultural deita razes nas polticas culturais e no modo como essas so capazes de enfrentar a realidade e desafios da evoluo cultural havida, especificamente, nos Estados latinoamericanos, porquanto essas polticas prendem-se a elementos exgenos (pobreza, desequilbrio ambiental, evoluo tecnolgica, entre outros) e que podem, estes, assumir forma de obstculos ou de veculo para o desenvolvimento de certa regio (HERRERA ALAMOS, 1990, p. 7). A necessidade de conhecer, preservar e ampliar as bibliotecas e os arquivos nacionais e locais (pblicos e privados), por exemplo, faz parte de toda poltica de conservao da cultura e do patrimnio cultural. Diante disso, premente estabelecer a rede de informao que permita identificar e reconhecer o maior nmero de centros dessa natureza no mbito da regio e com a finalidade de detectar eventuais problemas, carncias e necessidades (Idem, p. 14,15).11
beneficiar do patrimnio cultural. Afirma-se que ela [...] pode ser um instrumento formidvel de progresso econmico e social [...] No um mero instrumento. O desenvolvimento cultural das sociedades um fim em si mesmo [...] (KLIKSBERG, 2002, p. 485). 9 O desenvolvimento social reconhecido por levar em conta a sua dimenso cultural, pois a compreenso de desenvolvimento adota a necessidade de favorecer as condies materiais e econmicas dos processos a ele relacionados (HERRERA ALAMOS, 1990, p. 6). 10 Nesse sentido a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), da Organizao das Naes Unidas (ONU), que estabelece, em seu art. XXVII.1, que todo ser humano tem direito de participar de forma livre da vida cultural da comunidade, de fruir as artes, bem como participar do progresso cientfico e dos benefcios da decorrentes. 11 As polticas culturais podem ser intergovernamentais, regionais ou coordenadas por Organizaes

108

Revista de Informao Legislativa

razovel entender que a preservao patrimonial, porque elemento da cultura, deve levar em conta o estabelecimento de condies de vida digna para a populao, bem como a vitalidade de forma integral dos centros histricos, por exemplo (HARDOY; GUTMAN, 1992). Mas, o Estado tem que papel no fomento s atividades culturais e na promoo da diversidade cultural?

2. Da atuao do Estado no fomento cultura


A cultura avulta como direito sobre o qual gravita a obrigao estatal de mantla e de promov-la para fins de incluso social com vistas ao respeito dignidade da pessoa humana12, mormente previstos nas constituies democrticas. O Estado, em todas as suas esferas, tem tarefa imprescindvel na gesto cultural e, de modo particular, o Poder Local, mais prximo da realidade e dos interesses e necessidades locais, tem papel relevante na valorizao e na preservao da cultura, bem como do patrimnio cultural. Em vista disso, aborda-se que: [...] como o Estado, na sua interface com o setor privado, se redime da atuao como contraponto, como alternativa, que o que se espera de um regime democrtico... ou seja, a ampliao das sries de possibilidades de atuao em qualquer rea. De
No-governamentais (ONGs) e podem se agrupar em trs eixos fundamentais, como destaca Herrera Alamos (1990, p. 14,15): o reconhecimento, a conservao e o cultivo ao patrimnio cultural; a criao cultural em todos os seus aspectos, abrangendo as artes, a literatura, a cincia e a tecnologia; a comunicao, a transmisso e a difuso da cultura nos termos antes mencionados, junto s instituies de educao, para que assegurem a transmisso das tradies e sua evoluo, e uma vasta srie de procedimentos para esse fim. 12 Em outros termos, a cultura mostra-se mola propulsora das atividades humanas, seja no mbito do direito, da economia, da sociologia, da ecologia, da arquitetura, entre outras reas do conhecimento.

modo que, por falta de uma poltica governamental bem definida e delineada, a cultura vem se tornando cada vez mais dependente do mercado e de sua mo invisvel. E perde sua garantia de efetivar-se como direito fundamental (BARBALHO, 2005, p. 42). Isso pode ser o marco de integrao atrativa e concreta para os vastos contingentes de jovens latinoamericanos que se encontram fora do mercado de trabalho e, igualmente, excludos da educao formal, porque os espaos culturais apontam alternativas de crescimento pessoal.13 Amparar a cultura (ligada educao)14 demanda do Estado a atuao a fim de propiciar pessoa humana maior oportunidade de enriquecimento espiritual e de formao profissional. Essa ideia leva ao entendimento de repelir a padronizao da cultura, o monoplio das cincias e das artes, a imposio de modelos culturais prontos e acabados, o fortalecimento do autoritarismo avesso ao livre exerccio da criao e da liberdade crtica do ser humano (TCITO, 1985, p. 5).15
13 A integrao social da cultura, nesse mesmo percurso, pode criar aporte para integrao da instituio familiar, com consequncias positivas para sociedade etc. De fato, reconhece-se o carter aglutinador da cultura, uma vez que ela mesma propulsora do desenvolvimento material e humano da sociedade. Eis que: A cultura um m para o turismo e para os jovens que querem comear suas vidas num ambiente agitado e agitador. tambm um m para as empresas inter ou multinacionais que, na medida do possvel, esperam combinar facilidades econmicas de produo com ambiente estimulante para seus quadros, o mesmo ambiente que hoje costuma qualificar as chamadas cidades globais numa escala comparativa internacional (COELHO, 2008a, p. 65). 14 O direito educao e cultura meio da formao plena da personalidade; no se limita apenas defesa do patrimnio cultural material, para se afirmar na fruio de bens culturais e educacionais, na garantia do patrimnio imaterial (TCITO, 1985, p. 5). 15 preciso, consoante proposto por Chau (1995, p. 83), o alargamento do conceito de cultura para alm do campo das belas-artes, [...] tomando-o no sentido antropolgico mais amplo de inveno coletiva de smbolos, valores, ideias e comportamentos, de modo

