You are on page 1of 28

Artigos Susan Moller Okin*

Stanford University

Gnero, Gnero, o pblico e o privado**


traduzido: Resumo do texto traduzido Neste artigo, a filsofa poltica Susan Moller Okin discute as configuraes histricas da dicotomia pblico/privado, analisando seus significados a partir de uma perspectiva de gnero. A ausncia de reflexo sobre o gnero especialmente sob duas formas, a negligncia realidade poltica das relaes familiares e a linguagem neutra tem levado muitos tericos, do passado e do presente, a reafirmar essa dicotomia sem levar em conta sua natureza patriarcal. Para Okin, os domnios da vida domstica (pessoal) e da vida no-domstica (pblica) no podem ser interpretados isoladamente, o que demanda uma reviso profunda dos fundamentos de grande parte da teoria poltica liberal. A autora enfrenta essa tarefa, abordando problemas importantes, como o valor da privacidade. Palavras-chave gnero; pblico e privado; privacidade; teoria poltica.*** Palavras-chave:

Copyright 2008 by Revista Estudos Feministas. * Susan Moller Okin considerada uma das filsofas polticas mais importantes do Ocidente. Ela faleceu em maro de 2004 em Lincoln, Massachussets. Algumas informaes sobre a sua obra encontram-se no final deste nmero, na seo Colaboradoras/ es. A Revista Estudos Feministas publica este artigo dada a sua relevncia para as teorias feministas e de gnero e em homenagem ao seu pensamento. ** Nota das editoras: Traduzido a partir da publicao em PHILLIPS, Anne (ed.). Feminism and Politics. NY, Oxford: Oxford University Press, 1998. p. 116-141. Col. Oxford Readings in Feminism. Foi anteriormente publicado como captulo 3 do livro organizado por David Held, Political Theory Today (Polity Press, 1991), p. 67-90. *** Este resumo no consta na verso original do artigo e foi feito pela tradutora.

Os conceitos de esfera pblica e privada da vida tm sido centrais no pensamento poltico do Ocidente ao menos desde o sculo XVII. Em alguns aspectos, eles tm sua origem no pensamento grego clssico.1 Em grande parte da corrente predominante da teoria poltica hoje (em contraste com a teoria feminista), esses conceitos continuam a ser usados como se no fossem problemticos. Argumentos importantes nos debates contemporneos dependem da suposio de que questes pblicas podem ser facilmente diferenciadas de questes privadas, de que temos uma base slida para separar o pessoal do poltico. Algumas vezes explicitamente, mas mais freqentemente de maneira implcita, perpetua-se a idia de que essas esferas so suficientemente separadas, e suficientemente diferentes, a ponto de o pblico ou o poltico poderem ser discutidos de maneira isolada em relao ao privado ou pessoal. Como argumento neste captulo, afirmaes como essas s podem ser sustentadas se argumentos bastante persuasivos de pesquisadoras feministas forem ignorados. Os estudos feministas em vrias disciplinas colocaram na agenda uma nova categoria de anlise, gnero, que levanta muitas novas questes sobre distines prvias entre

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 440, maio-agosto/2008

305

SUSAN MOLLER OKIN

1 Eu devo limitar minha discusso aqui s teorias ocidentais e s culturas das quais elas emanam. Para um interessante estudo transcultural sobre a privacidade e a dicotomia pblico/privado (incluindo a discusso das teorias e prticas dos gregos clssicos, hebreus, chineses antigos e esquims contemporneos), ver Barrington MOORE Jr., 1984. Moore conclui que, embora o que privado e o grau em que a privacidade valorizada sejam consideravelmente diferentes de uma sociedade para a outra, parece bastante provvel que todas as sociedades civilizadas tenham alguma percepo do conflito entre os interesses pblicos e os privados, e ele no encontra qualquer cultura que no valorize algum tipo de privacidade.

as esferas pblica e privada. Gnero refere-se institucionalizao social das diferenas sexuais; um conceito usado por aqueles que entendem no apenas a desigualdade sexual, mas muitas das diferenciaes sexuais, como socialmente construdas. At hoje, os estudos feministas em teoria poltica tendem a ser marginalizados, como ainda so, em alguma medida, na rea de histria, em contraste com sua centralidade atual na teoria literria. Como procuro explicar aqui, entretanto, essa marginalizao ser mantida apenas custa da contnua coerncia, abrangncia e capacidade de persuaso da teoria poltica. H uma certa ironia a ser assinalada aqui. O renascimento da teoria poltica normativa ocorreu contemporaneamente ao renascimento do feminismo e, no por coincidncia, ocorreu em um momento de enormes mudanas na famlia e nas suas relaes com o restante da sociedade. Mas a nova teoria poltica quase no prestou ateno famlia, e continua seus debates centrais dando pouca ateno aos desafios do feminismo recente.

Definies e ambigidades
Distines entre pblico e privado tm tido um papel central, especialmente na teoria liberal o privado sendo usado para referir-se a uma esfera ou esferas da vida social nas quais a intruso ou interferncia em relao liberdade requer justificativa especial, e o pblico para referir-se a uma esfera ou esferas vistas como geralmente ou justificadamente mais acessveis. Algumas vezes o controle da informao sobre o que ocorre na esfera privada que destacado, algumas vezes a liberdade em relao a ser observado, em alguns momentos a liberdade em relao interferncia ou intruso nas atividades, solido ou decises de algum.2 Muito freqentemente, na teoria poltica, os termos pblico e privado so usados com pouca preocupao em relao a sua clareza e sem definio precisa, como se todos soubessem o que querem dizer, independentemente do contexto em que os tericos os utilizam. H, no entanto, como os estudos feministas tm tornado cada vez mais claro, duas ambigidades principais envolvidas na maioria das discusses sobre o pblico e o privado. A primeira ambigidade resulta do uso da terminologia para indicar ao menos duas distines conceituais centrais, com variaes em cada uma delas. Pblico/privado usado tanto para referir-se distino entre Estado e sociedade (como em propriedade pblica e privada), quanto para referir-se distino entre vida nodomstica e vida domstica. Nessas duas dicotomias, o

2 Ver Hyman GROSS, 1971; Ernest VAN DEN HAAG, 1971; e W. L. WEINSTEIN, 1971; ver tambm Anita L. ALLEN, 1988, especialmente os captulos 1 e 2.

306

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Stanley I. BENN e Gerald F GAUS, . 1983a.


3

Carole PATEMAN, 1983; ver tambm Frances E. OLSEN, 1983.


4

Stuart HAMPSHIRE, 1978.

WEINSTEIN, 1971.

Estado (paradigmaticamente) pblico, e a famlia e a vida ntima e domstica so (tambm paradigmaticamente) privadas. A diferena crucial entre os dois que o domnio socioeconmico intermedirio (o que Hegel chamou de sociedade civil) na primeira dicotomia includo na categoria de privado, mas na segunda dicotomia includo na de pblico. Tem havido pouca discusso sobre essa importante ambigidade pelos tericos polticos das correntes hegemnicas. Mesmo coletneas dedicadas temtica do pblico e do privado pouco se preocupam em analis-la, apesar do fato de inclurem artigos sobre uma dessas distines, e outros sobre a outra. Na coletnea recente organizada por Benn e Gaus,3 por exemplo, o nico artigo que presta ateno sria e sistemtica a essa ambigidade a crtica feminista bastante lcida de Pateman.4 Em outras coletneas, uma ou outra dessas definies parece simplesmente ser pressuposta, e apenas a primeira verso da dicotomia abordada. Na coletnea organizada por Hampshire, por exemplo, no h qualquer meno, nos ensaios, esfera domstica ou dicotomia que a especifica como distinta do restante da vida social.5 Uma rara exceo desateno geral ao fato de que a dicotomia pblico/privado tem mais de um sentido pode ser encontrada na discusso feita por Weinstein.6 Ele faz uma analogia til entre publicidade e privacidade e as camadas de uma cebola; assim como uma camada que est do lado de fora de outra camada estar tambm dentro de uma outra, algo que pblico em relao a uma esfera da vida pode ser privado em relao a uma outra. Se Weinstein est correto ao apontar que a distino tem, portanto, uma multiplicidade de significados, ao invs de simplesmente um significado dual, os significados ligados s dicotomias Estado/sociedade e no-domstico/ domstico so justamente aqueles utilizados com mais freqncia na teoria poltica, onde ambos tm papis centrais. Eu vou focar o segundo significado neste captulo porque a permanncia dessa dicotomia que torna possvel que os tericos ignorem a natureza poltica da famlia, a relevncia da justia na vida pessoal e, conseqentemente, uma parte central das desigualdades de gnero. Vou me referir a essa dicotomia como pblico/domstico. Em segundo lugar, mesmo no interior da dicotomia pblico/domstico, permanece uma ambigidade, resultando diretamente das prticas e teorias patriarcais do passado, que tem srias conseqncias prticas especialmente para as mulheres. A diviso do trabalho entre os sexos tem sido fundamental para essa dicotomia desde seus princpios tericos. Os homens so vistos como, sobretudo, ligados s ocupaes da esfera da vida

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

307

SUSAN MOLLER OKIN

Boa parte da teoria poltica feminista at esse momento tem tido a preocupao de formular crticas a esses argumentos e analisar o impacto dessas crticas sobre as teorias. Ver por exemplo Lorenne CLARK e Lynda LANGE, 1979; Jean Bethke ELSHTAIN, 1981; Susan Moller OKIN, 1979; Carole PATEMAN e Elisabeth GROSS, 1987; Carole PATEMAN e Mary L. SHANLEY, 1990.

econmica e poltica e responsveis por elas, enquanto as mulheres seriam responsveis pelas ocupaes da esfera privada da domesticidade e reproduo. As mulheres tm sido vistas como naturalmente inadequadas esfera pblica, dependentes dos homens e subordinadas famlia. Esses pressupostos, como se poderia esperar, tm efeitos de grande alcance na estruturao da dicotomia e de cada uma das esferas que a compem. Como os estudos feministas tm revelado, desde os princpios do liberalismo no sculo XVII, tanto os direitos polticos quanto os direitos pertencentes concepo moderna liberal de privacidade e do privado tm sido defendidos como direitos dos indivduos; mas esses indivduos foram supostos, e com freqncia explicitamente definidos, como adultos, chefes de famlia masculinos.7 Assim, os direitos desses indivduos a serem livres de intruso por parte do Estado, ou da igreja, ou da vigilncia curiosa de vizinhos, eram tambm os direitos desses indivduos a no sofrerem interferncia no controle que exerciam sobre os outros membros da sua esfera de vida privada aqueles que, seja pela idade, sexo ou condio de servido, eram vistos como legitimamente controlados por eles e tendo sua existncia limitada sua esfera de privacidade. No h qualquer noo de que esses membros subordinados das famlias devessem ter seus prprios direitos privacidade. Algumas das conseqncias contemporneas desse legado terico e jurdico sero discutidas abaixo.

