You are on page 1of 2

Viva at 20 anos mais com seis hbitos, entre eles sorrir mais | Minha Vida

http://r7.minhavida.com.br/conteudo/12196-Viva-ate-20-anos-mais-co...

Viva at 20 anos mais com seis hbitos, entre eles sorrir mais
Comer mais fibras, dormir melhor e fazer sexo tambm favorecem a longevidade
Por Ana Maria Madeira enviar para amigos

Avalie esta matria


retweet

48

Facebook

240 votos

tamanho da letra: A-

A+

PUBLICIDADE

Dois americanos parecem ter encontrado a frmula para viver at 20 anos mais sem recorrer a tratamentos absurdos. No livro Diminua Sua Idade (editora Best Seller), o mdico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam hbitos que aumentam em dcadas a longevidade - com justificativas cientificamente comprovadas. As principais recomendaes dos americanos so: comer mais fibras, fugir do acar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais. No Brasil, a expectativa de vida de 72 anos. No entanto, poucos so os que sonham viver somente at esta idade. Fomos conversar com um time de especialistas para entender como essas simples mudanas so capazes de garantir que voc chegue velhice com uma vida e sade mais plenas.
Coma mais fibras

As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. verdade, mas elas no servem apenas para isso. "Fibras desempenham uma srie de funes importantes, como auxiliar a assimilao de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenas e at evitar o mau hlito", explica a nutricionista Daniela Jobst. E para atingir bons nveis de fibras no so necessrios grandes esforos, pois elas so encontradas em alimentos que ingerimos comumente. A quantidade ideal de ingesto gira em torno de 25 a 30 gramas por dia e importante no exagerar, como explica a nutricionista Daniela Jobst. "O estmago se adapta ao 'efeito esponja' das fibras e acaba se dilatando. Se a pessoa ultrapassa essa quantidade, precisar comer mais do que antes para se sentir saciada". Alm disso, importante ingeris as fibras com um pouco de lquido, pois a seco sua ingesto mais difcil. Vrios alimentos do dia a dia possuem fibras: cereais (farelos), hortalias, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, po, torrada), aveia, cevada, bagao de frutas ctricas, ma, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral. Uma das frutas com mais fibras na composio a goiaba com casca, que tem 5 gramas por cada unidade mdia. Uma poro de 40g de cereal matinal integral tem 12g de fibras, enquanto meia unidade de abacate tem pouco mais de 7g de fibras - mas tome cuidado com a escolha do cereal, pois muitos contm acar e com a grande quantidade de acares e gorduras do abacate. Uma colher de sopa de aveia possui 1,5g de fibra, assim como uma banana mdia tima combinao, no? E quem gosta do feijo, vale saber que ele possui 2g de fibra para cada 40g, enquanto a mesma quantidade de lentilha (que pode ser uma boa substituta) possui um pouco mais de 5g, assim como o mamo papaia, velho e bom companheiro de quem sofre de priso de ventre.
Fuja do acar

De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois da preocupao com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento diminuir o acar. Isso porque ele libera um processo que liga molculas de glicose malficas s molculas de protena saudveis. "A glicao ocorre quando uma molcula de acar em excesso, por aumento da ingesto ou por lentido do metabolismo da glicose, se adere a uma molcula de protena (colgeno, elastina) formando os AGEs, que alteram a estrutura dessas protenas, impedindo a eficcia no desempenho de seus papis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista. Alm de alterarem a estrutura da protena, os AGEs so fbricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e tambm deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, possvel diminuir seus efeitos com hbitos alimentares saudveis: - Amndoas e quinua so uma boa pedida para as refeies, da mesma forma que o consumo de ma tambm recomendado (rica em antioxidantes e flavonoides)

1 de 2

2/8/2011 13:29

Viva at 20 anos mais com seis hbitos, entre eles sorrir mais | Minha Vida

http://r7.minhavida.com.br/conteudo/12196-Viva-ate-20-anos-mais-co...

- As fibras tambm so importantssimas: feijo, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do acar e ajudam a queimar a gordura; - Beba seis a oito copos de gua por dia e prefira alimentos orgnicos; - Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contm corante caramelo na sua composio, dentre outros. - Tome ch verde ou suplementos base dessa bebida com probiticos, antioxidantes e substncias anti-AGEs de ultima gerao na composio (prescritos pelo mdico).
Dormir bem

Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem um dos segredos para a longevidade. Alguns problemas de sade foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a autoavaliao de sade insatisfatria tambm relataram no dormir bem. As chances de um bom sono foram tambm menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doena crnica e dificuldades com as tarefas dirias. De acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mnimo recomendado de seis horas ao dia, sendo importante no ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista. A importncia do sono, tambm se estende ao aprendizado. "A fase REM, quando acontecem os sonhos, tudo que aprendemos durante o dia processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessrio, a memria de curto prazo no processada e no conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.
No se sature de gordura

Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela pssimo para seu paladar e invivel para seu organismo. As gorduras servem de base para a formao de diversos hormnios, inclusive os hormnios sexuais. Entretanto, as gorduras saturadas so as mais nocivas para a sade do organismo. Para identific-las, basta lembrar da banha de porco que sua av tinha guardada na cozinha ou a capa da picanha que causa arrepios no seu cardiologista. As gorduras saturadas contm o nmero mximo possvel de tomos de hidrognio (da o termo saturadas), e ingeri-las em excesso um passaporte garantido para um infarto no miocrdio. Derrames e alguns tipos de cncer, como o de prstata e o de mama, tambm tm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada inimiga nmero um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo dirio desse nutriente a, no mximo, 7% das calorias totais da sua dieta.
Fazer mais sexo

Aqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. O sexo, quando em uma frequncia que atrapalha a rotina da pessoa, pode ser um sintoma da compulso por sexo. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, que detonam a libido. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o sexo importante para a sade fsica e emocional, pois o orgasmo libera substncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma. Estabelecer uma quantidade normal de desejo sexual no algo satisfatrio, pois cada um lida com a prpria libido de forma diferente - e ao longo da vida ela costuma oscilar e at se modificar por completo. "No entanto, quando h insatisfao pessoal, h algo de errado provavelmente", de acordo com o sexlogo Paulo Bonana.
Sorrir mais

Saiba Mais
Vdeo: exerccios da longevidade Hbitos que favorecem a sade Envelhea bem

Manter uma fisionomia pacfica essencial para a boa convivncia, afinal a expresso "cara de poucos amigos" no surgiu toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor.

E sorrir vale at para ajudar a manter aquela linda histria de amor. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que sorriem de forma sincera e verdadeira tm mais chances de manter o casamento. Isso porque a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. "Sabemos tambm que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impacincia, raiva e atitudes hostis, esto associados a um maior risco de desenvolver presso alta, piorar

2 de 2

2/8/2011 13:29

You might also like