You are on page 1of 40

Eletrica_apostilao.

indd 1

12/22/2010 12:46:16 AM

Eletrica_apostilao.indd 2

12/22/2010 12:46:19 AM

Apresentao
Profissional da construo civil, Seja bem-vindo ao Programa de Treinamento da comunidade Doutores da Construo. A partir de agora voc vai comear um caminho que no tem mais volta: vai se tornar um profissional muito mais capaz e inteligente. Com o Programa de Treinamento Doutores da Construo voc vai ter acesso a informaes novas, aprimorando tudo o que voc j conhece sobre Eltrica. Este curso tem durao de 4 aulas, apresentadas por professores que conhecem o assunto a fundo! E voc poder acompanhar os principais detalhes neste Apostilo. Este material contm todas as informaes, dicas e conceitos importantes que voc j assistiu ou ir assistir em nossas aulas. Voc poder aplicar tudo isso em seu dia-a-dia, deixando o seu trabalho muito mais produtivo. Voc vai ser mais eficiente, vai conquistar novos trabalhos e vai deixar os seus clientes muito mais satisfeitos - e, dessa forma, poder ganhar muito mais dinheiro! Esperamos que voc aproveite muito esta oportunidade.

ndice
03
Apresentao

Mdulo 1
04 16 23 31
Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

Dispositivos de Proteo

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais

Sistemas de Aterramento

37 Ficha Tcnica

Boa sorte e um abrao! Equipe de Treinamento Doutores da Construo

Para saber mais visite nosso site:

www.doutoresdaconstrucao.com.br
3
Eletrica_apostilao.indd 3 12/22/2010 12:46:20 AM

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

ELTRICA
4
Eletrica_apostilao.indd 4

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a executar instalaes eltricas residenciais de acordo com as recomendaes das Normas Tcnicas NBR 5410 e NBR 14136.

Contedo Tcnico
ABNT NBR 5410:2004 - Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Objetivo - Estabelecer condies de segurana de pessoas e bens. - Funcionamento adequado da instalao.

Aplicaes - Edificaes de qualquer uso, incluindo as pr-fabricadas. - reas descobertas, trailers, campings, marinas, canteiros de obras, feiras. - Circuitos com tenso nominal menor ou igual a 1000 V (CA) ou com frequncia menor que 400Hz ou 1.500 V (CC - corrente continua). - Em todas as fiaes e linhas eltricas no cobertas por normas de equipamentos de utilizao.

Quadro de Distribuio Funo - Receber energia pelas distribuies e distribuir em um ou mais circuitos. - Proteo, controle e seccionamento

12/22/2010 12:46:25 AM

Localizao - Deve ser instalado o mais prximo do medidor. O mais centralizado possvel. - Acima de 1,20 m de altura do contrapiso. - Em local de fcil acesso, para possveis manutenes. - Em local seja arejado, nunca instale em reas molhadas (banheiros), escadas ou reas externas. Tomadas Eltricas - Padro Brasileiro (ABNT NBR 14136)

- Jan/09 (Indstrias) - S comercializar novo modelo ABNT NBR 14136. - Jan/10 Parar de produzir e importar equipamentos com plugues antigos. - Out/10 Proibido produtos antigos.

Esse modelo escolhido atende maior parte dos plugues do mercado. - Norma de plugues e tomadas para uso domstico e anlogo de 10A e 20A/ 250 V em C.A. - Fixa dimenses de plugues e tomadas com tenses nominais de 100 V e 250 V em C.A. - Chuveiros eltricos devem ser conectados rede eltrica atravs de conectores eltricos e no atravs de tomadas. - Tomadas de 10A tem dimetro menor que 20A, que aceitam todos os plugues.

- So placas para derivao e colhida de eletricidade. Servem para conectar a entrada de energia nos aparelhos eltricos.

Histrico Mudanas ocorrendo desde ano de 2000 - Padronizao 2 modelos: - pino redondo 2 terminais - pino redondo 3 terminais - A norma prev o terceiro plo impedindo a anulao do fio terra.

O padro brasileiro regulamentado pela a NBR 14136:

Ateno!
- A tomada fmea possui rebaixo para segurana: - Encaixe Hexagonal do Plugue Encaixe da tomada: Baixo relevo de 8 a 12 mm. - Para utilizar tomada de 20A diferenciar corretamente a instalao eltrica. Cabos e dispositivos devem suportar a carga.

5
Eletrica_apostilao.indd 5 12/22/2010 12:46:32 AM

COMANDOS E CONTROLES

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

Localizao - Tomada alta: 2,10 a 2,20 m de altura do piso. So utilizadas para chuveiros eltricos, ar condicionado, pontos de TV (quartos e hotis com suporte de parede). - Tomada de altura mdia: 1,00 a 1,30 m de altura do piso, sendo mais usual 1,10 m. So utilizadas em microondas, geladeiras, fornos eltricos, lavabos, lavanderia e etc. - Instalao em rodap: 30 cm da altura do piso. So utilizadas em salas, quartos, escritrios e etc. - Tomada de piso: Fixadas em uma caixa de piso, instaladas sobre pisos elevados. So utilizadas em escritrios.

Tomadas de Comunicao TELEFONIA

4p padro Telebrs 3 mdulos

Tomada de telefonia com o padro de conexo da Telebrs, antigo padro brasileiro para conexes telefnicas com plugue e soquete. Hoje mais comum ter o 4p padro Telebrs com RJ11.

RJ11 (2 os ou 4 os) 1 mdulo

Tomada de telefonia com padro RJ11 para telefones analgicos: 2 fios - utilizam somente 2 fios para o seu funcionamento. 4 fios - utilizam 4 fios para o seu funcionamento.

RJ45 (8 os)* 300MHz Cat. 5E 1 e 2 mdulos Tomada de Uso Geral (TUG) X Tomada de Uso Dedicado (TUE) - Uso geral (TUG): Para aparelhos mveis ou portteis como rdios, furadeiras e TVs. - Circuito dedicado (antes denominada de tomadas de uso especifico - TUE): Para aparelhos fixos como geladeira, torneira eltrica e chuveiro. - Tomadas externas: Para reas de piscinas, portarias de edifcios, lavanderias e jardins. Possui um filme plstico na parte frontal resistente aos raios UV (ultravioleta) e uma borracha totalmente vedante na parte traseira. A proteo IP 54 (Norma IEC 6020), significa que est protegida contra poeira e areia (sem depsito prejudicial) e projeo de gua de qualquer direo sem grande presso, por exemplo: gua de chuva. Tomada para computador, a categoria 5E pode variar para 5 ou 6, que influencia somente na velocidade de conexo dos computadores com a rede. TOMADA DE ANTENA

Para cabo coaxial 09 mm (tipo F) ideal para TV, VHF, canais de CATV e FM

Tomada utilizada para conexo do ponto de antena com a televiso.

6
Eletrica_apostilao.indd 6 12/22/2010 12:46:34 AM

*Esquema de ligao - verso com 8 fios UTP CAT.5e

Tipos a) Interruptor Simples (One-Way) Aciona lmpadas a partir de um nico ponto. Instalao feita atravs das ligaes de um fio Neutro (negativo) diretamente no soquete que receber a lmpada e ligando o fio fase (positivo) no parafuso de um dos lados do interruptor. Em seguida liga-se uma ponta de um novo fio, do parafuso que estiver vazio no interruptor e a outra ponta deste fio ser ligada diretamente no soquete da lmpada.

b) Interruptor Paralelo Utilizado quando um ponto de luz precisa ser acionado partir de 2 locais diferentes. Exemplo: Corredores, escadas, em quartos com um acionamento na entrada e outro na cabeceira da cama.

Interruptores e Pulsadores

- Interruptor dispositivo mais adequado para abrir e fechar um circuito eltrico, podendo ser simples, paralelo, intermedirio, bipolar simples e bipolar paralelo.

- Pulsador, aps um toque retorna a posio de acionamento (campainha). c) Interruptor Intermediario (Four Way ou Three Way) Utilizado quando um ponto de luz precisa ser acionado de 3 ou mais locais diferentes. No esquema de ligao percebe-se que so utilizados 2 interruptores intermedirios (centro da ligao) e 2 interruptores paralelos (extremidades da ligao).

7
Eletrica_apostilao.indd 7 12/22/2010 12:46:37 AM

COMANDOS E CONTROLES

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

Sensor de Presena So equipamentos ativados pela aproximao de pessoas, grandes animais ou veculos, desligando quando no detecta mais variao no ambiente aps um tempo prdeterminado. - Conhecidos tambm como Interruptores automticos por presena

Caractersticas d) Interruptor Bipolar Simples Utilizados no acionamento de pontos de luz ou dispositivos ligados entre os condutores de fase e fase (220 v). Possui 2 contatos internos onde o fio fase ligado de um lado dos conectores e do outro lado saem 2 fios de retorno. Aplicado em dispositivos do tipo torneira eltrica, moto bomba de piscinas, etc. - Possui regulagem frontal do tempo (de 10 segundos a 5 minutos) onde a lmpada ficar acesa aps no detectar mais nenhuma variao no ambiente. - Possui fotoclula com regulagem na parte frontal, que permite que o interruptor comece a operar a partir de determinado nvel de luminosidade (claridade) no ambiente, evitando que as lmpadas sejam ligadas quando no houver necessidade, como em reas que tem iluminao natural durante o dia. - Pode ser ligado a um interruptor simples para deixar ligado quando conveniente. - Grande utilizao em hall de entrada, ideal que no sejam utilizados em banheiros.