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

109

A lgica econmica tende a cobrar a atuao do Estado por meio dos recursos pblicos. Pommerehne e Frey (1987, p. 621) tecem comentrios sobre a necessidade de interveno estatal para assegurar a devida dignidade e qualidade da arte, no contexto das discusses no universo artstico e cultural, bem como dentro dos parmetros exigidos pelo mercado. Nesse percurso, explicam-se as razes para justificar o intervento do Estado na arte e na cultura, principalmente porque parte da denominada literatura econmica expe os motivos da insuficiente ao do mercado no campo artstico e cultural. Na maior parte das vezes, tratam-se de bens pblicos e deles decorrem efeitos estimulantes para a economia, incrementando o turismo, com impactos positivos para a economia regional e tambm para a gerao de emprego (POMMEREHNE; FREY, 1987, p. 624). Em outras palavras, observa-se que necessria a interveno do Estado no somente no fomento das atividades e das aes ligadas cultura e, de modo particular, s polticas culturais. Ademais, preciso o envolvimento para prover e promover as atividades culturais, especialmente quanto preservao do patrimnio cultural. Recusa-se a reduo da cultura polaridade entre popular e de elite, pois enfatiza que a diferena na criao cultural passa por outro lugar, qual seja, entre a experimentao inovadora e crtica e a repetio conservadora, pois tanto uma quanto outra podem estar presentes tanto na produo dita de elite quanto na chamada cultura popular (CHAU, 1995, p. 82).16 Na observao de Botelho (2001, p. 79), tem-se que:
a afirmar que todos os indivduos e grupos so seres culturais e sujeitos culturais. 16 Em desfavor da viso autoritria, a qual apregoa o Estado interventor na cultura, Chau (1995, p. 82) no acata a atribuio do Estado como produtor daquele elemento, pois, diferenciado o estadismo cultural (cultura oficial) do carter pblico da cultura (o Poder Pblico estimula a criao cultural da sociedade).

Mesmo nos pases onde o investimento privado prevalece sobre o dos poderes pblicos, como o caso dos Estados Unidos, o Estado no deixa de cumprir um papel importante na regulao desse investimento, alm de manter uma presena no financiamento direto das atividades artsticas e culturais, cumprindo uma misso de correo das desigualdades econmicas e sociais, quer de Estados da federao, quer de minorias tnicas e culturais. Desta forma, os poderes pblicos nos Estados Unidos (nas diversas instncias administrativas) so um dos principais suportes da vigorosa vanguarda artstica americana, por exemplo. So visveis, de um lado, o direito de acesso fruio material, no qual se tem o direito de visita (direito de ter acesso ao lugar que tenha valor cultural ou contenha objetos com valor cultural) e o direito de visibilidade (direito de ver o bem cultural sem impedimentos) e, por outra banda, o direito de acesso fruio intelectual, por meio do qual se identifica o direito ao conhecimento, informao e utilizao do contedo dos bens culturais (NABAIS, 2004, p. 10).17 A cultura e, de modo particular, o patrimnio cultural so inerentes pessoa humana. Por isso, pontual a valorizao da dignidade da pessoa humana na medida em que se objetiva empreender polticas para os empreendimentos tursticos e a consequente gerao de emprego e renda, inclusive com a valorizao da urbanizao, pela poltica pblica planejada. sociedade cabe produzir cultura e ao Estado incumbe a garantia das condies para que o direito ao acesso cultura seja exequvel. Em outras palavras, a atuao
17 Segundo Kliksberg (2002, p. 487,488), alm de se poder interligar cultura, polticas sociais e valores, a cultura tambm interage em prol da integrao social, para abrir canais para reforar o capital educativo das populaes pobres.

110

Revista de Informao Legislativa

efetiva do Estado no se circunscreve apenas na defesa do patrimnio cultural; imprescindvel criar condies para que a sociedade formule e implemente as polticas culturais e de preservao, qual a realidade do Brasil tem demonstrado ser extremamente difcil. (FONSECA, 1997, p. 43; CALI, 2005, p. 17).18 Os grupos produtores de cultura e os espaos os quais desenvolvem atividades culturais (teatros, salas de exposies, bibliotecas, capoeiras, patrimnio histrico, centros culturais, entre outros) encontram apoio dentro da lgica dos mercados de consumo de bens e de servios culturais, de molde que a cultura esteja ao alcance de todos. Nesse sentido, adverte Coelho (2008a, p. 68) que: De instrumento da crena, religiosa ou ideolgica, a mercadoria e, agora, a servio. Essa uma histria da cultura, uma histria em nada previsvel mas concreta porque j se desenha no horizonte social. Fazer da cultura um instrumento privilegiado do desenvolvimento urbano e humano sem transform-la em servio: assim se pode formular um dos maiores desafios a enfrentar agora. Chau (1995, p. 78) no fica merc dos acontecimentos polticos atuais e critica a presena crescente do neoliberalismo, entendido sobre dois aspectos principais. Em primeiro, o econmico, sobre o qual est a acumulao do capital, que no necessita incorporar mais pessoas ao mercado (de trabalho e de consumo), propiciando o desemprego estrutural. No que concerne
18 De acordo com Nabais (2004, p. 92), j acerca da valorizao do patrimnio cultural: [...] o patrimnio cultural apresenta-se tambm como uma componente importante da constituio cultural e da constituio econmica e social, na medida em que contribui para a realizao dos direitos educao e cultura, ao ensino, educao fsica e ao desporto, e constitui um factor importante de desenvolvimento econmico e social. Nota-se aqui, especificamente, a interrelao dos direitos aptos a conferir qualidade de vida pessoa humana.

ao aspecto poltico, refere-se privatizao do pblico, caracterizado principalmente pelo abandono das polticas sociais por parte do Estado.19 Em outra obra, Chau (2006, p. 68) critica a poltica neoliberal e os seus efeitos no campo da cultura: [...] a posio neoliberal, que comea a deitar razes desde meados dos anos 1980, minimiza o papel do Estado no plano da cultura: enfatiza apenas o encargo estatal como patrimnio histrico enquanto monumentalidade oficial celebrativa do prprio Estado e coloca os rgos pblicos de cultura a servio de contedos e padres definidos pela indstria cultural e seu mercado. Justifica-se, de mais a mais, a atuao estatal no campo das artes e da cultura para garantir a existncia das ofertas culturais e seu usufruto pela sociedade, bem como na questo da valorizao, e preservao, com sustentabilidade (POMMEREHNE; FREY, 1987, p. 625).20 Alm disso, entende-se que [...] o valor cultural atribudo ao bem que justifica o seu reconhecimento como patrimnio e, conseqentemente, a sua proteo pelo Estado [...] (FONSECA, 1997, p. 38).
19 Ademais, na realidade brasileira: [...] o neoliberalismo significa levar ao extremo a polarizao carncia-privilgio, a excluso sociopoltica das camadas populares, a desorganizao da sociedade civil como massa dos desempregados, a natureza oligrquica e teolgica da poltica, o autoritarismo social e o bloqueio democracia. Um dos efeitos mais terrveis do neoliberalismo brasileiro tem sido o esfacelamento dos movimentos sociais e populares que foram os grandes sujeitos histricos e polticos dos anos 70 e 80 (CHAU, 1995, p. 78). 20 Cunha Filho (2003, p. 110,111), inclusive, comenta o princpio da atuao estatal cultura. Consoante esse princpio de suporte logstico, as iniciativas ligadas s prticas culturais devem ser oriundas da sociedade, competindo ao Estado, sem este ser necessariamente autorizado a fazer cultura, apoiar essas iniciativas, fornecendo a infraestrutura adequada para as mesmas. Ademais, [...] o suporte logstico referido implementado por tarefas especficas, como a construo de teatros, centros culturais, possibilitao de acesso a recursos pblicos.