A negligncia do gnero e a perpetuao da ausncia de reflexo sobre a dicotomia pblico/domstico


Muitos tericos polticos, no passado, costumavam discutir ambas as esferas, pblica e privada, e ser explcitos em suas afirmaes de que elas eram separadas e operavam de acordo com princpios diferenciados. Locke, por exemplo, define o poder poltico distinguindo-o das relaes de poder que operam dentro dos limites da casa.8 Rousseau e Hegel claramente contrastam o altrusmo particularista da famlia com a necessidade de razo imparcial no mbito do Estado, e citam esse contraste para legitimar o poder masculino na esfera domstica.9 Esses tericos elaboram argumentos explcitos sobre a famlia, e alguns relacionados natureza da mulher. Por contraste, a maioria dos tericos polticos contemporneos continua a mesma tradio das esferas separadas ao ignorarem a famlia, e em particular a diviso do trabalho que nela se d, as formas de dependncia econmica a ela relacionadas e a estrutura de poder. O julgamento de que a famlia

John LOCKE, 1960, p. 308.

OKIN, 1982; e PATEMAN, 1980.

308

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Ver por exemplo Bruce A. ACKERMAN, 1980; Ronald DWORKIN, 1977; William A. GALSTON, 1980; e Robert NOZICK, 1974.
10

John RAWLS, 1971; ver Deborah KEARNS, 1983; e Susan Moller OKIN, 1987 e 1989a.
11 12

James S. FISHKIN, 1983.

Michael L. WALZER, 1983; Philip GREEN, 1985; Allan BLOOM, 1987; e Michael J. SANDEL, 1982.
13

14

Ver nota 7 acima.

no-poltica est implcito no fato mesmo de que ela no discutida na maioria dos trabalhos de teoria poltica hoje.10 A famlia claramente pressuposta, por exemplo, quando se pensa no fato de que os tericos polticos tomam como sujeitos de suas teorias seres humanos maduros, independentes, sem explicar como chegam a ser assim; mas se fala muito pouco sobre ela. Rawls, ao construir sua teoria da justia, no discute a justia interna da famlia, embora ele ao mesmo tempo inclua a famlia em seus componentes iniciais da estrutura bsica ( qual os princpios de justia devem ser aplicados) e requeira uma famlia justa para sua concepo de desenvolvimento moral.11 Mesmo em um livro recente intitulado Justice, Equal Oportunity and the Family no se pode encontrar nenhuma discusso sobre a diviso do trabalho entre os sexos ou sobre a justia interna das famlias.12 Entre as poucas excees a essa regra esto as discusses tericas explicitamente focadas na distino entre pblico e privado, que ocasionalmente apontam para a esfera da vida familiar como caso paradigmtico do privado. Fazem parte deles os argumentos sobre a famlia, bastante diferenciados entre si, de Walzer e Green, que esto preocupados com sua justia interna, de Bloom, que afirma (seguindo Rousseau) ser ela natural e inevitavelmente injusta, e de Sandel, cujo argumento contra a primazia da justia depende de uma viso idealizada de famlias operando de acordo com virtudes mais nobres do que a justia. Eles so raras excees em trabalhos recentes de teoria poltica.13 Associado aos pressupostos tpicos e negligncia em relao vida familiar est um fenmeno que eu chamo de falsa neutralidade de gnero. No passado, os tericos polticos usavam explicitamente termos masculinos de referncia, como ele e homem. Em geral, ficava claro que seus argumentos centrais eram, de fato, sobre chefes de famlia masculinos. Esses argumentos tm sido lidos, freqentemente, como se eles dissessem respeito a todos ns, mas interpretaes feministas dos ltimos quinze anos ou mais tm revelado a falsidade desse suposto adicione as mulheres e misture.14 Desde meados dos anos 70, a maioria dos tericos vem tentando evitar, de uma ou de outra maneira, o uso genrico de termos masculinos de referncia. Ao invs disso, eles tendem a utilizar termos como algum, ele ou ela, homens e mulheres, pessoas, ou mesmos, ou utilizar termos de referncia masculinos e femininos alternadamente. O problema com essas respostas meramente terminolgicas aos desafios feministas que elas freqentemente comprometem a credibilidade e algumas vezes levam a resultados sem sentido. Termos neutros, se usados sem ateno de fato s questes de gnero,

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

309

SUSAN MOLLER OKIN

15

ACKERMAN, 1980.

16

ACKERMAN, 1980, p. 127-128.

Considerar, por exemplo, a hiptese de Ackerman: Suponham que um casal simplesmente goste tanto de abortos que eles concebam embries simplesmente para mat-los alguns meses mais tarde? (ACKERMAN, 1980, p. 128).
17

freqentemente obscurecem o fato de que grande parte da experincia real das pessoas, enquanto elas viverem em sociedades estruturadas por relaes de gnero, de fato depende de qual seu sexo. Dois exemplos particularmente fortes podem elucidar esse ponto. Primeiro, em Social Justice in the Liberal State, Bruce Ackerman em geral emprega escrupulosamente uma linguagem neutra em relao ao gnero.15 Ele rompe com essa neutralidade apenas, ao que parece, para desafiar os papis sexuais existentes; ele se refere ao Comandante, que tem o papel de liderana na sua teoria, como ela. Entretanto, o argumento do livro no aborda as desigualdades existentes ou as diferenciaes de papis entre os sexos. O grande impacto do uso de linguagem neutra sem ateno s questes de gnero revelado na discusso de Ackerman sobre o aborto. Uma discusso de duas pginas sobre o tema, com exceo de um nico ela, escrita em linguagem completamente neutra, em termos de genitores e fetos.16 A impresso dada pela discusso a de que no h nenhum aspecto relevante em que a relao da me com o feto diferente da relao do pai. Podemos, claro, imaginar (e na viso de muitas feministas seria algo desejvel de se atingir) uma sociedade na qual as diferenas nas relaes que homens e mulheres tm com os fetos seria to pequena que teria um papel menor na discusso sobre o aborto. Esse poderia ser o caso em uma sociedade sem gnero na qual a diferena sexual no tivesse qualquer significao social, na qual os sexos seriam iguais em poder e interdependncia, e as responsabilidades relativas criao dos filhos e ao sustento fossem completamente divididas. Mas esse no certamente o caso hoje. Alm disso, no h qualquer discusso sobre essa possibilidade no livro de Ackerman. A vida familiar, como freqente, parece ser pressuposta ao invs de discutida, e a diviso do trabalho entre os sexos no considerada uma questo de justia social. Nesse contexto, especialmente em um tema como aborto, a linguagem neutra pode conduzir a equvocos.17 Exemplos importantes da falsa neutralidade em relao ao gnero tambm esto presentes nos trabalhos de Alasdair MacIntyre. Ele cuidadoso em trabalhos recentes no sentido de evitar os velhos termos de referncia masculinos genricos, ainda que sua rejeio tanto ao liberalismo quanto ao marxismo o tenha levado a um retorno s nossas tradies, especialmente a tradio aristotlica-crist, que est marcada por problemas se pensada a partir de uma perspectiva feminista. Quando ele d exemplos das personagens nas estrias que ns precisamos absorver para que nossas vidas tenham coerncia como narrativas,

310

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

18

MACINTYRE, 1981, p. 201.

19

MACINTYRE, 1988, p. 105.

ns as encontramos repletas de pressupostos sobre o gnero e imagens explicitamente negativas da mulher.18 Alm disso, quando MacIntyre se confronta com a crtica feminista a Aristteles, como um terico cuja viso social depende centralmente da subordinao das mulheres, sua resposta , em resumo, indicar-nos a soluo vislumbrada por Plato.19 Mas ele no menciona o fato de que a integrao das mulheres-guardis sociedade, efetuada por Plato, se ancora sobre a abolio da famlia, o que no parece ser uma soluo razovel para um cristo agostiniano, como MacIntyre agora se define. Assim, sua linguagem neutra permanece falsa, j que ele no oferece qualquer evidncia de que as tradies para as quais ele se volta, com o intuito de nos fornecer caminhos morais e polticos, possam ser adaptadas para incluir as mulheres. As falhas por parte do pensamento poltico recente no sentido de considerar a famlia, e o uso de linguagem neutra em relao ao gnero, resultam, em conjunto, em uma contnua negligncia, por parte dos tericos das correntes hegemnicas, em relao ao tema profundamente poltico do gnero. A linguagem que eles empregam faz literalmente pouqussima diferena no que eles fazem, que escrever sobre homens, e sobre aquelas mulheres que conseguem, a despeito da estrutura de gnero da sociedade em que vivem, adotar padres de vida que se desenvolveram adaptados aos homens. O fato de que os seres humanos nascem como crianas dependentes, no como os supostos atores autnomos que povoam as teorias polticas, obscurecido pela pressuposio implcita de famlias generificadas, operando fora do mbito das teorias polticas. Em grande medida, a teoria contempornea, como no passado (ainda que de maneira menos bvia), sobre homens que tm esposas em casa.