Potncia - Lmpadas incandescentes: 500W em 127V~ 1.000W em 220V~ - Lmpadas fluorescentes: 120W em 127V~ 240W em 220V~ - recomendada a utilizao de reatores e lmpadas de alto fator de potncia. Passo a Passo: Instalao do Sensor de Presena 1) Materiais necessrios *
* Dependendo do local de instalao, pode ser necessrio o uso de uma canaleta para passagens dos fios da caixa 4x2 at o sensor de presena.

e) Bipolar Paralelo O interruptor bipolar paralelo semelhante ao interruptor paralelo s que para dispositivos ou lmpadas que so ligadas a rede 220V (fase fase).

8
Eletrica_apostilao.indd 8 12/22/2010 12:46:40 AM

3) Ligue a energia do circuito e faa o teste.

Interruptor por Carto Atravs da insero de um carto plstico no interruptor possvel controlar toda a iluminao do ambiente. Quando esse carto retirado, automaticamente todo o sistema desligado, evitando que lmpadas e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade. Utilizado em hotis, flats, academias, entre outros. Caractersticas - Sistema mecnico de acionamento, no utiliza cdigo de barras. - Pode ser ligado em uma minuteria, fazendo com que o fornecimento de energia para o ambiente funcione durante determinado tempo aps a retirada do carto. - Pode ser ligado a um mdulo de potncia ou contator para comandar condicionadores de ar e/ou outros motores. - Possui indicador luminoso na parte frontal que facilita a localizao no escuro. - Cargas at 5A 250V~ - Frequncia: 50 a 60 Hz - Ocupa 3 mdulos Minuteria Eletrnica Dispositivo que aciona e mantm acesa qualquer tipo de carga (lmpadas incandescentes, fluorescentes com reator convencional ou eletrnico, fluorescentes compactas, vapores de mercrio e de sdio, dicricas, etc.) pelo tempo predeterminado aps o acionamento do pulsador. Modelos de minuteria eletrnica com 120, 90 e 30 segundos de acionamento.

Recomendao!
Utilizar caixa 4X4 (100X100) instalada na horizontal, de forma que o interruptor por carto fique na posio horizontal possibilitando a instalao de um interruptor paralelo e prxima ao condicionador de ar para instalao do mdulo de potncia e de uma tomada 2p+T (20 A).

9
Eletrica_apostilao.indd 9 12/22/2010 12:46:45 AM

COMANDOS E CONTROLES

2) Conecte os cabos, neutro, fase e lmpada.

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

b) Dimmer Digital Varia a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas, tornando o ambiente mais confortvel e economizando energia, atravs de um pulsador ligado em conjunto com o dimmer digital. Caractersticas: - Pode-se instalar at 15 pulsadores para cada Dimmer. - Acende ou apaga a iluminao com apenas um pulso curto. Pressionando-se o pulsador por mais tempo, varia a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas. - Memoriza a luminosidade da ltima regulagem. - Possibilita o controle de cargas por pulsadores comuns, que podem ser instalados em paralelo em diversos pontos do ambiente. - Para lmpadas incandescentes, dicricas (que no utilizem transformadores) e pequenos motores universais. - No recomendado para lmpadas dicricas que utilizem transformadores que no permitam a variao de luminosidade. Em caso de dvidas, consulte o fabricante do transformador. - Para que no haja danos ao produto, no lig-lo diretamente rede ou carga superior a especificada. - Alimentao de 90 a 230V~ - Potncia: 300W em 127V~ e 600 em 220V~ - Carga mnima de operao: 40W, e abaixo desse valor podem ocorrer oscilaes na luminosidade. - Frequncia: 50 a 60Hz.

Dimmer (Variador de Luminosidade) - Utilizado para variar a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas, tornando o ambiente mais agradvel e economizando energia. Podem ser acionados por comando Rotativo ou Digital. a) Dimmer Rotativo Varia a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas, tornando o ambiente mais agradvel e economizando energia atravs de um boto na parte frontal do produto. Caractersticas - Utilizado com lmpadas incandescentes, dicricas e pequenos motores universais. - No utilizar com lmpada fluorescente, motores de induo e transformadores eletrnicos. - Desliga a lmpada aps o click no final do curso do boto. - Potncia: - 127V 300W - 220V 600W; - Carga mnima de operao: 40W abaixo desse valor podem ocorrer oscilaes na luminosidade. - Freqncia: 50 a 60Hz. - Ocupa dois mdulos.

Ateno!
Este dimmer no pode ser utilizado com lmpadas fluorescentes, transformadores, motores de induo ou outras cargas reativas.

10
Eletrica_apostilao.indd 10 12/22/2010 12:46:47 AM

Passo a Passo: Instalao do Variador de Luminosidade Digital 1) Separe todo material necessrio: - 3 mdulos pulsadores - 1 variador digital - 3 espelhos 4x2 - 3 suportes - 2 lmpadas dicricas - fita isolante e cabos 2,5 mm

6) Conecte o cabo preto do variador de luminosidade digital ligado aos cabos dos soquetes das lmpadas que esto sem nada conectado, (estes so os retornos).

2) Conecte o mdulo pulsador 1 ao mdulo pulsador 2 e posteriormente ao mdulo pulsador 3.

7) Fixe os mdulos pulsadores nos suportes e faa o teste do dimmer. Para finalizar fixe os espelhos de luz nos suportes.

Variador de Velocidade para Ventilador Regula a velocidade de rotao do ventilador, tornando o ambiente agradvel e economizando energia. Caractersticas: - Regula velocidade do ventilador - Desliga aps o click - Reverso de sentido se ligado a interruptor paralelo - Potncia: 150W em 127VCA e 300W em 220VCA - Possui interruptor incorporado que liga e desliga o ventilador. - Faz a reverso do sentido de rotao do ventilador, se ligado a um interruptor paralelo.

3) Conecte os mdulos pulsadores 1,2 e 3 aos cabos de cor branca do variador de luminosidade digital.

4) Conecte o cabo de fase (vermelho) com o cabo vermelho do variador de luminosidade eletrnico.

5) Conecte o cabo neutro (azul) diretamente s lmpadas. A ligao em srie feita conectando o cabo de neutro em um dos cabos do soquete de cada uma das lmpadas.

11
Eletrica_apostilao.indd 11 12/22/2010 12:47:01 AM

COMANDOS E CONTROLES

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

Campainha Eletrnica Campainha eletrnica com 2 tons diferenciados que pode ser instalada em caixas de embutir 4x 2 (100 x 50 mm) ou 4x 4 (100 x 100 mm) padro de mercado. Caractersticas: - Possui um tom eletrnico tipo ding dong e o tom musical, com aproximadamente 70db (decibis). - Alimentao de 90 a 230V~ - Ocupa 3 mdulos.

- Alta qualidade de som e imagem - Viva voz integrado - Leitura em braile

Dica!

- Se a central de interfonia funcionar a 2 fios, utilizar bornes 1 e 3. - Se no tocar, fechar o jumper interno. a) Entre porteiros eletrnicos (Arbus ou similares).

b) Ligao com a central de interfonia predial.

Kit Porteiro Eletrnico - Kit Arbus 1.0 e 2.0, possuem instalaes iguais. - A fechadura no acompanha o kit.

Ateno!

Quando a central de interfonia instalada for com um funcionamento a 2 fios, utilize apenas os bornes 1 e 3. Caso o interfone no toque, feche o jumper. Interfonia Produto de grande praticidade e inovao tecnolgica desenvolvido para oferecer mais segurana aos seus usurios.

Arbus 1.0

Arbus 2.0

Tabela de os porteiro eletrnico


Distncia (mt) 50 100 200 Bitola do fio 0,50mm2 ou 20AWG 0,75mm2 ou 18AWG 1,00mm2 ou 16AWG

Esquema de Instalao

Interfone Arbus 900

12
Eletrica_apostilao.indd 12 12/22/2010 12:47:10 AM

Passo a Passo: Instalao do Kit Porteiro Eletrnico 1) Abra o dispositivo de porteiro eletrnico externo e pela parte traseira passe os cabos do circuito (fase e neutro).

6) Abra o interfone e passe o cabo de telefonia pela traseira do equipamento.

2) Desencape uma pequena parte dos cabos.

7) Fixe os cabos de telefonia nos bornes de fixao 1 e 3.

3) Fixe os cabos de fase e neutro nos bornes de fixao.

8) Finalize a instalao fechando o interfone e do dispositivo de porteiro eletrnico externo.

4) Passe o cabo de telefonia pela parte traseira do dispositivo de porteiro eletrnico externo.

Esquema de Instalao de Funo Auxiliar a) Sugesto de instalao para acionamento de circuito de iluminao.

5) Fixe os cabos de telefonia nos bornes 1 e 3 no lado direito do dispositivo de porteiro eletrnico externo.

13
Eletrica_apostilao.indd 13 12/22/2010 12:47:20 AM

COMANDOS E CONTROLES

Comandos e Controles para Instalaes Eltricas Residenciais

b) Sugesto de instalao para acionamento da segunda fechadura.