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

111

Assim, o Estado, em parceria com o setor privado, pode dar sua contribuio poltica cultural das seguintes maneiras: i) pela reduo das barreiras burocrticas em relao ao financiamento da arte e da cultura; ii) pela considerao da importncia dos mercados privados na gesto cultural, (sabendo que o ente estatal interage para o fortalecimento desse sistema, criando os direitos de propriedade e as medidas para melhorar a afirmao do direito de dispor do bem cultural); iii) pela continuidade de subsdios indiretos, sob a forma de despesas fiscais; apoio financeiro direto, de forma a estimular a participao e fruio dos bens e eventos culturais; iv) por meio da promoo de novos talentos, mediante ajuda financeira direta, de maneira controlada e planejada (POMMEREHNE; FREY, 1987, p. 636,637).21 No entanto, comum a reduo do financiamento pblico do setor cultural. O Estado, por ao ou omisso, protela os planos de desenvolvimento, ou age, insuficientemente, na promoo de polticas pblicas relacionadas cultura. Inclusive, essa maneira de proceder leva desvalorizao da poltica cultural e banalizao do patrimnio cultura.22
21 Chau (2006, p. 102) direciona-se assim: Entre trs escolhas possveis a oficial autoritria, a populista e a neoliberal , fizemos uma quarta: aquela que restringe o Estado condio de assegurador pblico de direitos, prestador sociopoltico de servios e estimulador-patrocinador das iniciativas da prpria sociedade, enfatizando a natureza de classe da nossa sociedade e a obrigao de uma poltica, se quiser ser moderna e democrtica, de garantir direitos, quebrar privilgios, fazer ser pblico o que pblico, abrir-se para os conflitos e para as inovaes. 22 Botelho (2001, p. 77) destaca que: [...] hoje, o financiamento a projetos assumiu o primeiro plano do debate, empanando a discusso sobre as polticas culturais. Render-se a isso significa aceitar uma inverso no mnimo empobrecedora: o financiamento da cultura no pode ser analisado independentemente das polticas culturais. So elas que devem determinar as formas mais adequadas para serem atingidos os objetivos almejados, ou seja, o financiamento determinado pela poltica e no o contrrio. Mesmo quando se transferem responsabilidades para o setor privado, isso no exclui o papel regulador do Estado, uma vez

3. Polticas pblicas de cultura e cidadania cultural


De fato, as temticas da poltica cultural23 bem como da gesto cultural ganham relevncia nos debates acadmicos no Brasil, na medida em que buscam incorporar o discurso segundo o qual o enriquecimento intelectual e material delas so potenciais. Diferentemente das aes assistencialistas dos poderes pblicos, as aes culturais tm caractersticas libertadoras, tanto que, segundo Feij (1985), os governos autoritrios nunca conviveram, harmoniosamente, com a cultura, porque essa majoritariamente replicava as aes estatais contrrias aos direitos da pessoa humana no que se refere liberdade de opinio, igualdade, entre outros direitos e garantias fundamentais. Estas so as observaes de Chau (2006, p. 135): Quanto perspectiva estatal de adoo da lgica da indstria cultural e do mercado cultural, podemos recus-la tomando, agora, a cultura como um campo especfico de criao: criao da imaginao, da sensibilidade e da inteligncia que se exprime em obras de arte e obras de pensamento, quando buscam ultrapassar criticamente o estabelecido. Esse campo cultural especfico no pode ser definido pelo prisma do mercado, no s porque este opera com o consumo, a moda e a consagrao do consagrado, mas tambm porque reduz essa forma da cultura condio de entretenimento e passatempo, avesso ao significado criador e crtico das obras culturais. No que a cultura no tenha um lado
que se est tratando de renncia fiscal e, portanto, de recursos pblicos. 23 Pode-se afirmar que a poltica cultural a ao do Poder Pblico, organizaes no-governamentais ou empresas privadas baseada em procedimentos administrativos e oramentrios, com vistas a melhorar a qualidade de vida da pessoa humana por meio de atividades culturais, artsticas, sociais e recreativas (COELHO, 1997, p. 293; FEIJ, 1985, p. 7-9).

112

Revista de Informao Legislativa

ldico e de lazer que lhe essencial e constitutivo, mas uma coisa perceber o ldico e o lazer no interior da cultura, e outra instrumentaliz-la para que se reduza a isso, suprflua, uma sobremesa, um luxo em um pas onde os direitos bsicos no esto atendidos. Sob esse ponto de vista, ao Estado democrtico de direito compete o fomento da cultura, efetivando, pois, projetos e aes nesse sentido. Por esse aspecto, o dever de planejamento24 fortemente ligado noo de poltica pblica. Assim que o poder local, necessariamente, h de se imiscuir dessa viso tambm, porque no somente o dever do Estado a promoo do desenvolvimento. Conforme escreve Albuquerque Jnior (2007, p. 74): No se trata de pensar o Estado como o mecenas, o censor ou o formulador de bens culturais, mas como o regulador e o investidor em reas e em expresses culturais que no so do interesse da iniciativa privada ou que no visem imediatamente o lucro, mas a formao de subjetividades mais democrticas e mais problematizadoras do mundo em que vivemos. Pode-se afirmar que o planejamento, o oramento, as metas compem as polticas pblicas, nas quais a cultura e suas prticas, efetivamente, so levadas em considerao para se aferir emprego e renda em determinada regio, confirmando, justamente, a relao ntima entre cultura e economia (POMMEREHNE; FREY, 1987).
24 No mais, o dever de planejamento [...] foi se tornando instrumento usual na implementao das polticas econmicas intervencionistas praticadas pelos estados que, adotando-o, acabaram por viabilizar uma aproximao maior entre o querer poltico concebido, em termos ideais, como a representao do querer social e as motivaes particulares que compem o jogo econmico. O planejamento [...] passou a ser notado por uma outra qualidade, a da sua indispensabilidade aos processos de conquista do desenvolvimento (SILVA, 2004, p. 98).