O feminismo e a politizao do pessoal


A negligncia em relao ao gnero nas principais correntes da teoria poltica persistiu apesar dos argumentos persuasivos de uma gerao de pesquisadoras feministas, muitas das quais emergiram (seja como radicais, liberais ou socialistas) da Nova Esquerda dos anos 1960.20 Como Joan Scott explicou, em um artigo recente e de grande influncia, gnero um termo usado por aquelas que defenderam que a rea acadmica de estudos sobre mulheres iria fundamentalmente transformar os paradigmas disciplinares, que os estudos sobre mulheres iriam no apenas adicionar um novo tpico temtico, mas tambm forar um reexame crtico das premissas e padres dos trabalhos acadmicos existentes.21 Como procuro explicar aqui, as

As anlises mais abrangentes sobre a variedade de teorias e prticas do feminismo recente so as de Alison M. JAGGAR, 1983, e Rosemarie TONG, 1989. Para uma excelente anlise, mais sucinta, ver Linda J. NICHOLSON, 1986, partes 1 e 2.
20 21

SCOTT, 1986, p. 1054.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

311

SUSAN MOLLER OKIN

22

PATEMAN, 1983, p. 281.

23

Ver GAUS, 1983, citando GALBRAITH e LINDBLOM; PATEMAN, 1983, sobre WOLIN e HABERMAS; e WALZER, 1983, especialmente o captulo 12.

24

OLSEN, 1983, p. 1560-1578.

25

ELSHTAIN, 1974.

anlises e descobertas feministas sobre gnero so de importncia crucial para a teoria poltica, e afetam em particular sua contnua sustentao sobre a dicotomia pblico/domstico. Eu pretendo expor como, ao demonstrar a legitimidade do gnero como uma categoria importante da anlise poltica e social, e particularmente ao focar o gnero, ele mesmo, como uma construo social que precisa ser explicada, as estudiosas feministas apontaram numerosas falhas na referida dicotomia e nos modos como ela continua a ser usada nas correntes hegemnicas da teoria poltica. Como disse Pateman, a separao e oposio entre as esferas pblica e privada na teoria e na prtica liberal [...] , em ltima instncia, aquilo a que se refere o movimento feminista.22 Pode-se desenhar, aqui, um paralelo entre as crticas ao liberalismo feitas pelos marxistas e alguns outros socialistas, e as crticas feitas pelas feministas. Desde que Marx escreveu A questo judaica e Crtica da Filosofia do Direito de Hegel, estudiosos de esquerda, focando a categoria de classe e defendendo a existncia de uma relao estreita entre poder e prticas polticas e econmicas, expuseram o quanto a dicotomia entre Estado e sociedade, reificada e exagerada pela teoria liberal, serve a funes ideolgicas. O econmico poltico uma afirmao central ao desafio que a esquerda coloca ao liberalismo.23 Paralelamente, as tericas feministas, focando o gnero e argumentando que poder e prticas polticas e econmicas so estreitamente relacionados s estruturas e prticas da esfera domstica, expuseram o quanto a dicotomia entre pblico e domstico, tambm reificada e exagerada pela teoria liberal, serve igualmente a funes ideolgicas. 24 O slogan feminista correspondente , obviamente, o pessoal poltico. O pessoal poltico est na raiz das crticas feministas convencional dicotomia liberal pblico/domstico. Sendo esse o caso, importante comear pela explicao das suas origens e do seu significado. A maioria das feministas do sculo XIX e do incio do XX no questionou ou desafiou o papel especial da mulher no interior da famlia. Na verdade, elas freqentemente defenderam os direitos e oportunidades das mulheres, como a educao ou o sufrgio, com o argumento de que fariam dessas mulheres esposas e mes melhores, ou que as capacitariam para trazer sua sensibilidade moral especial, desenvolvida na esfera domstica, para o mundo da poltica.25 Assim, ainda que elas lutassem contra a subordinao jurdica das esposas e exigissem direitos iguais para as mulheres na esfera pblica, elas aceitaram a suposio prvia de que a associao estreita com a esfera domstica e a

312

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Ver NICHOLSON, 1986, p. 20, 58.


26 27 O argumento de Firestone, nico, mas por algum tempo influente no movimento, foi mais longe: ao localizar a opresso mulher em sua biologia reprodutiva, ela argumentou que a igualdade entre os sexos poderia ocorrer apenas com o sucesso no desenvolvimento e uso de tcnicas de reproduo artificial (Shulamith FIRESTONE, 1971).

responsabilidade da mulher por essa mesma esfera eram naturais e inevitveis. Mesmo no incio da segunda onda do feminismo nos anos 1960, algumas feministas tentaram defender o desmantelamento de todas as barreiras contra a mulher no mundo do trabalho e da poltica enquanto, ao mesmo tempo, sustentaram a idia de que a mulher tinha responsabilidades especiais na famlia. As contradies nessa aceitao do duplo papel da mulher so claramente evidentes, por exemplo, no relatrio de 1963 da Kennedy Commission on the Status of Women.26 No outro extremo do leque de vises feministas, feministas radicais desde cedo argiram que, se a famlia era a raiz da opresso da mulher, ela deveria ser esmagada.27 No demorou muito, no entanto, para que a maioria das feministas desenvolvesse posies entre esses dois extremos, recusando-se a aceitar a diviso do trabalho entre os sexos como natural e imutvel, mas recusando-se tambm a abrir mo da famlia. Ns reconhecemos que a famlia no estava inevitavelmente ligada a sua estrutura de gnero, mas, at que se tivesse sucesso na transformao dessa estrutura, no poderia haver qualquer esperana de igualdade para as mulheres, seja na esfera domstica, seja na pblica. Assim, no foram apenas as feministas radicais que passaram a prestar ateno poltica do que tinha sido visto, previamente, como paradigmaticamente no-poltico a esfera pessoal da sexualidade, do trabalho domstico, da famlia. Ainda que nem sempre explicitado, o pessoal poltico na verdade tornou-se a afirmao que sustentou o que a maioria das pensadoras feministas estava dizendo. Feministas de diferentes tendncias polticas, e em uma variedade de disciplinas, revelaram e analisaram as conexes mltiplas entre os papis domsticos das mulheres e a desigualdade e segregao a que esto submetidas nos ambientes de trabalho, e a conexo entre sua socializao em famlias generificadas e os aspectos psicolgicos de sua subordinao. Desse modo, a famlia se tornou, e vem se mantendo desde ento, central poltica do feminismo e um foco prioritrio da teoria feminista. O feminismo contemporneo, portanto, coloca um desafio significativo suposio que vem h muito tempo sustentando boa parte das teorias polticas de que a esfera da famlia e da vida pessoal to separada e distinta do resto da vida social que essas teorias poderiam legitimamente ignor-la. A ttulo de informao, eu devo destacar o que muitas feministas que criticam a dicotomia tradicional entre o pblico e o domstico no defendem, especialmente porque uma defesa corretamente associada a algumas feministas. Jaggar diz que tanto as feministas radicais quanto

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

313

SUSAN MOLLER OKIN

28

JAGGAR, 1983, p. 145, 254.

PATEMAN, 1983; e NICHOLSON, 1986.


29

30

ALLEN, 1988.

31

OKIN, 1989b.

32

NICHOLSON, 1986, p. 19.

33

OLSEN, 1985.

Barbara R. BERGMANN, 1986; Kathleen GERSON, 1985; OKIN, 1989b.


34

as socialistas defendem a total abolio da distino entre pblico e privado, 28 enquanto as feministas liberais defendem uma definio mais estreita da esfera privada. Eu no acredito que essa correlao possa ser estabelecida to claramente. Muitas feministas de vrias posies polticas no negam nem a utilidade de um conceito de privacidade nem o valor da privacidade na vida humana. Nem mesmo negamos que h algumas distines sensatas a serem feitas entre as esferas pblica e domstica. Pateman e Nicholson, por exemplo, se distanciam da interpretao literal do pessoal poltico, feita por algumas feministas radicais,29 e eu concordo com elas em no interpretar essa afirmao como uma identificao simples e total entre as duas esferas. Allen defende que muitas reivindicaes importantes para as feministas dos direitos reprodutivos proteo contra o assdio sexual so efetivamente baseadas no direito das mulheres a vrios tipos de privacidade.30 E eu argumentei em outro trabalho que apenas se um alto grau de igualdade for mantido na esfera domstica da vida familiar esta estar sendo concebida como uma esfera privada consistente com a privacidade e a segurana socioeconmica de mulheres e crianas.31 Como Nicholson destaca, a questo o quanto o pessoal poltico? uma importante fonte de tenso no interior tanto do feminismo liberal quanto do socialista.32 O que, ento, outras feministas, assim como as mais radicais, querem dizer com o pessoal poltico? Ns queremos dizer, primeiramente, que o que acontece na vida pessoal, particularmente nas relaes entre os sexos, no imune em relao dinmica de poder, que tem tipicamente sido vista como a face distintiva do poltico. E ns tambm queremos dizer que nem o domnio da vida domstica, pessoal, nem aquele da vida no-domstica, econmica e poltica, podem ser interpretados isolados um do outro. Olsen tem defendido de maneira lcida e bastante convincente que a noo de que o Estado pode escolher entre intervir ou no na vida familiar no faz qualquer sentido; a nica questo compreensvel como o Estado ao mesmo tempo define e influencia a vida familiar.33 Outros tm mostrado que, uma vez que a relevncia do gnero tenha sido compreendida, nem o domnio domstico nem o pblico, em termos de suas estruturas e prticas, suposies e expectativas, diviso do trabalho e distribuio de poder, podem ser discutidos de forma compreensvel sem uma referncia constante ao outro. Ns demonstramos como as desigualdades dos homens e das mulheres no mundo do trabalho e da poltica so inextricavelmente relacionadas, em um ciclo causal de mo dupla, s desigualdades no interior da famlia.34 Por estarem muito conscientes de que a