Fechadura Eltrica - Pintura polister em p - Acionado por qualquer porteiro eletrnico - Ambiente interno e externo - Chave tetra

Esquema de Ligao

Vdeo Porteiro - Tela LCD 3,5 - Alta qualidade de som e imagem - Viva voz integrada - Ajuste de imagem eletronicamente - Leitura Braile

Ateno!
Tabela de os para vdeo porteiro
Distncia (mt) 0-100 Bitola do o 4x0,32mm2 ou 22AWG

- A distncia entre a face lateral da fechadura e do batente deve ser no mximo de 5 mm e mnimo de 1 mm. - A largura mxima da folha do porto no pode ser maior que 90 cm contados a partir do eixo da dobradia

Economia de Energia Esquema de Ligao (Arbus 4.0) Decreto 47.684 Governo - Reduo do consumo de baixa e mdia tenso em 10%. - Criao de comisses para discusso. - Legislao para indstria. Consumidor - Conservar instalaes eltricas (manuteno). - Fios espessura adequada. - Evitar o uso de benjamins.

14
Eletrica_apostilao.indd 14 12/22/2010 12:47:23 AM

Dicas!
Fuga de corrente 1) Desconecte todos os equipamentos e desligue a iluminao. 2) Manter os disjuntores ligados (no quadro de distribuio). 3) Verificar se o disco de medidor est girando. 4) Disco girando: Fuga de energia ou defeito no medidor. 5) Desligue o disjuntor geral e aguarde 10 minutos, depois verifique o disco. 6) Se o disco parar: Existe fuga na instalao. 7) Se o disco no parar: Defeito no medidor, entrar em contato com a distribuidora de energia. 8) Trocar equipamentos normais pelo que economizam energia: Televiso Computador Iluminao Chuveiro Geladeiras e freezers Lavadora Secadora

15
Eletrica_apostilao.indd 15 12/22/2010 12:47:25 AM

COMANDOS E CONTROLES

Dispositivos de Proteo

Dispositivos de Proteo
Objetivo do Curso
Capacitar o profissional para conhecer as formas adequadas e seguras de execuo das instalaes eltricas, de acordo com as normas tcnicas vigentes.

Norma de Fabricao ABNT NBR IEC 60947-2 - Uso predial e industrial por profissionais qualificados ou advertidos como, por exemplo, tcnicos, engenheiros, manuteno, eletricistas e etc. - Destina-se a proteo contra sobrecorrentes de instalaes eltricas. - Sem limite de corrente nominal, geralmente at 6300 A.

Contedo Tcnico
Proteo dos Circuitos Eltricos Sempre que ocorre a elevao da corrente nominal no circuito a sinalizao de que algo est errado. Dependendo da intensidade e rapidez de crescimento, desta corrente pode se tratar de uma sobrecarga ou curto-circuito. Caso este evento no seja interrompido rapidamente danos irreparveis podem ser causados instalao e aos equipamentos conectados. Por isto, nas edificaes indispensvel considerar os aspectos da norma de instalaes eltricas ABNT NBR 5410.

Parte Interna do Disjuntor

Bimetal Contato mvel Mecanismo de disparo Cmara de extino de arco Bobina

Contato fixo

Funcionamento do Disjuntor Disjuntores - Protege os fios e cabos do circuito desligando automaticamente. - Pode ser desligado manualmente para manuteno de equipamentos. - Utilizados para comando e proteo dos circuitos contra sobrecargas e curtos circuitos nas instalaes eltricas residenciais e prediais. Norma de Fabricao ABNT NBR 60898 - Norma exigente - Aplica-se aos disjuntores de uso residencial onde pessoas no qualificadas, ou seja, que no possuem informaes tcnicas possam manusear os dispositivos. - Disjuntores so projetados para no sofrerem manuteno. - Curvas de atuao magntica tipos B, C, D. - Disjuntores residenciais at 63 A, devem possuir selo do INMETRO. - Sobrecarga: condio onde exigido do circuito uma carga acima daquele que ele foi projetado para suportar. A sobrecarga faz o disparo bimetlico do disjuntor entre em ao disparar os contatos fixo e mvel, interrompendo o circuito eltrico. - Curto-circuito: ocorre no contato acidental de dois ou mais condutores vivos, de fase ou neutro, produzindo uma corrente de intensidade muito elevada que pode provocar o superaquecimento dos condutores e confluir em um incndio. Curva Tempo X Corrente

16
Eletrica_apostilao.indd 16 12/22/2010 12:47:27 AM

Curva de Atuao Magntica

Capacidade de Interrupo a mxima corrente de curto circuito que passa pelo disjuntor sem que ele seja danificado NORMA ABNT NBR NM 60898 Exemplo: Icn = 3 kA em 127/220 V NORMA ABNT NBR IEC 60947-2 Exemplo: Icu = 20kA em 230 V
DISPOSITIVOS DE PROTEO Bipolar Tripolar 2 10A 16A 25A 32A 40A 3 10A 16A 20A 25A 40A 4 10A 10A 20A 25A 32A

3...5

5...10 10...14

Curva B > 3 a 5 vezes In Aplicao em circuitos resistivos com cabos muito longos, pequena corrente de partida tal quais aquecedores eltricos, fornos eltricos e lmpadas incandescentes.

Escolha dos Disjuntores Depende de: Corrente nominal (In): In em A Tipo de circuito ou carga a ser protegida: curva de atuao magntica Nmero de plos:

Curva C > 5 a 10 vezes In Aplicao em cargas de mdia corrente de partida tais quais motores eltricos, lmpadas fluorescentes e mquinas de lavar roupas, tomadas de corrente etc.

Curva D > 10 a 14 vezes In Aplicao em circuitos de forte chamada de corrente, tais quais motores eltricos de alta potncia e transformadores de baixa tenso. Os disjuntores curva C so os mais utilizados em circuitos eltricos residenciais. Para identificar a classe que o disjuntor faz parte, observe a informao que aparece no frontal dos disjuntores, este dado esta junto da identificao sobre a capacidade de interrupo do mesmo.
Monopolar

Ateno!

Nunca instale dois ou mais disjuntores monopolares para a proteo de circuitos bifsicos, trifsicos e tetrapolar. Numa torneira eltrica bifsica protegida por 2 disjuntores monopolares com manipuladores amarrados, caso ocorra um curto-curcuito ou sobrecarga somente um disjuntor vai desarmar.

Ateno!

Observe a informao que aparece no frontal do disjuntor para identificao.

Dimensionamento O dimensionamento dos disjuntores deve ser feito de acordo com a capacidade de carga de cada circuito eltrico. o ou cabo Nmeros de circuitos por eletrodutos
1 16A 20A 32A 40A 50A

Corrente de atuao 32A Curva de atuao C Tenso Capacidade de interrupo segundo ABNT NBR NM 60898

(mm2) 1,5 2,5 4 6 10

17
Eletrica_apostilao.indd 17 12/22/2010 12:47:31 AM

Dispositivos de Proteo

Choques Eltricos O choque eltrico (eletrocuo) a reao do organismo passagem da corrente eltrica atravs do corpo que atua como condutor da corrente at a terra.

Dispositivo DR Diferencial Residual O diferencial residual o dispositivo mais adequado para prevenir acidentes com choques eltricos.

Proteo Bsica Contato Direto Ocorre quando a pessoa toca em um condutor eletricamente carregado ou em partes vivas dos condutores.

Proteo Supletiva Contato Indireto Quando a pessoa toca algo que normalmente no conduz eletricidade, mas que por acidente se tornou um condutor de energia.

No Brasil conforme a norma tcnica ABNT NBR 5410 desde dezembro de 1997 obrigatrio o uso do DR em instalaes eltricas, residncias e industriais. Boto Teste O DR possui um boto de teste na parte frontal para que o prprio consumidor verifique se ele est funcionando corretamente. - Deve estar energizado

Eletricidade no Corpo A passagem da corrente pelo corpo pode gerar nenhuma ou gravssimas consequncias. Efeitos da Eletricidade no Corpo Humano Classicao do DR Os dispositivos DR so classificados conforme a sua atuao diante dos eventos eltricos e possuem simbologia prpria, que encontrada na parte frontal do dispositivo.

1A

1A

Parada cardaca cardaca Parada

75 mA mA 75 30 mA mA 30 10 mA mA 10 0,5 mA mA 0,5

Riscos deRiscos de cardaca irreversvel brilao brilao cardaca irreversvel Nenhum Nenhum efeito perigoso se houver efeito perigoso se houver interrupo em at 5 em no mnimo 5 segundos interrupo segundos Limite deLimite de respiratria paralisia paralisia respiratria Ligeira contrao muscularmuscular Ligeira contrao

CLASSE AC - Assegura o desligamento nas correntes alternadas senoidais. - Uso residencial.

SensaoSensao de formigamento de formigamento

18
Eletrica_apostilao.indd 18 12/22/2010 12:47:33 AM

CLASSE A - Assegura o desligamento nas correntes alternadas senoidais. - Filtram as descargas intempestivas, como descargas atmosfricas e variaes de tenses de picos de tenso de rede, como harmnicas e chaveamentos tiristorizados.

- obrigatrio a instalao do dispositivo DR aps o disjuntor, este disjuntor poder entrar no quadro de distribuio ou no quadro de medio. - O Dispositivo DR, no possui proteo de sobrecarga e nem curto-circuito, portanto deve ser instalado aps o disjuntor. Os dois devem ser ligados em srie, pois possuem funes distintas. (caso no estiver utilizando um Disjuntor Diferencial Residual, que faz ambas as protees simultaneamente). - O DR pode ser desligado manualmente em caso de necessidade. - O DR no funciona se instalado no sistema de aterramento tipo TN-C. Escolha do DR So necessrias 3 informaes para escolha do DR:

- Atendem as condies das classes A. - Filtra os componentes contnuos geradas geralmente em sistemas trifsicos, como no-breaks, inverses de freqncia trifsica, raios X.