Por se falar em poltica pblica, entendese que o instrumento da ao estatal e de seus poderes constitudos, de modo particular do Poder Executivo e do Poder Legislativo, de carter vinculativo e obrigatrio, o qual permite dividir as etapas de concreo dos problemas polticos voltando-se realizao dos fins do Estado democrtico de direito e ainda passveis de exame de mrito pelo Poder Judicirio (SILVA, 2004, p. 104). Diante disso, revela-se a pertinncia da poltica pblica poltica cultural, oportunidade em que o Estado25 sujeito ativo da promoo e do respeito diversidade cultural, bem como salvaguarda dos bens culturais26. Amartya Sen (2002, p. 168) tambm menciona que: Os indivduos vivem e atuam em um mundo de instituies. Nossas oportunidades e perspectivas dependem crucialmente de que as instituies existem e do modo como elas funcionam. No s as instituies contribuem para nossas liberdades, como tambm seus papis podem ser sensivelmente avaliados luz de suas contribuies para nossa liberdade. Ver o desenvolvimento como liberdade nos d a perspectiva na qual a avaliao institucional pode ocorrer sistematicamente. A poltica cultural deve estar em sintonia com novos paradigmas: a sociedade
25 Aponta Chau (2006, p. 135) que: Nessa viso mltipla da cultura, nesse campo ainda da sua definio antropolgica, toma-se evidente a impossibilidade, de fato e de direito, de que o Estado produza cultura. O Estado passa a ser visto, ele prprio, como um dos elementos integrantes da cultura, isto , como uma das maneiras pelas quais, em condies histricas determinadas e sob os imperativos da diviso social das classes, uma sociedade cria para si prpria os smbolos, os signos e as imagens do poder. produto da cultura e no produtor de cultura. E um produto que exprime a diviso e a multiplicidade sociais. 26 Appiah (2007, p. 177) considera que atitude tica a conservao da cultura porque considerada valiosa e apresenta valor para todos, no se restringindo apenas a certos grupos ou certas pessoas.

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

113

civil e esta deve estar voltada para o seu desenvolvimento27. O controle social pode levar a consequncias significativas poltica cultural, bem como para a teoria do desenvolvimento econmico e humano. Dessa forma, necessrio reconhecer que a poltica cultural deve ser caracterizada pela participao social, de forma a conferir maior espao de representatividade no setor da cultura (COELHO, 2007b, p. 17). Ora, a participao da sociedade civil na vida cultural elemento indispensvel nas esferas pblicas fundamentais, e ela mesma se concretiza [...] em contextos de proximidade, em praas e ruas, bairros, e cidades concretas, relacionando o mbito local e o global, a memria e a inovao, num debate criativo tenso (PASCUAL, 2008, p. 54). Como se sabe, a cidadania no se configura somente como expresso da capacidade poltica de indivduos em eleger seus representantes polticos. No mesmo sentido, expressa-se na conduo e na expanso de canais participativos e gesto democrtica dos assuntos pblicos e, tambm, na garantia do efetivo respeito e promoo dos direitos fundamentais como condio de desenvolvimento da pessoa humana. Acresce Dias (2008, p. 216) que: Os direitos reivindicados so o reflexo da falta de condies materiais para realizao dos direitos fundamentais. No espao urbano, estas carncias so refletidas na falta de segurana e de qualidade de vida, de moradia, do acesso ao direito de propriedade, e do direito moradia, do direito ao acesso ao solo urbano, da falta de elemento natureza a dar maior qualidade de vida e sade aos habitantes, da falta
27 O princpio da participao popular consistente na faculdade de a pessoa humana, individualmente ou por organizaes da sociedade civil, poder opinar, discutir acerca da poltica cultural a ser empreendida. H mais prescries constitucionais, pelas quais facultam ao cidado o direito de ao com a finalidade de proteger o patrimnio cultural e tambm outras normas as quais institucionalizam a participao por intermdio de conselhos, comisses e outras instncias representativas (CUNHA FILHO, 2003, p. 109,110).

de sade e transporte, saneamento bsico, entre tantos outros direitos. No entanto, no se pode cair no risco de compreender o Estado sob o vis apenas paternalista e, portanto, distribuidor de caridades. O desenvolvimento humano comporta elementos entre os quais a cidadania e a participao ativa da sociedade so metas prioritrias. Desse modo, as polticas pblicas so em prol da sociedade, logicamente. Mas, interessa observar o interesse e a vontade dela mesma nos processos polticos, conferindo a legitimidade dos atos do governo. Nesse contexto, a cidadania cultural surge como consequncia das mudanas de paradigmas necessrias ao Estado. Decerto, a promoo da cidadania fomenta o controle social em diversas reas, estimulando, assim, a busca pelo lazer e pela cultura. Apontam-se as estratgias polticas para cidadania cultural sob trs vertentes: a) promoo do acesso ao conhecimento na sociedade complexa, pela democratizao do conjunto de bens e de servios culturais produzidos histrica e contemporaneamente pela humanidade; b) incentivo ao capital cultural como pilar para o desenvolvimento socioeconmico local, identificando cadeias produtivas geradoras de renda e crescimento econmico; c) fortalecimento do papel social da cultura, tomada como o elemento capaz de integrar a pessoa humana a sua coletividade (PORTO, 2006, p. 72). Por isso, muito se debate tambm a respeito da democracia cultural que, na explicao de Botelho (2007, p. 173), pressupe: a existncia de vrios pblicos, no apenas de pblico uno e homogneo; a existncia tambm do entendimento nico para a legitimao das prticas de cultura; ela se apoia em novas pesquisas, desinteressando-se pelas variveis de classe, renda, idade, domiclio como razes relevantes para o menor ou o maior consumo cultural.28
28 A cidadania democrtica e cultural contribui para a superao de desigualdades, para o reconhecimento das diferenas reais existentes entre os sujeitos em suas dimenses social e cultural. Ao valorizar