314

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

organizao atual da sociedade contempornea profundamente afetada pela percepo predominante da vida social como sendo dividida em duas esferas separadas e distintas, as feministas tm argumentado de maneira muito convincente que boa parte desse pensamento conduz a equvocos e que ele opera no sentido de reificar e, assim, legitimar a estrutura de gnero da sociedade, e de proteger uma esfera significante da vida humana (e especialmente da vida das mulheres) do exame atento ao qual o poltico submetido. Portanto, as feministas afirmam que a distino liberal existente entre pblico e domstico ideolgica no sentido de que apresenta a sociedade a partir de uma perspectiva masculina tradicional baseada em pressupostos sobre diferentes naturezas e diferentes papis naturais de homens e mulheres, e de que, como concebida atualmente, no pode servir como um conceito central a uma teoria poltica que ir, pela primeira vez, incluir todas ns. Desafiando a abordagem daqueles tericos que ainda parecem assumir silenciosamente que a criao dos filhos e a domesticidade ligadas mulher so naturais e, portanto, situam-se fora do escopo da crtica poltica, as pesquisadoras feministas tm argumentado que a diviso domstica do trabalho, e especialmente a prevalncia da mulher frente da criao dos filhos, so socialmente construdas, e portanto questes de relevncia poltica. Alm de serem fatores centrais na estrutura de gnero da sociedade de maneira mais ampla, sua manuteno no pode ser explicada sem a referncia a elementos da esfera no-domstica, como a segregao e a discriminao sexuais correntes na fora de trabalho, a escassez de mulheres nas altas rodas da poltica e a pressuposio estrutural de que trabalhadores e ocupantes de cargos polticos no so responsveis por cuidar das crianas.

Estudos feministas de gnero: explicao desconstruo

da

35 FIRESTONE, 1971; Susan BROWNMILLER, 1975; Catharine A. MACKINNON, 1982; Mary DALY, 1978, e algumas feministas lacanianas francesas e inglesas; entretanto, comparar MACKINNON, 1987, e Adrienne RICH, 1980.

As teorias sobre gnero correntes resultam de duas dcadas de intensa reflexo, pesquisa, anlise, crtica e argumentao, novas reflexes, mais pesquisa, anlises refeitas. As acadmicas feministas em muitas disciplinas e com pontos de vista muitas vezes radicalmente diferentes tm contribudo para essa empreitada. A maioria das explicaes feministas radicais sobre a assimetria entre os sexos vem enfocando principalmente as diferenas sexuais e reprodutivas entre os corpos.35 Enfatizando as bases biolgicas da diferenciao social dos sexos e da dominao das mulheres pelos homens, suas solues vo

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

315

SUSAN MOLLER OKIN

Frederic ENGELS, 1955; e Heidi HARTMANN, 1979.


36

37

JAGGAR, 1983.

38

SCOTT, 1986, p. 1054.

de tecnolgicas a separatistas. A tendncia das explicaes marxistas tem sido a de ver as razes da desigualdade sexual no mbito da produo, reforando a conexo entre patriarcado e capitalismo.36 As feministas socialistas tm partido dos insights do feminismo radical e do marxismo, criticando o primeiro por a-historicismo e determinismo biolgico, e o ltimo por ateno insuficiente dimenso reprodutiva da vida humana.37 A combinao crtica de vrias nfases feministas levou a tentativas de se entender o gnero como uma construo social e poltica, relacionada a, mas no determinada pela diferena sexual biolgica. Como Scott destaca, No seu uso mais recente, gnero parece ter primeiramente aparecido entre as feministas norteamericanas que desejavam insistir na qualidade fundamentalmente social das distines baseadas no sexo. A palavra denotava uma rejeio ao determinismo biolgico implcito no uso de termos como sexo ou diferena sexual.38 Dois focos principais das teorias de gnero desenvolvidas pelas feministas so a psicologia e a histria. Vou explicar cada um deles brevemente porque considero que so potencialmente os elementos mais significantes da nova pesquisa feminista para a teoria poltica.

As teorias complexas de psicologicamente focadas

gnero

39

BEAUVOIR, 1974, p. 301.

40

CHODOROW, 1974 e 1978.

As teorias de gnero fundadas na psicanlise e na psicologia vm completar o insight de Simone de Beauvoir, fundamental para o conceito feminista de gnero, de que no se nasce mulher, torna-se mulher.39 Elas tm propiciado teorias complexas e de percepo acurada em resposta a uma questo crucial que no tinha sido feita previamente, j que a resposta era considerada auto-evidente: Por que as mulheres se tornam mes? Uma das primeiras, mas ainda bastante influente, dessas explicaes se encontra no trabalho de Nancy Chodorow, baseado na psicanlise.40 Chodorow dedicou ateno especial aos efeitos sobre o desenvolvimento psicolgico de ambos os sexos do fato de que, em uma sociedade estruturada pelo gnero como a nossa, as crianas de ambos os sexos so criadas principalmente por mulheres. Ela afirmou, baseada na teoria das relaes objetais, que a experincia de individuao de separao de algum em relao pessoa que dela cuidou e com quem est em princpio psicologicamente fundido uma experincia muito diferente para aqueles que so do mesmo sexo da nutriz, comparada experincia daqueles do sexo oposto. Junto com isso, a tarefa, para o desenvolvimento da criana, de identificar-se com o genitor do mesmo sexo muito diferente para as meninas, para

316

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Aqui a minha leitura de Chodorow difere da leitura de Scott, que diz que a interpretao de Chodorow limita o conceito de gnero experincia familiar e domstica e, para o historiador, no deixa qualquer caminho para que se conecte o conceito (ou o indivduo) a outros sistemas sociais de economia, poltica ou poder (SCOTT, 1986, p. 1063. Cf. CHODOROW, 1978, p. 214-215; e tambm NICHOLSON, 1986, p. 84-88).
41

Sara RUDDICK, 1980; e Jane FLAX, 1978.


42

Jean Baker MILLER, 1976; e JAGGAR, 1983.


43

quem esse genitor est geralmente presente, e para os meninos, para quem o genitor com quem devem identificarse est freqentemente ausente por longos perodos do dia. Portanto, ela argumenta, as caractersticas de personalidade nas mulheres, que as levam a ser psicologicamente mais conectadas s outras pessoas, a ter mais probabilidade de escolher o papel de nutrizes e a ser vistas como especialmente moldadas para isso, e aquelas caractersticas nos homens, que os levam a uma maior necessidade e capacidade de individuao e de orientar-se para a conquista de status pblico, podem ser explicadas como originadas no arranjo dos genitores, nos primeiros anos de vida da criana, no interior da prpria estrutura de gnero. Alm disso, como Chodorow deixa claro, a resposta completa a por que so as mulheres que desempenham esse papel de cuidadoras nos primeiros anos de vida da criana no surge apenas da observao da esfera domstica ou da psicologia dos sexos.41 Parte dessa resposta s pode ser encontrada na segregao sexual nos ambientes de trabalho, onde as mulheres, apesar de algumas transformaes recentes e muito comentadas que ocorreram entre as elites, esto ainda concentradas nas ocupaes que so mais mal pagas e desprivilegiadas. Esse fato torna economicamente racional, em muitas famlias, que as mulheres sejam responsveis pela criao das crianas, o que mantm todo o ciclo de gnero em curso. Tem-se argumentado, tambm, que as experincias de ser responsvel pelo cuidado das crianas e de crescer com a antecipao desse papel podem afetar a psicologia das mulheres.42 As psiclogas feministas tm indicado, alm disso, o quanto significativa, para as mulheres, a experincia de crescer em uma sociedade em que os membros de um sexo so de muitas maneiras menos valorizados e subordinados aos do outro sexo.43 A partir do momento em que admitimos a idia de que diferenas significantes entre mulheres e homens so criadas pela diviso do trabalho existente na famlia, ns comeamos a perceber a profundidade e a amplitude da construo social do gnero. Explicaes como essas para as diferenas entre os sexos em termos de aspectos centrais da prpria estrutura social revelam a impossibilidade de desenvolver uma teoria poltica humana, em oposio a uma teoria patriarcal ou masculina, sem incluir a discusso sobre gnero e seu eixo principal, a famlia.

Explicaes de gnero com foco histrico e antropolgico


Recentemente, um grande nmero de tericas feministas, enquanto constatam que o gnero parece ter

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

317

SUSAN MOLLER OKIN

Ver especialmente Michelle Z. ROSALDO, 1980; NICHOLSON, 1986; e SCOTT, 1986.


44

45

ROSALDO, 1974.

46

Sherry B. ORTNER, 1974.

47

ROSALDO, 1980, p. 399, 401.

