You are on page 1of 7

Diferenas e particularidades XP e vista Win XP

Menu Iniciar no Windows XP O clssico menu Iniciar no Windows XP lista as aplicaes mais usadas em sua barra esquerda, assim como no Vista, mas mostra os softwares da mquina em sua interminvel lista de programas.

Organizao no Windows XP J o Windows XP prima pela acmulo de funes (nem sempre teis) na barra de lateral de suas pastas, o que impede grandes reprodues de imagens, por exemplo, dentro da pasta onde esto armazenadas.

Alternando janelas no Windows XP Funcionalmente, a ferramenta do Vista de navegar pelas janelas idntica presente no Windows XP. A diferena bsica o diferente apuro grfico entre ambas - no XP, o menu traz apenas cones das aplicaes abertas.

Central de Segurana do Windows XP Apresentada no Service Pack 2, a Central de Segurana do Windows XP se resume a uma janela especial cravejada de links para o site da Microsoft onde o usurio pode checar novas atualizaes de seguranas e mudar configuraes do Windows Firewall.

Conexes no Windows XP J o Windows XP separa os diferentes tipos de conexo disponveis em categorias, exibindo cada uma das redes disponveis, sem qualquer funo extra de segurana ou compartilhamento.

VISTA

Menu Iniciar no Windows Vista Reformulado pela Microsoft, o menu Iniciar do Windows Vista depende da rpida ferramenta de busca em sua parte inferior para achar programas, documentos e mensagens do usurio.

Preview no Windows Vista Para facilitar a localizao do usurio dentro do Windows Vista, a Microsoft acrescentou ao sistema um sistema de preview que reproduz, em uma pequena janela, o contedo do aplicativo minimizado.

Organizao no Windows Vista Alm da reproduo por meio de grandes cones, a organizao de documentos no Windows Vista facilitadas pelo menu que, a exemplo do Microsoft Office, alterna funes de acordo com o arquivo escolhido - uma imagem, por exemplo, acessa a funo "Apresentao em Slides"

Grandes cones no Windows Vista A pasta "Meus Documentos" do Windows vista mantm diretrios especficos para arquivos multimdia, mas se beneficia do novo sistema de navegao por constar na barra esquerda de qualquer outro diretrio aberto.

Alternando janelas no Windows Vista Alm da pequena janela para preview de aplicaes, a navegao do Vista foi facilitada com a sofisticao da alternncia entre janelas - ao apertar as teclas Alt com Tab, o novo menu traz pequenas reprodues da janela.

Flip 3D no Windows Vista Apresentado pela Microsoft como uma das principais novidades do Windows Vista, o sistema de navegao Flip 3D reproduz todas as janelas abertas em um belo efeito de cascata em 3D, o que tambm facilita a organizao do usurio.

Central de Segurana no Windows Vista O evidente esforo da Microsoft em tornar o Windows Vista um sistema mais seguro se exemplifica na nova Central de Segurana do Windows, com indicaes sobre a presena de firewall, anti-spyware, antivrus e atualizaes ainda no instaladas.

Conexes no Windows Vista Ainda que no seja a principal preocupao dos usurios, a nova "Central de Rede e Compartilhamento" do Windows Vista junta na mesma interface sinais de web sem fio detectados, as conexes disponveis para o micro e funes de segurana bsica para as redes.

You might also like