114

Revista de Informao Legislativa

Advirta-se que o tema dessas polticas est associado ao debate dos atores das polticas pblicas e dos procedimentos para a execuo delas e que somente as polticas submetidas discusso da sociedade diretamente interessada podem ser entendidas, substancialmente, como polticas pblicas de cultura (RUBIM, 2007, p. 151). Na viso de Oliveira e Silva (2008, p. 77): [...] a poltica cultural s pode ser pensada hoje enquanto ao coletiva, criada e implementada com a participao ativa dos indivduos, sem o que no faz mais sentido. Proximidade torna-se a palavra-chave para designar a poltica cultural: quanto mais perto dos indivduos, mais vivel torna-se sua participao, refletindo os desejos dos que dela se beneficiaro. A essa evidncia, tratar do direito cultura envolve os aspectos essenciais para anlise da obrigao estatal em suprir as carncias reclamadas pela sociedade e, diante disso, operar polticas pblicas nas quais privilegiem direitos h tempos protelados. Ademais, reconhecida a cultura como direito fundamental, inclusive declarado em normas jurdicas nacionais e internacionais, ao Estado e sociedade civil restam o aprimoramento das aes polticas especficas de cultura, com a participao e o controle permanente para o aperfeioamento dos espaos culturais. A poltica deixou de ser balco e se tornou pblica e cultural, ao formular projetos e incentivar o desenvolvimento cultural, articulando relaes dentro e fora do governo, embora essa ltima nem sempre tenha sucesso. Se por um lado a nova formulao terica que embasa a poltica cultural exige maior articulao em relao a todas as aes governamentais, nem sempre isso se torna realidade. H enorme
mltiplas prticas e demandas culturais, o Estado est permitindo a expresso da diversidade cultural (CALABRE, 2007, p. 102,103).

dificuldade de avanar nas relaes com os demais ministrios e o prprio executivo. Mais prximo esto as ONGs e mesmo organismos internacionais como a Unesco (SIMIS, 2007, p. 147). Assim, pertinente afirmar que: [...] a poltica cultural est (e quer estar) no meio do quadro poltico, em algum ponto entre a poltica econmica, a social e a educacional e a poltica para o desenvolvimento urbano. Esta talvez seja a tarefa principal da poltica cultural urbana ser uma espcie de juno e correia de transmisso para assegurar a ligao entre os diferentes campos e tarefas polticas proteger a diversidade, promover a cultura para se tornar um pilar econmico e incluir a sociedade civil (HEINRICH, 2008, p. 101). No aprimoramento democrtico, em que ocorre a [...] luta contra privilgios e em busca de uma socializao, esto no apenas bens materiais [...] o Estado responsvel pela promoo da poltica cultural, nela includa a defesa do patrimnio (SIMIS, 2007, p. 135). gesto pblica local competir implementar as polticas de desenvolvimento mediante a utilizao de instrumentos jurdicos institucionais disponveis, tal como a realizao do planejamento, votao oramentria com participao popular e atos normativos especficos de realizao concreta dos comandos na esfera administrativa, pelos rgos competentes incumbidos de sua implantao (SILVA, 2004, p. 128).29 No caso de polticas para as reas urbanas, torna-se premente garantir a participao da sociedade, para configurar a gesto
29 Destaca Chau (2006, p. 136): Se o Estado no produtor de cultura nem instrumento para seu consumo, que relao pode ele ter com ela? Pode conceb-la como um direito do cidado e, portanto, assegurar o direito de acesso s obras culturais produzidas, particularmente o direito de fru-las, o direito de criar as obras [...] e o direito de participar das decises sobre polticas culturais.

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

115

democrtica, abrindo novas possibilidades para essa participao na produo de atos legislativos, na fiscalizao de atos do poder pblico em geral, na participao de audincias pblicas, na formao de conselhos municipais, associao de bairros, bem como na delegao de competncia ao cidado como ator responsvel pela proteo do patrimnio pblico e pela defesa do meio ambiente (DIAS, 2008, p. 215).30

4. Poder local e direito ao patrimnio cultural


A Constituio vigente expressamente estabelece a competncia concorrente da Unio, dos Estados-membros e do Distrito Federal para legislarem sobre o patrimnio cultural e sobre a responsabilidade por danos causados a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico (MARCHESAN; STEIGLEDER; CAPELLI, 2007, p. 94). Afirma-se que os Municpios, embora no estejam entre os habilitados a exercerem essa competncia legislativa prevista no artigo 24 da CF/88 31, tambm tm competncia para a edio de leis que visem a organizar e a tutelar o seu patrimnio cultural, porque aos referidos entes cabe legislar suplementarmente legislao federal e estadual no que couber (art. 30, II), alm do dever de fiscalizao do patrimnio histrico-cultural local. Devido ao exerccio do poder de polcia e execuo de aes relativas preveno,
Chau (1995) trata da cultura poltica e da poltica cultural focando consideraes acerca da cidadania cultural no contexto da cidade de So Paulo, que segue o ritmo da lgica de mercado. Eis por que justifica-se plenamente o envolvimento do Estado nas polticas que viabilizem a referida forma de cidadania nas quais se divorciem do autoritarismo social, calcado, fortemente, nas mquinas mitolgica e ideolgica pelas quais inviabilizam projetos polticos democrticos. 31 Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...] VII proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; [...] IX educao, cultura, ensino e desporto;
30

valorizao e recuperao do patrimnio cultural, a CF/88 define como concorrente, de modo expresso, a competncia entre Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios (art. 23, incisos. III, IV, V e VI 32 , e 30, inciso IX33). O Poder Local municipal apresenta relevncia para o devido enfrentamento das mazelas sociais. Como adverte Botelho (2001, p. 75): [...] a ao sociocultural , em sua essncia, ao micro que tem no municpio a instncia administrativa mais prxima desse fazer cultural. Embora esta deva ser preocupao das polticas de todas as esferas administrativas, o distanciamento que o Estado e a Federao tm da vida efetiva do cidado dificulta suas aes diretas. No entanto, claro que no as impede. Em primeiro lugar, seu apoio as legitima politicamente. Em segundo, estas duas instncias podem ter aes diretas, mas sempre em parceria com o nvel municipal que deve ser sempre o propulsor de qualquer ao conjunta. O patrimnio cultural liga-se tambm ao meio ambiente34 e surge da a necessidade
32 Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: [...] III proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas [...] 33 Art. 30. Compete aos Municpios: [] IX promover a proteo do patrimnio histrico-cultural local, observada a legislao e a ao fiscalizadora federal e estadual [...]. 34 Nesse sentido, conferir o seguinte pensamento: No sculo XX comeam a ser inseridas no patrimnio as preocupaes com o meio ambiente e as produes dos excludos, ou seja, passam a ser objeto de preservao a memria dos operrios, dos imigrantes e das minorias tnicas. Novas questes comeam a surgir como o uso social do patrimnio; a relao entre o novo e o antigo, com a idia de historicidade,