48

NICHOLSON, 1986, p. 83.

sido um trao de todas as culturas e perodos histricos conhecidos, tm reforado a necessidade de se resistir a explicaes monocausais, universalistas e a-histricas para o gnero.44 Essas tericas analisam o gnero como uma construo social que tem sido universalmente presente nas sociedades humanas, mas que sujeita a mudanas, com o passar do tempo, porque resulta de um nmero de fatores complexos. Algumas das primeiras tentativas de explicar as diferenas entre os sexos em termos de prticas sociais deram nfase, em particular, dicotomia pblico/privado. A antroploga Rosaldo, por exemplo, argumentou, com base em pesquisas que comparam diferentes culturas, que o grau de sujeio das mulheres autoridade (poder legitimado culturalmente) dos homens, em uma dada sociedade, correlato ao grau em que a dicotomia pblico/domstico destacada. 45 E Ortner argumentou que havia uma associao mais ou menos universal nas sociedades humanas entre as dicotomias masculino/feminino, cultura/ natureza e pblico/privado.46 Como Rosaldo destacou alguns anos mais tarde, no entanto, essas explicaes tendem, elas mesmas, para vises universalistas e a-histricas do gnero. Elas tambm tendem a reificar a dicotomia pblico/domstico, ao invs de entenderem que essa dicotomia, tanto quanto o gnero, difere de um tempo e lugar para outro. Ela escreveu: um modelo baseado na oposio entre duas esferas presume enquanto ele deveria, diferentemente, ajudar a iluminar e explicar coisas demais sobre como o gnero realmente funciona, e definiu o gnero, ao invs disso, como o produto complexo de uma variedade de foras sociais.47 Rosaldo, e mais recentemente a historiadora das idias Linda Nicholson e a historiadora Joan Scott, tm sido grandes influncias na historicizao da oposio pblico/ domstico, oferecendo vises complexas e multifacetadas do gnero. Como disse Nicholson, ao considerar categorias de anlise como pblico, domstico e famlia, ns precisamos descobrir aquilo que especfico da nossa cultura, diferenciando-o daquilo que pode ser verdadeiramente trasncultural.48 Essas feministas rejeitam a procura por origens ou as explicaes unicausais para a desigualdade entre os sexos. Elas a vem como um fenmeno universal em um certo sentido, j que parece ter estado presente em todas as sociedades e perodos histricos conhecidos, mas enfatizam que essa desigualdade tem tido formas diferentes e tem sido afetada por vrios fatores causais em momentos e contextos sociais diversos. Nicholson destaca a importncia da histria para a compreenso da distino entre pblico

318

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

NICHOLSON, 1986; tambm OLSEN, 1983, especialmente p. 1566.


49

50

SCOTT, 1986, p. 1067-1069.

51

SCOTT, 1986, p. 1065-1066.

e domstico e para a compreenso do gnero. Ela argumenta contra a tendncia poderosa, particularmente presente na teoria poltica, de reificar essa distino, percebendo-a como rgida e atemporal. 49 preciso reconhecer, ao contrrio, que conceitos como os de pblico e domstico tm sido usados no apenas para organizar a vida social, de maneiras muito diferentes, em diferentes perodos (por exemplo, a produo se moveu quase inteiramente da esfera domstica para a pblica nos ltimos 300 anos), mas tm tambm recebido conotaes diferentes (a intimidade, por exemplo, no foi vista como caracteristicamente domstica antes do final do sculo XVII). Nicholson convincente ao argumentar que a estrutura de gnero de um tempo e um espao particulares afetada causalmente no apenas por outras estruturas contemporneas (econmicas, polticas e outras), mas tambm pela histria prvia de gnero, e que, conseqentemente, sem uma aproximao histrica das questes de gnero, no se pode esperar compreend-las inteiramente. Scott elabora uma posio que tambm refora a centralidade da histria. Analisa aspectos histricos, polticos, socioeconmicos e psicolgicos da perpetuao do gnero, que ela tambm v como um fenmeno universal tomando formas diversas. Observa, primeiramente, mitos e smbolos culturais (muitas vezes contraditrios) da mulher, como Eva e Maria na tradio crist ocidental; em segundo lugar, observa as interpretaes normativas desses smbolos, expressas em doutrinas religiosas, educacionais, cientficas, legais e polticas que categoricamente fixam a oposio binria de macho e fmea, masculino e feminino; em terceiro lugar, observa as instituies sociais no apenas a famlia e o ambiente domstico, mas tambm mercados de trabalho marcados pela segregao sexual, vrias instituies educacionais e uma poltica dominada pelos homens que so, todas, partes da construo do gnero; e, em quarto lugar, a reproduo psicolgica do gnero na formao da identidade subjetiva dos indivduos.50 Todos esses aspectos, Scott enfatiza, devem ser entendidos como inter-relacionados e, claro, sujeitos a mudanas com o passar do tempo. O desafio expor a construo social do gnero por meio de sua desconstruo. Isso envolve uma recusa da qualidade fixa e permanente da oposio binria, uma genuna historicizao e desconstruo dos termos da diferena entre os sexos... [Ns precisamos] reverter e deslocar sua construo hierrquica, ao invs de aceitla como real ou auto-evidente ou parte da natureza das coisas. E ela complementa: em um certo sentido, claro, as feministas vm fazendo isso h anos.51

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

319

SUSAN MOLLER OKIN

Na medida em que tudo isso convincente e eu acredito que uma boa parte da pesquisa feminista tem seguido o que Chorodow, Rosaldo, Nicholson e Scott defendem , seu impacto sobre a teoria poltica poderia ser profundo, pois, no esforo feminista para compreender o gnero, ns encontramos o pessoal e o poltico misturados de uma maneira que confunde as categorias separadas do pblico e do domstico, e destaca a necessria incompletude das teorias polticas que continuam se restringindo ao estudo daquilo que foi definido, em uma era pr-feminista, como legitimamente poltico. Ns no podemos entender as esferas pblicas o estado do mundo do trabalho ou do mercado sem levar em conta o fato de que so generificadas, o fato de que foram construdas sob a afirmao da superioridade e da dominao masculinas e de que elas pressupem a responsabilidade feminina pela esfera domstica. preciso perguntar: as prticas nos locais de trabalho, no mercado ou no parlamento seriam as mesmas se elas tivessem se desenvolvido pressupondo que seus participantes teriam de acomodar-se s necessidades de dar luz, educar um filho, e s responsabilidades da vida domstica? As polticas e seus resultados seriam os mesmos se aqueles que nelas esto engajados fossem pessoas que tambm tivessem responsabilidades cotidianas significativas voltadas para os cuidados dos outros, ao invs de serem aqueles que menos probabilidade tm, em toda a sociedade, de ter essa experincia? Apesar do extremo interesse dessas questes, e de muitas outras similares a elas, a maior parte da teoria poltica hoje, ao manter-se distante da reflexo sobre a velha dicotomia pblico/domstico, incapaz de consider-las.

Privacidade para quem? em relao a quem?


Uma das razes pelas quais a excluso das mulheres do escopo dos argumentos ostensivamente universais passa despercebida que a separao entre pblico e privado apresentada na teoria liberal como se ela se aplicasse a todos os indivduos da mesma maneira.52 Claramente, isso ainda se aplica a grande parte da teoria contempornea. A idia liberal da no-interveno do Estado no mbito domstico, ao invs de manter a neutralidade, na verdade refora as desigualdades existentes nesse mbito. um insight que no se restringe ao feminismo o de que a privacidade de grupos e a privacidade de seus membros individuais podem estar em conflito, que, enquanto a privacidade do indivduo pode significar o mximo de

52

PATEMAN, 1983, p. 283.

320

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

53

Arnold SIMMEL, 1971, p. 86.

54

LOCKE, 1950, p. 28-29.

LOCKE, 1950, p. 23-24. Tanto Pateman quanto Nicholson fornecem excelentes comentrios sobre essa contradio do individualismo liberal, sua base nos direitos individuais e sua negao desses direitos mulher (PATEMAN, 1983; NICHOLSON, 1986, especialmente os captulos 5 e 7). O fato e o desafio feminista a ele colocado so, ambos, discutidos brevemente por BENN e GAUS, 1983a, p. 38), mas essa discusso tem pouco efeito em suas discusses subseqentes, nas quais eles agem como se os direitos liberais ou a privacidade aderissem a todos da mesma maneira. 57 Samuel D. WARREN e Louis D. BRANDEIS, 1890.
55 56

liberdade para ele, a privacidade do grupo pode implicar precisamente o oposto para o indivduo.53 Mas foram primeiramente as feministas e as defensoras dos direitos das crianas que destacaram nos ltimos anos o quanto a natureza do direito privacidade na esfera domstica tem sido fortemente influenciada pela natureza patriarcal do liberalismo. Eu pretendo explorar essa questo aqui primeiramente observando algumas defesas liberais clssicas da privacidade domstica, e ento indicando alguns problemas novos que tm sido colocados a essas concepes pelos desenvolvimentos recentes no sentido da igualdade jurdica das mulheres e da defesa dos direitos das crianas. Enquanto as distines mais famosas de Locke entre o poder poltico e outras formas de poder foram feitas no Segundo Tratado de Governo, seus argumentos mais fortes em defesa da proteo da esfera privada em relao intruso ou regulao governamentais esto na Carta sobre a tolerncia. Aqui, nesse argumento clssico a favor do liberalismo laissez-faire, a defesa que Locke faz da tolerncia religiosa se baseia em parte em um apelo ao que ele claramente considera ser um direito j amplamente reconhecido privacidade. Ao apelar para um mbito dos negcios privados domsticos no qual ningum consideraria interferir, ele especifica como uma dessas questes obviamente privadas a deciso de um homem sobre o casamento de sua filha.54 Que a filha possa, ela mesma, ter um interesse nessa escolha, e possa, assim, ter um direito privacidade para escolher seu prprio marido, no parece ter passado pela sua cabea. Nem o fato de que os homens tivessem, naquele tempo e por muito tempo depois, o direito legal de bater em suas esposas e crianas, e de forar a relao sexual com suas esposas, parece ter provocado nele qualquer hesitao ao especificar que toda a fora [...] pertence somente ao magistrado, de maneira que associaes privadas no devem usar a fora contra seus membros.55 No h qualquer dvida de que os direitos privacidade em Locke dizem respeito aos chefes de famlia masculinos em suas relaes uns com os outros, e no a suas relaes com aqueles que lhes so subordinados. Esse fato, no entanto, freqentemente ignorado pelos liberais contemporneos que apelam para esses direitos.56 O mesmo pressuposto imediatamente perceptvel em um outro, e mais recente, argumento clssico pelo direito liberal privacidade, presente em The Right to Privacy, de Warren e Brandei.57 O argumento comea com a afirmao: Que o indivduo deva ter proteo total a sua pessoa e a suas propriedades um princpio to velho quanto a

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

321

SUSAN MOLLER OKIN

Nota da tradutora: coverture remete ao conceito legal que definia que a mulher casada no tinha direitos separados daqueles de seu marido (por exemplo, os direitos de assinar contratos, adquirir propriedade etc.). Do ponto de vista jurdico, marido e mulher seriam uma s pessoa.

