You are on page 1of 3

DOS CRIMES CONTRA A FLORA CONCEITO DE FLORA

Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente, mesmo que em formao, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade. Art. 39. Cortar rvores em floresta considerada de preservao permanente, sem permisso da autoridade competente. Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Art. 40. Causar dano direto ou indireto s Unidades de Conservao e s reas de que trata o art. 27 do Decreto n 99.274, de 6 de junho de 1990, independentemente de sua localizao. Pena - recluso, de um a cinco anos. 1. Entende-se por Unidades de Conservao as Reservas Biolgicas, Reservas Ecolgicas, Estaes Ecolgicas, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais. reas de Proteo Ambiental, Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais, reas de Relevante Interesse Ecolgico e Reservas Extrativistas ou outras a serem criadas pelo Poder Pblico. 2. A ocorrncia de dano afetando espcies ameaadas de extino no interior das Unidades de Conservao ser considerada circunstncia agravante para a fixao da pena. 3. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade. Art. 41. Provocar incndio em mata ou floresta:

Pena - recluso, de dois a quatro anos, e multa. Pargrafo nico. Se o crime culposo, a pena de deteno de seis meses a um ano, e multa. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM Incndio Art. 250 - Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. Aumento de pena 1 - As penas aumentam-se de um tero: I - se o crime cometido com intuito de obter vantagem pecuniria em proveito prprio ou alheio; II - se o incndio : a) em casa habitada ou destinada a habitao; b) em edifcio pblico ou destinado a uso pblico ou a obra de assistncia social ou de cultura; c) em embarcao, aeronave, comboio ou veculo de transporte coletivo; d) em estao ferroviria ou aerdromo; e) em estaleiro, fbrica ou oficina; f) em depsito de explosivo, combustvel ou inflamvel; g) em poo petrolfico ou galeria de minerao; h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta. Incndio culposo

2 - Se culposo o incndio, pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar bales que possam provocar incndios nas florestas e demais formas de vegetao, em reas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Art. 53. Nos crimes previstos nesta Seo, a pena aumentada de um sexto a um tero se: I - do fato resulta a diminuio de guas naturais, a eroso do solo ou a modificao do regime climtico; II - o crime cometido: a) no perodo de queda das sementes; b) no perodo de formao de vegetaes; c) contra espcies raras ou ameaadas de extino, ainda que a ameaa ocorra somente no local da infrao; d) em poca de seca ou inundao; e) durante a noite, em domingo ou feriado.

You might also like