116

Revista de Informao Legislativa

de observncia ao patrimnio natural como forma de fortalecer a identidade cultural de um determinado povo; o patrimnio cultural no fica, pois, radicado no que material e fruto somente da ao humana, mas tambm oriunda dos fenmenos da natureza, quando certas paisagens naturais vo ao encontro das aspiraes sociais, posto que h o fortalecimento da identidade cultural, bem como surge a paisagem natural como fonte de gerao de riqueza, investimento para o turismo sustentvel e ao presente do Poder Pblico.35 Destarte, revela-se a face positiva das propostas de Chau (1995, p. 82), segundo as quais entende que a cultura foi pensada como direito da pessoa humana e a poltica cultural como cidadania cultural, sendo que esta tinha por objetivo tambm a cultura poltica nova. Tanto que afirma: H ainda uma outra modalidade de ao estatal, mais recente, em que o Estado prope o tratamento moderno da cultura e considera arcaico apresentar-se como produtor oficial de cultura. Por modernidade, os governantes entendem os critrios e a lgica da indstria cultural, cujos padres o Estado busca repetir, por meio das instituies governamentais de cultura. Dessa maneira, passa a operar no interior da cultura com os padres de mercado (CHAUI, 2006, p. 114). Refora-se o papel definitivo da cidade na definio de polticas pblicas, pois por meio do Poder Local que h mais contato direto com a realidade social. Diante dessa
pois todas as pocas so importantes na configurao dos espaos urbanos; a relao do patrimnio com a indstria cultural e turstica; a participao popular nas decises; a descentralizao administrativa; e a insero da poltica de preservao na poltica urbana e regional (RIBEIRO, 2005, p. 48). 35 Para Corra (2008, p. 118), [...] o dilema da excluso e da incluso da maioria da populao no processo social repercute inevitavelmente nas polticas de preservao e promoo dos valores culturais nacionais e regionais.

constatao, a cultura passa a ter lugar reservado. Por essa razo, diz-se ser domnio central das polticas pblicas os temas relacionados s polticas culturais (consumo cultural, prticas culturais, economia da cultura, turismo, direito cultura, direitos culturais, entre outros). A cidade e a cultura se interligam e, assim, exigem a renovao e a expanso dos recursos culturais cidade; o apoio s instituies culturais; novas formas de relao com os problemas urbanos; estmulo s culturas diversas; promoo do desenvolvimento humano, alm do econmico; respeito aos direitos culturais; definio de indicadores culturais para nova gesto cultural da cidade; a cultura institucionalizada e fazendo o centro nas polticas pblicas, sem esquecer da sustentabilidade desse processo; e o ativismo da sociedade civil no contexto das polticas culturais (COELHO, 2008b, p. 9,10). Por isso que se identificam alternativas dentro da arena cultural (tomada a cultura como motor para o desenvolvimento humano), de modo a propiciar oportunidades de insero social para comunidades marginalizadas, necessitando, contudo, de planejamento poltico dentro do qual a comunidade tenha direito de participao. Detecta-se essa realidade de envolvimento dos atores sociais no que se refere gesto dos bens culturais: [...] as reivindicaes das diferentes comunidades, no sentido da sua participao e envolvimento nos processos de representao cultural, e tambm as exigncias dos prprios poderes polticos, preocupados com a diminuio do capital cultural das instituies culturais pblicas (ANICO, 2005, p. 79). A necessidade de controle social do patrimnio cultural importante, porque consentnea dos mecanismos prprios de bem-estar social, de vez que faculta comunidade local os instrumentos propiciadores do direito fundamental ao desen117

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

volvimento humano. Da ser importante a sistemtica de atuao, principalmente do Poder Pblico, para que a educao formal seja realmente reformada e aberta para incluir as pessoas, conscientizando-as de suas responsabilidades, em detrimento das desigualdades sociais. participao da sociedade civil necessria a efetivao de aes polticas que privilegiem o direito informao, especificamente a educao patrimonial, porque: [...] a complexidade da proteo de uma coleo to extensa de bens culturais dispersos em to imenso territrio tem implicado a adoo de aes pontuais no campo das polticas pblicas devotadas defesa do patrimnio e do turismo. Estas tm sido respaldadas pela implantao de cursos de Educao Patrimonial e Educao Ambiental, tomadas como instrumentos para a construo da cidadania, do progresso econmico e da preservao dos bens culturais e scio-ambientais (PELEGRINI, 2006, p. 121,122). Garca Canclini (2008, p. 19) questiona se as sociedades esto transformando as cidades por meio do conhecimento e da cultura ou se esto convertendo as urbes em espetculo cultural sem haver modificaes substanciais em face das desordens estruturais. Para o citado autor, j que a chamada espetacularizao do social existe desde h muito (missas, desfiles etc.), a sua hipertrofia, dada a realidade atual de industrializao da cultura, aumenta o risco de desvio satisfao de necessidades sociais bsicas. No sculo XXI, as chamadas cidades multiculturais36 adotam o perfil caracterstico de desenvolver bairros do conhecimento ou dos museus ou da cultura e
Nas cidades, esse fenmeno bastante frequente, traduzido na reduo desse espao ao espetculo, fica atrelado ao predomnio do marketing e captao de investimentos sobre o sentido social dos bens materiais e simblicos (GARCA CANCLINI, 2008, p. 19).
36

do espetculo, no intuito de atrair mais cientistas, tcnicos informticos, turistas e outros peregrinos estrangeiros que as faro mais multicultural. A partir da, surge a problematizao acerca da capacidade para se construir, com tanta diversidade, cidades do reconhecimento (GARCA CANCLINI, 2008, p. 25). Essa, a propsito, a viso de Pascual, segundo a qual a cultura assumiu uma maior centralidade no recente processo de globalizao [...] e a sua centralidade dentro do processo de globalizao [...] diz respeito a todos, setores pblicos, privados e sociedade civil e leva a repensar imaginrios, tanto nos mbitos globais como nos locais (PASCUAL, 2008, p. 52). Destarte, o tema do patrimnio cultural , em grande parte, restrito e dirigido, de um lado, pelos intelectuais que atuam em aparelhos burocrticos e, de outro, pelos interesses da indstria do turismo, entre outras prticas comerciais. Algumas empresas, assim, aparelham o Estado para que este aja em nome de seus interesses econmicos mais imediatos (CORRA, 2008, p. 90).37 O enfoque de desenvolvimento econmico de determinadas cidades ou regies tem muito que ver com as formas de desenvolvimento humano, ao tornar a democracia como algo prximo da realidade brasileira, por, essencialmente, afastar as formas de manobras mprobas nos governos, em todas as esferas, e que desgastam os incipientes processos de participao poltica, malferindo, diuturnamente, a coisa pblica. As liberdades como meio para o desenvolvimento so, assim, prementes para que os direitos humanos civis, polticos, econmicos e culturais sejam promovidos,
37 de grande responsabilidade recolocar a sociedade civil no centro do debate poltico, no que diz respeito funo social da memria, bem como do patrimnio cultural (CORRA, 2008, p. 90), afastando a tradio do Estado autoritrio e centralizador quanto gesto do patrimnio cultural.