David FINKELHOR e Kersti YLLO, 1985, captulo 1.


58

A Survey of Spousal Violence Against Women in Kentucky (Washington, DC: Law Enforcement Assistance Administration, 1979); ver tambm R. Emerson DOBASH e Russel DOBASH, 1979, sobre violncia no casamento na Esccia.
59

common law. No pargrafo seguinte a este, no entanto, o sentido limitado de indivduo revelado quando nos dito que as relaes familiares do homem se tornaram uma parte da concepo legal de sua vida, e a alienao das afeies da esposa deve ser remediada. Claramente, na base da lei que permitiu aos maridos, mas no s esposas, processar terceiros pela alienao de afeies estava a noo de que a esposa fazia parte da privacidade do homem, assim como suas propriedades. particularmente notvel que as discusses contemporneas sobre a privacidade, ao fazerem referncia a essas fontes clssicas, no mencionem esse aspecto delas, uma vez que se pode perceber que alguns desses traos do patriarcado duraram at muito recentemente, e alguns deles esto ainda entre ns. Enquanto a maioria dos aspectos da coverture* foram abolidos no sculo XIX, relaes sexuais foradas no casamento s foram reconhecidas como estupro na lei inglesa nos anos 1990; elas foram reconhecidas como tal em menos da metade dos estados dos Estados Unidos, e, neles, somente desde o final dos anos 1970. Estudos recentes tm mostrado que 10% a 14% das mulheres casadas nos Estados Unidos j sofreram ataques sexuais por parte de seus maridos que seriam qualificados sob as definies legais de estupro ou tentativa de estupro, caso tivessem sido cometidos por algum que no fosse seus maridos.58 Bater na esposa foi claramente tornada uma prtica ilegal na Inglaterra somente em 1962, e, ainda que seja hoje ilegal, a prevalncia dessa prtica, por muito tempo negada e escondida, foi redescoberta tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos nos anos 1970. Um estudo recente sobre violncia no casamento, feito pelo governo dos Estados Unidos no estado de Kentucky, revelou que 9% das esposas tinham sido chutadas ou tinham apanhado, esmurradas com o punho ou objetos, espancadas, ameaadas ou atacadas com uma faca ou arma de fogo pelo parceiro masculino com quem viviam, e algumas estimativas dessas incidncias so ainda mais altas.59 A proteo total [ao indivduo], a sua pessoa e propriedade, ainda no oferecida pela lei a muitas mulheres, para quem o lar, com toda sua privacidade, pode ser o mais perigoso dos lugares. A natureza patriarcal das noes liberais de privacidade domstica tem sido significativamente desafiada pela defesa crescente, feita por feministas e defensoras dos direitos das crianas, no sentido de que os indivduos, no interior das famlias, tenham direitos privacidade que muitas vezes precisam ser protegidos da prpria unidade familiar. Em algumas importantes decises recentes sobre privacidade, a Suprema Corte dos Estados

322

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Pierce vs. Society of Sisters, 268 US (1925); Meyers vs. Nebraska, 262 US (1923); Wisconsin vs. Yoder, 406 US (1972). Uma exceo foi Prince vs. Massachusetts, 321 US (1944), em que uma Lei do Trabalho Infantil foi sustentada contra a alegao da reclamante de que sua proibio permisso por ela dada sobrinha de nove anos para distribuir literatura religiosa era uma violao liberdade religiosa da sobrinha e aos direitos dos pais ao controle da formao religiosa de seus filhos. 61 OLSEN, 1983, p. 1504-1513, p. 1521-1522; e Nikolas ROSE, 1987.
60

Nota da tradutora: Bill of Rights tem sido o nome dado s primeiras dez emendas da Constituio dos Estados Unidos da Amrica, que dizem respeito aos direitos individuais dos cidados e se tornaram parte da Constituio, como tal, em 1791.
*

Unidos tem enfrentado essa questo. At duas dcadas atrs, decises da Corte que se basearam no direito constitucional presumido privacidade seguiram, de modo geral, o velho modelo, e algumas ainda o fazem; elas confirmaram o direito das famlias (na prtica, portanto, o direito de seus membros mais poderosos) a tomarem decises a respeito de seus membros. A atitude da maioria da Corte sobre os papis sexuais tradicionais transformou-se de maneira marcante durante os anos 1970. Da mesma maneira, para a maioria, mudaram tambm as decises relativas a questes de privacidade. A maioria das normas anteriores que tinham sustentado os direitos das famlias por exemplo, a educar seus filhos na escola que escolhessem, a oferecer educao bilnge a seus filhos, ou mesmo a serem liberadas, com base em questes religiosas, de um estatuto de educao compulsrio do Estado tinha geralmente seguido a noo de que a privacidade domstica inclua a proteo liberdade da famlia de fazer opes que dissessem respeito a cada um de seus membros.60 Na prtica, essa noo da famlia como uma entidade singular que tem direitos contra o Estado, no que se refere regulao de seus membros, reforava a autoridade dos maridos sobre as esposas e dos pais sobre os filhos.61 Mais recentemente, em algumas (ainda que no em todas) decises, a Corte tem se movido em direo compreenso dos direitos privacidade como direitos individuais, ao invs de direitos das famlias. Essa noo do que deve mais apropriadamente ser chamado de privacidade no interior da famlia, ao invs de privacidade da famlia, fornece proteo constitucional aos direitos dos membros das famlias, individualmente, mesmo contra as preferncias de seus membros mais poderosos, ou contra a deciso coletiva da famlia como um todo. Assim, por exemplo, direitos a tomar decises em relao contracepo e ao aborto, que foram antes sustentados pela Corte sob a rubrica da privacidade familiar ou marital, logo evoluram no sentido de serem entendidos como direitos dos indivduos, sejam eles casados ou no, e em alguns casos constituem direitos em oposio s famlias, vistas como entidades coletivas. A velocidade desse desenvolvimento pode ser percebida ao compararmos uma srie de casos envolvendo contracepo e aborto. Em 1965, a Corte sustentou que o direito de parceiros casados ao uso de contraceptivos era parte de um direito privacidade mais velho do que a Bill of Rights,* que protegia os preceitos sagrados dos quartos dos casais. Por volta de 1972, ao citar esse precedente, a Corte declarou: Se o direito privacidade significa alguma coisa, significa o direito do indivduo, casado ou solteiro, de

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

323

SUSAN MOLLER OKIN

Os casos aos quais me referi so: Griswold vs. Connecticut, 381 US (1965); Eisenstadt vs. Baird, 405 US (1972); Roe vs. Wade, 410 US (1973); Planned Parenthood vs. Danforth, 428 US (1976); Carey vs. Population Services International, 431 US (1976); e Bellotti vs. Baird, 443 US (1976). 63 Martha MINOW, 1978. Como Minow nota, Parham vs. J.R., 442 US (1979), ainda que recente, um exemplo da situao anterior; nesse caso, a Corte sustentou o direito dos pais a internar seus filhos em hospitais psiquitricos sem as garantias legais que se aplicam no caso da internao de adultos.
62

ser livre de intruso governamental indesejada em questes que afetam to fundamentalmente a pessoa, como a deciso de dar luz ou tornar-se pai de uma criana. No ano seguinte, o direito individual da mulher privacidade foi a base sobre a qual as leis que proibiam o aborto foram declaradas inconstitucionais, o que foi confirmado por decises subseqentes que derrubaram leis que exigiam o consentimento do esposo ou dos pais para a realizao de um aborto.62 O que rapidamente se desenvolveu, a partir das noes de privacidade no casamento correspondentes s concepes patriarcais de Locke ou de Warren e Brandeis, foram direitos individuais de mulheres e menores que esses primeiros liberais teriam achado incompreensveis. Como Minow conclui, Protees legais s famlias tm freqentemente reforado as relaes familiares patriarcais, ainda que a retrica dos direitos legais tenha tambm fornecido uma base para a proteo dos indivduos em oposio famlia patriarcal.63 Esses casos, muitos deles envolvendo questes difceis e controversas, finalmente trouxeram luz do dia um problema fundamental por muito tempo obscurecido pela retrica do pblico/domstico que tornou possvel que um liberalismo altamente patriarcal parecesse individualista desde seus princpios.

Concluses: gnero e o valor da privacidade


Ao mesmo tempo em que as feministas desafiam muito do que na teoria poltica tem dependido da dicotomia tradicional pblico/domstico, poucas de ns negariam o valor da privacidade pessoal. Ao analisarmos os argumentos dos tericos liberais das correntes hegemnicas sobre algumas das razes e o valor de se ter uma esfera privada, entretanto, parece que, sem ateno relevncia do gnero, eles inconscientemente assumem a perspectiva daqueles que no so os principais responsveis pelo trabalho e organizao da vida domstica. Uma vez que parece provvel que as mulheres precisam de privacidade por muitas das mesmas razes pelas quais os homens precisam, a questo final que eu pretendo abordar aqui se, e em que medida, elas tm a possibilidade de encontrar essa privacidade na esfera domstica, em uma sociedade estruturada pelo gnero. Trs razes freqentemente dadas em defesa do valor da privacidade so que ela necessria para o desenvolvimento de relaes pessoais ntimas, que uma esfera essencial na qual ns podemos temporariamente deixar de lado nossos papis pblicos e que ela nos d liberdade para desenvolver nossas capacidades mentais e criativas. Vamos observar cada uma dessas razes, agora com as questes de gnero em mente.

324

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Charles FRIED, 1969; Stanley I. BENN, 1971; Ruth GAVISON, 1983, e Alan RYAN, 1983.
64

FIRESTONE, 1971; e Elizabeth RAPAPORT, 1980.


65

J. Roland PENNOCK, 1971, p. xv.


66

BENN, 1971; GAVISON, 1983; e RYAN, 1983.


67

68

OLSEN, 1983, p. 1565.