Instalao do DR - No Brasil o fornecimento de energia feito atravs de diferentes distribuidoras de energia que atendem as diversas regies do pas. - No dispositivo DR o neutro sempre vem destacado com a letra N em uma das entradas e fica no incio da pea podendo ser tanto no lado direito ou esquerdo.

1) Corrente nominal - deve ser igual ou maior que a corrente nominal do disjuntor montante (que vem antes). 2) Sensibilidade - para proteo de pessoas 30 mA e para proteo de patrimnio 300 mA. Quadros de distribuio residencial recebem o DR de 30 mA e quadros de medio possuem DR de 300 mA. 3) Nmeros de polos 2 ou 4 polos. Funciona em corrente nominal de 25, 40, 63, 80, 100 e 125 A.

Tabela de compatibilidade entre DR e disjuntor


Corrente nominal (In) do disjuntor 10 A 16 A Corrente nominal do dispositivo DR 25 A 40 A 63 A

20 A 25 A 32 A 40 A 50 A 63 A

Dica!
N
F F F F F

O DR no funciona se instalado no sistema de aterramento tipo TN-C (terra e neutros combinados), quando o terra e o neutro so o mesmo condutor.

N = Neutro F = Fase

19
Eletrica_apostilao.indd 19 12/22/2010 12:47:36 AM

DISPOSITIVOS DE PROTEO

CLASSE B

Dispositivos de Proteo

Dispositivos de Proteo Contra Surtos - DPS - Protege as instalaes eltricas contra sobretenses de origem atmosfrica. - Protege eletrnicos. equipamentos eltricos e

Ainda segundo a norma ABNT NBR 5410 e pensando nas situaes da tabela os DPS esto divididos da seguinte forma: Classe I Impacto direto indicado para locais AQ 3, sujeitos a descargas diretas. Exemplo: Edificaes com pra-raios Edificaes prximas de pra-raios at 100m. Caractersticas: Iimp a mxima corrente de descarga suportada pelo DPS In a corrente de descarga nominal

Raios Fenmeno que pode ocorrer quando existem cargas opostas entre uma nuvem e a terra uma descarga atmosfrica ocasionada pela forte atrao destas cargas. Essa situao gera 2 efeitos. - Efeito Direto, o raio atinge a rede eltrica ou a estrutura. - Efeito Indireto, o raio pode vir pela rede eltrica ou atingir algo prximo, como por exemplo, as rvores.

Classe II Impacto indireto Trabalha com energia de menor intensidade daquela prevista na classe I e em locais sujeitos a surtos provenientes da linha externa de alimentao indicado para locais AQ2. Exemplo: Aplicvel em todas as instalaes, inclusive no quadro de distribuio Caractersticas: Imax a mxima corrente de descarga suportada pelo DPS In a corrente de descarga nominal

Classicao dos DPS De acordo com a atualizao da ABNT NBR 5410, o uso de DPS obrigatrio quando a instalao de uma determinada edificao for alimentada por linha total ou parcialmente area, ou incluir, ela prpria, linha area, situando-se em regio sob condies de influncias externas AQ* 2 (ver tabela abaixo); e ainda quando a instalao estiver localizada em regio sob condies de influncias externas AQ* 3:

Classe III Possui capacidade menor do que os DPS classes I e II e destinado a locais que exigem proteo fina, sendo, normalmente, aplicveis a equipamentos mais sensveis ( efeito indireto). Exemplo: TV de plasma/LCD Caractersticas: Imax a mxima corrente de descarga suportada pelo DPS In a corrente de descarga nominal Classe I + II Aplicado na entrada da edificao, conter as caractersticas tanto da classe I quanto da II.

Cdigo AQ1 AQ2

Classicao Desprezvel Indireta

Caractersticas < 25 dias por ano _ > 25 dias por ano


Risco proveniente da exposio dos componentes da instalao

Aplicao e Exemplos Instalaes alimentadas por redes areas Partes da instalao situadas no exterior da edificao

AQ3

Diretas

Fonte: ABNT NBR 5410

* AQs so reas que variam de acordo com o local de aplicao, onde ou no necessrio o uso de DPS.

Up - nvel de proteo Quanto menor melhor Uc - tenso mxima em regime permanente Classe Acende a luz vermelha para indicar nal de vida til

20
Eletrica_apostilao.indd 20 12/22/2010 12:47:38 AM

Funcionamento do DPS - O DPS possui vida til limitada e ao atingir seu limite de operaes, o DPS coloca a instalao em curto circuito. - necessrio instalar um disjuntor de proteo montante.

4) Antes de iniciar a ligao dos cabos, certifique-se que o quadro de entrada esteja desligado, ligue.

Quadro de Distribuio o centro de distribuio de toda a instalao eltrica de uma residncia, recebe os fios e cabos que vm do medidor. 5) O cabo neutro deve er ligado na entrada do DR, indicado com a letra N.

Importante!
obrigatrio prever uma capacidade de reserva nos quadros de distribuio.
Circuitos At 6 7 a 12 13 a 30 Mais de 30 N mnimo de circuitos adicionais 2 3 4 15%

6) Fixe os cabos fase, no DR e aperte os bornes de fixao.

7) Faa a ligao do cabo de neutro do DR no disjuntor tripolar.

Passo a Passo de Instalao do Quadro de Distribuio 1) Coloque o barramento e terra e neutro no quadro e em seguida fixe o parafuso para prender a pea.

2) Inicie a fixao dos dispositivos de proteo no trilho DIN, os primeiros devem ser o DPS.

8) Interligue o DR no disjuntor tripolar utilizando dois cabos sendo que um saindo do primeiro borne de fase DR e indo para o primeiro borne do disjuntor. O segundo cabo saindo do quarto borne do DR e conectando no ltimo borne livre do disjuntor. 9) Ligue os cabos * de fase e neutro de sada do disjuntor triopolar no DPS. O fio de sada do neutro ligado ao primeiro DPS do trilho e os cabos de fase so ligados na entrada dos demais DPSs.
*Os cabos devem passar por baixo do trilho de forma a ficar uma instalao de poucos cabos aparentes.

3) Finalize a fixao de todos os dispositivos; 1 trs DPS; 2um disjuntor tripolar; 3 um DR; 4dois disjuntores bipolares; 5oito disjuntores unipolares com corrente nominal diferente.

21
Eletrica_apostilao.indd 21 12/22/2010 12:48:08 AM

DISPOSITIVOS DE PROTEO

Dispositivos de Proteo

Dica!
10) Ligue os cabos de sada dos DPSs no barramento de terra. A Schneider Electric apresenta um novo conceito de instalao do sistema de distribuio eltrica residencial o VITAWATT, destinado a residncias de pequeno porte, at 60m, onde so utilizados equipamentos eltricos bsicos: - Tomadas - Circuitos de iluminao - 1 chuveiro
Terminais de sada: 1 ou 2 por circuito Terminais de entrada

11) Ligue todos os cabos de terra dos circuitos da residncia no barramento de terra.

Terminais Terra

Se existe um cabo de Neutro e Terra de entrada separados Terra A ligao pode ser realizada em duas condies distintas:
12) Ligue todos os cabos de neutro dos circuitos da residncia no barramento de Neutro.

Neutro

Com cabo de neutro e terra

Ento a conexo dever ser: Neutro sadas Terra

13) A ligao de energia deve ser feita nos disjuntores ligando os cabos fases do DR nas entradas de quaisquer disjuntores.

Se existe somente um cabo de Neutro de entrada Neutro

Interligue os disjuntores fixando o pente de conexo para disjuntores e aperte os bornes.

Ateno!

Somente com cabo de neutro Ento a conexo dever ser:

Neutro sadas

14) Finalize a instalao fixando a porta e colocando as etiquetas de identificao dos circuitos e fases.

22
Eletrica_apostilao.indd 22 12/22/2010 12:48:24 AM

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais


Objetivo do Curso
Capacitar o profissional para executar instalaes eltricas residenciais, de acordo com as normas de segurana e conhecer os critrios para o dimensionamento.

Cabo Unipolar - Um nico condutor com isolao eltrica e uma cobertura de proteo mecnica.

Cabo Multipolar - Existem dois ou mais condutores que recebem uma camada de isolao, denominados veias, que depois de reunidos, recebem outra cobertura que recobre todos os condutores.

Contedo Tcnico
Condutores Eltricos Elementos que conduzem energia eltrica nos circuitos eltricos: - Condutor isolado - Cabo unipolar - Cabo multipolar FIOS - Formados com um nico e espesso filamento de cobre, alumnio ou outro material condutor (rgidos). Normas para Condutores NBR 274-3: Aceitao e recebimento de condutores em cobre.
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

NBR 7288: Condies de fabricao de cabos unipolar e multipolar. NBR 13248: Fabricao de condutores com baixa emisso de fumaa.

Tipos de Materiais Condutores - Cobre - Ouro - Prata - Aluminio Isolantes - Baquelite - PVC - Borracha - Teflon Segundo a ABNT NBR 5410 no permitido o uso de alumnio em instalaes eltricas residenciais, porm pode ser utilizado em instalaes de descargas atmosfricas (Pra raio).

CABOS - Formados por diversos filamentos finos de cobre, alumnio ou outros materiais condutores (maleveis).

A nica diferena entre os e cabos a maior flexibilidade que o cabo oferece em relao aos os.