118

Revista de Informao Legislativa

providos e respeitados, e da a necessidade de cada vez haver o fortalecimento entre sociedade e Estado, para tornar vivel o projeto de gerenciamento da coisa pblica. Por essa razo, ao identificar a liberdade e as oportunidades de promoo da pessoa humana na sociedade, a partir da perspectiva do desenvolvimento social, Amartya Sen (2000, p. 71) observa que: Os fins e os meios do desenvolvimento exigem que a perspectiva da liberdade seja colocada no centro do palco. Nesta perspectiva, as pessoas tm de ser vistas como ativamente envolvidas dada a oportunidade na conformao do seu prprio destino, e no apenas como beneficirias passivas dos frutos de engenhosos programas de desenvolvimento. O Estado e a sociedade tm papis de sustentao, e no apenas de entrega sob encomenda. Porm, a realidade vivenciada pela sociedade brasileira, no que se refere corrupo poltica e toda sorte de escndalos polticos denunciados, amide, pelos meios de comunicao de massa, concorrem indisposio e indiferena dos cidados quanto ao aprimoramento dos canais participativos e participao social na gesto da coisa pblica. As atividades, os bens e os servios culturais possuem dupla natureza, tanto econmica quanto cultural, que so portadores de identidades, valores e significados, no devendo, portanto, ser tratados unicamente como se tivessem apenas valor comercial. Urge reconhecer a cultura como prioridade para o desenvolvimento socioeconmico e como necessidade bsica da pessoa humana. Nunca demais exaltar que vige o embate entre democracia e incluso para promover as transformaes reclamantes de justia social, pois, como lembra Pinto (2005, p. 105): A questo fundamental, ento, reside na dicotomia democracia e
Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

incluso. O que pode parecer primeira vista uma afirmao que beira o lugar comum, revela uma problemtica das mais centrais para a teoria democrtica. Uma vez que a incluso no ocorre por meio do apagamento daquilo que condiciona a excluso, mas, justamente, pela reafirmao desse condicionante, o processo de incluso provoca mudanas radicais que rearranjam a posio relativa dos sujeitos que j estavam plenamente inseridos na sociedade. Tomando o poder como uma equao de soma zero, ver-se- que para cada sujeitogrupo includo corresponde alguma perda de poder para um grupo anteriormente includo. Isso explica em muitas medidas as dificuldades das experincias participativas. No contexto da consecuo das polticas urbanas, a participao popular afigura-se como requisito indispensvel validao e eficcia dos atos do Poder Pblico relativamente ao patrimnio cultural, com vistas ao aquecimento da economia local e da promoo do desenvolvimento humano. Dessa maneira, possvel se compreender que somente o povo pode apontar as necessidades e as urgncias para vida com maior qualidade nos espaos urbanos (DIAS, 2008, p. 213).

5. Consideraes finais
A cultura direito da pessoa humana e, por isso, urge ser respeitada e promovida, competindo ao Estado, principalmente, criar os mecanismos pelos quais permita, continuamente, o empreendimento de polticas finalidade de proteo dos direitos humanos tambm relacionados cultura. Nesse percurso, foroso concluir, ainda, que o patrimnio cultural, como parte integrante da cultura, lana as bases para atrair e para gerar riquezas econmicas, bem como favorecer o respeito aos modos de vida, s crenas, aos costumes e tudo
119

mais que tenha interveno humana; que a diversidade cultural deve ser valorizada pelo Estado e que as polticas culturais podem estar focadas no sentido de proporcionar qualidade de vida coletividade. Ademais, entende-se hodiernamente a economia como intimamente relacionada cultura para consolidar novos processos de incluso social e gerao de emprego e renda. Sendo assim, os bens culturais e, em particular, o patrimnio cultural denotam valor social e econmico, aptos a atrair finanas para circulao de renda e trabalho, seja pelo turismo, seja pelo investimento em pesquisa cientfica. Ora, determinado patrimnio cultural s pode ser usufrudo e frudo quando houver a salvaguarda e o despertar do interesse geral da pessoa humana, beneficiria direta das riquezas oriundas das polticas culturais e preservacionistas. Ademais, no se entende divorciado o ser humano da questo das polticas culturais e da participao da coletividade. O desenvolvimento econmico somente pode ser vivel quando contemple em seus projetos e suas aes o favorecimento da vida com dignidade; bem assim, em especial, os projetos polticos ligados divulgao e valorizao dos bens culturais devem ser vistos no apenas dentro da tica de gerao de riqueza, mas, principalmente, em razo da valorizao da diversidade cultural e das polticas culturais como arena para promoo dos direitos humanos e, em consequncia, da cidadania cultural. Nesse contexto, vem tona a necessidade de caber ao Estado no s o planejamento ou o fomento ao turismo, mas tambm o estmulo ideia de sustentabilidade, ou seja, que o turismo seja sustentvel, para no comprometer o usufruto das geraes futuras, j que o patrimnio cultural e natural de interesse de todos e exige conservao permanente do Estado e da sociedade. foroso concluir que os Poderes Pblicos que no exploram ou estimulam a
120

atividade turstica, sendo eles prprios detentores de bens culturais ou ofertando insuficientemente referidos bens ao lazer, cincia e educao, por exemplo , podem ficar prejudicados, principalmente nos tempos de crise econmica e de arrecadao de tributos. Referncias
ALBUQUERQUE JNIOR, Durval Muniz de. Gesto ou gestao pblica da cultura: algumas reflexes sobre o papel do Estado na produo cultural contempornea. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Polticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007. ANICO, Marta. A ps-modernizao da cultura. Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 71-86, jan./jun. 2005. ______. Poltica cultural. In: RUBIM, Linda (Org.). Organizao e produo da cultura. Salvador: EDUFBA: FACOM/CULT, 2005. BOTELHO, Isaura. Dimenses da cultura e polticas pblicas. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 15, n. 2, p. 73-83, abr./jun. 2001. ______. Polticas culturais: discutindo pressupostos. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e polticas da cultura vises multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007. CALABRE, Lia. Polticas culturais no Brasil: balano e perspectivas. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Polticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007. CALI, Plcido. Polticas municipais de gesto do patrimnio arqueolgico. 2005. 199f. Tese (doutorado em arqueologia e etnologia) - Programa de ps-graduao do museu de arqueologia e etnologia da universidade de So Paulo, So Paulo, 2005. CARRASCO ARROYO, Salvador. Medir la cultura: uma tarea inacabada. Perifrica, Valncia, n. 7, p. 1-26, 2006. CHAU, Marilena. Cidadania cultural - o direito cultura. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006. ______. Cultura poltica e poltica cultural. Estudos avanados, So Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, jan./abr. 1995. COELHO, Teixeira. A cidade e os avatares da cultura. In: ______ (Org.). A cultura pela cidade. So Paulo: Iluminuras: Ita Cultural, 2008a.