Muitos tericos argumentam que o espao privado necessrio como um pr-requisito para a intimidade.64 A famlia, com seu ambiente domstico privado, freqentemente especificada como o espao em que essa intimidade pessoal pode ser encontrada. Claramente, no h qualquer razo para duvidar de que as mulheres precisem de privacidade por essa razo, tanto quanto os homens precisam; a questo que levantada quando se tem em mente o gnero at que ponto possvel que elas encontrem essa privacidade na esfera domstica. Algumas feministas tm defendido que uma intimidade real ou o amor entre os sexos incompatvel com a condio de desigualdade sexual.65 No mesmo sentido, essa afirmao reforada por um dos pontos levantados por aqueles que argumentam que a privacidade essencial para a intimidade. Pennock, por exemplo, especifica que os tipos de grupos pequenos necessrios para que exista intimidade devem ser aqueles nos quais o recurso ltimo fora (o elemento distintivo do poltico) est inteiramente ausente.66 Mas essa condio, claro, no encontrada por todos na esfera domstica, e no possvel, em especial, para muitas mulheres e crianas que convivem com a experincia cotidiana do abuso fsico, e para aquelas, em nmero ainda maior, que vivem sob a ameaa constante desse abuso. Para elas, a esfera domstica no oferece o tipo de privacidade no qual a intimidade pode florescer. Um outro argumento recorrente a favor da importncia de uma esfera privada que ela necessria como um escape da tenso que est implicada na manuteno dos vrios papis pblicos em que a maior parte da vida de algum presumidamente consiste. Uma vez que, afirmase, h uma distncia entre o que natural em algum e os papis que ele (sic) assume, somente em um ambiente privado em que ele possa sair desses papis haver espao para o desenvolvimento da personalidade.67 A privacidade seria uma espcie de bastidor, onde o ator social poderia colocar e tirar suas mscaras. Caso se leve o gnero em considerao, imediatamente perceptvel que essa afirmao envolve problemas para aqueles que vem a esfera domstica como paradigma da privacidade.68 Se h uma necessidade desse tipo de privacidade, se ns precisamos, para o desenvolvimento da personalidade, de bastidores onde ns possamos temporariamente deixar de lado nossos papis sociais, ento a maioria das mulheres dificilmente encontrar essa privacidade na esfera domstica. Tenham ou no papis no-domsticos, esperase muito mais delas, em geral, em seus papis de mes e de responsveis pela famlia, do que se espera dos homens em seus papis familiares. Isso evidenciado pelo fato de

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

325

SUSAN MOLLER OKIN

RYAN, 1983; e BENN e GAUS, 1983b.


69

70

RYAN, 1983, p. 241.

que homens que tm sucesso na vida pblica so freqentemente desculpados por negligenciar suas famlias, enquanto as mulheres, na mesma situao, no o so. De fato, uma referncia completamente diferente do que constitui negligncia em relao famlia geralmente aplicada mulher, assim como ser me significa algo inteiramente diferente de ser pai. interessante que alguns dos autores que escreveram recentemente sobre a privacidade como uma esfera em que as mscaras poderiam ser retiradas tenham questionado se essa privacidade pode mesmo ser encontrada no ambiente privado domstico, ou se poderia ser mais bem encontrada em outros locais.69 Talvez essa questo esteja sendo levantada porque, com a entrada de mais mulheres no mercado de trabalho, alguns homens no esto mais to protegidos das necessidades de seus filhos como o eram antes. Assim, as demandas do papel de pai esto interferindo mais no ambiente privado que antes tinham em casa. Ryan parece sugerir isso, quando, em um argumento a favor da privacidade domstica, ele repentinamente se permite assumir que a casa, em alguns aspectos, no o mais privado dos lugares. Ele diz: Muitos homens sentem que sua privacidade est mais protegida em um escritrio cuja porta no ser aberta por qualquer Tom, Dick e Harry do que em suas casas, onde a jovem Samantha pode entrar correndo pela porta do quarto ou do banheiro a qualquer momento.70 Vale a pena perguntar por que Ryan atribui esse sentimento de que a privacidade tem maior probabilidade de ser violada em casa do que no escritrio a muitos homens uma vez que, considerada a diviso corrente do trabalho na maioria das casas, muito mais provvel que a jovem Samantha invada a privacidade de sua me do que a de seu pai. Talvez, de maneira realista, ele queira aludir ao fato de que um homem tem mais probabilidade do que uma mulher de ter um escritrio no qual ele possa impedir a entrada de Tom, Dick e Harry (assim como a de Samantha, claro). Esse exemplo vai no sentido de mostrar que os argumentos sobre a privacidade freqentemente no soam da mesma maneira quando ns pensamos sobre eles com alguma conscincia de gnero. Muitos homens e muitas mulheres no tm a mesma probabilidade, nas condies sociais correntes, de encontrar o mesmo grau de privacidade para retirar as mscaras, ou de encontr-la nos mesmos lugares. Relacionado a esse argumento que percebe a privacidade como bastidores est o argumento que define a privacidade como espao para o autodesenvolvimento mental. A solido e a oportunidade de se concentrar so centrais a essa defesa de uma esfera privada. Mas, como

326

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

Ver ALLEN, 1988, captulos 2 e 3, para um argumento cuidadoso e abrangente sobre essa questo. A classe, assim como o gnero, pode afetar consideravelmente as chances de uma pessoa desfrutar da privacidade que necessria intimidade, retirada das mscaras e ao desenvolvimento mental. Assim, mulheres de elite podem desfrutar mais desses aspectos da privacidade do que um homem da classe trabalhadora, e mulheres trabalhadoras ou de classe inferior tm menor probabilidade de deles desfrutar. 72 John Stuart MILL, 1988, p. 80.
71

73

Ver tambm ALLEN, 1988.

Ver tambm OKIN, 1989b, especialmente os captulos 6, 7 e 8.


74

as feministas perceberam h muito tempo, esse aspecto da privacidade est tambm muito menos disponvel s mulheres do que aos homens na estrutura de gnero atual.71 Mesmo presumindo a presena de serviais domsticos, J. S. Mill falou das expectativas de que as mulheres tenham seu tempo e suas faculdades sempre disposio de todos como parte da explicao para suas menores realizaes nas artes e nas cincias.72 Um raciocnio similar levou Virginia Woolf concluso de que para ser uma escritora uma mulher deve comear por um modo de vida independente e um quarto s seu. Permanece a situao de que, para os homens, ter uma famlia entra muito menos em conflito com realizaes artsticas ou outras realizaes criativas do que para as mulheres, e muitas mulheres sentem que preciso escolher entre essas duas opes. Como testemunham aquelas que se recusaram a fazer essa escolha, muito difcil para uma mulher, nas condies atuais, fazer com que seu trabalho, seus filhos e seu relacionamento com um parceiro masculino funcionem ao mesmo tempo. A afirmao de que uma distino clara e simples pode ser estabelecida entre o poltico e o pessoal, o pblico e o domstico, tem sido bsica para a teoria liberal ao menos desde Locke, e permanece como fundamento de boa parte da teoria poltica at os dias atuais. Como as tericas feministas tm demonstrado, essa diviso fundamental se baseou nas prticas sociais e culturais do patriarcado, e no pode ser mantida caso se vislumbre o fim da longa era do patriarcado. Enquanto algumas feministas argumentaram que no necessrio manter uma esfera privada, muitas, incluindo eu mesma, concordariam com os tericos liberais das correntes hegemnicas quanto necessidade de uma esfera de privacidade e, de maneira geral, quanto s razes dessa necessidade.73 Sugeri aqui que as mulheres, tanto quanto os homens, precisam de privacidade para o desenvolvimento de relaes ntimas com outras pessoas, para que tenham espao para se afastarem de seus papis temporariamente e para que tenham tempo de ficarem sozinhas, o que contribui para o desenvolvimento da mente e da criatividade. E concluo que as instituies e prticas de gnero tero de ser muito alteradas para que as mulheres tenham oportunidades iguais s dos homens, seja para participarem das esferas no-domsticas do trabalho, do mercado e da poltica, seja para se beneficiarem das vantagens que a privacidade tem a oferecer.74 Ns devemos ter como objetivo uma sociedade em que homens e mulheres dividiro, como iguais, a criao dos filhos e outras tarefas domsticas que o pensamento poltico hegemnico presumiu explicitamente, e continua implicitamente a presumir, por meio de seu silncio sobre as questes de

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

327

SUSAN MOLLER OKIN

gnero e sobre a famlia, serem naturalmente pertencentes mulher. Como j aconteceu em algum grau no que se refere preparao dos alimentos, ao cuidado com as crianas e com a sade, atividades que antes se localizavam na esfera domstica passaro a ser realizadas fora dela. A ligao entre as duas esferas, nunca to distintas de fato quanto na teoria, continuar a flutuar. Se ns precisamos manter alguma proteo vida privada e pessoal em relao intromisso e ao controle, a dicotomia entre o pblico e o domstico, por outro lado, no ser, provavelmente, na teoria ou nas prticas de um mundo livre das amarras do gnero, algo to distinto como o que tem prevalecido na teoria poltica hegemnica do sculo XVII at o presente.

Referncias bibliogrficas
ACKERMAN Bruce A. Social Justice in the Liberal State. New Haven: Yale University Press, 1980. ALLEN, Anita L. Uneasy Access: Privacy for Women in a Free Society. Totowa, NJ: Rowman and Littlefield, 1988. BEAUVOIR, Simone de. The Second Sex. Trad. H. M. Parshley. New York: Vintage Books, 1974. [O segundo sexo. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 2 v.]. BENN, Stanley I. Privacy, Freedom, and Respect for Persons. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. p. 223-244. BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F (eds.). Public and Private . in Social Life. London: Croom Helm, 1983a. BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F The Public and the . Private: Concepts and Action. In: BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F (eds.). Public and Private in Social Life. . London: Croom Helm, 1983b. BERGMANN, Barbara R. The Economic Emergence of Women. New York: Basic Books, 1986. BLOOM, Allan. The Closing of the American Mind. New York: Simon and Schuster, 1987. BROWNMILLER Susan. Against Our Will: Men, Women and Rape. New York: Bantam, 1975. CHODOROW, Nancy. Family Structure and Feminine Personality. In: ROSALDO, Michelle Z., and LAMPHERE, Louise (eds.). Woman, Culture, and Society. Stanford, Calif.: Stanford University press, 1974. p. 43-66. ______. The Reproduction of Mothering. Berkeley: University of California Press, 1978. CLARK, Lorenne, and LANGE, Lynda. The Sexism of Social and Solitical Thought. Toronto: University of Toronto Press, 1979. DALY, Mary. Gyn/Ecology: The Metaethics of Radical Feminism. Boston: Beacon Press, 1978.