Classes dos Condutores Classe1: Somente condutores slidos Classe 2: Condutores encorados (cabos rgidos) Classe 4,5 e 6: Condutores flexveis Condutor Isolado - Como o prprio nome diz, aquele que possui isolao contra choques, oferecendo proteo mecnica e/ ou qumica. Conceitos de Eletricidade Tenso Eltrica - Fora necessria para que os eltrons se movimentem de forma ordenada dentro dos condutores eltricos, tambm conhecida como voltagem (U). Unidade de medida: VOLTS (V) Aparelho de medio: Voltmetro

23
Eletrica_apostilao.indd 23 12/22/2010 12:48:39 AM

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais

Corrente Eltrica (I) - Movimento ordenando dos eltrons no interior do condutor. Unidade de medida: Ampre (A) Aparelho de medio: Ampermetro Exemplo Prtico de Funcionamento
Entrada de energia eltrica

Potncia Reativa - a parcela da potncia aparente transformada em campo magntico, necessrio ao acionamento de dispositivos como:
Reatores Motores Transformadores

- Motores - Transformadores - Reatores

Unidade de medida: Volt-Ampre Reativo (VAR)

Voc Sabia?
Quando a corrente (I) passa pela lmpada (R), temos a tenso (U) como resultado do produto entre elas. Conceito UIR U a Tenso medida em Volts (V) I a Corrente Eltrica medida em Ampres (A) R a Resistncia Eltrica medida em Ohms ()

O consumo de um chuveiro eltrico com 6400 w de potncia e 127 V de tenso consome o mesmo tanto de energia que outro chuveiro com 6400 w de potncia e tenso de 220 V. Neste caso o consumo 6400 w a economia ao instalar o aparelho em 220 V ocorre devido seco dos condutores que sero mais finos e, portanto mais baratos.

Redes de Distribuio A tenso determinada conforme a ligao feita pela distribuidora de enrgica, no transformador. So possveis dois tipos de ligao: - Tringulo - Estrela

U=RxI Se R = 5 e U = 110 V~ I=U I = 110 V~ = 22 A R 5 Se R = 5 e U = 220 V~ I=U I = 220 V~ = 44 A R 5


Potncia Eltrica (P) - Mede a energia necessria para que se produza efeito final sobre aparelhos eltricos. Unidade de medida: Watts (W)/ Volt-Ampre (VA) Aparelho de medio: Wattimetro

Tipos de fornecimento de energia eltrica A partir do tipo de valores de tenso que podemos verificar os tipos de fornecimento de energia eltrica que podem ser: a) Monofsico Circuito com montado com dois fios, um fase e um neutro, com tenso de 115 V~ ou 127 V~. Normalmente utilizado nos casos em que a potncia ativa inferior a 12 kW.
F N

Potncia Ativa - Parcela da potncia aparente transformada em: - Potncia Mecnica - Potncia Trmica - Potncia Luminosa
Pototncia trmica Pototncia luminosa

Potncia mecnica

b) Bifsico Circuito montado com 3 fios, sendo duas fases e um neutro, com tenso de 115 ou 127 V~ entre fase e neutro, ou de 220 V~ entre fase e fase.

F1 F2 N

Unidade de medida: Watts (W)

24
Eletrica_apostilao.indd 24 12/22/2010 12:48:41 AM

Geralmente utilizado nos casos em que a potncia ativa total da instalao maior que 12 kW e inferior a 25 kW. o mais utilizado em instalaes residenciais.

Dica!

Sempre que for iniciar e/ou modificar o Padro de entrada oriente seu cliente para que verifique as especificaes tcnicas na distribuidora de energia eltrica.

c) Trifsico Circuito montado com quatro fios sendo trs fases e um neutro, com tenso de 115 ou 127 V~ entre fase e neutro e de 220 V~ entre fase e fase. Normalmente, utilizado nos casos em que a potncia ativa total da instalao maior que 25 kW e inferior a 75 kW, ou quando houver motores trifsicos ligados instalao.

Componentes Tpicos da Entrada de Energia Eltrica

Ramal de servios Circuitos terminais Quadro de ditribuio

Medidor

Padro de Entrada

Circuito de distribuio Aterramento

Segue as especificaes da distribuidora de energia eltrica local. Ela determina a altura e modelo de poste com isolador, a roldana, a bengala, a caixa de medio e a haste de terra, que devem ser instalados. feita de acordo com as normas tcnicas e depois de pronto deve ser inspecionado pela concessionria de energia eltrica. Somente aps esta verificao e confirmando a correta instalao do Padro de entrada que a concessionria instala e liga o medidor de energia (relgio), e o ramal de servio. Circuitos Eltricos Circuito eltrico o conjunto de equipamentos e condutores ligados em um mesmo dispositivo de proteo. Exemplo: Um quarto que possui luminria, computador, TV, etc. Todos os equipamentos deste cmodo so ligados a uma fonte de energia eltrica e so interligados atravs dos condutores e dispositivos de proteo, DRs, DPS e disjuntores. Mais informaes sobre dispositivos de proteo consulte os demais cursos do canal eltrico. Caractersticas dos circuitos 2 tipos de circuitos:
Poste

Ramal de servio

Tampa Isolador de roldana Bengala

Cinta Amarrao secundrio de um estribo

Haste de aterramento

Caixa de medio

- Circuitos de distribuio - liga o quadro do medidor ao quadro de distribuio, ou seja, atravs do circuito de distribuio que a energia levada do medidor (ponto de entrega) at o quadro de distribuio, tambm conhecido como quadro de luz. - Circuitos terminais - saem do quadro de distribuio e alimentam os pontos de tomadas de uso especifico e lmpadas. Toda instalao residencial deve ser dividida em circuitos terminais, isso facilita a manuteno e reduz a interferncia entre pontos de luz e tomada de diferentes reas.

Medidor

Ponto de entrega

Medidor (relgio) instalado pela concessionria

Haste de aterramento

25
Medidor
Eletrica_apostilao.indd 25 12/22/2010 12:48:43 AM

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais

Recomendaes da Norma ABNT NBR 5410: Todo ponto de utilizao previsto para alimentar, de modo exclusivo ou dedicado, equipamento com corrente superior a 10 A deve constituir um circuito independente. Os circuitos de iluminao devem ser separados dos circuitos de pontos de tomadas e dos circuitos independentes. Todos os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais semelhantes devem ser atendidos por circuitos exclusivos; Ex.: Tomadas de fornos, geladeiras, etc. Todo ponto de utilizao previsto para alimentar equipamento com corrente nominal superior a 10 A, de modo exclusivo ou ocasional, deve constituir um circuito independente. Ex.: pontos de aquecimento eltrico, banheiras, etc.

Dimensionamento dos Circuitos Segundo a ABNT NBR 5410, o projeto eltrico deve ser feito somente por profissionais qualificados e habilitados. Conhecer a mdia de consumo dos aparelhos muito importante para nos ajudar no dimensionamento dos circuitos, que deve levar em considerao a potncia total, potncia por circuito e potncia por fase. Potncia total (PT): a soma de todas as potncias indicadas nas lmpadas e em cada aparelho eltrico da residncia. Potncia por circuito (PC): Soma das potncias indicadas nas lmpadas e nos aparelhos eltricos ligados a este circuito. Potncia por fase (PF): importante para que se possa equilibrar a potncia dos aparelhos que esto ligados aos condutores fases.

Quadro de Distribuio Quadro de distribuio ou quadro de luz o centro de distribuio de toda instalao eltrica de uma residncia. o local onde ficam os dispositivos de proteo, a partir dele que partem os circuitos terminais que alimentam as lmpadas, pontos de tomadas e aparelhos eltricos.

Importante!

- Sempre verifique todos os equipamentos previstos no projeto - Calcule a corrente eltrica que circular pelo circuito - Escolha a seo adequada os condutores

Critrios Tcnicos para Dimensionamento dos Circuitos a) Seo mnima dos condutores eltricos Sempre utilize a seo correta dos condutores de acordo com o local.
Utilizao do Circuito Circuito da iluminao circuito de fora (2) Circuitos de sinalizao e circuitos de controle Circuitos de fora Circuitos de sinalizao e circuitos de controle Para um equipamento especfico Para qualquer outra aplicao Circuitos a extrabaixa tenso para aplicaes especiais Seo mnima do condutor isolado (mm2) 1,5 2,5 0,5 10 4 Como especificado na norma do equipamento 0,75 (4) 0,75

Tipo de Linha

Exemplo de quadro de luz


Instalaes fixas em geral

Condutores e cabos isolados

Potncia dos Equipamentos Eltricos o quanto os aparelhos eltricos consomem de energia eltrica. Abaixo veremos qual a mdia de consumo de alguns aparelhos domsticos.
Aparelhos Eltricos
Aparelho de Som 3 em 1 Batedeira Chuveiro Eltrico Cafeteira Eltrica Exaustador Fogo Ferro Eltrico Forno Micro-ondas Freezer Geladeira

Condutores nus

Watts
80 120 3500 a 6400 600 170 1000 1200 200 200

Aparelhos Eltricos
Lavadora de Roupas Liquidificador Mquina De Furar Microcomputador Torneira Eltrica Tv em Cores - 20 Tv em Cores - 29 Ventilador de Teto

Watts
500 300 350 120 3500 90 110 120

Linhas flexveis com cabos isolados

Observaes: 1- Sees mnimas ditadas por razes mecnicas. 2 - Os circuitos de tomadas de corrente so consideradas circuitos de fora. 3 - Em circuitos de sinalizao e controle destinados a equipamentos eletrnicos admitida uma seo mnima de 0,1 mm. 4 - Em cabos multipolares flexveis contendo sete ou mais veias admitida uma seo mnima de 0,1mm

26
Eletrica_apostilao.indd 26 12/22/2010 12:48:47 AM

b) Capacidade de conduo e corrente Considera os efeitos trmicos provocados nos componentes eltricos do circuito, devido passagem da corrente eltrica em condies de projeto.