Revista de Informao Legislativa

______. Da opinio ao dado. Revista observatrio ita cultural. So Paulo, n. 1, p. 9-12, jan./abr. 2007. ______. Introduo: uma nova gesto cultural da cidade. In: ______ (Org.). A cultura pela cidade. So Paulo: Iluminuras: Ita Cultural, 2008b. CORRA, Alexandre Fernandes. Patrimnios bioculturais: ensaios de antropologia do patrimnio e das memrias sociais. So Lus: Edufma, 2008. CUCHE, Denys. A noo de cultura nas cincias sociais. Bauru: EDUSC, 1999. CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurdico brasileiro. Braslia: Braslia Jurdica, 2000. ______. Direitos culturais: do reconhecimento da fundamentalidade necessidade de simplificao. In: CALABRE, Lia (Org.). Oficinas do sistema nacional de cultura. Braslia: Ministrio da Cultura, 2006. ______. Os princpios constitucionais culturais. In: LEITO, Cludia (Org.). Gesto cultural: significados e dilemas na contemporaneidade. Fortaleza: BNB, 2003. DIAS, Daniella S. O princpio da soberania como expresso da participao popular e da democracia no planejamento urbano. In: COSTA, Paulo Srgio Weyl A. (Org.). Direitos humanos em concreto. Curitiba: Juru, 2008. FEIJ, Martin Csar. O que patrimnio cultural. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. FONSECA, Maria Ceclia Londres. O patrimnio em processo: trajetria da poltica federal de preservao no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997. GAMA, Jos. Notas para uma filosofia da cultura. Revista brasileira de filosofia, So Paulo, v. 36, n. 146, p. 172-178, abr./jun. 1987. GARCA CANCLINI, Nestor. Imaginrios culturais da cidade: conhecimento, espetculo, desconhecimento. In: COELHO, Teixeira (Org.). Cultura pela cidade. So Paulo: Iluminuras: Ita Cultural, 2008. HARDOY, Jorge Enrique; GUTMAN, Margarita. Impacto de la urbanizacion en los centros histricos de iberoamrica. Madri: Mapfre, 1992. HERRERA ALAMOS, Claudio. Reflexiones generales sobre desarrolos, cultura e integracin em Amrica Latina. Integracion latinoamericana, Buenos Aires, v. 15, n. 155, p. 3-18, abr. 1990. KLIKSBERG, Bernardo. Capital social y cultura, claves olvidadas. Foro internacional. Mxico, v. 42, n. 3, p. 454-496, jul./set. 2002. MARCHESAN, Ana Maria Moreira; STEIGLEDER, Annelise Monteiro; CAPELLI, Slvia. Direito ambiental. 4 ed. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2007.

MIRANDA, Jorge. Notas sobre cultura, constituio e direitos culturais. Revista da faculdade de direito da Universidade de Lisboa, Coimbra, v. 47, n. 1 - 2, p. 2945, 2006. MONDIALCULT. Conferncia mundial sobre polticas culturais. Mxico, 1982. NABAIS, Jos Casalta. Introduo ao direito do patrimnio cultural. Coimbra: Almedina, 2004. OLIVEIRA, Lcia Maciel Barbosa de; SILVA, Liliana Sousa e. A cidade como experimentao. Revista observatrio ita cultural, So Paulo, n. 5, p. 76-83, abr./ jun. 2008. PASCUAL, Jordi. Ideias-chave sobre a agenda 21 da cultura. In: COELHO, Teixeira (Org.). Cultura pela cidade. So Paulo: Iluminuras: Ita Cultural, 2008. PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das prticas preservacionistas na esfera do patrimnio cultural e ambiental. Revista brasileira de histria, So Paulo, v. 26, n. 51, p. 115-140, jan./jun. 2006. PINTO, Cli Regina Jardim. Espaos deliberativos e a questo da representao. Revista brasileira de cincias sociais, So Paulo, v. 19, n. 54, p. 91-116, fev. 2004. POMMEREHNE, Werner W.; FREY, Bruno S. Finanziamento pubblico dellarte e della cultura: perch e come? Rivista di diritto finanziario e scienza delle finnanze, Milano, anno 46, n. 4, p. 620-637, dec. 1987. PORTO, Marta. Construindo o pblico a partir da cultura: gesto municipal e participao social. In: CALABRE, Lia (Org.). Oficinas do sistema nacional de cultura. Braslia: Ministrio da Cultura, 2006. RIBEIRO, Sandra Bernardes. Braslia: memria, cidadania e gesto do patrimnio cultural. Braslia: Annablume, 2005. ROTHENBURG, Walter Claudius. Cultura e Constituio: promoo e proteo jurdica. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos. Bauru, n. 41, p. 39-63, set./dec. 2004. RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais: entre o possvel e o impossvel. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e polticas da cultura vises multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007. SANTOS, Luzia do Socorro Silva dos. Tutela das diversidades culturais regionais luz do sistema jurdicoambiental. Porto Alegre: Srgio Fabris, 2005. SAVRANSKI, Ivo. A cultura e as suas funes. Moscou: Edies Progresso,1986. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Traduo de Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras. 2000.

Braslia a. 47 n. 185 jan./mar. 2010

121

SILVA, Guilherme Amorim Campos da. Direito ao desenvolvimento. So Paulo: Mtodo, 2004. SIMIS, Anita. A poltica cultural como poltica pblica. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Polticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

TCITO, Caio. Educao e cultura nas constituies. Carta mensal, Rio de Janeiro, v. 30, n. 359-360, p. 3-10, fev./mar. 1985.

122

Revista de Informao Legislativa

You might also like