328

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

DOBASH, R. Emerson, and DOBASH, Russel. Violence Against Wives. New York: Free Press, 1979. DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1977. ELSHTAIN, Jean Bethke. Moral Woman/Immoral Man: The Public/Private Distinction and its Political Ramifications. Politics and Society, v. 4, n. 4, 1974. p. 453-473. ______. Public Man, Private Woman: Women in Social and Political Thought. Princeton: Princeton University Press, 1981. ENGELS, Frederic. The Origin of the Family, Private Property and the State. In: MARX, Karl, and ENGELS, Frederick. Selected Works, ii. Moscow: Foreign Language Publishing House, 1955. [A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997]. FINKELHOR, David, and YLLO, Kersti. License to Rape: Sexual Abuse of Wives. New York: Free Press, 1985. FIRESTONE, Shulamith. The Dialect of Sex. New York: William Morrow, 1971. FISHKIN, James S. Justice, Equal Opportunity, and the Family. New Haven: Yale University Press, 1983. FLAX, Jane. The Conflict Between Nurturance and Autonomy in Mother-Daughter Relationships and Within Feminism. Feminist Studies, v. 4, n. 2, 1978. p. 171-189. FRIED, Charles. Privacy. In: HUGHES, Graham (ed.). Law, Reason, and Justice. New York: New York University Press, 1969. p. 145-69. GALSTON, William A. Justice and the Human Good. Chicago: University of Chicago Press, 1980. GAUS, Gerald F Public and Private Interests in Liberal Political . Economy, Old and New. In: BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F. (eds.). Public and Private in Social Life. London: Croom Helm, 1983. p. 183-221. GAVISON, Ruth. Information Control: Availability and Exclusion. In: BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F (eds.). . Public and Private in Social Life. London: Croom Helm, 1983. p. 145-213. GERSON, Kathleen. Hard Choices: How Women Decide about Work, Career, and Motherhood. Berkeley: University of California Press, 1985. GREEN, Philip. Retrieving Democracy: In Search of Civic Equality. Totowa, NJ: Rowman and Allanheld, 1985. GROSS, Hyman. Privacy and Autonomy. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. p.168-189. HAMPSHIRE, Stuart (ed.). Public and Private Morality. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

329

SUSAN MOLLER OKIN

HARTMANN, Heidi. Capitalism, Patriarchy and Job Segregation by Sex. In: EISENSTEIN, Zillah (ed.). Capitalist Patriarchy and the Case for Socialist Feminism. New York: Monthly Review Press, 1979. p. 137-169. JAGGAR, Alison M. Feminist Politics and Human Nature. Totowa, NJ: Rowman and Allanheld, 1983. KEARNS, Deborah. A Theory of Justice and Love: Rawls on the Family. Politics (Journal of the Australian political Studies Association), v. 18, n. 2, 1983. p. 36-42. LOCKE, John. A Letter Concerning Toleration. Indianapolis: Bobbs-Merrill, 1950. [Carta sobre a tolerncia. In: Clssicos do pensamento poltico. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001]. ______. Two Treatises of Government. Edited by Peter Laslett. Cambridge: Cambridge University Press, 1960. [Dois tratados sobre o governo. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2005]. MACINTYRE, Alasdair. After Virtue. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1981. ______. Whose Justice? Which Rationality? Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1988. MACKINNON, Catharine A. Feminism, Marxism, Method, and the State: An Agenda for Theory. Signs, v. 7, n. 3, 1982. p. 515-544. ______. Feminism Unmodified. Cambridge, Mass.; Harvard University Press, 1987. MILL, John Stuart. The Subjection of Women. Indianapolis: Hackett, 1988. [A sujeio das mulheres. So Paulo: Escala, 2006]. MILLER, Jean Baker. Toward a New Psychology of Women. Boston: Beacon Press, 1976. MINOW, Martha. We, the Family: Constitutional Right and American Families. The American Journal of History, v. 74, n. 3, 1978. p. 304-305. MOORE Jr., Barrington. Privacy: Studies in Social and Cultural History. Armonk, NY: Sharpe, 1984. NICHOLSON, Linda J. Gender and History. New York: Columbia University Press, 1986. NOZICK, Robert. Anarchy, State and Utopia. New York: Basic Books, 1974. OKIN, Susan Moller. Women in Western Political Thought. Princeton: Princeton University Press, 1979. ______. Women and the Making of the Sentimental Family. Philosophy and Public Affairs, v. 11, n. 1, 1982. p. 65-68. ______. Justice and Gender. Philosophy and Public Affairs, v. 16, n. 1, 1987, p. 42-72. ______. Reason and Feeling in Thinking about Justice. Ethics, v. 99, n., 2, 1989a. p. 229-249.

330

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

GNERO, O PBLICO E O PRIVADO

______. Justice, Gender and the Family. New York: Basic Books, 1989b. OLSEN, Frances E. The Family and the Market: a Study of Ideology and Legal Reform. Harvard Law Review, v. 96,n. 7, 1983. p. 1497-1578. ______. The Myth of State Intervention in the Family. University of Michigan Journal of Law Reform, v. 18, n. 1, 1985. p. 835-864 ORTNER, Sherry B. Is Female to Male as Nature to Culture? In: ROSALDO, Michelle, and LAMPHERE, Louise (eds.). Women, Culture and Society. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 1974. p. 67-87. PATEMAN Carole. The Disorder of Women: Women, Love, and the Sense of Justice. Ethics, v. 91, n. 1, 1980. p. 20-34. ______. Feminist Critiques of the Public/Private Dichotomy. In: BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F (eds.). Public and . Private in Social Life. London: Croom Helm, 1983. p. 304305. PATEMAN, Carole, and GROSS, Elisabeth (eds.). Feminist Challenges: Social and Political Theory. Boston: Northeastern University Press, 1987. PATEMAN Carole, and SHANLEY, Mary L. Feminist Critiques of Political Theory. Cambridge: Policy, 1990. PENNOCK, J. Roland. Introduction. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. RAPAPORT, Elizabeth. On the Future of Love: Rousseau and the Radical Feminists. In: Carol C. GOULD, and Marx W. WARTOFSKY (eds.). Women and Philosophy. New York: Putnam, 1980. p. 186-205. RAWLS John. A Theory of Justice. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1971. [Uma teoria da justia. 4.ed. So Paulo: Martins Fontes. 2002]. RICH, Adrienne. Compulsory Heterossexuality and Lesbian existence. Signs, v. 5, n. 4, 1980. p. 199-225. ROSALDO, Michelle Z. Women, Culture and Society: A Theoretical Overview. In: ROSALDO, Michelle, and LAMPHERE, Louise (eds.). Women, Culture and Society. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 1974. p. 17-42. ______. The Use and Abuse of Anthropology. Signs, v. 5, n. 3, 1980. p. 389-417. ROSE, Nikolas. Beyond the Public/Private Division: Law, Power and the Family. Journal of Law and Society, v. 14, n. 1, 1987. p. 61-76. RUDDICK, Sara. Maternal Thinking. Feminist Studies, v. 6, n., 2, 1980. p. 342-367. RYAN, Alan. Public and Private Property. In: BENN, Stanley I., and GAUS, Gerald F (eds.). Public and Private in Social . Life. London: Croom Helm, 1983. p. 223-245.

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

331

SUSAN MOLLER OKIN

SANDEL, Michael J. Liberalism and the Limits of Justice. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. SIMMEL, Arnold Privacy is Not an Isolated Freedom. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. p. 71-87. SCOTT, Joan W. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. American Historical Review, v. 91, n. 5, 1986. p. 1053-1075. TONG, Rosemarie. Feminist Thought: A Comprehensive Introduction. Boulder, CO: Westview, 1989. VAN DEN HAAG, Ernest. On Privacy. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. WALZER, Michael L. Spheres of Justice. New York: Basic Books, 1983. [Esferas da Justia. So Paulo: Martins Fontes, 2003]. WARREN, Samuel D., and BRANDEIS, Louis D. The Right to Privacy. Harvard Law Review, v. 4, n. 5, 1890. p. 193-220. WEINSTEIN, W. L. The Private and the Free: A Conceptual Inquiry. In: PENNOCK, J. Roland, and CHAPMAN, John W. (eds.). Privacy: Nomos XIII. New York: Atherton, 1971. p. 32-35. [Recebido em agosto de 2007 e aceito para publicao em setembro de 2007]

Gender, Public Private Gender, the Public and the Private Abstract: Abstract In this article, the political philosopher Susan Moller Okin discusses the dichotomy public-private from a gendered perspective. Overlooking gender especially as it assumes the form of overlooking the political reality of the family and gender neutral language has become, in many past and present authors, a reinforcement of that dichotomy, silencing about its patriarchal nature. As Okin understands it, domestic (personal) sphere and non-domestic (public) sphere can not be interpreted isolatedly, what demands a deep revision of the base of most liberal political theory. The author faces this demand, discussing important problems such as the value of privacy. Words ords: Key Words Gender; Public and Private; Privacy; Political Theory.

Traduo: Flvia Biroli

332

Estudos Feministas, Florianpolis, 16(2): 305-332, maio-agosto/2008

You might also like