- Pontos de tomada: A potncia a ser atribuda a cada ponto de tomada feita em funo dos equipamentos que ele poder vir a alimentar e no deve ser inferior aos seguintes valores mnimos: Em banheiros, cozinhas, copas, copa-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos, no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at trs pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes considerando-se cada um desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critrio de atribuio de potncias seja de no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at dois pontos, e 100 VA Por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente. Nos demais cmodos ou dependncias, no mnimo 100 VA por ponto de tomada.
PREVISO DE QUANTIDADE MNIMA DE PONTOS DE TOMADA
DIMENSES DEPENDNCIA REA (m2) 9,45 PERMETRO (m) 3,10 x 2 + 3,05 x 2 = 12,3 3,75 x 2 + 3,05 x 2 = 13,6 QUANTIDADE MNIMA PTUGs 3,5 + 3,5 + 3,5 + 1,8 (1 1 1 1) = 4 1 torneira eltr. 1 geladeira PTUEs ___

c) Queda de tenso - Ramais de baixa tenso 4% - Por transformador 7% - Por partida de motores eltricos 10%

d) Proteo curto circuito de sobrecargas Um disjuntor de 20A, ligado a um condutor de 2,5 mm no protege adequadamente um home theater de 300 VA e 127 V (menos de 3 KV), das sobrecorrentes. A norma NBR5410 prev o uso do DPS (Dispositivo de proteo contra surto).

COPA

e) Proteo contra contato indireto - Aplicada quando houver uso do DR (diferencial residual). - Objetivo: Assegurar que o circuito seja desligado caso algum equipamento alimentado no tenha sistema de fuga ou dispositivo de proteo. f) Previso mnima das cargas - divide-se em 2 partes: - Pontos de iluminao: Em cada cmodo ou dependncia deve ser previsto ao menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por um interruptor. A determinao das cargas feita de acordo com os seguintes critrios: Em cmodos ou dependncias com rea igual ou inferior a 6m, deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA. Em cmodo ou dependncias com rea superior 6 m, deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA para os primeiros 6m, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m inteiros.
AMBIENTE COPA Dimenses da rea (m2) A = 3,10 x 3,05 = 9,45 Potncia de Iluminao (VA) 9,45 m2 = 6 m2 + 3,45 m2 100 VA COZINHA A = 3,75 x 3,05 = 11,43 11,43 m = 6 m2 + 4 m2 + 1,43 m2
2

COZINHA

11,43

3,5 + 3,5 + 3,5 + 3,1 (1 1 1 1) = 4

PREVISO DE CARGAS MNIMAS DE PONTOS DE TOMADA


DIMENSES DEPENDNCIA REA (m2) 9,45 PERMETRO (m) 12,3 QUANTIDADE QUANTIDADES PTUGs PTUEs PREVISO DE CARGA PREVISO DE CARGA PTUGs 3 x 600 VA 1 x 100 VA 3 x 600 VA 1 x 100 VA PTUEs ___

COPA

COZINHA

11,43

13,6

1X5000w (torneira) 1x500W (geladeira)

Dica!

Antes de iniciar qualquer instalao eltrica verifique a seo mnima dos condutores esto de acordo com a tabela de queda de tenso.

100 VA

Comprimento Mximo Dos Circuitos

160 VA

100 VA + 60 VA

O comprimento mximo dos circuitos calculado em funo da queda de tenso, quanto maior a distncia do circuito maior a necessidade de um condutor com seo nominal mais elevada.

Ateno!

Os valores acima correspondem potncia destinada iluminao para efeito de dimensionamento dos circuitos, e no necessariamente a potncia nominal das lmpadas.

27
Eletrica_apostilao.indd 27 12/22/2010 12:48:48 AM

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais

Seo nominal (mm2)


1,5 2,5 4 6 10 16 25

Capacidade de conduo de corrente (A)


15,5 21 28 36 50 68 69

Comprimento mximo do circuito em funo da queda de tenso (m) Eletroduto no-metlico 127 V~ 220 V~
8m 10 m 12 m 13 m 32 m 37 m 47 m 14 m 17 m 20 m 23 m 56 m 64 m 81 m

Eletrodutos Interliga os componentes eltricos do circuito servindo de passagem para os condutores.

Eletroduto metlico 127 V~ 220 V~


7m 9m 10 m 12 m 29 m 33 m 38 m 12 m 15 m 17 m 21 m 50 m 57 m 66 m

Eletroduto de PVC Flexvel Corrugado Amanco

Eletroduto de PVC Flexvel Corrugado Reforado Amanco

Os comprimentos mximos indicados nesta tabela se referem as sees mais utilizadas em instalaes residenciais e foram calculados considerando-se circuitos trifsicos com carga concentrada na extremidade, corrente igual capacidade de conduo respectiva, com fator de potncia 0,8 e quedas de tenso mximas de 2% nas sees de 1,5 a 6 mm , inclusive, e de 4% nas demais sees (pior situao possvel).

Os condutores no podem ocupar espao maior que:

60% 40%

Dimetro externo

- 53% no caso de um condutor ou cabo - 31% no caso de dois condutores ou cabos - 40% no caso de trs condutores ou cabos
Tabela A

Dica!

De acordo com a tabela de queda de tenso o comprimento mximo de um condutor de 10 mm de 56 m. Portanto, se o quadro do medidor estiver a 60m do quadro de distribuio, haver uma queda de tenso significativa no ponto de utilizao da energia. A soluo, nesse caso, utilizar um condutor de seo maior, com 16 mm ou superior.

Dimensionamento dos Eletrodutos 1) Determine a seo dos condutores que iro passar no interior de eletroduto 2) Determine a rea total de cada condutor considerando a camada de isolao 3) Some o valor total das sees

Seo nominal (mm2)

isolao PVC dimetro externo (mm) FIOS


2,5 3,4 3,9 4,4 5,6

rea total (mm2)


6,2 9,1 11,9 15,2 24,6

1,5 2,5 4 6 10

Identicao de Condutores Norma NBR 5410 prev a identicao dos condutores de neutro, terra e fase da seguinte forma:

CABOS
1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 3,0 3,7 4,2 4,8 5,9 6,9 8,5 9,5 11,5 13,5 15,0 16,5 18,5 20,5 23,5 7,1 10,7 13,8 18,1 27,3 37,4 56,7 71,0 104 133 177 214 269 330 434

Neutro Fase Fase Terra

4) Com o total, verifique na tabela b ou c, na coluna 40% da rea, o primeiro valor superior ao valor da somatria e o dimetro do eletroduto ideal

28
Eletrica_apostilao.indd 28 12/22/2010 12:48:52 AM

Tabela B eletroduto de PVC rgido tamanho nomiocupao nal dimetro mxima 40% externo (mm) da rea (mm2) 16
20 25 32 40 50

Use caixas de derivao - nos pontos de entrada ou sada dos condutores do eletroduto. - em todos os pontos de emenda ou derivao de condutores. - para dividir a tubulao. Emendas - Devem ficar no interior das caixas, mesmo protegidas com fita isolante. - Nunca na parte interna dos eletrodutos.

52
85 143 238 410 539

Dica!

60
75 85

876
1415 1990

As caixas de passagem devem ser instaladas em locais acessveis e fechadas com tampas. Eletrodutos embutidos em concreto armado devem ser colocados de modo a evitar deformaes durante a concretagem.

- evita improvisos

20 25 31 41 47

90 152 246 430 567

59
75 85 Instalao dos Eletrodutos

932
1325 2147 - garante a qualidade do servio

Os trechos no podem ser maiores que 15 m, sendo que a cada curva de 90 distncia deve ser reduzida para 3 m. a No interior dos eletrodutos instale somente condutores isolados, cabos unipolares ou cabos multipolares. Em cada trecho de eletroduto, entre extremidades ou extremidade e caixa, podem ser previstas no mximo com 3 curvas de 90.
Caixa Octogonal com Suporte para Lajota Amanco

Caixas de luz em PVC, 4x4 e 4x2 Amanco.

Caixas octogonal em PVC, 4x4 e 3x3 Amanco

Junes Devem ser executadas com peas apropriadas. Servem de estanque contra poeiras e outros agentes externos.

Luva de presso para eletroduto flexvel corrugado Amanco.

29
Eletrica_apostilao.indd 29 12/22/2010 12:49:03 AM

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

Tabela C eletroduto de ao galvanizado tamanho nomiocupao nal dimetro mxima 40% externo (mm) da rea (mm2) 16 53

Em lajes e marquises Utilize a caixa de passagem octagonal reforada:

Dimensionamento de Condutores Eltricos Residenciais

Somente depois de nalizada a rede de eletrodutos e total concluso dos servios de construo e que os condutores devem ser passados nos eletrodutos

Partes do Sistema
3 4 5 8 7 6 9

Dica!

Em caso de instalao aparente s permitida a utilizao de eletrodutos que no propaguem chama

Passo a Passo Para passar os fios e cabos no eletroduto, utilize as guias de puxamento (passa-fio) e lubrificantes prprios para passagens de condutores. 1) Siga as instrues de abertura da embalagem do Eletroduto de PVC.
1 2

1. 2. 3. 4.

Eletroduto Flexvel Corrugado Caixa Luz 4x2 Flexvel Caixa Octogonal 4x4 + Prolongador Eletroduto Flexvel Corrugado Reforado

5. 6. 7. 8. 9.

Caixa Octogonal Com Suporte Para Lajota Eletroduto Rgido Roscvel Caixa Luz 4x4 Roscvel Eletroduto Pvc Aparente Caixa Luz Aparente

Instalao dos Condutores 1) Antes de iniciar faa um check list e veja se todos os produtos e ferramentas necessrios para instalao esto no local.

2) Aps recortar a rea pontilhada, recorte (com cuidado), as quatro tiras que envolvem os eletrodutos, remova uma das pontas do eletroduto que se encontro ao centro da embalagem.

2) Introduza a ponta metlica do passa-fio na caixa de passagem, e empurre-o pelo eletroduto at o local onde os condutores sero interligados.

3) Com auxlio de uma fita isolante envolva os condutores eltricos na guia de passa foi presente no ponto 1.

3) Encaixe a ponta do eletroduto na caixa de passagem e fixe este no trilho aberto na da parede.

4) Finalize a passagem dos condutores puxando a guia pelo ponto 2.

Tipos de Emendas 4) A passagem dos condutores deve ser realizada somente quando o acabamento final das paredes estiverem prontos.

Derivao

Rabo de Gato

Prolongamento

30
Eletrica_apostilao.indd 30 12/22/2010 12:49:27 AM

Sistemas de Aterramento
Objetivo do Curso
Capacitar o profissional a executar instalaes eltricas domiciliares, identificando defeitos e realizando manuteno em instalaes j existentes. Tornar o profissional ciente das normas de segurana, riscos de operao e da utilizao de EPIs.

Esquema de aterramento Segundo a norma NBR 5410, existem cinco tipos de esquemas de aterramento: - TN-S - TN-C - TN-C-S - TT - IT * Os esquemas mais utilizados em instalaes residncias so TN-C TN-C-S e TT.

Contedo Tcnico
Aterramento Funo de escoar cargas eltricas eletrostticas para o planeta Terra. Segundo a ABNT NBR 5410 toda edificao deve dispor de uma infra estrutura de aterramento, denominada eletrodo de aterramento.

1) A primeira letra indica a situao da alimentao em relao a terra onde: T= Um ponto diretamente aterrado. I = Todos os pontos de fase e neutro so isolados em relao a terra ou um dos pontos isolado atravs de uma carga

2) A segunda letra indica a situao das massas da instalao eltrica em relao a terra no qual: T= Massas diretamente aterradas, independente do aterramento da alimentao. N= Massas ligadas no ponto de alimentao aterrado (normalmente o ponto neutro)

Objetivo do aterramento Promover escoamento de correntes Escoar cargas eletrostticas Proporcionar percurso de baixa impedncia para as correntes de volta Terra Estabelecer equipotencializao Controlar os potenciais de toque e passo

Sistema de Aterramento um conjunto de condutores eltricos enterrados, com objetivo de realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedncia possvel. Terra, condutor construdo atravs de uma haste metlica, que no deve possuir corrente eltrica circulante atravs de si. Neutro, condutor fornecido pela concessionria de energia eltrica por onde dever ocorrer retorno da corrente eltrica. Massa, qualquer aparelho ao qual o condutor terra esteja ligado.

S= Funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos. C= Funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor de neutro aterrado.

LEGENDA N F R PE Condutor de neutro Condutor de fase Condutor de retorno Condutor de proteo eltrica (terra)

PEN Condutor de neutro aterrado


Legenda: Condutores eltricos nos circuitos

31
Eletrica_apostilao.indd 31 12/22/2010 12:49:29 AM

SISTEMAS DE ATERRAMENTO

3) Outras letras (eventuais) indicam a disposio do condutor neutro e do condutor de proteo onde:

Sistemas de Aterramento

Esquema TN-C* As funes de neutro e de proteo so combinadas no mesmo condutor (PEN).


Rede Pblica

Esquema de aterramento TN-C

Disjuntor Bipolar Pente DPS Disjuntores Bipolares Aterramento da Rede Pblica (TN-C) PEN F2 F1 Disjuntor Bipolar F1 Aterramento da Alimentao PEN F2 Aterramento das Massas PE Barramento de Neutro Aterrado

Quadro de Distribuio

Disjuntores Monopolares

Quadro do Medidor

F1 PEN

*Segundo a norma ABNT NBR 5410, no esquema TN-C no podem ser utilizados dispositivos DR para seccionamento automtico.

Esquema TN-C-S As funes de neutro e de proteo tambm so combinadas em um mesmo condutor (PEN), que se divide em um condutor de neutro eEsquema de aterramentoonde so ligadas as massas. outro de proteo no circuito TN-C-S
Rede Pblica Dispositivo DR Tetrapolar Disjuntor Tripolar DPS

Quadro de Distribuio Pente Disjuntores Monopolares

Disjuntores Bipolares Quadro do Medidor PEN F2 F1 Disjuntor Bipolar F1 Aterramento da Alimentao PEN F2 Aterramento das Massas Aterramento da Rede Pblica (TN-C) Barramento de Terra PE Barramento de Neutro

F1 N PEN

32
Eletrica_apostilao.indd 32 12/22/2010 12:49:30 AM

Esquema TT * O ponto da alimentao diretamente aterrado e as massas so ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentao. Esquema de aterramento TT
Rede Pblica Dispositivo DR Tetrapolar Disjuntor Tripolar DPS
T

Quadro de Distribuio Pente

Disjuntores Bipolares Quadro do Medidor PEN F2 F1 Disjuntor Bipolar F1 Aterramento da Alimentao PEN F2 Aterramento das Massas Aterramento da Rede Pblica (TN-C) N

Disjuntores Monopolares F1 N PEN Barramento de Terra

Barramento de Neutro

PE

*Segundo a norma ABNT NBR 5410, no esquema TT devem ser utilizados dispositivos DR no seccionamento automtico, para que haja melhor proteo contra choques eltricos.

Sistema de Aterramento Adequado - A escolha feita aps um estudo sobre as cargas e equipamentos que sero protegidos. - Segundo a NBR 5410, no permitido aterramentos isolados ou independentes. - Interligado ao quadro de distribuio atravs do barramento de terra que interliga todos os condutores de terra num nico ponto de aterramento.

Resistividade e o tipo do solo Propriedade que indicar uma maior ou menor resistncia a passagem da corrente eltrica (podendo variar de acordo com a gratido). A conduo da eletricidade no solo ocorre atravs do processo eletroltico, possvel somente atravs da presena da gua. A gua um isolante natural, a ionizao que torna possvel a conduo das correntes eltricas. Geometria e materiais que constituem a haste de aterramento - Formato cilndrico. - Fabricadas com alma de ao e banhadas em cobre.
SISTEMAS DE ATERRAMENTO

Dimensionamento de um Sistema de Aterramento - Resistividade e tipo de solo. - Geometria e materiais que constituem a haste de aterramento. - Agrupamento das barras (formato em que as hastes so distribudas).

- Comprimento entre 1,5 a 4,0 metros. - Barras com 2,4 metros so as mais utilizadas.

33
Eletrica_apostilao.indd 33 12/22/2010 12:49:35 AM

Sistemas de Aterramento

Agrupamento das barras (formato em que as hastes so distribudas) - Utilizao mxima de at 5 hastes, formando tringulo, quadrado, octgono ou linha. - Distncia entre eles deve ser igual ao comprimento da haste. - Interligao atravs de cordoalha e conectores de cobre.
Esquema de alinhamento das hastes de aterramento 1 Haste 2 Hastes d=h 3 Hastes d=h d=h d = distncia entre hastes h = comprimento das hastes d=h 4 Hastes 5 Hastes

- Boa hidgroscopia, absorve gua com facilidade. - No corrosividade. - Baixa resistividade eltrica. - Qumica estvel no solo. - No txico. - No agressivo ao meio ambiente. Produtos utilizados: - Bentonita , tipo de argila. - Earthron, material lquido de lignosulfato. - Gel qumico*, composto constitudo com diversos sais.

Haste de aterramento em linha


Alinhado Cordoalha Eletroduto exvel
d

Triangular Eletroduto exvel

*Atualmente o tratamento qumico o mais utilizado.

Passo a Passo: Utilizao do Gel Qumico

d
80 cm

Condutor isolado

Condutor isolado

1) Retire a caixa de inspeo.


80 cm

Cordoalhas Elementos tranados de diversos fios de cobre ou alumnio que devem ser utilizados na distribuio e na continuidade do fluxo de corrente eltrica em pontos vibratrios, descontnuos ou em aterramento. A cordoalha deve ficar enterrada a 30 cm abaixo do solo.
Cordoalha Caixas de aterramento

Hastes de interligadas

30,0cm

2) Misture o gel com metade da terra, despeje parte da mistura em volta da haste.

Tratamento Qumico do Solo - Deve ser feito quando o solo possuir elevada resistividade. - Quando a haste de aterramento no permitem alcanar o valor a resistncia especificado. Importante se preocupar com a qualidade e idoneidade do produto que devem apresentar as seguintes caractersticas:

3) Despeje cerca de 10 litros de gua e misture at virar uma pasta.

34
Eletrica_apostilao.indd 34 12/22/2010 12:49:37 AM

4) Reposicione a caixa e preencha os espaos com o restante da mistura e mais 10 litros de gua.

O espaamento mnimo das hastes auxiliares P e B usados para medio de terra devem seguir a tabela de espaamento mnimo entre eletrodos de prova:

ESPAAMENTO MNIMO ENTRE ELETRODOS DE PROVA Eletrodo 1 haste 2 hastes emendadas 3 hastes emendadas 2 hastes em paralelo 3 hastes em paralelo Eletrodo Eletrodo de Tenso de Corren(P) te (B) 6m 10 m 15 m 10 m 13 m 17 m 13 m 16 m 17 m 10 m 17 m 24 m 16 m 22 m 28 m 21 m 26 m 29 m

5) Finalize, preenchendo o restante do espao com terra.

Caixa de inspeo

4 hastes em paralelo 3 hastes em 4 hastes em 5 hastes em

Haste de aterramento

Solo

Principais cuidados durante a medio do aterramento - Manter o alinhamento do sistema de aterramento principal com as hastes de potencial e auxiliar.

Medio da Resistividade - Utilize o terrmetro. - O valor ideal deve ser entre 5 e 10 , dependendo da composio qumica do solo ( quantidade de gua, salinidade, alcalinidade, etc).
Terrmetro C1 P 1 P
2

- O aparelho de medio deve ficar o mais prximo possvel do sistema de aterramento principal.
SISTEMAS DE ATERRAMENTO

- A distncia entre o sistema de aterramento principal e a haste auxiliar deve ser grande para que a haste de potencial atinja a regio plana do patamar. - As hastes de potencial e auxiliar devem estar limpas. - As hastes auxiliares devem ser fixadas h pelo menos 70 cm de profundidade no solo.

- Nunca utilize metais pintados.


B

V patamar

- O condutor de ligao entre equipamento e a haste de aterramento deve possuir bitola mnima de 2,5 mm. - Executar em dias que o solo esteja seco, de preferncia a pelo menos 10 dias sem chuva.

No esquema acima pode-se observar duas hastes auxiliares P e B (eletrodos de prova) e dois condutores de corrente C1 e P1. Os terminais C1 e P1 do terrmetro devem ser conectados a haste de aterramento, onde aps acionado o aparelho produz uma corrente C1 que ser introduzida ao solo, esta corrente tende a alcanar a haste auxiliar B retornando para o terrmetro a circulao de correntes ao ponto P, que processado internamente pelo aparelho, reproduzindo o valor da resistncia do aterramento tambm conhecida como Rt.

- Antes de iniciar a medio leia o manual do aparelho de medio. - Isole a rea onde ser efetuado o teste. - Utilize calados e luvas de isolao. - Desconecte as partes eltricas da haste onde o terra ser medido.

35
Eletrica_apostilao.indd 35 12/22/2010 12:49:39 AM

Sistemas de Aterramento

Passo a Passo: Sistema de Aterramento

1) Aps escolher o local adequado e com auxilio da cavadeira abra um buraco com dimetro e profundidade da caixa de inspeo.

6) Complete a cravao da haste* utilizando golpes de marreta. Interponha um pedao de madeira sobre a haste evitando que esta fique inutilizada.
*A haste dever ser fixada at a metade da altura da caixa de inspeo.

7) Passe o condutor de aterramento pelos eletrodutos at chegar caixa de inspeo.

2) Acomode a caixa de inspeo no solo colocando terra a sua volta at que esta fique firme.

3) Preencha a vala com gua, facilitando a aplicao da haste.

8) Finalizada a fixao preencha a caixa de inspeo com brita e coloque a tampa sobre a caixa de inspeo.

4) Exera presso para cavar a haste no centro do dimetro da caixa de inspeo.

9) Ligue o condutor terra a carcaa da caixa de entrada.

10) Aps a instalao e ligao do condutor terra realize a medio neste aterramento, sendo que o mesmo no deve ultrapassar a medida de 10 Ohms de resistncia.

Importante!
5) Retire a haste e repita os passos 3 e 4 at conseguir introduzir a haste quase por completo no solo. - O aterramento dever estar o mais prximo do quadro medidor de energia. - A ligao dever ser realizada atravs de eletrodutos em PVC rgido (mnimo de 16 mm). - O condutor de aterramento deve possuir isolao de 750 v e ser identificado pelas cores verde ou verde-amarela.

36
Eletrica_apostilao.indd 36 12/22/2010 12:49:59 AM

Produtos utilizados nas aulas


1) TOMADAS ELTRICAS SCHNEIDER
Linha Prime Claris Linha Prime Lunare

2) INTERRUPTORES E PULSADORES SCHNEIDER


Linha Prime Decor

3) SENSOR DE PRESENA SCHNEIDER


Linha Prime Mdena

Utilizao Fazem a conexo entre a entrada de energia e os aparelhos eltricos.

Utilizao Interruptores - Dispositivo que abre e fecha um circuito eltrico. Pulsadores Dispositivo que aps um toque retorna a posio de acionamento (Ex: campainha).

Utilizao Equipamentos ativados pela aproximao de pessoas, grandes animais ou veculos, desligando quando no detecta mais variao no ambiente aps um tempo pr-determinado. - Conhecidos tambm como Interruptores automticos por presena.

4) INTERRUPTOR POR CARTO SCHNEIDER


Linha Prime Decor

5) MINUTERIA ELETRNICA SCHNEIDER Linha Prime Duna

6) VARIADOR DE VELOCIDADE SCHNEIDER


Linha Prime Decor

7) CAMPAINHA ELETRNICA SCHNEIDER


Linha Prime Unica

Utilizao Interruptor acionado atravs da insero de um carto plstico. Quando esse carto retirado, automaticamente todo o sistema desligado, evitando que lmpadas e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade. Utilizado em hotis, flats, academias, entre outros. 8) KIT PORTEIRO ELETRNICO SCHNEIDER

Utilizao Dispositivo que aciona e mantm acesa qualquer tipo de carga pelo tempo predeterminado aps o acionamento do pulsador..

Utilizao Regula a velocidade de rotao do ventilador, tornando o ambiente agradvel e economizando energia.

Utilizao Emisso do som de aviso.

9) VDEO PORTEIRO SCHNEIDER


Linha Arbus

10) FECHADURA ELTRICA SCHNEIDER

Linha Arbus Linha Arbus

Utilizao Utilizao Permite o contato de voz entre pessoas da parte interna da Permite o contato de voz entre pessoas da parte inresidncia com pessoas na parte externa. terna da residncia com pessoas na parte externa, e tambm a visualizao das imagens externas.

Utilizao Faz o controle de acesso automaticamente. Excelente para reas externas, ideal para ser utilizada com o Kit Porteiro Eletrnico ou Vdeo Porteiro.

37
Eletrica_apostilao.indd 37 12/22/2010 12:50:11 AM

Produtos Utilizados nas Aulas

11) DISJUNTORES MODULARES SCHNEIDER

12) DISPOSITIVOS DR SCHNEIDER

Utilizao Dispositivo Residual para prevenir acidentes com choques eltricos em instalaes eltricas residenciais. O Dispositivo DR, no possui proteo de sobrecarga e nem curtocircuito, portanto deve ser instalado aps o disjuntor.

Monopolar

Bipolar

Tripolar

13) DPS SCHNEIDER

Utilizao Os disjuntores protegem os fios e cabos do circuito desligando automaticamente caso ocorra uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito.

Utilizao Protege as instalaes eltricas contra sobretenses de origem atmosfrica. Protege equipamentos eltricos e eletrnicos.

14) QUADRO DE DISTRIBUIO SCHNEIDER

15) QUADRO DE DISTRIBUIO SCHNEIDER - VITAWATT

16) ELETRODUTO FLEXVEL AMANCO

Utilizao o centro de distribuio de toda a instalao eltrica de uma residncia, recebe os fios e cabos que vm do medidor. 17) CAIXAS DE LUZ AMANCO

Utilizao Quadro de Distribuio pr-montado destinado a residncias de pequeno porte, at 60m, onde so utilizados equipamentos eltricos bsicos. 18) FIOS FOREPLAST 750 V

Utilizao Interliga os componentes eltricos do circuito servindo de passagem para os condutores.

19) CABO FOREPLAST BWF FLEXVEL 750 V

Utilizao Utilizada nos pontos de entrada ou sada dos condutores do eletroduto, em todos os pontos de emenda ou derivao de condutores e para dividir a tubulao. 20) CABO ATOX FLEX 750 V

Caractersticas Recomendados para instalaes fixas internas em prdios residenciais, comerciais e industriais.

Caractersticas Devido sua flexibilidade, os Cabos Foreplast BWF Flexveis so recomendados para faes de quadros e painis, alm das instalaes fixas de construo civil. Caractersticas Os Cabos Atox Flex 0,6 /1kV so recomendados para locais com alta concentrao de pessoas como shoppings, cinemas, estaes de metr, escolas, aeroportos, industrias, etc. Sua baixa emisso de fumaa e gases txicos facilita a evacuao e auxilia equipes de socorro, em caso de incndio.

Caractersticas Os Cabos Atox Flex 750V so recomendados para locais com alta concentrao de pessoas como shoppings, cinemas, estaes de metr, escolas, aeroportos, indstrias, etc. Sua baixa emisso de fumaa e gases txicos facilita a evacuao e auxilia equipes de socorro, em casos de incndio.

21) CABO ATOX FLEX 0,6/1KV

38
Eletrica_apostilao.indd 38 12/22/2010 12:50:40 AM

Eletrica_apostilao.indd 39

12/22/2010 12:50:42 AM

Eletrica_apostilao.indd 40

12/22/2010 12:50:44 AM

You might also like